Sunteți pe pagina 1din 3

Conjunes Subordinativas Concessivas

Conjunes subordinativas concessivas so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada, se referem a uma ocorrncia oposta ocorrncia da orao principal, no implicando essa oposio em impedimento de uma das ocorrncias (expresso das oposies coexistentes). As conjunes subordinativas concessivas so: embora, mesmo que, ainda que, posto que, por mais que, apesar de, mesmo quando, etc. Exemplos: Acompanhou a multido, embora o tenha feito contra sua vontade; A harmonia do ambiente daquela sala, de sbito, rompeu-se, ainda que havia silncio.

Conjunes Subordinativas Condicionais

Conjunes subordinativas condicionais so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada a outra, exprimem uma condio sem a qual o fato da orao principal se realiza (ou exprimem hiptese com a qual o fato principal no se realiza). As conjunes subordinativas condicionais so: se, caso, contanto que, a no ser que, desde que, salvo se, etc. Exemplos: Se voc no vier, a reunio no se realizar; Caso ocorra um imprevisto, a viagem ser cancelada; Chegaremos a tempo, contanto que nos apressemos.

Conjunes Subordinativas Conformativas

Conjunes subordinativas conformativas so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada a outra, expressam sua conformidade em relao ao fato da orao principal. As conjunes subordinativas conformativas so: conforme, segundo, consoante, como (utilizada no mesmo sentido da conjuno conforme). Exemplos: O debate se desenrolou conforme foi planejado; Segundo o que disseram, no haver aulas.

Conjunes Subordinativas Finais

Conjunes subordinativas finais so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada a outra, expressam a finalidade dos atos contidos na orao principal. As conjunes subordinativas finais so: a fim de que, para que, porque (com mesmo sentido da conjuno para que), que. Exemplos: Tudo foi planejado para que no houvesse falhas; Cheguei cedo a fim de adiantar o servio; Fez sinal que todos se aproximassem em silncio.

Conjunes Subordinativas Integrantes

Conjunes subordinativas integrantes so as conjunes que, iniciando oraes subordinadas, introduzem essas oraes como termos da orao principal (sujeitos, objetos diretos ou indiretos, complementos nominais, predicativos ou apostos). As conjunes integrantes so que e se (empregado esta ltima em caso de dvida). Exemplos: Joo disse que no havia o que temer (a orao subordinada funciona, neste caso, como objeto direto da orao principal); A criana perguntou ao pai se Deus existia de verdade (a orao subordinada funciona, neste caso, como objeto direto da orao principal).

Conjunes Subordinativas Proporcionais

Conjunes subordinativas proporcionais so as conjunes que expressam a simultaneidade e a proporcionalidade da evoluo dos fatos contidos na orao subordinada com relao aos fatos da orao principal. As conjunes subordinativas proporcionais so: proporo que, medida que, quanto mais... (tanto) mais, quanto mais... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) mais etc. Exemplos: Seu esprito se elevava medida que compunha o poema; Quanto mais correres, mais cansado ficars; Quanto menos as pessoas nos incomodam, tanto mais realizamos nossas tarefas.

Conjunes Subordinativas Temporais

Conjunes subordinativas temporais so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada, tornam essa orao um ndice da circunstncia do tempo em que o fato da orao principal ocorre. As conjunes subordinativas temporais so: quando, enquanto, logo que, agora que, to logo, apenas (com mesmo sentido da conjuno to logo), toda vez que, mal (equivalente a to logo), sempre que, etc. Exemplos: Quando chegar de viagem, me avise; Enquanto todos estavam fora, nada fez de til. http://www.algosobre.com.br/gramatica/conjuncao.html

S-ar putea să vă placă și