Sunteți pe pagina 1din 3

Questes de Geografia 6 ano

1 As estaes do ano so em decorrncia dos movimentos da terra, em torno de si mesma e em torno do sol. Estes movimentos so conhecidos como: a) b) c) d) Movimento circular e movimento giratrio; Movimento de velocidade e movimento de agilidade; Movimento de rotao e movimento de translao; Movimento circular e movimento de translao.

2 Na poca das chuvas mais intensas, a gua em excesso pode se acumular nas partes internas do solo, favorecendo o.... a) Aterramento de morros b) Deslizamento de encostas c) Abertura de canais d) Soterramento de canais de gua. 3 Em relao a formao dos povoados e cidades, o costume histrico natural que acontece, inclusive em nossa regio : a) A utilizao das proximidades da montanhas para se organizar as cidades; b) A utilizao dos desertos de areia para se organizar as cidades c) A utilizao do topo das montanhas para se organizar as cidades; d) A utilizao dos arredores de um rio para se organizar uma cidade. 4 Ao mesmo tempo que podem transformar paisagens, as guas dos rios trazem: a) Calor para todo o planeta; b) Vida para todo o planeta; c) Agasalho para todo o planeta; d) Alimento para todo o planeta.

5 Marque a alternativa correta. Como exemplo de recursos naturais renovveis, podemos citar: a) b) c) d) Combustveis e fsseis, carvo, e petrleo Diamantes, ouro, cobre. Carvo mineral, mangans e todos os minrios. Florestas, os solos, o algodo com que fabricamos as roupas.

6 Em nossa sociedade, os recursos da natureza so vistos principalmente, como... a) b) c) d) Bens que usamos racionalmente e preservamos sempre, para nossas geraes Bens que podem ser comprados ou vendidos, com a finalidade de ganhar dinheiro Bens que nunca usamos, para preservar. Bens que no nos serve para nada e por isso no preservamos.

7 A mentalidade puramente econmica tem levado o ser humano a cometer uma srie de agresses contra a natureza, o que vem se refletindo no agravamento dos mais variados problemas ambientais que enfrentamos na atualidade tais como: a) b) c) d) Desmatamento, contaminao do solo, e poluio do ar e das guas. Muitas estradas abertas, e o avano dos meios de comunicao A era da tecnologia, a velocidade da comunicao entre a maiores distancias. As enxurradas, as chuvas de granizo, os furaces.

8 O anseio em utilizar a natureza apenas como fonte de recursos econmicos fez com que a sociedade fosse se esquecendo de que a natureza , antes de tudo: a) b) c) d) Fonte inesgotvel de recursos naturais Bens que devem ser utilizado at que sejam esgotados Recursos naturais no renovveis, mas que o ser humano no precisa para viver Fonte de vida que garante a sua prpria existncia, e que, sem ela o ser humano no tem como sobreviver.

9 Alm de provocar uma srie de danos natureza, os problemas ambientais atingem diretamente o ser humano, colocando em risco sua sade, exemplos disso o que acontece... a) Com uma boa alimentao equilibrada para uma criana b) Com problemas respiratrios, bronquites, asma e rinite, causados por altos ndices de poluentes lanados na atmosfera pelas chamins das fbricas e pelos escapamentos dos veculos. c) Com a fuga dos animais das florestas por causa das constantes queimadas. d) A morte dos peixes dos rios, por conta de dejetos que so lanados em seus leitos.

10- Os rios so muito importantes como fonte de gua, navegao, lazer, irrigao, alimento e gerao de energia eltrica. O territrio brasileiro rico em rios que se distribuem por vrias bacias hidrogrficas. O Brasil possui vrias bacias hidrogrficas A do Paran B Tocantins e Paran C Araguaia e So Francisco D So Francisco e Uruguai E Amaznica,So Francisco,Uruguai,Paran.

----A HISTRIA DO TRNSITO NO BRASIL Dos sculos XVI ao XVIII surgiram os primeiros caminhos ligando algumas regies do Brasil. Foi aberto, por exemplo, o caminho do Peabiru, partindo do planalto catarinense e seguindo e at o rio Paran, na altura da extinta Sete Quedas. Em meados do sculo XVIII, no ano de 1854, o Brasil recebe sua primeira locomotiva a vapor. A estrada de ferro Mau, ligando Rio de Janeiro a Raiz da Serra, perto de Petrpolis. Esse episdio inaugurou uma nova fase nos transportes brasileiro com a introduo das estradas de ferro. 1856 12 de maro, Decreto n. 1.733 autoriza a primeira concesso de transportes urbanos que se locomovem por meio de animais sobre trilhos de ferro no Rio de Janeiro. 1891 Henrique Santos Dumont (irmo de Alberto) trouxe de Paris o 1 carro a circular no pas, em So Paulo. Peugeot com motor Daimler de patente alem. 1894 12 de maio inaugurado o primeiro bonde eltrico, na cidade do Rio de Janeiro. 1904 Primeiros veculos da Ford a serem importados. 1919- Em 24 de Abril, a Ford Motor Company em Detroit (EUA) decide criar subsidiria no Brasil. 26 de dezembro, Lei n. 1835-C cria, na Diretoria de Obras Pblicas, uma inspetoria de Estrada e Rodagem, estabelecendo normas para o estudo, construo e conservao, segurana e policiamento das estradas de rodagem (Lei Magnfica). 1927 Henry Ford plantou imensos seringais no Par para abastecer de borracha suas fbricas, construiu Fordlndia, no Mdio Tapajs, em 1934, uma praga arrasou dois milhes de seringueiras. O Sr. Ford insistiu e comeou tudo de novo, a 80 quilmetros, contruindo Belterra e tudo se repetiu. Fordlndia hoje uma cidade fantasma e Belterra, com um pequeno nmero de habitantes, mantm os ares de uma pacata cidade do velho oeste. 1928 24 de julho, Decreto n. 18.323 cria a Polcia de Estradas e define as regras de trnsito rodovirio da poca. 1928 17 de dezembro, Decreto n. 19.038 promulga a conveno internacional relativa circulao de automveis, firmada em Paris a 24 de abril de 1926. A partir de 1930, as placas de trnsito comearam a ser implantadas no Brasil. 1934 Incio das importaes de caminhes e automveis Volvo, para o mercado brasileiro. Incio da construo da rodovia que liga Rio-Bahia, (BR-393/BR-116), foi a primeira estrada brasileira de longo percurso e a primeira via efetiva de integrao nacional. 1940 250 mil veculos, frota circulante entre importados e montados no Brasil (atualmente a frota de mais de 30 milhes de veculos). 1941 28 de janeiro, Decreto n. 2.994 institui o primeiro Cdigo Nacional de Trnsito. 1940 ruas quase sem carros. 1949 Comeou a produo de bicicletas no pas, pela Caloi. 1945 Aps a Segunda guerra mundial, as motocicletas tornaram-se veculos populares, no entanto, caram em desuso devido a dificuldade de importao. 1966 21 de setembro, Decreto-lei 5.108 institui o segundo Cdigo Nacional de Trnsito.

S-ar putea să vă placă și