Sunteți pe pagina 1din 40

MANUAL DA ATIVIDADE LEGISLATIVA

Excelentssimos Senadores com satisfao que a Secretaria-Geral da Mesa, a Consultoria Legislativa e a Consultoria de Oramentos, Fiscalizao e Controle do Senado Federal do as boas-vindas a V.Exa., ao tempo em que apresentam a estrutura e sistemtica desses trs rgos do Senado que congregam as atividades inerentes ao processo legislativo. Este manual que apresentamos a V. Ex tem por objetivo colaborar com o efetivo exerccio de seu mandato. Sero apresentadas todas as informaes necessrias para o incio do trabalho parlamentar, bem como todos os servios que estaro sua disposio para auxili-lo no desempenho de suas funes constitucionais. O manual est dividido em trs partes, conforme o ndice a seguir, detalhando as tarefas da Secretaria Geral da Mesa - SGM, da Consultoria Legislativa CONLEG e da Consultoria de Oramentos, Fiscalizao e Controle - CONORF.

NDICE

1. SECRETARIA GERAL DA MESA 1.1. O QUE A SECRETARIA-GERAL DA MESA - SGM 1.2. DA POSSE Documentos necessrios Autgrafos e Rubricas Senhas 1.3. DA MESA 1.4. DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS ORDINRIOS 1.5. DOS LDERES E VICE-LDERES DE PARTIDOS, BLOCOS

PARLAMENTARES E DO GOVERNO 1.6. COMISSES No Senado Federal Comisses Permanentes Comisses Temporrias No Congresso Nacional Comisses Permanentes Comisses Temporrias 1.7. DAS SESSES 1.8. DO REGISTRO DE PRESENA 1.9. DAS LICENAS 1.10. DO USO DA PALAVRA 1.11. DA APRESENTAO DE PROPOSIES LEGISLATIVAS DA PARTICIPAO DAS SENADORAS E SENADORES NAS

1.12. DAS PUBLICAES OFICIAIS 1.13. DOS CONSELHOS E RGOS DO PARLAMENTO 1.14. ANEXOS

2. CONSULTORIA LEGISLATIVA 2.1. O QUE A CONSULTORIA LEGISLATIVA - CONLEG 2.2. SERVIOS DISPOSIO DO SENADOR 2.3. COMO UTILIZAR A CONSULTORIA LEGISLATIVA 2.4. CONTATOS

3. CONSULTORIA DE ORAMENTOS, FISCALIZAO E CONTROLE 3.1. O QUE A CONSULTORIA DE ORAMENTOS, FISCALIZAO E CONTROLE - CONORF 3.2. COMO UTILIZAR A CONORF 3.3. CONTATOS 3.4. INFORMAES ESPECFICAS 3.4.1. CARACTERSTICAS DA COMISSO MISTA DE PLANOS, ORAMENTOS PBLICOS E FISCALIZAO CMO 3.4.2. PRINCIPAIS MATRIAS SUBMETIDAS A EXAME DA CMO 3.4.3. ATUAO ORAMENTRIO DOS SENADORES NO PROCESSO

1. SECRETARIA GERAL DA MESA

1.1. O QUE A SECRETARIA-GERAL DA MESA - SGM

A Secretaria-Geral da Mesa presta assessoramento legislativo direto e imediato s Mesas do Senado Federal e do Congresso Nacional, tanto durante as sesses plenrias, como na preparao, registro das sesses e no tratamento de todas as matrias apreciadas, quanto aos procedimentos constitucionais, legais e regimentais. Presta, ainda, suporte e assessoramento aos Presidentes das Comisses Permanentes e Temporrias e dos Conselhos e rgos do Parlamento. Coordena todo o registro e tramitao de proposies no mbito do Senado Federal e do Congresso Nacional. Para o desempenho de suas competncias, a Secretaria-Geral da Mesa possui a seguinte estrutura bsica: Gabinete da Secretria-Geral da Mesa Secretaria de Coordenao Legislativa do Senado Federal Secretaria de Coordenao Legislativa do Congresso Nacional Secretaria de Comisses Secretaria de Apoio a Conselhos- e rgos do Parlamento Secretaria de Ata Secretaria de Taquigrafia Secretaria de Expediente

1.2. DA POSSE

A posse das Senadoras e dos Senadores eleitos ocorre na 1 reunio preparatria da 1 Sesso Legislativa Ordinria da Legislatura, no dia 1 de fevereiro. Aps o incio dos trabalhos legislativos, a posse das Senadoras e dos Senadores ocorrer em sesso deliberativa ou no deliberativa ou, durante o recesso, perante o Presidente, em solenidade pblica em seu gabinete. Documentos necessrios: As Senadoras e os Senadores devero apresentar na Secretaria-Geral da Mesa os seguintes documentos, previamente solenidade de posse: 1. Original do Diploma de Senadora ou Senador ou de suplente; 2. Cpia da carteira de identidade; 3. Cpia do ttulo de eleitor e do comprovante de votao da ltima eleio; 4. Comunicao de filiao partidria e de nome parlamentar, conforme um dos formulrios anexos (doc. 1a ou 1b ou 1c), disponvel para preenchimento em formato eletrnico; 5. Declarao de atividades econmicas e/ou profissionais, atuais e anteriores, conforme formulrio anexo (doc. 2), disponvel para preenchimento em formato eletrnico; 6. Declarao de bens e fonte de renda e passivos, incluindo todos os passivos de sua prpria responsabilidade, de seu cnjuge ou companheira (o) ou de pessoas jurdicas por eles controladas direta ou indiretamente, de valor igual ou superior remunerao mensal como Senadora ou Senador, nos termos da Lei n 8.730, de 10 de novembro de 1993, e do art. 6 da Resoluo n 20, de 1993, do Senado Federal, conforme um dos formulrios anexos (doc. 3a ou 3b), disponvel para preenchimento em formato eletrnico; 7. Declarao a que se refere o pargrafo nico do art. 38 da Lei n 4.117, de 27 de agosto de 1962, com a redao dada pela Lei n 10.610, de 20 de dezembro de 2002: No poder exercer a funo de diretor ou gerente de concessionria, permissionria ou autorizada de servio de radiodifuso quem esteja no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial conforme formulrio anexo (doc. 4), disponvel para preenchimento em formato eletrnico; e

8. Declarao de Exerccios de Cargos de Direo e de rgos Colegiados, nos termos do 6 do art. 2 da Lei n 8.730, de 10 de novembro de 1993, conforme formulrio anexo (doc. 5), disponvel para preenchimento em formato eletrnico. Na pgina do Senado Federal na internet (www.senado.gov.br) esto os formulrios a que se referem os itens 4 a 8, que podem ser preenchidos manualmente ou no computador. Em ambos os casos os formulrios, impressos, devem ser assinados pelos parlamentares.

Observao: a relao dos documentos anteriormente citados se refere somente aos que devem ser entregues na Secretaria-Geral da Mesa.

Autgrafos e Rubricas: As Senadoras e os Senadores devero apor suas assinaturas e rubricas em livro especfico, disponvel na Secretaria-Geral da Mesa, para fins de conferncia e reconhecimento de proposies e documentos por eles subscritos.

Senhas: As Senadoras e os Senadores devero cadastrar-se no Sistema Eletrnico de Votao, localizado no Plenrio do Senado Federal, por intermdio da Secretaria-Geral da Mesa, criando senha que ser utilizada para o registro de comparecimento em dias de sesses deliberativas e para participar das votaes nominais do Senado Federal. Os parlamentares tambm devero cadastrar-se na Coordenao do Sistema Eletrnico de Votao da Cmara dos Deputados, localizado no Plenrio daquela Casa, para participarem das votaes nominais nas sesses do Congresso Nacional.

1.3. DA MESA

Do Senado Federal: A eleio dos membros da Mesa ser feita em escrutnio secreto, exigida maioria de votos, presente a maioria da composio do Senado, assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado Federal. No incio da Legislatura, na 1 Sesso Legislativa Ordinria, aps a posse das Senadoras e dos Senadores na 1 Reunio Preparatria, no dia 1 de fevereiro, o Senado Federal ainda realizar mais duas reunies preparatrias para a eleio dos membros da Mesa que dirigiro os trabalhos da Casa por dois anos: - 2 Reunio Preparatria: eleio do Presidente do Senado Federal; - 3 Reunio Preparatria: eleio dos demais membros da Mesa: Primeiro e Segundo Vice-Presidentes, quatro Secretrios e quatro suplentes de Secretrio. Na 3 Sesso Legislativa Ordinria, a eleio do Presidente ocorrer na 1 Reunio Preparatria, e a eleio dos demais membros da Mesa, na 2 Reunio Preparatria.

Do Congresso Nacional: A Mesa do Congresso Nacional, conforme preceitua o 5, art. 57, da Constituio Federal, presidida pelo Presidente do Senado Federal e tem seus demais cargos preenchidos, por alternncia, entre Membros da Mesa da Cmara e do Senado. Assim, o Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Congresso o Primeiro Vice-Presidente da Mesa da Cmara; o Segundo Vice-Presidente da Mesa do Congresso o Segundo Vice-Presidente da Mesa do Senado; e assim por diante.

1.4. DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS ORDINRIOS

O Congresso Nacional, nos termos do art. 57 da Constituio Federal, rene-se, ordinariamente, de 2 de fevereiro a 17 de julho, e de 1 de agosto a 22 de dezembro. As reunies marcadas para essas datas sero transferidas para o primeiro dia til subsequente, quando recarem em sbados, domingos ou feriados. Os trabalhos da Sesso Legislativa Ordinria tm incio em sesso solene do Congresso Nacional.

1.5. LDERES E VICE-LDERES DE PARTIDOS, BLOCOS PARLAMENTARES E DO GOVERNO

No Senado Federal:

A indicao dos lderes partidrios ser feita no incio da Primeira e da Terceira Sesses Legislativas Ordinrias da Legislatura. O lder partidrio escolhido por sua respectiva bancada, devendo a escolha ser comunicada Mesa do Senado Federal em documento subscrito pela maioria absoluta dos membros do partido. Os vice-lderes partidrios sero indicados pelos respectivos lderes, razo de um vice- lder para cada trs liderados, assegurado pelo menos um vice-lder e no computada a frao inferior a trs, tambm comunicado Mesa em documento escrito. O Presidente da Repblica poder indicar Senadora ou Senador para exercer a funo de Lder do Governo no Senado Federal. Ao lder indicado cabe a indicao dos respectivos vice-lderes dentre os integrantes das representaes partidrias que apiem o Governo. Os partidos polticos podero formar blocos parlamentares conforme o art. 61 e seguintes do Regimento Interno do Senado Federal.

No Congresso Nacional:

As lideranas partidrias de cada Casa so reconhecidas nas sesses conjuntas do Congresso Nacional. O Lder do Governo no Congresso Nacional ser indicado pelo Presidente da Repblica. Os lderes dos partidos que elegerem as duas maiores bancadas no Senado Federal e na Cmara dos Deputados e que expressarem, em relao ao Governo, posio diversa da maioria, indicaro Congressistas para exercer a funo de Lder da Minoria no Congresso Nacional. A escolha deste lder se far de forma alternada entre Senadores e Deputados. O Lder do Governo e o Lder da Minoria podero indicar, cada um, at cinco vice-lderes.

1.6. DA PARTICIPAO COMISSES.

DAS

SENADORAS

DOS

SENADORES

NAS

No Senado Federal: Comisses Permanentes

O Senado Federal possui as seguintes comisses permanentes, alm da Comisso Diretora: - Comisso de Assuntos Econmicos (CAE); - Comisso de Assuntos Sociais (CAS); - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ); - Comisso de Educao, Cultura e Esporte (CE); - Comisso de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalizao e Controle (CMA); - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa (CDH); - Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional (CRE); - Comisso de Servios de Infraestrutura (CI); - Comisso de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR); - Comisso de Agricultura e Reforma Agrria (CRA); e - Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica (CCT);

No incio de cada legislatura, os lderes, uma vez indicados, reunir-se-o para fixar a representao numrica dos partidos e dos blocos parlamentares nas comisses permanentes. As comisses permanentes, exceto a Diretora, so constitudas por membros titulares e igual nmero de suplentes. Cada Senadora e Senador poder integrar at seis comisses permanentes, sendo trs como titular e trs como suplente. Os membros da Mesa, ressalvado o Presidente, podero integrar comisses permanentes.

Uma vez designados os membros, cada comisso reunir-se- para eleger, em escrutnio secreto, o seu presidente e vice-presidente, para um mandato de dois anos. As competncias, atribuies e horrios das reunies das comisses permanentes, esto elencados nos artigos 97 a 108 do Regimento Interno. facultado a qualquer Senadora ou Senador assistir s reunies das comisses permanentes, inclusive das reunies secretas, discutir o assunto em debate e enviar, por escrito, informaes ou esclarecimentos.

Comisses Temporrias As comisses temporrias podem ser: - Internas: para atender objetivos especificados no Regimento Interno; - Externas: para representar o Senado em atos pblicos; e - Parlamentares de Inqurito: para apurar fato determinado.

No Congresso Nacional:

So constitudas por parlamentares da Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

Comisses Permanentes Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO) - (Resoluo 1/2006-CN); Comisso Mista Permanente sobre Mudanas Climticas (CMMC) (Resoluo 4/2008-CN).

Comisses Temporrias Destinadas a analisar Medidas Provisrias (Resoluo 1/2002CN); Destinadas a analisar Veto (art. 104, 2, Regimento Comum); Comisses Parlamentares Mistas de Inqurito (art. 58, 3, da Constituio Federal).

1.7. DAS SESSES

No Senado Federal: As sesses do Senado podem ser: 1. deliberativas (ordinrias ou extraordinrias); 2. no deliberativas; 3. especiais. O Senado realiza suas sesses de segunda a sexta-feira com durao de quatro horas e trinta minutos, salvo prorrogao. Havendo Ordem do Dia designada, as sesses sero deliberativas ordinrias e tero computado o registro de comparecimento de Senadoras e Senadores no painel eletrnico. Se no houver Ordem do Dia, as sesses sero no deliberativas.

As sesses deliberativas do Senado esto divididas em trs fases:

Perodo do Expediente destina-se leitura de proposies apresentados, expedientes recebidos e aos discursos das Senhoras e dos Senhores Senadores. Ordem do Dia esta parte da sesso deliberativa destinada discusso e votao de proposies previamente agendadas pelo Presidente. Aps a Ordem do Dia encerrada a Ordem do Dia e ainda havendo tempo disponvel, ser destinado a discursos dos Senadores e leitura de expediente.

As sesses deliberativas extraordinrias sero realizadas em horrio diverso do fixado para as sesses ordinrias e tero Ordem do Dia prpria. So convocadas pelo Presidente quando, a seu juzo e ouvidas as lideranas, as circunstncias o recomendarem ou haja necessidade de deliberao urgente. As sesses especiais realizar-se-o para comemoraes e homenagens, a juzo do Presidente ou por deliberao do Plenrio, mediante requerimento assinado por seis Senadores.

No Congresso Nacional: As sesses do Congresso Nacional podem ser: - Conjuntas; - Solenes (ou conjuntas solenes). O Congresso Nacional realiza, tambm, sesses com datas pr-determinadas: - Posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica (1 de janeiro); - Abertura dos trabalhos legislativos (02 de fevereiro ou primeiro dia til subsequente). As demais sesses conjuntas. sero realizadas mediante convocao pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional.

1.8. DO REGISTRO DA PRESENA

No Senado Federal: Nos dias em que se realizarem sesses deliberativas do Senado Federal, a Senadora e o Senador registraro sua presena no painel eletrnico situado no Plenrio, mediante a utilizao de sua senha. Ser considerado ausente a Senadora e o Senador que, mesmo registrando presena no painel eletrnico, deixar de votar nas matrias submetidas votao nominal, salvo se em obstruo declarada por lder partidrio ou de bloco parlamentar.

No Congresso Nacional: A presena das Senadoras e dos Senadores aferida pelo registro no Sistema Eletrnico de Votao do Senado Federal, salvo se houver votao nominal em sesso conjunta.

1.9. DAS LICENAS

As Senadoras e os Senadores podero requerer licena para tratar de interesses particulares, para tratamento de sade, bem como licena gestante, ao adotante e a licena-paternidade. Podero, ainda, justificar sua ausncia para cumprir misso poltica ou cultural de interesse parlamentar. A Senadora ou Senador poder desempenhar representao externa ou misso a servio da Casa, mediante requerimento previamente aprovado pelo Plenrio, se houver nus para o Senado Federal, ou pela Mesa nos demais casos. Ao se ausentar do Pas, a Senadora ou Senador dever comunicar o fato, por escrito, ao Presidente do Senado Federal. As normas pertinentes ausncia e licena esto detalhadas nos arts. 13, 38 a 44-A e 67 do Regimento Interno.

1.10. DO USO DA PALAVRA

No Senado Federal: O Senador poder fazer uso da palavra: - Por 2 minutos: para apartear e para rplica de interpelao a Ministro de Estado. - Por 5 minutos: se lder, para comunicao urgente de interesse partidrio; na discusso da redao final; no encaminhamento de votao; para comunicao inadivel, manifestao de aplauso ou semelhante, homenagem de pesar; para explicao pessoal, se nominalmente citado na ocasio; pela ordem; para suscitar questo de ordem; para contraditar questo de ordem; e para interpelar Ministro de Estado. - Por 10 minutos: como orador inscrito no Perodo do Expediente das Sesses Deliberativas Ordinrias e na discusso de qualquer proposio. - Por 20 minutos: como orador inscrito no Perodo do Expediente das Sesses No Deliberativas e aps a Ordem do Dia para as consideraes que entender. Nas reunies preparatrias no lcito o uso da palavra, salvo para declarao sobre assuntos nela tratados. As disposies do uso da palavra esto detalhadas no art. 14 e seguintes do Regimento Interno.

No Congresso Nacional: Os Congressistas podero usar da palavra pelo prazo mximo: - Por 2 minutos: para apartear. - Por 5 minutos: como orador inscrito, na primeira meia hora da sesso, e para encaminhamento da votao. - Por 10 minutos: na discusso de proposta de sesso secreta. - Por 20 minutos: na discusso de proposio.

1.11. DA APRESENTAO DE PROPOSIES LEGISLATIVAS

As proposies apresentadas pelas Senadoras e Senadores sero por eles assinadas, encaminhadas eletronicamente e entregues, em meio impresso, na Secretaria-Geral da Mesa, ou, durante as sesses, diretamente no Plenrio. A Secretaria-Geral da Mesa dispe de protocolo eletrnico de envio de documentos legislativos - SEDOL. Cada gabinete, em contato com seu gerente de contas no Prodasen, deve providenciar o cadastramento e treinamento dos servidores e assessores autorizados a utilizar o sistema, que possibilita a disponibilizao em tempo real do inteiro teor das proposies na Internet.

1.12. DAS PUBLICAES OFICIAIS

- Dirio do Senado Federal e do Congresso Nacional So veculos oficiais de publicao do Parlamento. O Dirio do Senado Federal publicado diariamente, durante as sesses legislativas ordinrias e extraordinrias, e, eventualmente, nos perodos de recesso, sempre que houver matria para publicao. O Dirio do Congresso Nacional publicado sempre que houver sesso do Congresso Nacional.

- Resenha Mensal A resenha mensal traz todas as matrias apreciadas, no mbito do Plenrio do Senado, do Congresso Nacional e das comisses permanentes, os dados estatsticos relativos a elas. Por deciso da Mesa do Senado Federal, constaro tambm os requerimentos de licena apresentados pelas Senadoras e Senadores. uma publicao de responsabilidade da Presidncia, disponibilizada no avulso da Ordem do Dia e no Dirio do Senado Federal.

- Relatrio da Presidncia Trata-se de publicao anual, de responsabilidade da Presidncia, que retrata todas as atividades legislativas da Casa ocorridas no ano legislativo, tanto nas sesses legislativas ordinrias quanto extraordinrias, quando houver.

- Espelho da Ordem do Dia Do Senado Federal:

O Espelho da Ordem do Dia publicado diariamente e contm as seguintes informaes:

- os oradores inscritos para a sesso atual e os inscritos para a prxima sesso; - as matrias a serem apreciadas na sesso deliberativa; - a agenda do ms; - proposies em fase de interposio de recurso; - proposies em fase de apresentao de emendas perante a Mesa; - proposies em fase de apresentao de emendas perante as comisses. - proposies que se encontram prontas para serem includas na pauta; - comemoraes especiais; - composio, dia e horrio de reunio de cada comisso permanente; -composio das comisses funcionamento no Senado; parlamentares de inqurito em

- composio do Senado Federal, por unidade da Federao; - composio das bancadas partidrias; - composio do Senado Federal por ordem alfabtica; - composio da Mesa do Senado Federal; - composio das lideranas e vice-lideranas no Senado Federal.

Do Congresso Nacional

O Espelho da Ordem do Dia publicado diariamente e contm as seguintes informaes: - avisos, notas e informaes; - as matrias a serem apreciadas na sesso, quando convocada; - composio das Comisses Mistas em funcionamento no Congresso Nacional; - composio da Representao Brasileira no Parlamento do MERCOSUL;

- composio dos Conselhos do Congresso Nacional; - matrias em tramitao; - controle dos prazos de tramitao das Medidas Provisrias, no Senado Federal e na Cmara dos Deputados; - composio da Mesa do Congresso Nacional; - composio das lideranas e vice-lideranas do Congresso Nacional. Todas essas publicaes tambm esto disponveis na pgina eletrnica do Senado Federal.

1.13. DOS CONSELHOS E RGOS DO PARLAMENTO

No Senado Federal: - Corregedoria Parlamentar (Resoluo n 17, de 1993): Composio: um corregedor e trs corregedores substitutos; Mandato: dois anos; Eleitos na forma pelo qual so os demais membros da Comisso Diretora.

- Conselho de tica e Decoro Parlamentar CEDP (Resoluo n 20, de 1993): Composio: 15 membros titulares (igual nmero de suplentes); Mandato: dois anos. Eleitos.

- Procuradoria Parlamentar (Resoluo n 40, de 1995): Composio: cinco Senadores; Mandato: dois anos, renovveis uma vez; Designados pelo Presidente do Senado Federal. - Ouvidoria do Senado Federal (Ato da Comisso Diretora n 5, de 2005/Resoluo n 1, de 2005): Composio: um Senador; Mandato: 2 (dois) anos; Designado pelo Presidente do Senado Federal. - Conselho do Diploma Mulher-Cidad Bertha Lutz (Resoluo n 2, de 2001): Composio: um Senador de cada partido poltico; Mandato: um ano; Designados pelo Presidente do Senado Federal, conforme indicao das lideranas.

- Prmio Senado Federal de Histria do Brasil (Resoluo n 36, de 2008):

Composio: Comisso Julgadora constituda por Ato da Mesa do Senado Federal e composta por historiadores de reconhecida relevncia acadmica.

- Prmio Jornalista Roberto Marinho de Mrito Jornalstico (Resoluo n 8, de 2009: Composio: 5 (cinco) Senadores; Mandato: uma sesso legislativa; Designados pelo Presidente do Senado Federal. - Conselho do Diploma Jos Ermrio de Moraes (Resoluo n 35, de 2009: Composio: um Senador de cada partido poltico; Mandato: um ano; Designados pelo Presidente do Senado Federal, conforme indicao das lideranas.

- Comenda de Direitos Humanos Dom Hlder Cmara (Resoluo n 14, de 2010): Composio: um Senador de cada um dos partidos polticos; Mandato: 1 (um) ano, permitida a reconduo de seus membros; Designados pelo Presidente do Senado Federal, conforme indicao das lideranas.

- Programa Senado Jovem Brasileiro (Resoluo n 42, de 2010): Composio: 1 (um) Senador de cada partido poltico; Mandato: uma sesso legislativa; Designados pelo Presidente do Senado Federal, conforme indicao das lideranas.

No Congresso Nacional:

- Conselho de Comunicao Social CCS (Constituio Federal: arts. 220 a 224; e Lei n 8.389, de 30 de dezembro de 1991):

Composio: 13 membros titulares (igual nmero de suplentes): I - um representante das empresas de rdio; II - um representante das empresas de televiso; III - um representante de empresas da imprensa escrita; IV - um engenheiro com notrios conhecimentos na rea de comunicao social; V - um representante da categoria profissional dos jornalistas; VI - um representante da categoria profissional dos radialistas; VII - um representante da categoria profissional dos artistas; VIII - um representante das categorias profissionais de cinema e vdeo; IX - cinco membros representantes da sociedade civil. Mandato: dois anos. Eleitos em Sesso Conjunta. - Comisso Mista de Controle das Atividades de Inteligncia CCAI (Art. 6 da Lei n 9.883, de 7 de dezembro de 1999): Composio: seis membros (Lderes da Maioria e da Minoria na Cmara dos Deputados e no Senado Federal, Presidentes das Comisses de Relaes Exteriores e Defesa Nacional da Cmara dos Deputados e do Senado Federal);

- Representao Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Resoluo n 1, de 2007-CN; e Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul): Composio: atualmente, 18 Senadores e 18 Deputados. Mandato: vide Resoluo n 1, de 2007-CN; e Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul.

- Conselho da Ordem do Congresso Nacional (Decreto Legislativo n 70, de 1972): Composio: Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados, Lideranas da Maioria e Minoria, Presidentes das Comisses de

Constituio, Justia e Cidadania e de Relaes Exteriores e Defesa Nacional, de ambas as Casas.

- Conselho do Diploma do Mrito Educativo Darcy Ribeiro (Resoluo n 2, de 1999-CN): Composio: cinco membros do Congresso Nacional e o seu Presidente; Mandato: uma sesso legislativa; Designados pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional.

1.14. ANEXOS

Comunicao de filiao partidria e de nome parlamentar (doc. 1a - 1b - 1c). Declarao de atividades econmicas ou profissionais (doc. 2). Declarao de bens, fontes de renda e passivos (doc. 3a 3b). Declarao a que se refere o pargrafo nico do art. 38 da Lei n 4.117, de 27 de agosto de 1962, com a redao dada pela Lei n 10.610, de 20 de dezembro de 2002 (doc. 4). Declarao de exerccio de cargos de direo e de rgos colegiados (doc. 5).

2. CONSULTORIA LEGISLATIVA

2.1. O QUE A CONSULTORIA LEGISLATIVA - CONLEG

rgo de assessoramento superior do Senado, cuja finalidade auxiliar tecnicamente a Mesa Diretora, as Comisses e os Senadores no exerccio de sua funo legislativa, representativa e fiscalizadora. A Conleg produz minutas de pareceres, de proposies legislativas e de pronunciamentos, alm de estudos e notas informativas e notas tcnicas de esclarecimento sobre questes de relevncia para o Congresso Nacional. Para melhor atender diversidade de temas, a Consultoria Legislativa, est estruturada em quatro ncleos bsicos: Direito, Social, Economia e Pronunciamentos e em 32 reas de atuao, a seguir discriminadas: Assistncia Social e Minorias Cincia e Tecnologia Comunicaes Cultura Defesa Nacional Desenvolvimento Regional Desenvolvimento Urbano Direito Administrativo Direito Agrrio Direito Civil Direito Comercial e Econmico Direito Constitucional Direito Eleitoral Direito Penal Direito Trabalhista e Previdencirio Direito Tributrio e Financeiro

Dvida Pblica e Sistema Financeiro Economia do Trabalho Educao Meio Ambiente Minas e Energia Poltica Agrria e Agropecuria Poltica Econmica Poltica Industrial Previdncia Social e Privada Pronunciamentos Parlamentares Regimento Interno Relaes Internacionais Sade Sistemas Polticos e Eleitorais Transporte

Os consultores legislativos so servidores pblicos oriundos de concursos pblicos de provas e ttulos o que assegura um corpo tcnico dos mais especializados na Administrao Pblica. Aproximadamente 70% dos consultores possuem mestrado ou doutorado. Cada consultor responde por, pelo menos, uma especialidade de maneira integral, podendo atuar subsidiariamente em duas ou trs diferentes dessa principal. Para a elaborao, os trabalhos podem ser distribudos a um ou mais consultores, dependendo da complexidade e abrangncia de temas. Quando necessrio, so criados grupos de trabalho especficos, por tempo determinado. Isso comum quando tramitam no Congresso reformas substanciais ou projetos de cdigo. Essa flexibilidade do arranjo institucional permite que a Consultoria Legislativa do Senado Federal atenda aos 81 Senadores e a todas as Comisses. Alm dessas reas, a Consultoria dispe de um Centro de Estudos que realiza um trabalho prospectivo, no intuito de antecipar assuntos que estaro na pauta e de preparar nossos especialistas para possveis demandas dos Senadores.

2.2. SERVIOS DISPOSIO DO SENADOR

A atividade legislativa compreende, entre outras aes, a apresentao de proposies legislativas as quais, a depender da sua natureza, sero consubstanciadas em: Propostas de Emenda Constituio; Projetos de lei; Projetos de Decreto Legislativo; Projetos de Resoluo; Requerimentos; Indicaes; Pareceres e Emendas. A Consultoria Legislativa elaborar, a requerimento de V. Exa., minuta de toda e qualquer proposio que seja de interesse, com total conformao aos ditames da boa tcnica legislativa. Ademais, em razo dos pedidos de elaborao de minutas de proposio serem sempre encaminhados para um consultor especialista no mrito da matria, tambm se garante a adequao tcnica. Todavia, caso a proposio contrarie algum preceito constitucional ou seu impacto traga alguma distoro para a sociedade, o consultor responsvel pelo trabalho encaminhar uma nota tcnica expondo os possveis problemas. Havendo especial interesse determinado tema ou assunto, que elabore estudo de forma a necessrios uma tomada de pontual, o consultor poder prontido desejada. ou necessidade de esclarecimento sobre V. Exa. poder solicitar Consultoria Legislativa esclarecer a questo, assegurando os elementos deciso em bases slidas. Se a dvida for algo atender o parlamentar pessoalmente, com a

A Consultoria ainda elabora os pronunciamentos que o Senhor desejar fazer. Informe CONLEG o tema sobre o qual pretende discursar, com o direcionamento desejado, que ser elaborado o texto para sua oratria. Tambm as comisses permanentes e suas subcomisses recebem o assessoramento s respectivas sesses e audincias, nos temas em que foram

elaboradas minutas de pareceres, e sempre que solicitado pelos Senadores. Alm disso, por demanda podem ser elaborados sumrios executivos das audincias pblicas e outros subsdios aos membros das comisses. As comisses temporrias, criadas no mbito das permanentes, instaladas para levantar temas relevantes para a conjuntura, recebem tambm o assessoramento na elaborao de subsdios e nas audincias pblicas. Especialmente as Comisses Parlamentares de Inqurito, criadas para investigar denncias formuladas ao Senado, recebem o assessoramento, que vai da formulao do requerimento de instalao elaborao do relatrio final. Em auxlio aos Senadores, so preparados informes, relatrios preliminares, requerimentos e roteiros para diligncias, de acordo com a agenda das comisses. Por fim, o Centro de Estudos da Consultoria incentiva os consultores a produzirem pesquisas sobre os grandes temas nacionais, como mercado de cartes de crdito, licenciamento ambiental, tarifas de energia, investimento pblico em infraestrutura, marco regulatrio do petrleo, fundo de participao dos estados, bolsa-famlia, entre vrios outros. Essas pesquisas so publicadas na forma de textos para discusso e sero entregues em seu gabinete. Alm disso, todo o trabalho produzido est disponvel para a sociedade na pgina do Centro de Estudos na internet: http://www.senado.gov.br/senado/conleg/centroaltosestudos1.html

2.3. COMO UTILIZAR A CONSULTORIA LEGISLATIVA

O formulrio Solicitao de Trabalho Consultoria Legislativa (STC) o instrumento adequado para acionar os consultores. Para se ter ideia, em 2009, a Consultoria Legislativa recebeu 11.298 STCs.

A STC pode ser assinada por Vossa Excelncia ou por um servidor de seu gabinete que o Senhor designar. Chegando Consultoria, a STC ser processada e escolhido um consultor especialista no tema para realizar o trabalho. De forma a garantir a exclusividade do texto elaborado, somente as pessoas cadastradas pelo gabinete de cada Senador recebem o trabalho realizado.

2.4. CONTATOS

Caso haja necessidade, a Consultoria possui uma Central de Atendimento que colocar o Gabinete do Parlamentar em contato com a pessoa designada para assessor-lo. O nmero de nossa Central 3303-4628. Alm disso, o Gabinete do Consultor-Geral (Anexo II, Bloco B, 2 Andar) est disponvel para receber os Senhores Senadores.

3. CONSULTORIA DE ORAMENTOS, FISCALIZAO E CONTROLE

3.1. O QUE A CONSULTORIA DE ORAMENTOS, FISCALIZAO E CONTROLE - CONORF

A CONORF o rgo institucional do Senado Federal, de assessoramento superior, ao qual compete a prestao de consultoria e assessoramento tcnico aos Senadores e rgos colegiados na rea de planos, oramentos pblicos, fiscalizao e controle. A CONORF formada por quadro tcnico de elevada qualificao profissional e especializao, selecionado por concurso pblico de provas e ttulos e composto por consultores de oramentos e tcnicos especializados em matria oramentria. Os consultores de oramentos produzem estudos, notas tcnicas e minutas de proposio, relatrio, parecer ou pronunciamento, e atuam, ainda, na prestao de esclarecimentos tcnicos atinentes a oramento, fiscalizao e controle. Alm disso, a CONORF possui um setor especfico destinado a realizar pesquisas diversas sobre elaborao e execuo oramentria, incluindo as informaes relativas s emendas parlamentares. Para facilitar a realizao de pesquisas e dar ampla publicidade aos dados oramentrios, a CONORF desenvolve, juntamente com parceiros institucionais como o PRODASEN, o Sistema Siga Brasil, disponibilizado na pgina do Senado na internet, que permite o livre acesso a uma ampla gama de dados oramentrios, financeiros e correlatos, a qualquer cidado interessado.

3.2. COMO UTILIZAR A CONORF

Para formalizar solicitao de trabalho CONORF, deve-se preencher o formulrio Solicitao de Trabalho Oramentrio STO, acessvel via intranet do Senado ou mediante a utilizao de drive comum da rede. Fisicamente, a CONORF localiza-se no 25 andar do Anexo I do Senado Federal.

3.3. CONTATOS

O ramal geral da CONORF 3318, e o fax 4330. Seu e-mail institucional conorf@senado.gov.br

3.4. INFORMAES ESPECFICAS

3.4.1. Caractersticas da Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao CMO A CMO o rgo colegiado, integrado por 10 senadores e 30 deputados, e igual nmero de suplentes, responsvel pelo exame e emisso de parecer sobre matria oramentria e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica. Exerce tambm o acompanhamento e a fiscalizao oramentria da Unio. As emendas aos Projetos de Lei Oramentria Anual, de Diretrizes Oramentrias e do Plano Plurianual, alm daquelas aos crditos adicionais, so apresentadas na CMO, que sobre elas emite parecer, para apreciao definitiva pelo Plenrio do Congresso Nacional. Os integrantes da CMO so indicados pelos lderes das respectivas legendas partidrias ao Presidente da Mesa do Congresso Nacional, at o 5 dia til do ms de maro. A representao dos partidos e blocos parlamentares na CMO definida pela Mesa do Congresso Nacional, na 2 quinzena de fevereiro de cada ano, observada a proporcionalidade partidria. A CMO renovada integralmente a cada ano, de tal forma que nenhum parlamentar poder ser designado para integr-la por mais de um ano consecutivo. A Resoluo n 1, de 2006-CN, constitui o normativo de regncia dos trabalhos legislativos em matria oramentria no mbito da CMO. A Comisso situa-se no Anexo II da Cmara dos Deputados Ala "C" Sala 08 Trreo Telefones: 3216.6891/6892.

3.4.2 Principais matrias submetidas a exame da CMO Projeto da Lei Oramentria Anual, que estima as receitas e fixa as despesas da Unio para cada exerccio financeiro. O projeto chega ao Congresso at 31 de agosto de cada ano e deve ser devolvido at 22 de dezembro, para vigncia no exerccio seguinte; Projeto da Lei de Diretrizes Oramentrias, que, principalmente, demonstra os parmetros fiscais e estabelece as normas de elaborao e execuo do oramento, do exerccio seguinte. Chega ao Congresso at 15 de abril de cada

ano e deve ser devolvido at o dia 17 de julho, para aplicao sobre o projeto e respectiva lei oramentria do ano seguinte; Projeto da Lei do Plano Plurianual, que estabelece as normas bsicas e o conjunto de programas governamentais para quatro anos, inclusive para as despesas continuadas, de forma regionalizada. Chega ao Congresso at o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato presidencial (2011) e deve ser devolvido para sano at 22 de dezembro, para vigorar at o primeiro ano do mandato presidencial subseqente (2015).

3.4.3. Atuao dos Senadores no Processo Oramentrio O Senador pode desempenhar as seguintes atribuies na CMO: 1) mediante eleio: Presidente ou Vice-Presidente da CMO. Essas funes so exercidas a cada ano de forma alternada entre senadores e deputados federais. 2) mediante indicao das respectivas lideranas: a) Relator-Geral de Projeto de Lei Oramentria. A cada ano, essa funo exercida de forma alternada entre senadores e deputados federais; b) Relator da Receita de Projeto de Lei Oramentria, no pode pertencer mesma Casa Legislativa ou partido do Relator-Geral; c) Relator de Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias (de forma alternada entre senadores e deputados federais) ou de Projeto de Lei do Plano Plurianual; d) Relator Setorial de Projeto de Lei Oramentria. Os relatores setoriais so num total de 10, um para cada rea Temtica, dos quais 4 so senadores; e) Relator de projeto de lei de crdito suplementar ou especial ou de medida provisria sobre crdito extraordinrio; f) Relator das contas dos Chefes dos Poderes e do Ministrio Pblico da Unio. No exerccio de todas essas funes, os senadores contam com o amplo assessoramento da CONORF, que envolve a designao de equipes especializadas para desenvolver as tarefas a cargo de cada relatoria. Alm disso, no mbito da CMO, o Senador poder atuar mediante:

1) absteno ou votao das matrias em pauta; 2) uso da palavra por at 5 minutos, quando inscrito para discutir a matria, ou por at 15 minutos, quando Relator; 3) uso da palavra por at 3 minutos, para esclarecer emenda de sua autoria; 4) participao em algum dos 4 comits permanentes da CMO, cujos trabalhos so conduzidos por um coordenador; 5) pedido de verificao de qurum, apoiado por outro Senador (com vistas ao encerramento da reunio, se no houver o quorum regimental mnimo exigido); 6) apresentao de destaque (visando atender objeto no atendido pela emenda ou restabelecer texto do projeto original); 7) requerimento, assinado por 60 congressistas, para que emenda seja submetida a voto no Plenrio do Congresso Nacional; 8) contestao escrita, relativa estimativa da receita, fixao da despesa, admissibilidade de emenda ou a dispositivo do texto. Mesmo que no seja membro titular ou suplente da CMO, o senador poder atuar no processo oramentrio, sendo-lhe facultado: 1) apresentar emendas individuais aos projetos que tramitam na CMO, que podem ser emendas despesa (at 25 emendas ao Projeto de Lei Oramentria), receita ou ao texto. Nesta fase do processo, a CONORF atua orientando os gabinetes dos senadores quanto aos procedimentos de emendamento que devem conduzir; 2) propor, no mbito das comisses temticas permanentes do Senado Federal, emendas de comisso aos Projetos de Lei de Oramento, de Diretrizes Oramentrias e de Plano Plurianual. As comisses permanentes do Senado detm a prerrogativa de apresentao de emendas a esses projetos na CMO. As reunies das comisses permanentes convocadas para discusso e definio das emendas a serem apresentadas contam com a assessoria especializada da CONORF, incluindo a elaborao de minuta de relatrio para o senador relator da matria; 3) apresentar propostas de emendas de bancadas estaduais. As bancadas estaduais tambm podem apresentar emendas aos projetos de lei do Oramento, das Diretrizes Oramentrias e do Plano Plurianual. No caso do Projeto de Lei Oramentria e nas bancadas estaduais integradas por mais

de 18 parlamentares, a iniciativa de 3 emendas de bancada despesa cabe aos senadores da Unidade da Federao. A CONORF presta assessoramento s bancadas quando da definio de suas emendas, as quais devem observar diversos requisitos regimentais de admissibilidade.

Apresentadas essas informaes, desejamos a Vossa Excelncia todo o sucesso no exerccio do mandato senatorial e reiteramos nossa disposio de contribuir para tanto.

Senado Federal Braslia, outubro de 2010.

Claudia Lyra Nascimento Secretria Geral da Mesa

Bruno Dantas Consultor-Geral Legislativo

Orlando S Cavalcante Neto Consultor-Geral de Oramentos

S-ar putea să vă placă și