Sunteți pe pagina 1din 3

Guia para transmisso de eventos ao vivo pela Internet

Transmisso via Internet


Como fazer a transmisso de eventos ao vivo via Internet

Introduo
Com a popularizao do acesso com banda larga Internet a transmisso de eventos ao vivo atravs da rede mundial de computadores tem sido cada vez mais comum. Para auxiliar as equipes de Futebol Americano do Brasil a AFAB publica esse guia com informaes bsicas sobre como fazer essa transmisso.

Conceitos
A estrutura bsica para transmisso de um evento ao vivo pela Internet mostrada na figura abaixo:

7 2 4

3
Figura 1 - Estrutura bsica para transmisso de vdeo pela Internet

Item Descrio

Captao de imagem e som

Explicao A captao de imagens pode ser feita por qualquer equipamento de vdeo, desde uma WEBCAM at uma cmera profissional. O ideal o uso de duas cmeras profissionais ligadas em uma mesa de corte que far a seleo de imagem entre as cmeras. Um cuidado especial com o som deve ser tomado. O ideal que o microfone do narrador seja ligado cmera ou mesa de corte.

Guia para transmisso de eventos ao vivo pela Internet


O conjunto de vdeo e som deve, ento, ser digitalizado, isso , capturado em um computador. Se estiver usando uma WEBCAM, isso j est sendo feito no computador onde ela est ligada. Se estiver sendo usada uma cmera de vdeo, a maneira mais comum conectar a cmera ou a sada da mesa de corte ao computador por uma porta FIREWIRE ou S-VDEO. O prximo passo preparar o STREAMING, que o fluxo de informaes com o vdeo e som, para enviar ao servidor. Normalmente isso feito com um programa CODIFICADOR, os chamados ENCODERS. O software a ser utilizado depende do servidor para o qual ser carregado o STREAMING. O computador que est fazendo a captura do vdeo deve estar conectado Internet e ao servidor de STREAMING em uma velocidade suficiente para garantir boa qualidade de som e imagem. O ideal uma conexo de 1Mbps, mas possvel fazer isso com velocidade de 500Kbps. O servidor de STREAMING responsvel por receber o sinal de vdeo e som e disponibiliz-lo em um determinado endereo na Internet, onde os clientes acessaro e assistiro ao vdeo ao vivo. O usurio final vai procurar o vdeo em um determinado site. Esse site deve ser configurado para mostrar o vdeo na tela. Isso depende do servidor de STREAMING que for utilizado. Para o usurio final, a tarefa apenas acessar o site e assistir ao evento.

Digitalizao de imagem e som

Preparao do streaming

Envio do streaming para o servidor

Servidor de streaming Disponibilizao do streaming pela Internet Acesso ao vdeo pela Internet

6 7

Soluo LIVESTREAM
O servio LIVESTREAM (www.livestream.com) entrega a seus clientes uma soluo pronta e de baixo custo para transmisso ao vivo de eventos pela Internet. O servio inclui um software de captura e codificao de som e vdeo, o PROCASTER, que permite vrias aes de edio de vdeo, como incluso de imagens, de caracteres, de gravao e transmisso de vdeos gravados (propagandas, por exemplo), entre outros recursos. Para usar o LIVESTREAM o usurio deve se cadastrar no site e criar um canal. O site tem um plano gratuito que permite acesso de at 50 usurios simultneos. Caso o usurio esteja disposto a manter propagandas do site no seu canal, pode pedir ao site para liberar o canal. Isso demora alguns dias e, se aprovado, o canal estar disposto para um nmero ilimitado de usurios simultneos. O usurio final, ao assistir os vdeos, ver pequenas propagandas no rodap do vdeo. Se quiser, o usurio pode optar pelos planos pagos do site. Maiores detalhes: http://www.livestream.com/userguide/index.php/Main_Page Um passo a passo da soluo LIVESTREAM: 1) Crie uma conta e um novo canal no LIVESTREAM: https://secure.livestream.com/myaccount/launchchannel

Guia para transmisso de eventos ao vivo pela Internet


2) Conecte uma fonte de vdeo e som a seu computador. Pode ser uma WEBCAM ou uma cmera atravs de FIREWIRE. 3) Faa o download do PROCASTER no site do LIVESTREAM. 4) Configure o PROCASTER. 5) Configure o canal no LIVESTREAM. 6) Divulgue o canal. 7) Inicie a transmisso!

Acesso Internet no local do evento.


Uma das maiores dificuldades conseguir acesso decente Internet no local da partida. Normalmente os provedores locais de Internet possuem planos temporrios para esses casos. importante, ao fazer a contratao de um dos planos, certificar que a velocidade de UPLOAD seja adequada. No mnimo 512 Kpbs (o desejado 1Mbps). Vale lembrar que os planos de acesso normalmente so anunciados pela velocidade de DOWNLOAD, que no importante nesse caso. Outra alternativa usar um modem 3G. Nesses casos a transmisso estar sujeita qualidade da rede de celular.

Mais detalhes
A AFAB fica a disposio para mais detalhes s equipes de Futebol Americano do Brasil pelo endereo comunicacao@afabonline.com.br.

S-ar putea să vă placă și