Sunteți pe pagina 1din 2

Inspirao crist O Espao Jovem SJB acompanha o trabalho do Setor Juventude da CNBB (Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil)

e se insere ativamente na caminhada da Igreja Local. Pe-se sob a proteo dos Santos Educadores ngela Merici e Joo Bosco, deixando-se guiar pelos seus princpios educativos e querendo aprofundar-ne a espiritualidade. Amem igualmente todos os seus filhinhos, sem preferncia por um ou outro, pois todos eles so criaturas de Deus e vocs no sabem o que deles Ele queira fazer. (Santa ngela Merici) Querem fazer uma coisa boa? Eduquem a juventude. Querem fazer uma coisa santa? Eduquem a juventude. Querem fazer uma coisa santssima? Eduquem a juventude. Querem fazer uma coisa divina? Eduquem a juventude: Alis, esta, entre as coisas divinas, divinissima! (So Joo Bosco) Uma misso jovem, com os jovens, para os jovens; um itinerrio simptico e alegre descoberta do que vale...

Igreja So Joo Batista Irms Ursulinas de So Carlos Bairro Rui Barbosa

isto Espao Jovem SJB!!!

O que o Espao Jovem SJB


Sonho um Espao Jovem aberto a todos, onde encontrar amigos e amigas e com eles conversar, brincar, crescer. Sonho um imenso campo no qual escrever o meu desejo de viver junto com os outros. Sonho educadores que compreendam minhas palavras e meus silncios. Sonho de ver no rosto deles a alegria de serem teus porta-vozes e testemunhas. Sonho um Espao Jovem que me permita de encontrar Voc, que o numero um, o sentido da minha juventude. Sonho um grupo de colegas que saibam rir mas tambm arregaar as mangas para construir. Sonho com risadas de crianas e jovens, que na alegria procuram e encontram aquele Deus jovem que os ama, chama e envia. O Espao Jovem SJB : Espao familiar, onde cada um se sente amado e valorizado, onde os jovens podem encontrar pessoas dispostas a escutar, onde cada um pode fazer experincia de amizades sinceras e limpas. Espao alegre, sereno, no qual cada um e cada uma se sente vontade. O Espao Jovem SJB uma casa de comunho, espao onde crianas, adolescentes e jovens so acompanhados no processo de crescimento. O Espao Jovem se pe como uma ponte entre a rua e a Igreja, mantendo a capacidade de continuamente ir e voltar de uma margem para a outra, contribuindo na formao das novas geraes aos valores humanos, cristos e de cidadania. O Espao Jovem SJB pressupe uma Comunidade Educativa, um grupo de educadores adultos responsveis pela proposta educativa. Cada pessoa do SJB, sejam adultos, jovens ou crianas, ao mesmo tempo sujeito e objeto de formao. Adolescentes e jovens, de modo especial, so adequadamente formados para serem animadores dos mais novos.

Espao educativo, capaz de fazer propostas que ajudam a crescer em todas as dimenses. Espao organizado, flexvel, criativo, sujeito a regras compartilhadas.

Metodologia O Espao SJB prope-se de alcanar esses objetivos atravs de: Brincadeiras livres e organizadas: brincar diverso e atravs disso aprende-se a estar com os outros encontrando o prprio lugar. Msica: a linguagem privilegiada dos jovens, canal de expresso da f e di educao beleza e harmonia. Atividades manuais: so importantes pela compreenso e aprofundamento de assuntos. Catequese: para conhecer sempre mais a pessoa de Jesus de Nazar, e atravs da vivncia na comunidade, conformar-se sempre mais a Ele. Orao: atravs dela aprofundamos a nossa relao filial com Deus.

S-ar putea să vă placă și