Sunteți pe pagina 1din 23

tribunal

de justia
do estado <1e gois COMARCA DE CRMINIA

Protocolo: 201102701437 Natureza: Criminal

Vistos, etc.

Trata-se de Ao Penal Pblica proposta em desfavor de ELIAS ALVES DE MOURA, por prtica de fato tipificado no art. 33 , da Lei 11.343/2006.

Narra a denncia de fls. 02/03 que:

"Consta dos inclusos autos de inqurito policial que no dia 30 de junho de 2011, por volta das 22: JO horas, na Rua Antnio Barbosa, n 68, Setor JK, Cromnia/GO, o denunciado Elias Alves de Moura transportava e trazia consigo drogas sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Segundo apurado a polcia recebeu de que o denunciado estaria comercializando Praa Matriz, Centro, Professor Jamil/GO.
f

'ando pecente na

tribunal
de justia
dn tslsdo d- COMARCA DE CROMINIA

Realizando diligncias na cidade, a polcia militar abordou o denunciado conduzindo uma moto, na companhia da menor Mrcia Gahriele Alves Diniz.

Ao perceber a aproximao da polcia, o denunciado repassou menor uma bolsa, cor cinza.

Aps a abordagem, foi

realizada busca pessoal no

denunciado, sendo apreendida a quantidade de R$ 230, 00 (duzentos e trinta reais) em dinheiro.

Na bolsa apreendida com a menor foram encontradas 94 (noventa e quatro) pedras de "crak ", prontas para venda".

A denncia foi recebida em 12/08/201 1 (fls. 5 1 ).

O acusado foi notificado, nos termos do art. 55, da Lei 1 1.343/06 (tis. 64/65).

Aps, o acusado, por advogado nomeado, apresentou sua defesa s fls. 98/102. As fls. 71/74, foi juntado aos autos o Laudcr de Exbjn Pericial elaborado pelo Instituto de Crimnklsti Rodrigues, constatando que o material enco contm "cocana".

tribunal
de justia
rto sslado d! gois COMARCA DE CROMINIA

Realizada audincia, foram ouvidas 4 (quatro) testemunhas arroladas pelo Ministrio Pblico (tis. 132/141 e fls. 266/268) e o acusado foi interrogado (fls. 202/204).

s fls. 206/232, foi juntado aos autos carta precatria de inquirio de l (uma) testemunhas arrolada pelo Ministrio pblico e 2 (duas) testemunhas arroladas pelo acusado.

s fls. 169/171 e fls. 268 os pedidos de reconhecimento de excesso de prazo foram indeferidos.

O Ministrio Pblico, em memoriais s ls. 273/279, requereu a condenao dos acusados nos termos da denncia.

Em Alegaes Finais (fls. 282/289) o acusado alega que no h provas contundentes que possam ensejar sua condenao, pois a droga apreendida no foi encontrada com o mesmo.

Ao final, pugna pela absolvio nos termos do art. 386, incisos I, II, V e VII, do Cdigo de Processo Penal.

BREVE RELATO. DECIDO.

Preliminarmente, assevero que mexi ilegal por excesso de prazo haja vista quefo ru

onstrangijnento para a

tribunal
de justia
tia estado rts gois COMARCA DE CRMINIA

demora na concluso da instruo criminal. Inteligncia da Smula


64, do STJ.

Pondera-se, que algumas das testemunhas no residem nesta Comarca, inclusive as que foram arroladas na defesa, contribuindo para o atraso da instruo processual. Vejo que o processo seguiu seu trmite normal, e que no h preliminares arguidas a serem sanadas. Assim, passo a analisar o mrito da causa.

Dispem os artigos 33 caput^ da Lei 11.343/06:

"Ari. 33. Importar,

exportar, remeter, preparar,

produzir,

fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever,

ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com

determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso, de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos, e pagamento de 500 (quinhentos) a J.500 (mil e quinhentos) dias-multa".

A prpria lei de txicos em seu artigo 52, inciso I/defimu os critrios a serem analisados para a correta q Transcrevo:

tribunal
' nifj de gotas COMARCA DE CROMINIA

de justia

"Art. 52. Findos os prazos a que se refere o ar. 51 desta Lei, a autoridade de polcia judiciria, remetendo os autos do inqurito ao juzo: I- relatar sumariamente as circunstncias do fato, justificando as razes que a levaram classificao do delito, indicando a quantidade e natureza da substncia ou do produto apreendido, o local e as condies em que se desenvolveu a ao criminosa, as circunstncias da priso, a conduta, a qualificao e os antecedentes do agente".

J o artigo 42 da mencionada Lei apontou os critrios a serem observados para a devida aplicao da pena.

"Art. 42. O juiz, na fixao das penas, considerar, com preponderncia sobre o previsto no art. 59 do Cdigo Penal, a natureza e a quantidade da substncia ou do produto, a personalidade e a conduta social do agente".

A materialidade do crime de trfico de drogas imputado ao acusado restou suficientemente demonstrada pelo Auto de Priso em Flagrante (fls. 06/07), Auto de Exibio e Apreenso (fls. 27/29), Laudo de Exame de Constatao Provisrio (fls. 31) e Laudo de Exame Pericial de Identificao de Txico-Entorpecente Cs. 72/74)

A X emitido pela Superintendncia de Polcia Tcnico^-Cientfia e


Instituto de Criminalstica Leonardo Rodrigu "Pelos resultados obtidos em nossas anlises, cpn material: contm COCANA.".

tribunal
de justia
; ido de cjois COMARCA DE CRMINIA.

Igualmente restou demonstrado que o acusado foi os autor do crime narrado na denncia.

O acusado Elias Alves de Moura foi interrogado em Juzo e negou a prtica do crime tipificado no art. 33, caput^ da Lei 11.343/2006. Naquela oportunidade narrou:

"... Que no verdadeira a impuao que lhe est sendo feita; que as pedras de crack foram encontradas com a menor Mrcia Gabriele; que foi abordado pelos policiais dentro da cidade de Professor Jamil, entre 22 e 22:15 horas: que na Delegacia de Polcia escutou o depoimento de Mrcia Gabriele e Alice; que presenciou quando a conselheira tutelar entregou uma pochete para o policial; que foi dito que havia droga dentro da pochete; que conheceu Mrcia Gabriele de um ano para c; que no conhece as demais testemunhas arroladas na denncia; que foi apreendida em seu poder a quantia de R$ 230,00 (Duzentos e trinta reais); que foi apreendida com a menor uma pochete contendo droga; que a mais ou menos trs anos teve um relacionamento com a me de Mrcia Gabriele; que na poca dos fatos tambm trabalhava com frete de moto; que por trs vezes trouxe Mrcia Gabriele para Professor Jamil, sendo na primeira vez para a regio de Rochedo, na segunda na regio de Campo Limpo e na terceira para assistir um circo em Professor Jamil; que o interrogando e Mrcia Gabriele saram de Hidrolnd/^w^<$in fatos, por volta das 19:40 horas; que chegarnhem Professor Jamil por volta das 20:10 horas; que deixou Mroa Ga> mel iga-ertfrada do circo e ficou aguardando em uma lanchonetesft entj ada da cidade;

do eslatto de goids COMARCA DE CROMINIA

tribunal de justia

que a moto que estava conduzindo era de sua propriedade e havia comprado a dois meses, mas ainda no havia transferido documento do veculo; que Mrcia Gabriele saiu do o

circo

acompanhada de Alice, que pediu para o interrogando que a levasse at a sada da cidade; que no conhecia Alice; que os trs subiram na moto e depois foram abordados pelos policiais; que o interrogando e Alice estavam usando capacete e Mrcia Gabriele no; que foram abordados por dois policiais; que os policiais reconheceram Alice depois que ela retirou o capacete e determinou que todos fossem para o Destacamento; que Mrcia e Alice foram na viatura e o

interrogando foi conduzindo sua moto; que o Sargento colocou o interrogando em um cmodo e chamou a conselheira tutelar para fazer busca e Alice e Mrcia Gabriele; que os policiais disseram que havia droga dentro da pochete que estava com Mrcia Gabriele; que o policial no momento da priso disse Alice "sua casa caiu "; que no sabe dizer porque o policial disse isso Alice; que no observou se durante o trajeto de Hidrolndia para professor Jamil se Mrcia Gabriele estava portanto a pochete, pois estava agasalhada; que Mrcia Gabriele disse aos policiais que havia achado a pochete na porta do circo; que desconhecia o que havia dentro da pochete; que tinha vindo para Professor Jamil somente trs vezes; que at ento nunca tinha visto Alice at o dia da priso; que sua moto possui a cor preta e trata-se de uma Honda Fan 150; que desconhee&~aue Mrcia Gabriele ou sua mn? tenham envolvimento com clrosa cm

Hidrolndia; que no escutou Alice dizer gte\en? comprado]droga do interrogando; que no perodo em que(teve Mrcia Gabriele no a viu fazer uso de

a me de
que ela fazia

tribunal de justia
do estado de gotas COMARCA DE CROM1NIA

uso de remdio controlado; que Mrcia Gabriele fala para as outras pessoas que o interrogando seu padrasto; que desconhecia, at o momento da priso, que algum que estivesse em sua companhia estaria portando droga". (Termo de interrogatrio do acusado Elias Alves, fls. 202/204).

J as testemunhas arroladas, narraram:

"Que na hora da abordagem o acusado disse que no portava droga, que suspeitaram do mesmo pois a menor e Alice ficaram bastante nervosas; que ao indagar o acusado se estaria trazendo droga para Alice ele respondeu desconhecer a existncia de droga; que o acusado disse que estavam vindo do circo, disse que vivia com a me da menor Mrcia e no deu nenhuma informao sobre Alice; que dois dias anteriores ao fato receberam denncia tle que o acusado estaria vendendo droga, mas no obtiveram xito em localiz-lo; que aps a abordagem pediram ao acusado que levasse a moto ao destacamento e colocaram a menor e Alice no banco traseiro da viatura; que foi a primeira vez que teve contato com o acusado, que os outros policiais no comentaram sobre o acusado com a testemunha; que a bolsa estava com a menor; que 95 pedras de crack foram encontradas embaladas separadamente dentro da bolsa: que o dinheiro apreendido estava com o acusado;
simplesmente disse que o dinheiro era^delel que

acusado
confirma o

depoimento de fls, 6/7. que posteriormente\fi ou sabendo fyue o acusado reside em Hidrolndia; que no dia a a
*^

lice disse a

testemunha aue o acusado ia tinha trazido a w eas para ela outras

tribunal
de justia
do eslselo de gc.xs COMARCA DE CROM1NIA

vezes; que conhece Alice de Professor Jamil e sabe que ela usuria: que tem conhecimento de que Alice esta morando ou trabalhando em um prostbulo perto do posto floresta onde denncias de venda de drogas; que na delegacia continuou afirmando que a droga no era de sua propriedade; que Mrcia no deu nenhuma explicao a testemunha sobre a droga encontrada." (SD PM Cleonito Souza Romo, termo de fls. 132/133).

"Que no dia tomou conhecimento que o acusado padrasto de Mrcia; que receberam denncia annima de venda de drogas por trs pessoas em um amoto preta; que o denunciante disse que na semana anterior as mesmas pessoas tinham vendido drogas na cidade; que no momento da abordagem no procurou saber a relao com Alice; que a droga estava embalada em 95 pores individuais dentro de uma bolsinha; que aps denncia na semana anterior ao fato a testemunha no conseguiu abordar o acusado; que no havia saber se a ligao da denncia era local ou interurbano; que nunca tinha visto o acusado na cidade antes; que Alice mora na cidade e h comentrios de que vende e usa drogas; que depois da priso do acusado j viu Alice na cidade mas no teve contato com a menor Mrcia; que no tem conhecimento se aps a priso do acusado a menor foi apreendida em Hidrolndia por trfico de drogas; que o acusado no informou a testemunha a procedncia dos

x*"~T"\ /?$ 230,00 encontrado com o mesmo; que confirma (depoimento de fls.
08; que o acusado ao ser abordado atene\ a ordem para mirar a moto; que a menor ficou muito agitada em cimq da moj&-e levou a mo por debaixo da roupa; que a testen determinou que a

tribunal
de justia
do eslado de gou&s COMARCA DE CROMINIA

menor e Alice entrassem na viatura e no dispensassem nada; que travou as portas e subiu os vidros da viatura; que na delegacia Mrcia disse que era menor; que a testemunha ligou para testemunha Nancy para que ela fizesse revista na menor; que a conselheira e a menor pediu para ir ao banheiro mas testemunha no permitiu; que a menor disse a testemunha que havia encontrado a pochete na rua; que o acusado afirmou que a moto era de sua propriedade; que no destacamento Alice disse testemunha que havia encomendado droga ao acusado e que tinha feito isso outras vezes; que no sabe informar o valor da pedra de crak", ( SD PM Aguilar Antnio Mendes, termo de fls. 134/136).

"Que acompanhou o depoimento da menor na delegacia; que tambm fez um relatrio acompanhado de outros dois conselheiros, aps conversarem com a menor; que por volta das trs horas da manh a menor foi entregue a sua me na delegacia; que de acordo com a menor foram apresentadas varias verses sobre a droga; que uma das verses a menor afirmou que o acusado quando via para Professor Jamil repassava para ela a bolsa e quando encontravam com outras pessoas que estavam esperando o acusado a deixava num canto* pegava a bolsa com ela e ia at as pessoas; que a menor disse que uma das vezes um grupo de trs pessoas esperava pelo acusado sendo que se lembrou do nome de um deles como sendo Jean; aue a menor estava tronai /Ifi
* * f

e neto sofreu
\ -^

nenhuma presso na delegacia para pres/ar\dep imento; que Alice estava presente quando o acusado foi preso; eles vieram na cidade por volta de trs segundo a menor que em uma delas
10

tribunal
de justia
da estado de rjoiis COMARCA DE CROMIMA

encontravam com um grupo de trs pessoas; que em outra vez encontraram com dois rapazes de bicicleta na praa; que nessas viagens que fez com o acusado a menor disse que portava a bolsa; que no percebeu que a menor tenha alterado seu depoimento na delegacia ou que alguns policiais tenha pisado no seu p; que ao falar para a menor que iria ser levada para fazer o exame de corpo de delito a mesma ficou assustada e disse que j tinha feito esse exame em Hidrolndia por suspeita se abuso sexual por parte do padrasto; que enviou relatrio para o conselho tutelar de

Hidrolndia; que confirma

o depoimento de fls. 35; que h

comentrios na cidade de que Jean e Alice so usurios; que entrou sozinha em uma sala com a menor que a bolsa onde estava a droga estava dentro de sua cala; que entregou diretamente a bolsa para o soldado Aguilar; que o soldado contou 95 pacoinhos da droga; que Mrcia adolescente e na poca da priso do acusado tinha 12 anos; que adolescente disse que o acusado era seu padrasto; que durante o tempo que ficou na delegacia o acusado nada disse sobre a droga; que nunca tinha visto o acusado na cidade; que no tomou conhecimento se a menor tinha algum envolvimento com droga em Hidrolndia; que a me da menor no comentou nada sobre o fato." (Nancy Maria Soares Marques, termo de fls. 137/139).

"Que era "enteada" do acusado, tendo em vista que sua /^" me era companheira de Elias; que nn dia fins fatos estava na garupa da moto de Elias e qiHq\ mdy estava prxima a um circo foram abordados pela Policia {Milita \ viu a aproximao da policia se desfez^fs quando jt"""' (fogas; que a depoente
11
j^

tribunal
de justia
cio estado de gois COMARCA DE CROMINIA

no sabe informar que tipo de droga Elias trazia consigo; que Elias no usurio de drogas; que no sabe informar qual seria o destino da droga, que foi feita busca pessoal na depoente por uma

conselheira e nenhuma droga foi encontrada; que Alice, amiga da me da depoente, tambm estava na garupa da moto juntamente com seu beb, que foi dado busca e nenhuma droga foi encontrada; que no dia em que Elias foi preso viu a pochete no cho e reconheceu como sendo a mesma da sua irm Vnia; que dois dias antes de ocorrerem os fatos denunciados, a depoente viu Elias conversando por um longo perodo com dois rapazes na praa central de Professor Jamil; que perguntou para Elias o que havia dentro da pochete e este respondeu "que no era da sua conta"; que em poder da depoente havia uma pochete somente com dinheiro, essa pochete pertencia a me da depoente; que no sabe informar se Alice usuria de drogas; que a me da depoente foi companheira de Elias por dez anos; que Elias no trabalha porque tem "pino" nas costas, esclarecendo que a sua me era a nica que trabalhava e mantinha a famlia; que a me da depoente foi quatro vezes visitar Elias na cadeia; que a me da depoente empregada domstica em Goinia-GO; que Elias j bateu na me da depoente em algumas vezes; que atualmente esta morando no Lar da Dona Genides; que havia movimentao de pessoas na porta de sua casa, que pareciam ''malandros" a procura de Elias; que elias j teve envolvido com a policia devido a briga com a primeira esposa: que vinjnii com Elias em duas foportunKJades, Jimti vez saiu de Hidrolndia e foi par/C Rochedo, Distrito de Piracanjuba, pegar dinheiro com Adriano, vendido roupas para a me de Adrian havia outra vez foi para

tribunal
de justia
do estado d gois COMARCA DE CROMINIA

Professor JamiL Comarca de Crominia; que a depoente no foi pressionada pelos policiais quando fez as declaraes na policia; que pegou a pochete no cho e entregou para o policial Romo; que nunca teve envolvimento com drogas." (Mrcia Gabriele Alves Diniz, termo de fis. 226/227).

"Que conhece Elias desde 1998, tendo em vista que trabalhou na Fazenda Santa Maria juntamente com Elias; que nessa poca Elias trabalhava com gado e o depoente com laticnio; que nesta poca Elias residia na fazenda com a famlia; que Elias trabalhou muito tempo nesta fazenda e posteriormente foi trabalhar em uma fazenda prxima; que o acusado acostumado a trabalho rural ligado a gado; que nunca ficou sabendo que Elias tenha sido processado ou preso anteriormente; que Elias no tinha nenhum vicio, ou seja, no fumava, no bebta e no usava droga, que na poca era evanglico; ... que Elias tinha um temperamento tranqilo e de fcil convivncia; ... que viu Mrcia pela primeira vez no dia 24 de novembro de 2011 no Frum Local; que ouviu falar que Elias foi preso juntamente com Mrcia por envolvimento com drogas." ( Gilvan Martins da Silva, termo de fls. 228/229).

"Que conhece Elias desde 1994; que passou a freqentar a casa deste, podendo informar que Elias sempre/ffaSaThQi em servio rurn; que Elias casado e tem filhos, que a esposa de Elia^ se chama Geraci; que nunca ouviu falar que EUas tivesse envolvimento amoroso com Regiane e que tambihno\CQ4h&ceRegiane; ... que Elias andou mexendo com confeco.
\

s e tambm trabalhava
13

tribunal
do ostnrio de gois COMARCA DE CROMINIA

de justia

na mercearia/lanchonete do filho." (Elmiro Silverio de Oliveira, termo de fls. 230).

"Que a depoente utilizava s "crack"; que acredita que na bolsa do acusado alm de "crack" tambm havia "maconha"; que o acusado cobrava RS 10,00 (dez reais) pela pedra de "crack": que. geralmente fazia o pagamento s para o acusado; que sabia que o acusado morava em Hidrolndia-GO. mas no sabia ao certo seu endereo: que esteve com Mrcia na Delegacia no dia em que foi presa; que escutou que Mrcia ficou na companhia dos conselheiros no perodo em que esteve na Delegacia at a chegada de sua me: que depois ela foi encaminhada para a Delegacia de Polcia Civil; que no dia do fato, quando o acusado buzinou na frente da sua residncia, estava com Mrcia na moto; que confirma o depoimento de fls. 16 dos autos; que das outras vezes que comprou droga do acusado ele sempre estava acompanhado de Mrcia; que somente uma vez o acusado estava na companhia de sua esposa; que usa drogas h 2 (dois} anos; que comprava drogas do acusado havia 15 (quinze) 20 (vinte} dias: que acha que havia 95 (noventa e cinco) pedras de "crack" na bolsa do acusado; que a polcia apreendeu dinheiro com o acusado, mas no recorda o montante: que acha que Mrcia tem de 12 (doze) 13 (treze) anos; que no sabe se o acusado vendia droga em outras cidades." ( Alice Silverio de Sene, termo de fls. 266/267).

Assim, no h dvida quanto ai toi ia eajtferialidade dos fatos descritos na denncia, no que se r@ fe ao crime tipificado no
14

tribunal
do oslado OG rjoii COMARCA DE CROMINIA

de justia

artigo 33, caput, da Lei 11.343/06, conforme depoimento das testemunhas e provas periciais.

Para que seja caracterizada a tipicidade da conduta h que ser praticada sem a autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar, conforme ocorre no presente caso.

inquestionvel que o acusado tinha consigo a considervel quantia de 95 pedras de substncia vulgarmente conhecida como "crack" (forma impura de cocana), deve ser analisada a forma de acondicionamento da droga (pequenas pores) e a existncia do material que a envolvia, o que confirma a finalidade de comrcio ilcito.

Importante salientar que os policiais que participaram do ato de busca e apreenso, ao serem inquiridos judicialmente, narraram que a motivao das investigaes foram as vrias denncias recebidas.

Neste sentido, o entendimento do Egrgio Tribunal de Justia do Estado de Gois:

APELAO

CRIMINAL.

TRFICO DE DROGAS.

ABSOLVIO. INSUCESSO. Incomportvel a absolvio quando demonstrado que as provas cnrrendas aos autos so/certa^ve seguras a ensejar a condenao no crime de trajado de drogas. 2 ] - ERRO SOBRE A ILICITUDE DO FATO. CINCIA pAfjiJjGTtDE E DA INACE1TAAO SOCIAL DA CONDUT^TLJpAAO VEDADA.
15

tribunal
de justia
do esladu de fji-Mr,'-. COMARCA DE CROMINIA

Para a excluso ou minorao da culpabilidade, na forma do artigo 21 do Cdigo Penal, no basta o desconhecimento formal ou material da ilicitude. importante, para tanto, ter o agente a capacidade de aterir a contradio entre o comportamento por ele estabelecido e as exigncias da ordem social que motivaram a sua proibio jurdica. 3 DOSIMETR1A CORRETA DA PENA. No h falar-se em modificao da pena se a dosimetria foi fundamentada em total consonncia com a legislao hodierna e respeitado o princpio constitucional da individualizao da pena (artigo 5, inciso XLVI, da Carta Maior). APELAO CONHECIDA E DESPROVIDA. ORIGEM.....: 2A CMARA CRIMINAL, RELATOR....: DS. LEANDRO CRISPIM, PROC./REC: 22832-85.2011.8.09.0011 APELAO CRIMINAL, FONTE ...... : DJ 101 1 de 27/02/2012. Apelao Criminal. Trfico e associao para o trfico drogas. Defesa Prvia. Apta. Deficincia da defesa tcnica. Ausncia de nulidade. Absolvio. Inadmissibilidade. Vnculo Associativo. Inocorrncia. Reduo da pena-base. Incomportabilidade. Reincidncia. Falta de comprovao. Afastamento. Causa especial de diminuio. Aplicabilidade. Substituio das penas corpreas por restritivas de direito. Impossibilidade. I- No h nulidade por deficincia da defesa se os apelantes foram devidamente assistidos por defensor em todos os atos processuais, incluarve^NCiuando da apresentao da defesa preliminar. 11-^.No /prospera \o pleito absolutrio quando demonstrada, de focrna satisfatria, pelos laudos e testemunhos, a prtica pelo apelante d^crimJd^trtTfico nas condutas de Vender' e 'ter em depsito'. III- Paraxiodynco pelo crime de que

16

tribunal
de justia
do estado de goi^s COMARCA DE CROMINIA

trata o art. 35 da Lei n 11.343/06, indispensvel se faz a comprovao da associao com estabilidade, permanncia e propsito de dfliso de substncia entorpecente, sendo insuficiente a reunio ocasional de duas ou mais pessoas para o cometimento do delito. TV- Considerando que as circunstncias judiciais foram em sua maioria desfavorveis aos acusados, e em razo da censurabilidade das condutas praticadas, com apreenso de grande quantidade de cocana, merecem ser mantidas as penas-bases aplicadas abaixo da mdia da semissoma dos extremos. V- Impe-se o afastamento da reincidncia quando no h nos autos, certido de sentena condenatria com transito em julgado. VI- Aplica-se a minorante prevista no art. 33. S 4, da Lei n 11.343/06, quando os acusados preenchem todos os requisitos exigidos pelo dispositivo, devendo o redutor ser aplicado em seu patamar mnimo (um sexto), por conta das circunstncias judiciais dos apelantes. VII- Impossvel substituir as penas privativas de liberdade por restritivas de direitos quando os apelantes no preenchem o requisito do bice objetivo do art. 44, I, do CP. VIII- Recurso
parcialmente provido, penas redimensionadas. ORIGEM : 2A

CMARA CRIMINAL, RELATOR....: DS. JOS LENAR DE MELO BANDEIRA, PROC./REC..: 356148-44.2010.8.09.0110 APELAO CRIMINAL, FONTE : DJ 1008 de 22/02/2012.

Apelao Criminal. Trfico de Droga&--RcQya da Autoria e


da Materialidade. Absolvio. da Desclas/ificao \para Agravante da Uso. Impossibilidade. Excluso ^Reincidncia.

Inviabilidade. Inteligncia dos artsi 61,J^-e/C^M, I, do CP. Pena \^l


17

Reduo, l - Provadas a autoria e &mat&b& idade do crime de trfico

tribunal
de justia
do eslado de ijui.v-, COMARCA DE CROMINIA

na modalidade "ter em depsito" e "fornecer",

ainda que

gratuitamente, no h falar-se em absolvio ou desclassificao para a figura do art. 28 da Lei Antidrogas. II - Correta a aplicao das penas-base fixadas, prxima ao mnimo legal, em observao as circunstncias judiciais previstas no art. 59 do CP. III - Devidamente comprovada a agravante da reincidncia prevista no art. 61,1, do CP e no incidindo a norma do art. 64, I, do mesmo Diploma Legal, ou de bis in idem, no h como exclu-la da sentena, mas apenas minorar o quantum a ela estipulado, porque exacerbado e desproporcional preveno e represso ao crime. IV - Apelao conhecida e parcialmente provida. ORIGEM: 2A CMARA CRIMINAL, RELATOR: PROC/REC: DS. JOS LENAR DE MELO BANDEIRA, APELAO

211687-75.2010.8.09.0175

CRIMINAL, FONTE: DJ 1008 de 22/02/2012.

APELAO CRIMINAL. CRIME DE TRFICO DE DROGAS E ASSOCIAO. SENTENA PROVA. ABSOLVIO. PENA. CONDENATRIA. PRISIONAL. REGIME

SUBSTITUIO. RECURSO EM LIBERDADE, l - Resultando da prova oral, jurisdicionalizada, constituda por depoimento de policias, a ocorrncia de violao ao art. 33 e art. 35. ambos da Lei n" 11.343/06, expondo que os processados, integrando organizao criminosa, realizavam a venda de suhstnjtra entorpecente a
usurios, no pode ser recusada scryiwjo de fonte segura para a

resposta

penal

/ \ J desfavorvel, quando no contanunada por

suspcico. II - Expondo a prova dos-^-atts, principalmente depoimento policial, que os ASro&tsstos foram flagrados
18

tribunal
de justia
do estado de goiAs, COMARCA DE CRMINIA

comercializando substncia entorpecente

e mantinham em

depsito pores de maconha, crack e cocana, para circulao no meio consumidor, evidenciada a associao com a finalidade da traficncia, violando a norma proibitiva do art. 33 e art 35, ambos da Lei n" 11.343/06, no pode ser alcanado o pronunciamento jurisdicional absolutrio da imputao. III Apenamentos corrigidos. IV - O regime penitencirio definido pelo art. 2, 1, da Lei n 8.072/90, com a redao dada pela Lei n 11.464/07, para os crimes hediondos e equiparados, inicial fechado, no se submete considerao do quantitativo da pena ou caractersticas pessoais dos processados, decorrendo da condenao pelo tipo penal, no admitindo a substituio por restritiva de direitos (art. 33, 4, e art. 44, ambos da Lei 11.343/06). V - Enfrentando a ao penal presos, no podem os processados, aps a sentena condenatria, alcanar a liberdade para o julgamento do apelo interposto, porque "no h lgica em permitir que o ru, preso preventivamente durante toda a instruo criminal, aguarde em liberdade o trnsito em julgado da causa, se mantidos os motivos da segregao cautelar" (STF, HC 89.824/MS, DJE de 28/08/08). APELOS RELATOR: PROC./REC: PARCIALMENTE DS. LUIZ PROVIDOS. CLAUDDO VEflSA SENTENA BRAGA, REFORMADA, EM PARTE. ORIGEM: 2A AIvJARA CRIMINAL, 249822-93.2016^09.0(102 l APELAO

CRIMINAI,, FONTE: DJ 1009e 23/>2/2pl2

19

tribunal
<jc estado do gois COMARCA DE CROMINIA

de justia

Ademais, embora negada a autoria do crime de trfico pelo acusado, o conjunto probatrio bastante para sustentar sua condenao.

Assim, no conjunto probatrio, existem provas claras de que o acusado trazia consigo crack. Por fim, verifica-se que o acusado faz jus causa de diminuio de pena prevista no 4, do artigo 33, pois ru primrio, de bons antecedentes e no integra organizao criminosa.

Posto isso, julgo procedente a denncia e condeno o acusado, ELIAS ALVES DE MOURA, como incursos na pena do artigo 33, caput, da Lei n 11.343/06. Passo a dosar a pena de cada acusado, em separado, levando em considerao as circunstncias judiciais contidas no artigo 59 do Cdigo Penal. Sobre a culpabilidade h de se considerar que o ru era, ao tempo em que praticou o fato, imputvel, tinha conscincia da ilicitude de sua conduta e, no s podia, como lhe era exigvel que agisse de forma diversa, em conformidade com
jurdico e as regras de convivncia social, (dja&fovorvcl).

Os antecedentes so favorveis, cor|forj^^certido de fls. 60/62, j que tecnicamente primrio. (1

Y\

'

20

tribunal
de justia
cio tliclo dc qni.is COMARCA DE CRMINIA

Quanto personalidade, no consta registro nos autos, devendo ser considerada normal, (favorvel).

Sobre a conduta social consta nos autos que trabalhador, casado e tem filhos, (favorvel).

As circunstncias no so favorveis diante da quantidade de droga apreendida com o acusado, (desfavorvel).

Os motivos consistem em ganhar dinheiro fcil com o ilcito, (desfavorvel).

Sobre as conseqncias, mostra-se desnecessrio qualquer anlise, por se tratar de crime formal, sabendo-se entretanto, que tal delito cause enormes problemas de sade aos usurios que se tornam dependentes qumicos, ou seja, doentes, bem como enormes

problemas de convvio social entre a populao e esses dependentes qumicos, (desfavorvel).

O comportamento da vtima (Estado) no contribuiu para a ocorrncia do crime, (desfavorvel).

Assim, fixo a penabase privativa de/liberdade pelo crime descrito no art. 33 caput da Lei 1.3VI3/06,yem 11 (on/.c) anos de recluso.

21

tribunal

de justia

do eslado de gois COMARCA D CROMINIA

Fao incidir a causa de diminuio de pena previsto no 4, do art. 33, da Lei 11.343/06, em seu patamar mnimo, em 1/6 (um sexto), resultando em 9 (nove) anos e 2 (dois) meses de recluso, a qual torno em definitiva, nesse patamar, diante da inexistncia de atenuante, agravante e causas de aumento a serem consideradas.

Fixo ainda pena de multa em 500 (quinhentos) dias-multa, no patamar de 1/30 do salrio mnimo vigente na poca do fato (art.

49, 1 do CP).

O regime inicial de cumprimento de pena o fechado, diante da gravidade do crime e por ser considerado hediondo.

Determino o perdimento do veculo descrito no Laudo de fls. 75/78 e dos valores apreendidos com o acusado em favor do Fundo Nacional Antidrogas, conforme art. 63, 1, da Lei 11.343/06.

Vencido o prazo sern o pagamento ou pedido

de

parcelamento da pena de multa, com amparo no artigo 51 do Cdigo Penal e no Provimento n 08/2001 da Corregedoria Geral de Justia, extraia-se a certido para incluso na Dvida Ativa do Estado.

Oficie-se ao Cartrio Eleitoral para que susnn3kos direitos polticos do sentenciado, uma vez transitada emVilgado esta sentena, enquanto durarem os efeitos da condenao, ncs termps^do art. 15, inc. III, da Constituio Federal.

22

tribunal
de justia
do siado <!c COMARCA DE CROMIN1A

Aps o trnsito em julgado, expea-se a guia de execuo penal. Oficie-se a autoridade policial para que seja providenciada a destruio da droga apreendida.

Custas pelo acusado.

Arbitro os honorrios advocatcios do defensor do acusado, Dr. Milton Santos de Souza, em 03 (trs) UHDs, nos termos da Portaria n 293/03 da Procuradoria Geral do Estado.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Cromm, J**/de maro de/20 IX

MC Juiz d Direito e

O de Castro Neto Substituio automtica

Aos Js5~ / O /2()Jc2s , recebi estes autos em Cartrio..

23

S-ar putea să vă placă și