Sunteți pe pagina 1din 5

Sistema Urinrio

O sistema urinrio constitudo pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Esta relacionado filtrao sangunea, absoro, excreo e sntese de hormnios que participam no controle da presso arterial (renina) e na eritropoiese (eritropoetina).

Rim
Os rins possuem revestimento peritoneal na face anterior, delgada cpsula de tecido conjuntivo (1) e cerca de 10 a 12 cm de comprimento. Macroscopicamente, os rins apresentam oito lobos e dezoito lbulos com duas regies distintas, a zona cortical perifrica (2) e a zona medular central (3). O hilo que d acesso aos vasos sanguneos (5 e 6), vasos linfticos e nervos est situado na concavidade renal aonde se abre a pelve renal (4). A urina produzida pelo rim conduzida pelo ureter (7) at a bexiga. Cada rim composto por aproximadamente um milho de nfrons.

Nfron
Os nfrons constituem a unidade morfofuncional dos rins. Cada nfron mede aproximadamente 6,5 cm de comprimento e constitudo por uma estrutura tubular formada pelo corpsculo renal, tbulo proximal, ala de Henle e tbulo distal. A ala de henle encontrada na zona medular e as demais partes do nfron so encontradas na zona cortical.

Corpsculo renal o corpsculo renal formado pela cpsula de Bowman e pelo glomrulo renal (tufo de capilares fenestrados) mede de 200 a 300 m de dimetro e apresenta o plo vascular e o urinfero. O folheto visceral da cpsula de Bowman formado pelos podcitos que envolvem toda extenso da rede capilar e constituem, juntamente com o endotlio vascular e as membranas basais, a barreira de filtrao glomerular. O folheto parietal formado por epitlio pavimentoso simples. Entre os dois folhetos encontrase o espao urinfero que capta o filtrado glomerular.

Aparelho justaglomerular esta estrutura participa do controle da presso arterial. formado pelas clulas justaglomerulares que so clulas musculares lisas modificadas provenientes da tnica mdia da arterola aferente e so responsveis pela sntese de renina. Outro componente a mcula densa que formada por clulas cbicas altas do epitlio do tbulo distal adjacentes ao plo vascular do corpsculo renal e que so sensveis a variaes na concentrao de sdio. Tbulo proximal esta poro do nfron apresenta epitlio cbico simples rico em microvilosidades (borda em escova) que opacifica a luz tubular. Este seguimento reabsorve em torno de 90% da gua proveniente do espao urinfero. Ala de Henle este seguimento apresenta forma de U constitudo por uma poro espessa e uma delgada. Funcionalmente participa da reabsoro de gua. Tbulo distal esta parte que se comunica com o tbulo coletor revestida por epitlio cbico simples e participa da troca de ons sdio e potssio.

Ureter
Os ureteres tem, cada um, de 25 a 30 cm comprimento e 3 mm de dimetro. Eles se originam da confluncia dos vrios clices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Histologicamente, os ureteres apresentam a camada mucosa revestida pelo epitlio polimorfo ou de transio, tecido conjuntivo subjacente e trs planos de msculo liso, circular, longitudinal e obliquo. A sua face anterior encontra-se revestida pelo peritnio. Funcionalmente, este rgo responsvel pela propulso da urina por meio de movimentos peristlticos.

Bexiga
A bexiga o rgo humano no qual armazenada a urina produzida pelos rins, com capacidade de 700 a 800 mL. um rgo oco revestido internamente pelo epitlio polimorfo ou de transio, tecido conjunto subjacente e tnica muscular composta por trs planos de msculo liso, cujas fibras musculares encontram-se entrelaadas em todas as direes, originando o msculo detrussor. A sua face superior encontra-se revestida pelo peritnio.

Uretra
A uretra apresenta epitlio de revestimento estratificado que varia do polimorfo ao estratificado pavimentoso, trs camadas musculares (circular, longitudinal e obliquo) e tecido conjuntivo adjacentes. Este rgo relaciona-se com o sistema genital masculino formando um conduto nico na regio prosttica.

Sistema urinrio (prtica)


Objetivos Compreender a estrutura histolgica dos rgos do sistema urinrio; Correlacionar a morfologia dos nfrons com sua funo. Materiais Lmina 27 Bexiga (Hematoxilina / Eosina) Lmina 29 Rim (Hematoxilina / Eosina) 1. Bexiga Na lmina de 27 identifique o epitlio de revestimento do tipo estratificado, que nesse rgo conhecido como epitlio de transio ou polimorfo, caracterizado por apresentar clulas com vrias formas e especificamente na camada superficial clulas pavimentosas e cbicas. Este epitlio encontrado no sistema urinrio, especificamente no clice renal, ureteres e bexiga e possui adaptaes fisiologia desse sistema, como por exemplo, s variaes de volume e atua tambm como barreira osmtica entre a urina hipertnica e os lquidos teciduais. Identifique o tecido conjuntivo e as camadas musculares lisas cujas fibras se dispem em vrias direes. Lembre-se que este rgo apresenta trs camadas de msculo, mas devido sua forma a individualizao delas dificultada. Observe na parte externa a presena de uma adventcia / serosa, devido ao recobrimento parcial do peritnio. Rim Visualize na lmina 29 em aumento topogrfico um rgo encapsulado que apresenta duas regies distintas. A regio cortical caracterizada por apresentar os corpsculos renais, enquanto na zona medular facilmente identificamos as pores tubulares. O rim formado por aproximadamente 1 milho de unidades morfofuncionais conhecidas como nfrons. Esta estrutura tem

2.

seu incio no corpsculo renal, formado pela cpsula de Bowman (epitlio pavimentoso simples) associada ao glomrulo renal (1) (tufo de capilares fenestrados). Entre os dois folhetos da cpsula observe o espao urinfero (2). Em alguns cortes possvel identificar o plo vascular dos corpsculos com as arterolas aferentes e eferentes, e na regio oposta a este, o plo urinfero, aonde efetivamente comea o sistema tubular do nfron. Identifique os tbulos proximais com a sua luz opacificada pela presena de clulas com borda em escova (3) (microvilosidades) e os tbulos distais com a luz clara (4). Ambos apresentam epitlio cbico simples. Identifique tambm a ala de Henle com seu epitlio pavimentoso simples (no mostrado e os tbulos coletores (epitlio cbico alto) e lembre-se que estes ltimos no fazem parte do nfron. Observe atentamente que os tbulos distais que esto prximos ao plo vascular do corpsculo renal apresentam a mcula densa (epitlio espessado) cujas clulas so sensveis aos ons de sdio (5). Estas clulas pertencem ao aparelho justaglomerular e juntamente com as clulas justaglomerulares (6) so importantes no controle da presso arterial. Estas clulas so formadas por diferenciao das clulas musculares da tnica mdia das arterolas aferentes e so as responsveis pela secreo da renina.

S-ar putea să vă placă și