Sunteți pe pagina 1din 7

Sexualidades, corporalidades e transgneros: narrativas fora da ordem. ST 16 Berenice Bento UnB Palavras-chave: diversidades sexuais, homoparentalidade, transexuais.

Corpos e Prteses: dos Limites Discursivos do Dimorfismo Um cara chegou para mim e falou assim: "Deixe eu te perguntar: voc travesti?" Eu falei: "No, eu no sou um travesti". "Voc mulher ento?" Eu fiquei pensando: "O que eu sou?! " (Carla) Esse depoimento revela as dificuldades para significar os sentimentos. Diante dele, os limites das categorias homem/mulher referenciadas no corpo-sexuado apresenta-se. Nesse momento, as convenes lingsticas que produzem seres com gnero inteligveis (homem/mulher) esbarram nos prprios limites do sistema binrio diante de seres como Carla, porque provocam uma quebra na continuidade causal entre sexo/gnero/desejo. O que o gnero? Como ele se articula com o corpo? Existe um nvel pr-discursivo, compreendido como pr-social, fora das relaes de poder-saber? O gnero seria os discursos formulados a partir de uma realidade corprea, marcada pela diferena? O gnero seria a formulao cultural dessas diferenas? Existe sexo sem gnero? Como separar o corpo/estrutura do corpo/resultado? Como separar a parte do corpo que no foi construda desde sempre por expectativas e suposies do corpo original que no est maculado pela cultura? Onde est a origem? Pensar as relaes entre gnero e corpo, apontando os processos que se articulam para dar uma aparncia a-histrica e destituda de seu contedo poltico, parece-me ser uma das preocupaes centrais da obra de Butler e de outras/os tericas/os feministas queer. Para Butler, o gnero no est passivamente inscrito sobre o corpo como um recipiente sem vida. A viso que define gnero como algo que as sociedades criam para significar as diferenas dos corpos sexualizados assenta-se em uma dicotomia entre sexo (natureza) versus gnero (cultura)1 . Segundo essa viso, a cultura moldaria, imprimiria nesse corpo inerte e diferenciado sexualmente pela natureza as marcas de cada cultura. Ao contrrio, seguindo Butler, podemos analisar gnero como uma sofisticada tecnologia social heteronormativa2, operacionalizada pelas instituies mdicas, lingsticas, domsticas, escolares e que produzem constantemente corpos-homens e corpos-mulheres. Uma das formas para se reproduzir a heterossexualidade consiste em cultivar os corpos em sexos diferentes, com aparncias naturais e disposies heterossexuais naturais. A heterossexualidade constitui-se em uma matriz que conferir sentido s diferenas entre os sexos.
1

Atravs das reiteraes contnuas, realizadas mediante interpretaes em atos das normas de gnero, os corpos adquirem sua aparncia de gnero, assumindo-o em uma srie de atos que so renovados, revisados e consolidados no tempo. isso que Butler chamar de performatividades de gnero. Antes de nascer, o corpo j est inscrito em um campo discursivo determinado. Ainda quando se uma promessa, um devir, h um conjunto de expectativas estruturadas numa complexa rede de pressuposies sobre comportamentos, gostos e subjetividades que acabam por antecipar o efeito que se supunha causa. A histria do corpo no pode ser separada ou deslocada dos dispositivos de construo de um bio-poder. O corpo um texto socialmente construdo, um arquivo vivo da histria do processo de produo-reproduo sexual. Neste processo, certos cdigos naturalizam-se, outros, so ofuscados ou/e sistematicamente eliminados, posto s margens do humanamente aceitvel. A heterossexualidade, longe de surgir espontaneamente de cada corpo recm-nascido, inscreve-se reiteradamente atravs de operaes constantes de repetio e de re-citao dos cdigos socialmente investidos como naturais. O corpo-sexuado e a suposta idia da complementaridade natural, que ganha inteligibilidade atravs da heterossexualidade, uma materialidade saturada de significado, no sendo uma matria fixa, mas uma contnua e incessante materializao de possibilidades, intencionalmente organizada, condicionada e circunscrita pelas convenes histricas. Quando o mdico diz: um/a menino/a, produz-se uma invocao performativa e, nesse momento, instala-se um conjunto de expectativas e suposies em torno desse corpo. em torno dessas suposies e expectativas que se estruturam as performances de gnero. As suposies tentam antecipar o que seria o mais natural, o mais apropriado para o corpo que se tem. Enquanto o aparelho da ecografia passeia pela barriga da me, ela espera ansiosa as palavras mgicas que iro desencadear essas expectativas, mgicas, no sentido de criarem realidades. Logo depois, o mdico dir o sexo da criana e as expectativas sero materializadas em brinquedos, cores, modelos de roupas e projetos para o/a futuro/a filho/a antes mesmo de esse corpo vir ao mundo. A ecografia uma tecnologia prescritiva e no descritiva. Quando o mdico diz: parabns, mame, voc ter um/a menino/a, est pondo em discurso uma evocao performativa que amarra todos a um ato fundacional. Conforme sugeriu Preciado (2002), a interpelao " uma menina", no s performativa, no sentido de criar expectativas e gerar suposies sobre o futuro daquele corpo que ganha visibilidade atravs dessa tecnologia, seus efeitos so protticos: faz corpos. Analisar os corpos enquanto prteses significa desfazer-se da relao dicotmica corponatureza para apontar o corpo como resultado de tecnologias e o gnero como resultado de tecnologias sofisticadas que produzem corpos sexuais.

No h corpos livres, anteriores aos investimentos discursivos. A materialidade do corpo deve ser analisada como efeito de um poder e o sexo no aquilo que algum tem ou uma descrio esttica. O sexo uma das normas pelas quais o algum simplesmente se torna vivel, que qualifica um corpo para a vida no interior do domnio da inteligibilidade. H uma amarrao, uma costura, ditada pelas normas, no sentido de que o corpo reflete o sexo, e o gnero s pode ser entendido, s adquire vida, quando referido a essa relao. As performatividades de gnero que se articulam fora dessa amarrao so postas s margens, pois so analisadas como identidades transtornadas pelo saber mdico. Os corpos j nascem operados. Como sugeriu Preciado, todos estamos j mais ou menos operados/as por tecnologias sociais precisas. Todos somos ps-operados. No existe corpo livre de investimentos discursivos, in natura. O corpo j nasce maculado pela cultura. A experincia transexual nos diz que a primeira cirurgia no foi bem sucedida, que o corposexuado que lhe foi atribudo no serve para lhe conferir sentido. No entanto, este processo de reconstruo do corpo marcado por conflitos que pem s claras as ideologias de gnero, fundada no dimorfismo, e os/as colocam em posio de permanente negociadores com as normas de gnero. Essas negociaes podem reproduzir as normas de gnero, assim como desestabiliz-las ao longo dos processos de reiteraes. Aps o nascimento da criana, os investimentos discursivos dirigem-se para a preparao do corpo para que desempenhe com xito os papis de gnero: bonecas, saias e vestidos para as meninas; bolas, calas, revlveres para os meninos. Parece que nada escapa panptica dos gneros3. O mundo infantil se constri sobre proibies e afirmaes. Essa pedagogia dos gneros tem como objetivo preparar aquele sujeito para a vida referenciada na heterossexualidade, construda a partir da ideologia da complementaridade dos sexos. como se as confuses nos papis provocassem, direta e imediatamente, perturbaes na orientao sexual. A infncia o momento em que os enunciados performativos so interiorizados e se produz a estilizao dos gneros: homem no chora, sente-se como uma menina!, isto no coisa de uma menina!. Esses enunciados performativos tm a funo de criar corpos que reproduzam as performances de gnero hegemnicas. Conforme sugeriu Butler, so evocaes ritualizadas da lei heterossexual. Citaes contextualizadas e descontextualizadas O sistema binrio dos gneros produz e reproduz a idia de que o gnero reflete, espelha o sexo e que todas as outras esferas constitutivas dos sujeitos esto amarradas a essa determinao
3

inicial: a natureza constri as sexualidades e posiciona os corpos de acordo com as supostas disposies naturais. No entanto, como aponta Butler (1999), quando a condio de gnero se formula como algo radicalmente independente do sexo, o gnero mesmo se torna vago e, talvez, neste momento, se tenha de pensar que no existe uma histria anterior prpria prtica cotidiana das reiteraes. Reiterar significa que atravs das prticas, de uma interpretao em ato das normas de gnero, que o gnero existe. O gnero adquire vida atravs das roupas que compem o corpo, dos gestos, dos olhares, ou seja, de uma estilstica definida como apropriada. So estes sinais exteriores, postos em ao, que estabilizam e do visibilidade ao corpo. Essas infindveis repeties funcionam como citaes e cada ato uma citao daquelas verdades estabelecidas para os gneros, tendo como fundamento para sua existncia a crena de que so determinados pela natureza. Butler apia-se na tese da citacionalidade de Derrida (1991) para afirmar que a repetio possibilita a eficcia dos atos performativos que sustentam e reforam as identidades hegemnicas, mas, tambm so as repeties descontextualizadas do contexto natural dos sexos, principalmente as que a autora considera enquanto performatividades queer(Butler, 1998a, 1999, 2002), que possibilitam a emergncia de prticas que interrompam a reproduo das normas de gnero. As performances de gnero seriam fices sociais impositivas, sedimentadas ao longo do tempo e que gerariam um conjunto de estilos corporais que aparecem como uma organizao natural (e da deriva seu carcter ficcional) dos corpos em sexos. Dessa forma, a performatividade no um ato nico, singular: so as reiteraes das normas ou conjunto de normas. O fato de adquirir o status de um ato no presente gera o ocultamento das convenes das quais ela deriva. Alm disso, esse ato no originalmente teatral: sua aparente teatralidade produzida na medida em que sua historicidade no pode ser a todo tempo revelada. Essa repetio estilizada formar o cimento das identidades dos gneros. Mas as repeties em atos no so originalmente inventadas pelo indivduo. Nas diferentes maneiras possveis de repetio, na ruptura ou na repetio subversiva desse estilo, que se encontraro possibilidades para transformar o gnero. A sociedade tenta materializar nos corpos as verdades para os gneros atravs das reiteraes nas instituies sociais (a famlia, a igreja, a escola, as cincias). A necessidade permanente do sistema em afirmar e reafirmar, por exemplo, que mulheres e homens so diferentes por sua natureza, indica que o sucesso e a concretizao desses ideais no ocorrem como se deseja. O que nos leva a pensar que o sistema no um todo coerente e, conforme apontou Butler (1999), so as possibilidades de rematerializao, abertas pelas reiteraes, que podem potencialmente gerar instabilidades, fazendo com que o poder da lei regulatria volte-se contra ela mesma, gerando rearticulaes que apontem os limites da eficcia desse mesma lei regulatria.

Os discursos das/os transexuais revelam, entre outros aspectos, a eficcia do processo de interiorizao de um discurso assumido enquanto verdade, o que lhes provoca sofrimentos uma vez que interpretam suas dores como problema individual. No entanto, e contraditoriamente, esses sentimentos tambm revelam os limites discursivos do modelo dimrfico. Para os/as transexuais, estes conflitos so inexplicveis e muitos/as dizem que alimentam a esperana de que algum dia se descobrir uma causa biolgica para explicar suas condutas. Quais as prticas que levam o sujeito a se perceber e a se pensar como um anormal, uma aberrao, no tendo o direito existncia? O corpo-sexuado (o corpo-homem e o corpo-mulher) que d inteligibilidade aos gneros, encontra na experincia transexual os seus prprios limites discursivos, uma vez que aqui o gnero significar o corpo, revertendo assim um dos pilares de sustentao das normas de gnero. Ao realizar tal inverso, depara-se com uma outra revelao: a de que o corpo tem sido desde sempre gnero e que, portanto, no existe uma essncia interior e anterior aos gneros. Quando se problematiza a relao dicotmica e determinista entre corpo e gnero, outros nveis constitutivos da identidade tambm se liberam para comporem arranjos mltiplos fora do referente binrio dos corpos. Os corpos dos transexuais e dos no transexuais so fabricados por tecnologias precisas e sofisticadas que tm como um dos mais poderosos resultados, nas subjetividades, a crena de que a determinao das identidades est inscrita em alguma parte dos corpos. A experincia transexual reala que a primeira cirurgia que nos constituiu em corpos-sexuados no conseguiu garantir sentidos identitrios, apontando os limites discursivos dessas tecnologias e a possibilidade rizomtica de se criar fissuras nas normas de gnero.

Notas: O livro de Dona Haraway, Simians, Cyborgs and women: the reinvention of nature marca uma virada no feminismo, ou, como sugere Preciado (2001), inicia um giro ps-feminista. Para Haraway as tecnologias do corpo que produzem o sujeito moderno, assentadas nos dualismos (mente x corpo, natureza x cultura, humano x animal), esto sendo dissolvidas, dando novos e sofisticados significados para a relao entre sexo (natureza) e gnero (cultura).
2

Uma das autoras que trabalha com a tese de contrato heterossexual Monique Wittig. No seu

livro La pense straight (2001), publicado inicialmente em ingls, com o ttulo The straight mind, Wittig faz um jogo com a palavra straight (direito, reto, direto, ereto, honesto, honrado), que no

jargo gay significa heterossexual ou aquele de mente reta. A mente cor(reta), segundo Wittig, universaliza todas as suas idias e incapaz de conceber uma cultura que no ordene todos os seus conceitos sobre a base da heterossexualidade. Ainda segundo Wittig, a matriz do poder ou da dominao no a dominao de classes, nem mesmo as raas, mas a heterossexualidade. Ou seja, o contrato sexual o da heterossexualidade. Para Butler, no entanto, a separao radical que Wittig prope entre heterossexual (reto) e gay uma resposta do tipo de binarismo que Wittig define como o gesto filosfico divisrio do pensamento reto. Desta forma, a separao radical proposta por Wittig entre heterossexualidade e homossexualidade no certa, uma vez que h estruturas de homossexualidade psquica nas relaes heterossexuais e estruturas de heterossexualidade psquica nas relaes e na sexualidade gay e lsbica. O ideal de uma heterossexualidade coerente que Wittig descreve como a norma e o usual do contrato heterossexual configura-se como um ideal inatingvel. Para uma interlocuo da concepo de Butler sobre heterossexualidade obrigatria e a posio de Wittig, ver Butler (1999).
3

A concepo de poder disciplinar de Foucault (1993) nos auxilia a compreender os processos de

construo dos corpos-sexuados e da incorporao de uma estilstica corporal, uma vez que so produzidas a partir de um conjunto de estratgias discursivas e no discursivas, fundamentadas na vigilncia das condutas apropriadas. Da a referncia panptica dos gneros, em uma aluso a uma das caractersticas do poder disciplinar foucautiano.

Referncias: BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of sex. New York/London: Routledge, 1993. __________ . Gnero, Trajetrias e perspectivas. In: Cadernos Pagu. Trajetrias do gnero, masculinidades. No.11. Campinas:Pagu, 1998a. __________ . Actos performativos y constitucin del gnero: un ensayo sobre fenomenologa y teora feminista. In: Revista Debate Feminista. Mxico, a.9, v.18, octubre, 1998b. __________ . Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York/London: Routledge, 1999.

__________ . La cuestin de la transformacin social. In: BECK-GERNSHEIM, Elisabeth; BUTLER, Judith; PUIGVERT, Ldia. (orgs.) Mujeres y transformaciones sociales. Barcelona: Coleccin Apertura, 2001b. __________ . Criticamente subversiva. In: JIMNEZ, Rafael M. Mrida. (ed.) Sexualidades transgresoras: una antologa de estudios queer. Barcelona: Icaria, 2002. DERRIDA, Jacques. Limited Inc. Campinas: Papirus, 1991. HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs and women: the reinvention of nature. New York: Routledge, 1991. RICH, Adrienne. La coninte l`htrosexualit et lxistence lesbienne, in: Nouvelles questions fministes, No. 1. Paris: Tierce, 1981. PRECIADO, Beatriz. Manifiesto contra-sexual: prcticas subversivas de identidad sexual. Madrid: Pensamiento Opera Prima, 2002 WITTIG, Monique. La pense straight. Paris: ditions Balland, 2001.

S-ar putea să vă placă și