Sunteți pe pagina 1din 6

Juro

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou seco cita fontes fiveis e independentes, mas elas no cobrem todo o texto. Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes, inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Juro a remunerao cobrada pelo emprstimo de dinheiro. expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espcie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensao paga pelo tomador do emprstimo para ter o direito de usar o dinheiro at o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensao por no poder usar esse dinheiro at o dia do pagamento e por correr o risco de no receber o dinheiro de volta (risco de inadimplncia).

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Taxa bsica de juros 3 Taxa preferencial de juros 4 Juros simples 5 Juros compostos o 5.1 Taxa de juros continuamente composta 6 Juros simples vs. compostos 7 Taxa nominal vs. taxa real 8 Referncias 9 Ver tambm

[editar] Histria
Documentos histricos redigidos pela civilizao sumria, por volta de 3000 a.C., revelam que o mundo antigo desenvolveu um sistema formalizado de crdito baseado em dois principais produtos, o gro e a prata. Antes de existirem as moedas, o emprstimo de metal era feito baseado em seu peso. Arquelogos descobriram pedaos de metais que foram usados no comrcio nas civilizaes de Tria, Babilnia, Egito e Prsia. Antes do emprstimo em dinheiro ser desenvolvido, o emprstimo de cereal e de prata facilitava a dinmica do comrcio.

Na Idade Mdia, considerava-se crime ( chamado crime de usura), algum emprestar dinheiro pretendendo receber uma quantia maior do que o valor emprestado aps um tempo. Existem diversas teorias que tentam explicar porque os juros existem. Uma delas a teoria da Escola Austraca, primeiramente desenvolvida por Eugen von Boehm-Bawerk. Ela afirma que os juros existem por causa da manifestao das preferncias temporais dos consumidores, j que as pessoas preferem consumir no presente do que no futuro.

[editar] Taxa bsica de juros


A taxa bsica de juros corresponde menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referncia para todos os contratos. tambm a taxa a que um banco empresta a outros bancos. No Brasil, a taxa de juros bsica a taxa SELIC, que definida pelo Comit de Poltica Monetria (COPOM) do Banco Central, e corresponde taxa de juros vigente no mercado interbancrio, ou seja, a taxa aplicada aos emprstimos entre bancos para operaes de um dia (overnight) - operaes estas lastreadas por ttulos pblicos federais. A taxa bsica de juros, estabelecida pelo governo, atravs do Banco Central, para remunerar os ttulos da dvida pblica, um importante instrumento de poltica monetria e fiscal. Em 20 de julho de 2011 a taxa bsica de juros se elevou pela quinta vez seguida alcanando a marca de 12,5 pontos percentuais. O maior desde janeiro de 2009. Ao elevar a Selic, o objetivo do BC fazer com que o custo do credirio tambm suba e, com isso, diminua o consumo da populao para conter a alta da inflao.[1] De forma anloga, nos Estados Unidos, a taxa bsica de juros fixada pelo Comit Federal de Mercado Aberto do Fed (o sistema de bancos centrais dos EUA), com base na remunerao dos Federal Funds, que so os ttulos que lastreiam emprstimos interbancrios overnight, que tm como finalidade a manuteno do nvel das reservas bancrias depositadas no banco central.

[editar] Taxa preferencial de juros


A taxa preferencial de juros (em ingls, prime rate) a taxa de juros bancria cobrada dos clientes preferenciais, isto , aqueles que tm as melhores avaliaes de crdito. determinada pelas condies de mercado (custos bancrios, expectativas inflacionrias, remunerao de outros ativos, etc.). Em geral, a taxa preferencial de juros adotada por grandes bancos tende a ser a referncia para todo o setor bancrio e normalmente ser a menor taxa do mercado.[2] Geralmente a taxa preferencial supera em alguns pontos a taxa bsica. Mas, na Inglaterra e na Eurozona, a taxa preferencial de juros corresponde exatamente taxa vigente no mercado interbancrio, e funciona como taxa bsica de juros. o caso da Libor e da Euribor. A Libor (London Interbank Offered Rate) a taxa preferencial de juros que remunera grandes emprstimos entre os bancos internacionais operantes no mercado londrino e tambm utilizada como base da remunerao de emprstimos em dlares a empresas e instituies governamentais. Euribor (Euro Interbank Offered

Rate) a taxa de juros usada nas operaes interbancrias, feitas em euro, entre os pases da Eurozona.[3]

[editar] Juros simples


No regime dos juros simples, a taxa de juros aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, no considera que o saldo da dvida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. A frmula de juros simples pode ser escrita da seguinte maneira:

, onde

Valor Futuro (do ingls Future Value) Valor Presente (do ingls Present Value) Taxa de juros (do ingls Interest Rate) Nmero de perodos

Exemplo numrico Uma pessoa toma emprestado $100 ( ) para pagar em 2 meses ( ) com taxa de juros de 10% ao ms ( ), calculados conforme o regime de juros simples. Depois de 2 meses essa pessoa ir pagar $120, conforme a frmula:

[editar] Juros compostos


No regime de juros compostos, os juros de cada perodo so somados ao capital para o clculo de novos juros nos perodos seguintes. Nesse caso, o valor da dvida sempre corrigida e a taxa de juros calculada sobre esse valor. A frmula de juros compostos pode ser escrita da seguinte maneira:

, onde

Valor Futuro (do ingls Future Value) Valor Presente (do ingls Present Value) Taxa de juros (do ingls Interest Rate) Nmero de perodos

Exemplo numrico

Uma pessoa toma emprestado $100 ( ) para pagar em 2 meses ( ) com taxa de juros de 10% ao ms ( ), calculados conforme o regime de juros compostos. Depois de 2 meses essa pessoa ir pagar $121, conforme a frmula:

[editar] Taxa de juros continuamente composta


O regime de juros compostos tambm pode ser expresso atravs da taxa de juros continuamente composta. Apesar de ter o mesmo funcionamento do regime de juros compostos, a taxa de juros continuamente composta apresenta uma frmula de clculo diferente. A frmula da taxa de juros continuamente composta pode ser escrita da seguinte maneira:

, onde

Valor Futuro (do ingls Future Value) Valor Presente (do ingls Present Value) Taxa de juros continuamente composta Nmero de perodos Nmero de Euler, que equivalente a 2,718281828459...

O valor da taxa de juros , que continuamente composta, possui significado diferente do valor da taxa de juros , usada na primeira frmula. Porm, como ambas so usadas no regime de juros compostos, existe uma frmula para fazer a "traduo" de uma taxa para outra:

ou, invertendo os termos,

Diferente da taxa de juros composta, a taxa de juros continuamente composta pode ser somada. Por exemplo, se a taxa de juros continuamente composta de janeiro 3% e a de fevereiro 4%, a taxa desse bimestre 7% (esse clculo no pode ser feito com taxas que no so continuamente compostas). Devido a essa propriedade, elas podem ser usadas para facilitar a interpretao e o tratamento de bases de dados, alm de possibilitar que alguns tipos de modelos estatsticos sejam aplicados.

Apesar dessas vantagens, o uso da taxa continuamente composta est concentrado na rea acadmica e no mercado de capitais. Devido dificuldade de interpretao e clculo, essa taxa no usada para divulgar emprstimos bancrios ou alternativas de investimento para o pblico geral. Exemplo numrico Uma pessoa toma emprestado $100 ( ) para pagar em 2 meses ( ) com taxa de juros continuamente composta de 10% ao ms ( ). Depois de 2 meses essa pessoa ir pagar $122,14, conforme a frmula:

[editar] Juros simples vs. compostos


A tabela abaixo mostra os valores de um emprstimo de $ 100 com taxa de juros de 10% ao perodo sob o regime de juros simples e juros compostos. Note que essa tabela apresenta trs momentos diferentes:

Para perodos inferiores a 1 ( ), o regime de juros simples apresenta valores superiores ao regime de juros compostos. No perodo 1, o valor igual para ambos regimes. Para mais de um perodo, o regime de juros compostos apresenta valores superiores ao regime de juros simples.

Juros Simples Juros Compostos 0,00 100,00 100,00 0,25 102,50 102,41 0,50 105,00 104,88 0,75 107,50 107,41 1,00 110,00 110,00 1,25 112,50 112,65 1,50 115,00 115,37 1,75 117,50 118,15 2,00 120,00 121,00 2,25 122,50 123,92

[editar] Taxa nominal vs. taxa real

A taxa de juros nominal remunerao do emprstimo como foi explicado at este ponto. A taxa de juro real leva em considerao a variao verificada no ndice de preos, reflectindo a alterao no poder de compra do dinheiro. O seu clculo advm da equao de Fisher:

Taxa de juros real Taxa de juros nominal Taxa de inflao

Exemplo numrico Durante um ano, uma pessoa contrai um emprstimo com uma taxa de juro nominal de 10% ( ), e durante o mesmo perodo o ndice de preos cresce 5% - ou seja, a inflao de 5% ( ). A taxa de juros real nesse caso de 4,76%, conforme a frmula:

S-ar putea să vă placă și