Sunteți pe pagina 1din 5

VAMOS FALAR DE MAGIA?

(1)
Confuses e definies Vamos comear falando daquilo que a magia no , e de porque se fala tanto nela ultimamente, com o surgimento de incontveis gurus das mais variadas procedncias, roupagens e metodologias. O misticismo anda sem dvida muito em moda, nos dias de hoje. No para menos. O imenso vcuo existente entre o chamado conhecimento cientfico, e uma viso filosfica que torne seu uso coerente, fez com que a humanidade, munida de recursos que no sabe bem para que servem, corresse cada vez mais vertiginosamente para lugar nenhum, buscando sensaes que preencham sua lacuna referente a metas e objetivos claros. Com aspiraes extremamente simplificadas, resumidas apenas em se dar bem materialmente e em justificar os meios utilizados para isso com uma noo de competitividade pretensamente necessria, a sociedade humana sofre sem perceber, embora os sintomas sejam absolutamente claros, a dor de uma profunda ausncia de significado para a vida. Sente, sem decodificar cognitivamente, a profunda fragilidade do que se adotou como conduta de vida, e a do que se convencionou como cdigo de princpios. Sua existncia se resume, na prtica, a conquistar uma sobrevivncia confortvel, e por este valor que julgada sua qualidade como ser humano. Os chamados conceitos ticos so apenas frases superficiais, aplicadas de forma estereotipada em uma vida igualmente pasteurizada, onde as inumerveis nuanas do nosso comportamento so relegadas a um segundo plano e enquadradas dentro de padres que evidentemente no tm condies de explic-las, compreend-las ou sequer acomod-las de uma forma aceitvel para o esprito e suas abstraes, que so simplesmente omitidas, quando no negadas. Dentro desse quadro, natural que o ser humano, com sua atvica busca de razo para existir, se volte para o fantstico e o divino, querendo milagres que lhe dem, de graa, as respostas e os favores que a lgica absolutamente matemtica que rege tudo indica que s viro pela conquista, via mrito. Isso , claro, um prato cheio para os espertalhes e bem intencionados delirantes de planto.

Fica fcil venderem seus sistemas de pensar, fantasiosos ou apenas trapaceiros, como se fossem sistemas mgicos verdadeiros, levando multides a tentarem obter, atravs de rituais muitas vezes at tradicionais, mas praticados sem embasamento, as graas do que os antroplogos e socilogos chamam de maravilhoso pago ou maravilhoso cristo um mundo entre o mtico e o mstico onde o homem, abandonando suas limitaes, solicita e recebe dos deuses, deusas e entidades fantsticas do panteo escolhido, a realizao instantnea de seus desejos, como se fosse dele, e no de uma dinmica de incontveis processos, o poder de transformar fatos abstratos e concretos a seu bel prazer. Sem dvida, um brilhante exerccio do ego brincando de Pai (ou me) da Criao, uma histria em quadrinhos virtuais no computador da mente que, gratificado pelo alvio da iluso, venda os olhos da prpria inteligncia para fingir-se amigo do Chefe, capaz de comandar, com um estalar de dedos, qualquer contingncia do destino. O que, embora engraado, divertido e at um bom paliativo para a insegurana de encarar um mundo que nos oferece muito mais perguntas do que respostas, apenas um jogo de crianas que, na hora do vamos ver, do defrontar-se, desmorona como um castelo de cartas e deixa atrs de si s a sensao de frustrao inerente a quem descobre que viajou na maionese e tem, de repente, que encontrar uma soluo para a situao que sua prpria atitude gerou. Uma definio A magia, no entanto, outra coisa, completamente diferente. Podemos defini-la, para incio de conversa, como cincia da transformao da realidade pelo aprimoramento da conscincia, e to antiga quanto o homem, e evolui paralelamente a ele, j que o produto direto de sua percepo do universo e de seu processo de contnua renovao. Como vocs acabaram de ler, eu disse cincia, e no outro termo, porque a magia tem, antes de tudo, a mania da exatido e a sede da comprovao. Como os seres humanos, seu principal vetor de desenvolvimento, se caracterizam justamente pela relatividade de suas capacidades de ver, sentir, compreender e vivenciar, a magia, para ser precisa, necessita ter como parmetro inicial de sua atuao a constatao do bvio, ou seja, de que todas as suas manifestaes, por partirem de seres relativos, sero relativas tambm.

Assim, a magia no tem verdades operacionais definitivas. Para ela, no existem esquemas completamente equacionados, nem foras superiores ou inferiores. Isso porque, em um todo que est sempre, quando visto em partes (nica maneira de observ-lo, j que temos limites claros), em acelerada transformao, aquilo que est em cima como aquilo que est em baixo, no existindo possibilidades comparativas no arbitrrias entre o melhor e o pior, o mais evoludo ou o menos evoludo. Portanto, sempre que algum lhe falar em espritos superiores, avatares donos da verdade, ou espritos inferiores, entidades baixas (porque mais prximas de uma densidade pseudamente pejorativa), saiba que esta pessoa, mesmo que esteja vestido de Merlin (ou Fata Morrigan, no caso de uma mulher), pode ser tudo, menos um mago na acepo cientfica do termo. A magia no maniquesta, nem tem predilees por cores ou direes de fluxo, no estabelece hierarquias entre as energias, apenas sincronicidades e probabilidades de interao. Age em funo da leitura que faz das regras do jogo, conhecida pelos leigos como leis csmicas, diante das quais tudo est perfeitamente equiparado e interligado, com um aspecto no podendo existir sem o outro, todos complementando os outros e sendo por estes complementados. E o mago, o que ? A primeira caracterstica de um mago em crescimento desconfiar de sua prpria verdade sempre, continuando, em qualquer circunstncia, a tentar tornla mais completa. Deste modo, o que lhe parece ser a mais lcida certeza hoje, simultaneamente o ponto de partida para a certeza de logo mais, j que est fadada a se modificar pelo movimento cognitivo da conscincia, que est, pelas prprias leis que regem tudo, permanentemente no rumo de obter abrangncia cada vez maior. O mago, portanto, no tendo verdades fixas, tambm no tem um conjunto de dogmas que siga cegamente, nem doutrinas fechadas a pregar ou defender. Sabe, pela natureza intrnseca do conhecimento oriundo dos homens, que todos os deuses so igualmente verdadeiros e falsos. Verdadeiros porque permitem, dentro das fronteiras perceptivas de cada um, o contato com um Princpio Inteligente Criador, mesmo que deficientemente moldado por seu visualizador, e falsos porque obviamente a parte no pode

compreender e nem conhecer o que para ela o Todo, e qualquer concepo que tenha do inconcebvel por si mesma imperfeita, relativa e subjetiva. Mais que isso, percebe que, se aplicar um mnimo de lgica aos acontecimentos e ao caminho que deve trilhar para conhecer a verdade ser fatalmente o da soma dos fragmentos mais explicitamente, a reunio de um mximo de percepes individuais possveis relatando o movimento das coisas, de modo a que prismas e ngulos diferentes (porque parciais), observados em diversas pocas e civilizaes, mostrem, juntos, um quadro mais ou menos amplo das leis universais agindo. Isso significa que os magos de verdade no se atm a um conjunto de percepes exclusivo de uma nica raa ou cultura, mas buscam, na reunio de vrios desses conjuntos, uma maneira razoavelmente exata de analisar os dinamismos que compem e alteram a realidade para, utilizando-os ou interferindo neles do modo adequado, participarem conscientemente das mudanas, dirigindo-as para objetivos pr-determinados. interessante notar que a percepo do homem tem enfoques com caligrafia prpria, que traduzem seu prprio ritmo energtico. Graas a isso, um chins v o fenmeno do crescimento de uma planta como uma relao cclica do meio, o gauls como uma ddiva da fora feminina, o africano como a expresso de uma vibratria da natureza, o hindu como uma mini-respirao bramnica, os toltecas do antigo Mxico como o atrito de comunicao entre as emanaes de um todo inconcebvel e indecifrvel, matemticos e fsicos qunticos de hoje como uma inteirao entre o observador e o observado na denominada conexo de Rosten-Einstein. Podamos ainda citar os assrios, os persas, os gregos, os indgenas, os xams, os egpcios, os hebreus, os escandinavos, os nrdicos, os celtas, os incas, os sufis e uma enorme lista de povos, tradies e correntes de pensamento cujas premissas se assemelham enormemente, com incontveis pontos em comum. Todos representam, na verdade, olhares espantosamente lcidos de magos distribudos na linha do tempo, observando os mesmos movimentos com culos de diferentes cores. Em algumas situaes, a tica chinesa atua com maior eficincia prtica. Em outras, a hindu. Em outras, a da cincia (ou magia?) ocidental. O mago, para transformar a realidade atravs de sua conscincia, deve participar, compreender e utilizar o que cada uma dessas vises possibilita no tempo certo.

E tambm se preparar para dar prosseguimento ao progresso do prprio conhecimento mgico, desenvolvendo uma linguagem que leve as descobertas de sua poca e cultura para outros tempos e civilizaes. Para isso, deve conhecer profundamente as leis universais, as suas muitas facetas e, principalmente, como elas agem sobre ele prprio, para que possa manter alguma autonomia nos rumos de sua existncia. Tudo comea, inclusive, com o conhece-te a ti mesmo, regra nmero de qualquer mago que se preze. E continua no aprendizado e equilbrio de seus muitos centros de percepo, que s alinhados lhe daro a chance de aprimorar a conscincia, chave de tudo. Mas isto j outra histria, que fica para outra vez. E que vamos desenvolver em outros papos, aqui mesmo, toda semana, enquanto os lbios da sabedoria puderem se abrir para os ouvidos do entendimento.

Hugo Leal

S-ar putea să vă placă și