Sunteți pe pagina 1din 9

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF.

CADU I BIMSTRE

01. A bipolarizao das naes do globo, aps a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista poltico e principalmente militar, deu origem ao fenmeno denominado: a) Mercado Comum Europeu e Conselho de Assistncia Econmica Mtua; b) Guerra Fria c) Doutrina Bush; d) Guerra de Posio; e) Nova Poltica Econmica (NEP).

02. (VUNESP) No fim da dcada de oitenta e incio dos anos noventa a bipolaridade mundial declinou; da polaridade ideolgica e militar leste/oeste passou-se para a econmica norte/sul. Isto significa dizer que atualmente h uma oposio entre: a) O oeste rico e industrializado e o leste pobre e agrrio. b) O oeste pobre e agrrio e o sul rico e muito industrializado. c) O leste pobre e agrrio e o norte rico e industrializado. d) O sul rico e industrializado e o norte pobre e agrrio. e) O norte rico e industrializado e o sul pobre e em processo de industrializao

03. (VUNESP) A ordem geopoltica bipolar, que se desagregou quase que totalmente nas ltimas dcadas, cede lugar a uma Nova Ordem: a) multipolar b) sem polos ou centros de deciso. c) monopolar. d) neonazista. e) apoltica.

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE 04. (VEST - Rio) Cortando fronteiras com capital e tecnologia, as multinacionais otimizam mercados, recursos naturais e polticos em escala mundial. Uma nova forma de acumular lucros, uma nova diviso internacional do trabalho. KUCINSKI, Bernardo. O que so multinacionais - A nova diviso internacional do trabalho apresentada no texto tem como causa a seguinte atuao das multinacionais: a) aplicao de capitais em atividades agropastoris nos pases perifricos; b) implantao de filiais em pases de mo-de-obra barata c) participao em mais de um ramo de atividade; d) importao de matrias-primas do 3 mundo; e) explorao de novas fontes de energia. 05. A respeito do subdesenvolvimento correto afirmar que: a) o subdesenvolvimento uma situao socioeconmica caracterizada por dependncia econmica e grandes desigualdades sociais b) antes de serem pases desenvolvidos, Inglaterra, Frana, EUA e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento. c) neste incio de sculo, a principal contradio da Ordem Mundial o conflito Leste Oeste, isto , entre os pases ricos e os pases pobres. d) as disparidades socioeconmicas entre os pases surgem com as grandes navegaes (sculos XVIII e XIX), da se formando os pases subdesenvolvidos. 06. (Fuvest-SP) Diferentemente da forma keynesiana e socialdemocrata que, desde o ps-Segunda Guerra, havia definido o Estado como agente econmico para regulao do mercado e para investimento nas polticas de direitos sociais, agora, o capitalismo dispensa e rejeita a presena estatal no s no mercado, mas tambm nas polticas sociais, de sorte que a privatizao tambm tornou-se estrutural.
CHAU, Marilena, abr. 1994.

- concepo que, na atualidade, critica o keynesianismo e o Estado de bem-estar d-se o nome de:

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE a) liberalismo clssico. b) neoliberalismo. c) socialdemocracia. d) liberal-socialismo. e) conservadorismo clssico. 07. (PUC-PR) Toda riqueza criada pelo trabalho. O capital nada cria, mas ele prprio criado pelo trabalho. O valor de todas as utilidades determinado pela quantidade de trabalho necessria para produz-las.
BURNS, Edward McNalls. Histria da Civilizao Ocidental. Globo, 1964. V. II.

- Das alternativas abaixo qual traduz melhor a ideia principal contida no fragmento de texto acima? a) o princpio do Keynesianismo. b) o materialismo dialtico. c) o princpio da mais-valia. d) a luta de classes. e) a teoria da evoluo socialista. 8. (UFAL)- A partir da dcada de 1970, o panorama produtivo mundial comeou a ser alterado, dando incio ao que se convencionou chamar de Terceira Revoluo Industrial, que tem como bases: a) a busca de mo-de-obra abundante e barata, a proximidade dos mercados consumidores e a volta ao padro energtico do carvo. b) o desenvolvimento das indstrias eletromecnicas e a estreita dependncia da localizao industrial prxima s matrias-primas. c) o desenvolvimento da microeletrnica e da transmisso de informaes, a automao e a robotizao. d) a padronizao dos produtos para a homogeneizao dos mercados consumidores e o estabelecimento de linhas de montagem com operrios especializados. e) a concentrao da concepo e execuo dos produtos em um s local e a confirmao do padro energtico termeltrico.

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE 9. O texto a seguir retrata uma das faces do processo de globalizao. Sob presso dos vizinhos, Espanha e Itlia erguem barreiras contra refugiados. O sinal mais evidente da poltica de linha dura para barrar a migrao a cerca que est sendo erguida em torno de Ceuta e Melilla, dois entrepostos comerciais encravados no territrio de Marrocos, em pleno norte da frica, mas que pertencem Espanha desde o sculo XVI.
VEJA, 2 set. 1998.

- Da leitura do texto podemos inferir corretamente que a(s): a) abertura das fronteiras comerciais, em decorrncia da globalizao, no foi acompanhada da liberao dos fluxos populacionais. b) integrao econmica, alavancada pelo processo de globalizao, tem promovido a formao de uma verdadeira Aldeia Global. c) americanizao do planeta, promovida pela globalizao, tem desenvolvido a cultura dos pases africanos. d) formao de blocos econmicos tem proporcionado maior integrao entre a frica e a Europa. e) antigas metrpoles procuram resguardar, da influncia globalizante, seus domnios territoriais na frica. 10. (UERJ) O filme publicitrio comea com meninos jogando futebol na rua. Logo essas cenas passam a ser intercaladas, de forma simtrica, com imagens de Ronaldinho jogando pela seleo brasileira. [...] Uma tpica cena brasileira usada para vender uma marca americana, a Nike? [...] Com faturamento de US$ 9,2 bilhes no ano fiscal terminado em maio de 1997, a fabricante de roupas e calados esportivos Nike acabou se tornando, nos ltimos anos, um dos melhores exemplos de uma empresa global [...]. A Nike no dona de nem sequer uma fbrica, no emprega nenhum operrio, no tem nenhuma mquina. [...] Atualmente, cerca de 80% dos calados da Nike so feitos em fbricas de cinco pases Adap.: FOLHA de S.Paulo, 2 nov. 1997. asiticos [...]. - Dentre as caractersticas do atual modelo de produo industrial, a que melhor se relaciona s informaes do trecho anterior : a) mercado de trabalho que exige qualificao da mo-de-obra. b) estratgias de produo que transpem as fronteiras nacionais. c) pesquisa cientfica que promove o desenvolvimento de novas tecnologias. d) ramos industriais novos que constituem elementos dinmicos da economia. e) formao da DIT clssica, que integra mercados de diferentes regies do mundo subdesenvolvido.

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE 11. A globalizao foi reforada quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados nacionais, deslocando seu capital para regies que atendiam de forma mais adequada a seus interesses econmicos. Com a globalizao, porm, outros problemas, em mbito mundial, foram se tornando cada vez mais evidentes, exigindo solues. - Abaixo encontram-se proposies relativas a essas questes. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) O acirramento da diviso Norte Sul, baseado em critrios socioeconmicos, apresenta como destaque o grande contingente de naes subdesenvolvidas, observando-se que os pases emergentes apresentam questes sociais semelhantes aos das naes miserveis da frica. ( ) A transmisso em tempo real de acontecimentos de qualquer parte da Terra fruto do avano das telecomunicaes, como ocorreu com a Copa da frica do Sul de 2010, realizada na frica do Sul, um dos mais novos membros do BRICS. ( ) A dimenso cultural da globalizao necessria para o estabelecimento das grandes corporaes transnacionais e se manifesta por meio da msica, da televiso e de filmes, sugerindo ao mundo um padro de vida e consumo a ser seguido por todos. ( ) O terrorismo e qualquer outra atividade do crime organizado, como as mfias e o trfico de drogas, de mulheres e de crianas, encontram mais facilidades para expandir suas aes criminosas graas aos avanos tecnolgicos das comunicaes, oriundos da Revoluo Tcnicocientfica e Informacional. ( ) A globalizao da pobreza, a parte perversa da atual fase da globalizao, caracterizada pelas diferenas cada vez maiores entre ricos e pobres, quer sejam indivduos, regies ou pases, tem gerado protestos em vrias partes do mundo. 12. No mundo multipolar ps-Guerra Fria, o poder medido pela capacidade econmica: disponibilidade de capitais, avano tecnolgico, qualificao da mo-de-obra, nvel de produtividade e ndices de competitividade ( ). Outro importante aspecto o aprofundamento da tendncia de globalizao ( ) fortalecimento dos blocos econmicos supranacionais.
SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Scipione, 1998.

- Nesse contexto, os pases mais poderosos no mundo, hoje, so, alm dos Estados Unidos: a) a Itlia e o Japo. b) a Frana e a Rssia. c) a Alemanha e a Rssia. d) o Reino Unido e a Itlia. e) a Alemanha e o Japo.

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE 13. (PUC-SP) Abaixo apresentamos trs crticas frequentes sobre a globalizao. Leia-as atentamente: 1. Tem provocado uma grande homogeneizao de hbitos e costumes no mundo, produzindo nesses aspectos impactos muito positivos nas culturas locais, ocasionando assim srios problemas de identidade nos povos. 2. Estaria enfraquecendo as fronteiras nacionais, permitindo que ingressemos na era do livre comrcio, no entanto, jamais os fluxos do comrcio mundial em grande escala estiveram sob controle to poderoso. 3. Tem ocasionado um aumento da desigualdade social no mundo entre os pases e tambm internamente em cada pas, basta ver que h indicaes de crescimento da concentrao de renda em muitos pases. Noam Chomsky um intelectual americano muito conhecido, entre outras razes, por sua postura contra a poltica externa dos EUA e a globalizao. No ms de setembro de 2000 (no dia 10), ele escreveu um artigo na Folha de S.Paulo no qual reitera as posturas mencionadas. A seguir apresentamos alguns trechos: [...] nos EUA [...] os salrios da maioria dos trabalhadores estagnaram ou caram, as horas de trabalho aumentaram drasticamente [...] os benefcios e o sistema de seguridade foram reduzidos. [...] a maior parte do comrcio mundial [...] operada centralmente por meio de contratos entre grandes empresas. [...] durante os anos dourados (antes da globalizao) os indicadores sociais seguiam o PIB. A partir da metade dos anos 1970, esses indicadores vm declinando. - Assinale a alternativa que indica as crticas globalizao que se identificam com as frases de Chomsky. a) Todas as crticas. b) Somente 1 e 3. c) Somente 2 e 3. d) Somente 3. e) Somente 1 e 2. 14. A Nova Ordem geopoltica mundial, que tem prevalecido ao longo da dcada de 1990, caracteriza-se pela:

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE I. ascenso de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia a planificada e a de mercado e pela oposio Leste Oeste. II. disputa militar, poltica, econmica e ideolgica entre as duas superpotncias mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influncia. III. rivalidade/parceria entre os trs plos ou centros econmicos e tecnolgicos e pelo agravamento das disparidades entre os pases do Norte, ricos, e os pases do Sul, pobres. - Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) I, II e III. 15. (Enem) Os 45 anos que vo do lanamento das bombas atmicas at o fim da Unio Sovitica no foram um perodo homogneo nico na histria do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de guas o incio da dcada de 70. Apesar disso, a histria deste perodo foi reunida sob um padro nico pela situao internacional peculiar que o dominou at a queda da Unio Sovitica.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

- O perodo citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histrico em que houve: a) corrida armamentista entre as potncias imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domnio dos pases socialistas do Sul do globo pelos pases capitalistas do Norte. c) choque ideolgico entre a Alemanha nazista/Unio Sovitica stalinista, durante os anos 1930. d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potncias orientais, como a China e o Japo. e) constante confronto das duas superpotncias que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE 16. (Enem) Em 1999, o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatrio do Desenvolvimento Humano, do qual foi extrado o trecho abaixo: [ ] Nos ltimos anos da dcada de 1990, o quinto da populao mundial que vive nos pases de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportaes mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefnicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexes com a lnternet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distncia da renda do quinto da populao mundial que vive nos pases mais pobres que era de 30 para 1, em 1960 passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. - De acordo com esse trecho do relatrio, o cenrio do desenvolvimento humano mundial, nas ltimas dcadas, foi caracterizado pela: a) diminuio da disparidade entre as naes. b) diminuio da marginalizao de pases pobres. c) incluso progressiva de pases no sistema produtivo. d) crescente concentrao de renda, recursos e riqueza. e) distribuio equitativa dos resultados das inovaes tecnolgicas. 17. Sobre a realidade do trabalhador no sistema capitalista INCORRETO afirmar que: a) Desde que o sistema capitalista surgiu, o trabalho escravo foi completamente extinto. b) Entende-se que predomina no sistema capitalista o trabalho livre e assalariado. c) No sistema capitalista quanto mais a mo de obra qualificada, maior a sua valorizao. d) A mais-valia do trabalhador um dos elementos mais importantes do sistema capitalista. e) A remunerao ganha pelo trabalhador no reflete a sua produo de riqueza.

1 LISTA DE REVISO 3 ANO PROF. CADU I BIMSTRE 18- O desenvolvimento do capitalismo industrial promoveu uma nova forma de acumulao de riqueza. Sobre esse processo de modernizao capitalista analise as afirmativas a seguir: I. A modernizao e centralizao da produo fabril em estabelecimentos mecanizados fortaleceu a atividade artesanal. II. Um dos principais objetivos da indstria se instalar prximo a pequenas comunidades com o objetivo de atender necessidades dessa populao local. III - A implantao do sistema industrial transformou radicalmente os padres de consumo, onde a indstria passou a impor novas necessidades aos consumidores. IV. Com a modernizao do sistema capitalista foi possvel perceber uma reduo das distncias graas aos avanos das tecnologias de comunicao e transportes. - So corretas as afirmaes: a) I, II e III apenas b) II, III e IV apenas. c) III e IV apenas d) I e II apenas. e) I, II, III e IV Resoluo: 01. B 02. E 03. A 04. B 05. A 06. B 07. C 08. C 09. A 10. B 11. V V V V V 12. E 13. C 14. C 15. E 16. D 17. A 18. C

S-ar putea să vă placă și