Sunteți pe pagina 1din 2

Fisioterapia

Bacharelado
Fisioterapia uma boa ideia? o conjunto de tcnicas usadas no tratamento e na preveno de doenas e leses. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunes do organismo humano causadas por acidentes, m-formao gentica ou vcio de postura. Para isso, usa mtodos como massagem e ginstica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade fsica e funcional do paciente. Tambm faz tratamentos base de gua, calor, frio e aparelhos especiais. Alm de ajudar na recuperao de pacientes acidentados e portadores de distrbios neurolgicos, cardacos ou respiratrios, trabalha com idosos, gestantes, crianas e portadores de deficincia fsica ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitao e em clnicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, trabalha com a preveno de acidentes de trabalho e com a correo postural dos funcionrios. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianas, jovens e adultos.

O mercado de trabalho
Tramita no Congresso um projeto para que o fisioterapeuta seja includo nas equipes do Programa Sade da Famlia. Se aprovado, ainda que em carter no obrigatrio em todas as equipes pelo pas, deve aumentar o nmero de vagas para esse profissional, que, atualmente, tem seu principal empregador em clnicas especializadas e hospitais. Ele admitido para cuidar de pacientes crticos em unidades de terapia intensiva e de doentes em enfermarias e ambulatrios. Para isso, precisa dominar conhecimentos e tcnicas nas reas respiratria, neurolgica e msculo-esqueltica. A atuao do fisioterapeuta tambm vem crescendo no campo da esttica, no qual ele lida com tratamentos para celulite e recuperao de pacientes que se submeteram a cirurgia plstica. Outros nichos como a geriatria (cuidado com idosos) e a sade do trabalho oferecem boas oportunidades para o fisioterapeuta. "Tenho visto a expanso da fisioterapia dermato-funcional crescer bastante nas grandes capitais, especialmente do Sul e Sudeste", afirma Gisele de Cssia Gomes, coordenadora do curso da UFMG. Nesse caso, o profissional utiliza tcnicas manuais e outras, como eletroterapia, para tratamentos estticos. A especialidade em acupuntura reconhecida h 25 anos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e, nesse caso, o profissional trabalha em clnicas ou em atendimento particular. No entanto, em clnicas, ainda mais comum a atuao em problemas ortopdicos. Sudeste e Sul concentram a maior parte dos profissionais. Salrio inicial: R$ 1.670,00 (30 horas semanais; fonte: Federao Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais).

O curso
As disciplinas das cincias biolgicas e da sade constituem a base do currculo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Voc estuda sade pblica, recursos teraputicos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas prticas, nas quais se aprendem tcnicas de tratamento como a massoterapia (massagem), termoterapia (aplicao de calor ou frio) e hidroterapia (por meio da gua). O estgio obrigatrio no ltimo ano e, normalmente, feito em clnicas das prprias faculdades ou em hospitais conveniados. Para concluir o curso, tambm obrigatria a elaborao de um trabalho sob orientao de um professor. Durao mdia: quatro anos.

O que voc pode fazer


Atendimento domiciliar
Tratar pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, mas que no tm indicao para internao hospitalar.

Cardiologia e pneumologia
Cuidar de pacientes nas fases pr e ps-operatria. Prevenir e tratar doenas respiratrias e cardacas, alm de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exerccios ligados aos aparelhos respiratrio e circulatrio.

Dermatologia
Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir leses e acelerar a cicatrizao de queimaduras e cortes cirrgicos.

Esttica
Aplicar tcnicas como massagens em pacientes ps-cirurgia plstica e ps-cirurgia de recuperao da mama.

Fisioterapia do trabalho
Prevenir e tratar doenas relacionadas com o trabalho, como as leses causadas por esforo repetitivo (LER).

Fisioterapia esportiva
Prevenir e reabilitar leses em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

Grupos especiais
Estimular os msculos de quem sofre limitaes de movimento, como idosos e portadores de deficincia fsica. Indstria de equipamentos. Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.

Neurologia adulta
Auxiliar na reabilitao dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisias e traumatismos de coluna e crnio.

Neurologia peditrica
Auxiliar na reabilitao dos portadores de patologias e sndromes tpicas de criana, como paralisia cerebral e sndrome de Down.

Ortopedia e traumatologia
Acelerar a recuperao de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxaes. Prevenir e reabilitar leses da coluna vertebral e das articulaes causadas por postura incorreta ou esforo repetitivo.

Programa de Sade da Famlia


Prevenir e tratar doenas e reabilitar pacientes em unidades bsicas de sade e em domiclio.

Terapia Intensiva
Tratar pacientes crticos internados em UTIs, aplicando tcnicas para reabilitao respiratria, neurolgica e do aparelho msculo-esqueltico.

S-ar putea să vă placă și