Sunteți pe pagina 1din 10

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: AS COMUNIDADES NEGRAS NA FORMAO DO SUDOESTE PARANAENSE

Paulo Cesar Borges Duarte1

Mestre em Histria pela PUCRS. Acadmico de Ps Graduao em Educao para Relaes tnico-Raciais pela Universidade Oeste do Paran UNIOESTE. Professor da Faculdade de Ampre. Email: cesarduarte07@hotmail.com

1 INTRODUO

Observa-se em relao Histria e Cultura Afro-Brasileira a retomada de temas que se acreditava como esgotados em termos de analise. Um desses temas refere-se aos quilombos. A retomada dessa temtica no se d por acaso, a poltica de reconhecimento de remanescentes de quilombos e sua relao com a questo fundiria no Brasil, talvez o principal motivo do reaparecimento da questo dos quilombos. A legitimidade dos remanescentes de quilombos, principalmente sobre o reconhecimento como suas as terras onde trabalhavam e moravam ocorre na Constituio de 1988, que versa sobre o tema no artigo 68: Aos remanescentes de comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras reconhecida propriedade definitiva devendo o Estado emitir-lhes os ttulos respectivos. Um outro passo importante para o reconhecimento dessas comunidades foi dado com a criao da Fundao Cultural Palmares - FCP - que est ligada ao Ministrio da Cultura. Sobre a importncia da FCP, Zulu Arajo, o atual presidente da Fundao em entrevista para o Jornal A Tarde em 2009, assim descreve:
No dia 22 de agosto de 1988, criou a Fundao Cultural Palmares. Em verdade, a Palmares fruto de dois movimentos convergentes de um momento histrico, expressos pelos movimentos negros em suas variadas matizes, e pelo novo ordenamento poltico e jurdico do pas, materializado na Constituinte de 1988.

Dentro dos objetivos da Fundao esto: o combate ao racismo, promoo da igualdade, valorizao, difuso e preservao da cultura negra; o exerccio dos direitos e

garantias individuais e coletivos da populao negra em suas manifestaes culturais; reconhecimento e respeito s identidades culturais. Nesse artigo objetiva-se historiar sobre os quilombos no Brasil visando compreender melhor esse fenmeno social que determinou por longa data uma forma de resistncia

especifica de negros escravos no Brasil, e que, ps-escravido se mantiveram e ampliaram-se por todo o Brasil, reconhecidos como comunidades negras definidas por laos identitrios tnico-raciais e tambm laos territoriais. Ao buscar a historicidade dessas comunidades negras, deseja-se tambm apresentar as Comunidades Quilombolas de Palmas que se formaram anterior ao processo de abolio da escravido no territrio onde se situa o bairro So Sebastio do Rocio.

2 DEFINIO DE QUILOMBOS Os quilombos enquanto fenmeno social pode ser caracterizado por alguns determinantes especficos, entre eles, est o fato que esses agrupamentos humanos surgiram na frica, segundo (Ratts, 2006, p.310) a palavra Kilombo tem origem na lngua banto, e significava uma instituio sociopoltica militar conhecida na frica Central, mais especificamente na rea formada pela Repblica Democrtica do Congo. Segundo Ratts (2006), em Angola surgiram comunidades de quilombos na segunda metade do sculo XIX, naquele pas os quilombos eram denominados de Mutolo, Couto e Valhacouto. Assim como no Brasil esses grupos se formaram em Angola como forma de reao a escravido. Houve tambm quilombos em toda a Amrica espanhola, em pases, como Cuba, Colmbia e Venezuela. Segundo Ratts (2006) onde houve escravido houve quilombos. A definio de quilombos bastante heterognica depende do grupo social que esta observando o fenmeno e do momento histrico no qual ele esta sendo analisado. Nesse sentido, os senhores escravocratas sempre olharam os quilombos como espaos de vivencia de negros fugitivos. Para Souza & Brazil (2007,p.2-3)
Os estudos realizados a partir dos analistas contemporneos do perodo escravista revelaram que eles classificavam o quilombo como um problema de adaptao as contradies encontradas na Amrica, no atribuam aos maus tratos e ao desejo de libertar sua fora de trabalho.

Clovis Moura (1981, p.16) afirma que em 1740 o Conselho Ultramarino considerava quilombo toda habitao de negros fugidos que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que no tenham ranchos levantados nem se achem piles neles. Moura foi pioneiro nos estudos sobre quilombos, a partir de seus trabalhos que se comea a pensar quilombo do ponto de vista dos negros, e como forma de resistncia escravido. Segundo Moura (1994, p.24) o quilombo foi, incontestavelmente a unidade bsica de resistncia do escravo. Pequeno ou grande, estvel ou de vida precria, em qualquer

regio onde existia a escravido, l se encontrava ele como elemento de desgaste do regime servil. Do ponto de vista historiogrfico at os anos de 1980 os quilombos eram definidos como local de vivencia de negros escravos fugitivos que dessa forma resistiam escravido, e, portanto determinados historicamente pelo modo de produo escravocrata, e pela resistncia negra a condio de escravos. Dessa forma ao decorrer do tempo, estudiosos foram questionado a capacidade de o termo quilombo dar conta de todas as formas de formao e organizao de comunidades negras, principalmente, aquelas comunidades negras, construdas posterior a abolio ou ainda que se constitusse enquanto espao fsico e territorial por outros fatores, tais como, compra e doao de terras. Estudos iniciados nos anos de 1980 na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - verificaram o limitador do termo quilombo para alguns tipos de povoamento de negros. Almeida (1988) (apud Ratts, 2006,p. 315) define essa diversidade de formaes atravs do conceito de Terra de Preto. Se caracterizava como Terra de Preto aqueles domnios doados, entregues ou adquiridos a famlias de ex-escravos, ou ainda, aqueles quilombos que permaneceram isolados posterior a escravido. Aps a constituio de 1988 e sobre

orientao de parlamentares negros ou comprometidos com o movimento negro essas comunidades negras comearam a ser denominadas de Remanescentes de Quilombos, denominao aceita e usada pela Fundao Cultural Palmares. Sendo assim como tipo ideal de Comunidade de Remanescentes de Quilombos podemos caracterizar, sempre respeitando as especificidades histricas e sociais de cada comunidade, da seguinte forma segundo a FCP:
As comunidades remanescentes de quilombos caracterizam-se, em sua maioria, por serem de predominncia negra, rurais, com atividades scio-econmicas que integram a agricultura de subsistncia, atividades extrativas (minerais e/ou vegetais), pesca, caa pecuria tradicional (pequena quantidade de animais de pequeno, mdio e grande porte), artesanato e agroindstria tradicional e/ou caseira voltada principalmente para a produo de farinha de mandioca, azeites vegetais e outros produtos de uso local que normalmente so comercializados tambm.

Por essa discrio podem-se pensar dois elementos chaves para caracterizao identitrias bsicas nas comunidades quilombolas o territrio e a etnicidade. Sobre etnicidade precisam-se fazer alguma considerao a priori, ou seja, predominantemente negras, no significando exclusivamente negra. Essa discusso tem sido muito corrente entre os estudos sobre quilombos, incluindo nesse nterim novas interpretaes sobre Palmares, principalmente a luz da interdisciplinaridade, em especial na utilizao das pesquisas arqueolgicas que segundo Funari (2001) verificou no territrio onde se localizava o Quilombo de Palmares uma

diversidade de cermicas amerndias, europias e mescladas, evidenciando justamente uma heterogeneidade tnica no Quilombo de Palmares. Essa heterogeneidade j havia sido verificada por Jos Joo dos Reis (1996) principalmente sobre a existncia de uma relao estreita nos quilombos entre negros e ndios. Segundo Funari (2001) o territrio de Palmares compreendia nove aldeias em 1640, seguindo o nome dado as aldeias pode-se afirmar que duas tinha origem amerndias (Subupira e Tabocas) uma portuguesa (Amaro) e as outras bantos (Macaco, Aldalaquituche, Aqualtene, Dambrabanga, Zumbi, Arotirene). Essa heterogeneidade se explica pela prpria formao histrica brasileira marcada pela heterogeneidade social. Para Funari (2001, p. 11)
Neste contexto, a interpretao arqueolgica faz-se muito relevante. Se as sociedades so heterogneas, compreendendo diferentes e maleveis grupos sociais, no razovel buscar pureza e homogeneidade no passado. Se todas as sociedades so caracterizadas por divises e conflitos e se as sociedades histricas apresentam divises em classes, ilgico buscar por modelos ednicos no passado. A evidncia arqueolgica de Palmares parece confirmar que a heterogeneidade era caracterstica tanto da sociedade colonial, como da quilombola. O racismo e a discriminao levaram muitos ativistas a buscar um estado independente africano.

Era necessrio antes de entrar na ltima parte deste artigo fazer essa ressalva que acredito esclarecedora do ponto de vista de historiar sobre quilombos, relacionada idia que se reproduzia nesses locais relaes sociais que de certa forma reproduziam-se no Brasil colonial e imperial.

3 TERRITORIALIDADE E IDENTIDADE TNICA Do ponto de vista conceitual podemos, a partir das questes apresentadas acima, afirmar que historicamente o quilombo um fenmeno histrico e social definido como local onde viviam negros escravos fugitivos. Segundo Souza e Brazil (2001) as comunidades de negros ex-quilombolas e negros libertos pela Lei urea mudam o foco de sua luta, que deixa de ser pela defesa da liberdade e torna-se pela defesa da terra. Portanto Souza e Brazil (2001, p. 9)
A partir de ento, a definio de uma comunidade rural e, a seguir, urbana, como quilombola, no se deu atravs do reconhecimento de sua origem em um quilombo, na pr-Abolio, mas da simples autoproclamao como quilombolas de grupo social estvel ou semi-estvel com algum grau de ancestralidade africana. A questo da legalizao das terras dos chamados remanescentes de quilombos brasileiros passa hoje pelas discusses em torno da questo da identidade e da territorialidade.

Essa mudana de foco de luta dos negros, ps-escravido, tambm muda o foco da analise sobre os quilombos, adequadamente denomina-se agora de Comunidades Negras, urbanas ou rurais, dependendo do espao fsico e territorial em que se formam. Em relao s Comunidades Negras Rurais, trazem a tona um debate por dcadas no tratado pela historiografia, o papel dos negros na formao rural brasileira. A literatura sobre o tema sempre apontava a formao dos grandes latifndios constitudos a partir da chegada da colonizao Lusa, ou das pequenas propriedades no sul do Brasil, compostas majoritariamente pelos descentes de europeus chegados nos finas do sculo XIX, em especial, talos e Teutos. A margem das grandes propriedades agrcolas surge um contingente humano de negros, caboclos e mestios que ficam foram do processo produtivo da grande propriedade, justamente esses homens e mulheres que atravs da compra ou doao de terra vo construir espaos de convivncia, muitas vezes isolado que permitiram a construo de traos identitrios muito especficos. Segundo Maestri (2004) foi onde originou um campesinato negro como j havia ocorrido com os caboclos descendentes dos nativos. Essas comunidades que se formaram tinham alguns elementos bsicos na construo de suas identidades, entre eles, a terra e o trabalho na terra. Para Souza e Brazil (2001) esses lugares de formao das comunidades negras surgem em espaos arredios, isolados, sem visibilidade social. Segundo Anjos e Pereira (2004) espaos identificados como no-lugares a onde vivem as pessoas marcadas por alguma forma de excluso de opresso, de segregao social. As polticas de reconhecimento dos remanescentes de quilombos, que teve origem com a Constituio de 1988 e posterior o aparecimento da FCP, leva que muitas comunidades de remanescentes surgiram posteriores a abolio, e nem sempre se formaram como posse da terra por negros fugitivos, e que outras formas de ocupao do espao territorial tambm era possvel. As polticas de reconhecimento indicam que a luta dos negros muda de foco e centra-se na questo de titulao das terras, nesse sentido em 2003 foi aprovado o Decreto Federal n 4887/034 que conferiu ao Instituto nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA , ligado ao Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA o papel de regulamentao fundiria das terras remanescentes de quilombo, tendo como critrio a autoatribuio dos quilombolas como remanescentes, a partir da encaminha-se um longo processo legal de reconhecimento dessas terras.

4 TERRITORIALIDADE E IDENTIDADE TNICA NO BAIRRO SO SEBASTIAO EM PALMAS PR

Palmas primeiro Municpio do Sudoeste paranaense, sua ocupao feita atravs do modelo tradicional de colonizao Lusa que ocorreu em todo o Brasil baseado no latifndio e no caso de nossa regio em territrios como Guarapuava e Palmas atravs da pecuria. A presena da comunidade negra nessa regio intensa, os afro-descendentes chegaram em Palmas como escravos dos primeiros fazendeiros que se instalaram no municpio originrios do Rio Grande do Sul. Segundo Ferreira e Nascimento (2010) os negros tambm ocuparam esses territrios de outras maneiras, alguns vieram do municpio de Guarapuava, outros so remanescentes da Guerra do Paraguai, alm disso:
escravos tambm vieram libertos, como o caso da fundadora da comunidade Adelaide Maria Trindade. Em seguida chegaram escravos fugidos, que aproveitando a situao da Revoluo Farroupilha que estava em andamento no Rio Grande do Sul, conseguiram a liberdade e a possibilidade de ficarem prximos de seus parentes na Comunidade de So Sebastio do Rocio. (Ferreira e Nascimento, 2010, p.3)

Ferreira e Nascimento (2010) afirmam que nas atas da Cmara Municipal da Freguesia de Palmas de 1839 j se encontra informaes sobre a existncia do Bairro de So Sebastio que dar origem a duas das trs comunidades remanescentes de quilombo em Palmas que so as comunidades de Adelaides Maria Trindade e Castorina da Conceio. O nome do Bairro conforme Marques (2008) teve origem com a chegada dos moradores que trouxeram juntos a imagem de So Sebastio, trouxeram tambm imagens de Nossa Senhora dos Remdios, Nossas Senhora da Sade e So Benedito. A Autora durante sua pesquisa de doutorado junto comunidade do bairro, percebeu que So Benedito ao passar dos tempos foi deixado de ser cultuado pelos membros da comunidade, seja pelo lugar secundrio que ele ocupa no altar da igreja seja pelo fato da imagem no participar mais das procisses religiosas da comunidade. A religiosidade um elemento importante para construo da identidade da comunidade, conforme entrevista feita por Marques (2008) as antigas moradoras dizem que a imagem de So Sebastio,tem a idade da cidade de Palmas, mais adianta afirma ainda So Benedito que tambm santinho dos Pretos1. A questo da religiosidade se articula com outros elementos significativos para construo da identidade dos afro-descentes do Bairro

Essa fala de Dona Maria Arlete, de 2005, contida na tese de Doutorado Sonia Maria de Sousa Marques (2008, p. 158)

So Sebastio, como remanescentes de quilombos, tais como as questes que envolvem as festas comunitrias. 2 A territorialidade aparece como outro elemento chave na percepo do pertencimento dos habitantes do Bairro So Sebastio a uma comunidade identificada na sua origem como remanescentes de quilombo. Para Ferreira e Nascimento (2010, p. 13) o bairro surgiu a partir de seis ncleos familiares os Ferreiras, os Silvas, os Trindade, os Batistas, os Fortunato e os Santos. Conforme os autores todos sabiam que tinham ancestralidade negra, mas no tinham conhecimento das leis e dos direitos que tinham como remanescentes de quilombos. Sonia Marques( 2008) afirma que aps a possibilidade de reconhecimento do bairro como Remanescente de Quilombo, houve por parte dos moradores aquilo que ele denomina de reinveno do bairro sendo que os discursos comearam a ser construdos no sentido de afirmar a condio de comunidade quilombola e inclusive de selecionar da memria histrica da comunidade aquilo que parecia mais prximo do que se esperava de uma comunidade remanescente. Conclui a autora que seus estudos no seguem essa perspectiva, ao contrrio, buscou o relato dos mais antigos, trazer a lembrana da histria dos mais antigos para manter aquilo que ela chama de riqueza e a variabilidade das formas de sociao que esses grupos construram ao longo do tempo. (Marques, 2008,p. 176) Compreende-se que nem a memria nem os elementos constitutivos da identidade so estticos, pelo contrrio, os novos discursos, as novas prticas, as novas geraes de moradores, provocam mudanas em prticas sociais e nas memrias coletivas sobre o passado comum. Essas mudanas se fazem presentes tambm na estrutura fsica de ocupao do bairro, que na sua origem caracterizava-se por estabelecer-se entre os limites do espao urbano e do espao agrcola da cidade.
embora a comunidade localize-se no permetro urbano, durante muitos anos a grande maioria de seus habitantes, especialmente os homens desempenhavam atividades agrcolas, seja em suas prprias terras ou, trabalhando nas fazendas. comum nas falas dos entrevistados as expresses como: aqui quase nada se comprava ou, a gente plantava de tudo, criava animais e produzia tudo que precisava. Hoje se ressentem muito da falta de terra, falta-lhes terra at para fazerem uma horta comunitria. ( Ferreira, Nascimento, 2010,p.14)

Se por um lado, os mais antigos do bairro ainda lembram dos limites geogrficos da comunidade, por outro, esses limites foram se modificando ao passar do tempo, na maioria

Para os interessados em aprofundar essas questes identitarias observadas dentro do mtodo etnogrfico de pesquisa, deve ler a tese de doutorado de Sonia Maria de Sousa Marques defendida no Curso de Doutorado em Educao na UFRGS no ano de 2008.

das vezes de modo a diminuir os espaos de moradia, de trabalho e de vivencia dos moradores, isso ocorreu devido a perda de territrio para fazendeiros, para municipalidade e principalmente devido a falta de documentando das terras que viviam e no conseguiam para efeitos legais comprovar qual de fato era o tamanho do territrio da comunidade. Essa diminuio dos espaos para exercer o trabalho agrcola de subsistncias trouxe para dentro da comunidade problemas sociais tpicos da sociedade contempornea, diminuindo em muito as praticas de vivencia baseadas em laos de solidariedade e no convvio comunitrio como era o caso dos puxires a onde todos iam para a roa de um determinado morador e l todos trabalhavam at o servio ficar pronto, sem cobrarem nada pelo trabalho, sempre que algum precisava l estavam todos em mutires resolvendo a necessidade do outro ( Nascimento e Ferreira, 2010, p.13) Dessa forma observa-se que a questo da terra um tema central hoje quando fala-se na luta das comunidades negras para serem reconhecidas como comunidades quilombolas, o direito a propriedade coletiva da terra e o acesso a servios pblicos garantindo dignidade e cidadania aos remanescentes de quilombos a questo central hoje das associaes que surgem nas comunidades negras visando o reconhecimento de suas terras pelo INCRA. A reflexo feita por Marques (2008) trs, porm, um outro ponto de vista que deve ser levado em conta, ou seja, essa demanda material, no pode de forma alguma engessar ou mesmo criar uma prtica e um discurso homo gnio e estereotipado do que deve ser a identidade quilombola.

5 CONSIDERAES FINAIS

O texto acima visa historiar sobre esse fenmeno social denominado de Quilombo, que como todos os conceitos construdos para dar conta da realidade social, so determinados histrica e socialmente, nesse sentido, os Quilombos existiram em todos os locais que houve a utilizao da mo de obra escrava, sendo assim, no foi um acontecimento isolado, embora guarde suas especificidades. Do ponto de vista temporal ocorreram antes do fim da escravido sendo espaos ocupados por negros fugitivos em sua maioria, mas se constata nos estudos interdisciplinares o convvio com outros grupos tnicos igualmente excludos do processo em especial, os ndios. Posterior a escravido formao de comunidades negras continua a ocorrer em todo o territrio nacional atravs da doao e pela compra de terra, essa o novo elemento trazido nesse momento, ou seja, o foco da luta pela liberdade, muda para o foco da luta pela terra,

nesse sentido, o conceito de Quilombo tem novos significados e precisa ser redimensionado, passando a ser identificado como comunidades negras, urbanas e rurais, que no caso da ultima lana luz a uma nova problematizao, a ocupao do interior do pelo campesinato negro. Em relao ao sudoeste paranaense, o reconhecimento dos remanescentes quilombolas em Palmas abre espao para novas pesquisas em diferentes reas do saber sobre grupos tnicos que no so formados por descendentes de europeus, em especial, negros e caboclos, que foram excludos das reflexes histricas sobre o processo de ocupao desse territrio. Por fim, essas questes dos quilombos so trazidas tona pelo estado brasileiro, no sem a luta dos movimentos negros, e j vem revestido dessa nova roupagem, ou seja, a necessidade da propriedade da terra para essas comunidades, por isso que a Lei estabelece essa relao interministerial entre o Ministrio da Cultural, do Desenvolvimento Agrrio e do INCRA.

REFERNCIAS

ALMEIDA, Alfredo Wagner B de. Terras de preto, terras de santo e terras de ndio: posse comunal e conflito. Revista Humanidades, Braslia: UNB, n 15, 1988 p.42-48. ARAUJO, ZULU. 21 da Palmares tempo de cidadania e diversidade. Disponvel em: < http://www.palmares.gov.br/> Acessado em: 27.05.2010. CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 1988. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiao.htm> Acessado em: 03 de setembro de 2009. FERREIRA, Ricardo Alexandre e NASCIMENTO, Valdelirio Pinto. O legado quilombola de Palmas e a sala de aula: uma proposta de interveno pedaggica, 2010. Disponvel em: < www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2465-8.pdf?..> Acessado em: 20 de agosto de 2010. FUNARI, Pedro P. Heterogeneidade e conflito na interpretao do Quilombo de Palmares. Revista de Histria Regional. V.6,1 2001, p. 11-38 MAESTRI, Mario. As comunidades autnomas de trabalhadores escravizados no Brasil. Histria em cadernos. Revista Mestrado em Histria da UFRJ. N2, Rio de Janeiro, 1984. MARQUES, Sonia Maria dos Santos. Pedagogia do estar junto. ticas e estticas no bairro So Sebastio do Roccio. (Tese de doutorado em Educao) Porto Alegre: UFRGS, 2008. MOURA, Clovis. Histria do negro brasileiro. So Paulo: Editora tica, 1994.

MOURA, Clovis. Os quilombos e a rebelio negra. So Paulo: Brasiliense, 1981. RATTS, Alecsandro. (Re) conhecendo Quilombos no territrio brasileiro. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.) Brasil Afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autentica, 2006, p..307326. REIS, Joo Jos e GOMES, Flavio dos Santos. Liberdade por um fio: histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. SOUZA, Lauriene S. O e BRAZIL, Maria do Carmo. Linguagem, terra e poder em Mato Grosso do Sul o caso das comunidades negras rurais (1888-2006). Artigo no Publicado acessado em 2008.

S-ar putea să vă placă și