Sunteți pe pagina 1din 14

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

O "esporte na escola" e o "esporte da escola":


da negao radical para uma relao de tenso permanente
Um dilogo com Valter Bracht

Tarcsio Mauro Vago*

A idia central que apresento para este dilogo a de que a escola, como instituio social, pode produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invs de reproduzir as prticas de esporte hegemnicas na sociedade, como escreveu Bracht, estabelea com elas uma relao de tenso permanente, num movimento propositivo de interveno na histria cultural da sociedade.

Este artigo discute as relaes da escola com as prticas culturais de esporte, estabelecendo um dilogo com o livro de Valter Bracht (1992) e trazendo para essa discusso as contribuies de alguns estudiosos da histria das disciplinas escolares (Nvoa, Forquin e Chervel). A idia central defendida a de que a escola pode produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invs de reproduzir as prticas de esporte hegemnicas na sociedade, como escreveu Bracht, estabelea com elas uma relao de tenso permanente, intervindo na histria cultural da sociedade.

As prticas culturais de esporte vm sendo escolarizadas ao longo deste sculo, como um dos temas de ensino da Educao Fsica. Ento, quais as relaes possveis da escola (e do seu ensino de Educao Fsica) com as prticas culturais de esporte? Tentando refletir acerca das possveis respostas a essa pergunta, tomei como referncia o livro de Valter Bracht (1992)', Educao Fsica e aprendizagem social, o que se justifica por ser esse autor um dos mais lidos pelos professores de Educao Fsica, no Brasil (Oliveira, 1994). A inteno a de estabelecer com esse estudioso um dilogo para discutir um

dos muitos pontos trazidos reflexo pelo autor, justamente aquele que trata do ensino do esporte na escola, por intermdio da Educao Fsica. A idia central que apresento para este dilogo a de que a escola, como instituio social, pode produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invs de reproduzir as prticas de esporte hegemnicas na sociedade, como escreveu Bracht, estabelea com elas uma relao de tenso permanente, num movimento propositivo de interveno na histria cultural da sociedade.

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

EM TORNO DA AUTONOMIA E DA LEGITIMIDADE PEDAGGICA DA ESCOLA E DO ENSINO DA EDUCAO FSICA Um olhar para a escola como lugar de ''transmisso do saber acumulado" Depois de conceituar, no Captulo 1, o termo Educao Fsica como aquele que abrange as atividades pedaggicas, tendo como tema o movimento corporal e que toma lugar na instituio educacional (p.15), Bracht considera que
a Educao Fsica, em se realizando na instituio educacional, presume-se, assume o estatuto de atividade pedaggica e, como tal, incorpora-se aos cdigos e funes da prpria escola, (p.17)

Bracht prossegue demonstrando o fato de a Educao Fsica ter recebido, em sua histria no Brasil, a influncia de duas instituies: a instituio militar e a instituio esporte. O que o autor discute, ento, o grau de autonomia pedaggica (ou a "identidade da Educao Fsica", segundo ele) alcanada pela Educao Fsica nas suas relaes com essas instituies. Para definir o que seja essa autonomia, Bracht cita o socilogo alemo Niklas Luhmann:
A autonomia pressupe uma determinada interdependncia, e expressa o grau de liberdade com o qual as relaes entre o sistema e o meio ambiente podem, atravs dos critrios seletivos do sistema, ser por ele prprio reguladas (Luhmann, citado por Bracht, 1992. p.18).

H duas idias impor tantes contidas nessa considerao. A primeira a de que Bracht, aqui, defende que a escola tem seus prprios "cdigos e funes", admitindo ento que ela possua uma certa autonomia como instituio social. A segunda idia decorre imediatamente desta: a Educao Fsica (e os temas que ela vai ensinar, entre os quais o esporte), sendo constituinte da escola, assume e incorpora em seu ensino esses "cdigos e funes" da escola.

Com base na definio de autonomia de que ele se utiliza, percebe-se que Bracht, ainda aqui, refora aquela primeira idia de que a escola, sendo um "sistema", teria sim um "grau de liberdade" para estabelecer relaes com o meio ambiente por meio de seus "critrios seletivos" regulados por ela prpria. Logo, se o esporte est no meio ambiente, a escola poder relacionar-se com ele por meio dos seus prprios critrios e, ainda, regular essa relao.

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

Bracht no sustenta seus argumentos apenas na teoria dos sistemas. Ele procura complement-la com base no materialismo histrico para dizer que
os sistemas sociais no podem ser simplesmente colocados lado a lado, e sim, para superar o carter meramente descritivo da anlise, precisamos, atravs da anlise histrica, identificar a gnese dos sistemas, as suas determinaes, ou seja, atravs da categoria antropolgica do trabalho, introduzir a questo do poder nas relaes intersistemas. Isto significa perguntar, por exemplo, em que medida um sistema no tem sua identidade ou o sentido norteador das aes, determinados por outros sistemas (que constituem o seu meio ambiente) mais 'poderosos'? preciso analisar o desenvolvimento em funo de sua posio na hierarquia global (p.19).

como um "sistema" sem poder, posicionada na hierarquia social como reprodutora de aes determinadas por outros sistemas e, portanto, submissa a eles. Seus "cdigos e funes" ou seus "critrios seletivos" perdem fora. Ora, esse somente um dos muitos olhares que se pode lanar sobre a escola e um dos pontos centrais deste dilogo com o texto de Bracht.

Um outro olhar para a escola: um lugar de produo de cultura Torna-se fundamental, aqui, trazer a crtica de Antnio Nvoa quele olhar sobre a escola como lugar de transmisso de conhecimento:
Historicamente a escola foi vista como um 'lugar de cultura': primeiro numa acepo idealizada de aquisio de conhecimentos e das normas 'universais', mais tarde numa perspectiva crtica de inculcao ideolgica e de reproduo social. Num e noutro caso, ignorou-se o trabalho interno de produo de uma cultura escolar, em relao com o conjunto das culturas em conflito numa dada sociedade, mas com especificidades prprias que no podem ser olhadas apenas pelo prisma das sobredeter-minaes do mundo exterior. (Nvoa, 1994. p.15)

primeira idia a de que Bracht defende que a escola tem seus prprios "cdigos e funes", admitindo ento que ela possua uma certa autonomia como instituio social. A segunda idia decorre imediatamente desta: a Educao Fsica (e os temas que ela vai ensinar, entre os quais o esporte), sendo constituinte da escola, assume e incorpora em seu ensino esses "cdigos e funes" da escola.

Bracht entende que um dos critrios que identificam a diferenciao de um sistema diz respeito diferenciao dos papis. Isto , em que medida os diferentes papis que precisam ser cumpridos no interior de um sistema, no se confundem com outros de outros sistemas. Ou seja, um "sistema" como a escola poderia estar cumprindo papis determinados por outros sistemas "mais poderosos". Percebe-se, aqui, que Bracht abandona aquela primeira idia, registrada anteriormente, de uma possvel autonomia da Escola para estabelecer seus prprios "cdigos e funes", seus "critrios seletivos" para se relacionar com o meio ambiente e regular esta relao. Ao abandon-la, Bracht expressa um outro entendimento sobre a escola:
A instituio educacional produto de um processo de complexificao da sociedade produzido fundamentalmente pelo desenvolvimento das foras produtivas que determinou uma diferenciao de sistemas, os quais cumprem, no conjunto das relaes sociais, determinadas funes: a transmisso do saber social acumulado exigiu o surgimento de uma instituio para cumprir tal tarefa o sistema educacional (p.19).

E tambm a crtica de Andr Chervel (1990):


A concepo de escola como puro e simples agente de transmisso de saberes elaborados fora dela est na origem da idia, muito amplamente partilhada no mundo das cincias humanas e entre o grande pblico, segundo a qual ela , por excelncia, o lugar do conservadorismo, da inrcia, da rotina (p.182).

Percebe-se, ento, que Bracht agora se refere escola como um lugar unicamente da "transmisso do saber social acumulado", sendo essa a tarefa que o sistema educacional deve cumprir. Ou seja, a escola entendida como um lugar de transmisso de um conhecimento produzido sempre fora dela, por um outro sistema "mais poderoso", para usar a sua expresso. Por a, Bracht apresenta a escola

Especialmente no Captulo 1 (mas tambm nos outros trs), Bracht parece prximo das vises histricas sobre a escola criticadas por Nvoa e por Chervel. Bracht parece ainda no reconhecer o trabalho interno de produo de uma cultura escolar. E isso ter repercusses em sua discusso sobre o esporte na escola, como se ver adiante. O entendimento de Bracht no improcedente: a escola pode, sim, de um lado, estar cumprindo tambm aquela tarefa por ele exposta. Mas, de outro lado, a escola pode no se reduzir a ela, como

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

se fosse uma "correia de transmisso" de uma cultura produzida por outros "sistemas", sem intervir nela. Um outro olhar ento se pode lanar escola, reconhe-cendo-a como uma instituio que possui a capacidade de produo de uma cultura escolar. Isto , uma escola que possua certa autonomia para produzir a sua cultura, com seus prprios cdigos e critrios como o prprio Bracht havia presumido existir e, assim, estabelecer relao com o conjunto das culturas em conflito numa dada sociedade, como escreve Nvoa. A diferena fundamental, aqui, que se defende que a escola tem um movimento propositivo de interveno cultural na sociedade. Esse outro olhar para a escola fundamental para a discusso que segue e, por isso, estar sempre presente.

de fornecer "a base" para o esporte de rendimento. A escola a base da pirmide esportiva. o local onde o talento vai ser descoberto. Esta relao, portanto, no simtrica (p. 22).

Parece haver uma certa ambigidade nessa afirmao. Bracht inicialmente escreve que o esporte e a Educao Fsica "condicionam-se mutuamente". Isso d a entender que o esporte estaria influenciando (ou condicionando, ou determinando) o ensino da Educao Fsica, na escola, na exata medida do seu contrrio, isto , que a Educao Fsica tambm estaria influenciando o esporte. Contudo, ao final, depois de dizer que a Educao Fsica a "base da pirmide esportiva", Bracht afirma que a relao entre ambos "no simtrica". Ou seja, se h um plo subordinado nesta relao, este o da Educao Fsica, na escola. Nesse quadro, Bracht apresenta uma idia que se tornou muito conhecida e aceita quando de sua publicao (e aqui me incluo):
... a Educao Fsica assume os cdigos de uma outra instituio[a instituio esporte], e de tal forma que temos ento no o esporte da escola e sim o esporte na escola, o que indica a sua subordinao aos cdigos/sentidos da instituio esportiva. O esporte na escola um prolongamento da prpria instituio esportiva. Os cdigos da instituio esportiva podem ser resumidos em: princpio do rendimento atltico-desportivo, competio, comparao de rendimentos e recordes, regulamentao rgida, sucesso esportivo e sinnimo de vitria, racionalizao de meios e tcnicas. O que pode ser observado a transplantao reflexa destes cdigos do esporte para a Educao Fsica. Utilizando uma linguagem sistmica, poder-seia dizer que a influncia do meio ambiente (esporte) no foi/ selecionada (filtrada) por um cdigo prprio da Educao Fsica, o que demonstra sua falta de autonomia na determinao do sentido das aes em seu interior. (Bracht, 1992, p.22; grifo meu)

O "esporte na escola" e a negao radical do "esporte da escola" aqui, ento, que irei privilegiar as relaes da escola com o esporte, dialogando com Bracht. Sempre aproveitando o prprio texto de Bracht, nele se encontra uma breve sntese do desenvolvimento do esporte no mundo e que aqui ser citada para contextualizar a discusso:
O esporte sofre no perodo do ps-guerra um grande desenvolvimento quantitativo. Afirmase paulatinamente em todos os pases sob a influncia da cultura europia, como o elemento hegemnico da cultura de movimento. No Brasil as condies para o desenvolvimento do esporte, quais sejam, o desenvolvimento industrial, com a conseqente urbanizao da populao e dos meios de comunicao de massa, estavam agora, mais do que antes, presentes (p.22). exatamente a partir do grande desenvolvimento do esporte pelo mundo que, para Bracht, ir dar-se o fato mais marcante na histria da Educao Fsica, na escola, a partir da Segunda Guerra Mundial a sua subordinao ao esporte de rendimento: importante citar que o desenvolvimento da instituio esportiva no se d independentemente do da Educao Fsica: condicionam-se mutuamente. A esta colocada a tarefa

O entendimento de Bracht no improcedente: a escola pode, sim, de um lado, estar cumprindo tambm aquela tarefa por ele exposta. Mas, de outro lado, a escola pode no se reduzir a ela, como se fosse uma "correia de transmisso" de uma cultura produzida por outros "sistemas", sem intervir nela.

Note-se que aqui que Bracht vai abandonar aquela segunda idia registrada anteriormente a de que a Educao Fsica, realizando-se no interior do sistema educacional, poderia assumir o estatuto de atividade pedaggica, incorporando-se aos cdigos e s funes da prpria escola. Agora, o autor afirma taxativamente que a Educao Fsica "assume os cdigos de uma outra instituio", mais poderosa: a institui-

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

o esportiva. E disso resulta sua falta de autonomia pedaggica tm-se ento o esporte na escola, mas no o esporte da escola, segundo o autor. Como escreve Nvoa, Bracht parece olhar a escola apenas pelo "prisma das sobredeterminaes do mundo exterior".

E completa:
Embora os pedagogos resistam em utilizar esta nova dimenso do cotidiano de boa parte da populao como elemento de legitimao da Educao Fsica na Escola, bem provvel que a Escola, concretamente, j esteja, atravs das aulas de Educao Fsica, servindo a esta nova indstria, e a Educao Fsica esteja recebendo o reconhecimento a partir do reconhecimento tcito [que em nota de rodap Bracht traduz por

Um paradoxo: a perda da autonomia e a conquista da legitimidade pedaggica pela Educao Fsica no ensino do esporte
O esporte legitimado pela sociedade e exatamente isso que garantiria legitimidade para o ensino de Educao Fsica na escola: ensinar esporte. Mas, paradoxalmente, parece que a Educao Fsica somente seria legitimada na escola na medida em que transmitisse (ensinasse) esse elemento da cultura tal como ele se realiza nas sociedades modernas, com os cdigos citados.

consumo] destas prticas corporais na sociedade como um todo (p. 46).

Se no Captulo 1 Bracht afirma a inexistncia de "autonomia pedaggica" por parte da Educao Fsica e da escola, j no Captulo 2 o autor traz reflexo a discusso sobre a legitimidade pedaggica do ensino da Educao Fsica. A partir de citao de J. Habermas, para quem legitimidade significa que h bons motivos para que um ordenamento poltico seja reconhecido como justo e equnime (p.37), Bracht pondera que legitimar a Educao Fsica significa, ento, apresentar argumentos plausveis para a sua permanncia ou incluso no currculo escolar (p.37). Mais adiante, Bracht sugere a hiptese, entre outras, de que o fenmeno esportivo uma das verses recentes para legitimar o ensino da Educao Fsica na Escola:
[A legitimidade da Educao Fsica na Escola] tem a ver com a dimenso que assumiu o fenmeno esportivo em nossa sociedade. A dimenso quantitativa do esporte parece ser razo suficiente para que a escola assuma a tarefa de transmitir este elemento da cultura. Define-se nesta perspectiva a tarefa da Educao Fsica como a de desenvolver a capacidade de ao no desporto (p.46).

a que localizo o referido paradoxo da Educao Fsica quando ensina o esporte na escola: a Educao Fsica conquista a sua legitimidade pedaggica na medida em que perde a sua autonomia pedaggica. Servir indstria do esporte, transmitindo os seus cdigos e valores: eis a legitimidade, eis a perda de autonomia. No haver sada para esse paradoxo?

A ESCOLA, A EDUCAO FSICA E A PRTICA CULTURAL DE ESPORTE: CONSTRUINDO UMA RELAO DE TENSO PERMANENTE No se questiona aqui o fato de o esporte ter se desenvolvido mundialmente ao ponto de se ter transformado em elemento hegemnico da cultura de movimento. Esse mesmo um fato histrico. Que o esporte tenha influenciado a Educao Fsica e se transformado no seu principal (ou at o nico) contedo de seu ensino na escola nos ltimos 50 anos, disso tambm no se discorda. As questes que coloco para este dilogo so estas: a Educao Fsica, na escola, tem sido mesmo apenas e to somente um veculo de transmisso/reproduo do esporte, com os cdigos do esporte de rendimento citados por Bracht? Ela apenas est "servindo indstria do esporte"? Ou, de outra forma: a escola no possui e nem sequer desenvolveu nenhum "grau de autonomia" para, por intermdio da Educao Fsica (mas tambm de outros tempos e espaos educativos), ensinar o esporte por seus prprios cdigos, normas ou critrios? Ela se resume a realizar uma "transplantao reflexa" do esporte produzido "totalmente fora dela"? Ela no tem ou nem pode cons-

O esporte legitimado pela sociedade e exatamente isso que garantiria legitimidade para o ensino de Educao Fsica na escola: ensinar esporte. Mas, paradoxalmente, parece que a Educao Fsica somente seria legitimada na escola na medida em que transmitisse (ensinasse) esse elemento da cultura tal como ele se realiza nas sociedades modernas, com os cdigos citados. Nessas sociedades, o esporte alcana, segundo Bracht, uma "unanimidade", assim resumida por ele:
Ser esportivo, aparentar boa forma fsica, j quase no uma opo, mas sim uma imposio social. Ligada a este prticas corporais, temos o

boom do corpo ou das boom da indstria do

lazer e dos materiais esportivos, (p.46)

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

truir uma forma prpria de cultivar e ensinar o esporte?

Como prtica cultural, o esporte incorpora valores sociais, culturais, econmicos e estticos de uma dada sociedade historicamente organizada, sendo realizado em diferentes espaos sociais e culturalmente apropriado de mltiplas formas inclusive as no-autoriPor um lado, numa sociedade estruzadas. A escola um desses espaos de realiturada em moldes capitalistas de produo, zao e de apropriao da prtica cultural de esporte, e o tratamento que ela d a ele, na como a brasileira, o esporte no ficou imune a um processo de mercantilizao que paEducao Fsica, que interessa aqui.! rece sem fronteiras. O esporte incorpora (ou Assim, de um lado, pergunta-se: impos- j mesmo criado com) os valores estimulasvel a escolarizao do esporte, isto , a produ- dos por este modelo: a competio, a classifio de um "esporte da escola", que seja uma pr- cao, a seleo, a comparao, a performantica da cultura escolar, com seus cdigos prpri- ce, a vitria... enfim, aqueles mesmos cdigos os? E, de outro lado, tambm pergunta-se: como indicados por Bracht. A paulatina constituio do esporte com a propriedade de ser "de renseria isso sem o "esporte na escola"? dimento" indica uma das suas possveis forCreio que o problema central est aqui: mas de manifestao numa sociedade de molao afirmar que "temos no o esporte da escola des capitalistas. O processo de mercantilizao e sim o esporte na escola", Bracht estabelece referido pode ser exemplificado na venda de uma negao radical da possibilidade de se espaos para publicidade nos lugares da prtiter o "esporte da escola", negao que se d ca esportiva (estdios e ginsios, por exemcom a presena do "esporte na escola". Ou plo) e nos uniformes dos atletas; na compra, seja, a existncia deste impe-se de tal forma na venda ou na troca dos prprios atletas (talna escola (e escola), que inibe, inviabiliza, vez ainda a maior e mais rentvel das mercaope-se, enfim, nega a existncia daquele. dorias esportivas, com sua expresso legal na Ento, a instituio esportiva, como um lei do passe), no gerenciamento empresarial "sistema mais poderoso", que determina as aes dos clubes, num imenso mercado gerado em que uma outra instituio mais fraca, a escola (e, torno do esporte (produtos de beleza, cigarnela, a Educao Fsica) deve realizar. Em decor- ros, bebidas, roupas, calados, uma infinidade rncia, a ao da Educao Fsica na escola se de material esportivo, carros, bicicletas, molimitaria a ser a "base da pirmide esportiva", a tocicletas... tudo pode ser melhor vendido fonte dos talentos para o esporte de rendimento. quando associado ao esporte, idia de que a configurao da relao assimtrica a que se ele um bem acima de qualquer suspeita). Os referiu o autor. No limite, isso elimina a possibili- exemplos poderiam continuar, garimpados de dade de o esporte ser escolarizado, de a cultura praticamente todos os campos da atividade escolar ter o seu esporte. a perda da autonomia humana. (Castellani F, 1989; Ghiraldelli, pedaggica, ainda que com a conquista da legiti- 1989; Kunz 1991; Bracht, 1992; Linhales, 1996). Mas essa forma de existncia no ficou midade pedaggica. restrita s fronteiras capitalistas: paradoxalmente, os pases ditos socialistas tambm desenvolSim, pode-se admitir que essa uma das veram e usaram o esporte com esses mesmos possveis manifestaes do esporte na escola. cdigos, para fins polticos e ideolgicos. Mas seria essa negao radical a nica possibilidade de relao entre o esporte e a escola? Por outro lado, no entanto, o percurso histrico do esporte, no Brasil, tambm pode ser investigado a partir das tentativas de apropriao de suas vrias manifestaes, das forO esporte entra em "campo" na escola mas de resistncia ao seu controle poltico, econmico e cultural e, ainda, da produo Como prtica cultural, o esporte ocupa de outras formas de pratic-lo, por parte dos um importante lugar nas relaes sociais. As- setores populares da sociedade esse um

sim que a histria do esporte, no Brasil, evidencia a sua origem aristocrtica, mas tambm um movimento de popularizao crescente de algumas de suas manifestaes (o maior exemplo o futebol). O uso do esporte para fins polticos e ideolgicos tambm um fato (a era Vargas e a era da ditadura militar so ilustrativas; Linhales, 1996).

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

tema de investigao ainda pouco explorado por pesquisadores da Educao Fsica. No aceitando ser meros coadjuvantes da histria, os setores populares tambm buscaram (e buscam) apropriar-se das prticas culturais de esporte. O futebol, como citado, talvez seja o melhor exemplo disso: de esporte aristocrtico transformou-se num dos maiores fenmenos de massa, sendo praticado em condies diversas. Fundamental que ele tambm foi apropriado pelos setores populares." H ento muitas imbricaes a serem consideradas pelos estudiosos da Educao Fsica no percurso histrico do esporte no Brasil, para que se possa ampliar a compreenso das mltiplas formas de apropriao desta prtica cultural principalmente das apropriaes no-autorizadas das prticas culturais de esporte, por parte dos setores populares. Pois bem, essas breves consideraes histricas, aliadas quelas citadas de Bracht, tm a inteno de perguntar: poderia a escola ficar indiferente ou alheia a essa histria? Os estudos sobre a histria da Educao Fsica e do esporte j demonstraram que no. Especificamente sobre as relaes entre o esporte e a Educao Fsica na escola, tais estudos e os de Bracht so muito importantes para isso apontam a predominncia de uma relao histrica onde a submisso e a dependncia da Educao Fsica ao esporte de rendimento aparecem com muita fora (Castellani P, 1988; Ghiraldelli, 1989; Kunz, 1991; Bracht, 1992; Linhales, 1996). Nos anos 1980, essa relao de submisso comea a ser problematizada por estudiosos/as da Educao Fsica. Entre eles, os escritos de Bracht parecem indicar a existncia da referida negao radical, ao afirmar que se tem "o esporte na escola, mas no o esporte da escola". Realmente, por suas relaes com a totalidade social, da qual uma manifestao, a escola no poderia ficar alheia a todo esse processo histrico de consolidao do esporte como prtica cultural da sociedade moderna. Ele penetra por seus portes, praticado em seus espaos e em seus tempos, consolida-se como contedo de ensino da Educao Fsica

(o espao e o tempo oficiais para o seu ensino). eleito (ou imposto?) como algo digno de ser ensinado. Em suma, por esse processo histrico que se tem o "esporte na escola": o esporte entrou no "campo" da escola. No entanto, h que se investigar tambm se a escola no foi (ou ) um "campo" apropriado pelos alunos oriundos dos setores populares para o acesso prtica de esportes. E no me refiro aqui somente s aulas curriculares de Educao Fsica. Refiro-me tambm, e principalmente, s estratgias usadas para ocupao dos espaos e dos tempos escolares, ainda que contra a (ou apesar da) prpria escola, para a prtica das modalidades esportivas, e com cdigos que no necessariamente reproduzem os do esporte de rendimento, mas com a construo de regras, de tempos e de espaos prprios. Como assinalei, as apropriaes e as prticas no autorizadas de esporte por alunos e professores se constituem num interessante tema para pesquisas em Educao Fsica. Assim, diferentemente de uma negao radical do "esporte da escola" pelo "esporte na escola", considero ser frutfero para a Educao Fsica avanar no sentido de construir uma relao de tenso permanente entre eles. Uma relao de tenso permanente que se estabelea entre uma prtica de esporte produzida e acumulada historicamente e uma prtica escolar de esporte (a cultura escolar de esporte).

Assim, diferentemente de uma negao radical do "esporte da escola" pelo "esporte na escola", considero ser frutfero para a Educao Fsica avanar no sentido de construir uma relao de tenso permanente entre eles. Uma relao de tenso permanente que se estabelea entre uma prtica de esporte produzida e acumulada historicamente e uma prtica escolar de esporte (a cultura escolar de esporte).

Da negao radical tenso permanente: os/as professores/as de Educao Fsica como produtores/as de cultura na escola certo que se pode questionar os limites polticos e culturais que possui a escola para criar uma cultura escolar de esporte, com especificidades e organizao prprias para, com ela, confrontar-se com o chamado esporte de rendimento, produzido no interior de uma sociedade predominantemente capitalista e portadora dos valores desta. Consciente desses limites, creio tambm que a que se localiza a principal tarefa do/da professor/a: ser um/ uma produtor/a de cultura. Alis, uma tarefa ao mesmo tempo desafiadora e, por isso mesmo, estimulante.

10

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

Ento, a partir dessa relao de tenso permanente, pode-se discutir as possibilidades que se abrem para o ensino de Educao Fsica ao tratar da prtica cultural de esporte como um de seus temas, e a, provocando a construo de sua cultura escolar do tema esporte. O esporte que penetra o espao escolar o esporte criado e praticado culturalmente na sociedade, com interesses diversos e conflituosos, certamente. Esse esporte escolarizado e incorporado cultura escolar. Como uma prtica sociocultural da sociedade moderna, o esporte est "na escola", sim, e tudo indica a sua permanncia nela. E por que o esporte no estaria na escola? A propsito, Forquin (1992), por intermdio de Denis Lawton, chama a ateno para o fato de que
certos aspectos de nosso modo de vida, certos tipos de conhecimento, certas atitudes e certos valores so considerados, na verdade, como tendo suficiente importncia para que sua transmisso gerao seguinte no seja deixada ao acaso em nossa sociedade, mas seja confiada a profissionais especialmente formados (os docentes) no contexto de instituies complexas e custosas (as escolas), (p.31)

reflexa" dos cdigos do esporte para a escola (e de outras prticas), que ele menciona (p.22). Com esta mesma preocupao, Kunz (1994) se refere a uma "transformao didtica do esporte" a ser realizada pela escola. A "filtragem crtica" proposta por Bracht e a "transformao didtica do esporte", de Kunz, aproximam-se da idia de Forquin (1992) sobre a tarefa de "transposio didtica" que a escola pode realizar:
A educao escolar no se limita a fazer uma seleo entre os saberes e os materiais culturais disponveis num momento dado da sociedade. Ela deve tambm, a fim de os tornar efetivamente transmissveis, efetivamente assimilveis para as jovens geraes, se entregar a um imenso trabalho de reorganizao, de reestruturao, de "transposio didtica". (p.32)

Forquin se apia em Michel Verret para escrever que toda prtica de ensino de um objeto pressupe a transformao prvia deste objeto em objeto de ensino. Aplicando tal idia ao esporte, tm-se que a transposio didtica do esporte, isto , a passagem de sua condio de saber erudito para a condio de saber ensinado na escola, pressupe, ento, a sua transformao em um objeto de ensino. Se isso fundamental, no entanto, no suficiente, pois, ainda assim, continua-se no entendimento de que cabe escola apenas o papel de transmitir saberes produzidos fora dela, ainda que ela possa transformar esse saber. At aqui, no se atingiu, ainda, o entendimento de que a escola pode produzir a sua cultura escolar. em Andr Chervel (1990) que se pode encontrar um avano necessrio a esse entendimento:
A histria das disciplinas escolares expe plena luz a liberdade de manobra que tem a escola na escolha de sua pedagogia. Ela depe contra a longa tradio que, no querendo ver nas disciplinas ensinadas seno as finalidades que so efetivamente a regra imposta, faz da escola o santurio no somente da rotina mas da sujeio, e do mestre, o agente impotente de uma didtica que lhe imposta do exterior. (P193)

Creio que isso se aplica s prticas culturais de esporte. E, por isso, estranho mesmo seria ele no estar l "na escola". A questo central passa a ser, ento, o tratamento, a relao da escola com essas prticas culturais no seu processo de ensino, tanto na Educao Fsica quanto em outros espaos e tempos educativos. Veja-se que Forquin, como Bracht, tambm se refere somente "transmisso" de certos tipos de conhecimento. Mas ambos no avanam para a idia de que haja a produo de uma cultura escolar, no caso, cultura escolar de esporte. Ambos no consideram um movimento propositivo da escola na produo dessa sua cultura prpria de esporte. A esse respeito, h uma importante discusso a ser aprofundada (e que se deve estender muito alm deste artigo, obviamente). Bracht defende em seu texto que a Educao Fsica deve realizar uma "filtragem crtica" das atividades corporais, ao ensin-las, na escola, o que seria fundamental para o desenvolvimento de sua identidade pedaggica (p.24). Isso se oporia quela "transplantao

Com isso, prossegue Chervel, permanecendo totalmente no interior desse quadro ri-

11

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

gido (...) se fechou toda possibilidade de ver o movimento surgir do interior [da escola]. Note-se que Chervel se aproxima aqui daquela crtica de Antnio Nvoa a uma viso reducionista de escola. Ora, se, como afirmou Nvoa, no se pode ignorar "o trabalho interno de produo de uma cultura escolar", e agora, como registra Chervel, preciso perceber "o movimento surgir do interior da escola", pode-se, ento, admitir que a escola com a sua cultura e o seu movimento interior tem condies de estabelecer uma relao de tenso entre o saber erudito e o saber escolar, no se limitando apenas a realizar uma "transposio didtica", ou uma "filtragem crtica". Concordo, ento, com a idia de Chervel de que a escola possui sim autonomia didtica e organizacional (portanto, autonomia pedaggica, como quer Bracht) para transmitir a cultura escolar gerada em seu prprio interior, dadas as suas especificidades como instituio. Afirma-se e defende-se aqui, portanto, a escola como um lugar de produo de cultura. Cabe-lhe, ento, ao tratar do esporte, produzir outras possibilidades de se apropriar dele o processo de escolarizao do esporte e, com isso, influenciar a sociedade para conhecer e usufruir de outras possibilidades de se apropriar do esporte. Buscar uma tenso permanente entre o espao social da escola e o espao social mais amplo. E isso que caracteriza um movimento propositivo da escola em suas relaes com outras prticas culturais da sociedade. A escola pode, por exemplo, problematizar o esporte como fenmeno sociocultural, construindo um ensino que se confronte com aqueles valores e cdigos que o tornaram excludente e seletivo, para dot-lo de valores e cdigos que privilegiam a participao, o respeito corporeidade, o coletivo e o ldico, por exemplo. Agindo assim, ela produz uma outra forma de apropriao do esporte, produz um outro conhecimento acerca do esporte. Enfim, produz uma outra prtica cultural de esporte. Com ela, a escola vai tensionar com os cdigos dominantes da sociedade agregados ao esporte (principalmente com a excluso da prtica cultural de esporte a que a ampla maioria dos alunos submetida e com

a idia de rendimento e performance que predominantemente orientam o seu ensino na escola). E essa tenso possvel porque o ensino produzido e realizado na escola no se encerra nele mesmo:
As disciplinas escolares intervm igualmente na histria cultural da sociedade. Seu aspecto funcional o de preparar a aculturao dos alunos em conformidade com certas finalidades: isso que explica sua gnese e constitui sua razo social. Mas se se as consideram em si mesmas, tornam-se entidades culturais como outras, que transpem os muros da escola, penetram na sociedade, e se inscrevem ento na dinmica de uma outra natureza. (Chervel, 1990, p.220)

Da se avana para a compreenso de que o "esporte da escola" pode "intervir na histria cultural da sociedade". Ora, com essa compreenso, recusa-se aquela idia de que o "esporte na escola", com os cdigos produzidos por "sistemas mais poderosos", vai ser a negao radical do "esporte da escola", inibindo e inviabilizando a sua existncia. E supera-se tambm a idia de que a escola no pode produzir uma prtica de esporte com seus cdigos prprios, ou que isso seria algo inatingvel e mesmo derrotado de uma vez por todas. Aceita-se, ento, a idia de que no s possvel escola produzir a sua prpria cultura escolar de esporte, como tambm a idia de que com essa cultura que a escola vai intervir na histria cultural da sociedade. E exatamente a que est o lugar da tenso permanente a que me referi. Implcito est que, nesse caso, o professor e a professora de Educao Fsica, e a escola como instituio, so entendidos como produtores de uma dada cultura. A propsito, preciso que se afirme radicalmente essa capacidade de interveno da escola na sociedade, pois o que de pior poderia acontecer idia de se construir um esporte como prtica cultural portadora de valores que privilegiam, por exemplo, o coletivo e o ldico, o enclausuramento dessa idia na escola, como se ela fosse possvel e desejada somente em seu interior. Aprisionar essa idia na escola antecipar a sua morte. o que pode ocorrer, paradoxalmente, se aceitarmos que o esporte "da escola", s possa ser praticado no interior de seus muros. Aceitar isso seria negar a gnese social da escola e a sua permanente insero na totalidade social, negar que ela possa oferecer sociedade outras possibilidades de fruio do esporte. Ora, em

12

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

ltima instncia, isso seria esvaziar de sentido o ensino de esporte como um dos temas da Educao Fsica, ou, ento, at mesmo reforar o seu ensino nos moldes atuais, baseado predominantemente na excluso de muitos e na performance de poucos. No se trata, ento, de agir apenas para que a escola tenha o "seu" esporte. Trata-se de problematizar a prtica cultural do esporte da sociedade (que , ao mesmo tempo, o esporte da e na escola), para reinvent-lo, recri-lo, reconstru-lo, e, ainda mais, produzi-lo a partir do especfico da escola, para tencionar com aqueles j citados, que a sociedade incorporou a ele (e para super-los). No sendo mesmo possvel escola isolar-se da sociedade, j que a escola , ela mesma, uma instituio da sociedade, uma de suas tarefas, ento, a de debater o esporte, de critic-lo, de produzi-lo... e de pratic-lo! Ora, se se quer o confronto a tenso permanente com os cdigos e valores agregados ao esporte pela forma capitalista de organizao social para construirmos outros valores a partir da escola (a solidariedade esportiva, a participao, o respeito diferena, o ldico, por exemplo), fundamental que o faamos para toda a sociedade. Se assim, cabe escola e, mais especificamente, Educao Fsica, como uma de suas tarefas, oferecer sociedade outras possibilidades de prtica do esporte. E isso que a coloca numa posio de produzir novos conhecimentos acerca do esporte, colocando-os disposio da sociedade. O que completamente diferente e distante de ela ser apenas um lugar de transmisso de um conhecimento j pronto e inabalvel sobre o esporte, ou de apenas o transpor didaticamente para a escola. De toda forma, o fundamental que, na escola, os professores e as professoras de Educao Fsica, ao transformarem o esporte em objeto de ensino (no sentido dado por Forquin), tm condies de ampliar sua prtica para produzir uma cultura escolar de esporte. Para isso, e pensando hoje diferentemente de Bracht, acredito que a escola, os professores e as professoras de Educao Fsica j possuem um grau de "autonomia pedaggica" nessa empreitada que, sem iluses, creio at que j esteja sendo por muitos realizada (e isso certamente inclui Bracht!).

A legitimidade do ensino da Educao Fsica na escola, entre outros "argumentos plausveis ", poderia ser fortalecida no com o reconhecimento tcito de que ela reproduz e transmite o esporte de rendimento hegemnico na sociedade, mas com entendimento de que ela concretamente pode produzir uma cultura escolar de esporte, confrontando-a com as prticas culturais de esporte da sociedade.

A TENSO PERMANENTE ENTRE O ESPORTE NA ESCOLA E O ESPORTE DA ESCOLA ENCONTRADA NO PRPRIO BRACHT

Se h exemplos que podem ser aqui citados para ilustrar o confronto que estou chamando de tenso permanente entre o esporte produzido na cultura escolar e o esporte como prtica cultural da sociedade , vou busc-los no prprio livro de Bracht. Trata-se de seus dois ltimos captulos, que alis, como registrado por ele mesmo na Apresentao do livro, foram escritos cronologicamente antes dos Captulos 1 e 2. Mas continuarei obedecendo a seqncia exposta no livro. No Captulo 3, o autor procura refletir acerca da contribuio da Educao Fsica no processo de socializao de crianas e de adolescentes. Depois de salientar que existem diferentes valorizaes desse processo decorrentes de diferentes vises de mundo, ele afirma que
a socializao atravs do esporte escolar pode ser considerada uma forma de controle social, pela adaptao do praticante aos valores e normas dominantes como condio alegada para a funcionalidade e desenvolvimento da sociedade. Um dos papis que cumpre o esporte escolar em nosso Pas, ento, o de reproduzir e reforar a ideologia capitalista, que por sua vez visa fazer com que os valores e normas nela inseridos se apresentem como normais e desejveis. Ou seja, a dominao e a explorao devem ser assumidas e consentidas por todos, explorados e exploradores, como natural. (p.61)

Em outra passagem, o autor ainda mais rigoroso e tachativo na anlise sobre as possibilidades de o esporte ter um sentido educativo:

13

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

... realmente o esporte educa. Mas, educao aqui significa levar o indivduo a internalizar valores, normas de comportamento, que lhe possibilitaro adaptar-se sociedade capitalista. Em suma, uma educao que leva ao acomodamento e no ao questionamento. Uma educao que ofusca, ou lana uma cortina de fumaa sobre as contradies da sociedade capitalista. Uma educao que no leva formao "do indivduo consciente, crtico, sensvel realidade que o envolve" [citando Oliveira, 1993]. (p.63)

Mas ele defende que a tarefa dos professores de Educao Fsica


a de desenvolver uma pedagogia desportiva que possibilite aos indivduos pertencentes classe dominada, aos oprimidos, o acesso a uma cultura esportiva desmistificada. Permitir ou possibilitar atravs desta pedagogia que estes indivduos possam analisar criticamente o fenmeno esportivo, situ-lo e relacion-lo com todo o contexto scio-econmico-poltico e cultural. (p.65)

Bracht aqui ainda est preso quele olhar um tanto funcionalista da escola, da Educao Fsica e mesmo do esporte, como prtica cultural. Mas, Bracht tambm se pergunta: em que medida ou at que ponto poderemos chegar a um quadro diferente? Ou seja, o esporte escolar pode ser diferente? Pode cumprir um papel diferente do de inculcar a ideologia burguesa? E ele se posiciona sobre tais perguntas:
Embora reconhecendo as ferrenhas determinaes sociais que sobre a Educao Fsica Escolar recaem, acreditamos que no seu interior a contradio no foi suprimida, ela persiste. Embora os espaos a serem ocupados no sentido de uma ao transformadora sejam restritos, admitimos a sua existncia. Neste sentido, o da identificao destes espaos, cumpre inicialmente incluir a Educao Fsica/Esporte escolar no contexto mais amplo da Educao e, enquanto parte desta, analisar as possibilidades de contribuio/colaborao para o processo de transformao social, condio para a concretizao de uma sociedade mais justa e livre.

Aqui o seu olhar para a escola j parece mais aberto e atento s mltiplas possibilidades de apropriao deste lugar social. No seria essa "pedagogia desportiva" uma possibilidade de se construir uma relao de tenso permanente entre uma prtica escolar de esporte (o esporte da cultura escolar) e a prtica cultural de esporte hegemnica na sociedade? No Captulo 4, Bracht apresenta inmeras consideraes sobre o esporte e seu processo de socializao, com base em diversos autores. Ele relata uma pesquisa que realizou com alunos de 6= srie numa escola pblica da cidade de Santa Maria (RS). Nesta pesquisa, o autor se props a verificar os resultados da aplicao prtica de uma metodologia de ensino de esporte (modalidade basquete), a qual foi denominada Metodologia Funcional Integrativa (MFI). O que quero dela trazer ao dilogo so os animadores resultados que uma prtica pedaggica em Educao Fsica pode alcanar quando se prope a problematizar a prtica cultural de esporte realizada socialmente e a construir outras possibilidades de usufrui-la ( a isso que chamo produzir uma cultura escolar de esporte), confrontando-se com aquela perspectiva de se colocar a Educao Fsica "a servio da indstria do esporte", ou como "base da pirmide esportiva", como ele escreveu. Na concluso de sua pesquisa, o autor ainda demonstrava uma posio bastante determinista e mesmo reducionista sobre a escola e sobre a presena do esporte em seu interior, afirmando, por exemplo, que a escola reproduz a ideologia da classe dominante, concluindo com isso que o esporte na escola no deixa de veicular e reproduzir esta ideologia. Talvez seja essa posio que o acaba induzindo a uma negao radical da possibilidade de a escola produzir a sua cultura de es-

Em seguida, Bracht escreve que a escola no um instrumento homogneo da classe dominante e que, por isso mesmo, admite que nela existe um espao, embora pequeno, para o que Gadotti chama de " 'guerrilha ideolgica travada na escola". (p.65) Bracht se refere categoria da contradio e diz que os espaos para a "ao transformadora" na escola "so restritos", parecendo resignar-se a admitir que na escola s h algumas pequenas brechas, uns poucos momentos e espaos, "embora pequenos", a serem ocupados pelos professores. Ao contrrio, pelo exposto, creio que h a possibilidade concreta de um movimento propositivo da escola na produo de sua cultura escolar para tensionar com a histria cultural da sociedade.

14

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

porte, conforme tentei demonstrar. De todo modo, os prprios resultados que ele obteve na pesquisa indicam que essa sua posio determinista pode ser bastante relativizada. Ento, resgato os seus procedimentos na conduta de uma prtica escolar de Educao Fsica com o tema esporte, propostos em sua pesquisa:
- incentivar os alunos e possibilitar-lhes a participao no planejamento das aulas; - incentivar os alunos a expressarem idias para a realizao dos jogos; - conduzir reflexes e discusses com os alunos sobre as atividades desenvolvidas, levando-os a refletir quanto a: 1. importncia da participao de todos os integrantes do grupo; 2. possibilidade e necessidade de mudana de regras; necessidade de conseguir ambiente agradvel, cooperativo e de companheirismo nos jogos; - considerar as idias expressas pelos alunos e submet-las apreciao do grupo; - engajar os alunos na organizao e validao das atividades realizadas nas aulas; - levar em considerao a importncia de uma disciplina funcional, espontnea, em contraposio disciplina imposta; - explorar e utilizar a colocao de problemas aos alunos, com o objetivo de lev-los atividade reflexiva; -limitar ao mnimo indispensvel a direo pessoal das atividades, (p.90)

...na MFI prev-se o envolvimento dos alunos no processo de regulamentao dos jogos, o que implica a criao pelos alunos de seus prprios papis representativos, (p.105)

A partir disso, foi possvel ao autor verificar uma melhoria significativa nas categorias por ele construdas e analisadas, comparadas com uma metodologia tradicional de ensino de esporte. Por exemplo, houve na categoria chamada "nvel de participao" uma freqncia dos alunos s aulas muito superior, com uma participao com "maior entusiasmo e maior alegria" e "um envolvimento consciente nas decises de aula" (p.99). Tambm na categoria "contatos sociais", houve melhoria significativa na comunicao entre os alunos, e conseqentemente na participao deles na organizao das atividades da aula e na superao dos conflitos, quando se pretende exercitar a cooperao (p.100). E um ltimo exemplo retirado da categoria "mudana de regras/expresso de idias" onde houve, por parte dos alunos, uma "maior freqncia de expresso de idias e sugestes de mudanas de regras ocorridas nas aulas desenvolvidas com a MFI". Com isso, os alunos transformaram regras internacionais do esporte e puderam construir outras.

Ora, esses exemplos retirados da pesquisa e da prtica pedaggica de Bracht no E tambm alguns aspectos da metodo- so outra coisa seno a construo por prologia empregada: fessores e alunos, na escola, de outras possibilidades de praticar o esporte: a isso que ... na metodologia que propomos, a MFI, alm chamo produo de uma cultura escolar de esde buscar a eliminao da dominao pela autoridade, sem no entanto renunciar o direito porte.
e o dever do professor de indicar uma direo, indicadora do compromisso poltico assumido, procura-se mostrar o esporte numa perspectiva crtica, onde os alunos possam realmente "fazer" o seu esporte levando em considerao as caractersticas de sua realidade infantil e existencial (social, econmica, poltica, cultural), e no apenas praticar o esporte. Para isso, entre outras coisas, o aluno tem de participar ativa e conscientemente do processo de normatizao que determina as condies das interaes no esporte. ( p.109, grifo meu) A MFI substitui tambm a prioridade dada pela metodologia tradicional ao ensino dos gestos e ao aprendizado das regras esportivas internacionais, pela vivncia do jogo, procurando transformar as aulas num campo de ao e vivncia social, (p.109)

E ento retomo aquelas questes que apresentei para este dilogo: ser que no houve autonomia pedaggica na realizao desta prtica escolar? Creio que houve sim, pois o mais significativo da pesquisa de Bracht, a meu ver, que ela realiza concretamente o esporte da escola, sem "servir indstria do esporte" e sem fazer uma "transplantao reflexa" do esporte de rendimento para a escola. Houve, alm disso, tanto uma "transformao do esporte em objeto de ensino" com aquele "imenso trabalho de reorganizao, de reestruturao" de um saber acumulado historicamene, como escreveu Forquin, mas principalmente houve uma produo de novas formas de praticar o es-

15

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

porte na escola, com a participao do professor e dos alunos. Bracht realizou o que Chervel chamou de "liberdade de manobra que tem a escola na escolha de sua pedagogia". E, ento, as finalidades da escola no foram a "regra imposta", a escola no foi o "santurio da rotina e da sujeio" e nem tampouco foi o professor "o agente impotente de uma didtica que lhe imposta do exterior", conforme reclamava Chervel. Enfim, com aquela prtica escolar, Bracht produziu uma cultura escolar em relao com o conjunto das culturas em conflito numa dada sociedade, mas com especificidades prprias (...), como defende Nvoa. E, ainda, no ocorreu aquele paradoxo a que me referi, onde a Educao Fsica conquista a sua legitimidade pedaggica na medida em que perde a sua autonomia: os resultados da pesquisa indicam que ambas ocorreram numa mesma prtica escolar ou seja, a prtica escolar de Educao Fsica assim construda superou a subordinao ao esporte de rendimento e, ao mesmo tempo, conquistou uma maior legitimidade, quer seja entre os alunos quer seja, por extenso, na escola. Pode-se dizer, assim, que a Educao Fsica agora tem os "argumentos plausveis" reclamados por Bracht para justificar a sua presena no currculo escolar. E isso tambm a concretizao da sua interveno na cultura da sociedade (ainda que numa microssociedade). Em sntese, entendo que a pesquisa de Bracht mostra a possibilidade concreta de se estabelecer uma relao de tenso entre o esporte da escola (com seus cdigos prprios) e o esporte como prtica cultural da sociedade (com os atuais cdigos hegemnicos citados). Creio ento que se pode pelo menos relativizar o efeito daquela afirmao do prprio Bracht de que se tem o esporte na escola, mas no o esporte da escola. Existe, a meu ver, uma prtica cultural de esporte na sociedade que certamente penetra a escola, e ela, na medida em que produz uma cultura escolar de esporte, pode relacionar-se com essa prtica, confrontando-a, colocando-a em conflito, enfim, estabelecendo com ela uma tenso permanente.

RESGATANDO AS IDIAS ABANDONADAS POR BRACHT Neste artigo, afirmei que Bracht teria abandonado duas idias. A primeira a de que a escola, como um sistema, teria um grau de liberdade para estabelecer e regular os seus prprios critrios seletivos de relao com o meio ambiente (com os outros sistemas). E a segunda a de que a Educao Fsica assume e incorpora os cdigos e as funes da prpria escola. Pois bem, creio que neste dilogo tenha ficado explcito que considero procedentes essas duas idias de Bracht, e mesmo de fundamental importncia para o entendimento do lugar da escola na sociedade, das suas possibilidades de interveno cultural. No seria, ento, o caso de se resgatar as duas idias do prprio Bracht? Finalizando, registro que ainda que o dilogo com Bracht aqui tenha sido em torno do tema esporte, as reflexes aqui expostas, notadamente sobre a relao de tenso permanente entre um saber produzido socialmente e a cultura escolar, podem ser, em minha opinio, articuladas aos demais temas do ensino de Educao Fsica, como a ginstica, a dana, as lutas, os jogos populares. Seria o caso, ento, de se ampliar a discusso sobre a produo, pela Educao Fsica, de uma cultura escolar de prticas corporais ldicas. Tema para muitos dilogos! E para prosseguir este dilogo, muito importante perguntar como Valter Bracht discute hoje as relaes entre o esporte e a escola. Motiv-lo a escrever sobre tais relaes tambm um dos objetivos deste dilogo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRACHT, Valter. Aprendizagem social e Educao Fsica. Porto Alegre: Magister, 1992. CASTELLANI FILHO, Lino. Educao Fsica no Brasil: a histria que no se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988. CHERVEL, Andr. Histria das Disciplinas Escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa.

16

Movimento - Ano III - N 5 - 1996/2

Teoria e Educao, Porto Alegre: Pannonica, n.2, p. 177-229, 1990. FORQUIN, Jean-Claude. Saberes Escolares, imperativos didticos e dinmicas sociais. Teoria e Educao, Porto Alegre: Pannonica, n.5, p.2854, 1992. GHIRALDELLI JNIOR, Paulo. Educao Fsica progressista; a pedagogia crticosocial dos contedos e a Educao Fsica brasileira . So Paulo: Loyola, 1988. KUNZ, Elenor. Educao Fsica: ensino e mudanas. Iju:UNIJU, 1991. ____. Transformao didtico-pedaggica do esporte. Iju: Uniju, 1994 LINHALES, Meily Assb. Trajetria poltica do esporte no Brasil: interesses envolvidos, setores excludos. Belo Horizonte: UFMG, 1996. (Dissertao, Mestrado em Cincia Poltica.) N VOA, Antnio. Histria da educao: perspectivas atuais. 1994 (mimeo.) OLIVEIRA, Vtor Marinho de. Consenso e conflito da Educao Fsica brasileira. Campinas: Papirus, 1994.

constitui-se de uma coletnea de quatro artigos, sendo trs anteriormente publicados pelo autor, em momentos diferentes. Neste texto, as referncias sero sempre ao livro. Segundo o Novo dicionrio Aurlio, dilogo quer dizer: " 1. Fala entre duas ou mais pessoas; conver sao, colquio; 2. Obra literria ou cientfica em forma dialogada. 3. Troca ou discusso de idias, de opinies e de conceitos, com vista soluo de problemas, ao entendimento ou harmonia; comu nicao; 4. (...)."
!

O tratamento que a escola, como instituio, e os/ as alunos/alunas, como sujeitos, do ao esporte tam bm poderia ser discutido em outros tempos e espaos escolares (o recreio e o ptio, por exem plo), e no s no ensino de Educao Fsica. Essa discusso no ser, entretanto, objeto deste ensaio.
"

Para aprofundamento remeto o leitor dissertao de mestrado de Meily A. Linhales (1996), citada na bibliografia deste texto.

UNITERMOS Educao - Escola - Cultura Escolar - Ensino Educao Fsica - Esporte *Professor de Educao Fsica da Universidade Federal de Minas Gerais Mestre em Educao pela Faculdade de Educao da UFMG Doutorando em Educao pela Faculdade de Educao da USP

NOTAS


0 livro de Valter Bracht, Educao Fsica e aprendizagem social (Porto Alegre: Magister, 1992),

17

S-ar putea să vă placă și