Sunteți pe pagina 1din 7

guas sulfurosas (Rever o este texto) Utilizam-se principalmente como banhos.

O seu efeito fundamenta-se na reabsoro dos compostos de enxofre atravs da pele ou sob forma de inalao ou ingesto. Nas artropatias h normalmente uma perda de enxofre ao nvel das cartilagens, articulares e da sinovial, tenta-se assim fornecer enxofre ao organismo atravs da absoro dos seus compostos pela pele favorecendo desta forma a regenerao da cartilagem. Tambm nas dermatoses se utilizam estes tipos de guas, sendo que neste campo, esta utilizao est relacionada com as propriedades queratolgicas e anti parasitrias do enxofre. So portanto indicaes para tratamento com guas sulfurosas, artrites crnicas, espondiloses, espondilatroses, acne, eczemas crnicos, psorase, dermatoses diabticas, piodermites, sndromes varicosas. So ainda aconselhadas para doenas do foro respiratrio como sejam sinusites, rinites, bronquites crnicas e diversos problemas alrgicos.

Sauna Baseia-se na alternncia de um perodo de aquecimento e uma fase de arrefecimento. O perodo de aquecimento dura 12 minutos, dos quais os ltimos 3 correspondem a um perodo de infuso. A fase de arrefecimento dura 15 minutos podendo ser feita ainda a aplicao de um jacto de gua fria. A cabine apresenta normalmente 3 nveis, tendo uma altura entre os 2,20 m e os 2,35 m. Junto ao tecto a temperatura deve ser de 100 graus centgrados e a humidade de 2 % a 5%. No banco mais elevado a temperatura situa-se entre os 70 e os 80 graus centgrados e a humidade de 5 % a 10%. No banco mais baixo a temperatura situa-se entre os 50 e os 60 graus centgrados e a humidade de 8 % a 15%. Banho Turco (Hammam) Consiste numa srie de salas, normalmente trs, com diferentes temperaturas ambientais, sempre crescentes, em que a atmosfera est saturada de vapor de gua, sendo que na diviso mais quente a temperatura atinge um mximo de 40 C a 45 C. O hammam compreende cinco fases: 1. 2. 3. 4. 5. O aquecimento (esta fase no deve exceder os 20 minutos) A massagem A esfoliao das camadas externas da pele O banho de limpeza O relaxamento

O hammam estimula o sistema imunitrio, aumenta o fluxo sanguneo pele, acelera o metabolismo, acelera a circulao sangunea, relaxa os msculos e elimina as dores musculares, desintoxica o organismo e contribui para a reduo de gorduras. Est indicado para alergias, bronquites, sinusites, reumatismo, obesidade e esgotamento fsico e mental. Piscina com gua Mineral Natural (submetida a desinfeco) Piscinas ou tanques teraputicos so reservatrios de gua mineral natural para imerso

corporal parcial ou geral, utilizando essencialmente os efeitos das propriedades fsicas da gua tais como a temperatura, presso hidrosttica, resistncia hidrodinmica. Ponto de tolerncia* a temperatura mxima que o organismo suporta. O ponto de tolerncia da gua situa-se nos 45C/46C. O ponto de tolerncia do ar situa-se nos 100C. O ponto de tolerncia de lamas/lodo situa-se nos 50C. * Aumenta medida que a quantidade de gua no meio diminui.

Classificao das guas Minerais Naturais guas minerais naturais so as que, por qualquer especificidade fsico-qumica, se distinguem das guas normais de uma dada regio. Os caracteres distintivos mais frequentes so a mineralizao e/ou a temperatura elevadas. Assim, na perspectiva enunciada, as guas minerais apresentaro mineralizaes totais ou determinadas caractersticas especficas (pH, sulfurao, slica, CO2, etc.) diferentes dos valores correntes ou temperaturas mais altas que a temperatura mdia do ar. A nvel da Hidrologia Mdica, corrente chamar-se gua termal a qualquer uma ainda que fria na origem ou mesmo semelhante s guas tpicas da regio desde que seja utilizada em balnerios termais. O critrio da composio qumica levou a que nos pases europeus de cultura germnica a gua mineral fosse conotada com elevada mineralizao. Nos pases latinos prevaleceram os aspectos ligados utilizao balneoterpica tendo no passado sido consideradas como minerais (ou melhor minero-medicinais) guas de baixa mineralizao. Foi assim que em Portugal, graas s propriedades teraputicas inferidas luz dos critrios da poca, foram consideradas como minerais guas semelhantes snormais da regio. Algumas guas minerais naturais so usadas quer em balneoterapia quer na indstria de embalamento de guas. A Unio Europeia regulamentou as menes a apor nos rtulos das garrafas mas no existe um critrio europeu em relao s guas minerais naturais para termalismo. 3.1.1 Temperatura da gua na emergncia Em relao temperatura da gua na emergncia os critrios de classificao so variveis.Para alguns autores, (e.g., Klimentov 1983) guas termais seriam as de temperatura superior do corpo humano, isto , 37CWhite (1957) designou como termais as guas cuja temperatura excedam em 5C a temperatura mdia anual do ar, opo retomada por Schoeller (1962) embora este ltimo considere 4C. Na Europa (CEC 1988) foi adoptada a soluo de considerar termais as guas de temperatura superior a 20C, retomando a sistematizao do Simpsio de guas Minerais de Praga de 1968 (Malkovsky & Kacura 1969).

Para o Norte e Centro de Portugal este critrio pode ser considerado aceitvel pois a temperatura anual mdia do ar nessas zonas inferior a 16C (INM 2005), mas a sua aplicao j poder ser questionvel no Sul de Portugal. Por essa razo adopta-se aqui a classificao do Instituto de Hidrologia de Lisboa (Herculano de Carvalho et al. 1961) para as guas minerais naturais:

Hipotermais (se emergem a temperaturas inferiores a 25 C); Mesotermais (se emergem a temperaturas superiores a 25 C e iguais ou inferiores a 35 C); Termais (se emergem a temperaturas superiores a 35 C e iguais ou inferiores a 40 C); Hipertermais (se emergem a temperaturas superiores a 40C).

As guas de temperaturas inferiores a 25C seriam Frias. 3.1.2 Composio qumica Quanto mineralizao total o Instituto de Hidrologia de Lisboa prope a classificao seguinte:

guas Hipossalinas: mineralizao total inferior a 200 mg/l; guas fracamente mineralizadas: mineralizao total entre 200 e 1000 mg/l; guas Mesossalinas: mineralizao total entre 1000 e 2000 mg/l; guas Hipersalinas: mineralizao total superior a 2000 mg/l.

Curto Simes (1993), apoiada na classificao do Instituto de Hidrologia de Lisboa prope as classes seguintes para as guas minerais portuguesas, baseadas na composio qumica, a saber:

guas hipossalinas, cuja mineralizao total inferior a 200 mg/l. H a diferenciar: (i) as que tm mineralizao total at cerca de 50 mg/l, pH < 6, dureza < 1 e percentagem de slica muito elevada (> 30%), (ii)daquelas cuja mineralizao total > 100 mg/l, pH > 6, dureza> 1 e cuja percentagem de slica muito mais baixa; guas sulfreas, as que contm formas reduzidas de enxofre. Neste grupo podem ser diferenciadas: (i) as sulfreas primitivas (em que ainda h a distinguir as de pH <8,35 e pH> 8,35), (ii) as que no apresentam valores caractersticos das sulfreas primitivas em alguns parmetros, e, (iii) as sulfreas de transio. As sulfreas primitivas tm com o ies dominantes o HC03 -e o Na +, altas percentagens de slica e flor, so fracamente mineralizadas e tm dureza muito baixa; guas gasocarbnicas, caracterizadas por terem mais de 500 mg/l de CO2livre. So hipersalinas, anio dominante HC03 -(> 90% dos mval), catio dominante o Na+(raramente o Ca2+), tm baixa percentagem de slica (< 4%), baixa percentagem de flor (< 1,5 %) e razo a1calinidade/Resduo Seco muito elevada (> 16). H a distinguir. (i) as hipotermais com pH == 6 (sdicas ou

c1cicas),

(ii)

das

hipertermais

com

pH

==

(sdicas);

guas bicarbonatadas, cujo io dominante o HC03-. So hipotermais, com alta percentagem de M1+, pH == 7, dureza total com valores elevados e percentagens de slica e flor muito baixas. H a distinguir: (i) as c1cicas, fracamente mineralizadas, (ii) das mistas (sdico-c1cicas), mesossalinas. guas cloretadas, cujo io dominante o cloreto. O catio dominante o Na+ com percentagens de slica e flor muito baixas, mesotermais. H a distinguir as hipersalinas com pH == 7 das fracamente mineralizadas de pH > 7; guas sulfatadas, cujo io dominante o sulfato.So hipersalinas, hipotermais, catio dominante Ca2+, percentagens de slica e flor muito baixas e muito duram.
A equipa tcnica das termas era em 2002, de: 8 Clnicos Hidrologistas (um dos quais director Clnico), 1 Engenheiro de recursos hdricos, 1 Enfermeiro, 2 Auxiliares administrativos, 10 Ajudantes de balneoterapia, 25 Ajudantes de fisioterapia, 5 Auxiliares gerais, 1 Fogueiro e 1 Ajudante de Fogueiro. Todo o pessoal tem uma formao tcnica, estando j a decorrer a formao de tcnicos para dar assistncia no novo balnerio: O Curso de formao de tcnicos auxiliares que est a decorrer j para a formao de pessoal para o novo balnerio. Candidatamo-nos atravs de uma empresa de Lisboa, a Singua, uma empresa vocacionada para dar apoio a termas, na parte de hotelaria e formao de quadros tcnicos. ( Conversa com Manuel Rodrigues Fontainhas, presidente da JF)

Segundo os Relatrio Actividade Termal referentes aos anos: 1999; 2000;2001 e 2002, o movimento de aquista foi crescente, salvo no ano 01, assim temos: 3489(99); 3707 (00); 3658 (01); 3776 (02). Quanto hs faixas etrias, o grupo dos 65-74 anos com maior representao no total dos aquistas 36,1% (mdia dos 4 anos), seguido do grupo 45-64 anos com 34,7%, segue-se ainda com mdia destacvel os + de 75 anos com 14,4%, os restantes 14,8% dos aquistas distribui-se pelas restantes faixas etrias. (0-10;11-24; 25-34; 35-44). No Relatrio de 02, o director clnico - Dr Orlando Sousa Pereira, sublinha que estes valores vieram inverter ...uma certa tendncia de rejuvenescimento que parecia existir. Penso que para tal no ter deixado de contribuir o envelhecimento da estrutura balnear, pouco atractiva para faixas jovens.... O clnico indica ainda outra razo, relacionada com a vocao teraputica das termas onde a patologia crnica a que tem mais peso. Outros dos quadros destes Relatrios remetem-nos para a origem dos frequentadores das termas, organizado por Distritos, onde se nota que o raio de influncia das termas nas regies de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e por ltimo o Algarve, sendo pouco significativa a presena de oriundos da vizinha Beira Baixa. Tambm neste quadro se denuncia uma crescente procura por oriundos do distrito de Lisboa, 577 (99) e 748 (02), enquanto se nota um decrscimo dos oriundos do prprio distrito (Portalegre), Com 825 (99) e 739 (02). Curioso ser cruzar estes dados com os das Actividades Profissional, onde, por exemplo os Trabalhadores rurais representam o 5 Lugar, com 204 aquistas em 02, certamente sero na sua maioria oriundos do distrito de Portalegre. Mas passarse- o mesmo com os grupos profissionais como profisses manuais, construo civil e comerciantes estes em 2 lugar com 319 aquistas em 02.

O velho balnerio que ser convertido em museu (foto M Manuel Quintela)

A fonte Velha (foto M Manuel Quintela)

A capela (foto M Manuel Quintela)

A fonte das trs bicas(foto M Manuel Quintela)

O novo Balnerio

(foto M Manuel Quintela)

O novo Balnerio vista geral (foto M Manuel Quintela)

A desactivada estao foi convertida na Estalagem Rainha D. Leonor (foto M Manuel Quintela)

Cabeo de Vide em meados do sc. XIX ( In Acciaiuoli, 1944

Termas em Portugal

Relatrios anuais de caracterizao da oferta e da procura nos estabelecimentos termais

Termas em Portugal
2009

- Em 2009, a procura por termalismo de bem-estar e lazer atingiu um significativo aumento de 13,5%, face a 2008; - O movimento global nos estabelecimentos termais apresentou um acrscimo de 1,1%; - O mercado espanhol representou 61% dos estrangeiros que optaram pelo termalismo clssico em Portugal (aumento de 9%); - Em 2009, estavam em actividade em Portugal 38 estabelecimentos termais, dos quais 19 estabelecimentos localizados na regio Centro com uma representatividade de 50% do total, 16 no Norte (42%) e 3 nas regies do Alentejo e Algarve (8%).

S-ar putea să vă placă și