Sunteți pe pagina 1din 1

Os pressupostos do remdio so: a) a falta de norma regulamentadora do direito, liberdade ou prerrogativa reclamada; b) ser o impetrante beneficirio, direto do direito,

liberdade ou prerrogativa que se postula em juzo. O interesse de agir, mediante mandado de injuno, decorre da titularidade do bem reclamado, para que a sentena que o confira tenha direta utilidade para o demandante. Assim, o direito, a liberdade ou prerrogativa devem estar previstos na Constituio Federal e que esse direito esteja impedido ou obstado de ser frudo, tornando-se obsoleto em razo da ausncia de lei que o regulamente.

Percebe-se que no so todas as espcies de omisses do Poder Pblico que ensejam o ajuizamento do mandado de injuno, sendo pressuposto para tanto a existncia de nexo de causalidade entre a omisso do Poder Pblico e a inviabilidade do exerccio do direito, liberdade ou prerrogativa constitucional. Importante exigncia para o acolhimento do mandado de injuno a abusividade da inrcia do rgo ou autoridade responsvel pela regulamentao de determinado direito constitucional, vale dizer, somente depois de esgotado um prazo que se possa considerar razovel, sem a edio da norma concretizadora do direito, que, ento, ter cabimento o mandado de injuno.

Nesse sentido o acrdo exarado no MI 361/RJ, em que foi relator para acrdo o Ministro Seplveda Pertence (RTJ 158/375):

Nesse sentido o acrdo exarado no MI 361/RJ, em que foi relator para acrdo o Ministro Seplveda Pertence (RTJ 158/375):
A mora que pressuposto da declarao de inconstitucionalidade da omisso legislativa , de ser reconhecida, em cada caso, quando, dado o tempo corrido da promulgao da norma constitucional invocada e o relevo da matria, se deva considerar superado o prazo razovel para a edio do ato legislativo necessrio efetividade da Lei Fundamental; vencido o tempo razovel, nem a inexistncia de prazo constitucional para o adimplemento do dever de legislar, nem a pendncia de projetos de lei tendentes a cumpri-lo podem descaracterizar a evidncia da inconstitucionalidade da persistente omisso de legislar.

Analisando a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, observa-se que a Corte Suprema entende que no caber mandado de injuno: se j h norma regulamentadora, ainda que flagrantemente defeituosa ou tida por inconstitucional; se a inexistncia de norma regulamentadora de direito est prevista em normas infraconstitucionais; se h ausncia de regulamentao dos efeitos de medida provisria que acabaram por no ser convertidas em lei pelo Congresso Nacional; e, por fim, se a Carta Magna apenas faculta ao legislador a regulamentao de direito previsto em algum de seus dispositivos.

S-ar putea să vă placă și