Sunteți pe pagina 1din 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR: Eliabe Moraes de Oliveira Faculdade Anhanguera de Jacare

Administrao 5 srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Cincias Contbeis e Atuariais. Elaborar pareceres e relatrios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usurios, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. Aplicar adequadamente a legislao inerente s funes contbeis.

DESAFIO
Utilizando-se de um demonstrativo contbil publicado, o desafio consiste na aplicao das tcnicas de anlise financeiro-econmica para a elaborao de um parecer sobre a sade patrimonial da empresa analisada. Utilize para este desafio, o demonstrativo financeiro no endereo eletrnico disponvel em: <http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relat orios/BP_2008.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011.

Objetivo do desafio
Produo de um parecer sobre a sade patrimonial de uma empresa.

Produo Acadmica

Produo de relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2, 3 e 4. Elaborao de Trabalho Acadmico.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronizao
O material digitado no word solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT 1 , com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas;
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Eliabe Moraes de Oliveira

Administrao 5 srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 3 de 6

se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc compreenda a necessidade da Anlise Vertical e da Anlise Horizontal como auxlio na tomada de deciso, bem como interpretar as variaes ocorridas apuradas na elaborao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Ler o captulo 3 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras Marcelo Cardoso de Azevedo (org.). Em seguida, reunir-se com sua equipe e discutir sobre os procedimentos de Anlise Vertical e Horizontal. Passo 2 Efetuar os clculos para a Anlise Vertical e Anlise Horizontal dos demonstrativos financeiros indicados. Utilizar para os clculos o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio, ConsolidadoEncerrado. Em seguida, transportar para as tabelas abaixo os clculos das anlises: Anlise Vertical _DRE_Tabela <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdGdXLVU1OWhRc2RseHBsR0 d1djV3a2c&hl=en> Acesso em: 27 out. 2011. Anlise Vertical_BP_TABELA <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdHpkRDY2NjIwdUk1bzdURU M1OUpNSHc&hl=en> Acesso em: 27 out. 2011. Anlise Horizontal_DRE_TABELA <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdHZtSnZPejZGTGd6WW42O W5DQnVyQlE&hl=en> Acesso em: 27 out. 2011. Anlise Horizontal_BP_TABELA <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdEhXcXNNVGFNSGxQb1lrcy1 4QUJMemc&hl=en> Acesso em: 27 out. 2011.

Eliabe Moraes de Oliveira

Administrao 5 srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 4 de 6

Passo 3 Aps os clculos anteriores, analisar, associar e descrever as possveis causas das variaes: a) b) c) d) e) Nas vendas Nos custos dos produtos vendidos Na margem bruta Nas despesas operacionais Nas contas patrimoniais.

Este passo dever ser elaborado em 1 lauda, de acordo com o item Padronizao. Passo 4 Finalizar as tabelas do 2 passo e a lauda do 3 passo, salvar em arquivo nico e guardar para a entrega final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para voc compreender a necessidade e a funo dos ndices econmicos e financeiros e obter uma viso mais transparente de uma empresa. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Ler o artigo de Stephen Kanitz sobre o lucro de nossas empresas, disponvel em: <http://www.kanitz.com/veja/lucro.asp> - Acesso em: 27 out. 2011. Reunir-se com seu grupo para tirarem suas concluses crticas sobre o assunto. Passo 2 Considerando os demonstrativos financeiros no endereo eletrnico disponibilizados na apresentao do desafio, calcular os seguintes ndices financeiros, constantes no PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. a) Estrutura b) Liquidez c) Rentabilidade d) Dependncia Bancria Passo 3 Interpretar os ndices calculados no primeiro passo desta tarefa, utilizando o quadro-resumo dos ndices no endereo eletrnico <http://docs.google.com/Doc?docid=0ASARonPFF2EZZDQ0d3ZoZF84aGo5Z3ZoZGM&hl =en> Acesso em: 27 out. 2011. Passo 4

Eliabe Moraes de Oliveira

Administrao 5 srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 5 de 6

Analisar os ndices calculados e a opinio de Stephen Kanitz sobre o lucro de nossas empresas; dar a sua opinio sobre esta realidade. Descrever em uma lauda, seguindo as orientaes do item Padronizao. Elaborar (a) quadro-resumo dos ndices e (b) a opinio descrita, salvar em arquivo nico e guardar para a entrega final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para voc utilizar o mtodo DUPONT e o termmetro de insolvncia para a elaborao de projetos de viabilidade econmica para as empresas, bem como prever possveis falncias ou tendncias das empresas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Ler o artigo sobre o Modelo Dupont disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewArticle/750>. - acesso em: 27 out. 2011. Reunir-se com sua equipe para debater sobre a importncia do modelo Dupont e sua anlise para a gesto da empresa.

Passo 2 Utilizar o balano patrimonial e a demonstrao do resultado da empresa no endereo eletrnico e calcular a rentabilidade do Ativo pelo Mtodo Dupont. Utilizar como referncia terica o artigo indicado no 1 passo desta tarefa, bem como o captulo 5 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Passo 3 Utilizar-se do Modelo de Stephen Kanitz, o termmetro de insolvncia, para a elaborao da escala para medir a possibilidade de insolvncia da entidade analisada. Com isso, determinar se a empresa se encontra em: insolvncia, em penumbra ou em solvncia. A base terica est no captulo 5 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Passo 4 Elaborar um Diagrama Estratgico Qualitativo para a empresa analisada, considerando as particularidades do negcio. Como fundamento para este passo, ler o texto sobre o Diagrama Estratgico como extenso qualitativa do modelo Dupont, no seguinte endereo: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewArticle/750> - acesso em: 27 out. 2011. Elaborar arquivo nico com as seguintes informaes: (a) o clculo da rentabilidade do ativo pelo Mtodo Dupont (b) a situao de insolvncia, penumbra ou solvncia da empresa (c) o Diagrama Estratgico Qualitativo. Salvar o arquivo e guardar para a entrega final.

Eliabe Moraes de Oliveira

Administrao 5 srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 6 de 6

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc assimile os conceitos bsicos da preparao do Fluxo de Caixa e as tendncias gerenciais do demonstrativo. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Determinar a necessidade de Capital de Giro da empresa analisada, o prazo mdio de rotao dos estoques, o prazo mdio de recebimento das vendas, o prazo mdio de pagamento das compras; determinar, em dias, o Ciclo Operacional da empresa; determinar, em dias, o Ciclo Financeiro da empresa. Passo 2 Elaborar o Relatrio Geral sobre o exame da sade econmica, financeira e patrimonial da sociedade analisada, motivo deste desafio. O relatrio um diagnstico bem estruturado da situao do patrimnio. Utilizar todos os clculos elaborados no decorrer desta atividade e emitir o parecer final. O modelo para este relatrio est no captulo 10 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Passo 3 Elaborar arquivo nico (.doc) com (a) os clculos descritos no 1 passo e (b) o Relatrio Geral sobre a sade econmico-financeira e patrimonial descrito no 2 passo. No se esquea de utilizar a formatao descrita no item Padronizao. Finalizar o arquivo e post-lo na plataforma moodle para a avaliao do professor tutor a distncia.

Eliabe Moraes de Oliveira

S-ar putea să vă placă și