Sunteți pe pagina 1din 9

SEGREDOS SAGRADOS

Angela Philippini1

RESUMO

A autora relata experincias do processo arteteraputico utilizando mscaras em grupos de adultos. Aborda relaes entre persona e sombra revelada nestas atividades e o desvelamento de segredos sagrados da vida psquica expressos pelos personagens criados a partir destas mscaras.

ABSTRACT

The authoress relates experiences of the art therapeutical process of using masks in groups of adults. She approaches the relations between persona and the shadow that has been revealed in these activities and the unveiling of the sacred secrets of the psychic life expressed by the characters that have been created though theses masks.

A vivncia do smbolo tem as caractersticas de uma surpresa: O consciente tomado por um sentido que se impe a ele e lhe faz pressentir algo que at ento ignorava. Corintha Maciel

Contar histrias em redor do fogo, contar segredos para um bom amigo, expor as vsceras no processo arteteraputico. Em cada uma destas trs atividades ns somos guiados pelo mesmo fio. Revelar e mostrar alguma coisa que estava escondida e mantida parte. Foi desta maneira, e ainda , que as tradies iniciticas, revelam e transmitem seus Segredos Sagrados. Esta a maneira pela qual as pessoas, nos tempos psmodernos contam seus segredos mais sagrados aos seus terapeutas ou quem sabe para aqueles bons amigos... Mantendo este fio, que vai do individual ao coletivo, que ns nos lembramos que alguns segredos, por serem sagrados, devem ter condies apropriadas para serem revelados, pois, do contrrio, a sua preciosa chama ir se apagar. Neste contexto, uma

das prticas arteteraputicas parece fazer muito claramente a ponte entre o que secreto e o que revelado: as mscaras.

Neste momento, entramos no territrio terico da abordagem junguiana, e vamos nos lembrar das duas

inseparveis companheiras, que so como as duas faces da mesma moeda: a persona e a sombra. Assim, o que foi feito para cobrir, revela. Na materialidade dos procedimentos arteteraputicos, a

mscara claramente revela o que ela queria esconder. Lembrando Nietzsche: No

h nada mais profundo do que a espuma do mar. E no h nada mais revelador que as mscaras que escondem um rosto, sejam elas feitas com materiais de modelagem ou atravs de maquiagem.

Vou relatar algumas experincias com trabalho de mscaras, feitas com diferentes grupos de estudantes de Arteterapia e realizado em diversos lugares do Brasil, atravs da Clnica POMAR em seus grupos de formao em Arteterapia. A estrutura do trabalho similar em todos os grupos e comea com a explicao da parte operacional, da confeco da mscara e com a preparao do material que ser utilizado. Nesta primeira fase, alguns estudantes ficam incomodados com os vestgios que o material deixa no seu uso: p e pingos de gesso. Como no usamos a tcnica de modelagem com leos ou creme para o rosto, usamos uma mscara de proteo para o rosto feita com papel alumnio.

Nesta segunda fase peo para os integrantes do grupo para trabalharem com outra pessoa. Uma das pessoas se deita, seu rosto coberto com a mscara de papel alumnio e o(s) outro(s) modelam em seu rosto, usando tiras de gaze gessada molhada. Nesta fase algumas pessoas fazem associaes com mscaras morturias e falam a respeito do medo de asfixia e da sensao de claustrofobia. Alguns precisam ser reassegurados atravs da demonstrao com o material que a mscara de proteo feita com papel alumnio permite que, a qualquer momento, a mscara possa ser retirada para permitir uma respirao completa. Depois ela pode ser recolocada e o trabalho pode continuar. Esta fase consiste no que chamado o osso da mscara e os participantes so convidados a escrever a respeito das suas sensaes, impresses e associaes. Neste momento algum medo a respeito da aparncia da mscara pode surgir e tambm algumas frases como: - Ah! Eu no sou assim... - Meu nariz diferente! - Quero fazer alguma coisa para melhorar a minha boca...

Nesta fase os participantes so estimulados a exagerar as imperfeies da mscara que surgiram nesta etapa da elaborao, com objetivo da abrir um caminho criativo guiado pelo acaso. Mas poucos aceitam este desafio. Na fase seguinte a maioria tenta melhorar a mscara usando massa, trazer fazer rostos mais suaves, lbios e sobrancelhas sensuais, e alguns chegam a usar lixa para que a mscara tenha uma aparncia mais uniforme. Mas o processo criativo sempre faz a sua parte. A massa escorrega e no fica no lugar desejado, os lbios e sobrancelhas, em vez de sensuais insistem em tomar a sua prpria forma, A tarefa de lixar a mscara para torn-la lise e homognea, muitas vezes provoca acidentes irreversveis na superfcie da mscara.

Quando esta fase termina, os participantes so mais uma vez convidados a aceitar as dificuldades e a fazer o melhor uso delas, permitindo que o acaso no universo da criao traga revelaes e descobertas. Nesta fase alguns participantes comeam a aceitar que nada ser mais produtivo do que perder o controle e ser levado pelos caminhos do inconsciente, cuja revelao facilitada atravs da impossibilidade das mos controlarem integralmente o processo e da imprevisibilidade do trabalho criativo. No final desta etapa, a escrita criativa tambm feita e a etapa seguinte pintar a mscara e, se for desejado, colocar adereos que permitam que um personagem v se delineando.

Para aparecimento personagens,

facilitar

destes na fase

seguinte usamos jornais e plsticos, tcnicas e, de atravs de

modelagem,

criamos corpos de tamanho natural para estas criaturas.

Os integrantes do grupo so convidados a trazer de suas casas tecidos, adereos e tintas para junto com o material j presente no setting teraputico dar uma forma final a estas criaturas.

Nesta

etapa

do

percurso a imprevisibilidade do trabalho criativo continua a dar sua contribuio, porque, aparentemente, os

personagens tem uma vida prpria, pois quando so vestidos e ornamentados,

apresentam formas que no tinham sido programadas e, neste

anteriormente

momento, quase todos os participantes j aceitaram o fato de que o a no podem e pedido ento, a cada participante que escolha um lugar, dentro do espao de trabalho, para fazer uma instalao que inclua objetos pessoais do personagem, assim como uma caracterizao do seu territrio simblico.

controlar comeam

processo

interagir

fascinados com a criatura desconhecida que se

Neste

ponto

do

trabalho,

Segredos

Sagrados, contidos na relao de cada um, com a multiplicidade de sua prpria vida psquica, estaro representados em uma de suas faces, pelo personagem que apareceu. Depois desta atividade, todos os participantes escrevem suas impresses e perguntas sobre os personagens criados, desta maneira dando e recebendo feedback.

Apesar de ter coordenado este exerccio muitas vezes, eu nunca vi personagens da vida diria

aparecendo. Invariavelmente, quem aparece so criaturas fantsticas, como super-heris, fadas, bruxas, deusas, monstros, etc. Estas experimentaes

acontecem no decorrer do curso de formao em Arteterapia e

precedem e preparam para o estudo de Mitos e suas imagens, tema de vital importncia do em para a a

compreenso surgir

simbolismo

processos Alm deste

arteteraputicos.

objetivo, estas atividades propiciam desvelamentos significativos da

prpria subjetividade, pois criam uma condio propcia para o dilogo com personagens prprios, antes mergulhados na obscuridade.

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS:

AFONSO H.L. da F., Grupo-Fugacidade, Ritmo e Forma. So Paulo, Ed. gora, 1988. BUCHBINDER. A potica do desmascaramento, os caminhos da cura, So Paulo, Ed. gora, 1996. MACIEL, C. Mito Drama, o universo mtico e seu poder de cura, So Paulo, Ed. gora, 2000. PHILIPPINI, Angela. Cartografias da coragem, Rio de Janeiro, Pomar, 2000.

1- ANGELA PHILIPPINI psicloga CRP 05/1421, arteterapeuta, artista plstica, diretora da Clinica POMAR de Arteterapia, Master em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela- Espanha, Coordenadora da Ps-graduao em Arteterapia do convnio POMAR/ISEPE, Coordenadora do Conselho Editorial da Revista Imagens da Transformao e Vice-Presidente da Associao de Arteterapia do Rio de Janeiro.

S-ar putea să vă placă și