Sunteți pe pagina 1din 31

1

OS DIREITOS HUMANOS NO JAPO Tonia Yuka Koroku1 SUMRIO: I Introduo Histrica. I.1 - O direito japons at 1.868. I.1.1 - A sociedade antiga. I.1.2 - A poca do regime de ritsu-ry. I.1.3 - A poca do feudalismo dualista. I.1.4 - A poca do feudalismo unitrio. I.2 - Desenvolvimento do Direito Japons a partir de 1.867. I.2.1 - O processo de recepo do direito ocidental. I.2.2 O desenvolvimento do direito japons de 1868 a 1945. II - A Constituio Meiji de 1.889. III A Constituio de 1.946. IV O conceito de direitos humanos no Japo. V Os problemas para a efetivao dos direitos humanos no Japo - a sociedade e cultura japonesas. V.1 Public Welfare. V.2 O princpio da igualdade e a tolerncia discriminao razovel. V.3 Confisses foradas. V.4 Precrias condies das prises. V.5 Processo Judicial. V.6 Pena de morte. V.7 Discriminao da mulher. V.8 As minorias. V.8.1 Os estrangeiros. V.8.2 A Comunidade Indgena Ainu. V.8.3 Os burakumin. VI Concluso. VI - Bibliografia I INTRODUO HISTRICA I.1 O direito japons at 1.868 I.1.1 - A sociedade antiga: sculo III ao sculo VI Perodo caracterizado pela forte influncia da religio na vida social. O direito no se distinguia das demais regras sociais, sobretudo das regras religiosas. Acreditavase que a lei era expresso da vontade dos Deuses. Os delitos eram tidos como atos contra a vontade divina, uma doena, uma mancha no homem. Da porque a sua cura estava na purificao, que se traduzia numa cerimnia religiosa em que se lavava literalmente o infrator. No plano administrativo, o pas estava dividido em uma centena de regies, cada uma governada por um chefe local, verificando-se o sistema de cl ou Uji.

Juza de Direito, Doutora em Direito do Estado pela Universidade (outubro/2005)e Pesquisadora na Universidade de Keio (set/2003-jan/2004).

O Uji era uma comunidade formada pelos descendentes de um mesmo ancestral. O chefe do Uji tinha um poder ilimitado sobre as terras e as pessoas da comunidade, que o respeitavam como governante e chefe espiritual. No tardou para que os chefes de cada comunidade Uji guerreassem entre si na busca pela expanso de seus domnios territoriais. Surgem, assim, os primeiros centros polticos, destacando-se o domnio do cl Yamato, que formar no futuro a famlia imperial. Pouco a pouco este cl vai se impondo sobre os demais cls vizinhos, sem prejuzo, no entanto, da autonomia de cada um. Pode-se dizer, portanto, que havia naquela poca uma espcie de Confederao de cls, na qual o cl dos Yamato exercia um poder preponderante. Em suma, no plano do direito pblico, o Japo apresentava a organizao de uma Confederao de Estados constituda de cls rivais, e no Direito Privado, uma sociedade formada pelos uji, cujos chefes acumulavam um poder espiritual e temporal. Esta estrutura se manter at o fim do sculo VI, quando ento comeam a se manifestar as primeiras influncias chinesas. I.1.2 A poca do regime de ritsu-ryo A partir do sculo VII, com receio de sofrer uma invaso do Imprio Chins, o Japo passa pela Reforma Taika de 646, por meio da qual se implanta uma organizao estatal centralizada, nos moldes daquele Imprio vizinho. O imperador governa pessoalmente e de forma desptica e todas as instituies polticas chinesas so importadas para o solo japons. No mbito do direito, a influncia chinesa igualmente perceptvel. O sistema jurdico o do ritsu-ryo, composto de duas partes: ritsu regras repressivas e ry regras de admonio, repreenso. Estas regras tm basicamente contedo moral e esto intimamente ligadas com a doutrina confucionista, cujo objetivo era encorajar as pessoas a fazer o bem. As regras so, assim, instrutivas, ou seja, visavam a educao dos homens segundo o ideal da doutrina confucionista.

O sistema do ritsu-ry, entretanto, no vingou durante muito tempo, em razo das diferenas culturais entre a China e o Japo. De qualquer forma, em virtude deste sistema e seguindo o ideal confucionista, o imperador concentrou em suas mos todos os poderes de Estado, privando os grandes cls de seus poderes polticos, muitos ligados propriedade da terra. Todas as terras e pessoas estavam sujeitas diretamente autoridade imperial. Pouco a pouco, todavia, o ideal confucionista passou a ser negligenciado. A arbitrariedade e o despotismo do Imperador gerou descontentamento entre os cls, que frustrados na sua ambio, desejavam a autonomia. Aproveitando-se do fato de estarem geograficamente distantes da Corte Imperial, eles ento criaram vastos domnios, chamados de sh, que escapavam ao controle do Imprio, inclusive na questo da cobrana de impostos, formando verdadeiras unidades econmicas, cuja defesa era assegurada pelos samurai. Com o enfraquecimento do poder central, os cls expandem os seus domnios, e dentre eles duas famlias se destacam: os Taira (ou Heishi) e os Minamoto (ou Genji). No sculo XII, a famlia Taira conquista o poder poltico do governo imperial e seu lder Kiyomori nomeado o Primeiro Ministro. Mas a famlia Taira derrotada pela famlia Genji e em 1.185 o chefe desta famlia, Yoritomo, instala em Kamakura um governo militar. A partir deste momento o imperador embora continue reinando, no ter mais poder de governo. I.1.3 - A poca do feudalismo dualista Este perodo se caracteriza pelo governo dualista: de um lado o Imperador, cujo poder tem fundamento divino, e de outro, o Shogun, chefe militar que no presta contas a ningum e cuja autoridade repousa sobre sua fora militar. A relao entre os shogun e os Imperadores nunca foi boa e tamanha a rivalidade entre eles que um dos grandes shogun do Japo, Yoritomo, abandona a cidade de Kyoto, sede da famlia Imperial, e instala um governo militar em Kamakura, na provncia de Edo (atual Tokyo), inaugurando a era dos Bakufu.

Este regime, chamado de Shogunato, apresentava-se, assim, como uma ditadura militar, exercida em nome do Imperador, mas cujo poder de governo estava nas mos de um chefe militar oriundo de uma famlia rica. O imperador, isolado em Kyoto, no tinha nenhum contato com os senhores feudais das outras provncias, no tinha nem poder poltico nem poder militar, limitando-se a ser um representante do filho de Deus, um smbolo, uma figura carismtica. O poder local era exercido pelos senhores feudais que tinham uma relao de suserania e vassalagem com o Shogun. Neste perodo tem-se a convivncia da tica dos buke (ou bushi) e das regras do ritsu-ry. Enquanto a primeira se aplicava classe militar, o ritsu-ry se aplicava nobreza da corte (kuge) e aos senhores feudais. Os militares (bushi) obedeciam a um cdigo de fidelidade absoluta do vassalo para com o suserano que exclua toda idia de direitos ou obrigaes de natureza jurdica. O vassalo no tinha nenhuma garantia contra o poder arbitrrio do senhor. A prpria idia de que o vassalo poderia ter direitos contra o seu suserano era chocante; a relao que os unia era calcada sobre aquela que se estabelece entre um filho e um pai. No existia entre vassalo e suserano nenhum contrato. De forma genrica, o direito desta poca costumeiro e a moral ocupa um lugar importante. I.1.4 - A poca do feudalismo unitrio A estrutura social dualista vai desaparecendo com o gradativo enfraquecimento do poder dos Bakufu e com o desmoronamento do regime dos sh. No lugar dos proprietrios dos sh e dos funcionrios pblicos nomeados pelo Bakufu surgem autoridades locais e no fim do sculo XV verificamos o surgimento de pequenos Estados independentes. Os dominadores destes pequenos Estados eram chamados de sengoku-daimy, que guerreavam entre si em busca do monoplio do poder poltico no Japo. Ao final de um longo perodo de guerras violentas entre os sengoku-daimy e um curto perodo de hegemonia de Hideyoshi, Tokugawa Iyeyasu conquista o poder e estabelece em 1603 uma slida base para

um regime feudal unitrio. Graas habilidade poltica de Iyeyasu e ao isolamento do pas (sakoku), este regime sobreviver at 1868. O novo regime puramente feudal: o Japo dominado pelos bushi. O chefe do governo central, ainda chamado de Bakufu, est nas mos de uma pessoa, que tambm ser chamado de Shogun, e que nada mais que um dos daimy, porm o mais forte de todos e cujo domnio territorial o maior e chamado de Tenry. O restante das terras dividido entre os demais daimys e vassalos diretos do Shogun. O Bakufu adotou o confucionismo como doutrina oficial para servir de apoio moral ordem social hierrquica, incutindo nas pessoas a idia de que aquela hierarquia constitua um ordem natural imutvel. Esta ideologia autoritria, fundada num forte princpio de subordinao, penetrou em todas as relaes sociais, estando presente no somente nas relaes de vassalagem, como tambm nas relaes familiares. A sociedade era fortemente estratificada, dividida em quatro estamentos: o senhor feudal, que era um samurai (shi), os agricultores (n), os artesos (k) e os comerciantes (sh), sendo esta diviso de classes sociais chamada de shinoksh. O clero e a aristocracia imperial formavam classes parte. Finalmente havia os marginalizados representados pelos burakunin ou eta, que viviam separados das outras classes sociais, confinados a uma rea especfica e identificvel em cada comunidade, sendo obrigados a fazer servios desqualificados como guardar tumbas, cortar carne, fazer produtos de bambu e de palha e curtir couro. O direito costumeiro era dominante e o sistema jurdico no era

unificado. Cada territrio dominado por um dos daimy tinha autonomia poltico-jurdica e tinha um direito prprio. O direito do Bakufu aplicava-se a princpio apenas nos domnios governados diretamente pelo Shogun. Havia forte influncia do confucionismo, mas diversamente do que ocorria no sistema de ritsu-ry, que visava educar as pessoas, no Bakufu de Tokugawa as pessoas eram simplesmente obrigadas a obedecer, sem a contrapartida do conhecimento. A tortura era oficialmente admitida.

Em tais circunstncias, no houve desenvolvimento de nenhuma doutrina jurdica. A funo judiciria no se distinguia das demais funes pblicas. No havia nem advogado nem promotor. Isolado numa ilha estreita e condenado a suportar uma vida miservel, o povo japons perdeu rapidamente o esprito da iniciativa. Os camponeses no mudavam sua rotina, desconfiavam de qualquer novidade e rendiam-se superioridade do Shgun. Preocupados apenas com sua segurana pessoal, no se interessavam pelos assuntos polticos que deixavam nas mos exclusivas do Governo. Esta atitude enraizada depois de longos anos deixou traos na vida do povo japons at hoje, como veremos adiante. Este estado de coisas durou at a Revoluo de 1.868. importante notar neste aspecto a total ausncia de continuidade entre o direito moderno japons e o direito antigo. Tanto que raro estudar-se o direito antigo japons para o compreenso e interpretao do direito em vigor. Yosuyuki Noda aponta esta falha da cincia jurdica japonesa, afirmando que na cadeira de filosofia do direito estuda-se com profundidade as idias ocidentais de Scrates a Gny, mas nenhum estudo feito quanto s idias jurdicas japonesas.2 I.2 O Desenvolvimento do Direito Japons a partir de 1.867 I.2.1 - O processo de recepo do direito ocidental A rpida europeizao limitou-se ao direito pblico, no penetrando na vida social e privada dos japoneses. Os cdigos modernos pressupunham uma sociedade burguesa na qual os direitos individuais seriam respeitados, ao menos este era o ideal buscado na Frana do sculo XIX. A sociedade japonesa, entretanto, mantinha os costumes e hbitos antigos, de modo que havia uma grande distncia entre a estrutura social japonesa e o sistema jurdico estrangeiro recepcionado. No nos esqueamos de que at antes da recepo do direito estrangeiro as noes de direito e obrigao eram desconhecidas pelos japoneses. No h comparao entre a Revoluo Meiji e a Revoluo Burguesa, pois os revolucionrios japoneses no pretendiam abandonar os princpios feudais. Eles acreditavam na possibilidade de harmonizao entre o estilo de vida da civilizao europia e a
2

NODA, Yosuyuki, Introduction to Japanese Law, Translated and edited by Anthony H. Angelo. University of Tokyo Press, 1989, p. 48

moral oriental a tcnica do ocidente e a moral do oriente. O objetivo do governo Meiji era apenas o de enriquecer e fortalecer o pas at atingir o nvel das grandes potncias mundiais da poca, sem abandonar as suas tradies. No havia entre os japoneses um esprito liberal, a livre concorrncia era desconhecida. Todas as indstrias foram trazidas pelo governo e se desenvolveram sob a proteo diligente do Estado. No seria, assim, exagero afirmar-se que a burguesia japonesa foi criada pelo governo: ela neste sentido a filha favorita do absolutismo. O esprito do liberalismo e do individualismo no foi nutrido na sociedade japonesa. Os japoneses nunca viram o Estado como um mal necessrio, muito menos poderiam conceber a idia de que o Estado seria fruto de um contrato social. Ao invs, o Estado era visto como uma grande famlia na qual dominava a ordem hierrquica e cujo pice era ocupado pelo Imperador, considerado o pai misericordioso da nao, uma divindade encarnada, a fonte da moral, invencvel diante dos inimigos. Qualquer traio ao Imperador era punida severamente como crime de lesa-majestade. A histria do direito japons desde a Revoluo Meiji resume-se praticamente na recepo do direito e da cincia jurdica ocidental. O fato de o Japo no ter adotado o sistema da commom law deve-se a puro acidente histrico. Na poca o direito alemo prevalecia no mundo, de modo que os juristas japoneses s tiveram contato com as regras e princpios da commom law aps a guerra. A introduo do direito codificado trouxe tambm a concepo do direito como um conjunto de regras impostas por uma autoridade soberana, prevalecendo at hoje o princpio da supremacia da lei. Todavia verifica-se no Japo um descompasso entre o direito escrito e a realidade social, muito maior do que nos pases ocidentais. Enquanto a recepo do direito romano na Alemanha se deu gradativamente ao longo de sculos, no Japo a adoo do direito ocidental se deu s pressas, principalmente por necessidade poltica. Portanto, seria at mesmo desarrazoado imaginar-se que o direito escrito reflete exatamente o direito vivo no Japo. O direito presente nos cdigos de inspirao ocidental, mas certamente ele no opera na sociedade japonesa da mesma forma que nos pases ocidentais. Os japoneses, por exemplo, preferem a conciliao ao processo judicial. Alguns afirmam que esta atitude est relacionada com a doutrina confucionista que prega a harmonia. Outros atribuem

tal atitude mentalidade feudal segundo a qual moralmente errado aborrecer o superior com nossos problemas privados. H tambm aqueles que asseveram que os japoneses so menos conscientes de seus direitos do que os anglo-saxes e os alemes. Enfim, vrias so as explicaes, mas todas elas procurando enfatizar esta distncia que existe entre os cdigos e a realidade social japonesa. I.2.2 O desenvolvimento do direito japons de 1868 a 1945 O primeiro perodo vai de 1.868 a 1.916 e se caracteriza pela falta de identidade. A Revoluo ou Restaurao Meiji imps ao Japo uma urgente modernizao, que basicamente significava a ocidentalizao do pas. Assim, sem se importarem com as diferenas culturais, os japoneses adotaram o direito ocidental. Num primeiro momento h forte influncia do direito francs e das idias liberalistas sendo traduzidas obras de Montesquieu, Rousseau, John Stuart Mill, Bentham, dentre outros. A partir de 1.898 a influncia do direito alemo predominante, sendo o seu pice a promulgao do Cdigo Civil. Mas at ento, apesar do pequeno progresso, a imitao cega do direito estrangeiro prevalecia. Somente a partir de 1.916 inicia-se um estudo comparativo e desenvolve-se um direito prprio, utilizando-se as leis francesas, americanas e alems como fontes. Quanto ao direito norte-americano, somente aps a Segunda Guerra Mundial percebe-se um crescente interesse pela matria. A complexidade e o grande volume de material sobre o direito norte americano, o federalismo adotado pelos EUA e a pequena quantidade de textos doutrinrios, uma vez que a nfase era a publicao de monografias e artigos de jurisprudncia, tudo isto dificultou a familiarizao da matria pelos japoneses. Aps a Segunda Guerra pode-se dizer que o papel do direito norteamericano no desenvolvimento do direito japons foi to importante quanto foi o do direito francs e alemo.

A importncia do direito comparado cresceu, assim, gradativamente e atualmente estuda-se alm das fontes acima mencionadas o direito chins, o direito espanhol e latino americano, subsistindo, tambm, forte interesse pelo direito norte-americano. II - A Constituio Meiji de 1.889 Outorgada em abril de 1.889, transformou o Japo feudal em um Estado Moderno. Produto de um compromisso entre o absolutistas e os liberais ou democratas, uma espcie de mistura de elementos democrticos e antidemocrticos. A soberania foi mantida nas mos do Imperador, tido como autoridade de origem divina. Todos os poderes eram emanados do Imperador, inclusive o Judicirio. Os Ministros de Estado eram meros conselheiros sem poder de governo. Os membros do Parlamento bicameral eram oriundos da famlia Imperial ou da nobreza, no havia membros eleitos. A independncia do Poder Judicirio foi prevista explicitamente, na linha das constituies ocidentais e a Constituio previu em seu captulo segundo um elenco de direitos e obrigaes. Ainda no eram os direitos humanos, pois eram considerados como direitos concedidos pela Constituio e que poderiam sofrer restries, como de fato sofreram. Com o passar do tempo os elementos antidemocrticos da Constituio prevaleceram sobre os elementos democrticos e o Japo caminhou para o totalitarismo e militarismo, processo que culminou com na Primeira Guerra Mundial. III A Constituio de 1.946 Promulgada em 3 de novembro de 1.946 e em vigor desde 3 de maio de 1.947, adota os seguintes princpios: o princpio democrtico, o laicismo e o pacifismo.

Ela consagra a soberania popular, no sendo mais o Imperador o titular da soberania. O Imperador deixou de ter autoridade mitolgica ou semi-divina e passou a ser apenas um smbolo do Estado e da unidade do povo japons. Adotou-se o sistema parlamentar como forma de governo e na sua forma o Estado unitrio, dividido em distritos, centros urbanos, cidades e vilas. A constituio previu em 10 artigos um grande elenco de direitos: o acesso justia, amplo direito de defesa, proibio de priso sem mandado judicial, proibio da tortura, liberdade de ir e vir, liberdade de expresso, princpio da legalidade das penas e delitos, princpio da no retroatividade das leis, liberdade de opinio, de religio, de ensino, direito de associao, liberdade de imprensa, vrios direitos sociais, etc. A clusula de renncia guerra a grande inovao e at hoje traz algumas controvrsias, como por exemplo, se poderia o pas manter uma fora armada para garantir a sua ordem interna e para proteger-se de ataques de outros pases, ou seja, para a sua legtima defesa. IV O conceito de direitos humanos no Japo Como j visto, a Constituio ps-guerra consagrou os seguintes princpios fundamentais: 1) o governo democrtico soberania popular; 2) a paz mundial permanente; 3) a dignidade da pessoa humana e a inviolabilidade de seus direitos. Em seu prembulo, a Constituio declara que esses trs princpios constituem o princpio universal da humanidade que, segundo a doutrina, deve ser interpretada como uma classe de direito natural. Assim, declara a Constituio nos arts. 11 e 97 que os direitos bsicos constantes do captulo III so inviolveis sem exceo, aceitando explicitamente a existncia de uma lei superior, vinculante universalmente para a humanidade, como base terica dos direitos humanos. No obstante o reconhecimento formal dos direitos humanos, certo que hoje, em razo da crescente demanda do bem estar social existe uma grande tenso entre a realidade e aquelas disposies constitucionais. Nos ltimos anos o pas experimentou um grande desenvolvimento industrial mas sofreu concomitantemente uma deteriorao do meio

ambiente; h tambm a discriminao dos burakumin, o problema da comunidade indgena Ainu, etc. Como j anteriormente ressaltado, a Constituio de 1946 reflete em grande medida a influncia do pensamento legal e das instituies anglo-americanas. O movimento dos direitos humanos, por sua vez, teve seus altos e baixos na histria japonesa surgiu em 1868 na poca da restaurao Meiji, perdeu fora com a promulgao da Constituio Imperial de 11/02/1868 e recobrou foras no final da era Meiji (1912) e durante a Era Taisho (1912-1926), culminando com a promulgao da lei de sufrgio universal de 1924 e declinando novamente com o surgimento do militarismo em 1930. A Restaurao Meiji, especificamente, no se inspirou nos ideais democrticos, pois a principal preocupao do governo Meiji foi estabelecer um Estado moderno e poderoso. No entanto, a exposio s idias e instituies ocidentais dos ideais democrticos acabaram por atrair espritos progressistas. Yukichi Fukuwaza (1835-1901) e Chomim Nakae (1847-1901) foram os defensores mais influentes do conceito de direitos humanos naquela poca. Igualmente importante a influncia do jurista francs, seguidor do Direito Natural, Gustave Boissonade (1825-1910), que foi conselheiro legal do governo Meiji incumbido de redigir o Cdigo Civil japons de acordo com o modelo francs. Grande estudioso, Boissonade publicou pela primeira vez em 1877 a recopilao de suas lies sobre o direito natural. Mas Boissonade no foi o primeiro a introduzir a idia de direito natural no Japo. Amane Nishi (1829-1897) e Masamichi Tsuda (1821-1903) so os dois pioneiros da filosofia ocidental do Japo. Contudo foi durante o perodo de Boissonade que esta idia adquiriu uma influncia poderosa, sendo utilizada para atacar os costumes feudais. Neste sentido, portanto, os ensinamentos de Boissonade sobre o direito natural exerceram um papel importante no movimento pelos direitos humanos durante a era Meiji. Com a promulgao da Constituio Meiji terminou abruptamente a primeira fase dos direitos humanos, iniciando-se a segunda fase apenas com a Democracia Taisho, que culminou com a promulgao da lei do sufrgio universal.

Durante esta fase, o conceito dos direitos humanos mudou, dando-se maior nfase aos direitos sociais. O primeiro partido social do Japo, o Partido Social Democrata, foi fundado em 1901 e muitos dos seus dirigentes eram cristos. A f crist e o socialismo uniram foras em nome da dignidade da pessoa humana e da justia social. No tocante cultura, vale descatar os movimentos literrios da Era Taisho, sobretudo a Escola Shirakaba, que surgiu sob a influncia do humanismo e tinha como principal inspirao a necessidade de uma identidade como japoneses dentro de um esprito humanista, e no nacionalista. Enfim, para Ryosuke Inagaki, embora a idia dos direitos humanos inalienveis tenha surgido no Ocidente, a sua grande recepo pelo povo japons comprova a sua universalidade. De fato, o conceito de direitos humanos estabelecido na Constituio de 1946 no era algo novo ou estranho ao povo japons, representando a garantia institucional desses direitos pela Constituio a culminao de um antigo movimento de quase um sculo, frustrado ou derrotado por diversas vezes no passado. Os direitos humanos no pensamento japons o autor Ryosuke Inagaki acredita que a grande recepo do povo japons aos direitos humanos est fundada na idia sobre direitos bsicos inerentes pessoa ou sobre a igualdade essencial de todos os seres arraigada no pensamento japons desde h muito tempo, antes mesmo da era Meiji. H registros de revolta popular contra os governos feudais no Japo, algumas at de carter religioso ocorridas durante os scs. XV e XVI. Em termos de obra escrita teoria dos direitos humanos como crtica ao regime opressivo feudal - Herbert Norman, historiador e diplomata canadense que publicou uma srie de livros sobre a histria moderna do Japo, encontrou escritos de Ando Shoeki (1791-?) e publicou A Forgotten Thinker on Shoeki Ando em 1946. Para Shoeki, a lei, oposta ao caminho da natureza, a origem de todas as diferenas sociais e conseqentemente de todos os males sociais. Ele criticava o sistema de castas, ncleo do regime feudal de Tokugawa, afirmando que no deveria haver diferena entre

o governante e os governados, pois todos os homens so essencialmente iguais, ou seja, cada homem possui a mesma dignidade enquanto homem. A filosofia poltica de Shoeki, apesar de sua originalidade e crtica profunda ao sistema feudal, por ser muito radical para a poca no exerceu muita influncia sobre as geraes posteriores e nem teve papel importante para o fim do regime feudal que ocorreu um sculo depois de sua morte. V Os problemas para a efetivao dos direitos humanos no Japo - a sociedade e cultura japonesas Embora atualmente as garantias institucionais e a educao dos direitos humanos sejam bastante desenvolvidos no Japo, na prtica as pessoas no se mostram dispostas a exigir e a defender seus direitos atravs de um procedimento institucional e isto se deve a uma questo histrica. Na Frana, como na grande maioria dos pases europeus,a palavra direito significa ao mesmo tempo direito objetivo e subjetivo e implica sempre uma idia de proteo dos interesses legtimos dos particulares. No Japo, entretanto, a palavra h ou hritsu significa apenas um conjunto de regras jurdicas. Os japoneses no tm uma conscincia ntida de seus direitos subjetivos. Lembremo-nos de que o termo jurdico kenri (direito subjetivo) foi criado no incio da era Meiji. De acordo com Yosiyuki Noda3, para um japons honrado a lei algo indesejvel, mesmo detestvel, algo a manter o mais longe possvel. Nunca usar a lei ou se ver envolvido com a lei o desejo natural de pessoas honradas. Levar algum a juzo para garantir a proteo de interesse prprio ou ser mencionado em juzo, mesmo em um assunto civil, algo vergonhoso; a idia de vergonha... a pedra fundamental do sistema da civilizao japonesa. As explicaes para esta averso dos japoneses ao direito so vrias. Uma delas procura a resposta no temperamento introvertido que seria uma caracterstica do povo japons.

NODA, Yosuyuki, Introduction to Japanese Law, Translated and edited by Anthony H. Angelo. University of Tokyo Press, 1989, p. 159/160

O tipo introvertido, por sua vez, aquele mais voltado para a subjetividade, que se volta para si mesmo, que tem averso ao rigor lgico e aos conceitos rgidos. Os japoneses tm de fato esta averso a conceitos rgidos, pois isto vai contra a natureza, a harmonia natural das coisas pregada pelo confucionismo. Da porque no se adaptam os japoneses ao rigor da cincia jurdica europia. Por outro lado, os japoneses adotam com extrema facilidade tudo que estrangeiro. uma caracterstica do tipo introvertido. Ele vido por novidades. Assim, as vrias idias de diferentes pocas e culturas introduzidas no pas coexistiram sem nenhuma dificuldade no esprito japons. As idias novas no precisam estar relacionadas ou estar em harmonia com as preexistentes. No h no Japo uma histria das idias. Os japoneses no adotam um pensamento ou uma idia porque esto convencidos racionalmente de sua justia ou razo, mas porque ela nova e satisfaz a curiosidade e tambm a vaidade. Da mesma forma que uma moda efmera, um pensamento consagrado hoje pelo mundo no ser mais amanh, a no ser que a moda volte. O mesmo ocorre com as idias jurdicas. As idias e pensamentos so abandonados no porque perderam o seu valor lgico, mas sim porque envelheceram. No h, dessa forma, um esprito crtico e independente. O confucionismo e o budismo favoreceram este estado de esprito. O primeiro porque prega a obedincia cega ao superior como uma virtude. O segundo porque prega a total resignao: feliz ser aquele que aceita o destino. Diante de tal circunstncia difcil o nascimento de uma conscincia de direito subjetivo, muito menos da dignidade individual, base da sociedade moderna. J para Ryosuke Inagaki, a raiz do pensamento japons est no fato de que as idias morais, polticas ou sociais japonesas se desenvolveram no contexto de uma sociedade centralizada na famlia. caracterstico neste tipo de sociedade a ausncia da idia do outro no estrito sentido da palavra, ou seja, no existe uma clara diferena entre o que pertence a um e aos demais. Todas as relaes sociais se concebem de acordo com o patriarca da famlia.

Assim, a famlia no somente a unidade constitutiva da sociedade, mas tambm um paradigma de todas as relaes sociais, como as relaes entre o imperador e seus sditos e do patro e seu empregado numa empresa moderna. Em tal sociedade se espera que os indivduos sacrifiquem suas justas exigncias espontaneamente, situao que causa grandes injustias e abusos. Diante desta averso dos japoneses ao direito, a ordem social mantida por regras costumeiras de conduta. o chamado giri, que significa a maneira como uma pessoa deve se comportar diante de outra considerando a posio social de cada uma. O giri um dever, cujo contedo varia do tipo de relao que existe entre as pessoas. Assim, existe o giri do filho em relao ao pai, do empregado em relao ao patro, etc. O contedo do giri de uma pessoa de classe social inferior em relao ao seu superior no o mesmo de quando ela se relaciona com um preo. O obrigado deve cumprir o giri voluntariamente sem que a outra parte exija o seu cumprimento, pois as regras do giri no so impostas pelo Estado, so observadas pelo sentimento de honra e vergonha. A vergonha diante da sociedade que impede uma pessoa de agir contra as regras do giri e no a sua conscincia individual. As relaes do giri so perptuas e se apiam nos sentimentos de afeio. Ou seja, os japoneses sempre agem em considerao aos interesses do outro e esperam que a recproca seja respeitada. Via de regra, as regras de giri prevalecem sobre as obrigaes jurdicas. Assim, os conflitos sociais so na sua maior parte resolvidos margem do direito estatal. Nas regies rurais a resistncia ao direito moderno ainda maior. Nas relaes de trabalho e mesmo entre empresas as regras de giri so rigorosamente observadas e raramente as questes so resolvidas judicialmente. Importante observar-se, contudo, que as novas geraes j no so to fiis s regras do giri, mas ainda assim o esprito japons permanece nas relaes sociais.

Outra caracterstica importante do povo japons e que merece destaque o sentimento de coletividade. Isolados do contato exterior e acostumados com as adversidades da natureza, os japoneses tm uma forte conscincia de que sozinhos no conseguem vencer as dificuldades naturais e realizar grandes conquistas. O Japo s grande na sua totalidade. Talvez seja este um dos motivos da averso dos japoneses aos estrangeiros, porque eles no fazem parte do grupo. As amizades com os estrangeiros at hoje no so bem vistas pelos japoneses. este sentimento de pertencer a um grupo que facilita o estabelecimento de uma disciplina coletiva e que d homogeneidade ao povo japons. Os japoneses tm necessidade at mesmo fsica de sempre estarem em grupo. O sentimento de isolamento insuportvel. Eles precisam estar sempre acompanhados. Livres e sozinhos, sem algum para gui-los, os japoneses se sentem angustiados, desprotegidos. Desde pequenos os japoneses so criados e social e profissional. A homogeneidade do pensamento tambm se manifesta na forte conscincia dos japoneses de que todos pensam da mesma forma, diferentemente da Europa, onde as pessoas cultivam a individualidade. Esta homogeneidade de pensamento que tambm facilita a soluo de controvrsias sociais, no sendo necessria a interferncia de uma regra rgida imposta pelo Estado. O maior obstculo, portanto, para a efetivao dos direitos humanos no Japo est nesta averso dos japoneses lei, ao direito, em virtude de uma cultura nica, construda ao longo de sculos, totalmente distinta e muitas vezes conflitante com os princpios e doutrinas do mundo ocidental. Dado este panorama geral do pensamento japons, passo a analisar alguns dos problemas hoje enfrentados pelo Japo no campo dos direitos humanos. V.1 Public Welfare educados a viver em grupo, respeitando as regras de convivncia, regras estas que acompanh-lo-o em toda a sua vida

Em nome da ordem pblica, o governo japons tem adotado e aceito restries aos direitos humanos que ultrapassam os limites da mera soluo de conflitos entre os direitos fundamentais. O termo public welfare que aparece nos artigos 12 e 13 da Constituio extremamente vago e a prpria Constituio no traz a sua definio. Nenhuma lei ou deciso judicial tambm jamais definiu o termo, criando assim uma situao de incerteza e propiciando atos arbitrrios por parte das autoridades. Assim, por exemplo, a lei de registro dos estrangeiros estabelecia at o ano de 2.000 o sistema de coleta da impresso digital dos estrangeiros residentes no Japo. A Suprema Corte entendia que este sistema de coleta da impresso digital tinha o objetivo de garantir informaes seguras e corretas sobre os estrangeiros residentes no pas e que tal procedimento no violava nenhum direito fundamental, pois o art. 13 da Constituio permite a imposio de restries em nome do interesse pblico. Em 2000, contudo, o procedimento de coleta de impresso digital foi abolido, adotando-se em seu lugar um sistema de registro familiar com fotografias, assinaturas e informaes de parentes ou cnjuges tambm residentes no pas, ou seja, um sistema semelhante ao adotado para os cidados em geral. V.2 O princpio da igualdade e a tolerncia discriminao razovel A doutrina da discriminao razovel seguida pelas cortes japonesas fere o art. 14, 1, da Constituio. Com base nesta doutrina crianas nascidas fora do casamento recebem apenas metade do que recebem os filhos legtimos no momento da partilha da herana; estrangeiros com visto de permanncia definitiva no Japo so obrigados a carregar consigo documento de identificao o tempo todo, obrigao esta que no imposta aos japoneses nativos. A Suprema Corte entende que o elenco do art. 14 da Constituio -raa, crena, sexo, estado social ou origem familiar - no exaustivo e sim meramente exemplificativo, sendo possvel a imposio de discriminaes quando so razoveis. V.3 Confisses foradas No Japo a confisso considerada como o primeiro passo para a reabilitao do acusado. Embora a Constituio vede a confisso forada dos acusados, 90% dos casos que vo a julgamento tm confisses, refletindo a prioridade do sistema na admisso

da culpa pelo prprio acusado. H vrias denncias, entretanto, de confisses obtidas mediante coao. V.4 As condies das prises Em geral as prises observam os padres internacionais, mas a maioria das penitencirias at pouco tempo atrs no tinham sistema de aquecimento e no eram dadas roupas suficientes aos presos para se protegerem do frio. H casos inclusive de morte por congelamento entre a populao carcerria. O Ministro da Justia pediu a criao de um fundo para a instalao de aquecedores nas penitencirias do pas nos prximos trs anos. Os presos so mal alimentados e vivem constantemente com fome. Todas as cartas endereadas aos presos ou por ele enviadas so lidas pelos policiais e todas as visitas so fiscalizadas, mesmo as de seus advogados, e os presos esto proibidos de reclamar das condies da priso. Ademais, os presos so submetidos a severas sanes por pequenas infraes aos regulamentos internos. Algumas formas de punio incluem obrigar o preso a ficar sentado numa posio fixa dentro da cela durante horas por at dois meses, sem direito a nenhum exerccio fsico ou mental e contato com outro preso. Alguns presos so obrigados a usar cintos de couro e algemas de metal ou couro, comer como animais, vestir calas com a parte da frente aberta para que possam ir ao toalete sem usarem as mos. As regras da priso normalmente probem os presos de olhar uns aos outros ou de conversar fora do horrio determinado. So tambm forados a sentar na cela numa determinada posio e a caminhar, quando esto fora da cela, de uma maneira determinada. V. 5 Processo Judicial Os advogados de defesa no tm acesso a todas as provas que chegam s mos dos Promotores de Justia e no caso de estrangeiros, at alguns anos atrs, no havia intrpretes juramentados em nmero suficiente nas cortes. Os julgamentos, dessa forma, algumas vezes eram realizados sem que o acusado entendesse o que estava acontecendo ou sendo dito. Ainda hoje h freqentes denncias de estrangeiros que so forados a assinar

documentos na delegacia de polcia sem saber o contedo do documento escrito todo em japons. V.6 - Pena de morte O Cdigo Penal japons prev a aplicao da pena de morte para dezessete crimes, mas na prtica ela usada apenas para os crimes contra a vida. Muitos dos condenados pena de morte ficam na priso durante anos at serem executados e freqentemente aguardam o dia em total isolamento. H condenados que ficaram aguardando a execuo da pena durante quase 30 anos e outros que morreram de velhice. Uma das principais crticas que se faz pena de morte refere-se ao segredo e arbitrariedade de todo o procedimento. Os condenados pena de morte que tiveram suas sentenas confirmadas pela Suprema Corte podem ser executados a qualquer momento, desde que o Ministro da Justia assine a ordem de execuo. Entretanto, impossvel saber quem dentre os condenados ser o prximo a ser executado, pois no h nenhum critrio na escolha: tempo de priso, data da sentena, esgotamento dos recursos. O Ministro da Justia justifica a recusa em dar qualquer satisfao a respeito da data da execuo sob o argumento de poupar os familiares do executado da vergonha social. Todavia, so exatamente os familiares dos executados que mais sofrem com todo este procedimento secreto - eles no so comunicados quando ocorrer a execuo e normalmente tomam conhecimento da execuo pela imprensa ou quando funcionrios da penitenciria ligam para a famlia para que venha retirar o corpo do preso executado. Desse modo, os familiares nunca sabem se a visita que esto fazendo ao seu parente na priso a ltima. Mesmo os advogados no so informados da data da execuo. O Ministrio da Justia argumenta que os condenados pena de morte que tiveram suas sentenas confirmadas pela Suprema Corte esto, no sentido estrito da palavra, sem advogado,

porque no h mais nada a se fazer em termos judiciais aps a confirmao da sentena pela Suprema Corte. Alm disso, no h nenhum procedimento legal formal para obteno do perdo, embora em tese o Primeiro Ministro tenha competncia para substituir a pena de morte por outra. Na ausncia de um procedimento legal, as autoridades governamentais no tm nenhum prazo para responderem a alguma petio do condenado ou de seu advogado. Tambm no h nenhum mecanismo legal para impedir ou adiar a execuo da pena de morte enquanto uma petio protocolada no analisada. V.7 Discriminao da mulher As mulheres representam 40% da fora de trabalho no Japo e se consideradas as mulheres na faixa etria de 15 a 64 anos verifica-se que este percentual chega a 51%. Em agosto de 2001 havia 36 mulheres dentre os 480 membros da Cmara Baixa (7,5%) e 38 mulheres dentre os 247 membros da Cmara Alta (15,4%). H 5 mulheres dentre os 18 membros do Gabinete. As mulheres representam 19,8% dos eleitos para as assemblias das prefeituras e 3 dos 47 governadores do pas so mulheres, duas eleitas em 2000 para as provncias de Osaka e Kumamoto e a terceira eleita em 2001 para a provncia de Chiba. Em maro de 2001 as mulheres tambm ocupavam 4,1% dos cargos de chefia na Administrao Pblica, enquanto no setor privado este percentual era de 9,2% em 1998. A falta de creches adequadas, a excessiva carga horria de trabalho e as freqentes horas-extras so algumas das causas que dificultam o avano da participao das mulheres no mercado de trabalho, sobretudo nos cargos de chefia. O Governo editou duas leis Equal Employment Opportunity Law (1985) e Child Care Leave Law (1991) para minorar a diferena, procurando proporcionar igualdade de oportunidades para os homens e mulheres, mas a realidade mostra que a

discriminao persiste, em razo dos problemas apontados no pargrafo anterior que so incompatveis com as atividades domsticas que sempre ficam a cargo da mulher. De acordo com relatrios oficiais de 1997, as mulheres cuidavam de 90% do trabalho domstico e da educao dos filhos, enquanto que os homens apenas de 10%. Esta diviso de tarefas do lar pouco se altera nas famlias em que ambos os cnjuges trabalham. Em termos salariais, porquanto haja uma legislao protegendo as mulheres, em 2000 constatou-se que elas ganhavam apenas 65,5% do valor mdio recebido pelos homens. Com o avano da idade esta diferena chega a 52,5%. Esta diferena salarial, alis, praticamente institucionalizada, pois as empresas, no momento da contratao, dividem os candidatos em dois grupos considerando a disponibilidade para viagens e mudana de domiclio pelo candidato. Assim, as contrataes so de dois tipos: a) para exercer funes fundamentais na empresa, exigindo o cargo mudanas de domiclio, viagens constantes, compromissos externos como jantares com clientes, mesmo aos finais de semana e freqentes horas extras; b) para executar servios gerais internos. Em 1995 foi constatado que nas empresas onde este sistema de contratao adotado, 72,4% dos contratados para funes essenciais eram homens e 74,9% dos contratados para servios gerais eram mulheres. Em 1998 as mulheres representavam apenas 9,2% dos altos executivos. Alm disso, o aumento do salrio significativo ao longo dos anos para aqueles que so contratados para funes essenciais, ao passo que para a outra categoria o aumento mnimo. Grande tambm a quantidade de mulheres que trabalham apenas meio perodo ou que so contratadas para trabalhos temporrios. Os trabalhadores de meio-perodo e os temporrios representavam 23,2% do total de trabalhadores em 1.997, sendo curioso notar que 41,7% das trabalhadoras eram de meio-perodo ou temporrias. Em 1996, 30% de todas as mulheres trabalhadoras eram de meioperodo e ganhavam 69,3% menos que as trabalhadoras regulares de perodo integral, que j ganham, por sua vez, menos que os homens.

A violncia contra a mulher outro aspecto a ser ressaltado e vai desde abusos sexuais nos locais de trabalho a estupros, pornografia, abuso de crianas, prostituio de adolescentes (enjokousai), trfico de prostituio e turismo sexual. A lei de preveno prostituio pune a venda de servios sexuais de crianas, mas a compra destes servios no considerada ilegal. Segundo pesquisa realizada em abril de 1998, menos de 50% das estudantes do nvel secundrio se opunha idia de realizar encontros em troca de dinheiro ou presentes, e 1 em 20 efetivamente faziam programas. At pouco tempo atrs, no havia nenhuma lei especfica proibindo a produo e venda de pornografia infantil. Apenas em maio de 1.999 foi aprovada uma lei pelo Parlamento, estando em vigor desde novembro de 1.999, proibindo o sexo com menores de 18 anos bem como a produo, a venda e a distribuio de pornografia infantil. O Japo rota do trfico internacional de prostituio feminina, sendo a maioria delas das Filipinas e da Tailndia. Os intermedirios que as recrutam obrigam-nas a se prostituir sujeitando-as ao pagamento de pesadas dvidas e apoderando-se de seus passaportes. De acordo com o Ministrio da Justia, o nmero de mulheres trabalhando ilegalmente no Japo diminuiu apenas de 127.047 no final de 1.996 para 126.982 no comeo de 1.998. V.8 As minorias Na lngua japonesa a palavra diferente tchigau tambm significa errado. Os burakumin, os coreanos e a comunidade Ainu constituem a parcela mais discriminada da populao japonesa. Todos eles so diferentes de alguma forma dos demais japoneses por razes histricas, origem tnica e/ou costumes. Por outro lado, a palavra japonesa para estrangeiro Gaijin, que basicamente significa pessoa de fora, enquanto a palavra para designar um conterrneo japons nakama, que significa de dentro. A distino entre um japons e um gaijin no est

apenas na nacionalidade ou na etnia, mas tambm na prpria natureza segundo o ponto de vista japons. A maioria dos japoneses prefere evitar o contato com os gaijin. Uma pesquisa realizada em 1980 constatou que 64% dos japoneses declararam sutilmente que eles no gostariam de manter um convvio social com os gaijin. A projeo econmica do Japo no cenrio internacional exige, entretanto, que muitos japoneses residam no estrangeiro - mais de 30.000 japoneses residem em Nova Iorque ou nos seus subrbios. Nos centros urbanos, mesmo os japoneses que residem h anos no estrangeiro formam comunidades que recebem jornal japons, programas de televiso, tm seus prprios bares, restaurantes e escolas. At 2003, os estudantes japoneses que tivessem obtido certificado de concluso nas escolas do Ocidente eram obrigados a obter um novo certificado no Japo, ao retornarem para serem admitidos nas universidades, mesmo aqueles que tivessem estudado em escolas japonesas do exterior. Em setembro de 2003, alterou-se a redao da Lei de Educao Escolar passando-se a permitir que estudantes no graduados no Japo prestassem exames de admisso s universidades japonesas, sem necessidade de prvia aprovao equivalncia do segundo grau. A adoo de um estilo de vida ocidental ou ter muitos amigos gaijin pode representar um obstculo no momento de procurar emprego tanto no setor pblico quanto privado. Esta averso aos estrangeiros facilmente constatvel no prprio comportamento dos turistas japoneses que vo aos EUA ou Europa. Eles sempre esto em grandes grupos e no se misturam com os gaijin. No demonstram nenhum interesse em aprender a cultura estrangeira, mas apenas em passear, e na medida do possvel ficam hospedados todos juntos em hotis onde os balconistas e garons falem japons. Apesar de a discriminao ser ilegal, muitos proprietrios no alugam seus imveis aos gaijin, e muitos japoneses que residem em apartamentos se mudam quando ficam sabendo que um estrangeiro se mudou para o prdio. em exame pblico de

Tendo em vista, portanto, esta averso aos estrangeiros, ou melhor, ao que diferente, passemos a analisar alguns dos problemas mais crticos relativos discriminao. V.8.1 Os estrangeiros O Governo Japons no reconhece os coreanos residentes no Japo como minorias, no respeitando, portanto, o direito destes estrangeiros de preservar sua cultura, praticar sua religio ou usar sua lngua. Em razo da discriminao tnica, os coreanos tm dificuldades at mesmo de usar seus nomes publicamente. O Japo impe aos estrangeiros residentes no pas a obrigao de sempre portar um certificado de registro de estrangeiro, sob pena de punio criminal. Tal obrigao imposta at mesmo aos estrangeiros com residncia permanente e vida estabelecida no Japo, cuja identidade e residncia podem ser obtidas to facilmente quanto so a dos japoneses. Alm disso, o art. 26 do Regulamento de Controle de Imigrao estabelece que os estrangeiros que sarem do pas devem obter antes uma permisso de nova entrada no Japo sob pena de perderem o status de residentes. Os residentes permanentes, especialmente a grande maioria dos coreanos no Japo, so pessoas que nasceram e cresceram no Japo e pretendem viver no Japo, e por isso no h justificativa para que sejam tratados de forma diferente daqueles que tm nacionalidade japonesa. O direito de ir e vir nova entrada no pas. Cristini Santini Muriel destaca que a Suprema Corte formalmente j declarou que a garantia de direitos humanos bsicos aos estrangeiros no absoluta e pode ser restringida pela discricionariedade do governo. A Constituio do Japo em seu captulo terceiro garante vrios direitos humanos, os quais se aplicam igualmente a estrangeiros que residam no pas. Os sistemas de imigrao e de residncia de estrangeiros no Japo, cujas do Japo deveria ser livre para estes estrangeiros assim como para os japoneses, que no precisam obter nenhuma permisso de

normas so editadas pelo Ministro da Justia bem como por autoridades locais, por sua vez, no negam a aplicao de nenhum direito humano a estrangeiros, mas os princpios gerais para o julgamento de permisso de entrada no pas, renovao do perodo de permanncia etc. no esto especificamente regulados, o que permite uma ampla interpretao de sua convenincia pelas autoridades. A Suprema Corte, em sua deciso, embora declarando que o direito constitucional de liberdade de atividade poltica se aplica a estrangeiros, afirmou que restries a esse direito pelo sistema de residncia a estrangeiros no Japo so absolutamente legais. O direito constitucional foi assim limitado pela discricionariedade do governo em sua deciso sobre a convenincia da permanncia do estrangeiro no pas. A Suprema Corte dessa forma declarou ter sido legal a denegao do pedido de renovao do perodo de permanncia do cidado americano por estrangeiro.4 Acrescente-se, outrossim, que em todo o Japo existem escolas coreanas estabelecidas legalmente com o objetivo de transmitir e desenvolver a educao, a cultura, a histria e a lngua da Coria. O currculo destas escolas equivalente ao das escolas japonesas, ou seja, tem as mesmas matrias e nvel de contedo. Entretanto, o Governo Japons no as reconhece e, portanto, no concede certificado de concluso aos estudantes destas escolas, que ficam, assim, impedidos de prestar qualquer tipo de exame ou vestibular. Nenhuma das universidades federais reconhece o certificado das escolas coreanas, e apenas 30 das 57 universidades municipais e 220 das 431 universidades particulares reconhecem-nas. Mas mesmo estas universidades exigem do candidato prvia freqncia numa escola japonesa de meio-perodo sem prejuzo da escola coreana ou a aprovao no exame especial do Ministrio da Educao para obter o certificado de qualificao para prestar exame vestibular nas universidades japonesas. Em dezembro de 2000 havia pouco mais de um milho e meio de estrangeiros no Japo, ou seja, 1,33% da populao do pas, dos quais 635.000 eram coreanos, 335.000 chineses, 254.270 brasileiros e 144.870 filipinos. V.8.2 A Comunidade indgena Ainu causa de suas atividade polticas e conseqentemente afirmou a preponderncia da discricionariedade do governo sobre a garantia de direitos humanos ao

Muriel, Christini Santini Panorama do Sistema Jurdico Japons

Aproximada h 10.000 anos as pessoas que moravam no norte do Japo eram etnicamente distintas do resto da populao japonesa e foram chamados de Ainu, que significa ser humano ou homem na lngua Ainu. Eles se dizem descendentes dos Emishi, mencionados na famosa crnica japonesa chamada Kojiki e Nihon-syoki. Hoje o termo Ainu utilizado para se referir aos indgenas que habitam a ilha de Hokkaido, ao norte do Japo. A cultura Ainu atingiu seu apogeu nos sculos 13 e 14. Viviam da caa e da pesca e moravam nas margens dos rios. Embora eles no tenham desenvolvido a linguagem escrita, eles criaram um rico repertrio oral de estrias e poemas em prosa e verso. A cultura Ainu foi ameaada no sculo 15 pelos wajin, que eram os japoneses que emigraram das ilhas do sul do Japo para Hokkaido. Durante a era Edo (16031868), a poltica comercial do governo favoreceu os wajin que passaram a explorar os Ainu. Na era Meiji (1868-1912) o governo adotou uma poltica de incentivo emigrao para Hokkaido e em pouco tempo a populao da ilha ultrapassou de um milho e os Ainu se tornaram minoria. O governo proibiu a explorao dos Ainu mas manteve tambm a proibio da prtica da cultura Ainu obrigando-os a aprender a lngua japonesa. Em 1899 foi editada a Lei de Preservao Ainu de Hokkaido com o intuito de incentivar os Ainu a cultivar a terra. Infelizmente esta lei no surtiu efeito, pois naquela poca praticamente todas as terras j haviam sido ocupadas e tomadas pelos wajin. Na dcada de sessenta a prefeitura de Hokkaido implantou programas de moradia, educao e meio ambiente para a populao Ainu, mas estes esforos tambm no trouxeram muitos resultados, e a comunidade Ainu continuou a sofrer discriminaes e a viver em condies precrias. Nas ltimas trs dcadas, a populao Ainu e a Prefeitura de Hokkaido conjugaram esforos a fim de criar uma lei mais efetiva. Estes esforos resultaram no Ato de Incentivo Cultura Ainu e Difuso e Esclarecimento da Tradio Ainu, editado em 8 de maio de 1997. Esta lei reconhece os Ainu como minoria tnica e obriga todas as prefeituras a desenvolver programas para promoo da cultura e tradio Ainu. Com a edio desta lei, uma srie de leis anteriores que discriminavam os Ainu, inclusive a lei de 1899, foram revogadas e o governo reconheceu pela primeira vez a existncia de uma minoria tnica no pas. Entretanto, a lei foi omissa em trs pontos: a) no reconhece os Ainu como populao indgena de

Hokkaido, b) nada dispe a respeito de direitos especficos aos Ainu como um grupo distinto, e c) no concede direitos civis de proteo aos Ainu. O Governo Japons reluta em reconhecer os Ainu como populao indgena, pois teme que tal ato lev-los-ia a reivindicar sua soberania, a demarcao de suas terras e a recuperao de seus recursos naturais, alm de exigir uma indenizao pelos crimes cometidos durante a colonizao. Atualmente a Associao Ainu de Hokkaido estima que eles sejam 50.000, menos de 0,05% da populao japonesa. V.8.3 Os burakumin Burakumin significa literalmente habitante de um vilarejo no emancipado. Na Era Tokugawa eles formavam a camada social mais baixa, os prias ou marginalizados. Tambm conhecidos por eta, viviam separados das outras classes sociais, confinados a uma rea especfica e identificvel em cada comunidade. Eles eram obrigados a fazer tipos inferiores de servio como guardar tumbas, cortar carne, fazer produtos de bambu e de palha e curtir couro.5 Christini Santini Muriel explica que Depois da abolio dos sistema de castas durante a Era Meiji, todavia, os burakumin continuaram a sofrer discriminao. A principal razo reside no fato de terem sido eles obrigados a viver em guetos, chamados buraku e, mesmo aps a abolio do sistema de castas, no terem tido condies de se mudar. Isso permitiu (e ainda permite) a determinao da ascendncia buraku pelo local de nascimento da pessoa ou de seus pais. Por outro lado, a discriminao contra os burakumin est fortemente enraizada na sociedade japonesa e at hoje muitas companhias somente contratam novos funcionrios aps a apresentao de uma completa certido de nascimento, que permita a identificao da ascendncia.6 Alguns burakumin pagam para alterar o seu sobrenome, pois a certido de nascimento o principal obstculo para a sua aceitao e assimilao pelos japoneses.

5 6

ob. cit. 3, p.17 ob. cit 3, p. 67

Outra explicao para a discriminao contra os burakumin est no fato de os japoneses acreditarem que eles formam uma raa inferior ou que so descendentes de coreanos. De fato, uma pesquisa realizada recentemente constatou que 70% dos entrevistados acreditavam que os burakumin eram de uma outra raa. Atualmente estima-se que haja 3 milhes de burakumin, mas a grande maioria prefere esconder sua identidade. O Governo obteve um certo xito em alguns programas sociais, econmicos e legais destinados a melhorar as condies dos burakumin. Em 1997 a Liga pela Liberao Buraku reescreveu seu manifesto pela primeira vez em 13 anos, dando menos nfase luta da classe e mais nfase aos direitos civis e bem estar social. A nova plataforma substitui o termo Burakumin, onde min significa pessoas, por Buraku Jumin, onde jumin significa povo, comunidade. VI Concluso A principal caracterstica do povo japons a sua homogeneidade - de pensamento, de comportamento e at mesmo aparncia fsica. Esta caracterstica peculiar do povo japons tem sua raiz no isolamento de mais de duzentos anos que o pas viveu durante a Era Edo e tem como principal reflexo a grande dificuldade que os japoneses tm de assimilar a cultura estrangeira, criando uma averso a tudo que de fora, diferente. A lei, os direitos humanos e o Poder Judicirio independente foram trazidos de fora e introduzidos no Japo fora, principalmente pelos EUA. verdade que a idia de direitos humanos j existia na sociedade japonesa, mas no como na sociedade americana, francesa ou inglesa. Os principais defensores dessas idias no Japo importaram seus conhecimentos dos EUA e da Europa e tentaram transplant-las ao Japo, sem que houvesse j um sentimento formado na sociedade japonesa, diferentemente do que ocorria nos pases ocidentais. A sociedade japonesa, entretanto, ao longo dos anos foi assimilando as idias introduzidas na Constituio de 1946 e avanou muito depois da Segunda Guerra Mundial, sobretudo em razo de seu desenvolvimento econmico.

Todavia os problemas de discriminao persistem, porque o povo japons, apesar da internacionalizao que vem experimentando nas ltimas dcadas, ainda tem dificuldades em aceitar o estrangeiro, o que de fora, o que diferente. Mesmo as cortes japonesas tm tendncia de interpretar os estatutos legais, incluindo a Constituio, de acordo com as idias prevalentes na sociedade, o bom senso que opera na sociedade, o bem-estar pblico, conceitos todos muito vagos que permitem uma ampla interpretao das leis e criam uma situao de insegurana para os indivduos. O individualismo ocidental choca-se com o sentimento de comunidade e responsabilidade social dos japoneses, que raramente procuram o Judicirio para a soluo de seus problemas, principalmente as mulheres que evitam se expor com vergonha de serem mal vistas pela comunidade. A gradativa abertura e assimilao pelos japoneses das idias e costumes estrangeiros tarefa que fica, portanto, para as novas geraes que devero, por meio de um crescente intercmbio cultural, criar uma nova mentalidade que harmonize os pensamentos oriental e ocidental, sem a perda da identidade dos japoneses. XI Bibliografia Aruga, Tadashi The Declaration of Independence in Japan: Translation and Transplantation, 1854-1997 http://chnm.gmu.edu/declaration/japanese/aruga2.html Cogen, Joel The Ainu Japans Indigenous People JLGC Newsletter, Issue n. 25, winter 1998 http://www.jlge.org/jlgenews/025/ainu. htm David, Ren Os Grandes Sstemas do Direito Contemporneo, editora Martins Fontes, 3a. edio, 2a. tiragem, So Paulo, 1.998 Inagaki, Ryosuke El concepto de derechos humanos en Japn, in Los fundamentos filosficos de los derechos humanos, Serbal, Unesco

Jorund Buen The United Nations Universal Declaration of Human Rights, mainly based on Western (North American and Western European) philosophy http://www.underdusken.no/dusker/html/9411/theprem.html Muriel, Christini Santini Panorama do Sistema Jurdico Japons NODA, Yosuyuki, Introduction to Japanese Law, Translated and edited by Anthony H. Angelo. University of Tokyo Press, 1989 Ronnie Littlejohn Japanese Morality and Discrimination

http://www.belmont.edu/Humanities/Philosos/PHI152F98/JapanseMC/JMCanddiscrim.html TANAKA, Shigeaki. Tenkanki no nihonh (O direito japons em tempo de mudana). Tokyo, Iwanami, 2000 W.G. Aston, trans., Nihongi: Chronicles of Japan from the Earliest Times to A.D. 697, 2 vols. In 1 (London: Keagan and Co., 1986), vol. 2, pp. 128-133 Ancient Japan The Japanese Constitution http://www.wsu.edu:8080/~dee/ANCJAPN/ CONST.HTM Constitution of the Empire of Japan, 1889 http://www.geocities.com/Tokyo/Temple/3953/conmeiji.html The Constitution of Japan November, 3, 1946 http://home.ntt.com/japan/constitution/ english-Constitution.html The Meiji Restoration Period (1868-1912) and Modern Japan, Birth of a Nation under Chinese Influences http://www.ict.co.jp/www-history/birth-of-a-nation.html Alternative Report to the Fourth Periodic Report of Japan on the International Covenant on Civil and Political Rights http://www.nichibenren.or.jp/hrsympo/jrt/chap7.htm Annual Report 1998 Asia Pacific, regional country index, Al Report 1998: Japan

Annual Report 1999 Asia Pacific, regional country index, Al Report 1999: Japan Human Rights Watch, World Report 1999, Japan Human Rights Developments, Defending Human Rights, The Role of the International Community Japans human rights record must be challenged - Amnesty International Report ASA 22/13/1998, October 1998 Japan complacent over human rights government must implement UN human Rights Committees recommendations - Amnesty International News Release ASA 22/14/1998, November 1998 The Death Penalty: Summary of Concerns Amnesty International Report ASA 22/01/1997, March 1997 US Department of State Japan Country Report on Human Rights Practices for 1998 released by the Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor, February 26, 1999 US Department of State - 1999 Country Reports on Human Rights Practices releases by the Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor, February 25, 2000 US Department of State - 2001 Country Reports on Human Rights Practices releases by the Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor, March 4, 2002 US Department of State - 2004 Country Reports on Human Rights Practices releases by the Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor, February 28, 2005

S-ar putea să vă placă și