Sunteți pe pagina 1din 3

INTRODUO H dois tipos distintivos de atividade jurisdicional: a cognitiva (ou de conhecimento) e a executria (ou executiva).

A primeira prevalentemente intelectual, o juiz investiga fatos ocorridos anteriormente e define qual norma que est incidindo no caso concreto. Na segunda atividade, pretende-se satisfazer uma prestao devida. Quando a atuao da sano pela jurisdio se d atravs da prtica de atos materiais, concretos, tem-se a execuo. Segundo Humberto Theodoro Jnior: A efetividade do direito material por meio dos instrumentos processuais tem seu ponto culminante na execuo forada, visto que nela que o litigante concretamente encontrar o remdio capaz de p-lo de fato no exerccio efetivo do direito subjetivo ameaado ou violado pela conduta ilegtima de outrem. Quanto mais cedo e mais adequadamente o processo chegar execuo forada, mais efetiva e justa ser a prestao jurisdicional. Da porque as ltimas e mais profundas reformas do processo civil tenham se voltado para as vias de execuo civil. E foi justamente dando sequncia reforma processual civil, com o objetivo de dar maior celeridade ao processo, consoante o art. 5, LXXVIII, que garante a todos, no mbito judicial e administrativo, a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao, que foi promulgada em 2005, a lei 11.232.

EVOLUO DA EXECUO FORADA Nas origens do direito de tradio romana, o exerccio do direito fazia-se, primeiramente, perante o praetor (agente detentor do imperium) e prosseguia em face do iudex (um jurista, a quem o praetor delegava o julgamento da controvrsia- iudicuim). A sententia doiudex dava soluo definitiva ao litgio (res iudicata), mas seu prolator no dispunha de poder suficiente para dar-lhe execuo. A relao entre as partes e o iudex era regida por um modelo contratual, pois entendia-se que,ao ser nomeado o delegado do praetor, os litigantes se comprometiam a se submeter sua sententia. Esse sistema judicirio era dominado por uma configurao privatstica.

Dentro desse prisma, somente por meio de outra ao (actio iudicatis) se tornava possvel obter a tutela da autoridade pblica (imperium) para levar a cabo a execuo do crdito reconhecido pelo iudex, quando o devedor no se dispunha a realizlo voluntariamente. No existia o ttulo executivo extrajudicial, de modo que a execuo forada somente se baseava na sentena e somente se desenvolvia por meio da actio iudicatis. Mais tarde, na era crist, o Imprio Romano se afastou lentamente da ordem judiciria privada e instituiu uma Justia Pblica. O processamento dos litgios passou a ser feito apenas perante o praetor e seus auxiliares permanentes e especializados, de modo que a sentena j era ato proferido do prprio detentor do imperium. J no havia justificativa para o manejo de duas aes separadas para alcanar a execuo forada. No entanto, por simples inrcia histrica, a dicotomia actio e actio iudicatis subsistiu at o fim do Imprio Romano. Com a queda do Imprio Romano e a implantao do domnio dos povos germnicos operou-se um enorme choque cultural, que acabou por verificar-se uma conciliao de mtodos. Aboliu-se, de um lado, a execuo privada, submetendo-se a realizao do direito do credor ao prvio acertamento judicial; mas de outro lado, eliminou-se a duplicidade de aes que o direito humano tanto cultivara. Em lugar da actio iudicatis implantou-se, em plena Idade Mdia, a nova e singela executio per officium iudicis. No final da Idade Mdia e incio da Idade Moderna, o incremento do intercmbio comercial fez surgir os ttulos de crdito,para os quais se exigia uma tutela judicial mais expedita que a do processo comum de cognio. Foi ento que ressuscitou a actio iudicati romana, por meio da qual se permitia uma atividade judicial puramente executiva. Para tanto, adotou-se o mecanismo de equiparar a fora do ttulo de crdito da sentena, atribuindo-lhe a executio parata. Durante vrios sculos coexistiram as duas formas executivas: a executio per officium iudicis, para as sentenas condenatrias, e a actio iudicati, para os ttulos de crdito. Essas duas modalidades de execuo perduraram at o sculo XVIII. Foi com o Cdigo de Napoleo que se tomou a iniciativa de unificar a execuo. Como, em volume, as execues de ttulos de crdito eram muito mais numerosas e freqentes do que as

execues de sentena, a unificao se deu pela prevalncia do procedimento prprio dos ttulos extrajudiciais. A parte voltou a submeter-se obrigao de propor, sucessivamente, duas aes para alcanar um nico objetivo: a realizao do crdito inadimplido pelo ru, ou seja, uma ao cognitiva, que terminava pela sentena, e outra executiva, que comeava depois da sentena e nela se fundava. Em pleno sculo XX, voltou-se a presenciar o mesmo fenmeno da Idade Mdia:o inconformismo com a separao da atividade jurisdicional de cognio e de execuo em compartimentos estanques, e a luta para eliminar a figura desnecessria da ao autnoma de execuo de sentena (actio iudicati).

AS REFORMAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO O legislador brasileiro procedeu a profundas reformas no Cdigo de Processo Civil, e em quatro etapas pretende abolir por completo os vestgios da dualidade de processos para promover o acertamento e a execuo dos direitos insatisfeitos. Na primeira etapa, a Lei n. 8.952/1994 alterou o texto do art. 273 do Cdigo de Processo Civil, acrescentando-lhe vrios pargrafos, com o que se implantou, em nosso ordenamento jurdico uma revoluo consubstanciada na antecipao de tutela. Com isso, enfraqueceu-se em profundidade o sistema dualstico que separava por forte barreira o processo de conhecimento e o processo de execuo. Nos termos do art. 273 e seus pargrafos, tornou-se possvel a obteno imediata de medidas executivas dentro ainda do processo de cognio (para contornar o perigo de dano causado pela durao excessiva do processo e para coibir a defesa temerria) e antes de ser proferida a sentena definitiva de acolhimento do pedido deduzido em juzo. certo que a antecipao tem carter provisrio, mas quando deferida em relao a todo o pedido da inicial

S-ar putea să vă placă și