Sunteți pe pagina 1din 43

MESA REDONDA:

PAPEL DA MEDICINA LABORATORIAL NA PROMOO DA SADE

Tema: DOENAS INFECCIOSAS

Silvana Maria Eloi Santos Departamento de Propedutica Complementar Faculdade de Medicina - UFMG

DOENAS INFECCIOSAS

A microbiologia como disciplina cientfica

DOENAS INFECCIOSAS NO BRASIL Protagonistas na sade pblica apesar das mudanas epidemiolgicas

Malria Leishmaniose Doena de Chagas Febre Amarela Dengue Hepatites Tuberculose DST/AIDS

PAPEL DA MEDICINA LABORATORIAL

Triagem Diagnstico Acompanhamento Vigilncia epidemiolgica

I - Triagem

Doadores de sangue

Pr-natal

Triagem para doadores de sangue


Qualidade dos hemoderivados

Sfilis EIE e VDRL Hepatite B HBsAg e anti-HBc total EIE Hepatite C anti-HCV EIE Doena de Chagas EIE (1) Infeco pelo HIV EIE (2) Infeco pelo HTLV EIE (1)

Qualidade dos hemoderivados Reaes transfusionais

~3 M de transfuses em 2007

Triagem para doadores de sangue


Guia de Inspeo Sanitria em Servios de Hemoterapia

PR-NATAL

Programa de Humanizao no Pr-natal e Nascimento

PR-NATAL

Triagem de infeces
Infeco urinria Sfilis Hepatite B Infeco pelo HIV Toxoplasmose Possibilidade de interveno positiva

Avaliao pr-concepcional
Rubola e hepatite B: nos casos negativos, providenciar a imunizao prvia gestao; Toxoplasmose: Em caso de teste negativo, orientar para os cuidados preventivos; HIV/AIDS: Em caso de teste negativo, orientar para os cuidados preventivos e, em casos positivos, prestar esclarecimentos sobre os tratamentos disponveis e outras orientaes para o controle da infeco materna e para a reduo da transmisso vertical do HIV; Sfilis: nos casos positivos, tratar a mulher e seu(s) parceiro(s) para evitar a evoluo da doena e a sfilis congnita e orientar sobre os cuidados preventivos; outras DST, nos casos positivos, instituir diagnstico e tratamento

II Diagnstico

Leishmaniose Doena de Chagas Malria Febre Amarela Dengue Hepatites Tuberculose DST/AIDS

II Diagnstico
Leishmanioses

II Diagnstico
Leishmaniose Tegumentar
Definio de casos Critrio clnico-laboratorial. A confirmao dos casos clinicamente suspeitos dever preencher no mnimo um dos seguintes critrios: Residncia, procedncia ou deslocamento em/para rea com confirmao de transmisso e: - encontro do parasito nos exames parasitolgicos diretos e/ou indireto; ou - intradermorreao de Montenegro (IRM) positiva; ou - com outros mtodos de diagnstico positivo.

II Diagnstico
Leishmaniose Visceral
Definio Caso Humano Confirmado Critrio Clnico Laboratorial: A confirmao dos casos clinicamente suspeitos dever preencher no mnimo um dos seguintes critrios: - Encontro do parasita nos exames parasitolgicos direto e/ou cultura. -Imunofluorescncia reativa com ttulo de 1:80 ou mais, desde que excludos outros diagnsticos diferenciais.

Definio Infeco :Todo o indivduo com exame


sorolgico reagente e/ou parasitolgico positivo, sem manifestaes clnicas. Estes casos no devem ser notificados e nem tratados.

II Diagnstico
Doena de Chagas
A doena de Chagas aguda definida pela presena de parasitos circulantes demonstrveis no exame direto do sangue perifrico.. .considera-se indivduo infectado na fase crnica aquele que apresenta anticorpos anti-T. cruzi detectados por meio de dois testes sorolgicos de princpios distintos ou com diferentes preparaes antignicas.

II Diagnstico

Febre Amarela

II Diagnstico
Malria

..O diagnstico de certeza da infeco malrica s possvel pela demonstrao do parasito, ou de antgenos relacionados, no sangue perifrico do paciente...

II Diagnstico
Dengue
Programa Nacional de Controle da Dengue

II Diagnstico
Hepatites
Programa Nacional para a Preveno e o Controle das Hepatites Virais
...O diagnstico especfico de hepatite A aguda confirmado, de modo rotineiro, atravs da deteco de anticorpos anti-HAV da classe IgM.... ...A confirmao diagnstica laboratorial e realiza-se por meio dos marcadores sorolgicos do HBV... ... O diagnstico da hepatite C feito pela realizao de exames sorolgicos e exames que envolvem tcnicas de biologia molecular...

II Diagnstico

Tuberculose
Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT)

II Diagnstico
Tuberculose
Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT)

O exame microscpio do escarro considerado a mais importante atividade do programa de controle da tuberculose na busca e deteco de casos bacilferos

II Diagnstico
DST / AIDS
Programa Nacional de DST e AIDS

II Diagnstico

Infeco pelo HIV

O diagnstico da infeco pelo HIV feito em laboratrios, a partir da realizao de testes sorolgicos.

No Brasil, o diagnstico laboratorial da infeco pelo HIV regulamentado por meio da Portaria de N 59/GM/MS, de 28 de janeiro de 2003.

Uso do Teste Rpido no Diagnstico da infeco pelo HIV


O uso dos testes rpidos para o diagnstico da infeco pelo HIV foi regulamentado pela Portaria de N 34, de 28 de julho de 2005. Os testes rpidos podero ser utilizados em servios de sade definidos pelo Ministrio da Sade e Coordenaes Estaduais de DST/Aids; - locais de difcil acesso - maternidades - CTA No existe indicao do uso dos testes rpidos em laboratrios clnicos. Somente podero realizar os testes rpidos para o diagnstico do HIV, profissionais de sade treinados de acordo com programa de capacitao do Ministrio da Sade.

Co-infeco com tuberculose:Testes solicitados em 2006 e ainda sem resultado: 31%

Uso do Teste Rpido no Diagnstico da infeco pelo HIV


Na indicao da profilaxia para a preveno da transmisso vertical do HIV:; Acidentes com exposio ocupacional de risco para o HIV; Segmentos populacionais mais vulnerveis ao HIV: homens que fazem sexo com outros homens (HSH), trabalhadores (as) do sexo, usurios de drogas; Populaes flutuantes e que vivem em regies distantes do servio de sade; Populao em situao de rua; Populao indgena; Violncia sexual; Pacientes com presena de DST e/ou manifestaes associadas infeco pelo HIV; Pessoas presas; Pacientes com apresentao pulmonar atpica e/ou extra-pulmonar da Tuberculose, a qual indica deficincia imunolgica.

III Acompanhamento

Hepatites Tuberculose DST/AIDS

III Acompanhamento
Hepatites controles bioqumicos, sorolgicos e virolgicos. Hepatite B
A hepatite B aguda resolvida pode ser definida pelos seguintes critrios: 1. desaparecimento dos sinais e sintomas; 2. normalizao de aminotransferases e 3. negativao do HBsAg e aparecimento de anti-HBs no soro do paciente. A hepatite B crnica em atividade caracteriza-se pela presena do HBsAg no soro por mais de 6 meses, HBV-DNA no soro em altos ttulos, elevao persistente ou intermitente de aminotransferases sricas e evidncias histolgicas de processo necroinflamatrio.

III Acompanhamento
Hepatites controles bioqumicos, sorolgicos e virolgicos. Hepatite C
...A genotipagem fundamental para avaliar a orientao teraputica dos portadores de hepatite C crnica... .... de importncia que seja avaliada a resposta virolgica precoce (RVP) na dcima segunda semana de tratamento....

III Acompanhamento
Tuberculose

Cura: quando ao completar o tratamento o paciente apresentar duas baciloscopias negativas: uma na fase de acompanhamento e outra no final do tratamento. Falncia: Ser dada quando houver persistncia da positividade do escarro ao final do 4. ou 5. ms de tratamento.

III Acompanhamento

Infeco pelo HIV

Criao da Rede Nacional de Laboratrios para a contagem de linfcitos T CD4+/CD8+ e carga viral em 1997. A Rede Nacional de Laboratrios para Contagem de Linfcitos T CD4+ formada por 92 laboratrios. A Rede Nacional de Laboratrios para Quantificao da Carga Viral do HIV possui 82 laboratrios.

III Acompanhamento

Infeco pelo HIV

Rede Nacional de Genotipagem RENAGENO - composta de 20 laboratrios executores e 365 Mdicos de Referncia em Genotipogem (MRG). Rede Nacional de Isolamento e Caracterizao do HIV-1 para avaliar a extenso da transmisso do HIV resistentes aos anti-retrovirais em reas geogrficas especficas do Brasil.

IV Vigilncia epidemiolgica

IV Vigilncia epidemiolgica

A lista de doenas de notificao compulsria foi criada pela Lei N 6259 de 1975, que obriga os profissionais de sade no exerccio da profisso, bem como os responsveis por organizaes e estabelecimentos pblicos e privados de sade e ensino, a comunicarem aos gestores a ocorrncia dos casos suspeitos ou confirmados daquelas doenas.

Resoluo RDC n 302, de 13 de outubro de 2005

6.2.12. Os resultados laboratoriais que indiquem suspeita de doena de notificao compulsria devem ser notificados conforme o estabelecido no Decreto no 49.974-A, de 21 de janeiro de 1961, e na Portaria no 2325, de 08 de dezembro de 2003, suas atualizaes, ou outro instrumento legal que venha a substitu-la.

http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/epilista.htm

Doenas de Notificao Compulsria


> Leishmaniose Tegumentar Americana > Botulismo > Leishmaniose Visceral > Carbnculo ou Antraz > Leptospirose > Clera > Malria > Coqueluche > Meningite por Haemophilus influenzae > Dengue > Peste > Difteria > Poliomielite > Doena de Creutzfeldt-Jacob > Paralisia Flcida Aguda > Doena de Chagas (casos agudos) > Doena Meningoccica e outras meningites > Raiva Humana > Esquistossomose (em rea no endmica) > Rubola > Sarampo > Eventos Adversos Ps-Vacinao > Sfilis Congnita > Febre Amarela > Sfilis em gestante > Febre do Nilo Ocidental > Sndrome da Rubola Congnita > Febre Maculosa > Sndrome da Imunodeficincia Adquirida > Febre Tifide (Aids) > Hansenase > Sndrome Febril ctero-hemorrgica Aguda > Hantaviroses > Sndrome Respiratria Aguda Grave > Hepatites Virais > Infeco pelo HIV em gestantes e crianas > Ttano > Tularemia expostas ao risco de transmisso vertical > Influenza Humana por novo subtipo > Tuberculose > Varola (pandmico)

Informe Epidemiolgico do SUS 2000; 9(3) : 211 - 219.

A notificao oriunda de laboratrios clnicos e de sade pblica, privados ou no, pouco expressiva. Apesar do consenso entre peritos em sade pblica, no que se refere importncia das aes executadas pelos laboratrios na VE, o seu papel "ainda uma questo muito pouco discutida e nunca suficientemente explicitada em todo o seu espectro de abrangncia". A necessidade de estabelecer um fluxo nico da informao epidemiolgica....... integrao

do laboratrio rede formal de VE..

Uma ao conjunta das diversas instncias de governo com as sociedades profissionais responsveis pela Medicina Laboratorial certamente contribuiria para melhor aplicao dos recursos laboratoriais na promoo da sade do brasileiro.

MUITO OBRIGADA!

MUITO OBRIGADA!

S-ar putea să vă placă și