Sunteți pe pagina 1din 8

No Esprito Santo, discpulos e missionrios de Jesus Cristo!

SOLENE CELEBRAO DO SACRAMENTO DA CRISMA

Ritos Iniciais
Comentarista: Queridos jovens e adultos que aqui esto para vivenciar este to
sublime sacramento, que o da confirmao. Alegremo-nos, pois o grande dia chegou. Aps quase dois anos de preparao, em que estivemos conhecendo a caminhada e vida de Cristo, vivendo sua palavra e vivenciando o amor fraterno e eucarstico, hoje celebramos o sacramento da Confirmao o Crisma. Cristo entrega-se a morte para nos salvar, livrando-nos da escravido e do pecado. Prope-nos uma vida nova, uma vida em verdade e em Cristo, por meio da ao do Esprito Santo!
Refro: Senhor e criador que nosso Deus, vem inspirar estes filhos teus, e em nossos coraes derramar tua paz, e um povo renovado ao mundo mostrars. Sentimos que Tu s a nossa luz, fonte de amor, fogo abrasador, por isso que ao rezar em nome de Jesus, pedimos neste hora, os dons do teu amor.

Comentarista: Hoje tambm Celebramos a Festa de Cristo Rei. Cristo Rei do universo, Ele que a imagem suprema da bondade e do amor, nos chama a sermos humildes e a caminharmos com Ele renunciando ao mundo e ao pecado. As dificuldades, perdas, sofrimentos, desistncias, desafios, tudo foi superado pelo ardor no corao de cada crismando aqui presente, ardor este inflamado pela necessidade de Deus e pela feliz possibilidade de ser ungido com o leo do Crisma, recebendo a presena do Esprito Santo para toda a vida e comprometendo-se em testemunhar a graa de Deus por meio do servio e da experincia eucarstica.
Refro: Mas se o Senhor no construir a nossa casa em vo trabalharo seus construtores, se o Senhor no residir em nossa casa, em vo batalharo seus construtores... Em vo batalharo seus construtores.

Comentarista: Nossos coraes em festa se unem para celebrar esta solene liturgia. Nesta alegria fiquemos todos de p para receber nosso proco, Mons. Marcelino Ferreira que em nome da Igreja, ir ungir nossos crismandos neste dia (nesta noite), e a procisso de entrada, entoando o canto de entrada.
Canto de Entrada Acolhida (Por conta do Presidente)

ATO PENITENCIAL
Pres.: Todos ns somos chamados a colaborar com Deus para que o seu projeto para a humanidade seja realizado, projeto este onde a valorizao da vida, da dignidade, da justia e da paz de todo ser humano vem em primeiro lugar. Neste momento penitencial somos convidados a refletir sobre nossa condio humana (pausa). Agora, contritos, peamos perdo pelas vezes em que no assumimos

nossa misso de crismados, para que pela Uno do Esprito Santo possamos ser sinal da presena de Deus, luz que guia o mundo e sal que d sabor terra. Cantemos o nosso pedido de perdo.
Canto Penitencial

Pres.: Deus, nosso Pai, rico em misericrdia, tenha compaixo de ns,


perdoe nossos pecados e nos conduza pelo Esprito Santo vida eterna!
Todos: Amm! Glria (Motivao espontnea do Presidente)

Oremos (pausa): Deus, que, pelo mistrio da festa de hoje, santificais a vossa
Igreja inteira, em todos os povos e naes, derramai por toda a extenso do mundo os dons do Esprito Santo e realizai agora no corao dos fiis as maravilhas que operastes no incio da pregao do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo.
Todos: Amm!

Liturgia da Palavra

Comentarista: Deus atravs da sagrada escritura, fala diretamente ao nosso corao. A solenidade de Cristo Rei faz reacender em ns, a f e o compromisso assumido quando batizados. Hoje, nesta celebrao, cada crismando vem confirmar o seu compromisso de anunciar o reino de Deus para o mundo inteiro, todos esto aqui para dar o seu sim a Cristo, e desta forma, optar por uma vida crist e de amor. Escutemos atentamente as leituras propostas para esta celebrao.

1 LEITURA (2Sm 5,1-3) Leitura do Segundo Livro de Samuel:

Naqueles dias: Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. Tempo atrs, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negcios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentars o meu povo Israel e sers o seu chefe'. Vieram, pois, todos os ancios de Israel at ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliana em Hebron, na presena do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. Palavra do Senhor - Todos: Graas a Deus!

SALMO RESPONSORIAL (SL 121)


Refro: Quanta alegria e felicidade: vamos casa do Senhor!

Quanta alegria e felicidade: vamos casa do Senhor! Que alegria, quando ouvi que me disseram:/ Vamos casa do Senhor!/ E agora nossos ps j se detm, Jerusalm, em tuas portas. Para l sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor./ Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justia l est e o trono de Davi.

2 LEITURA (Cs 1, 12-20)


Leitura da Carta de So Paulo aos Colossenses: Irmos: 1 om alegria dai graas ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que a herana dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redeno, o perdo dos pecados. 15Ele a imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no cu e na terra, as visveis e as invisveis, tronos e dominaes, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas tm nele a sua consistncia. 18Ele a Cabea do Corpo, isto , da Igreja. Ele o princpio, o Primognito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que esto na terra e no cu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. Todos: Graas a Deus!
2C

EVANGELHO (Lc 23,35-43)

Presidente da Celebrao: O Senhor esteja convosco! Todos: Ele est no meio de ns! Presidente da Celebrao: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: A outros ele salvou. Salvese a si mesmo, se, de fato, o Cristo de Deus, o Escolhido! 36 Os soldados tambm caoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: Se s o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo! 38 Acima dele havia um letreiro: Este o Rei dos Judeus. 39 Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: Tu no s o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a ns! 40 Mas o outro o repreendeu, dizendo: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenao? 41Para ns, justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele no fez nada de mal. 42E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado. 43 Jesus lhe respondeu: Em verdade eu te digo: ainda hoje estars comigo no Paraso. Palavra as Salvao Glria a vs Senhor

Rito da Crisma
APRESENTAO DOS CRISMANDOS: Comentarista: ...Podemos sentar... Neste momento a Assessora da Pastoral da Catequese, Slvia Lobato, ir apresentar para o nosso Celebrante Mons. Marcelino Ferreira, os crismandos que hoje vem at a Igreja pedir o Sacramento da Crisma.
Homilia

RENOVAO DAS PROMESSAS DO BATISMO Comentarista: Pela ocasio de nosso Batismo, nossos pais e padrinhos assumiram em nosso nome um compromisso de f, ensinando-nos, medida que crescamos, as primcias do ser cristo. Hoje, ns crismandos aqui presentes seremos convidados a renovar esse compromisso de f, renunciando ao demnio e assumindo o credo da Igreja, de forma pessoal, convicta e verdadeira. Agora, o que outrora era responsabilidade de nossos pais e padrinhos, passa a ser uma opo livre para cada um de ns, seguir a Deus, atravs do servio Igreja e aos irmos. Neste momento apenas os crismandos ficaram de p, o restante da assemblia fica sentada. Os crismandos devem responder renuncio e creio, conforme forem indagados por Mons. Marcelino Ferreira. As velas dos crismandos sero acesas por dois catequistas enquanto entoamos o canto a seguir:

Pres.: Renunciais a Satans e a todas as suas obras e sedues?


Crismandos: Renuncio!

Pres.: Credes em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do cu e da terra?


Crismandos: Creio!

Pres.: Credes em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem
Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e est sentado direita do Pai? Crismandos: Creio!

Pres.: Credes no Esprito Santo, Senhor e fonte de vida, que hoje, pelo Sacramento da Confirmao, vos dado de modo especial, como aos Apstolos no dia de Pentecostes?
Crismandos: Creio!

Pres.: Credes na Santa Igreja Catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio dos mortos e na vida eterna?
Crismandos: Creio!

Pres.: Esta a nossa f, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos,


razo de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amm!

INVOCAO DO ESPRITO SANTO: Comentarista: Invoquemos agora a presena do Esprito Santo entoando o canto de n , da folha de canto. IMPOSIO DAS MOS: Pres.: Roguemos, caros irmos e irms, a Deus Pai Todo-Poderoso, que derrame o Esprito Santo sobre estes filhos e filhas adotivos, j nascidos no Batismo para a vida eterna, a fim de confirm-los pela sua uno ao Cristo, Filho de Deus.
(todos rezam em silncio)

Comentarista: Neste momento Mons. Marcelino Ferreira ir impor as mos sobre os crismandos, e, com este gesto, nosso Arcebispo pede a efuso dos dons do Esprito Santo, que ir pairar sobre nossos irmos crismandos.

Pres.: Deus Todo-Poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que pela gua e
pelo Esprito Santo, fizestes renascer estes vossos servos e servas, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Esprito Santo Parclito. Dai-lhes Senhor, o Esprito da Sabedoria e Inteligncia, o Esprito de Conselho e Fortaleza, o Esprito de Cincia e Piedade e encheios do Esprito do vosso Temor. Por Cristo, nosso Senhor!

Todos: Amm!

UNO DO CRISMA:

Comentarista: Chegou a hora to esperada. A hora de nossos irmos e irms


serem ungidos com o leo Santo do Crisma. O leo do Crisma representa o Cristo que ir penetrar pela alma dos crismandos e ir gravar uma marca indelvel, ou seja, uma marca que no se apaga, a marca do Cristo que segue os valores do Evangelho e se engaja na realizao da felicidade dos irmos.

Pres.: Nome do crismando(...), recebe por este sinal, o Esprito Santo, Dom de Deus!

Crismando(a): Amm! Pres.: A Paz esteja contigo! Crismando(a): E contigo tambm!


ORAO DA ASSEMBLIA:

Pres.: Irmos e irms, apresentemos nossos pedidos a Deus. Que a nossa orao seja uma, com h uma s f, esperana e caridade que procedem de seu Santo Esprito!
Assisti Senhor, vossa Igreja e seus ministros com o dom do discernimento, para que

escolham sempre fazer vossa santa vontade.


Refro: Senhor atendei os pedidos, senhor escutai nossa voz, pois sempre sero atendidos aqueles que esperam em vs! Pelos que receberam os dons do Esprito Santo no Sacramento da Confirmao, para

que, vivendo a f e praticando a caridade, dem por sua vida testemunho de Cristo, cantemos ao Senhor!
Refro: Senhor atendei os pedidos, senhor escutai nossa voz, pois sempre sero atendidos aqueles que esperam em vs! Por seus pais e padrinhos, para que, tendo se responsabilizado por sua f,

continuamente os estimulem, pela Palavra e exemplo, a seguir os passos de Cristo, cantemos ao Senhor.
Refro: Senhor atendei os pedidos senhor escutai nossa voz, pois sempre sero atendidos aqueles que esperam em vs! Orientai, Senhor, com vossa sabedoria, os passos da juventude, para que encontrando

acolhida, realize seus sonhos de vida e liberdade.


Refro: Senhor atendei os pedidos, senhor escutai nossa voz, pois sempre sero atendidos aqueles que esperam em vs! Pelo mundo inteiro, para que todos os homens e mulheres, tendo o mesmo Pai e

Criador, reconheam-se como irmos, sem discriminao de raa ou nao, e procurem o Reino de Deus, com muita Paz e Alegria no Esprito Santo, cantemos ao Senhor!
Refro: Senhor atendei os pedidos, senhor escutai nossa voz, pois sempre sero atendidos aqueles que esperam em vs!

Pres.: Deus, que destes o Esprito Santo a vossos Apstolos e quisestes que eles e seus sucessores o transmitissem a outros fiis, ouvi com bondade a nossa orao e derramai nos coraes de vossos filhos e filhas os dons que distribustes outrora, no incio da pregao apostlica. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amm!

Liturgia Sacramental

Comentarista: Por muito tempo caminhamos como se estivssemos vendados, caminhando sob a escurido sem saber que rumo tomar. Caindo em meio a tantos

obstculos e aceitando a facilidade que o mundo nos proporciona nos levando a pecar, no entanto, Cristo em sua infinita misericrdia no nos abandona acompanhando-nos em cada passo que damos. Envia a terra pessoas denominadas catequistas que so instrumentos de sua obra para guiar, formar e fortalecer a f de cada cristo, so eles que por muitas vezes nos apresentam pela primeira vez a Cristo. Carssimos, por quanto tempo vamos querer ficar vendados, por quanto tempo iremos querer permanecer na escurido? Sejamos sal da terra e luz do mundo, demos nosso sim como estes jovens e adultos que hoje aqui esto para dar seu sim ao chamado de Deus. Abramos a porta de nosso coraes.
Refro: Deixa a luz do cu entrar (2x). Abre bem as portas do teu corao e deixa a luz do cu entrar. (bis) Po e Vinho:

Pres.: Orai irmos e irms, para que este nosso sacrifcio seja aceito por Deus Pai,
Todo-Poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mos este nosso sacrifcio, para glria de seu nome, para o nosso
bem e de toda a santa Igreja!

Bispo: (Sobre as oferendas)... Concedei-nos, Deus, que o Esprito Santo nos faa
compreender melhor o mistrio deste sacrifcio e nos manifeste toda a verdade, segundo a promessa do Vosso Filho, que vive e reina para sempre.
Todos: Amm!

Orao Eucarstica V: Pres.: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele est no meio de ns!

Pres.: Coraes ao alto.


Todos: O nosso corao est em Deus!

Pres.: Demos graas ao Senhor, o nosso Deus.


Todos: nosso dever e salvao!

Pres.: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso. Para levar plenitude os mistrios pascais, derramastes, hoje, o Esprito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja, ele quem d a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa s f, a diversidade das raas e lnguas. Por essa razo, transbordamos de alegria pascal e aclamamos vossa bondade, cantando a uma s voz: Santo (cantado) Pres.: Senhor, vs que sempre quisestes ficar muito perto de ns, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por Ele, mandai vosso Esprito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Todos: Mandai vosso Esprito Santo! Pres.: Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus discpulos. Jesus, tendo o
po em suas mos, olhou para o cu e deu graas, partiu o po e o entregou a seus discpulos, dizendo:
- TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS.

Pres.: Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o clice em suas mos, deu graas novamente e o entregou a seus discpulos, dizendo:

- TOMAI TODOS E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PARA A REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM.

Pres.: Tudo isso mistrio da f!


Todos: Toda vez que se come deste Po, toda vez que se bebe deste vinho, se recorda

a paixo de Jesus Cristo e se fica esperando a sua volta!

Pres.: Recordamos, Pai, neste momento, a paixo de Jesus, nosso Senhor, sua
ressurreio e ascenso; ns queremos a vs oferecer este Po que alimenta e que d vida, este Vinho que nos salva e d coragem. Todos: Recebei, Senhor, a nossa oferta!

Pres.: E quando recebermos Po e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecido, o


Esprito nos una num s corpo, para sermos um s povo em seu amor.. Todos: O Esprito nos uma num s corpo! Pres: Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao cu, cada dia renovando a esperana de chegar junto a vs, na vossa paz. Todos: Caminhamos na estrada de Jesus!

Pres.: Da ao santo Padre, o Papa Joo Paulo II ser bem firme na f e na caridade, e a D. Vicente e D. Carlos que so Bispos desta Igreja muita luz para guiar o seu rebanho. Todos: Caminhamos na estrada de Jesus! Pres.: Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem, Me de Deus e da Igreja, os
apstolos e todos os santos. Que na vida souberam amar a Cristo e seus irmos. Todos: Esperamos entrar na vida!

Pres.: A todos os que chamastes para a outra vida na vossa amizade, e aos
marcados com o sinal da f, abrindo vossos braos, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes. Todos: A todos da a luz que no se apaga!

Pres.: E a ns, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, da fora
para construirmos juntos o vosso reino que tambm nosso. POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO, A VS, DEUS PAI TODOPODEROSO, TODA A HONRA E TODA A GLRIA, PARA SEMPRE, NA UNIDADE DO ESPRITO SANTO. Todos: Amm!
Orao do Pai-Nosso

Pres.: Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje e sempre a vossa paz.
Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. Todos: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre!

Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apstolos: Eu vos deixo a paz, eu
vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vs que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo. Todos: Amm!

Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco!

Todos: O amor de Cristo nos uniu! Cordeiro de Deus (Cantado)

Pres.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Todos: Senhor, eu no sou digno(a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a)! I
Canto De Comunho

Ao de Graas / Mensagem aos Crismandos Canto de Ao de Graas

Oremos (pausa): Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do cu,
conservai a graa que lhe destes, para que cresam os dons do Esprito Santo; e o alimento espiritual que recebemos aumente em ns a eterna redeno. Por Cristo, nosso Senhor!
Todos: Amm!

Ritos Finais
Final Canto Final

S-ar putea să vă placă și