Sunteți pe pagina 1din 174

APOSTILA DE MATEMTICA

Teoria dos conjuntos

Introduo aos conjuntos


No estudo de Conjuntos, trabalhamos com alguns conceitos primitivos, que devem ser entendidos e aceitos sem definio. Para um estudo mais aprofundado sobre a Teoria dos Conjuntos, podese ler: Naive Set Theory, P.Halmos ou Axiomatic Set Theory, P.Suppes. O primeiro deles foi traduzido para o portugus sob o ttulo (nada ingnuo de): Teoria Ingnua dos Conjuntos.

Alguns conceitos primitivos


Conjunto: representa uma coleo de objetos. a. O conjunto de todos os brasileiros. b. O conjunto de todos os nmeros naturais. c. O conjunto de todos os nmeros reais tal que x-4=0. Em geral, um conjunto denotado por uma letra maiscula do alfabeto: A, B, C, ..., Z. Elemento: um dos componentes de um conjunto. a. Jos da Silva um elemento do conjunto dos brasileiros. b. 1 um elemento do conjunto dos nmeros naturais. c. -2 um elemento do conjunto dos nmeros reais que satisfaz equao x-4=0. Em geral, um elemento de um conjunto, denotado por uma letra minscula do alfabeto: a, b, c, ..., z. Pertinncia: a caracterstica associada a um elemento que faz parte de um conjunto. a. Jos da Silva pertence ao conjunto dos brasileiros. b. 1 pertence ao conjunto dos nmeros naturais.

c. -2 pertence ao conjunto de nmeros reais que satisfaz equao x-4=0. Smbolo de pertinncia: Se um elemento pertence a um conjunto utilizamos o smbolo que se l: "pertence". Para afirmar que 1 um nmero natural ou que 1 pertence ao conjunto dos nmeros naturais, escrevemos: 1 N Para afirmar que 0 no um nmero natural ou que 0 no pertence ao conjunto dos nmeros naturais, escrevemos: 0 N Um smbolo matemtico muito usado para a negao a barra / traada sobre o smbolo normal.

Algumas notaes para conjuntos


Muitas vezes, um conjunto representado com os seus elementos dentro de duas chaves { e } atravs de duas formas bsicas e de uma terceira forma geomtrica: Apresentao: Os elementos do conjunto esto dentro de duas chaves { e }. a. A={a,e,i,o,u} b. N={1,2,3,4,...} c. M={Joo,Maria,Jos} Descrio: O conjunto descrito por uma ou mais propriedades. a. A={x: x uma vogal} b. N={x: x um nmero natural} c. M={x: x uma pessoa da famlia de Maria}

Diagrama de Venn-Euler: (l-se: "Ven-iler") Os conjuntos so mostrados graficamente.

Subconjuntos
Dados os conjuntos A e B, diz-se que A est contido em B, denotado por A B, se todos os elementos de A tambm esto em B. Algumas vezes diremos que um conjunto A est propriamente contido em B, quando o conjunto B, alm de conter os elementos de A, contm tambm outros elementos. O conjunto A denominado subconjunto de B e o conjunto B o superconjunto que contm A.

Alguns conjuntos especiais


Conjunto vazio: um conjunto que no possui elementos. representado por { } ou por . O conjunto vazio est contido em todos os conjuntos. Conjunto universo: um conjunto que contm todos os elementos do contexto no qual estamos trabalhando e tambm contm todos os conjuntos desse contexto. O conjunto universo representado por uma letra U. Na sequncia no mais usaremos o conjunto universo.

Reunio de conjuntos
A reunio dos conjuntos A e B o conjunto de todos os elementos que pertencem ao conjunto A ou ao conjunto B. A B = { x: x A ou x B }

Exemplo: Se A={a,e,i,o} e B={3,4} ento A B={a,e,i,o,3,4}.

Interseo de conjuntos
A interseo dos conjuntos A e B o conjunto de todos os elementos que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B. A B = { x: x A e x B } Exemplo: Se A={a,e,i,o,u} e B={1,2,3,4} ento A B=.

Quando a interseo de dois conjuntos A e B o conjunto vazio, dizemos que estes conjuntos so disjuntos.

Propriedades dos conjuntos


1. Fechamento: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, a reunio de A e B, denotada por A B e a interseo de A e B, denotada por A B, ainda so conjuntos no universo. 2. Reflexiva: Qualquer que seja o conjunto A, tem-se que: A A=A e A A=A 3. Incluso: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, tem-se que: A A B, B A B, A B A, A B B 4. Incluso relacionada: Quaisquer que sejam os conjuntos A e B, tem-se que:

A B equivale a A

Os grficos abaixo mostram a distributividade.

Diferena de conjuntos
A diferena entre os conjuntos A e B o conjunto de todos os elementos que pertencem ao conjunto A e no pertencem ao conjunto B. A-B = {x: x A e x B} Do ponto de vista grfico, a diferena pode ser vista como:

Complemento de um conjunto
O complemento do conjunto B contido no conjunto A, denotado por CAB, a diferena entre os conjuntos A e B, ou seja, o conjunto de todos os elementos que pertencem ao conjunto A e no pertencem ao conjunto B. CAB = A-B = {x: x A e x B}

Graficamente, o complemento do conjunto B no conjunto A, dado por:

Quando no h dvida sobre o universo U em que estamos trabalhando, simplesmente utilizamos a letra c posta como expoente no conjunto, para indicar o complemento deste conjunto. Muitas vezes usamos a palavra complementar no lugar de complemento. Exemplos: c=U e Uc=.

Leis de Augustus De Morgan


1. O complementar da reunio de dois conjuntos A e B a interseo dos complementares desses conjuntos. (A B)c = Ac Bc 2. O complementar da reunio de uma coleo finita de conjuntos a interseo dos complementares desses conjuntos. (A1 A2 ... An)c = A1c A2c ... Anc 3. O complementar da interseo de dois conjuntos A e B a reunio dos complementares desses conjuntos. (A B)c = Ac Bc 4. O complementar da interseo de uma coleo finita de conjuntos a reunio dos complementares desses conjuntos. (A1 A2 ... An)c = A1c A2c ... Anc

Diferena simtrica
A diferena simtrica entre os conjuntos A e B o conjunto de todos os elementos que pertencem reunio dos conjuntos A e B e no pertencem interseo dos conjuntos A e B. A B = { x: x A B e x A B } O diagrama de Venn-Euler para a diferena simtrica :

Exerccio: Dados os conjuntos A, B e C, pode-se mostrar que: 1. A= se, e somente se, B=A B. 2. O conjunto vazio o elemento neutro para a operao de diferena simtrica. Usar o tem anterior. 3. A diferena simtrica comutativa. 4. A diferena simtrica associativa. 5. A A= (conjunto vazio). 6. A interseo entre A e B C distributiva, isto : A (B C) = (A B) (A C) 7. A B est contida na reunio de A C e de B C, mas esta incluso prpria, isto : A B (A C) (B C)

NMEROS REAIS Importncia dos nmeros reais Em geral, os cursos de Clculo comeam por um breve estudo dos nmeros reais e um curso de Anlise Matemtica tem incio por um estudo bastante completo e rigoroso destes nmeros. A razo simples. No Clculo e na Anlise, estuda-se o comportamento de funes e o comportamento de uma funo depende dos trs elementos importantes que a compem: domnio, contradomnio e lei de definio

Assim, importante ter clareza sobre as propriedades dos nmeros reais, para compreender as funes de uma varivel real. Esta compreenso dos nmeros reais no to simples como parece. O problema comea pelo mtodo de introduo dos reais: o mtodo construtivo ou o mtodo axiomtico. O interessante que na ponta inicial do mtodo construtivo tambm est o mtodo axiomtico. Na realidade, o mtodo axiomtico fundamenta toda teoria matemtica. Por isso, vamos falar um pouco dele. Compreender como se faz matemtica algo vital para um professor de Matemtica. Ningum pode ensinar algo que no sabe, que no compreende.

A construo dos nmeros reais Em uma teoria axiomtica temos: 1. 2. 3. 4. 5. Termos indefinidos Relaes indefinidas Axiomas relacionando termos indefinidos e relaes indefinidas Definies Teoremas baseados em axiomas e definies

Os termos e as relaes indefinidas tambm so denominados conceitos primitivos. Axiomas so propriedades aceitas como verdadeiras, sem questionamento e sem demonstrao.

Exemplo: Um exemplo simples de teoria axiomtica a teoria dos conjuntos. 1. Conjunto e elemento de um conjunto so termos indefinidos. 2. Um elemento pertence a um conjunto uma relao no definida. A teoria dos conjuntos tem dois axiomas fundamentais (que no so os nicos):

Axioma da Extenso: Dois conjuntos A e B so iguais se, e somente se, cada elemento de A pertence a B e cada elemento de B pertence a A.

Axioma da Especificao: Se P(x) uma proposio qualquer e A um conjunto qualquer, ento existe um nico conjunto B tal que: B = {a: a pertence a A, P(a) verdadeiro } Com os elementos disponveis, podemos definir novos objetos, como por exemplo, a reunio de dois conjuntos: A reunio dos conjuntos A e B o conjunto de todos os elementos que pertencem a A ou a B, o que em smbolos matemticos, pode ser escrito: A B = { x : x pertence a A ou x pertence a B }

Agora, com base na definio anterior e no axioma da extenso podemos enunciar a propriedade associativa para a reunio:

Teorema: Se A, B e C so conjuntos quaisquer, ento: (A B) C=A (B C)

Observamos que uma das conseqncias do axioma da especificao a existncia do conjunto vazio, geralmente to mal compreendido. Por exemplo, consideremos no conjunto dos nmeros naturais a seguinte proposio: P(x): x+4=1 Se considerarmos o universo de trabalho como o conjunto dos nmeros naturais, o conjunto B acima definido ser vazio, isto : B = {x pertence a N: P(x) verdadeiro } = { } =

Observao: Historicamente, o sculo XIX foi caracterizado por grandes controvrsias na Matemtica e pela falta de uma fundamentao precisa de conceitos e teorias, como a: 1. 2. 3. 4. teoria dos conjuntos, teoria das funes, teoria dos nmeros reais, teoria dos nmeros complexos,...

e foi na construo destes tipos de teorias que se consolidou o mtodo axiomtico.

Esperamos ter conseguido elucidar o que o mtodo axiomtico. A partir da, podemos voltar ao estudo dos nmeros reais.

O conjunto dos nmeros reais um conjunto no vazio, caracterizado por alguns axiomas. No vamos fazer aqui um estudo completo de todos, mas daqueles que decorrem propriedades importantes e que so usadas no dia-a-dia no mbito do Ensino Fundamental e Mdio (antigos primeiro e segundo graus). Ao primeiro conjunto de axiomas que caracterizam R, denominamos de axiomas de corpo. Isto significa que R um conjunto no vazio onde se pode definir duas operaes fechadas, denominadas adio: + (x,y) :RxR x+y R

e multiplicao: . (x,y) :RxR x.y R

que satisfazem aos seguintes axiomas:

Axiomas da Adio e da Multiplicao

A1) Associatividade: Quaisquer que sejam x e y em R, tem-se: (x + y) + z = x + (y + z)

A2) Comutatividade: Quaisquer que sejam x e y em R, tem-se: x+y=y+x

A3) Elemento neutro: Existe 0 em R (denominado "zero"), tal que para todo x em R: x+0=x

A4) Simtrico: Todo elemento x de R possui um simtrico -x em R (tambm denominado oposto), tal que: x + (-x) = 0

M1) Associatividade: Quaisquer que sejam x, y e z em R, tem-se: (x . y) . z = x . (y . z)

M2) Comutatividade: Quaisquer que sejam x e y em R, tem-se: x.y=y.x

M3) Elemento neutro: Existe 1 em R (denominado "um"), tal que para todo x de R, vale: 1.x=x

M4) Inverso multiplicativo: Todo x diferente de zero em R, possui um inverso x-1 em R tal que x . x-1 = 1 Axioma da Distributividade Quaisquer que sejam x, y e z em R, tem-se: x . (y + z) = x . y + x . z Os axiomas A4 e M4 permitem definir, respectivamente, as operaes de subtrao: + (x,y) :RxR x+y R

e diviso de nmeros reais: (x,y) :RxR* xy = x . y-1 R

onde R* = R-{0}. Se estivermos adotando o mtodo axiomtico, ento estas propriedades no sero demonstradas mas sero admitidas como verdadeiras pois so axiomas. Do ponto de vista axiomtico no sabemos o que um nmero real, mas quais propriedades o conjunto do

Com efeito, x + x.0 = x.1 + x.0 = x.(1+0) = x.1 = x Assim: x + x.0 = x Somando -x a ambos os membros da igualdade, obtemos, x.0 = 0

Passo 3: (-1).x = -x, para todo x em R. Realmente:

x + (-1).x = 1.x + (-1).x = [1 + (-1)].x = 0.x = 0 Logo, (-1)x o simtrico de x, ou seja: (-1).x = -x Tomando, em particular, x=-1, temos que (-1).(-1) = -(-1) = 1 onde a ltima igualdade segue pelo 1o passo.

Passo 4: Quaisquer que sejam x e y pertencentes a R, tem-se: (-x).y (-x).(-y) = x.y De fato: (-x).y = [(-1).x].y = (-1).(x.y) = -(x.y) e (-x).(-y) = (-1).x.(-1).y = (-1).(-1).x.y = 1.x.y = x.y = -(x.y)

Mostramos estes detalhes para deixar claro que a regra dos sinais uma conseqncia dos axiomas de corpo e que algumas propriedades, por mais evidentes que possam parecer como as expressas nos passos 1 e 2, so passveis de demonstrao.

Em Matemtica (e tambm na vida) todo o cuidado pouco com as chamadas coisas evidentes. Por outro lado, o chamado rigor matemtico, no pode ser aplicado em qualquer nvel e seria um absurdo tentar explicar a regra dos sinais para alunos do ensino Fundamental da forma acima exposta. Vejamos agora a sugesto do Prof. Fred Gusmo dos Santos, de Mogi das Cruzes, S.P, comentada pelo Prof. Elon no mesmo livro acima citado e que tomamos a liberdade de reproduzir. "Como: 5.(2-2) = 0 pela lei distributiva vem que: 5.2 + 5.(-2) = 0 ou seja 10 + 5.(-2) = 0 logo 5.(-2) = -10 Em seguida, como: -5(2-2) = 0 novamente temos que: -5.2 + (-5)(-2) = 0 ou seja -10 + (-5)(-2) = 0 logo

(-5).(-2) = 10 " Algum poderia questionar, por que tanto esforo para fazer a demonstrao algbrica, se um exemplo numrico elucida tudo ? Que resposta voc daria ?

O Corpo ordenado dos nmeros reais Um segundo conjunto de axiomas caracteriza o conjunto R dos nmeros reais como um conjunto ordenado. Este fato tem conseqncias importantes com as quais o professor do Fundamental se depara a todo momento. O fato de R ser um corpo ordenado d sentido s desigualdades, tambm conhecidas como inequaes... Dizer que R um corpo ordenado equivalente a garantir que, existe um conjunto P contido no conjunto R, denominado conjunto de elementos positivos de R, com as seguintes condies (axiomas) satisfeitas: P1: A soma e o produto de nmeros positivos so positivos. P2: Dado x em P, ocorre exatamente uma das trs alternativas: x=0 ou x est em P ou -x est em P. Se indicarmos com -P={-x: x est em P} poderemos escrever: R=P (-P) {0}

Os elementos do conjunto -P so denominados nmeros negativos. No cotidiano, convivemos de modo bastante natural com muitos nmeros positivos como os nmeros naturais mas o interessante que somente uma caracterizao formal dos mesmos, atravs dos axiomas introduzidos anteriormente, que permite extrair as suas propriedades. Uma propriedade bem conhecida dos nmeros reais e de muitas conseqncias a que garante que o quadrado de todo nmero real no nulo positivo:

Propriedade: Para todo x real, diferente de zero, tem-se que x=x.x est em P. Demonstrao: Dado x real diferente de zero, temos que x est em P ou -x est em P. Se x est em P, pelo axioma P1: x.x est em P Se -x est em P, ento: (-x).(-x) = x.x pertence a P

e pela regra dos sinais, temos o resultado desejado.

Nmeros Naturais Pela propriedade acima e com o uso do axioma P1, podemos construir o conjunto dos nmeros naturais como um subconjunto dos nmeros reais positivos, com algumas caractersticas indutivas. Vejamos: 1 . 1 1 + 1 2 + 1 ............ (n) + 1 = (n+1) est em P Assim N={1,2,3,4,...,n,...} claro que N est contido em P e P est contido em R. = = = 1 2 3 est est est em em em P P P

Observao importante: O nmero 0 no foi includo no conjunto dos nmeros naturais, pois este nmero foi criado artificialmente para dar significado ao conceito de nulidade (falta de um elemento) quando da criao do sistema posicional pelos hinds e este conjunto dos nmeros naturais recebe este nome exatamente porque est relacionado com as idias de contagem de coisas naturais como 1, 2, 3, ... Para que o interessado possa esclarecer a maioria dos detalhes concernentes ao nmero zero (0) e conhecer uma enorme gama de detalhes acerca dos algarismos e nmeros, sugiro a leitura do livro de Georges Ifrah: "Histria Universal dos Algarismos", Tomos I e II (A inteligncia dos homens contada pelos Nmeros e pelo Clculo!), 1997, Livraria Nova Fronteira.

O conjunto dos nmeros reais indutivo, isto : Ind1: 1 pertence a R. Ind2: Para todo x em R, x+1 est em R. o que uma conseqncia bvia do que apresentamos at aqui.

Algo no bvio e que no ser feito aqui, que o conjunto N dos nmeros naturais, num certo sentido, o "menor" subconjunto indutivo de R que possui a propriedade muito importante conhecida como o Princpio da Induo Finita.

Princpio da Induo Finita (PIF) Se X um subconjunto do conjunto dos nmeros naturais N, tal que: 1. 1 pertence ao conjunto X. 2. Se n pertence ao conjunto X, ento (n+1) pertence ao conjunto X, para todo n>1 Ento, X coincide com o prprio N.

Quando introduzimos o conjunto dos nmeros reais pelo mtodo construtivo, usual iniciar pela construo axiomtica dos nmeros naturais. Neste caso, o princpio da induo finita conhecido como o Terceiro axioma de Peano. O que importa que ele vlido e de grande utilidade.

Aplicao do PIF: Provaremos que a soma dos n primeiros nmeros naturais pode ser escrita como o semiproduto de n por n+1, isto , para todo n em N, vale a igualdade: P(n): (1+2+3+...+n) = n(n+1)/2 Demonstrao: Seja X o subconjunto dos nmeros naturais tal que P(n) seja vlida. 1 pertence a X, pois para n=1, a igualdade P(1) se reduz a: 1 = 1.(1+1)/2 Suponhamos que n pertena a X (Hiptese de Induo), isto , que vlida a propriedade P(n): 1 + 2 + 3 + ... + n = n(n+1)/2 Mostraremos que tambm vale a propriedade P(n+1), o que equivalente a mostrar que (n+1) est em X. Desenvolvendo o membro da esquerda de P(n+1), obtemos: 1+2+3+...+n + n+1 = (1+2+3+...+n) + (n+1) = n(n+1)/2 + (n+1)

= (n+1)(n/2 + 1) = (n+1)(n+2)/2

Mostramos assim que: (1+2+3+...+n)+(n+1) = (n+1)(n+2)/2 e esta igualdade corresponde exatamente a P(n+1) e dessa forma X o prprio conjunto N, ou seja, P(n) vlida para todo n em N.

Exerccio: Mostrar que so verdadeiras as seguintes proposies: 1. 2. 3. 4. P(n): 1+3+5+7+...+(2n-1)=n P(n): 1+2+3+...+n=n(n+1)(2n+1)/6 P(n): 13+23+33+...+n3=n(n+1)/4 P(n): 14+24+...+n4=n(n+1)(6n3+9n+n-1)/30

NMEROS INTEIROS Introduo aos nmeros inteiros Na poca do Renascimento, os matemticos sentiram cada vez mais a necessidade de um novo tipo de nmero, que pudesse ser a soluo de equaes to simples como: x + 2 = 0, 2x + 10 = 0, 4y + 4 = 0 As Cincias precisavam de smbolos para representar temperaturas acima e abaixo de 0 C, por exemplo. Astrnomos e fsicos procuravam uma linguagem matemtica para expressar a atrao entre dois corpos.

Quando um corpo age com uma fora sobre outro corpo, este reage com uma fora de mesma intensidade e sentido contrrio. Mas a tarefa no ficava somente em criar um novo nmero, era preciso encontrar um smbolo que permitisse operar com esse nmero criado, de modo prtico e eficiente.

Sobre a origem dos sinais A idia sobre os sinais vem dos comerciantes da poca. Os matemticos encontraram a melhor notao para expressar esse novo tipo de nmero. Veja como faziam tais comerciantes:

Suponha que um deles tivesse em seu armazm duas sacas de feijo com 10 kg cada. Se esse comerciante vendesse num dia 8 Kg de feijo, ele escrevia o nmero 8 com um trao (semelhante ao atual sinal de menos) na frente para no se esquecer de que no saco faltava 8 Kg de feijo. Mas se ele resolvesse despejar no outro saco os 2 Kg que restaram, escrevia o nmero 2 com dois traos cruzados (semelhante ao atual sinal de mais) na frente, para se lembrar de que no saco havia 2 Kg de feijo a mais que a quantidade inicial. Com essa nova notao,os matemticos poderiam, no somente indicar as quantidades, mas tambm representar o ganho ou a perda dessas quantidades, atravs de nmeros, com sinal positivo ou negativo.

O conjunto Z dos Nmeros Inteiros Definimos o conjunto dos nmeros inteiros como a reunio do conjunto dos nmeros naturais, o conjunto dos opostos dos nmeros naturais e o zero. Este conjunto denotado pela letra Z (Zahlen=nmero em alemo). Este conjunto pode ser escrito por: Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4,...}

Ao observar a reta numerada notamos que a ordem que os nmeros inteiros obedecem crescente da esquerda para a direita, razo pela qual indicamos com uma seta para a direita. Esta considerao adotada por conveno, o que nos permite pensar que se fosse adotada outra forma, no haveria qualquer problema. Baseando-se ainda na reta numerada podemos afirmar que todos os nmeros inteiros possuem um e somente um antecessor e tambm um e somente um sucessor.

Ordem e simetria no conjunto Z O sucessor de um nmero inteiro o nmero que est imediatamente sua direita na reta (em Z) e o antecessor de um nmero inteiro o nmero que est imediatamente sua esquerda na reta (em Z). Exemplos: (a) 3 sucessor de 2 (b) 2 antecessor de 3 (c) -5 antecessor de -4 (d) -4 sucessor de -5 (e) 0 antecessor de 1 (f) 1 sucessor de 0 (g) -1 sucessor de -2 (h) -2 antecessor de -1 Todo nmero inteiro exceto o zero, possui um elemento denominado simtrico ou oposto z e ele caracterizado pelo fato geomtrico que tanto z como -z esto mesma distncia da origem do conjunto Z que 0. Exemplos: (a) O oposto de ganhar perder, logo o oposto de +3 -3. (b) O oposto de perder ganhar, logo o oposto de -5 +5.

Associativa: Para todos a,b,c em Z: a + ( b + 2+(3+7)=(2+3)+7 c ) = ( a + b ) + c

Comutativa: Para todos a,b em Z: a + 3+7=7+3 b = b + a

Elemento neutro: Existe 0 em Z, que adicionado a cada z em Z, proporciona o prprio z, isto : z 7+0=7 + 0 = z

Elemento oposto: Para todo z em Z, existe (-z) em Z, tal que z 9 + (-9) = 0 + (-z) = 0

Multiplicao (produto) de nmeros inteiros A multiplicao funciona como uma forma simplificada de uma adio quando os nmeros so repetidos. Poderiamos analisar tal situao como o fato de estarmos ganhando repetidamente alguma quantidade, como por exemplo, ganhar 1 objeto por 30 vezes consectivas, significa ganhar 30 objetos e esta repetio pode ser indicada por um x, isto : 1 + 1 + 1 + ... + 1 + 1 = 30 x 1 = 30 Se trocarmos o nmero 1 pelo nmero 2, obteremos: 2 + 2 + 2 + ... + 2 + 2 = 30 x 2 = 60 Se trocarmos o nmero 2 pelo nmero -2, obteremos: (-2) + (-2) + ... + (-2) = 30 x (-2) = -60 Observamos que a multiplicao um caso particular da adio onde os valores so repetidos. Na multiplicao o produto dos nmeros a e b, pode ser indicado por axb, a.b ou ainda ab sem nenhum sinal entre as letras. Para realizar a multiplicao de nmeros inteiros, devemos obedecer seguinte regra de sinais:

(+1) (+1) = (+1) (+1) (-1) = (-1) (-1) (+1) = (-1) (-1) (-1) = (+1) Com o uso das regras acima, podemos concluir que: Sinais dos nmeros Resultado do produto iguais positivo diferentes negativo Propriedades da multiplicao de nmeros inteiros Fecho: O conjunto Z fechado para a multiplicao, isto , a multiplicao de dois nmeros inteiros ainda um nmero inteiro. Associativa: Para todos a,b,c em Z: a x ( b x 2x(3x7)=(2x3)x7 c ) = ( a x b ) x c

Comutativa: Para todos a,b em Z: a 3x7=7x3 x b = b x a

Elemento neutro: Existe 1 em Z, que multiplicado por todo z em Z, proporciona o prprio z, isto : z 7x1=7 x 1 = z

Elemento inverso: Para todo inteiro z diferente de zero, existe um inverso z-1=1/z em Z, tal que z x z-1 -1 9 x 9 = 9 x (1/9) = 1 = z x (1/z) = 1

Propriedade mista (distributiva) Distributiva: Para todos a,b,c em Z:

a x ( b + c ) 3x(4+5)=(3x4)+(3x5)

Potenciao de nmeros inteiros A potncia an do nmero inteiro a, definida como um produto de n fatores iguais. O nmero a denominado a base e o nmero n o expoente. an = a a a multiplicado por a n vezes Exemplos: a. b. c. d. 25 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32 (-2) = (-2) x (-2) x (-2) = -8 (-5) = (-5) x (-5) = 25 (+5) = (+5) x (+5) = 25 a a ... a

com os exemplos acima, podemos observar que a potncia de todo nmero inteiro elevado a um expoente par um nmero positivo e a potncia de todo nmero inteiro elevado a um expoente mpar um nmero que conserva o seu sinal.

Observao: Quando o expoente n=2, a potncia a pode ser lida como: "a elevado ao quadrado" e quando o expoente n=3, a potncia a pode ser lida como: "a elevado ao cubo". Tais leituras so provenientes do fato que rea do quadrado pode ser obtida por A=a onde a a medida do lado e o volume do cubo pode ser obtido por V=a onde a a medida do lado do cubo.

Radiciao de nmeros inteiros A raiz n-sima (de ordem n) de um nmero inteiro a a operao que resulta em um outro nmero inteiro no negativo b que elevado potncia n fornece o nmero a. O nmero n o ndice da raiz enquanto que o nmero a o radicando (que fica sob o sinal do radical). Leia a observao seguinte para entender as razes pelas quais no uso o smbolo de radical neste trabalho.

Observao: Por deficincia da linguagem HTML, que at hoje no implementou o sinal de raiz n-sima, usarei Rn[a] para indicar a raiz n-sima de a. Quando n=2, simplesmente indicarei a raiz de ordem 2 de um nmero inteiro a como R[a]. Assim, b a raiz n-sima de a se, e somente se, a=bn, isto :

b=Rn[a] se, e somente se, a=bn A raiz quadrada (de ordem 2) de um nmero inteiro a a operao que resulta em um outro nmero inteiro no negativo que elevado ao quadrado coincide com o nmero a.

Observao: No existe a raiz quadrada de um nmero inteiro negativo no conjunto dos nmeros inteiros. A existncia de um nmero cujo quadrado igual a um nmero negativo s ser estudada mais tarde no contexto dos nmeros complexos.

Erro comum: Freqentemente lemos em materiais didticos e at mesmo ocorre em algumas aulas aparecimento de: R[9] = 3 Mas isto est errado. O certo : R[9] = +3 Observamos que no existe um nmero inteiro no negativo que multiplicado por ele mesmo resulte em um nmero negativo. A raiz cbica (de ordem 3) de um nmero inteiro a a operao que resulta em um outro nmero inteiro que elevado ao cubo seja igual ao nmero a. Aqui no restringimos os nossos clculos somente aos nmeros no negativos. Exemplos: (a) R[8] = 2, pois 2 = 8. (b) R[-8] = -2, pois (-2) = -8. (c) R[27] = 3, pois 3 = 27. (d) R[-27] = -3, pois (-3) = -27. Observao: Ao obedecer regra dos sinais para o produto de nmeros inteiros, conclumos que: (a) Se o ndice da raiz for par, no existe raiz de nmero inteiro negativo. (b) Se o ndice da raiz for mpar, possvel extrair a raiz de qualquer nmero inteiro.

NMEROS RACIONAIS Relacionando nmeros racionais com fraes Um nmero racional o que pode ser escrito na forma m n onde m e n so nmeros inteiros, sendo que n deve ser no nulo, isto , n deve ser diferente de zero. Freqentemente usamos m/n para significar a diviso de m por n. Quando no existe possibilidade de diviso, simplesmente usamos uma letra como q para entender que este nmero um nmero racional. Como podemos observar, nmeros racionais podem ser obtidos atravs da razo (em Latim: ratio=razo=diviso=quociente) entre dois nmeros inteiros, razo pela qual, o conjunto de todos os nmeros racionais denotado por Q. Assim, comum encontrarmos na literatura a notao: Q = {m/n : m e n em Z, n diferente de zero} Quando h interesse, indicamos Q+ para entender o conjunto dos nmeros racionais positivos e Q_ o conjunto dos nmeros racionais negativos. O nmero zero tambm um nmero racional. No nosso link Fraes j detalhamos o estudo de fraes e como todo nmero racional pode ser posto na forma de uma frao, ento todas as propriedades vlidas para fraes so tambm vlidas para nmeros racionais. Para simplificar a escrita, muitas vezes usaremos a palavra racionais para nos referirmos aos nmeros racionais.

Dzima peridica Uma dzima peridica um nmero real da forma: m,npppp... onde m, n e p so nmeros inteiros, sendo que o nmero p se repete indefinidamente, razo pela qual usamos os trs pontos: ... aps o mesmo. A parte que se repete denominada perodo. Em alguns livros comum o uso de uma barra sobre o perodo ou uma barra debaixo do perodo ou o perodo dentro de parnteses, mas, para nossa facilidade de escrita na montagem desta Pgina, usaremos o perodo sublinhado.

Exemplos: Dzimas peridicas 1. 2. 3. 4. 5. 0,3333333... = 0,3 1,6666666... = 1,6 12,121212... = 12,12 0,9999999... = 0,9 7,1333333... = 7,13

Uma dzima peridica simples se a parte decimal formada apenas pelo perodo. Alguns exemplos so: 1. 0,333333... = 0,(3) = 0,3 2. 3,636363... = 3,(63) = 3,63 Uma dzima peridica composta se possui uma parte que no se repete entre a parte inteira e o perodo. Por exemplo: 1. 0,83333333... = 0,83 2. 0,72535353... = 0,7253 Uma dzima peridica uma soma infinita de nmeros decimais. Alguns exemplos: 1. 0,3333...= 0,3 + 0,03 + 0,003 + 0,0003 +... 2. 0,8333...= 0,8 + 0,03 + 0,003 + 0,0003 + ... 3. 4,7855...= 4,78 + 0,005 + 0,0005 + ... A conexo entre nmeros racionais e nmeros reais Um fato importante que relaciona os nmeros racionais com os nmeros reais que todo

Nmeros irracionais Um nmero real dito um nmero irracional se ele no pode ser escrito na forma de uma frao ou nem mesmo pode ser escrito na forma de uma dzima peridica. Exemplo: O nmero real abaixo um nmero irracional, embora parea uma dzima peridica: x=0,10100100010000100000... Observe que o nmero de zeros aps o algarismo 1 aumenta a cada passo. Existem infinitos nmeros reais que no so dzimas peridicas e dois nmeros irracionais muito importantes, so: e = Pi = 3,141592653589793238462643... 2,718281828459045...,

que so utilizados nas mais diversas aplicaes prticas como: clculos de reas, volumes, centros de gravidade, previso populacional, etc... Exerccio: Determinar a medida da diagonal de um quadrado cujo lado mede 1 metro. O resultado numrico um nmero irracional e pode ser obtido atravs da relao de Pitgoras. O resultado a raiz quadrada de 2, denotada aqui por R[2] para simplificar as notaes estranhas.

Representao, ordem e simetria dos racionais Podemos representar geometricamente o conjunto Q dos nmeros racionais atravs de uma reta numerada. Consideramos o nmero 0 como a origem e o nmero 1 em algum lugar e tomamos a unidade de medida como a distncia entre 0 e 1 e por os nmeros racionais da seguinte maneira:

Ao observar a reta numerada notamos que a ordem que os nmeros racionais obedecem crescente da esquerda para a direita, razo pela qual indicamos com uma seta para a direita. Esta considerao adotada por conveno, o que nos permite pensar em outras possibilidades. Dizemos que um nmero racional r menor do que outro nmero racional s se a diferena r-s positiva. Quando esta diferena r-s negativa, dizemos que o nmero r maior do que s. Para indicar que r menor do que s, escrevemos:

r<s Do ponto de vista geomtrico, um nmero que est esquerda menor do que um nmero que est direita na reta numerada. Todo nmero racional q exceto o zero, possui um elemento denominado simtrico ou oposto -q e ele caracterizado pelo fato geomtrico que tanto q como -q esto mesma distncia da origem do conjunto Q que 0. Como exemplo, temos que: (a) O oposto de 3/4 -3/4. (b) O oposto de 5 -5. Do ponto de vista geomtrico, o simtrico funciona como a imagem virtual de algo colocado na frente de um espelho que est localizado na origem. A distncia do ponto real q ao espelho a mesma que a distncia do ponto virtual -q ao espelho.

Mdulo de um nmero racional O mdulo ou valor absoluto de um nmero racional q maior valor entre o nmero q e seu elemento oposto -q, que denotado pelo uso de duas barras verticais | |, por: |q| = max{-q,q} Exemplos: |0|=0, |2/7|=2/7 e |-6/7|=6/7. Do ponto de vista geomtrico, o mdulo de um nmero racional q a distncia comum do ponto q at a origem (zero) que a mesma distncia do ponto -q origem, na reta numrica racional.

A soma (adio) de nmeros racionais Como todo nmero racional uma frao ou pode ser escrito na forma de uma frao, definimos a adio entre os nmeros racionais a/b e c/d, da mesma forma que a soma de fraes, atravs de: a + b d c = bd ad+bc

Propriedades da adio de nmeros racionais

Fecho: O conjunto Q fechado para a operao de adio, isto , a soma de dois nmeros racionais ainda um nmero racional. Associativa: Para todos a, b, c em Q: a+(b+c)=(a+b)+c Comutativa: Para todos a, b em Q: a+b=b+a Elemento neutro: Existe 0 em Q, que adicionado a todo q em Q, proporciona o prprio q, isto : q+0=q Elemento oposto: Para todo q em Q, existe -q em Q, tal que q + (-q) = 0 Subtrao de nmeros racionais: A subtrao de dois nmeros racionais p e q a prpria operao de adio do nmero p com o oposto de q, isto : p - q = p + (-q) Na verdade, esta uma operao desnecessria no conjunto dos nmeros racionais.

A Multiplicao (produto) de nmeros racionais Como todo nmero racional uma frao ou pode ser escrito na forma de uma frao, definimos o produto de dois nmeros racionais a/b e c/d, da mesma forma que o produto de fraes, atravs de: a b d c = bd ac

O produto dos nmeros racionais a e b tambm pode ser indicado por a b, axb, a.b ou ainda ab sem nenhum sinal entre as letras. Para realizar a multiplicao de nmeros racionais, devemos obedecer mesma regra de sinais que vale em toda a Matemtica: (+1) (+1) = (+1)

(+1) (-1) = (-1) (-1) (+1) = (-1) (-1) (-1) = (+1) Podemos assim concluir que o produto de dois nmeros com o mesmo sinal positivo, mas o produto de dois nmeros com sinais diferentes negativo. Propriedades da multiplicao de nmeros racionais Fecho: O conjunto Q fechado para a multiplicao, isto , o produto de dois nmeros racionais ainda um nmero racional. Associativa: Para todos a, b, c em Q: a(bc)=(ab)c Comutativa: Para todos a, b em Q: ab=ba Elemento neutro: Existe 1 em Q, que multiplicado por todo q em Q, proporciona o prprio q, isto : q1=q Elemento inverso: Para todo q=a/b em Q, q diferente de zero, existe q-1=b/a em Q, tal que q q-1 = 1 Esta ltima propriedade pode ser escrita como: a b a b =1

Diviso de nmeros racionais: A diviso de dois nmeros racionais p e q a prpria operao de multiplicao do nmero p pelo inverso de q, isto : p q = p q-1 Provavelmente voc j deve ter sido questionado: Porque a diviso de uma frao da forma a/b por outra da forma c/d realizada como o produto da primeira pelo inverso da segunda? A diviso de nmeros racionais esclarece a questo:

a b

c = d

a b

d = c

ad bc

Na verdade, a diviso um produto de um nmero racional pelo inverso do outro, assim esta operao tambm desnecessria no conjunto dos nmeros racionais.

Propriedade distributiva (mista) Distributiva: Para todos a, b, c em Q: a(b+c)=(ab)+(ac)

Potenciao de nmeros racionais A potncia qn do nmero racional q um produto de n fatores iguais. O nmero q denominado a base e o nmero n o expoente. qn = q q q q ... q, Exemplos: (a) (2/5) =(2/5) (2/5)(2/5) = 8/125 (b) (-1/2)=(-1/2)(-1/2)(-1/2) = -1/8 (c) (-5) =(-5)(-5) = 25 (d) (+5) =(+5)(+5) = 25 Observao: Se o expoente n=2, a potncia q pode ser lida como: q elevado ao quadrado e se o expoente n=3, a potncia q pode ser lida como: q elevado ao cubo. Isto proveniente do fato que rea do quadrado pode ser obtida por A=q onde q a medida do lado do quadrado e o volume do cubo pode ser obtido por V=q onde q a medida da aresta do cubo. (q aparece n vezes)

Razes de nmeros racionais A raiz n-sima (raiz de ordem n) de um nmero racional q a operao que resulta em um outro nmero racional r que elevado potncia n fornece o nmero q. O nmero n o ndice da raiz enquanto que o nmero q o radicando (que fica sob o estranho sinal de radical).

(a) R[8] = 2, pois 2 = 8. (b) R[-8] = -2, pois (-2) = -8. (c) R[27] = 3, pois 3 = 27. (d) R[-27]= -3, pois (-3) = -27. Observao: Obedecendo regra dos sinais para a multiplicao de nmeros racionais, conclumos que: (1) Se o ndice n da raiz for par, no existe raiz de nmero racional negativo. (2) Se o ndice n da raiz for mpar, possvel extrair a raiz de qualquer nmero racional.

Mdia aritmtica e mdia ponderada

Mdia aritmtica: Seja uma coleo formada por n nmero4 Tm1)9.9870 1017235 597:10.98 85.08 505.37

x1 p1 + x2 p2 + x3 p3 +...+ xn pn P= p1 + p2 + p3 +...+ pn

Exemplo: Um grupo de 64 pessoas, que trabalha (com salrio por dia), em uma empresa formado por sub-grupos com as seguintes caractersticas: 12 ganham R$ 50,00 10 ganham R$ 60,00 20 ganham R$ 25,00 15 ganham R$ 90,00 7 ganham R$ 120,00 Para calcular a mdia salarial (por dia) de todo o grupo devemos usar a mdia aritmtica ponderada: 5012 + 6010 + 2520 + 9015 + 1207 P= 12 + 10 + 20 + 15 + 7 = 64 3890 =60,78

Mdias geomtrica e harmnica Mdia geomtrica: Consideremos uma coleo formada por n nmeros racionais no negativos: x1, x2, x3, ..., xn. A mdia geomtrica entre esses n nmeros a raiz n-sima do produto entre esses nmeros, isto : G = Rn[x1 x2 x3 ... xn] Exemplo: A a mdia geomtrica entre os nmeros 12, 64, 126 e 345, dada por: G = R4[12 64126345] = 76,013

Aplicao prtica: Dentre todos os retngulos com a rea igual a 64 cm, qual o retngulo cujo permetro o menor possvel, isto , o mais econmico? A resposta a este tipo de questo dada pela mdia geomtrica entre as medidas do comprimento a e da largura b, uma vez que a.b=64. A mdia geomtrica G entre a e b fornece a medida desejada.

G = R[a b] = R[64] = 8 Resposta: o retngulo cujo comprimento mede 8 cm e lgico que a altura tambm mede 8 cm, logo s pode ser um quadrado! O permetro neste caso p=32 cm. Em qualquer outra situao em que as medidas dos comprimentos forem diferentes das alturas, teremos permetros maiores do que 32 cm. Interpretao grfica: A mdia geomtrica entre dois segmentos de reta pode ser obtida geometricamente de uma forma bastante simples. Sejam AB e BC segmentos de reta. Trace um segmento de reta que contenha a juno dos segmentos AB e BC, de forma que eles formem segmentos consecutivos sobre a mesma reta.

Dessa juno aparecer um novo segmento AC. Obtenha o ponto mdio O deste segmento e com um compasso centrado em O e raio OA, trace uma semi-circunferencia comeando em A e terminando em C. O segmento vertical traado para cima a partir de B encontrar o ponto D na semi-circunferncia. A medida do segmento BD corresponde mdia geomtrica das medidas dos segmentos AB e BC. Mdia harmnica: Seja uma coleo formada por n nmeros racionais positivos: x1, x2, x3, ..., xn. A mdia harmnica H entre esses n nmeros a diviso de n pela soma dos inversos desses n nmeros, isto :

Intervalos reais

Intervalos finitos: Com estas ltimas convenes podemos definir os conceitos de intervalo e da importante funo modular. (a,b) = {x em (a,b] = {x em R: a<x<b}, R: a<x<b}, [a,b) [a,b] = {x em R: a<x<b} = {x em R: a<x<b}

Geometricamente, podemos visualizar os quatro tipos de intervalos com extremidades finitas, pondo-se um crculo vazio onde no vale a igualdade e um crculo preenchido onde vale a igualdade.

Intervalos infinitos: Definiremos o intervalo (a, reais maiores do que a, isto : (a,+ ) = {x em R: x>a} (-

) como o conjunto de todos os nmeros

,a)

{x

em

R:

x<a}

e tambm os intervalos: [a,+ ) = {x em R: x>a} (,a] = {x em R: x<a}

e uma notao comum R=(-

,+

).

Mdulo de um nmero real O mdulo (valor absoluto) de um nmero real x, definido como sendo o maior valor entre x e -x, isto : |x|=mximo{x,-x} ou usando a raiz quadrada, por:

ou ainda por:

Exemplos: |+5|=5, |0|=0 e |-6|=6.

O conceito de mdulo de um nmero real desempenha um papel de fundamental importncia na Anlise Matemtica e so valiosas algumas relaes de igualdade e desigualdade onde aparecem os mdulos.

Teorema: Quaisquer que sejam x e y em R, tem-se que: 1. 2. 3. 4. 5. 6. |+x| = |-x| |x-y| = |y-x| |x.y| = |x|.|y| -|x| < x < |x| |x+y| < |x| + |y| |x-y| < |x| + |y|

Observao: |x+y| nem sempre igual a |x|+|y|.

Distncia entre nmeros reais O conceito de mdulo de um nmero real permite introduzir o conceito de distncia entre dois nmeros reais e caracterizar o conceito de proximidade entre dois nmeros reais. Dados x e y em R, define-se a distncia entre x e y como: d(x,y) = |x-y|

Exemplo: d(-3,+7)=|(-3)-(7)|=|-10|=10.

Com as desigualdades podemos construir a relao de ordem total sobre R: x < y se y-x > 0 com as seguintes propriedades:

Reflexiva: Para todo x em R: x<x

Anti-simtrica: Se x < y e y < x, ento: x=y

Transitiva: Se x < y e y < z, ento: x<z

Dicotomia: Dados x em R e y em R, ocorre exatamente uma das duas alternativas seguintes: x < y ou x > y

Monotonicidade da adio: Se x < y ento, para todo z em R, tem-se: x+z < y+z

Monotonicidade da multiplicao: Se x < y ento, para todo z>0, tem-se: x.z < y.z mas se z<0, ento x < y implica: x.z > y.z

As duas ltimas propriedades expressam o fato que a relao de ordem < considerada compatvel com a estrutura de corpo de R. A ltima propriedade muitas vezes motivo de tropeos para muitos alunos e professores, em especial na resoluo de desigualdades e pela sua importncia, faremos a sua demonstrao. Se x=y em R e z=0, a relao verdadeira, pois 0.x=0 logo, para todo z em R.

Exemplo 1: Para resolver a desigualdade real 5x+15>0, somamos o nmero -15 a ambos os termos da desigualdade: 5x + 15 -15 > 0 -15 para obter 5x > -15 Dividindo ambos os termos por 5, obtemos x > -3 Assim, o Conjunto Soluo ser: S=(-3, ) = {x em R: -3 < x}

Exemplo 2: Para resolver a(s) desigualdade(s) 12<5x+15<25, no conjunto dos nmeros reais, podemos somar -15 em todos os termos das desigualdades, para obter 12-15 < 5x+15-15 < 25-15 Simplificando, obtemos -3 < 5x < 10

Dado um nmero real x qualquer, podemos redefinir ento o mdulo de um nmero real de uma terceira forma, atravs do uso da raiz quadrada. Voc conseguiria fazer isto? O conceito de raiz quadrada leva-nos sem problemas s funes reais, definidas sobre o conjunto [0, ) por: e De forma anloga podemos definir a raiz n-sima de um nmero real no negativo a, como:

se e somente se b > 0 e bn = a.

Observao: Todo nmero b que pode posto na forma

em que a e n nmeros naturais, deve ser necessariamente um nmero inteiro ou um nmero irracional.

O plano cartesiano Referncia histrica: Os nomes Plano Cartesiano e Produto Cartesiano so homenagens ao seu criador Ren Descartes (1596-1650), filsofo e matemtico francs. O nome de Descartes em Latim, era Cartesius, da vem o nome cartesiano. O plano cartesiano ortogonal constitudo por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal o eixo das abscissas (eixo OX) e o eixo vertical o eixo das ordenadas (eixo OY). Associando a cada um dos eixos o conjunto de todos os nmeros reais, obtm-se o plano cartesiano ortogonal.

Cada ponto P=(a,b) do plano cartesiano formado por um par ordenado de nmeros, indicados entre parnteses, a abscissa e a ordenada respectivamente. Este par ordenado representa as coordenadas de um ponto. O primeiro nmero indica a medidada do deslocamento a partir da origem para a direita (se positivo) ou para a esquerda (se negativo).

O segundo nmero indica o deslocamento a partir da origem para cima (se positivo) ou para baixo (se negativo). Observe no desenho que: (a,b) (b,a) se a b. Os dois eixos dividem o plano em quatro regies denominadas quadrantes sendo que tais eixos so retas concorrentes na origem do sistema formando um ngulo reto (90 graus). Os nomes dos quadrantes so indicados no sentido anti-horrio, conforme a figura, com as cores da bandeira do Brasil.

Segundo Primeiro Quadrante sinal de x sinal de y Ponto no tem no tem (0,0) quadrante quadrante

Terceiro Quarto quadrante quadrante

Representaes grficas de relaes em AxB: R1={(a,1),(a,2),(a,3),(b,1),(b,2),(b,3),(c,1),(d,1),(d,2),(d,3)}

R2={(a,1),(b,2),(c,3),(d,1)}

R3={(a,1),(b,1),(b,2),(c,3),(d,3)}

Relaes inversas Seja R uma relao de A em B. A relao inversa de R, denotada por R-1, definida de B em A por: R-1 = { (y,x) BxA: (x,y) R }

Exemplo: Sejam A={a,b,c}, B={d,e,f} e R uma relao em AxB, definida por R = {(a,d),(a,e),(a,f),(b,d),(b,e),(b,f),(c,d),(c.e),(c,f)} Ento: R-1 = {(d,a),(e,a),(f,a),(d,b),(e,b),(f,b),(d,c),(e,c),(f,c)}

Observao: O grfico da relao inversa R-1 simtrico ao grfico da relao R, em relao reta y=x (identidade).

Exemplo: Uma relao simtrica em A={a,b,c}, : R = {(a,a),(b,b),(a,b),(b,a)}

Transitiva: Uma relao R transitiva, se x est relacionado com y e y est relacionado com z, implicar que x deve estar relacionado com z, ou seja: quaisquer que sejam x A, y A e z A, se (x,y) R e (y,z) R ento (x,z) R. Exemplo: Uma relao transitiva em A={a,b,c}, : R = {(a,a),(a,c),(c,b),(a,b)}

Anti-simtrica: Sejam x A e y A. Uma relao R anti-simtrica se (x,y) R e (y,x) R implica que x=y. Alternativamente, uma relao anti-simtrica: Se x e y so elementos distintos do conjunto A ento x no tem relao com y ou (exclusivo) y no tem relao com x, o que significa que o par de elementos distintos (x,y) do conjunto A poder estar na relao desde que o par (y,x) no esteja. Exemplo: Uma relao anti-simtrica em A={a,b,c}, :

Seja A={a,b,c,d} e B={1,2,3}. A relao R5 = { (a,1), (a,3), (b,2), (c,3) } no uma funo em AxB, pois nem todos os elementos do primeiro conjunto A esto associados a elementos do segundo conjunto B.

Na sequncia, apresentaremos alguns exemplos importantes de funes reais

Funes afim e lineares Funo afim: Sejam a e b nmeros reais, sendo a no nulo. Uma funo afim uma funo f:R R que para cada x em R, associa f(x)=ax+b.

Exemplos: 1. f(x)=-3x+1 2. f(x)=2x+7 3. f(x)=(1/2)x+4 Se b diferente de zero, o grfico da funo afim uma reta que no passa pela origem (0,0).

Funo linear: Seja a um nmero real. Uma funo linear uma funo f:R para cada x em R, associa f(x)=ax.

R que

Exemplos: 1. f(x)=-3x 2. f(x)=2x 3. f(x)=x/2 O grfico da funo linear uma reta que sempre passa pela origem (0,0).

Funo identidade uma funo f:R R que para cada x em R, associa f(x)=x. O grfico da Identidade uma reta que divide o primeiro quadrante e tambm o terceiro quadrante em duas partes iguais.

Funes constantes Seja b um nmero real. A funo constante associa a cada x R o valor f(x)=b.

Exemplos: 1. f(x)=1 2. f(x)=-7 3. f(x)=0 O grfico de uma funo constante uma reta paralela ao eixo das abscissas (eixo horizontal).

Funes quadrticas Sejam a, b e c nmeros reais, com a no nulo. A funo quadrtica uma funo f:R R que para cada x em R, f(x)=ax+bx+c.

Exemplos: 1. 2. 3. 4. f(x)=x f(x)=-4 x f(x)=x-4x+3 f(x)=-x+2x+7

O grfico de uma funo quadrtica uma curva denominada parbola.

Funes cbicas Sejam a, b, c e d nmeros reais, sendo a diferente de zero. A funo cbica uma funo f:R R que para cada x em R, associa f(x)=ax+bx+cx+d.

Funes sobrejetoras Uma funo f:A B sobrejetora se todo elemento de B a imagem de pelo menos um elemento de A. Isto equivale a afirmar que a imagem da funo deve ser exatamente igual a B que o contradomnio da funo, ou seja, para todo y em B existe x em A tal que y=f(x). Exemplos: 1. A funo f:R R definida por f(x)=3x+2 sobrejetora, pois todo elemento de R imagem de um elemento de R pela funo. 2. A funo f:R (0, ) definida por f(x)=x sobrejetora, pois todo elemento pertecente a (0, ) imagem de pelo menos um elemento de R pela funo. 3. A funo f:R R definida por f(x)=2x no sobrejetora, pois o nmero -1 elemento do contradomnio R e no imagem de qualquer elemento do domnio.

Funes bijetoras Uma funo f:A B bijetora se ela ao mesmo tempo injetora e sobrejetora. R dada por f(x)=2x bijetora, pois injetora e bijetora.

Exemplo: A funo f:R

Funes pares e mpares Funo par: Uma funo real f par se, para todo x do domnio de f, tem-se que f(x)=f(-x). Uma funo par possui o grfico simtrico em relao ao eixo vertical OY.

Exemplo: A funo f(x)=x par, pois f(-x)=x=f(x). Observe o grfico de f! Outra funo par g(x)=cos(x) pois g(-x)=cos(-x)=cos(x)=g(x). Funo mpar: Uma funo real f mpar se, para todo x do domnio de f, tem-se que f(-x)=-f(x). Uma funo mpar possui o grfico simtrico em relao origem do sistema cartesiano.

Exemplo: As funes reais f(x)=5x e g(x)=sen(x) so mpares, pois: f(-x)=5(-x)=-5x=f(x) e g(-x)=sen(-x)=-sen(x)=-g(x). Veja o grfico para observar a simetria em relao origem.

Funes crescentes e decrescentes Funo crescente: Uma funo f crescente, se quaisquer que sejam x e y no Domnio de f, com x<y, tivermos f(x)<f(y). Isto , conforme o valor de x aumenta, o valor da imagem de x pela funo tambm aumenta. Exemplo: Seja a funo f:R R definida por f(x)=8x+2. Para os valores: a=1 e b=2, obtemos f(a)=10 e f(b)=18. Como o grfico de f uma reta, a<b e f(a)<f(b) ento a funo crescente.

Funo decrescente: Uma funo f decrescente, se para quaisquer x e y do Domnio de f, com x<y, tivermos f(x)>f(y). Isto , conforme o valores de x aumentam, os valores da imagem de x pela funo f diminuem. Exemplo: Seja a funo f:R R definida por f(x)=-8x+2. Para a=1 e b=2, obtemos f(a)=-6 e f(b)=-14. Como o grfico de f uma reta, a<b e f(a)>f(b), a funo decrescente.

Funes compostas Dadas as funes f:A B e g:B C, a composta de f com g, denotada por gf, a funo definida por (gf)(x)=g(f(x)). gof pode ser lida como "g bola f". Para que a composio ocorra o CoDom(f)=Dom(g).

Exemplo: Sejam as funes reais definidas por f(u)=4u+2 e g(x)=7x-4. As composies fog e gof so possveis e neste caso sero definidas por: (fg)(x)=f(g(x))=g(7x-4)=4(7x-4)+2=28x-14 (gf)(u)=g(f(u))=g(4u+2)=7(4u+2)-4=28u+10 Como a varivel u no importante no contexto, ela pode ser substituda por x e teremos: (gf)(x)=g(f(x))=g(4x+2)=7(4x+2)-4=28x+10 Observao:Em geral, fg diferente de gf. Exemplo: Consideremos as funes reais definidas por f(x)=x+1 e g(x)=2x-4. Ento: (fg)(x)=f(g(x))=f(2x-4)=(2x-4)+1=4x-16x+17 (gf)(x)=g(f(x))=g(x+1)=2(x+1)-4=2x-2

Funes inversas Dada uma funo bijetora f:A B, denomina-se funo inversa de f funo g:B A tal que se f(a)=b, ento g(b)=a, quaisquer que sejam a em A e b em B. Denotamos a funo inversa de f por f-1. Observao importante: Se g a inversa de f e f a inversa de g, valem as relaes: gf=IA e fg=IB

onde IA e IB so, respectivamente, as funes identidades nos conjuntos A e B. Esta caracterstica algbrica permite afirmar que os grficos de f e de sua inversa de g so simtricos em relao funo identidade (y=x).

Caractersticas do grau de um polinmio Se gr(p)=m e gr(q)=n ento gr(p.q) = gr(p) + gr(q) gr(p+q)<max{gr(p),gr(q)}

Algoritmo da diviso de polinmios Dados os polinmios p e q em P[x], dizemos que q divide p se existe um polinmio g em P[x] tal que p(x) = g(x) q(x) Se p em P[x] um polinmio com gr(p)=n e g um outro polinmio com gr(g)=m<n, ento existe um polinmio q em P[x] e um polinmio r em P[x] com gr(r)<gr(g), tal que: p(x) = q(x) g(x) + r(x) Um caso particular importante quando tomamos g(x)=x-c e p(x) = ao + a1x + a2x + a3x +...+ anxn Como para todo k=1,2,3,...,n vale a identidade: xk-ck = (x-c)( xk-1 + cxk-2 + cxk-3 +...+ ck-2x+ck-1 ) ento para p(x) = ao + a1x + a2x + a3x +...+ anxn temos que p(c) = ao + a1c + a2c + a3c +...+ ancn e tomando a diferena entre p(x) e p(c), teremos: p(x)-p(c) = a1(x-c) + a2(x-c) + a3(x-c) +...+ an(xn-cn) o que garante que podemos evidenciar g(x)=x-c para obter p(x)- p(c)=(x-c) q(x) onde q=q(x) um polinmio de grau n-1. Assim, podemos escrever: p(x)=(x-c) q(x)+p(c)

e claro que r(x)=p(c) um polinmio de grau 0.

Zeros de um polinmio Um zero de um polinmio real p em P[x] um nmero c, que pode ser real ou complexo, tal que p(c)=0. O zero de um polinmio tambm denominado raiz do polinmio. Uma consequncia do Algoritmo da Diviso de polinmios que: x-c um fator de p se, e somente se, r(x)=f(c)=0 o que equivalente a: c um zero de p, sse, x-c um divisor de p=p(x)

Equaes algbricas e transcendentes Uma equao algbrica real na varivel x uma relao matemtica que envolve apenas um nmero finito de operaes de soma, subtrao, produto, diviso e radiciao de termos envolvendo a varivel x. Exemplos 1. 2x+3x+7=0 2. 3x+7x=2x+3 A funo exponencial exp(x)=ex pode ser escrita como um somatrio com infinitos termos contendo potncias de x: ex = 1 + x +x/2! + x/3! + x4/4! + x5/5! +... assim, a equao x+7x=ex no uma equao algbrica, o que equivale a dizer que esta equao transcendente. Quando a equao da forma: p(x) = 0 onde p um polinmio real em P[x], ela ser chamada equao polinomial. Quando uma equao possui a varivel sob um sinal de radiciao ela chamada equao irracional.

Exemplo: 2x+3x+7 =0 e 3x+7x=2x+3 so equaes algbricas. A primeira polinomial, mas a segunda no polinomial. Esta segunda uma equao irracional. Observao: Uma equao algbrica irracional sempre poder ser colocada na forma de uma equao polinomial. Quando uma equao algbrica irracional transformada em uma equao polinomial, as razes da nova equao podero no coincidir com as razes da equao original e as razes obtidas desta nova equao que no servem para a equao original so denominadas razes estranhas. Exerccio: Apresentar uma equao irracional que tenha razes estranhas.

Mtodos de resoluo algbrica Alguns tipos especiais de equaes podem ser resolvidos. Equao do 1o. grau: A equao ax+b=0 com a diferente de zero, admite uma nica raz dada por: x = -b/a Equao do 2o. grau: A equao ax+bx+c=0 com a diferente de zero, admite exatamente duas razes no conjunto dos nmeros complexos, dadas por: x1=(-b+R[b-4ac] / 2a x2=(-b- R[b-4ac]/ 2a onde R[z] a raiz quadrada de z. Nesta pgina h dois links que tratam sobre o assunto: Equaes do Segundo grau que d um tratamento mais detalhado sobre o assunto e Clculo de razes de uma Equao do 2o.grau que um formulrio onde voc entra com os coeficientes e obtm as razes sem muito esforo. Equao cbica: A equao ax+bx+cx+d=0 com a no nulo, admite exatamente trs razes no conjunto dos nmeros complexos que podem ser obtidas pela frmula de Tartaglia (Cardano). Veja o nosso link O mtodo de Tartaglia (Eq. do 3o.grau) onde voc poder encontrar material mais aprofundado sobre o assunto. Para obter apenas o clculo das trs razes de uma equao do 3o. grau, v ao nosso link Razes de uma Equao do 3o. grau. Equao qurtica: A equao ax4+bx+cx+dx+e=0 com a no nulo, admite exatamente quatro razes no conjunto dos nmeros complexos que podem ser obtidas pela frmula de Ferrari. Equao quntica: Para equaes de grau maior ou igual a 5, no existem mtodos algbricos para obter todas as razes, mas existem muitos mtodos numricos que proporcionam as razes de tais equaes com grande preciso.

Existe uma verso da planilha Kyplot disponvel gratuitamente na Internet, que dispe de um mecanismo capaz de calcular com grande preciso razes de equaes polinomiais de grau n. Em Portugus, h um excelente livro que trata sobre Equaes Algbricas e a histria da Matemtica subjacente: "O Romance das Equaes Algbricas, Gilberto G. Garbi, Makron Books, So Paulo, 1999."

Teorema fundamental da lgebra Teorema (Gauss): Toda equao algbrica polinomial com coeficientes reais ou complexos, admite no conjunto dos nmeros complexos, pelo menos uma raiz. Teorema equivalente: Toda equao algbrica polinomial de grau n, com coeficientes reais ou complexos, admite exatamente n razes, no conjunto dos nmeros complexos. Consequncia: Toda equao algbrica polinomial real de grau n, admite no mximo n razes, no conjunto dos nmeros reais.

Algumas identidades polinomiais Ver o link Produtos Notveis nesta mesma pgina onde existem 33 identidades polinomiais, sendo algumas no triviais.

Algumas desigualdades polinomiais Algumas desigualdades bastante comuns que podem ser obtidas a partir das identidades polinomiais: 1. a+b

Soma de polinmios Consideremos p e q polinmios em P[x], definidos por: p(x) = ao + a1x + a2x + a3x +... + anxn q(x) = bo + b1x + b2x + b3x +... + bnxn Definimos a soma de p e q, por: (p+q)(x) = (ao+bo)+(a1+b1)x+(a2+b2)x+...+(an+bn)xn A estrutura matemtica (P[x],+) formada pelo conjunto de todos os polinmios com a soma definida acima, possui algumas propriedades: Associativa: Quaisquer que sejam6p, q, r em P[x], tem-se que: (p + q) + r = p + (q + r)

para cada ck (k=1,2,3,...,m+n). Observamos que para cada termo da soma que gera ck, a soma do ndice de a com o ndice de b sempre fornece o mesmo resultado k. A estrutura matemtica (P[x],) formada pelo conjunto de todos os polinmios com o produto definido acima, possui vrias propriedades: Associativa: Quaisquer que sejam p, q, r em P[x], tem-se que: (p q) r = p (q r) Comutativa: Quaisquer que sejam p, q em P[x], tem-se que: pq=qp Elemento nulo: Existe um polinmio po(x)=0 tal que po p = po qualquer que seja p em P[x]. Elemento Identidade: Existe um polinmio p1(x)=1 tal que p1 p = p qualquer que seja p em P[x]. A unidade polinomial simplesmente denotada por p1=1. Existe uma propriedade mista ligando a soma e o produto de polinmios Distributiva: Quaisquer que sejam p, q, r em P[x], tem-se que: p (q + r) = p q + p r Com as propriedades relacionadas com a soma e o produto, a estrutura matemtica (P[x],+,) denominada anel comutativo com identidade.

Espao vetorial dos polinnios reais Embora uma sequncia no seja um conjunto mas sim uma funo cujo domnio o conjunto dos nmeros naturais, usaremos neste momento uma notao para sequncia no formato de um conjunto. O conjunto P[x] de todos os polinmios pode ser identificado com o conjunto S das sequncias quase-nulas de nmeros reais , isto , as sequncias da forma: p = (ao,a1,a2,a3,a4,...,an,0,0,0,...)

Isto significa que aps um certo nmero natural n, todos os termos da sequncia so nulos. A identificao ocorre quando tomamos os coeficientes do polinmio p(x) = ao + a1x + a2x + a3x +...+ anxn e colocamos os mesmos entre parnteses e aps o n-simo coeficiente colocamos uma quantidade infinita de zeros, assim ns temos somente uma quantidade finita de nmeros no nulos, razo pela qual tais sequncias so denominadas sequncias quase-nulas. Esta forma de notao p = (ao,a1,a2,a3,a4,...,an,0,0,0,...) funciona bem quando trabalhamos com espaos vetoriais, que so estruturas matemticas onde a soma dos elementos e a multiplicao dos elementos por escalar tm vrias propriedades. Vamos considerar S o conjunto das sequncias quase-nulas de nmeros reais com as operaes de soma, multiplicao por escalar e de multiplicao, dadas abaixo. Sejam p e q em S, tal que: p = (ao,a1,a2,a3,a4,...,am,0,0,0,...) q = (bo,b1,b2,b3,b4,...,bn,0,0,0,...) e vamos supor que m < n. Definimos a soma de p e q, como: p+q = (ao+bo,a1+b1,a2+b2,...,an+bn,0,0,0,...) a multiplicao de p em S por um escalar k, como: k.p = (kao,ka1,ka2,ka3,ka4,...,kam,0,0,...) e o produto de p e q em S como: pq = (co,c1,c2,c3,c4,...,cn,0,0,0,...) sendo que ck = aobk + a1bk-1 + a2bk-2 + a3bk-3 +...+ ak-1b1+akbo para cada ck (k=1,2,3,...,m+n). O conjunto S com as operaes definidas : associativo, comutativo, distributivo e possui elementos: neutro, identidade, unidade, oposto.

Exemplo: 2x+3x+7 =0 e 3x+7x=2x+3 so equaes algbricas. A primeira polinomial, mas a segunda no polinomial. Esta segunda uma equao irracional.

PROBABILIDADE

1. Uma urna contem trs bolas numeradas com 1, 2 e 3. Retirando-se sucessivamente duas bolas dessa urna, obtm-se um par ordenado. O nmero de pares ordenados possveis, fazendo-se extraes com reposio, : a. b. c. d. e. 9 6 5 8 3

2. Uma urna contem trs bolas numeradas com 1, 2 e 3. Retirando-se sucessivamente duas bolas dessa urna, obtm-se um par ordenado. O nmero de pares ordenados possveis, fazendo-se extraes sem reposio, : a. b. c. d. e. 5 3 8 9 6

3. Uma urna contem trs bolas numeradas com 1, 2 e 3. Retirando-se simultaneamente duas bolas dessa urna, obtm-se um conjunto. O nmero de conjuntos possveis : a. b. c. d. e. 8 5 6 3 9

4. Lanando-se uma moeda usual 5 vezes, seus resultados formam uma seqncia. O nmero de seqncias possveis : a. b. c. d. e. 2 5 10 25 32

5. Considere o seguinte experimento aleatrio: "lanar dois dados e observar os nmeros obtidos nas faces superiores". O nmero de elementos do espao amostral desse experimento : a. b. c. d. e. 6 12 2 64 36

6. Uma moeda lanada trs vezes. Vamos representar por n ( E ) o nmero de resultados possveis e representar por n( A ) o nmero de resultados que apresentam apenas duas caras. Ento: a. b. c. d. e. n(E)=6en(A)=3 n(E)=6en(A)=4 n(E)=8en(A)=4 n(E)=8en(A)=6 n(E)=8en(A)=3

7. Lanando-se um dado honesto duas vezes, o nmero de resultados que apresentam soma 7, : a. b. c. d. e. 4 5 6 7 3

8. Uma urna tem 20 bolas numeradas com 1, 2, 3...20. Sorteia-se uma bola dessa urna. Considere os seguintes eventos: Evento A : Ocorrncia de um nmero primo Evento B : Ocorrncia de um divisor de 30 Nesse experimento, o nmero de elementos do evento A a. b. c. d. e. 16 15 13 14 12 B :

9. Dois jogadores disputam um jogo onde lanado, uma nica vez um par de dados. O jogador A ganha se a soma dos resultados for 6 e B, se a soma for 10. Nessas condies, pode-se afirmar corretamente que: a. b. c. d. e. B tem mais chance de ganhar que A A no tem chance de ganhar A tem mais chance de ganhar que B B no tem chance de ganhar Ambos tem as mesmas chances

10. Denomina-se espao amostral ao conjunto formado por todos os resultados possveis de um experimento aleatrio. Se um experimento consistem em se escolherem duas pessoas, ao acaso, de uma sala contendo dez pessoas, ento o nmero de elementos do espao amostral : a. b. c. d. e. 20 19 90 45 32

11. Num jogo, cada jogador lana um dado uma nica vez. O jogador A ganha se tirar, no seu lana, um nmero de pontos maior ou igual ao lance do jogador B. O nmero de resultados favorveis a A : a. b. c. d. e. 36 18 15 20 21

12. O nmero de possibilidades de escolha de 3 nmeros naturais distintos de 1 a 10, de modo que sua soma seja sempre par, : a. b. c. d. e. 120 220 150 290 160

13. O nmero da chapa do carro par. A probabilidade de o algarismo das unidades ser zero : a. b. c. d. e. 5 1/2 4/9 5/9 1/5

14. Qual a probabilidade de se obter um nmero divisvel por 5, na escolha ao acaso de uma das permutaes dos algarismos 1; 2; 3; 4 e 5 ? a. b. c. d. e. 5 1/5 1 4 1/4

15. Uma urna tem 10 bolas idnticas, numeradas de 1 a 10. Se retirarmos uma bola da urna, a probabilidade de no obter a bola nmero 7 igual a: a. b. c. d. e. 2/9 1/10 1/5 9/10 9/11

16. A probabilidade de se ter duas vezes o nmero 5, em duas jogadas de dado, : a. b. c. d. e. 1/48 1/36 1/24 1/12 1/6

17. A probabilidade de uma bola branca aparecer, ao se retirar uma nica bola de uma urna contendo 4 bolas brancas, 3 vermelhas e 5 azuis, : a. b. c. d. e. 1/3 1/2 1/4 1/12 1/6

18. Um jogado recebeu uma cartela com 15 nmeros distintos entre os nmeros 0 e 89, De uma urna contendo 90 bolas numeradas de 0 a 89, sorteada uma bola. A probabilidade do nmero dessa bola estar na cartela do jogador : a. b. c. d. e. 1/90 1/89 1/6 15/89 89/90

19. Jogando-se uma moeda 3 vezes, a probabilidade de se obter cara, pelo menos uma vez : a. b. c. d. e. 1/8 3/8 7/8 5/8 1/3

20. No lanamento simultneo de dois dados distintos e no viciados, qual a probabilidade de se obter a soma dos pontos igual a 7 ? a. b. c. d. e. 1/6 5/36 1/12 1/18 1/36

21. O senhor O . Timista enviou 150 cartas para um concurso, no qual seria sorteada uma s carta de um total de 5500 cartas. A probabilidade dele uma das cartas do senhor O .Timista ser sorteada : a. b. c. d. e. 3/55 3/110 1/5350 1/5499 1/5500

22. Se um certo casal tem 3 filhos, ento a probabilidade de os 3 filhos serem do mesmo sexo, dado que o primeiro filho homem, vale: a. b. c. d. e. 1/3 1/2 1/5 1/4 1/6

23. Escolhido, ao acaso, um elemento do conjunto dos divisores de 60, a probabilidade de que ele seja primo : a. b. c. d. e. 1/2 1/3 1/4 1/5 1/6

24. Com os dgitos 1, 4, 7, 8 e9, so formados nmeros de 3 algarismos distintos. Um deles escolhido ao acaso. Qual a probabilidade de ser mpar ? a. b. c. d. e. 2/5 1/2 10.6 3/5 4/5

25. Com os algarismos de 1 a 9, forma-se um nmero de 4 algarismos distintos. A probabilidade de qe o nmero formado seja menor que 6000 : a. b. c. d. e. 1/9 1/3 4/9 5/9 2/3

26. Escolhem-se ao acaso dois nmeros distintos, de 1 a 20. Qual a probabilidade de que o produto dos nmeros escolhidos seja mpar ? a. b. c. d. e. 9/38 1/2 9/20 1/4 8/25

27. Uma urna tem 100 cartes numerados de 101 a 200. A probabilidade de se sortear um carto dessa urna e o nmero nele marcado ter os trs algarismos distintos entre si : a. b. c. d. e. 17/25 71/100 14/25 73/100 37/50

28. Retirando-se uma carta de um baralho comum e sabendo-se que saiu uma dama, qual a probabilidade de que a carta seja de ouros ? a. b. c. d. e. 1/3 1/4 4/13 1/13 1/52

29. Num grupo de 60 pessoas, 10 so torcedores do So Paulo, 5 so torcedores do Palmeiras e as demais do Corntians. Escolhido ao acaso um elemento do grupo, a probabilidade de ele ser torcedor do So Paulo ou do Palmeiras : a. b. c. d. e. 0,40 0,25 0,50 0,30 0,33

30. Uma urna contem 2 bolas brancas, 3 verdes e 4 azuis. Retirando-se uma bola da urna, qual a probabilidade de que seja branca ou verde ? a. b. c. d. e. 4/7 3/8 5/9 2/15 3/7

31. Uma urna contem 4 bolas brancas e 6 pretas. Retirando-se, sucessivamente e sem reposio, 2 bolas, a probabilidade de sair bola preta e bola branca, nesta ordem, de: a. b. c. d. e. 6/25 1/5 1/50 4/15 7/30

32. Um nmero extrado ao acaso entre os 20 inteiros, de 1 a 20. A probabilidade de o nmero escolhido ser primo ou quadrado perfeito : a. b. c. d. e. 1/5 2/25 4/25 2/5 3/5

33. Sorteando um nmero de 1 a 30, a probabilidade de que ele seja par ou mltiplo de 3 : a. b. c. d. e. 3/4 2/3 1/6 5/33 1/3

34. Um juiz possui trs cartes no bolso. Um todo amarelo, outro todo vermelho e o terceiro vermelho de um lado e amarelo de outro. Num determinado lance, o juiz retira, ao acaso, um carto do bolso e mostra a um jogador. A probabilidade de que a face que o juiz v ser vermelha a de a outra face, mostrada ao jogador, ser amarela : a. b. c. d. e. 1/2 2/5 1/5 2/3 1/6

35. Uma roleta esta dividida em 8 partes iguais numeradas de 1 a 8. Ela girada 3 vezes. Qual a probabilidade de, nos trs giros, ela parar em nmeros iguais? a. b. c. d. e. 1/512 1/8 1/3 1/64 1/72

36. Trs pessoas, A, B e C, vo participar de um concurso num programa de televiso. O apresentador faz um sorteio entre A e B e ,em seguida, faz um sorteio entre C e o vencedor do primeiro sorteio, para decidir quem iniciar o concurso. Se cada sorteio as duas pessoas tem a mesma chance de ganhar, qual a probabilidade de A iniciar o concurso ? a. b. c. d. e. 125% 75% 50% 25% 90%

37. Numa urna foram, colocadas 30 bolas: 10 bolas azuis numeradas de 1 a 10, 15 bolas brancas numeradas de 1 a 15 e 5 bolas cinzas numeradas de 1 a 5. Ao retirar-se aleatoriamente uma bola, a probabilidade de obter-se uma bola par ou branca : a. b. c. d. e. 29/30 7/15 1/2 11/15 13/15

38. Um par de dados honestos lanado. Se os dois nmeros que aparecem so diferentes, a probabilidade de que ocorram, os nmeros 2 ou 3 : a. b. c. d. e. 1/2 2/3 3/5 5/9 11/18

39. Dois dados no viciados distintos so lanados , e o nmeros observados . Pode-se afirmar que: a. b. c. d. e. A probabilidade de se obterem nmeros iguais 1/2 A probabilidade de obter soma dos nmeros iguais a 10 '2 1/10 Os nmeros observados nunca somaro 12 A probabilidade de se obter 15 como soma maior que zero; A probabilidade de se obterem nmeros iguais 1/6

40. Uma urna contem apenas cartes marcados com nmeros distintos escolhidos de 1 a 9. Se, nessa urna, no h cartes com nmeros repetidos, a probabilidade de ser sorteado um carto com um nmero menor que 500 : a. b. c. d. e. 3/4 1/2 8/21 4/9 1/3

41. Uma doena congnita afeta 1 em cada 700 homens. Numa populao de um milho de homens, a probabilidade de que um homem, tomado ao acaso, no seja afetado : a. b. c. d. e. Superior a 0,99 Igual a 0,99 Menor que 0,98 Igual a 1/700 1/2 ou 50%

42. Jogando-se simultaneamente dois dados ( um dado um cubo com as faces numeradas de 1 a 6 ), a probabilidade da soma dos nmeros obtidos ser par : a. b. c. d. e. 1/2 1/3 1/8 1/16 1/32

43. Voc faz parte de um grupo de 10 pessoas, para trs das quais sero distribudos prmios iguais. A probabilidade de que voc seja um dos premiados : a. b. c. d. e. 1/10 1/5 3/10 1/3 2/5

Anlise combinatria
Introduo Anlise Combinatria Anlise Combinatria um conjunto de procedimentos que possibilita a construo de grupos diferentes formados por um nmero finito de elementos de um conjunto sob certas circunstncias. Na maior parte das vezes, tomaremos conjuntos Z com m elementos e os grupos formados com elementos de Z tero p elementos, isto , p ser a taxa do agrupamento, com p<m. Arranjos, Permutaes ou Combinaes, so os trs tipos principais de agrupamentos, sendo que eles podem ser simples, com repetio ou circulares. Apresentaremos alguns detalhes de tais agrupamentos. Observao: comum encontrarmos na literatura termos como: arranjar, combinar ou permutar, mas todo o cuidado pouco com os mesmos, que s vezes so utilizados em concursos em uma forma dbia!

Arranjos So agrupamentos formados com p elementos, (p<m) de forma que os p elementos sejam distintos entre s pela ordem ou pela espcie. Os arranjos podem ser simples ou com repetio. Arranjo simples: No ocorre a repetio de qualquer elemento em cada grupo de p elementos. Frmula: As(m,p) = m!/(m-p)! Clculo para o exemplo: As(4,2) = 4!/2!=24/2=12. Exemplo: Seja Z={A,B,C,D}, m=4 e p=2. Os arranjos simples desses 4 elementos tomados 2 a 2 so 12 grupos que no podem ter a repetio de qualquer elemento mas que podem aparecer na ordem trocada. Todos os agrupamentos esto no conjunto: As={AB,AC,AD,BA,BC,BD,CA,CB,CD,DA,DB,DC} Arranjo com repetio: Todos os elementos podem aparecer repetidos em cada grupo de p elementos. Frmula: Ar(m,p) = mp. Clculo para o exemplo: Ar(4,2) = 42=16. Exemplo: Seja C={A,B,C,D}, m=4 e p=2. Os arranjos com repetio desses 4 elementos tomados 2 a 2 so 16 grupos que onde aparecem elementos repetidos em cada grupo. Todos os agrupamentos esto no conjunto:

Ar={AA,AB,AC,AD,BA,BB,BC,BD,CA,CB,CC,CD,DA,DB,DC,DD} Arranjo condicional: Todos os elementos aparecem em cada grupo de p elementos, mas existe uma condio que deve ser satisfeita acerca de alguns elementos. Frmula: N=A(m1,p1).A(m-m1,p-p1) Clculo para o exemplo: N=A(3,2).A(7-3,4-2)=A(3,2).A(4,2)=612=72. Exemplo: Quantos arranjos com 4 elementos do conjunto {A,B,C,D,E,F,G}, comeam com duas letras escolhidas no subconjunto {A,B,C}? Aqui temos um total de m=7 letras, a taxa p=4, o subconjunto escolhido tem m1=3 elementos e a taxa que este subconjunto ser formado p1=2. Com as letras A,B e C, tomadas 2 a 2, temos 6 grupos que esto no conjunto: PABC = {AB,BA,AC,CA,BC,CB} Com as letras D,E,F e G tomadas 2 a 2, temos 12 grupos que esto no conjunto: PDEFG = {DE,DF,DG,ED,EF,EG,FD,FE,FG,GD,GE,GF} Usando a regra do produto, teremos 72 possibilidades obtidas pela juno de um elemento do conjunto PABC com um elemento do conjunto PDEFG. Um tpico arranjo para esta situao CAFG.

Permutaes Quando formamos agrupamentos com m elementos, de forma que os m elementos sejam distintos entre s pela ordem. As permutaes podem ser simples, com repetio ou circulares. Permutao simples: So agrupamentos com todos os m elementos distintos. Frmula: Ps(m) = m!. Clculo para o exemplo: Ps(3) = 3!=6. Exemplo: Seja C={A,B,C} e m=3. As permutaes simples desses 3 elementos so 6 agrupamentos que no podem ter a repetio de qualquer elemento em cada grupo mas podem aparecer na ordem trocada. Todos os agrupamentos esto no conjunto: Ps={ABC,ACB,BAC,BCA,CAB,CBA} Permutao com repetio: Dentre os m elementos do conjunto C={x1,x2,x3,...,xn}, faremos a suposio que existem m1 iguais a x1, m2 iguais a x2, m3 iguais a x3, ... , mn iguais a xn, de modo que m1+m2+m3+...+mn=m.

Frmula: Se m=m1+m2+m3+...+mn, ento Pr(m)=C(m,m1).C(m-m1,m2).C(m-m1-m2,m3) ... C(mn,mn) Anagrama: Um anagrama uma (outra) palavra construda com as mesmas letras da palavra original trocadas de posio. Clculo para o exemplo: m1=4, m2=2, m3=1, m4=1 e m=6, logo: Pr(6)=C(6,4).C(6-4,2).C(64-1,1)=C(6,4).C(2,2).C(1,1)=15. Exemplo: Quantos anagramas podemos formar com as 6 letras da palavra ARARAT. A letra A ocorre 3 vezes, a letra R ocorre 2 vezes e a letra T ocorre 1 vez. As permutaes com repetio desses 3 elementos do conjunto C={A,R,T} em agrupamentos de 6 elementos so 15 grupos que contm a repetio de todos os elementos de C aparecendo tambm na ordem trocada. Todos os agrupamentos esto no conjunto: Pr={AAARRT,AAATRR,AAARTR,AARRTA,AARTTA, AATRRA,AARRTA,ARAART,ARARAT,ARARTA, ARAATR,ARAART,ARAATR,ATAARA,ATARAR} Permutao circular: Situao que ocorre quando temos grupos com m elementos distintos formando uma circunferncia de crculo. Frmula: Pc(m)=(m-1)! Clculo para o exemplo: P(4)=3!=6 Exemplo: Seja um conjunto com 4 pessoas K={A,B,C,D}. De quantos modos distintos estas pessoas podero sentar-se junto a uma mesa circular (pode ser retangular) para realizar o jantar sem que haja repetio das posies? Se considerssemos todas as permutaes simples possveis com estas 4 pessoas, teriamos 24 grupos, apresentados no conjunto: Pc={ABCD,ABDC,ACBD,ACDB,ADBC,ADCB,BACD,BADC, BCAD,BCDA,BDAC,BDCA,CABD,CADB,CBAD,CBDA, CDAB,CDBA, DABC,DACB,DBAC,DBCA,DCAB,DCBA} Acontece que junto a uma mesa "circular" temos que: ABCD=BCDA=CDAB=DABC ABDC=BDCA=DCAB=CABD ACBD=CBDA=BDAC=DACB ACDB=CDBA=DBAC=BACD ADBC=DBCA=BCAD=CADB ADCB=DCBA=CBAD=BADC Existem somente 6 grupos distintos, dados por:

Pc={ABCD,ABDC,ACBD,ACDB,ADBC,ADCB}

Combinaes Quando formamos agrupamentos com p elementos, (p<m) de forma que os p elementos sejam distintos entre s apenas pela espcie. Combinao simples: No ocorre a repetio de qualquer elemento em cada grupo de p elementos. Frmula: C(m,p) = m!/[(m-p)! p!] Clculo para o exemplo: C(4,2)=4!/[2!2!]=24/4=6 Exemplo: Seja C={A,B,C,D}, m=4 e p=2. As combinaes simples desses 4 elementos tomados 2 a 2 so 6 grupos que no podem ter a repetio de qualquer elemento nem podem aparecer na ordem trocada. Todos os agrupamentos esto no conjunto: Cs={AB,AC,AD,BC,BD,CD} Combinao com repetio: Todos os elementos podem aparecer repetidos em cada grupo at p vezes. Frmula: Cr(m,p)=C(m+p-1,p) Clculo para o exemplo: Cr(4,2)=C(4+2-1,2)=C(5,2)=5!/[2!3!]=10 Exemplo: Seja C={A,B,C,D}, m=4 e p=2. As combinaes com repetio desses 4 elementos tomados 2 a 2 so 10 grupos que tm todas as repeties possveis de elementos em grupos de 2 elementos no podendo aparecer o mesmo grupo com a ordem trocada. De um modo geral neste caso, todos os agrupamentos com 2 elementos formam um conjunto com 16 elementos: Cr={AA,AB,AC,AD,BA,BB,BC,BD,CA,CB,CC,CD,DA,DB,DC,DD} mas para obter as combinaes com repetio, deveremos excluir deste conjunto os 6 grupos que j apareceram antes, pois AB=BA, AC=CA, AD=DA, BC=CB, BD=DB e CD=DC, assim as combinaes com repetio dos elementos de C tomados 2 a 2, so: Cr={AA,AB,AC,AD,BB,BC,BD,CC,CD,DD} Regras gerais sobre a Anlise Combinatria Problemas de Anlise Combinatria normalmente so muito difceis mas eles podem ser resolvidos atravs de duas regras bsicas: a regra da soma e a regra do produto. Regra da soma: A regra da soma nos diz que se um elemento pode ser escolhido de m formas e um outro elemento pode ser escolhido de n formas, ento a escolha de um ou

outro elemento se realizar de m+n formas, desde que tais escolhas sejam independentes, isto , nenhuma das escolhas de um elemento pode coincidir com uma escolha do outro. Regra do Produto: A regra do produto diz que se um elemento H pode ser escolhido de m formas diferentes e se depois de cada uma dessas escolhas, um outro elemento M pode ser escolhido de n formas diferentes, a escolha do par (H,M) nesta ordem poder ser realizada de m.n formas. Exemplo: Consideremos duas retas paralelas ou concorrentes sem que os pontos sob anlise estejam em ambas, sendo que a primeira r contem m pontos distintos marcados por r1, r2, r3, ..., rm e a segunda s contem n outros pontos distintos marcados por s1, s2, s3, ..., sn. De quantas maneiras podemos traar segmentos de retas com uma extremidade numa reta e a outra extremidade na outra reta?

fcil ver isto ligando r1 a todos os pontos de s e assim teremos n segmentos, depois ligando r2 a todos os pontos de s e assim teremos n segmentos, e continuamos at o ltimo ponto para obter tambm n segmentos. Como existem m pontos em r e n pontos em s, teremos m.n segmentos possveis.

Nmero de Arranjos simples Seja C um conjunto com m elementos. De quantas maneiras diferentes poderemos escolher p elementos (p<m) deste conjunto? Cada uma dessas escolhas ser chamada um arranjo de m elementos tomados p a p. Construiremos uma sequncia com os m elementos de C. c1, c2, c3, c4, c5, ..., cm-2, cm-1, cm Cada vez que um elemento for retirado, indicaremos esta operao com a mudana da cor do elemento para a cor vermelha. Para escolher o primeiro elemento do conjunto C que possui m elementos, temos m possibilidades. Vamos supor que a escolha tenha cado sobre o m-simo elemento de C. c1, c2, c3, c4, c5, ..., cm-2, cm-1, cm

Para escolher o segundo elemento, devemos observar o que sobrou no conjunto e constatamos que agora existem apenas m-1 elementos. Suponhamos que tenha sido retirado o ltimo elemento dentre os que sobraram no conjunto C. O elemento retirado na segunda fase o (m-1)-simo. c1, c2, c3, c4, c5, ..., cm-2, cm-1, cm Aps a segunda retirada, sobraram m-2 possibilidades para a prxima retirada. Do que sobrou, se retirarmos o terceiro elemento como sendo o de ordem (m-2), teremos algo que pode ser visualizado como: c1, c2, c3, c4, c5, ..., cm-2, cm-1, cm Se continuarmos o processo de retirada, cada vez teremos 1 elemento a menos do que na fase anterior. Para retirar o p-simo elemento, restaro m-p+1 possibilidades de escolha. Para saber o nmero total de arranjos possveis de m elementos tomados p a p, basta multiplicar os nmeros que aparecem na segunda coluna da tabela abaixo: Retirada Nmero de possibilidades 1 m 2 m-1 3 m-2 ... ... p m-p+1 No.de arranjos m(m-1)(m-2)...(m-p+1) Denotaremos o nmero de arranjos de m elementos tomados p a p, por A(m,p) e a expresso para seu clculo ser dada por: A(m,p) = m(m-1)(m-2)...(m-p+1) Exemplo: Consideremos as 5 vogais de nosso alfabeto. Quais e quantas so as possibilidades de dispor estas 5 vogais em grupos de 2 elementos diferentes? O conjunto soluo : {AE,AI,AO,AU,EA,EI,EO,EU,IA,IE, IO,IU,OA,OE,OI,OU,UA,UE,UI,UO} A soluo numrica A(5,2)=54=20. Exemplo: Consideremos as 5 vogais de nosso alfabeto. Quais e quantas so as possibilidades de dispor estas 5 vogais em grupos de 2 elementos (no necessariamente diferentes)?

Sugesto: Construir uma reta com as 5 vogais e outra reta paralela anterior com as 5 vogais, usar a regra do produto para concluir que h 5x5=25 possibilidades. O conjunto soluo : {AA,AE,AI,AO,AU,EA,EE,EI,EO,EU,IA,IE,II, IO,IU,OA,OE,OI,OO,OU,UA,UE,UI,UO,UU} Exemplo: Quantas placas de carros podem existir no atual sistema brasileiro de trnsito que permite 3 letras iniciais e 4 algarismos no final? XYZ-1234 Sugesto: Considere que existem 26 letras em nosso alfabeto que podem ser dispostas 3 a 3 e 10 algarismos que podem ser dispostos 4 a 4 e em seguida utilize a regra do produto.

Nmero de Permutaes simples Este um caso particular de arranjo em que p=m. Para obter o nmero de permutaes com m elementos distintos de um conjunto C, basta escolher os m elementos em uma determinada ordem. A tabela de arranjos com todas as linhas at a ordem p=m, permitir obter o nmero de permutaes de m elementos: Retirada Nmero de possibilidades 1 m 2 m-1 ... ... p m-p+1 ... ... m-2 3 m-1 2 m 1 No.de permutaes m(m-1)(m-2)...(m-p+1)...4.3.2.1 Denotaremos o nmero de permutaes de m elementos, por P(m) e a expresso para seu clculo ser dada por: P(m) = m(m-1)(m-2) ... (m-p+1) ... 3 . 2 . 1 Em funo da forma como construmos o processo, podemos escrever: A(m,m) = P(m) Como o uso de permutaes muito intenso em Matemtica e nas cincias em geral, costuma-se simplificar a permutao de m elementos e escrever simplesmente:

P(m) = m! Este smbolo de exclamao posto junto ao nmero m lido como: fatorial de m, onde m um nmero natural. Embora zero no seja um nmero natural no sentido que tenha tido origem nas coisas da natureza, procura-se dar sentido para a definio de fatorial de m de uma forma mais ampla, incluindo m=0 e para isto podemos escrever: 0!=1 Em contextos mais avanados, existe a funo gama que generaliza o conceito de fatorial de um nmero real, excluindo os inteiros negativos e com estas informaes pode-se demonstrar que 0!=1. O fatorial de um nmero inteiro no negativo pode ser definido de uma forma recursiva atravs da funo P=P(m) ou com o uso do sinal de exclamao: (m+1)! = (m+1).m!, 0! = 1

Exemplo: De quantos modos podemos colocar juntos 3 livros A, B e C diferentes em uma estante? O nmero de arranjos P(3)=6 e o conjunto soluo : P={ABC,ACB,BAC,BCA,CAB,CBA} Exemplo: Quantos anagramas so possveis com as letras da palavra AMOR? O nmero de arranjos P(4)=24 e o conjunto soluo : P={AMOR,AMRO,AROM,ARMO,AORM,AOMR,MARO,MAOR, MROA,MRAO,MORA,MOAR,OAMR,OARM,ORMA,ORAM, OMAR,OMRA,RAMO,RAOM,RMOA,RMAO,ROAM,ROMA} Nmero de Combinaes simples Seja C um conjunto com m elementos distintos. No estudo de arranjos, j vimos antes que possvel escolher p elementos de A, mas quando realizamos tais escolhas pode acontecer que duas colees com p elementos tenham os mesmos elementos em ordens trocadas. Uma situao tpica a escolha de um casal (H,M). Quando se fala casal, no tem importncia a ordem da posio (H,M) ou (M,H), assim no h a necessidade de escolher duas vezes as mesmas pessoas para formar o referido casal. Para evitar a repetio de elementos em grupos com a mesma quantidade p de elementos, introduziremos o conceito de combinao. Diremos que uma coleo de p elementos de um conjunto C com m elementos uma combinao de m elementos tomados p a p, se as colees com p elementos no tem os mesmos elementos que j apareceram em outras colees com o mesmo nmero p de elementos.

Aqui temos outra situao particular de arranjo, mas no pode acontecer a repetio do mesmo grupo de elementos em uma ordem diferente. Isto significa que dentre todos os A(m,p) arranjos com p elementos, existem p! desses arranjos com os mesmos elementos, assim, para obter a combinao de m elementos tomados p a p, deveremos dividir o nmero A(m,p) por m! para obter apenas o nmero de arranjos que contem conjuntos distintos, ou seja: C(m,p) = A(m,p) / p! Como A(m,p) = m.(m-1).(m-2)...(m-p+1) ento: C(m,p) = [ m.(m-1).(m-2). ... .(m-p+1)] / p! que pode ser reescrito C(m,p)=[m.(m-1).(m-2)...(m-p+1)]/[(1.2.3.4....(p-1)p] Multiplicando o numerador e o denominador desta frao por (m-p)(m-p-1)(m-p-2)...3.2.1 que o mesmo que multiplicar por (m-p)!, o numerador da frao ficar: m.(m-1).(m-2).....(m-p+1)(m-p)(m-p-1)...3.2.1 = m! e o denominador ficar: p! (m-p)! Assim, a expresso simplificada para a combinao de m elementos tomados p a p, ser uma das seguintes:

Nmero de arranjos com repetio Seja C um conjunto com m elementos distintos e considere p elementos escolhidos neste conjunto em uma ordem determinada. Cada uma de tais escolhas denominada um arranjo com repetio de m elementos tomados p a p. Acontece que existem m possibilidades para a colocao de cada elemento, logo, o nmero total de arranjos com repetio de m elementos escolhidos p a p dado por mp. Indicamos isto por: Arep(m,p) = mp Nmero de permutaes com repetio Consideremos 3 bolas vermelhas, 2 bolas azuis e 5 bolas amarelas. Coloque estas bolas em uma ordem determinada. Iremos obter o nmero de permutaes com repetio dessas bolas. Tomemos 10 compartimentos numerados onde sero colocadas as bolas. Primeiro coloque as 3 bolas vermelhas em 3 compartimentos, o que d C(10,3) possibilidades. Agora coloque as 2 bolas azuis nos compartimentos restantes para obter C(10-3,2) possibilidades e finalmente coloque as 5 bolas amarelas. As possibilidades so C(10-3-2,5). O nmero total de possibilidades pode ser calculado como:

Tal metodologia pode ser generalizada.

Nmero de combinaes com repetio Considere m elementos distintos e ordenados. Escolha p elementos um aps o outro ordene estes elementos na mesma ordem que os elementos dados. O resultado chamado uma combinao com repetio de m elementos tomados p a p. Denotamos nmero destas combinaes por Crep(m,p). Aqui a taxa p poder ser maior do que nmero m de elementos. e o o

Seja o conjunto A=(a,b,c,d,e) e p=6. As colees (a,a,b,d,d,d), (b,b,b,c,d,e) e (c,c,c,c,c,c) so exemplos de combinaes com repetio de 5 elementos escolhidos 6 a 6. Podemos representar tais combinaes por meio de smbolos # e vazios onde cada ponto # repetido (e colocado junto) tantas vezes quantas vezes aparece uma escolha do mesmo tipo, enquanto o vazio serve para separar os objetos em funo das suas diferenas:

(a,a,b,d,d,d) equivale a ###### (b,b,b,c,d,e) equivale a ###### (c,c,c,c,c,c) equivale a ###### Cada smbolo possui 10 lugares com exatamente 6# e 4. Para cada combinao existe uma correspondncia biunvoca com um smbolo e reciprocamente. Podemos construir um smbolo pondo exatamente 6 pontos em 10 lugares. Aps isto, os espaos vazios so prenchidos com barras. Isto pode ser feito de C(10,6) modos. Assim: Crep(5,6) = C(5+6-1,6) Generalizando isto, podemos mostrar que: Crep(m,p) = C(m+p-1,p)

Propriedades das combinaes O segundo nmero, indicado logo acima por p conhecido como a taxa que define a quantidade de elementos de cada escolha. Taxas complementares C(m,p)=C(m,m-p) Exemplo: C(12,10) = C(12,2)=66.

Relao do tringulo de Pascal C(m,p)=C(m-1,p)+C(m-1,p-1) Exemplo: C(12,10)=C(11,10)+C(11,9)=605

Nmero Binomial O nmero de combinaes de m elementos tomados p a p, indicado antes por C(m,p) chamado Coeficiente Binomial ou nmero binomial, denotado na literatura cientfica como:

Exemplo: C(8,2)=28. Extenso: Existe uma importante extenso do conceito de nmero binomial ao conjunto dos nmeros reais e podemos calcular o nmero binomial de qualquer nmero real r que seja diferente de um nmero inteiro negativo, tomado a uma taxa inteira p, somente que, neste caso, no podemos mais utilizar a notao de combinao C(m,p) pois esta somente tem sentido quando m e p so nmeros inteiros no negativos. Como Pi=3,1415926535..., ento:

A funo envolvida com este contexto a funo gama. Tais clculos so teis em Probabilidade e Estatstica.

Teorema Binomial Se m um nmero natural, para simplificar um pouco as notaes, escreveremos mp no lugar de C(m,p). Ento: (a+b)m = am+m1am-1b+m2am-2b2+m3am-3b3+...+mmbm Alguns casos particulares com m=2, 3, 4 e 5, so: (a+b)2 = a2 + 2ab + b2 (a+b)3 = a3 + 3 a2b + 3 ab2 + b3 (a+b)4 = a4 + 4 a3b + 6 a2b2 + 4 ab3 + b4 (a+b)5 = a5 + 5 a4b + 10 a3b2 + 10 a2b3 + 5 ab4 + b5 A demonstrao segue pelo Princpio da Induo Matemtica. Iremos considerar a Proposio P(m) de ordem m, dada por: P(m): (a+b)m=am+m1am-1b+m2am-2b2+m3am-3b3+...+mmbm

P(1) verdadeira pois (a+b)1 = a + b Vamos considerar verdadeira a proposio P(k), com k>1: P(k): (a+b)k=ak+k1ak-1b+k2ak-2b2+k3ak-3b3+...+kkbk para provar a propriedade P(k+1). Para que a proposio P(k+1) seja verdadeira, deveremos chegar concluso que: (a+b)k+1=ak+1+(k+1)1akb+(k+1)2ak-1b2+...+(k+1)(k+1)bk+1 (a+b)k+1= (a+b).(a+b)k = (a+b).[ak+k1ak-1b+k2ak-2b2+k3ak-3b3+...+kkbk] a.[ak+k1ak-1b+k2ak-2 b2+k3ak-3b3+...+kkbk] = k k-1 k-2 2 k-3 3 +b.[a +k1a b+k2a b +k3a b +...+kk bk] ak+1+k1akb+k2ak-1b2+k3ak-2b3+...+kkabk = +akb+k1ak-1b2+k2ak-2 b3+k3ak-3b4+...+kkbk+1 ak+1+[k1+1]akb+[k2+k1]ak-1b2+[k3+k2]ak-2b3 = +[k4+k3] ak-3b4+...+[kk-1+kk-2]a2bk-1+[kk+kk-1]abk+kkbk+1 ak+1+[k1+k0] akb+[k2+k1]ak-1b2+[k3+k2]ak-2b3 = k-3 4 +[k4+k3]a b +...+[kk-1+kk-2]a2bk-1+[kk+kk-1]abk+kkbk+1 Pelas propriedades das combinaes, temos: k1+k0=C(k,1)+C(k,0)=C(k+1,1)=(k+1)1 k2+k1=C(k,2)+C(k,1)=C(k+1,2)=(k+1)2 k3+k2=C(k,3)+C(k,2)=C(k+1,3)=(k+1)3 k4+k3=C(k,4)+C(k,3)=C(k+1,4)=(k+1)4 ... ... ... ... kk-1+kk-2=C(k,k-1)+C(k,k-2)=C(k+1,k-1)=(k+1)k-1 kk+kk-1=C(k,k)+C(k,k-1)=C(k+1,k)=(k+1)k E assim podemos escrever: (a+b)k+1= ak+1+(k+1)1akb + (k+1)2ak-1b2 + (k+1)3ak-2b3 +(k+1)4ak-3b4 +...+ (k+1)k-1a2bk-1 + (k+1)kabk + kkbk+1

que o resultado desejado.

Exerccios de permutaes simples 1. Com as vogais: A,E,I,O e U, quantas permutaes podem ser formadas contendo as letras: A,E e I. 2. De quantos modos distintos podemos colocar 3 livros juntos em uma estante de biblioteca? Auxlio: P(n)=n!, n=3 Resposta: N=123=6 3. De quantos modos distintos 5 pessoas podem sentar-se em um banco de jardim com 5 lugares? Auxlio: P(n)=n!, n=5 Resposta: N=12345=120 4. Qual o nmero possvel de anagramas que se pode montar com as letras da palavra AMOR? Auxlio: P(n)=n!, n=4 Resposta: N=1234=24 5. Quantos nmeros com cinco algarismos podemos construir com os nmeros mpares 1,3,5,7,9. Auxlio: Resposta: P(5)=120. 6. Quantos nmeros com cinco algarismos podemos construir com os nmeros mpares 1,3,5,7,9, desde que estejam sempre juntos os algarismos 1 e 3. Auxlio: Cada conjunto com os algarismos 13 e 31 forma um grupo que junto com os outros, fornece 4 grupos. Resposta: N=2P(4)=224=48 7. Consideremos um conjunto com n letras. Quantas permutaes comeam por uma determinada letra? Resposta: N=P(n-1)=(n-1)! 8. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI? Resposta: P(9)=9!

9. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI, comeando por A? Resposta: P(8)=8! 10. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI, comeando por AB? Resposta: P(7)=7! 11. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI, comeando por ABC? Resposta: P(6)=6! 12. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI, comeando por uma das letras A, B ou C? Auxlio: Comeando por uma das letras A,B,C: P(8)=8! Resposta: N=3P(8)=38! 13. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI, comeando pelas trs letras do grupo ABC? Auxlio: Comeando pelas letras do grupo ABC: P(3)=3!=6 Resposta: N=P(3)P(6)=6120=720 14. Quantos so os anagramas possveis com as letras: ABCDEFGHI, comeando por uma vogal e terminando por uma consoante? Auxlio: 3 so as vogais e 6 so as consoantes. Resposta: N=P(3)P(6)=6120=720 (???) 15. H 10 pessoas em um local, sendo 3 com camisas verdes, 3 com camisas amarelas, 2 com camisas azuis e 2 com camisas brancas. De quantos modos podemos perfilar todas essas 10 pessoas de modo que os grupos com as camisas de mesma cor fiquem juntos? Auxlio: Temos 4 grupos de camisas, logo P(4) posies para as equipes e os grupos podem permutar as suas posies, respectivamente, P(3), P(3), P(2) e P(2). Resposta: N=P(4)P(3)P(3)P(2)P(2)=3456

Exerccios de permutaes com repetio 16. Quantos so os anagramas possveis com as letras da palavra: ARARA? Auxlio: A letra A aparece 3 vezes e a letra R aparece 2 vezes. Resposta: Pr(5;3+2)=5!/(3!2!)=10 17. Quantos so os anagramas possveis para a palavra: ULYSSES? 18. Quantos so os anagramas possveis para a palavra: ULYSSES comeando por U? 19. Quantos so os anagramas possveis para a palavra: ULYSSES terminando por S? 20. Quantos so os anagramas possveis para a palavra: ULYSSES comeando por U e terminando por S? 21. Qual o nmero possvel de anagramas que se pode montar com as letras da palavra AMA? Auxlio: p1=n(A)=2, p2=n(M)=1, N=Pr(3;2+1) Pr(p;p1+p2)=(p1+p2)!/(p1!p2!) Resposta:N=3!/(2!1!)=3 22. Qual o nmero possvel de anagramas que se pode montar com as letras da palavra AMAR? Auxlio: N=(p1+p2+p3)!/(p1!p2!p3!),A=2,M=1,R=1 Resposta: N=4!/(2!1!1!)=12 23. Qual o nmero possvel de anagramas que se pode montar com as letras da palavra ARARUNA? Auxlio: N=(p1+p2+p3+p4)!/(p1!p2!p3!p4!), A=3, R=2, N=1, U=1 Resposta: N=7!/(3!2!1!1!)=420 24. O nmero Pi com 10 algarismos (sem considerar a vrgula) indicado por 3141592653. Quantas so as permutaes diferentes que podemos construir com estes 10 algarismos Auxlio: n(1)=n(3)=n(5)=2, n(2)=n(4)=n(6)=n(9)=1 Resposta: Pr(10,2+1+2+1+2+1+1)=10!/8=453600 25. Quantos so os anagramas possveis com as letras da palavra: MATEMATICA?

Auxlio: A letra A aparece 3 vezes, a letra M aparece 2 vezes, a letra T aparece 2 vezes, a letras E aparece 1 vez , a letra I aparece 1 vez e a letra C aparece 1 vez. Resposta: Pr(10;3+2+2+1+1+1) = 10!/[3!2!2!1!1!1!] =151200

Exerccios de permutaes circulares 26. De quantos modos distintos 5 pessoas podem sentar-se em volta de uma mesa circular? Auxlio: N=P(n-1)=(n-1)!, n=5 Resposta: N=1234=24 27. De quantos modos distintos 5 pessoas podem sentar-se em volta de uma mesa retangular? Auxlio: N=P(n-1)=(n-1)!, n=5 Resposta: N=1234=24

Exerccios de combinaes simples 28. Um indivduo possui 25 livros diferentes. De quantas formas distintas ele poder empacotar tais livros em grupos de 6 livros? 29. Quantos grupos de 3 pessoas podem ser montados com 8 pessoas? Auxlio: C=C(m,p)=m!/[p!(m-p)!]; m=8,p=3 Resposta: C=8!/(3!5!)=(876)/(123)=56 30. Quantos grupos de 2 pessoas podem ser montados com 1000 pessoas? Auxlio: C=C(m,p)=m!/[p!(m-p)!], m=1000, p=2 Resposta: C=1000!/(2!998!)=1000999=999000 31. Quantas combinaes com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto? Conceito: Combinao Auxlio: C=C(m,p)=m!/[p!(m-p)!], m=10, p=4 Resposta: C=10!/(4!6!)=(10987)/(1234)=210

32. Quantas combinaes com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que sempre comecem pela letra A? Auxlio: C=C(m1,p1).C(m-m1,p-p1), m=10, p=4, m1=1, p1=1 Resposta: C=C(1,1).C(9,3)=(1987)/6=84 33. Quantas combinaes com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que sempre estejam juntas as letras A e B? Auxlio: C=C(m1,p1).C(m-m1,p-p1), m=10, p=4, m1=2, p1=2 Resposta: C=C(2,2).C(8,2)=(187)/2=28 34. Quantas combinaes com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que no contenham nem as letras A e B? Auxlio: C=C(m1,p1).C(m-m1,p-p1), m=10, p=4, m1=2, p1=0 Resposta: C=C(2,0).C(8,4)=(18765)/24=70 35. Quantas combinaes com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que somente uma das letras A ou B esteja presente, mas no as duas? Auxlio: C=C(m1,p1).C(m-m1,p-p1), m=10, p=4, m1=2, p1=1 Resposta: C=C(2,1).C(8,3)=(2876)/6=112 36. Quantas combinaes com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que contm 2 dentre as 3 letras A,B e C? Auxlio: C=C(m1,p1).C(m-m1,p-p1), m=10, p=4, m1=3, p1=2 Resposta: C=C(3,2).C(7,2)=(376)/2=63 37. Em uma sala existem 40 pessoas, 18 mulheres e 22 homens. Quantas comisses podem ser montadas nesta sala contendo 3 mulheres e 5 homens? 38. Calcular o valor de m tal que 5 C(m+1,3)=2 C(m+2,2). 39. Quantos tringulos podem ser traados contendo pontos de duas retas paralelas, sabendo-se que em uma reta existem 6 pontos e na outra reta existem 5 pontos? 40. Quantos quadrilteros convexos podem ser traados contendo pontos de duas retas paralelas, sabendo-se que em uma reta existem 6 pontos e na outra reta existem 5 pontos? 41. Em uma classe com 16 pessoas, h 10 homens e 6 mulheres. Consideremos H um certo homem e M uma certa mulher. Quantos grupos podemos formar: a. com 4 homens e 2 mulheres? b. contendo H mas no M? c. contendo M mas no H?

d. contendo H e M? e. contendo somente H ou somente M? 42. Quantos nmeros diferentes maiores do que 100 e menores do que 1000 podem ser construdos com os algarismos 1,2,3,4,5 e 6, sendo: a. que cada algarismo aparece somente uma vez? b. que cada algarismo pode repetir at 3 vezes? c. os nmeros pares sem repetio? d. os nmeros mpares sem repetio? e. os nmeros pares com repetio? f. os nmeros mpares com repetio? 43. Para resolver um assunto entre 6 professores e 4 alunos, devemos formar comisses com 3 professores e 2 alunos. Quantas so as possibilidades? Resposta: N=C(6,3)C(4,2)=306=180 44. Desejamos formar comisses de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comisses tero somente 1 professor? 45. Desejamos formar comisses de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comisses tero somente 2 professores? 46. Desejamos formar comisses de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comisses tero no mnimo 2 professores? 47. Desejamos formar comisses de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comisses tero no mnimo 3 professores? 48. Num plano existem 4 pontos, sendo que 3 deles so no colineares. Qual o nmero possvel de retas que passam por esses pontos? Resposta: C(4,2)=6 49. Num plano colocamos n pontos, sendo que 3 deles so no colineares. Qual o nmero possvel de retas que passam por esses pontos? Resposta: C(n,2)=n(n-1)/2 50. Quatro pontos so postos num plano, sendo que 3 deles so no colineares. Qual o nmero possvel de tringulos construdos com esses pontos? Auxlio: C(3,2)=3 tringulos para cada ponto. 51. Qual o nmero de diagonais de um polgono regular de n lados? Resposta: N=C(n,2)-n=n(n-1)/2-n=n(n-3)/2 52. Qual o nmero de diagonais de um cubo? 53. Qual o nmero de diagonais de um prisma regular cuja base tem 5 lados? 54. Qual o nmero de diagonais de um prisma regular cuja base tem 6 lados? 55. Qual o nmero de diagonais de um prisma regular cuja base tem n lados?

56. Com as 5 vogais: A,E,I,O,U, construir o conjunto que contm todas as combinaes tomadas 2 a 2. 57. Com as letras: A,B,C,D,E,F,G e H, determinar o nmero das permutaes possveis que comeam por ABC. Resposta: N=P(5)=120. 58. Quantas digonais possui um dodecgono? Resposta: N=129/2=54 59. Quantas digonais possui o tetraedro regular? Resposta: N=0 60. Quantas digonais possui um prisma triangular regular? Resposta: N=0

Exerccios de combinaes com repetio 61. Determinar o nmero de combinaes com 4 elementos tomados com repetio de 7 livros. Auxlio: Cr=Cr(m,p)=C(m+p-1,p), m=7, p=4 Resposta: Cr=Cr(7,4)=C(7+4-1,4)=C(10,4)=210 62. Determinar o nmero de combinaes com repetio de 4 objetos tomados 2 a 2. Auxlio: Cr=Cr(m,p)=C(m+p-1,p), m=4, p=2 Resposta: Cr=Cr(4,2)=C(4+2-1,2)=C(5,2)=10

Exerccios de arranjos simples 63. Quantos nmeros diferentes com 1 algarismo, podemos formar com os algarismos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Resposta: N1=A(9,1)=9 64. Quantos nmeros distintos com 2 algarismos diferentes, podemos formar com os dgitos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9. Auxlio: Os nmeros iniciados por 0 no tero 2 dgitos e sua quantidade corresponde a A(9,1).

Resposta: N2=A(10,2)-A(9,1)=109-9=90-9=81 65. Quantos nmeros distintos com 3 algarismos diferentes, podemos formar com os dgitos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Auxlio: Os nmeros iniciados por 0 no tero 3 dgitos e sua quantidade corresponde a A(9,2). Resposta: N3=A(10,3)-A(9,2)=720-720=648 66. Quantos nmeros distintos com 4 algarismos diferentes, podemos formar com: 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Auxlio: Os nmeros iniciados por 0 no tero 3 dgitos e sua quantidade corresponde a A(9,3). Resposta: N4=A(10,4)-A(9,3)=5040-504=4536 67. Quantos nmeros distintos menores que 10000 podem ser formados com algarismos diferentes da coleo: {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}. Resposta: N=N1+N2+N3+N4=9+81+648+4536=5274 68. No sistema decimal de numerao, quantos nmeros existem com 4 algarismos com 2 algarismos repetidos? Auxlio: A quantidade de nmeros distintos com 4 algarismos 4536 e a quantidade total de nmeros (com repetio ou no) com 4 algarismos 9000. Resposta: N=9000-4536=4464 69. Com as 5 vogais: A,E,I,O,U, obter o conjunto soluo que contm todos os arranjos tomados 2 a 2. 70. Usando-se apenas os algarismos 1,3,5,7,9 quantos nmeros com 3 algarismos podem ser montados? Auxlio: A=A(m,p)=m!/(m-p)!, m=5, p=3 Resposta: A=5!/2!=60 71. Usando-se os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 quantos nmeros com 4 algarismos podem ser montados? Auxlio: A=A(m,p)=m!/(m-p)!, m=10, p=4 Resposta: A=10!/6!=5040 72. Usando-se as 26 letras do alfabeto: A,B,C,D,...,Z quantos arranjos distintos com 3 letras podem ser montados?

Auxlio: A=A(m,p)=m!/(m-p)!, m=26, p=3 Resposta: A=26!/23!=26.25.24=15600 73. Com as 26 letras do alfabeto: A,B,C,D,...,Z e os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, quantas placas de carros podem ser escritas contendo 3 letras seguidas de 4 algarismos? Auxlio: A=A(m,p)=m!/(m-p)!, m=26, p=3, n=10, q=4 Resposta: A=(26!/23!).(10!/6!)=78624000 74. Consideremos um baralho contendo 52 cartas distintas. a. Quantos pares distintos podem ser formados? b. Quantas trincas distintas podem ser formados? c. Quantas quadras distintas podem ser formados? d. Quantos pares distintos podem ser formados tendo pelo menos um "s"? e. Quantos pares distintas podem ser formados tendo pelo menos um "s" e um "Rei"? f. Quantas trincas distintas podem ser formados tendo pelo menos um "s"? g. Quantas trincas distintas podem ser formados tendo pelo menos um "s" e um "Rei"? Exerccios de arranjos com repetio 75. Quantos nmeros com 4 algarismos podemos formar com os algarismos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Resposta: Ar(10,4)=104=10000 76. Quantas palavras com 3 letras podemos formar com as 26 letras de nosso alfabeto? Resposta: Ar(26,3)=263=17576 77. Quantas placas so possveis em nosso sistema de trnsito, se em todas devem aparecer 3 letras seguidas por 4 nmeros? Resposta: N=Ar(26,3).Ar(10,4)=175760000 78. No sistema decimal de numerao, quantos nmeros existem com 1 algarismo? Resposta: N1=Ar(10,1)-Ar(10,0)=10-1=9 79. No sistema decimal de numerao, quantos nmeros existem com 2 algarismos (repetidos ou no)?

Auxlio: So 10=Ar(10,1) os nmeros com 2 dgitos iniciados por 0. Resposta: N2=Ar(10,2)-Ar(10,1)=102-101=100-10=90 80. No sistema decimal de numerao, quantos nmeros existem com 3 algarismos (repetidos ou no)? Auxlio: Existem 100=Ar(10,2) nmeros com 3 dgitos iniciados por 0. Resposta: N3=Ar(10,3)- Ar(10,2)=103-102=900 81. No sistema decimal de numerao, quantos nmeros existem com 4 algarismos (repetidos ou no)? Auxlio: So 100=Ar(10,3) os nmeros com 4 dgitos iniciados por 0. Resposta: N4=Ar(10,4)-Ar(10,3)=104-103=9000 82. No sistema decimal de numerao, quantos nmeros existem com n algarismos (repetidos ou no)? Auxlio: So Ar(10,n-1) os nmeros com n-1 dgitos iniciados por 0. Resposta: N4=Ar(10,n)-Ar(10,n-1)=10n-10n-1=910n-1 83. Num sistema de numerao com a base tendo b algarismos, quantos nmeros existem com n algarismos (repetidos ou no)? Auxlio: So Ar(b,n-1) os nmeros com n-1 dgitos iniciados por 0. Resposta: N4=Ar(b,n)-Ar(b,n-1)=bn-bn-1=(b-1)bn-1 84. No sistema decimal de numerao, existem quantos nmeros pares com 4 algarismos (repetidos ou no)? 85. No sistema decimal de numerao, existem quantos nmeros mpares com 4 algarismos (repetidos ou no)? 86. No sistema decimal de numerao, existem quantos nmeros pares diferentes com 4 algarismos? 87. No sistema decimal de numerao, existem quantos nmeros mpares diferentes com 4 algarismos? Resposta: N=5.A(8,3)=1.680 88. No sistema decimal de numerao, existem quantos nmeros pares com 4 algarismos (repetidos ou no)? 89. No sistema decimal de numerao, existem quantos nmeros pares com 4 algarismos (repetidos ou no)? 90. Quantos nmeros menores do que 10.000, podem ser formados com os algarismos 1,2,3 e 4?

Auxlio: N=Ar(4,1)+Ar(4,2)+Ar(4,3)+Ar(4,4) Resposta: N= 41+42+43+44= 4+16+64+256=340 91. Quantos nmeros de 3 dgitos podem ser formados com 5 algarismos? Auxlio:Frmula Ar(m,p)=mp, m=5, p=3 Resposta: Ar=53=125

Exerccios de arranjos condicionais 92. Quantos arranjos dos elementos A,B,C,D,E,F,G tomados 4 a 4, comeam com duas letras dentre A,B e C? Auxlio: N=A(m1,p1).A(m-m1,p-p1) m=7, p=4, m1=3, p1=2 Resposta: N=A(3,2).A(4,2)=3!/1! . 4!/2!=72 93. Com os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, tomados 6 a 6, quantos nmeros podem ser formados tendo nas duas posies iniciais algarismos que so nmeros mpares? Auxlio: N=A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=10, p=6, m1=5, p1=2 Resposta: N=A(5,2).A(5,4)=5!/3! . 5!/1!=2400 94. Dentre os arranjos de 5 letras: A,B,C,D,E, tomados 3 a 3, quantos contm a letra E? Auxlio: N=(p-p1+1).A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=5, p=3, m1=1, p1=1 Resposta: N=(3-1+1).A(1,1).A(4,2)=36 95. Dentre os arranjos de 5 letras: A,B,C,D,E, tomados 3 a 3, quantos contm juntas as duas letras A e B? Auxlio: N=(p-p1+1).A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=5, p=3, m1=2, p1=2 Resposta: N=(4-2+1).A(2,2).A(3,1)=18 96. Dentre os arranjos de 6 letras: A,B,C,D,E,F, tomados 4 a 4, quantos contm a letra A? Auxlio: N=(p-p1+1).A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=6, p=4, m1=1, p1=1

Resposta: N=(4-1+1).A(1,1).A(5,3)=240 97. Dentre os arranjos de 6 letras: A,B,C,D,E,F, tomados 4 a 4, quantos contm juntas 2 das 3 letras A,B e C? Auxlio: N=(p-p1+1).A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=6, p=4, m1=3, p1=2 Resposta: N=(4-2+1).A(3,2).A(3,2)=108 98. Dentre os arranjos de 4 letras: A,B,C,D, tomados 3 a 3, quantos contm a letra A? Auxlio: N=(p-p1+1).A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=4, p=3, m1=1, p1=1 Resposta: N=(3-1+1).A(1,1).A(3,2)=18 99. Dentre os arranjos de 4 letras: A,B,C e D, tomados 3 a 3, quantos comeam pelas letras A e B? Auxlio: N=A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=4, p=3, m1=2, p1=2 Resposta: N=A(2,2).A(2,1)=4 100. Dentre os arranjos de 4 letras: A,B,C e D, tomados 3 a 3, quantos contm juntos as letras A e B? Auxlio: N=(p-p1+1).A(m1,p1).A(m-m1,p-p1), m=4, p=3, m1=2, p1=2 Resposta: N=(3-2+1).A(2,2).A(2,1)=8

Exerccios com o fatorial 101. Se C(n,2)=28, qual o valor de n?

Resposta: n=8. 102. 103. Existe um nmero n natural tal que C(n,3)=C(n,2)? Usando o desenvolvimento binomial de (1+1)n, demonstrar que:

C(n,0)+C(n,1)+C(n,2)+...+C(n,n)=2n 104. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

(p+1)C(n,p+1)=(n-p)C(n,p). 105. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

nC(n-1,p)=(n-p)C(n,p).

106.

Se A(n,2)=42, qual o valor de n?

Resposta: n=7. 107. Justificar a afirmao: "Se n um nmero primo e p<n, ento n um divisor de C(n,p)." 108. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que: 246810...2n=(2n)n! 109. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

13579 ... (2n-1)=(2n)!/[2nn!] 110. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

2610141822. ... .(4n-2)=(2n)!/n! 111. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

A(n,k)=A(n,p)/A(n-k,p-k) se k<p. 112. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

Pr(n;k+(n-k))=C(n,k) se k<n. 113. Usar o PIF (Princpio de Induo Matemtica), para demonstrar que:

1(1!)+2(2!)+3(3!)+...+n(n!)=(n+1)!-1. 114. Demonstrar que para todo k natural

1/k! - 1/(k+1)! =k/(k+1)!, . 115. Demonstrar que

1/2!+2/3!+3/4!+...+n/(n+1)!=1/(n+1)! Auxlio: Como esta uma srie telescpica, segue que cada termo pode ser escrito como a diferena de dois outros que se anulam em sequncia, assim basta usar o fato que para todo k<n, vale a relao:

k/(k+1)!=1/k! - 1/(k+1)!

116.

Demonstrar que

A(n,p) = p [A(n-1,p-1)+A(n-2,p-1)+...+A(p-1,p-1)] Exerccios com a regra do produto 117. Numa festa, trs meninos devem ser apresentados a 5 meninas. De quantas maneiras possveis eles podem ser apresentados? Auxlio: N=pq, p=3, q=5 Resposta: N=35=15 118. Existem quatro estradas ligando duas cidades A e B, e trs estradas ligando as cidades B e C. De quantos modos diferentes uma pessoa pode se deslocar da cidade A at a cidade C? Auxlio: N=pq, p=4, q=3 Resposta: N=43=12 119. Uma sala possui 3 portas. Quantas possibilidades existem para que uma pessoa possa entrar e sair desta sala? Auxlio: N=pq, p=3, q=3 Resposta: N=33=9

Matrizes, determinantes e sistemas lineares

Elementos bsicos para a construo de matrizes Aqui tomaremos o conjunto N dos nmeros naturais, como: N={1,2,3,4,5,6,7,...} O produto cartesiano NN indicar o conjunto de todos os pares ordenados da forma (a,b), onde a e b so nmeros naturais, isto : NN={(a,b): a e b so nmeros naturais } Uma relao importante em NN : Smn={(i,j): 1<i<m, 1<j<n}

Definio de matriz Uma matriz real (ou complexa) uma funo que a cada par ordenado (i,j) no conjunto Smn associa um nmero real (ou complexo). Uma forma comum e prtica para representar uma matriz definida na forma acima atravs de uma tabela contendo mn nmeros reais (ou complexos). Identificaremos a matriz abaixo com a letra A. a(1,1) a(1,2) ... a(1,n) a(2,1) a(2,2) ... a(2,n) ... ... ... ... a(m,1) a(m,2) ... a(m,n)

Definies bsicas sobre matrizes 1. Ordem: Se a matriz A tem m linhas e n colunas, dizemos que a ordem da matriz mn. 2. Posio de um elemento: Na tabela acima a posio de cada elemento aij=a(i,j) indicada pelo par ordenado (i,j). 3. Notao para a matriz: Indicamos uma matriz A pelos seus elementos, na forma: A=[a(i,j)]. 4. Diagonal principal: A diagonal principal da matriz indicada pelos elementos da forma a(i,j) onde i=j. 5. Matriz quadrada a matriz que tem o nmero de linhas igual ao nmero de colunas, i.e., m=n. 6. A diagonal secundria de uma matriz quadrada de ordem n indicada pelos n elementos: a(1,n), a(2,n-1), a(3,n-2), a(4,n-3), a(5,n-4), ..., a(n-1,2), a(n,1)

7. Matriz diagonal a que tem elementos nulos fora da diagonal principal. 8. Matriz real aquela que tem nmeros reais como elementos. 9. Matriz complexa aquela que tem nmeros complexos como elementos. 10. Matriz nula aquela que possui todos os elementos iguais a zero. 11. Matriz identidade, denotada por Id, tem os elementos da diagonal principal iguais a 1 e zero fora da diagonal principal. 12. Matriz diagonal aquela que tem todos os elementos nulos fora da diagonal principal. Alguns elementos da diagonal principal podem ser nulos.

Exemplos de matrizes Matriz 4x4 de nmeros reais: 12 -6 7 18 -23 -24 0 0 0 0 Matriz 4x4 de nmeros complexos: 12 -6+i 7 -i -24 0 0 0 0 0 0 i 0 9 0 0 5 0 0 9

5+i 5-i

Matriz nula com duas linhas e duas colunas: 0 0 0 0 Matriz nula com trs linhas e duas colunas: 0 0 0 0 0 0 Matriz identidade com trs linhas e trs colunas: 1 0 0 0 1 0 0 0 1

Matriz diagonal com quatro linhas e quatro colunas: 23 0 0 0 -56 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 100

Matrizes iguais Duas matrizes A=[a(i,j)] e B=[b(i,j)], de mesma ordem mn, so iguais se todos os seus correspondentes elementos so iguais, isto : a(i,j) = b(i,j) para todo par ordenado (i,j) em Smn.

Exerccio: Determinar os valores de x e y para que sejam iguais as matrizes abaixo, isto : 1 2 3 4 x-1 y-1 x+y x2

Soma de matrizes e suas propriedades A soma (adio) de duas matrizes A=[a(i,j)] e B=[b(i,j)] de mesma ordem mn, uma outra matriz C=[c(i,j)], definida por: c(i,j) = a(i,j) + b(i,j) para todo par ordenado (i,j) em Smn. Exemplo: A soma das matrizes A e B a terceira matriz indicada abaixo. -23 10 7 9 10 5 8 9 -13 15 15 18

Propriedades da soma de matrizes A1: Associativa: Para quaisquer matrizes A, B e C, de mesma ordem mn, vale a igualdade: (A + B) + C = A + (B + C)

A2: Comutativa: Para quaisquer matrizes A e B, de mesma ordem mn, vale a igualdade: A+B=B+A A3: Elemento neutro: Existe uma matriz nula 0 que somada com qualquer outra matriz A de mesma ordem, fornecer a prpria matriz A, isto : 0+A=A A4: Elemento oposto: Para cada matriz A, existe uma matriz -A, denominada a oposta de A, cuja soma entre ambas fornecer a matriz nula de mesma ordem, isto : A + (-A) = 0

Multiplicao de escalar por matriz e suas propriedades Seja k um escalar e A=[a(i,j)] uma matriz. Definimos a multiplicao do escalar k pela matriz A, como uma outra matriz C=k.A, definida por: c(i,j) = k. a(i,j) para todo par ordenado (i,j) em Smn. Exemplo: A multiplicao do escalar -4 pela matriz A, definida por: -2 10 7 9 -8 -40 28 36

-4

Propriedades da multiplicao de escalar por matriz E1: Multiplicao pelo escalar 1: A multiplicao do escalar 1 por qualquer matriz A, fornecer a prpria matriz A, isto : 1.A = A E2: Multiplicao pelo escalar zero: A multiplicao do escalar 0 por qualquer matriz A, fornecer a matriz nula, isto : 0.A = 0 E3: Distributividade das matrizes: Para quaisquer matrizes A e B de mesma ordem e para qualquer escalar k, tem-se: k (A+B) = k A + k B

E4: Distributividade dos escalares: Para qualquer matriz A e para quaisquer escalares p e q, tem-se: (p + q) A = p A + q A

Multiplicao de matrizes Seja a matriz A=[a(i,j)] de ordem mn e a matriz B=(b(k,l)) de ordem nxr. Definimos o produto das matrizes A e B como uma outra matriz C=A.B, definida por: c(u,v) = a(u,1) b(1,v) + a(u,2) b(2,v) + ... + a(u,m) b(m,v) para todo par (u,v) em Smr. Para obter o elemento da 2a. linha e 3a. coluna da matriz produto C=A.B, isto , o elemento c(2,3), devemos: 1. 2. 3. 4. 5. Assim: c23 = a21 b13 + a22 b23 + a23 b33 + a24 b43 Podemos visualizar esta operao atravs das matrizes seguintes. Basta observar a linha em azul na primeira matriz, a coluna em azul na segunda matriz e o elemento em azul na terceira matriz. a11 a12 a13 a14 a21 a22 a23 a24 a31 a32 a33 a34 a41 a42 a43 a44 b11 b12 b13 b14 b21 b22 b23 b24 b31 b32 b33 b34 b41 b42 b43 b44 = c11 c12 c13 c14 c21 c22 c23 c24 c31 c32 c33 c34 c41 c42 c43 c44 multiplicar os primeiros elementos da 2a. linha e 3a. coluna; multiplicar os segundos elementos da 2a. linha e 3a. coluna; multiplicar os terceiros elementos da 2a. linha e 3a. coluna; multiplicar os quartos elementos da 2a. linha e 3a. coluna; somar os quatro produtos obtidos anteriomente.

Observao: Somente podemos multiplicar duas matrizes se o nmero de colunas da primeira for igual ao nmero de linhas da segunda.

Propriedades da multiplicao de matrizes Para todas as matrizes A, B e C que podem ser multiplicadas, temos algumas propriedades: M1: Nem sempre vale a comutatividade: Em geral, AB diferente de BA, como o caso do produto que segue, onde A est cor vermelha e B em cor preta: 1 2 3 3 6 9 M2: Distributividade da soma direita A (B+C) = A B + A C M3: Distributividade da soma esquerda (A + B) C = A C + B C M4: Associatividade A (B C) = (A B) C M5: Nulidade do produto: Pode acontecer que o produto de duas matrizes seja a matriz nula, isto : AB=0, embora nem A nem B sejam matrizes nulas, como o caso do produto: 0 1 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 2 7 9

2 4 6 3 5

M6: Nem sempre vale o cancelamento: Se ocorrer a igualdade AC=BC, ento nem sempre ser verdadeiro que A=B, pois existem exemplos de matrizes como as apresentadas abaixo, tal que: 0 1 0 0 0 5 0 0 0 2 0 0 0 5 0 0

mas as matrizes A e B so diferentes.

Matrizes com propriedades especiais 1. Uma matriz A nilpotente de ndice k natural, se: Ak = 0 2. Uma matriz A peridica de ndice k natural, se: Ak+1= A 3. Uma matriz A idempotente, se: A2 = A 4. As matrizes A e B so comutativas, se: AB=BA 5. As matrizes A e B so anti-comutativas, se: AB=-BA 6. A matriz identidade Id multiplicada por toda matriz A, fornecer a prpria matriz A, quando o produto fizer sentido. Id A = A 7. A matriz A ser a inversa da matriz B, se: A B = Id e B A = Id

A transposta de uma matriz e suas propriedades Dada uma matriz A=[a(i,j)] de ordem mn, definimos a transposta da matriz A como a matriz At = [a(j,i)] e segue que as linhas de A se transformam nas colunas de At.

Propriedades das matrizes transpostas T1: A transposta da transposta da matriz a prpria matriz. (At)t = A T2: A transposta da multiplicao de um escalar por uma matriz igual ao prprio escalar multiplicado pela transposta da matriz.

(kA)t = k (At) T3: A transposta da soma de duas matrizes a soma das transpostas dessas matrizes. (A + B)t = At + Bt T4: A transposta do produto de duas matrizes igual ao produto das transpostas das matrizes na ordem trocada. (A B)t = Bt At

Matrizes simtricas e anti-simtricas e suas propriedades Uma matriz A simtrica se uma matriz quadrada tal que: At = A Uma matriz A anti-simtrica se uma matriz quadrada tal que: At = -A Propriedades das matrizes simtricas e anti-simtricas S1: Se A uma matriz simtrica de ordem n, ento para todo escalar k, a matriz k.A simtrica. S2: Se A uma matriz quadrada de ordem n, ento a matriz B=A+At simtrica. S3: Se A uma matriz quadrada de ordem n, ento a matriz B=A-At anti-simtrica. S4: Se A uma matriz quadrada de ordem n, ento A sempre pode ser decomposta como a soma de uma matriz simtrica S com uma matriz anti-simtrica T, isto , A=S+T, e neste caso: S =(1/2)(A + At) e T =(1/2)(A - At)

Determinante de uma matriz quadrada Se A uma matriz quadrada A de ordem 2, dada por: A= a11 a12 a21 a22

definimos o determinante de A, denotado por det(A), como: det(A) = a11 a22 - a21 a12 Se A uma matriz quadrada A de ordem 3, dada por: a11 a12 a13 A= a21 a22 a23 a31 a32 a33 definimos o determinante de A, como: det(A) = a11a22a33 + a21a32a13 + a31a12a23 - a11a32a23 - a21a12a33 - a31a22a13

Regra prtica de Saurus Dada a matriz A de ordem 3: a11 a12 a13 A= a21 a22 a23 a31 a32 a33 Repetimos as duas primeiras colunas aps a terceira coluna, de forma a montar uma matriz com 3 linhas mas com 5 colunas. a11 a12 a13 a11 a12 a21 a22 a23 a21 a22 a31 a32 a33 a31 a32 Marcamos 3 diagonais que descem, de acordo com algumas cores. Os produtos obtidos nas diagonais que descem devem ter o sinal positivo. a11 a12 a13 a11 a12 Produto cor amarela +a11a22a33 a21 a22 a23 a21 a22 Produto cor verde +a12a23a31 a31 a32 a33 a31 a32 Produto cor azul +a13a21a32

Marcamos agora 3 diagonais que sobem, de acordo com outras cores. Os produtos obtidos nas diagonais que sobem devem ter o sinal negativo. a11 a12 a13 a11 a12 Produto cor rosa -a11a22a33 a21 a22 a23 a21 a22 Produto cor bege -a12a23a31 a31 a32 a33 a31 a32 Produto cor khaki -a13a21a32 O determinante da matriz A a soma dos seis produtos, conservados os sinais: det(A) = a11a22a33 + a21a32a13 + a31a12a23 - a11a32a23 - a21a12a33 - a31a22a13 Observamos que esta regra no funciona para matrizes de ordem diferente que 3.

Propriedades dos determinantes Em todas as situaes abaixo, consideraremos matrizes quadradas de ordem n>2. 1. Se In a matriz identidade, ento: det(In) = 1 2. Se N uma matriz nula, ento: det(N) = 0 3. Se uma linha (ou coluna) da matriz A for nula, ento: det(A) = 0 4. A matriz A bem como a sua transposta At, possuem o mesmo determinante de A, isto : det(At) = det(A) 5. Se B a matriz obtida pela multiplicao de uma linha (ou coluna) da matriz A por um escalar k, ento: det(B) = k det(A) 6. Se B=kA, onde k um escalar, ento: det(B) = kn det(A) 7. Se B a matriz obtida pela troca de duas linhas (ou colunas) de A, ento: det(B) = - det(A)

8. Se A tem duas linhas (ou colunas) iguais, ento: det(A) = 0 9. Se a diferena entre os elementos de duas linhas (ou colunas) de uma matriz A uma mesma constante, ento: det(A) = 0 10. Se uma linha (ou coluna) de A for mltipla de uma outra linha (ou coluna) de A, ento: det(A) = 0 11. Ao fixar todas as linhas (ou colunas) de uma matriz exceto uma delas, o determinante de A ser uma funo linear da linha (ou coluna) no fixada da matriz. 12. Ao multiplicar (ou dividir) uma linha (ou coluna) de uma matriz por um nmero real k, o determinante da matriz ser multiplicado (ou dividido) por k.

Introduo aos sistemas lineares Esta pgina trata sobre equaes lineares e inicia mostrando uma aplicao de matrizes e sistemas lineares. As equaes lineares assim como os sistemas de equaes so muito utilizados no cotidiano das pessoas. Exemplo: Uma companhia de navegao tem trs tipos de recipientes A, B e C, que carrega cargas em containers de trs tipos I, II e III. As capacidades dos recipientes so dadas pela matriz: Tipo do Recipiente I II III A 432 B 523 C 223 Quais so os nmeros de recipientes x1, x2 e x3 de cada categoria A, B e C, se a companhia deve transportar 42 containers do tipo I, 27 do tipo II e 33 do tipo III? Montagem do sistema linear 4 x1 + 5 x2 + 2 x3 = 42 3 x1 + 3 x2 + 2 x3 = 27 2 x1 + 2 x2 + 2 x3 = 33 Arthur Cayley (1821-1895): Matemtico ingls nascido em Richmond, diplomou-se no Trinity College de Cambridge. Na sua vida, Cayley encontrou rivais em Euler e Cauchy sendo eles os trs maiores produtores de materiais no campo da Matemtica. Em 1858, Cayley apresentou representaes por matrizes. Segundo ele, as matrizes so

desenvolvidas a partir da noo de determinante, isto , a partir do exame de sistemas de equaes, que ele denominou: o sistema. Cayley desenvolveu uma lgebra das matrizes quadradas em termos de transformaes lineares homogneas.

Equao linear uma equao da forma a11 x1 + a12 x2 + a13 x3 + ... + a1n xn = b1 onde x1, x2, ..., xn so as incgnitas; a11, a12, ...,a1n so os coeficientes (reais ou complexos); b1 o termo independente (nmero real ou complexo). Exemplos de equaes lineares 1. 2. 3. 4. 4x+3y-2z=0 2 x - 3 y + 0 z - w = -3 x1 - 2 x2 + 5 x3 = 1 4i x + 3 y - 2 z = 2-5i

Notao: Usamos R[x] para a raiz quadrada de x>0. Exemplos de equaes no-lineares 1. 2. 3. 4. 3 x + 3y R[x] = -4 x2 + y2 = 9 x+2y-3zw=0 x2 + y2 = -9

Soluo de uma equao linear Uma sequncia de nmeros reais (r1,r2,r3,r4) soluo da equao linear a11 x1 + a12 x2 + a13 x3 + a14 x4 = b1 se trocarmos cada xi por ri na equao e este fato implicar que o membro da esquerda identicamente igual ao membro da direita, isto : a11 r1 + a12 r2 + a13 r3 + a14 r4 = b1 Exemplo: A sequncia (5,6,7) uma soluo da equao 2x+3y-2z=14 pois, tomando x=5, y=6 e z=7 na equao dada, teremos: 25 + 36 - 27 = 14

Sistemas de equaes lineares Um sistema de equaes lineares ou sistema linear um conjunto formado por duas ou mais equaes lineares. Um sistema linear pode ser representado na forma: a11 x1 + a12 x2 +...+ a1n xn = b1 a21 x1 + a22 x2 +...+ a2n xn = b2 ... ... ... ... am1 x1 + am2 x2 +...+ amn xn = bn onde x1, x2, ..., xn so as incgnitas; a11, a12, ..., amn so os coeficientes; b1, b2, ..., bm so os termos independentes.

Soluo de um sistema de equaes lineares Uma sequncia de nmeros (r1,r2,...,rn) soluo do sistema linear: a11 x1 + a12 x2 +...+ a1n xn = b1 a21 x1 + a22 x2 +...+ a2n xn = b2 ... ... ... ... am1 x1 + am2 x2 +...+ amn xn = bn se satisfaz identicamente a todas as equaes desse sistema linear. Exemplo: O par ordenado (2,0) uma soluo do sistema linear: 2x + y = 4 x + 3y = 2 x + 5y = 2 pois satisfaz identicamente a todas as equaes do mesmo, isto , se substituirmos x=2 e y=0, os dois membros de cada igualdade sero iguais em todas as equaes.

Consistncia de sistemas lineares O nmero de solues de um sistema linear determina a sua classificao de duas maneiras com relao sua consistncia: Sistema possvel ou consistente: Quando tem pelo menos uma soluo. a. Se tem uma nica soluo, o sistema determinado. b. Se tem mais que uma soluo, o sistema indeterminado.

Sistema impossvel ou inconsistente: Se no admite qualquer soluo.

Exemplos de sistemas com respeito s suas solues Sistema com uma nica soluo: As equaes lineares abaixo representam duas retas no plano cartesiano que tm o ponto (3,-2) como interseo. x + 2y = -1 2x - y = 8 Sistema com infinitas solues: As equaes lineares representam retas paralelas sobrepostas no plano cartesiano, logo existem infinitos pontos que satisfazem a ambas as equaes (pertencem a ambas as retas). 4x + 2y = 100 8x + 4y = 200 Sistema que no tem soluo: As equaes lineares representam retas paralelas no plano cartesiano, logo, no existem pontos que pertenam s duas retas. x + 3y = 4 x + 3y = 5

Sistemas equivalentes Dois sistemas so equivalentes se admitem a mesma soluo. Exemplo: So equivalentes os sistemas S1 e S2 indicados abaixo: 3x + 6y = 42 2x - 4y = 12 1x + 2y = 14 1x - 2y = 6

S1

S2

pois eles admitem a mesma soluo x=10 e y=2. Notao: Quando dois sistemas S1 e S2 so equivalentes, usamos a notao S1~S2.

Operaes elementares sobre sistemas lineares Existem trs tipos de operaes elementares que podem ser realizadas sobre um sistema linear de equaes de forma a transform-lo em um outro sistema equivalente mais simples que o anterior. Na sequncia trabalharemos com um exemplo para mostrar como funcionam essas operaes elementares sobre linhas. O segundo sistema (o que aparece direita) j mostra o resultado da ao da operao elementar. Nas linhas iniciais de cada tabela, voc encontra a operao que foi realizada.

1. Troca de posio de duas equaes do sistema Troca a Linha 1 com a Linha 3 x + 2y - z = 2 4x + y - 5z = 9 ~ 2x-3y+2z=0 2x-3y+2z=0 4x + y - 5z = 9 x + 2y - z = 2 2. Multiplicao de uma equao por um nmero no nulo Multiplica a Linha 1 pelo nmero 3 x + 2y - z = 2 3x + 6y - 3z = 6 ~ 2x-3y+2z=0 2x-3y+2z=0 4x+y-5z=9 4x+y-5z=9 A equao resultante fica na linha 1 3. Adio de duas equaes do sistema Adio da Linha 2 com a Linha 3 x+2y-z=2 3x+6y-3z=6 2x -3y + 2z = 0 ~ 2x-3y+2z=0 4x + y - 5z = 9 6x - 2y - 3z = 9 A equao resultante fica na linha 3

Resoluo de sistemas lineares por escalonamento Com o auxlio das trs Operaes Elementares sobre linhas, podemos resolver sistemas lineares. Vamos mostrar como funciona este processo atravs de um exemplo. Exemplo: Consideremos o sistema com 3 equaes e 3 incgnitas. 3x + y + z = 20 2x - y - z = -15 -4x + y -5z = -41 Observao: Usamos Li+Lj->Lj para indicar a soma da linha i com a linha j com o resultado na linha j. Usamos k Li->Li, para indicar que multiplicamos a linha i pela constante k e o resultado ficou na linha i. Passo 1: L1-L2->L1 3x + 1y + 1z = 20 1x + 2y + 2z = 35 ~ 2x - 1y - 1z = -15 2x-1y-1z=-15 -4x+1y-5z=-41 -4x+1y-5z=-41 Passo 2: L2-2.L1->L2 1x + 2y + 2z = 35 1x+2y+2z=35 ~ 2x - 1y - 1z = -15 0x - 5y - 5z = -85 -4x+1y-5z=-41 -4x+1y-5z=-41

Passo 3: L3+4.L1->L3 1x + 2y + 2z = 35 1x+2y+2z=35 ~ 0x-5y-5z=-85 0x-5y-5z=-85 -4x + 1y - 5z = -41 0x + 9y + 3z = 99 Passo 4:(-1/5)L2->L2,(1/3)L3->L3 1x+2y+2z=35 1x+2y+2z=35 ~ 0x - 5y - 5z = -85 0x + 1y + 1z = 17 0x + 9y + 3z = 99 0x + 3y + 1z = 33 Passo 5: L3-3.L2->L3 1x+2y+2z=35 1x+2y+2z=35 ~ 0x + 1y + 1z = 17 0x+1y+1z=17 0x + 3y + 1z = 33 0x + 0y - 2z = -18 Passo 6: (-1/2)L3->L3 1x+2y+2z=35 1x+2y+2z=35 ~ 0x+1y+1z=17 0x+1y+1z=17 0x + 0y - 2z = -18 0x + 0y + 1z = 9 Passo 7: L2-L3->L2 1x+2y+2z=35 1x+2y+2z=35 ~ 0x + 1y + 1z = 17 0x + 1y + 0z = 8 0x + 0y + 1z = 9 0x+0y+1z=9 Passo 8: L1-2.L2-2.L3->L1 1x + 2y + 2z = 35 1x + 0y + 0z = 1 0x + 1y + 0z = 8 ~ 0x+1y+0z=8 0x + 0y + 1z = 9 0x+0y+1z=9 Passo 9: Simplificar coeficientes 1x + 0y + 0z = 1 0x + 1y + 0z = 8 ~ 0x + 0y + 1z = 9

x=1 y=8 z=9

Aps o escalonamento, observamos que a soluo obtida exatamente fornecida pelo ltimo sistema.

Sistemas lineares homogneos Um sistema linear homogneo quando os termos independentes de todas as equaes so nulos. Todo sistema linear homogneo admite pelo menos a soluo trivial, que a soluo identicamente nula. Assim, todo sistema linear homogneo possvel. Este tipo de sistema poder ser determinado se admitir somente a soluo trivial ou indeterminado se admitir outras solues alm da trivial.

Exemplo: O sistema 2x - y + 3z = 0 4x + 2y - z = 0 x - y + 2z = 0 determinado, pois possui a soluo x=0, y=0 e z=0.

Regra de Cramer Esta regra depende basicamente sobre o uso de determinantes. Para indicar o determinante de uma matriz X, escreveremos det(X). Seja um sistema linear com n equaes e n incgnitas: a11 x1 + a12 x2 +...+ a1j xj +...+ a1n xn = b1 a21 x1 + a22 x2 +...+ a2j xj +...+ a2n xn = b2 ... ... ... ... an1 xn + an2 xn +...+ anj xj +...+ ann xn = bn A este sistema podemos associar algumas matrizes: Matriz dos coeficientes: Formada pelos coeficientes das incgnitas do sistema, aqui indicada pela letra A. Matriz dos coeficientes a11 a12 ... a1j ... a1n a21 a22 ... a2j ... a2n ... ... ... ... ... ... an1 an2 ... anj ... ann Matriz Aumentada do sistema: Formada todos os coeficientes das incgnitas do sistema e tambm pelos termos independentes. Matriz Aumentada a11 a12 ... a1j ... a1n b1 a21 a22 ... a2j ... a2n b2 ... ... ... ... ... ... an1 an2 ... anj ... ann bn Matriz da incgnita xj: a matriz Aj obtida ao substituirmos a coluna j (1<j<n) da matriz A, pelos termos independentes das equaes do sistema. Matriz da incgnita xj a11 a12 ... b1 ... a1n a21 a22 ... b2 ... a2n ... ... ... ... ... ... an1 an2 ... bn ... ann

Quando as posies j=1,2,3 esto relacionadas com x1, x2 e x3 e substitudas pelas incgnitas x, y e z, comum escrever Ax, Ay e Az. Se det(A) diferente de zero, possvel obter cada soluo xj (j=1,...,n), dividindo det(Aj) por det(A), isto : xj = det(Aj) / det(A) Se det(A)=0, o sistema ainda poder ser consistente, se todos os determinantes nxn da matriz aumentada do sistema forem iguais a zero. Um sistema impossvel: Seja o sistema 2x + 3y + 4z = 27 1x - 2y + 3z = 15 3x + 1y + 7z = 40 A matriz A e a matriz aumentada Au do sistema esto mostradas abaixo. 2 1 3 3 -2 1 4 3 7 2 1 3 3 -2 1 4 3 7 27 15 40

Como det(A)=0, devemos verificar se todos os determinantes das sub-matrizes 33 da matriz aumentada so nulos. Se existir pelo menos um deles no nulo, o sistema ser impossvel e este o caso pois no nulo o determinante da sub-matriz 3x3 formada pelas colunas 1, 2 e 4 da matriz aumentada: 2 3 27 1 -2 15 3 1 40 Um sistema indeterminado: Consideremos agora o sistema (Quase igual ao anterior: trocamos 40 por 42 na ltima linha!) 2x + 3y + 4z = 27 1x - 2y + 3z = 15 3x + 1y + 7z = 42 A matriz A e a matriz aumentada Au do sistema, esto abaixo: 2 1 3 3 -2 1 4 3 7 2 1 3 3 -2 1 4 3 7 27 15 42

Aqui, tanto det(A)=0 como todos os determinantes das sub-matrizes 33 da matriz aumentada so nulos, ento o sistema possvel e indeterminado. Neste caso, observamos que a ltima linha a soma das duas primeiras e como estas duas

primeiras dependem de x, y e z, voc poder encontrar as solues, por exemplo, de x e y em funo de z. Um sistema com soluo nica: Seja o sistema 2x + 3y + 4z = 27 1x - 2y + 3z = 15 3x + 1y + 6z = 40 A matriz A e a matriz dos termos independentes do sistema esto indicados abaixo. 27 15 40

2 1 3

3 -2 1

4 3 6

Como det(A)=7, o sistema admite uma nica soluo que depende dos determinantes das matrizes Ax, Ay e Az, e tais matrizes so obtidas pela substituio 1a., 2a. e 3a. colunas da matriz A pelos termos independentes das trs equaes, temos: 27 15 40 3 -2 1 4 3 6 2 1 3 27 15 40 4 3 6 2 1 3 3 -2 1 27 15 40

Ax=

Ay=

Az=

Como det(Ax)=65, det(Ay)=1 e det(Az)=14, a soluo do sistema dada por: x = det(Ax)/det(A) = 65/7 y = det(Ay)/det(A) = 1/7 z = det(Az)/det(A) = 14/7

Geometria plana A Geometria est apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definies e teoremas, sendo que essas definies e postulados so usados para demonstrar a validade de cada teorema. Alguns desses objetos so aceitos sem demonstrao, isto , voc deve aceitar tais conceitos porque os mesmos parecem funcionar na prtica!

A Geometria permite que faamos uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ngulos, mdias, centros de gravidade de objetos, etc.

Algumas definies Polgono: uma figura plana formada por trs ou mais segmentos de reta que se intersectam dois a dois. Os segmentos de reta so denominados lados do polgono.Os pontos de interseco so denominados vrtices do polgono. A regio interior ao polgono muitas vezes tratada como se fosse o prprio polgono

Polgono convexo: um polgono construdo de modo que os prolongamentos dos lados nunca ficaro no interior da figura original. Se dois pontos pertencem a um polgono convexo, ento todo o segmento tendo estes dois pontos como extremidades, estar inteiramente contido no polgono. Polgono No. de lados Polgono No. de lados Tringulo 3 Quadriltero 4 Pentgono 5 Hexgono 6 Heptgono 7 Octgono 8 Enegono 9 Decgono 10 Undecgono 11 Dodecgono 12 Polgono no convexo: Um polgono dito no convexo se dados dois pontos do polgono, o segmento que tem estes pontos como extremidades, contiver pontos que esto fora do polgono.

Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ngulos so congruentes quando tm as mesmas medidas.

Paralelogramo: um quadriltero cujos lados opostos so paralelos. Pode-se mostrar que num paralelogramo: 1. 2. 3. 4. Os lados opostos so congruentes; Os ngulos opostos so congruentes; A soma de dois ngulos consecutivos vale 180o; As diagonais cortam-se ao meio.

Losango: Paralelogramo que tem todos os quatro lados congruentes. As diagonais de um losango formam um ngulo de 90o. Retngulo: um paralelogramo com quatro ngulos retos e dois pares de lados paralelos.

Quadrado: um paralelogramo que ao mesmo tempo um losango e um retngulo. O quadrado possui quatro lados com a mesma medida e tambm quatro ngulos retos. Trapzio: Quadriltero que s possui dois lados opostos paralelos com comprimentos distintos, denominados base menor e base maior. Pode-se mostrar que o segmento que liga os pontos mdios dos lados no paralelos de um trapzio paralelo s bases e o seu comprimento a mdia aritmtica das somas das medidas das bases maior e menor do trapzio.

Trapzio issceles: Trapzio cujos lados no paralelos so congruentes. Neste caso, existem dois ngulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadriltero obtido pela retirada de um tringulo issceles menor superior (amarelo) do tringulo issceles maior. "Pipa" ou "papagaio": um quadriltero que tem dois pares de lados consecutivos congruentes, mas os seus lados opostos no so congruentes.

Neste caso, pode-se mostrar que as diagonais so perpendiculares e que os ngulos opostos ligados pela diagonal menor so congruentes.

Geometria Plana: Um tringulo equiltero

Problema: Construir um tringulo equiltero ABC no plano cartesiano sabendo-se que existe um ponto P que est distante 7 unidades de A, 6 unidades de B e 8 unidades de C e ao final obter a sua rea.

Soluo: Embora a soluo esteja apresentada na sequncia, sugiro que o visitante interessado neste problema, tente resolv-lo sem ver os procedimentos apresentados aqui pois, este um problema simples na sua proposio mas envolve muita matemtica para a sua resoluo.

Vamos supor que exista um tringulo equiltero com lado de comprimento igual a u unidades. Podemos construir este tringulo com os vrtices nos pontos A=(0,0), B=(u,0) e C=(u/2,u.R[3]/2) do plano cartesiano. Aqui R[z] significa a raiz quadrada de z>0. Pela informao do problema, existe um ponto P=(v,w) localizado a distncias 7, 6 e 8 unidades, respectivamente dos vrtices A, B e C do tringulo. Em funo da frmula da distncia entre dois pontos no plano, podemos escrever: (Eq1) v + w = 49 (Eq2) (v-u) + w = 36 (Eq3) (v-u/2) + (w-u.R[3]/2) = 64 Subtraindo membro a membro as equaes Eq1 e Eq2, obtemos o valor de v em funo de u: v = (u + 13/u)/2

Ao substituir este valor v na Eq2, obteremos duas respostas para w: w' = R[170-169/u-u]/2 w" = -R[170-169/u-u]/2

Substituindo agora v e w na Eq3, obteremos uma equao biquadrada na varivel u: u4 -149 u + 589 = 0

Tomando u=x, obteremos uma equao do 2o. grau: x -149 x + 589 = 0

Resolvendo esta equao e voltando s variveis originais u, obtemos quatro respostas: u1=12.0389427, u2=-12.0389427, u3 = 2.01590146, u4=-2.01590146

Em princpio, eu esperava obter apenas uma soluo com u positivo! Para cada resposta obtida para u, obtemos valores correspondentes para v e para w, assim temos quatro respostas: [u1,v1,w1]=[ 12.03894270, 6.559385873,2.444270233] [u2,v2,w2]=[-12.03894270,-6.559385873,2.444270230] [u3,v3,w3]=[ 2.01590146, 4.232314683,5.575617670] [u4,v4,w4]=[ -2.01590146,-4.232314683,5.575617670] Com um pouco de cuidado e muito clculo, observamos que [u1,v1,w1] e [u4,v4,w4] satisfazem ao problema, mas [u2,v2,w2] e [u3,v3,w3] no satisfazem ( estas so denominadas solues estranhas ao problema). Podemos agora construir os dois primeiros tringulos para esta situao: Tringulo 1: (primeiro quadrante) A=(0,0), B=(12.0389427,0), C=(6.01947135,18.05841405), P=(6.559385873,2.444270233) Tringulo 2: (segundo quadrante) A=(0,0), B=(-2.01590146,0), C=(-1.007950073,1.745821876) P=(-4.232314683,5.57561767) Usando um pouco a imaginao, possvel observar que existem tambm dois outros tringulos simtricos em relao ao eixo horizontal com as mesmas propriedades. A nica diferena que as coordenadas de w devem mudar de sinal.

Tringulo 3: (Terceiro quadrante) A=(0,0), B=(-2.01590146,0), C=(-1.0079501,-1.7458219) P=(-4.2323147,-5.5756177)

Tringulo 4: (quarto quadrante) A=(0,0), B=(12.0389427,0), C=(6.01947135,-18.05841405) P=(6.559385873,-2.444270233) Em qualquer das 4 situaes, a rea do tringulo dada pela frmula rea = a.b.sen(U)/2, onde U o ngulo formado pelos lados de medidas a e b.

Assim, a rea do tringulo de rea maior ser A(maior) = 62.75919017 e a rea do tringulo de rea menor ser A(menor) = 1,759702435.

Passatempo: Para voc aprender um pouco mais de Geometria, observe o desenho ao lado e calcule o valor de h, apenas com as informaes contidas no desenho.

O dobro da medida h corresponde mdia harmnica entre os nmeros 8 e 10, assim, voc tem uma representao geomtrica para a mdia harmnica entre dois segmentos!

Geometria Plana: ngulos em um tringulo Issceles

Problema: Dado o tringulo issceles com base horizontal CF, de modo que o ngulo oposto ao segmento CF tenha A=20 graus. A partir de C trace um segmento de reta que forma um ngulo de 60 graus com o segmento CF at encontrar o lado oposto ao ngulo C no ponto D. A partir de F trace um outro segmento de reta que forma um ngulo de 50 graus com o segmento CF at tocar o lado oposto ao ngulo F no ponto B. Ligue os pontos B e D. Qual a medida do ngulo y correspondente ao ngulo ABD? Observao: Todos os detalhes desta construo podem ser vistas no desenho, em anexo. Soluo: Apresentamos uma soluo no trivial do Prof. Matias (Dep. de Matemtica da Universidade Est.de Londrina-PR) para o problema de encontrar um certo ngulo num tringulo issceles, a partir de algumas informaes dadas. Esta soluo construtiva e objetiva demonstrar que os tringulos ABD e CBE (sombreados em amarelo no desenho) so semelhantes. Tal fato seguir em virtude de ambos possurem ngulos de 20 graus e os dois lados que formam tais ngulos serem proporcionais. Usaremos a notao mais simples sen(WZ) para o seno de WZ graus.

Procedimento: 1. Tome p=m(AC) e b=m(CF), onde m(XY) a medida do segmento XY. 2. Fazendo uso da Lei dos senos sobre o tringulo ACD, temos: AD = sen(20) sen(140) AC = sen(140) P

3. Como sen(140)=sen(40)=2sen(20)cos(20), ento: b sen(50) CE = sen(70) 4. e o segmento AD pode ser escrito em funo de p como: AD = p = p

2 cos(20)

2 sen(70)

5. Usando a Lei dos senos sobre o tringulo ABF, obtemos: AB = sen(30) sen(130) p

6. Como sen(130)=sen(50) e sen(30)=1/2, o segmento AB pode ser escrito em funo de p como: p AB = 2 sen(50) 7. Usando a Lei dos senos sobre o tringulo BCE, obtemos: CE = sen(50) sen(110) BC

8. Como os ngulos CBF e CFB tm medidas iguais a 50, o tringulo BCF issceles, assim m(BC)=b. 9. Como sen(110)=sen(70), segue que: CE = sen(50) sen(70) b

10. Dessa forma, podemos escrever a medida do segmento CE em funo de b como: b sen(50) CE = sen(70) 11. Observamos que: p AD = 2 sen(70) e AB = 2 sen(50) p

12. Com a diviso de AD por AB obtemos o mesmo valor numrico que a diviso de CE por b, o que significa que: AD = AB b CE = BC CE

13. A ltima proporo garante que os segmentos AD e AB so proporcionais aos segmentos CE e BC, pois formam o ngulo de BAD de 20 graus no tringulo BAD e o ngulo BCE de 20 no tringulo BCE, garantindo que os tringulos ABD e CBE so semelhantes. Como m(CBE)=50 e m(ABD)=y e como os ngulos CBE e ABD so congruentes, segue que y=50 graus. Logo, o ngulo ADB mede 110 e o ngulo BDC mede 30, o que garante que o ngulo BDF mede 70 graus.

14. O resto fcil!

A importncia da circunferncia A circunferncia possui caractersticas no comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a nica figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posio aparente. tambm a nica figura que simtrica em relao a um nmero infinito de eixos de simetria. A circunferncia importante em praticamente todas as reas do conhecimento como nas Engenharias, Matemtica, Fsica, Quimica, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes e tambm muito utilizado na indstria e bastante utilizada nas residncias das pessoas. Circunferncia e crculo Circunferncia: A circunferncia o lugar geomtrico de todos os pontos de um plano que esto localizados a uma mesma distncia r de um ponto fixo denominado o centro da circunferncia. Esta talvez seja a curva mais importante no contexto das aplicaes.

Crculo: (ou disco) o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distncia a um ponto fixo O menor ou igual que uma distncia r dada. Quando a distncia nula, o crculo se reduz a um ponto. O crculo a reunio da circunferncia com o conjunto de

pontos localizados dentro da mesma. No grfico acima, a circunferncia a linha de cor verde-escuro que envolve a regio verde, enquanto o crculo toda a regio pintada de verde reunida com a circunferncia.

Pontos interiores de um crculo e exteriores a um crculo Pontos interiores: Os pontos interiores de um crculo so os pontos do crculo que no esto na circunferncia.

Pontos exteriores: Os pontos exteriores a um crculo so os pontos localizados fora do crculo.

Raio, corda e dimetro Raio: Raio de uma circunferncia (ou de um crculo) um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferncia e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferncia. Na figura, os segmentos de reta OA, OB e OC so raios.

Corda: Corda de uma circunferncia um segmento de reta cujas extremidades pertencem circunferncia. Na figura, os segmentos de reta AC e DE so cordas. Dimetro: Dimetro de uma circunferncia (ou de um crculo) uma corda que passa pelo centro da circunferncia. Observamos que o dimetro a maior corda da circunferncia. Na figura, o segmento de reta AC um dimetro.

Posies relativas de uma reta e uma circunferncia Reta secante: Uma reta secante a uma circunferncia se essa reta intercepta a circunferncia em dois pontos quaisquer, podemos dizer tambm que a reta que contm uma corda.

Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferncia uma reta que intercepta a circunferncia em um nico ponto P. Este ponto conhecido como ponto de tangncia ou ponto de contato. Na figura ao lado, o ponto P o ponto de tangncia e a reta que passa pelos pontos E e F uma reta tangente circunferncia.

Observaes: 1. Raios e dimetros so nomes de segmentos de retas mas s vezes so tambm usados como os comprimentos desses segmentos. Por exemplo, podemos dizer que ON o raio da circunferncia, mas usual dizer que o raio ON da circunferncia mede 10cm ou que o raio ON tem 10cm.

2. Tangentes e secantes so nomes de retas, mas tambm so usados para denotar segmentos de retas ou semi-retas. Por exemplo, "A tangente PQ" pode significar a reta tangente circunferncia que passa pelos pontos P e Q mas tambm pode ser o segmento de reta tangente circunferncia que liga os pontos P e Q. Do mesmo modo, a "secante AC" pode significar a reta que contm a corda BC e tambm pode ser o segmento de reta ligando o ponto A ao ponto C.

Propriedades das secantes e tangentes 1. Se uma reta s, secante a uma circunferncia de centro O, intercepta a circunferncia em dois pontos distintos A e B e se M o ponto mdio da corda AB, ento o segmento de reta OM perpendicular reta secante s.

2. Se uma reta s, secante a uma circunferncia de centro O, intercepta a circunferncia em dois pontos distintos A e B, a perpendicular reta s que passa pelo centro O da circunferncia, passa tambm pelo ponto mdio da corda AB.

3. Seja OP um raio de uma circunferncia, onde O o centro e P um ponto da circunferncia. Toda reta perpendicular ao raio OP tangente circunferncia no ponto de tangncia P.

4. Toda reta tangente a uma circunferncia perpendicular ao raio no ponto de tangncia.

Posies relativas de duas circunferncias Reta tangente comum: Uma reta que tangente a duas circunferncias ao mesmo tempo denominada uma tangente comum. H duas possveis retas tangentes comuns: a interna e a externa. Tangente comum interna Tangente comum externa

Ao traar uma reta ligando os centros de duas circunferncias no plano, esta reta separa o plano em dois semi-planos. Se os pontos de tangncia, um em cada circunferncia, esto no mesmo semi-plano, temos uma reta tangente comum externa. Se os pontos de tangncia, um em cada circunferncia, esto em semi-planos diferentes, temos uma reta tangente comum interna. Circunferncias internas: Uma circunferncia C1 interna a uma circunferncia C2, se todos os pontos do crculo C1 esto contidos no crculo C2. Uma circunferncia externa outra se todos os seus pontos so pontos externos outra.

Circunferncias concntricas: Duas ou mais circunferncias com o mesmo centro mas com raios diferentes so circunferncias concntricas. Circunferncias tangentes: Duas circunferncias que esto no mesmo plano, so tangentes uma outra, se elas so tangentes mesma reta no mesmo ponto de tangncia. Circunf. tangentes externas Circunf. tangentes internas

As circunferncias so tangentes externas uma outra se os seus centros esto em lados opostos da reta tangente comum e elas so tangentes internas uma outra se os seus centros esto do mesmo lado da reta tangente comum. Circunferncias secantes: so aquelas que possuem somente dois pontos distintos em comum.

Segmentos tangentes: Se AP e BP so segmentos de reta tangentes circunferncia nos ponto A e B, ento esses segmentos AP e BP so congruentes.

Polgonos circunscritos Polgono circunscrito a uma circunferncia o que possui seus lados tangentes circunferncia. Ao mesmo tempo, dizemos que esta circunferncia est inscrita no polgono. Quadriltero circunscrito Tringulo circunscrito

Propriedade dos quadrilteros circunscritos: Se um quadriltero circunscrito a uma circunferncia, a soma de dois lados opostos igual a soma dos outros dois lados.

Arco de circunferncia e ngulo central Seja a circunferncia de centro O traada ao lado. Pela definio de circunferncia temos que OP=OQ=OR=... e isto indica que os raios de uma circunferncia so segmentos congruentes.

Circunferncias congruentes: So circunferncias que possuem raios congruentes. Aqui a palavra raio refere-se ao segmento de reta e no a um nmero.

ngulo central: Em uma circunferncia, o ngulo central aquele cujo vrtice coincide com o centro da circunferncia. Na figura, o ngulo a um ngulo central. Se numa circunferncia de centro O, um ngulo central determina um arco AB, dizemos que AB o arco correspondente ao ngulo AB.

Arco menor: um arco que rene dois pontos da circunferncia que no so extremos de um dimetro e todos os pontos da circunferncia que esto dentro do ngulo central cujos lados contm os dois pontos. Na figura, a linha vermelha indica o arco menor AB ou arco menor ACB.

Arco maior: um arco que liga dois pontos da circunferncia que no so extremos de um dimetro e todos os pontos da circunferncia que esto fora do ngulo central cujos lados contm os dois pontos. Na figura a parte azul o arco maior, o ponto D est no arco maior ADB enquanto o ponto C no est no arco maior mas est no arco menor AB, assim frequentemente usado trs letras para representar o arco maior.

Semicircunferncia: um arco obtido pela reunio dos pontos extremos de um dimetro com todos os pontos da circunferncia que esto em um dos lados do

dimetro. O arco RTS uma semicircunferncia da circunferncia de centro P e o arco RUS outra.

Observaes: Em uma circunferncia dada, temos que: 1. A medida do arco menor a medida do ngulo central correspondente a m(AB) e a medida do arco maior 360 graus menos a medida do arco menor m(AB). 2. A medida da semicircunferncia 180 graus ou Pi radianos. 3. Em circunferncias congruentes ou em uma simples circunferncia, arcos que possuem medidas iguais so arcos congruentes. 4. Em uma circunferncia, se um ponto E est entre os pontos D e F, que so extremidades de um arco menor, ento: m(DE)+m(EF)=m(DF). 5. Se o ponto E est entre os pontos D e F, extremidades de um arco maior: m(DE)+m(EF)=m(DEF).

Apenas esta ltima relao faz sentido para as duas ltimas figuras apresentadas.

Propriedades de arcos e cordas Uma corda de uma circunferncia um segmento de reta que une dois pontos da circunferncia. Se os extremos de uma corda no so extremos de um dimetro eles so extremos de dois arcos de circunferncia sendo um deles um arco menor e o outro um arco maior. Quando no for especificada, a expresso arco de uma corda se referir ao arco menor e quanto ao arco maior sempre teremos que especificar.

Observaes 1. Se um ponto X est em um arco AB e o arco AX congruente ao arco XB, o ponto X o ponto mdio do arco AB. Alm disso, qualquer segmento de reta que contm o ponto X um segmento bissetor do arco AB. O ponto mdio do arco no o centro do arco, o centro do arco o centro da circunferncia que contm o arco. 2. Para obter a distncia de um ponto O a uma reta r, traamos uma reta perpendicular reta dada passando pelo ponto O. O ponto T obtido pela interseo dessas duas retas o ponto que determinar um extremo do segmento OT cuja medida representa a distncia entre o ponto e a reta. 3. Em uma mesma circunferncia ou em circunferncias congruentes, cordas congruentes possuem arcos congruentes e arcos congruentes possuem cordas congruentes. (Situao 1).

4. Um dimetro que perpendicular a uma corda bissetor da corda e tambm de seus dois arcos. (Situao 2). 5. Em uma mesma circunferncia ou em circunferncias congruentes, cordas que possuem a mesma distncia do centro so congruentes. (Situao 3). Situao 1 Situao 2 Situao 3

Polgonos inscritos na circunferncia Um polgono inscrito em uma circunferncia se cada vrtice do polgono um ponto da circunferncia e neste caso dizemos que a circunferncia circunscrita ao polgono.

Propriedade dos quadrilteros inscritos: Se um quadriltero est inscrito em uma circunferncia ento os ngulos opostos so suplementares, isto a soma dos ngulos opostos 180 graus e a soma de todos os quatro ngulos 360 graus.

+ = 180 graus + = 180 graus + + + = 360 graus

ngulos inscritos ngulo inscrito: relativo a uma circunferncia um ngulo com o vrtice na circunferncia e os lados secantes a ela. Na figura esquerda abaixo, o ngulo AVB inscrito e AB o arco correspondente.

Medida do ngulo inscrito: A medida de um ngulo inscrito em uma circunferncia igual metade da respectiva medida do ngulo central, ou seja, a metade de seu arco correspondente, isto : m = n/2 = (1/2) m(AB)

ngulo reto inscrito na circunferncia: O arco correspondente a um ngulo reto inscrito em uma circunferncia a semi-circunferncia. Se um tringulo inscrito numa semicircunferncia tem um lado igual ao dimetro, ento ele um tringulo retngulo e esse dimetro a hipotenusa do tringulo. ngulo semi-inscrito e arco capaz ngulo semi-inscrito: ngulo semi-inscrito ou ngulo de segmento um ngulo que possui um dos lados tangente circunferncia, o outro lado secante circunferncia e o vrtice na circunferncia. Este ngulo determina um arco (menor) sobre a circunferncia. No grfico ao lado, a reta secante passa pelos pontos A e B e o arco correspondente ao ngulo semi-inscrito BAC o arco AXB onde X um ponto sobre o arco.

Observao: A medida do ngulo semi-inscrito a metade da medida do arco interceptado. Na figura, a medida do ngulo BC igual a metade da medida do arco AXB.

Arco capaz: Dado um segmento AB e um ngulo k, pergunta-se: Qual o lugar geomtrico de todos os pontos do plano que contm os vrtices dos ngulos cujos lados passam pelos pontos A e B sendo todos os ngulos congruentes ao ngulo k? Este lugar geomtrico um arco de circunferncia denominado arco capaz.

Construo do arco capaz com rgua e compasso: 1. Traar um segmento de reta AB; 2. Pelo ponto A, trace uma reta t formando com o segmento AB um ngulo congruente a k (mesma medida que o ngulo k); 3. Traar uma reta p perpendicular reta t passando pelo ponto A; 4. Determinar o ponto mdio M do segmento AB; 5. Traar a reta mediatriz m ao segmento AB; 6. Obter o ponto O que a interseo entre a reta p e a mediatriz m. 7. Com o compasso centrado no ponto O e abertura OA, traar o arco de circunferncia localizado acima do segmento AB. 8. O arco que aparece em vermelho no grfico ao lado o arco capaz. Observao: Todo ngulo inscrito no arco capaz AB, com lados passando pelos pontos A e B so congruentes e isto significa que, o segmento de reta AB sempre visto sob o mesmo ngulo de viso se o vrtice deste ngulo est localizado no arco capaz. Na figura abaixo esquerda, os ngulos que passam por A e B e tm vrtices em V1, V2, V3, ..., so todos congruentes (a mesma medida).

Na figura acima direita, o arco capaz relativo ao ngulo semi-inscrito m de vrtice em A o arco AVB. Se n ngulo central ento a medida de m o dobro da medida de n, isto : m(arco AB) = 2 medida(m) = medida(n)

Outras propriedades com cordas e segmentos Agora apresentaremos alguns resultados que fazem a conexo entre segmentos e cordas, que no so evidentes primeira vista. Se a reta AB tangente circunferncia no ponto B ento o segmento AB o segmento tangente de A at a circunferncia. Se a reta RT uma reta secante que intercepta a circunferncia em S e T e R um ponto exterior a circunferncia, ento RT um segmento secante e RS a parte externa do segmento secante.

Na sequncia, usaremos a notao (PZ) para representar a medida do segmento PZ, em funo das dificuldades que a linguagem HTML proporciona para a apresentao de materiais de Matemtica. Cordas interceptando dentro da circunferncia: Se duas cordas de uma mesma circunferncia se interceptam em um ponto P dentro da circunferncia, ento o produto das medidas das duas partes de uma corda igual ao produto das medidas das duas partes da outra corda.

(AP).(PB) = (CP).(PD)

Potncia de ponto (1): A partir de um ponto fixo P dentro de uma circunferncia, temse que (PA).(PB) constante qualquer que seja a corda AB passando por este ponto P. Este produto (PA).(PB) denominado a potncia do ponto P em relao a esta circunferncia. Secantes interceptando fora da circunferncia: Consideremos duas retas secantes a uma mesma circunferncia que se interceptam em um ponto P localizado fora da circunferncia. Se uma das retas passa pelos pontos A e B e a outra reta passa pelos pontos C e D da circunferncia, ento o produto da medida do segmento secante PA pela medida da sua parte exterior PB igual ao produto da medida do segmento secante PC pela medida da sua parte exterior PD.

(PA).(PB)=(PC).(PD)

Potncia de ponto (2): Se P um ponto fixo fora da circunferncia, o produto (PA).(PB) constante qualquer que seja a reta secante circunferncia passando por P. Este produto (PA).(PB) tambm denominado a potncia do ponto P em relao circunferncia. Secante e tangente interceptando fora da circunferncia: Se uma reta secante e uma reta tangente a uma mesma circunferncia se interceptam em um ponto P fora da circunferncia, a reta secante passando pelos pontos A e B e a reta tangente passando pelo ponto T de tangncia circunferncia, ento o quadrado da medida do segmento tangente PT igual ao produto da medida do segmento secante PA pela medida da sua parte exterior PB.

(PT)2 = (PA).(PB)

Exemplo: Consideremos a figura ao lado com as cordas AB e CD tendo interseo no ponto P, com (AP) = 5cm, (PB) = 8cm, (CD) = 14cm. Iremos obter a medida do segmento PD. Tomaremos (PD)=x, para podermos escrever que (CP) = 14-x e somente utilizaremos a unidade de medida no final. Desse modo, (PD).(PC)=(PA).(PB) e podemos escrever que x(14-x)=58, de onde segue que x-14x+40=0. Resolvendo esta equao do segundo grau, obtemos: x=4 ou x=10, o que significa que se uma das partes do segmento medir 4cm, a outra medir 10cm. Pela figura anexada, observamos que o segmento PD maior que o segmento PC e conclumos que (PD)=10cm e (PC)=4cm.

Tringulo e regio triangular No desenho abaixo, o tringulo ABC a reunio dos segmentos de reta AB, BC e AC. A reunio de todos os pontos localizados no tringulo e tambm dentro do tringulo chamada uma regio triangular. A regio triangular ABC limitada pelo tringulo ABC. Os pontos dos lados do tringulo ABC bem como os pontos do interior do tringulo ABC so pontos da regio triangular. Tringulo ABC Regio triangular ABC

Duas ou mais regies triangulares no so sobrepostas, se a interseo vazia, um ponto ou um segmento de reta. Cada uma das regies planas abaixo a reunio de trs regies triangulares no sobrepostas.

O conceito de regio poligonal Uma regio poligonal a reunio de um nmero finito de regies triangulares nosobrepostas e coplanares (esto no mesmo plano). Na gravura abaixo, apresentamos quatro regies poligonais. Observe que uma regio triangular por si mesmo uma regio poligonal e alm disso uma regio poligonal pode conter "buracos".

Uma regio poligonal pode ser decomposta em vrias regies triangulares e isto pode ser feito de vrias maneiras

Duas ou mais regies poligonais so no-sobrepostas quando a interseo de duas regies quaisquer, vazia, um conjunto finito de pontos, um segmento de reta ou um conjunto finito de pontos e um segmento de reta.

O estudo de rea de regies poligonais depende de alguns conceitos primitivos: 1. A cada regio poligonal corresponde um nico nmero real positivo chamado rea. 2. Se dois tringulos so congruentes ento as regies limitadas por eles possuem a mesma rea. 3. Se uma regio poligonal a reunio de n regies poligonais nosobrepostas ento sua rea a soma das reas das n-regies. Observao: Para facilitar o estudo de regies poligonais, adotaremos as seguintes prticas: a. Os desenhos de regies poligonais sero sombreadas apenas quando houver possibilidade de confuso entre o polgono e a regio. b. Usaremos expresses como a rea do tringulo ABC e a rea do retngulo RSTU no lugar de expresses como a rea da regio triangular ABC e a rea da regio limitada pelo retngulo RSTU. Exemplo: A rea da figura poligonal ABCDEFX pode ser obtida pela decomposio da regio poligonal em regies triangulares.

Aps isto, realizamos as somas dessas reas triangulares. rea(ABCDEFX)=rea(XAB)+rea(XBC)+...+rea(XEF)

Unidade de rea Para a unidade de medida de rea, traamos um quadrado cujo lado tem uma unidade de comprimento.

Esta unidade pode ser o metro, o centmetro, o quilmetro, etc.

rea do retngulo A figura ao lado mostra o retngulo ABCD, que mede 3 unidades de comprimento e 2 unidades de altura. O segmento horizontal que passa no meio do retngulo e os segmentos verticais, dividem o retngulo em seis quadrados tendo cada um 1 unidade de rea.

A rea do retngulo ABCD a soma das reas destes seis quadrados. O nmero de unidades de rea do retngulo coincide com o obtido pelo produto do nmero de unidades do comprimento da base AB pelo nmero de unidades da altura BC.

O lado do retngulo pode ser visto como a base e o lado adjacente como a altura, assim, a rea A do retngulo o produto da medida da base b pela medida da altura h. A=bh

rea do quadrado Um quadrado um caso particular de retngulo cuja medida da base igual medida da altura. A rea do quadrado pode ser obtida pelo produto da medida da base por si mesma. Esta a razo pela qual a segunda potncia do nmero x, indicada por x, tem o nome de quadrado de x e a rea A do quadrado obtida pelo quadrado da medida do lado x. A = x Exemplo: Obter a rea do retngulo cujo comprimento da base 8 unidades e o comprimento da altura 5 unidades. A = bh A = (8u)x(5u) = 40u No clculo de reas em situaes reais, usamos medidas de comprimento em funo de alguma certa unidade como: metro, centmetro, quilmetro, etc...

Exemplo: Para calcular a rea de um retngulo com 2 m de altura e 120 cm de base, podemos expressar a rea em metros quadrados ou qualquer outra unidade de rea. 1. Transformando as medidas em metros Como h=2m e b=120cm=1,20m, a rea ser obtida atravs de: A = bh A = (1,20m)(2m) = 2,40m 2. Transformando as medidas em centmetros Como h=2m=200cm e b=120cm, a rea do retngulo ser dada por: A = bh A = (120cm)(200cm) = 24000cm

Como a

rea de

um tringulo dada por A=b.h/2, ento segue que:

A = s R[3] s/2 = R[3] s

Observao: Tringulos com bases congruentes e alturas congruentes possuem a mesma rea.

Comparao de reas entre tringulos semelhantes Conhecendo-se a razo entre medidas correspondentes quaisquer de dois tringulos semelhantes, possvel obter a razo entre as reas desses tringulos.

Propriedade: A razo entre as reas de dois tringulos semelhantes igual ao quadrado da razo entre os comprimentos de quaisquer dois lados correspondentes. rea de ABC = rea de RST r a = s b = t c

rea do losango O losango um paralelogramo e a sua rea tambm igual ao produto do comprimento da medida da base pela medida da altura.

A rea do losango o semi-produto das medidas das diagonais, isto , A=(d1d2)/2. Demonstrao da frmula

rea do trapzio Em um trapzio existe uma base menor de medida b1, uma base maior de medida b2 e uma altura com medida h.

A rea A do trapzio o produto da mdia aritmtica entre as medidas das bases pela medida da altura, isto , A=(b1+b2).h/2.

Polgonos regulares Um polgono regular aquele que possui todos os lados congruentes e todos os ngulos congruentes. Existem duas circunferncias associadas a um polgono regular. Circunferncia circunscrita: Em um polgono regular com n lados, podemos construir uma circunferncia circunscrita (por fora), que uma circunferncia que passa em todos os vrtices do polgono e que contm o polgono em seu interior.

Circunferncia inscrita: Em um polgono regular com n lados, podemos colocar uma circunferncia inscrita (por dentro), isto , uma circunferncia que passa tangenciando todos os lados do polgono e que est contida no polgono.

Elementos de um polgono regular 1. Centro do polgono o centro comum s circunferncias inscrita e circunscrita. 2. Raio da circunferncia circunscrita a distncia do centro do polgono at um dos vrtices. 3. Raio da circunferncia inscrita o aptema do polgono, isto , a distncia do centro do polgono ao ponto mdio de um dos lados. 4. ngulo central o ngulo cujo vrtice o centro do polgono e cujos lados contm vrtices consecutivos do polgono.

Aptema: OM, Raios: OA,OF ngulo central: AOF

Aptema: OX, Raios: OR,OT ngulo central: ROT

5. Medida do ngulo central de um polgono com n lados dada por 360/n graus. Por exemplo, o ngulo central de um hexgono regular mede 60 graus e o ngulo central de um pentgono regular mede 360/5=72 graus.

reas de polgonos regulares Traando segmentos de reta ligando o centro do polgono regular a cada um dos vrtices desse polgono de n-lados, iremos decompor este polgono em n tringulos congruentes.

Assim, a frmula para o clculo da rea da regio poligonal regular ser dada pela metade do produto da medida do aptema a pelo permetro P, isto : A = a Permetro / 2

Comparando reas entre polgonos semelhantes Apresentamos abaixo dois pentgonos irregulares semelhantes. Dos vrtices correspondentes A e L traamos diagonais decompondo cada pentgono em trs tringulos.

Os pares de tringulos correspondentes ABC e LMN, parecem semelhantes, o que pode ser verificado diretamente atravs da medio de seus ngulos com um transferidor. Assumiremos que tal propriedade seja vlida para polgonos semelhantes com n lados. Observao: Se dois polgonos so semelhantes, eles podem ser decompostos no mesmo nmero de tringulos e cada tringulo semelhante ao tringulo que ocupa a posio correspondente no outro polgono.

Este fato e o teorema sobre razo entre reas de tringulos semelhantes so usados para demonstrar o seguinte teorema sobre reas de polgonos semelhantes.

Teorema: A razo entre reas de dois polgonos semelhantes igual ao quadrado da razo entre os comprimentos de quaisquer dois lados correspondentes. rea de ABCDE... = rea de A'B'C'D'E'... (s') s = (t') t

O crculo como o limite de regies poligonais regulares Nas figuras abaixo, temos trs regies poligonais regulares inscritas em crculos congruentes.

Quando aumenta o nmero de lados do polgono inscrito observamos que tamb aumenta: 1. O aptema, aproximando-se do raio do cculo como um limite. 2. O permetro, aproximando-se da circunferncia do crculo como um limite. 3. A rea, aproximando-se da rea do crculo como um limite. Neste trabalho no possvel apresentar uma definio precisa de limite e sem ela no podemos construir uma expresso matemtica para o clculo do permetro ou da rea de uma regio poligonal regular inscrita num crculo. A idia de limite nos permite aproximar o permetro da circunferncia pelo permetro do polgono regular inscrito nessa circunferncia, medida que o nmero de lados do polgono aumenta.

O mesmo ocorre com o clculo da rea do crculo, pois medida que o nmero de lados da regio poligonal inscrita aumenta, as reas dessas regies se aproximam da rea do crculo. Este tambm um processo atravs de limites. Permetro do crculo e da circunferncia Permetro da circunferncia de um crculo o valor limite da sequncia dos permetros dos polgonos regulares inscritos de n lados na circunferncia medida que o nmero n de lados aumenta indefinidamente.

rea do crculo o valor limite da sequncia das reas das regies poligonais regulares inscritas no crculo quando o nmero n de lados das poligonais aumenta arbitrariamente.

Relaes associadas ao permetro 1. Com base nestas duas definies temos um importante resultado sobre a relao existente entre o permetro e o dimetro da circunferncia: A razo entre o permetro e o dimetro de uma circunferncia uma constante 2. Sejam duas circunferncias de dimetros D1 e D2, com permetros P1 e P2, respectivamente. A razo entre os permetros P1 e P2 igual razo entre os dimetros D1 e D2. Como o dimetro o dobro do raio, ento, o mesmo ocorre para a razo entre os raios r1 e r2. A1 = A2 D2 D1 = r2 r1

3. Para todo crculo (e tambm circunferncia), a razo entre o permetro e o dimetro uma constante, denominada Pi, denotada pela letra grega que um nmero irracional (no pode ser escrito como a diviso de dois nmeros inteiros). Uma aproximao para Pi com 10 dgitos decimais : = 3,1415926536....

rea do crculo rea de um crculo de raio r o limite das reas das regies poligonais regulares inscritas no mesmo. Nesse caso, o dimetro D=2r. As frmulas para a rea do crculo so: rea = r = D

Proporo com reas: Sejam dois crculos de raios, respectivamente, iguais a r1 e r2, reas A1 e A2 e dimetros D1 e D2. A razo entre as reas desses dois crculos a

mesma que a razo entre os quadrados de seus raios ou os quadrados de seus dimetros. A1 = A2 (D2) (D1) = (r2) (r1)

Arcos O comprimento de um arco genrico AB pode ser descrito em termos de um limite. Imaginemos o arco AB contendo vrios pontos A=Po, P1, P2, P3, ..., Pn-1, Pn=B, formando n pequenos arcos e tambm n pequenos segmentos de reta de medidas respectivas iguais a: AP1, P1P2, ..., Pn-1B.

A idia aqui tomar um nmero n bastante grande para que cada segmento seja pequeno e as medidas dos arcos sejam aproximadamente iguais s medidas dos segmentos. O comprimento de um arco AB de uma circunferncia de raio r o valor limite da soma dos comprimentos destas n cordas quando n cresce indefinidamente. Um arco completo de circunferncia corresponde a um ngulo que mede 360 graus=2 radianos. Se o raio da circunferncia for r, o permetro da circunferncia coincidir com o comprimento do arco da mesma e dado por: Permetro da circunferncia = 2 r

Comprimento do arco: Seja um arco AB em uma circunferncia de raio r e m a medida do ngulo correspondente, sendo m tomado em graus ou em radianos. O comprimento do arco pode ser obtido (em radianos) por:

Comprimento do arco AB =

r m/180 = r m

Tais frmulas podem ser justificadas pelas seguintes regras de trs simples e diretas.

Se o ngulo relativo ao arco AB mede m graus, obtemos: 360 graus 2 Pi r m graus Comprimento de AB logo comprimento do arco AB = m r / 180

Se o ngulo relativo ao arco AB mede m radianos, obtemos: 2 Pi rad 2 Pi r m rad comprimento de AB

assim Comprimento do arco AB = r m radianos

Setor circular Setor circular uma regio limitada por dois raios e um arco do crculo.

Usando a figura acima, podemos extrair algumas informaes: 1. 2. 3. 4. 5. 6. OACB um setor circular OADB um setor circular r o raio de cada um dos setores ACB o arco do setor OACB ADB o arco do setor OADB. Tomando m como a medida do arco ACB (em graus ou radianos), a rea do setor circular OACB ser dada por: rea do setor circular OACB = r m/360 = m r

Basta usar regras de trs simples e diretas. Se o ngulo relativo ao arco AB mede m graus, obtemos: 360 graus rea do crculo m graus rea do setor OACB

logo rea(setor OACB) = Pi r m / 360 Se o ngulo relativo ao arco AB mede m radianos, obtemos: 2 Pi rad rea do crculo m rad rea setor OACB

assim rea(setor OACB) = m r radianos

Segmento circular Segmento circular uma regio limitada por uma corda e um arco do crculo. Na figura abaixo, existem dois segmentos circulares: o segmento ACB e o segmento ADB.

A rea do segmento ACB pode ser obtida subtraindo a rea do tringulo AOB da rea do setor OACB. rea(segmento) = rea(setor OACB) - rea(tringulo AOB) A rea do segmento ADB pode ser obtida subtraindo a rea do segmento ACB da rea do crculo ou somando a rea do tringulo AOB rea do setor OADB.

Curiosidades sobre o nmero Pi 1. Na Bblia Sagrada, no primeiro livro de Reis 7:23, existe a passagem: 2. "Fez tambm o mar de fundio; era redondo 3. e media dez cvados duma borda outra, cinco

4. cvados de altura e trinta de circunferncia." sugerindo que os construtores da casa de Salomo usavam o valor 3 para a razo entre o dimetro e o comprimento da circunferncia. 5. Arquimedes (287-212 a.C.) mostrou que o valor da razo entre o dimetro e o comprimento da circunferncia estava entre 3+1/7 e 3+10/71. usado para a razo entre o dimetro e o comprimento da 6. O smbolo circunferncia somente foi introduzido no sculo XVIII. 7. O valor de correto com 10 dgitos decimais foi usado no clculo do comprimento da linha do Equador terrestre. 8. Uma vez conhecida uma unidade de comprimento, impossvel construir um segmento de comprimento Pi atravs de rgua e compasso. 9. O nmero exerce um papel muito importante na Matemtica e nas cincias, predominantemente quando determinamos permetros, reas, centros de gravidade, informaes sobre segmentos e setores circulares e elpticos, inclusive em clculos de navegao, etc. 10. Com o uso de computadores, j foi realizado o clculo do valor exato de com mais de cem mil dgitos decimais. Detalhes sobre o clculo de Pi: De modo anlogo ao resultado obtido atravs do limite de polgonos regulares inscritos tambm podemos aproximar o permetro e a rea do crculo de raio r, pelo valor limite de polgonos regulares circunscritos no crculo quando o nmero de lados desse cresce arbitrariamente. Permetro polgono inscrito < 2r < 2r Permetro polgono circunscrito

Tais relaes esto na tabela com dados sobre o polgono regular dado: Nmero de lados Permetro do polgono Permetro do polgono do polgono inscrito dividido por 2r circunscrito dividido por 2r 6 3,00000 3,46411 12 3,10582 3,21540 24 3,13262 3,15967 48 3,13935 3,14609 96 3,14103 3,14272 192 3,14145 3,14188 256 3,14151 3,14175 512 3,14157 3,14163 1024 3,14159 3,14160 Observe na tabela que quanto maior o nmero de lados de cada polgono mais dgitos decimais coincidem para obter o valor do nmero Pi, tanto para os polgonos inscritos como para os circunscritos. Com um polgono de 1024 lados, praticamente temos 4 algarismos exatos.

Outra forma (lenta) para obter o nmero Pi, :

A forma mais rpida que conhecemos para obter Pi, :

Eixos coordenados Consideremos um plano e duas retas perpendiculares, sendo uma delas horizontal e a outra vertical. A horizontal ser denominada Eixo das Abscissas (eixo OX) e a Vertical ser denominada Eixo das Ordenadas (eixo OY). Os pares ordenados de pontos do plano so indicados na forma P=(x,y) onde x ser a abscissa do ponto P e y a ordenada do ponto P.

Na verdade, x representa a distncia entre as duas retas verticais indicadas no grfico e y a distncia entre as duas retas horizontais indicadas no grfico. O sistema de Coordenadas Ortogonais conhecido por Sistema de Coordenadas Cartesianas e tal sistema possui quatro regies denominadas quadrantes.

Segundo Primeiro Quadrante sinal de x sinal de y Ponto quadrante quadrante no tem no tem (0,0) Primeiro + + (2,4) Segundo + (-4,2) Terceiro (-3,-7) Terceiro Quarto Quarto + (7,-2) quadrante quadrante

Distncia entre dois pontos do plano cartesiano Teorema de Pitgoras: Em um tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa a igual soma dos quadrados das medidas dos catetos b e c, isto , a2=b2+c2.

Dados P=(x1,y1) e Q=(x2,y2), obtemos a distncia entre P e Q, traando as projees destes pontos sobre os eixos coordenados, obtendo um tringulo retngulo e usando o Teorema de Pitgoras.

O segmento PQ a hipotenusa do tringulo retngulo PQR, o segmento PR um cateto e o segmento QR o outro cateto, logo: [d(P,Q)]2 = [d(P,R)]2 + [d(Q,R)]2 Como: [d(P,R)]2 = | x1 - x2| 2 = (x1 - x2)2 e [d(Q,R)] 2 = | y1 - y2| 2 = (y1 - y2)2 ento

Exemplos: A distncia entre P=(2,3) e Q=(5,12)

A distncia entre a origem O=(0,0) e um ponto P=(x,y) dada por:

Ponto mdio de um segmento Aplicao: Dados os pares ordenados P=(x1,y1) e Q=(x2,y2), pode-se obter o Ponto Mdio M=(xm,ym) que est localizado entre P e Q.

O ponto mdio obtido com o uso da mdia aritmtica, uma vez para as abscissas e outra vez para as ordenadas. xm = (x1 + x2)/2, ym = (y1 + y2)/2

Observao: O centro de gravidade de um tringulo plano cujas coordenadas dos vrtices so A=(x1,y1), B=(x2,y2) e C=(x3,y3), : G=((x1+x2+x3)/3, (y1+y2+y3)/3 )

Retas no plano cartesiano Na Geometria Euclidiana, dados dois pontos P1=(x1,y1) e P2=(x2,y2) no plano cartesiano, existe uma nica reta que passa por esses pontos. Para a determinao da equao de uma reta existe a necessidade de duas informaes e dois conceitos importantes so: o coeficiente angular da reta e o coeficiente linear da reta.

Coeficiente angular de uma reta: Dados os pontos P1=(x1,y1) e P2=(x2,y2), com x1 o coeficiente angular k da reta que passa por estes pontos o nmero real

x2,

Significado geomtrico do coeficiente angular: O coeficiente angular de uma reta o valor da tangente do ngulo alfa que a reta faz com o eixo das abscissas.

Se o ngulo est no primeiro quadrante ou no terceiro quadrante, o sinal do coeficiente angular positivo e se o ngulo est no segundo quadrante ou no quarto quadrante, o sinal do coeficiente angular negativo.

Declividade de uma reta: A declividade indica o grau de inclinao de uma reta. O fato do coeficiente angular ser maior que outro indica que a reta associada a este coeficiente cresce mais rapidamente que a outra reta. Se um coeficiente angular negativo e o mdulo deste maior que o mdulo de outro coeficiente, temos que a reta associada ao mesmo decresce mais rapidamente que a outra.

Se o coeficiente angular nulo, a reta horizontal.

Coeficiente linear de uma reta: a ordenada (altura) w do ponto (0,w) onde a reta cortou o eixo das ordenadas.

Retas horizontais e verticais: Se uma reta vertical ela no possui coeficiente linear e coeficiente angular. Assim, a reta indicada apenas por x=a, a abscissa do ponto onde a reta cortou o eixo OX.

Se uma reta horizontal, o seu coeficiente angular nulo e a equao desta reta dada por y=b, ordenada do ponto onde est reta corta o eixo OY.

Equao reduzida da reta Dado o coeficiente angular k e o coeficiente linear w de uma reta, ento poderemos obter a equao da reta atravs de sua equao reduzida dada por: y=kx+w

Exemplos 1. Se k=5 e w=-4, ento a reta dada por y=5x-4. 2. Se k=1 e w=0, temos a reta (identidade) y=x. 3. Se k=0 e w=5, temos a reta y=5.

Reta que passa por um ponto e tem coeficiente angular dado: Uma reta que passa por um ponto P=(xo,yo) e tem coeficiente angular k, dada por: y - yo = k (x - xo)

Exemplos 1. Se P=(1,5) pertence a uma reta que tem coeficiente angular k=8, ento a equao da reta y=8(x-1)+5. 2. Se uma reta passa pela origem e tem coeficiente angular k= -1, ento a sua equao dada por: y=-x.

Reta que passa por dois pontos: Se dois pontos (x1,y1) e (x2,y2) no esto alinhados verticalmente, podemos obter a equao da reta que passa por estes pontos com:

Retas paralelas e perpendiculares Retas paralelas: Duas retas no plano so paralelas se ambas so verticais ou se tm os mesmos coeficientes angulares.

Exemplos 1. x=3 e x=7 so retas paralelas. 2. As retas y=34 e y=0 so paralelas. 3. As retas y=2x+5 e y=2x-7 so paralelas. Retas perpendiculares: Duas retas no plano so perpendiculares se uma delas horizontal e a outra vertical, ou, se elas tm coeficientes angulares k' e k" tal que k'k"=-1.

Exemplos 1. As retas y=x+3 e y=-x+12 so perpendiculares, pois k'=1, k"=-1 e k'k"=-1. 2. As retas y=5x+10 e y=(-1/5)x-100 so perpendiculares, pois k'=5, k"=-1/5 e k'k"=-1.

Equao geral da reta Toda reta no plano cartesiano pode ser escrita pela sua equao geral: ax+by+c=0

Exemplos 1. Se a=-1, b=1 e c=-1, tem-se a reta -x+y-1=0. 2. Se a=0, b=1 e c=0, tem-se a reta y=0. 3. Se a=1 , b=0 e c=5 , tem-se a reta x+5=0.

Distncia de um ponto a uma reta no plano Seja um ponto P=(xo,yo) e uma reta r no plano definida por ax+by+c=0.

A distncia d=d(P,r) do ponto P reta r pode ser obtida pela frmula abaixo:

Exemplo: A distncia de (0,0) reta 5x+12y+25=0 :

rea de um tringulo no plano cartesiano Dado um ponto (x1,y1) localizado fora de uma reta que passa pelos pontos (x2,y2) e (x3,y3), pode-se calcular a rea do tringulo cujos vrtices so estes trs pontos, bastando para isto determinar a medida da base do tringulo que a distncia entre (x2,y2) e (x3,y3) e a altura do tringulo que a distncia de (x1,y1) reta que contm os outros dois pontos. Como o processo bastante complicado, apresentamos um procedimento equivalente muito bonito, simples e fcil de memorizar. A rea do tringulo dada pela metade do valor absoluto do determinante da matriz indica pela expresso:

Exemplo: A rea do tringulo cujos vrtices so (1,2), (3,4) e (9,2) igual a 8, pois:

Colinearidade de 3 pontos no plano: Trs pontos no plano, (x1,y1), (x2,y2) e (x3,y3) so colineares se pertencem mesma reta. Um processo simples sugere que estes trs pontos formem um tringulo de rea nula, assim basta verificar que o determinante da matriz abaixo deve ser nulo.

Exemplo: Os pontos (2,0), (1,1) e (0,2) so colineares pois:

Circunferncia no plano Do ponto de vista da Geometria Euclidiana, uma circunferncia com centro no ponto (a,b) de um plano e tendo raio r, o lugar geomtrico de todos os pontos (x,y) deste plano que esto localizados mesma distncia r do centro (a,b).

A equao desta circunferncia dada por: (x - a)2 + (y - b)2 = r2 Disco circular a regio que contm a circunferncia e todos os pontos contidos no interior da circunferncia.

Exemplo: A equao da circunferncia com centro em (2,3) e raio igual a 8 : (x - 2)2 + (y - 3)2 = 82 A equao da circunferncia com centro na origem (0,0) e raio r, recebe o nome de forma cannica da circunferncia e dada por: x2 + y2 = r2

Equao geral da circunferncia: Dada a equao (x-a)2+(y-b)2=r2, podemos desenvolver a mesma para obter a forma geral da circunferncia: x2 + y2 + A x + B y + C = 0

Exemplo: A equao geral da circunferncia com centro em (2,3) e raio r=8 : x2 + y2 - 4x - 6y - 51 = 0

Equao da circunferncia com centro em um ponto e passando em outro: Dado o centro O=(a,b) da circunferncia e um outro ponto Q=(xo,yo) que pertence circunferncia, pode-se obter o raio da mesma atravs da distncia entre O e Q e se utilizar a equao normal da circunferncia para se obter a sua equao.

Exemplo: A circunferncia centrada em (3,5) que passa em (8,16) tem raio tal que: r2 = (8-3)2 + (16-5)2 = 25+121 = 146 logo, a sua equao dada por: (x-3)2 + (y-5)2 = 146

Equao da circunferncia que passa por 3 pontos: Quando conhecemos trs pontos da circunferncia, podemos utilizar a equao geral da circunferncia para obter os coeficientes A, B e C atravs de um sistema linear com 3 equaes e 3 incgnitas.

Exemplo: Seja uma circunferncia que passa pelos pontos (2,1), (1,4) e (-3,2). Dessa forma, utilizando a equao geral da circunferncia:

x2 + y2 + A x + B y + C = 0 substituiremos estes pares ordenados para obter o sistema: (-2)2 + (1)2 + A(-2) + B(1) + C = 0 ( 1)2 + (4)2 + A( 1) + B(4) + C = 0 (-3)2 + (2)2 + A(-3) + B(2) + C = 0 que pode ser simplificado na forma: -2 A + 1 B + 1 C = -5 1A+4B+1C= 5 -3 A + 2 B + 1 C = 13 e atravs da Regra de Cramer, podemos obter: A= ,B= ,C=

assim a equao geral desta circunferncia : x2 + y2 + ( )x + ( )y + ( ) = 0

Relaes importantes no plano cartesiano Uma relao em um plano qualquer subconjunto deste plano, mas as mais importantes relaes, do ponto de vista prtico, so as que podem ser representadas por linhas, como: retas, parbolas, circunferncias, elipses, hiprboles. Muitos confundem os nomes das linhas que envolvem regies planas com as prprias regies. Iremos colorir algumas regies fechadas para dar mais destaque s curvas que as contm, que so as relaes matemticas.

Circunferncia e Elipse

Parbola e Hiprbole

Sees cnicas Todas as curvas apresentadas anteriormente podem ser obtidas atravs de sees (cortes planos) de um cone circular reto com duas folhas como aquele apresentado abaixo. Tais curvas aparecem como a interseo do cone com um plano apropriado. Se o plano for : 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. horizontal e passar pelo vrtice do cone, teremos apenas um ponto. vertical e passar pelo vrtice do cone, teremos duas retas concorrentes. horizontal e passar fora do vrtice, teremos uma circunferncia. tangente ao cone, teremos uma reta. vertical e passar fora do vrtice, teremos uma hiprbole. paralelo linha geratriz do cone, teremos uma parbola. inclinado, teremos uma elipse.

Equaes de algumas sees cnicas Nome -------------Ponto Reta Parbola Circunferncia Elipse Hiprbole Duas retas Equao ------------x+y=0 y=kx+w y=ax+bx+c x+y=r

x/a+y/b=1 x/a-y/b=1 x/a-y/b=0

rea de uma regio triangular Teorema: Se um tringulo possui os lados medindo a, b e c e o seu permetro indicado por 2p=a+b+c, ento a rea da regio triangular ser dada por A = R[p(p-a)(p-b)(p-c)] onde R[x] a notao para a raiz quadrada de x>0.

Demonstrao: Seja o tringulo com a base a e os outros lados com b e c. Os lados b e c tm projees ortogonais, indicadas por m e n sobre o lado a.

Tomando h como a medida da altura do tringulo, relativa ao lado a, segue que a rea da regio triangular ser dada por A=a.h/2. Temos a formao de mais dois pequenos tringulos retngulos e com eles, podemos extrair as trs relaes: b=m+h, c=n+h, a=m+n

Subtraindo membro a membro a 2a. relao da 1a. e usando a 3a., obtemos: b-c = m-n = (m+n)(m-n) = a(m-n)

assim m+n=a m - n = (b-c)/a Somando e subtraindo membro a membro, estas ltimas expresses, segue que: m = (a+b-c)/2a n = (a+c-b)/2a Como a+b+c=2p, aparecem as trs expresses:

a+b-c = a+b+c-2c = 2p-2c = 2(p-c) a+c-b = a+b+c-2b = 2p-2b = 2(p-b) b+c-a = a+b+c-2a = 2p-2a = 2(p-a) Temos ento que 4ah = 4a(b-m) = 4a(b+m)(b-m) = 4a[b+(a+b-c)/2ab)][b-(a+b-c)/2ab)] = (2ab+a+b-c)(2ab-a-b+c) = [(a+b)-c][c-(a-b)] = (a+b+c)(a+b-c)(a+c-b)(b+c-a) = 2p.2(p-a).2(p-b).2(p-c) = 16p(p-a)(p-b)(p-c) Como A=a.h/2, ento A = (1/4)a h = p(p-a)(p-b)(p-c)

Extraindo a raiz quadrada, obtemos: A = R[p(p-a)(p-b)(p-c)]

Exemplo: Para obter a rea da regio triangular cujos lados medem 35cm, 45cm e 50cm, basta tomar a=35, b=45, c=50, para obter 2p=35+45+50 e desse modo segue que p=65. Assim: A = R[65(65-35)(65-45)(65-50)] = R[585000] = 764,85cm

Definio de vetor Um vetor (geomtrico) no plano R uma classe de objetos matemticos (segmentos) com a mesma direo, mesmo sentido e mesmo mdulo (intensidade). 1. A direo a da reta que contm o segmento. 2. O sentido dado pelo sentido do movimento. 3. O mdulo o comprimento do segmento.

Uma quarta caracterstica de um vetor formada por dois pares ordenados: o ponto onde ele comea (origem) e um outro ponto onde ele termina (extremidade) e as coordenadas do vetor so dadas pela diferena entre as coordenadas da extremidade e as coordenadas da origem.

Observao: Existe uma definio, no necessariamente geomtrica, muito mais ampla do conceito de vetor envolvendo uma gama variada de objetos matemticos como: matrizes, conjuntos, funes, solues de equaes diferenciais, etc.

Exemplo: Se um vetor v tem origem em (1,2) e extremidade em (7,12), ele dado por v=(6,10), pois: v = (7,12)-(1,2) = (6,10) Esta classe de objetos representada por um segmento de reta (representante) desta famlia que tem as mesmas caractersticas.

O representante escolhido, quase sempre o vetor com a origem est em (0,0) e a extremidade em (a,b) no plano cartesiano e que ser denotado por v = (a,b)

Soma de vetores e suas propriedades Se v=(a,b) e w=(c,d), definimos a soma dos vetores v e w, por: v + w = (a+c,b+d)

Propriedades da soma de vetores 1. Fecho:Para quaisquer u e v de R, a soma u+v est em R. 2. Comutativa: Para todos os vetores u e v de R: v+w=w+v 3. Associativa: Para todos os vetores u, v e w de R: u + (v + w) = (u + v) + w

Produto escalar Dados os vetores v=(a,b) e w=(c,d), definimos o produto escalar ou produto interno entre os vetores v e w, como o nmero real obtido por: v.w = a.c + b.d

Exemplos: O produto escalar entre v=(2,5) e w=(-7,12) dado por: v.w = 2.(-7) + 5.(12) = 56 O produto escalar entre v=(2,5) e w=(-5,2) : v.w = 2.(-5) + 5.(2) = 0

Exerccio: Faa um grfico em R, com muito cuidado nas medidas e mostre as posies dos vetores v e w do ltimo exemplo.

Propriedades do produto escalar: Quaisquer que sejam os vetores, u, v e w e k escalar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. v.w = w.v v.v = |v| |v| = |v| u.(v+w) = u.v + u.w (kv).w = v.(kw) = k(v.w) |kv| = |k||v| |u.v|<|u||v| (desigualdade de Schwarz) |u+v|<|u|+|v| (desigualdade triangular)

ngulo entre dois vetores Outra forma de escrever o produto escalar entre os vetores v e w v.w=|v||w|cos(q) onde q o ngulo formado entre v e w.

Com ela, podemos obter o ngulo q entre dois vetores quaisquer v e w, pois:

desde que nenhum dos vetores seja nulo. Neste caso 0<q<pi=3,1416...

Exerccio: Faa uma anlise quando q=0, q=pi/2 e q=pi. Determine o ngulo entre os vetores v=(1,0) e w=(1,1). Nunca se esquea de construir grficos com esses objetos vetoriais.

Vetores ortogonais Dois vetores v e w so ortogonais se: v.w = 0

Exerccio: Dado o vetor v=(3,7), obtenha pelo menos dois vetores do plano que sejam ortogonais a v. Construa geometricamente estes vetores.

Vetores paralelos Dois vetores v e w so paralelos se existe uma constante real k diferente de zero, tal que: v=kw

Exerccio: Obter pelo menos dois vetores do plano que sejam paralelos ao vetor v=(3,7). Construa geometricamente estes vetores.

S-ar putea să vă placă și