Sunteți pe pagina 1din 4

Direito do Trabalho: frias

Ol, pessoal! A nossa aula de hoje ser sobre frias. O programa do TRT/RJ para Tcnico e Analista Administrativo no continha frias, mas os editais em aberto para concursos dos TRTs esto incluindo frias no programa. Assim, com o intuito de complementar os estudos de vocs, elaborei esta aula com teoria e exerccios.

Frias
Introduo: As normas que dispem sobre frias na CLT esto contidas nos artigos 129 a 153. Perodo concessivo de frias aquele perodo de at doze meses em que, aps serem completados os doze meses anteriores de aquisio do direito s frias, o empregador dever conceder o gozo das mesmas. Quando o empregado faltar durante o perodo aquisitivo mais de 32 vezes, ele perder o direito s suas frias. O perodo concessivo de frias o perodo aquisitivo das prximas, assim, as faltas que ultrapassarem trinta e duas no perodo concessivo de uma frias acarretaro na perda do direito s frias para o prximo perodo. Quando as frias no forem concedidas nos doze meses a contar do trmino do perodo aquisitivo, elas devero ser concedidas em dobro. O art. 135 estabelece que as frias devero ser participadas ao empregado com antecedncia de, no mnimo, 30 (trinta) dias. Ateno: os artigos 130 e 130-A da CLT so muito cobrados em concursos pblicos. Art. 130 da CLT Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I- 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;

www.editoraferreira.com.br

-1-

Dborah Paiva

Direito do Trabalho: frias

III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 1 - vedado descontar do perodo de frias as faltas do empregado ao servio. 2 - O perodo de frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio. Art. 130-A da CLT - Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte e duas horas, at vinte e cinco horas; II - dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas; IV - doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas; VI - oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade.

Questes de prova:

www.editoraferreira.com.br

-2-

Dborah Paiva

Direito do Trabalho: frias

1)(FCC/Tc.Judic./TRT-PI/2004) Empregado admitido em 10/02/2003 e que faltou 8 dias ao servio, injustificadamente ter direito a frias de: a) 22 dias corridos a partir de 10/02/2004. b) 24 dias corridos que devero ser gozados entre 10/02/2004 e 09/02/2005, segundo o interesse do empregado. c) 24 dias corridos que devero ser gozados entre 10/02/2004 e 09/02/2005, segundo o interesse do empregador. d) 25 dias corridos que devero ser gozados nos meses de janeiro ou de julho. e) 25 dias corridos que devero ser gozados at 31 de Dezembro de 2005. Gabarito comentado: Correta a letra c. O empregado que faltar mais de 5 vezes, injustificadamente, durante o seu perodo aquisitivo ter direito a 30 dias de frias. O empregado que faltar mais de 32 dias perder o direito s suas frias. O empregado que tiver de 6 a 14 faltas injustificadas ter direito a 24 dias de frias, conforme o art. 130 da CLT. As frias sero concedidas segundo os interesses do empregador, o empregado estudante menor de 18 anos ter direito de fazer as suas frias coincidirem com as frias escolares. (art. 136 da CLT) 2)(UnB/CESPETRT16. Regio Analista Judicirio/rea Judiciria/2005) Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica acerca do direito s frias, seguida de uma assertiva a ser julgada. 93 Quando contava 10 meses de trabalho, Jonas foi informado acerca da existncia de doena em pessoa da famlia, residente em cidade distante, razo pela qual requereu a concesso de frias proporcionais a seu empregador. Nessa situao, considerando a causa motivadora do requerimento de Jonas, estar o empregador obrigado concesso das frias requeridas. 94 Duas semanas antes de iniciar o gozo de suas frias,Aroldo foi flagrado cometendo assdio sexual contra uma de suas colegas de trabalho. Nessa situao, dispensado por justa causa, Aroldo perder o direito s frias que estava na iminncia de fruir. 3)(FCC/Tcnico Judicirio/TRT-PB/2005) As frias anuais de trinta dias: a) so devidas a quaisquer trabalhadores, independentemente do nmero de faltas que tenha no perodo concessivo. b) sero devidas em dobro, se no concedidas no perodo de doze meses a contar do trmino do perodo concessivo.

www.editoraferreira.com.br

-3-

Dborah Paiva

Direito do Trabalho: frias

c) So devidas a quaisquer trabalhadores, apenas se participadas ao empregado com antecedncia mnima de sessenta dias. d) Sero devidas em dobro se no concedidas no perodo de doze meses a contar do trmino do perodo aquisitivo. e) So devidas aos trabalhadores urbanos que no cometerem mais do que trs faltas no perodo aquisitivo. Gabarito comentado: Questo1: letra c( art. 130, II da CLT). O empregado que faltar mais de 5 vezes ,injustificadamente, durante o seu perodo aquisitivo ter direito a 30 dias de frias. O empregado que faltar mais de 32 dias perder o direito s suas frias. O empregado que tiver de 6 a 14 faltas injustificadas ter direito a 24 dias de frias, conforme o art. 130 da CLT. As frias sero concedidas segundo os interesses do empregador, o empregado estudante menor de 18 anos ter direito de fazer as suas frias coincidirem com as frias escolares. (art. 136 da CLT) Questo2: 93) errada. De acordo com o art. 136 da CLT a poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador, assim o empregador no estar obrigado a conceder as frias requeridas por Jonas. Ressalto que os membros da mesma famlia, que trabalharem num mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias num mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. E, tambm que o empregado estudante menor de 18 anos ter direito a fazer coincidir as suas frias com as frias escolares. 94) errada. A dispensa por justa causa no acarreta a perda do direito s frias adquiridas. J as frias proporcionais o empregado perder quando for dispensado por justa causa, conforme Smula 171 do TST. Questo 3: Correta a letra d, conforme art. 137 da CLT. A letra e est incorreta, pois o trabalhador urbano que tiver at 5 faltas no perodo aquisitivo ter direito a 30 dias de frias. J o trabalhador que tiver de 6 a 14 faltas injustificadas no perodo ter aquisitivo ter direito a 24 dias de frias. Boa sorte a todos! At a prxima aula, Deborah Paiva

www.editoraferreira.com.br

-4-

Dborah Paiva

S-ar putea să vă placă și