Sunteți pe pagina 1din 7

Coletnea de Pensamentos II

A educao uma coisa admirvel. Mas sempre bom lembrar, de tempos em tempos, que nada daquilo que realmente vale a pena saber pode ser ensinado. (Oscar Wilde) O problema de mentir que isso vai depender de o mentiroso ter uma clara noo da verdade a ser escondida. Nesse sentido, a verdade, mesmo aquela que no aparece em pblico, tem uma primazia sobre toda a falsidade. (Hannah Arendt, filsofa alem naturalizada americana) rvores so poemas que a terra escreve para o cu. Ns as derrubamos e as transformamosem papel para registrar todo o nosso vazio. (Khalil Gibran, poeta libans) A primeira idia que uma criana precisa ter a da diferena entre o bem e mal. E a principal funo do educador cuidar para que ela no confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade. (Maria Montessori) Quando algum est com medo da verdade, ento sempre uma meia verdade que o est ameaando. (Ludwig Wittgenstein, filsofo austraco) A tecnologia ensinou uma coisa humanidade: nada impossvel. (Lewis Mumford, filsofo americano) Nunca, mas nunca a natureza seguiu um caminho e a sabedoria, outro. (Edmund Burke, escritor irlands) A vida pode ser medida pela rapidez nas mudanas, pela sucesso das influncias que vo modificando o nosso ser. (George Eliot, pseudnimo de Mary Ann Evans) Quando existe avano tecnolgico sem avano social surge, quase automaticamente, um aumento da misria humana. (Michael Harrington, socilogo americano) Estimular, inspirar, essa a grande arte de quem pretende ensinar. E para isso preciso adivinhar aquilo que realmente interessa, ler a mente infantil como quem interpreta uma partitura musical. (Henric-Frdric Amiel) O homem to bom quanto o seu desenvolvimento tecnolgico o permite ser. (George Orwell, escritor ingls) Um dos problemas da cincia que ela nos adverte para certas coisas negativas e isso no popular. Ento os prprios cientistas e at os professores tentam evitar a reflexo

oferecendo respostas simplistas, curtas e grosseiras. (Margaret Mead) Um professor no educa indivduos. Ele educa uma espcie. (Georg C. Litchtenberg) Nas minhas canes, a natureza sempre aparece. Assim, posso dizer que eu j era ecologista muito antes de ter conscincia disso. (Antonio Carlos Jobim, compositor brasileiro) Somos educados para errar, codificados para cometer erros. (Lewis Thomas) No existe professor que, na prtica, no termine acreditando na magia que se opera durante um bom discurso. (Allan Bloom) Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saber onde sua influncia termina. (Henry Adams) Qualquer criana me desperta dois sentimentos: ternura pelo que ela e respeito pelo que poder vir a ser. (Louis Pasteur) Nada de to absurdo pode ser dito que algum filsofo no tenha dito ainda. (Marco Tulio Ccero) Conscincia uma palavra usada pelos covardes para incutir medo aos fortes. (William Shakespeare) A natureza para ser comandada, precisa ser obedecida. (Francis Bacon, filsofo ingls) Fao cincia para saber quanto tempo posso suportar. (Max Weber) O que caracteriza a vida atual no a insegurana ou a crueldade, mas o desassossego e a pobreza. (George Orwell) O mais triste da arquitetura moderna a resistncia do seu material. (Mrio Quintana) Se a minha teoria da relatividade estiver correta, a Alemanha dir que sou alemo, e a Frana, que sou cidado do mundo. Mas se eu estiver errado, a Frana sustentar que sou alemo, e a Alemanha garantir que sou judeu. (Albert Einstein) A melhor qualificao para um profeta ter boa memria. (George Savile)

A natureza tem horror ao vcuo. (Aristteles) A grandeza de um homem consiste em sua deciso de ser mais forte que a condio humana. (Albert Camus) O que necessrio no a vontade de acreditar, mas o desejo de descobrir, que justamente o oposto. (Bertrand Russell) Se voc quer entender a virtude, no deve ser imune ao vcio. (Samuel Butler) O pensamento apenas um lanpejo entre duas longas noites, mas este lampejo tudo. (Henri Poincar) O mundo no acontece. Ele simplesmente . (Hermann Weyl) A eternidade no um fluxo de tempo que dura para sempre, mas o tempo um curto parntesis dentro de um longo perodo. (John Donne) impossvel imaginar o Universo administrado por um Deus sbio, justo e onipotente, mas fcil imagin-lo administrado por um conselho de deuses. Se esse conselho existir realmente, ento ele age exatamente como a diretoria de uma grande empresa que est perdendo dinheiro. (H. L. Mencken) Na idade mdia, as pessoas acreditavam que a Terra era plana, porque elas tinham ao menos a evidncia de seus sentidos; ns acreditamos que ela redonda no porque um por cento de ns pudesse dar as razes cientficas para uma crena to fantstica, mas porque a cincia moderna nos convenceu de que nada que bvio verdadeiro, e que tudo que mgico, improvvel, extraordinrio, gigantesco, microscpico, cruel ou excessivo cientfico. (George Bernard Shaw) A linguagem a roupagem do pensamento. (Samuel Johnson) O primeiro homem que percebeu a analogia entre um grupo de sete peixes e um grupo de sete dias trouxe um notvel avano histria do pensamento. (Alfred North Whitehead) A maneira mais fcil de ficar livre da tentao ceder a ela. (Tristan Bernard) A juventude sobretudo uma soma de possibilidades. (Albert Camos) Minha alma no aspira vida imortal, mas esgota o campo do possvel. (Pndaro) S atingimos os estados de xtase, ou de arrebatamento, dramatizando a existencia. (Georges Bataille)

Certamente os homens esto todos, sem exceo, sob a opresso; nenhum ainda capaz de amar e por isso que cada um se pensa to pouco amado. (Theodor Adorno) A inconscincia uma ptria; a conscincia, um exlio. (Emile Michel Cioran) A atitude artstica se distingue da atitude prtica do desejo no sentido de que a arte deixa subsistir seu objeto em liberdade total, enquanto o desejo emprega seu objeto para seu prprio uso, destruindo-o. (Georg Wilhelm Friederich Hegel) A juventude do homem a juventude do mundo. Ao menos, ele pensa assim. E imagina que o granito da Terra ainda no endureceu, acha que pode mold-lo da maneira que bem entender. (Nathaniel Hawthorne, escritor americano) O tempo corre em nossa direo com sua bandeja de hospital repleta de narcticos, deixando-nos preparados para a sua operao inevitvel e fatal. (Tennessee Williams,dramaturgo americano) A juventude um talento um tanto perecvel. (Eric Hoffer, filsofo americano) Nos dias atuais todos ns falamos, se no a mesma lngua, uma espcie de linguagem universal. No existe um nico centro e o tempo perdeu sua coerncia. Leste e Oeste, passado e futuro se misturam dentro de ns. Diferentes tempos e espaos se combinam aqui, agora, tudo de uma s vez. (Octavio Paz, poeta mexicano) A juventude no precisa de uma razo de viver. Ela s precisa de um pretexto. (Jos Ortega y Gasset, ensasta e filsofo espanhol) O tempo a substncia de que sou feito. (Jorge Lus Borges, escritor argentino) O pior veneno o tempo. (Ralph Waldo Emerson, filsofo americano) Uma criana se torna um adulto quando percebe que tem o direito de estar errada. (Thomas Szasz, psiquiatra americano) Sem a msica para enfeit-la, a passagem do tempo seria apenas uma sucesso chata de datas ou prazos para a gente cumprir compromissos e pagar contas. (Frank Zappa, roqueiro americano) O caos freqentemente alimenta a vida, enquanto a ordem alimenta o hbito. (Henry Adams, historiador americano) parte da cura o desejo de ser curado. (Sneca, o jovem - filsofo romano) Quando um mdico segue um enterro, s vezes a causa segue seu efeito. (Robert Koch, mdico alemo) O dinheiro no tem a mnima importncia, desde que a gente tenha muito. (Truman Capote, jornalista americano)

Descrever a felicidade diminu-la. (Stendhal, pseudnimo de Henry Beyle, romancista francs) A nica alegria no mundo comear. (Cesare Pavese, romancista e poeta italiano) Na histria , o caminho da aniquilao invariavelmente preparado pela degenerao interna, pela reduo da vida. Somente ento, um choque de fora d fim ao conjunto. (Jacob Burckhardt, historiador suio) Enquanto o cu sorri pra voc, a terra come seus pedaos. (Deise Zandon) Os miserveis no tm outro remdio a no ser a esperana. (William Shakespeare, escritor ingls) Se sonhar um pouco perigoso, a soluo para isso no sonhar menos - sonhar mais. (Marcel Proust, escritor francs) Todo mundo ; um cientista maluco e a vida o laboratrio. A gente est sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura e do caos. (David Cronenberg, cineasta canadense) A meta final de qualquer pesquisa no a objetividade, mas a verdade. (Helene Deutsch, psiquiatra americana) O processo que levou uma ameba a se transformar no homem considerado obviamente um progresso pelos filsofos - se a ameba concordaria com essa opinio, no se sabe. (Bertrand Russel, matemtico e filsofo ingls) Ns geralmente descobrimos o que fazer percebendo aquilo que no deveramos fazer. E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro nunca fez uma descoberta. (Samuel Smiles, escritor escocs) Trabalho intelectual uma expresso errada. No "trabalho" - prazer, dissipao, nossa maior recompensa. (Mark Twain, escritor americano) O descontentamento o primeiro passo na evoluo de um homem ou de uma nao. (Oscar Wilde, escritor irlands) A originalidade impossvel. No mximo, podemos variar muito ligeiramente o passado, dar-lhe um novo matiz, uma nova entonao. Cada gerao escreve o mesmo poema, conta o mesmo conto. Com uma pequena diferena: a voz. (Jorge Lus Borges, escritor argentino) Ns precisamos ser como os fsicos para sermos criativos, uma vez que todo o cdigo de valores e os ideais existentes at agora foram criados ignorando as leis da Fsica. (Friedrich Nietzsche, filsofo alemo)

As palavras do mundo esto loucas para formar sentenas. (Gaston Bachelard, filsofo francs) Obras-primas no so fruto de um nascimento solitrio. Elas so a conseqncia de vrios anos de pensamento em comum, de tal modo que a experincia da massa est por trs de uma nica voz. (Virginia Woolf, escritora inglesa) O que a terminologia romntica designa de genialidade ou talento ou ainda inspirao no nada mais do que encontrar a estrada certa seguindo o faro de algum, s que pegando atalhos. (Italo Calvino, escritor italiano) H certos momentos que um pouquinho de verdade j basta para a gente formar uma opinio. (Jean Rostand, bilogo francs) A verdade a coisa mais valiosa que possumos. Ento, vamos tratar de economiz-la. (Mark Twain, escritor americano) Existem verdades que a gente s pode dizer depois de ter conquistado o direito de dizlas. (Jean Cocteau, escritor e diretor de cinema francs) "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." (Gandhi) "Se um homem encara a vida de um ponto de vista artstico, seu crebro passa a ser seu corao." (Oscar Wilde) "Livros no mudam o mundo, quem muda o mundo so as pessoas. Os livros s mudam as pessoas." (Caio Graco) "A justia a vingana do homem em sociedade, como a vingana a justia do homem em estado selvagem." (Epicuro) "Sorte o que acontece quando a preparao encontra a oportunidade." (Elmer Letterman) "Aquele que fala sem pensar, assemelha-se ao caador que dispara sem apontar." (Montesquieu) "Os sbios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os prprios erros e os idiotas no aprendem nunca." (Provrbio chins) "Quando morre um idoso, perde-se uma biblioteca." (Provrbio indiano)

"Conhece-se o corao de um homem pelo que ele faz, e a sua sabedoria pelo que ele diz." (Provrbio persa) " preciso grande sabedoria s para perceber a extenso da prpria ignorncia." (Thomas Sowell) "Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos." (Winston Churchill) "Devagar! Quem mais corre, mais tropea!" (Shakespeare)

S-ar putea să vă placă și