Sunteți pe pagina 1din 10

MBITO DA ANLISE DE INVESTIMENTOS

LVARO DUARTE
Aluno N 20101001

MARCO CUNHA
Aluno N 20101068

RESUMO: Ao avanar para um projecto de investimento necessrio considerar as mais diversas variveis e opes que podem, ou no, condicionar a execuo do mesmo e, ao mesmo tempo, levar ao sucesso, ou fracasso, do empreendimento. O mbito da anlise de investimentos to ou mais importante pois permite que, antes da execuo do investimento, se possa aferir da sua rentabilidade e do risco de envolvimento para as partes intervenientes no processo de investimento. Os investimentos so realizados de acordo com a sua tipologia, isto , de acordo com os critrios definidos para o mesmo e, sobretudo, com a estratgia assumida pela entidade investidora/empreendedora.

INSTITUTO POLITCNICO DE COIMBRA


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DEZEMBRO DE 2006

1. DEFINIO DE INVESTIMENTO
Um investimento toda e qualquer aco atravs da qual se espera que surja uma determinada rentabilidade. Deste modo, o investimento poder ocorrer nas mais variadas vertentes, quer em tempo, quer em recursos, quer em dinheiro, quer em interesse e empenho pessoal, surgindo associado a um empreendimento. Contudo importante avaliar o investimento de dois pontos de vista. Avaliando de uma perspectiva micro, um investimento qualquer aplicao de recursos que visa proporcionar benefcios futuros. Por outro lado, numa perspectiva macro a definio mais restrita e resume-se aplicao de recursos que permitam aumentar a quantidade de capital produtivo ao dispor de um pas ou de uma regio, em edifcios, equipamentos, tecnologia e existncias, ainda que isso implique o sacrifcio do consumo corrente. O investimento aflui em todos os nveis que se possam imaginar, como no investimento de uma carreira profissional, como no investimento da realizao pessoal ou, em contrapartida, naquilo que possa ser mais benfico e interessante para a pessoa que enceta o empreendimento. Num investimento existem duas partes importantes e que podem, ou no, dependendo dos investimentos em questo, ser indissociveis: Investidores: pessoa ou organizao que coloca recursos ou conhecimentos, disposio do empreendedor, num empreendimento. Neste grupo incluem-se accionistas e os seus representantes e outros apoiantes. Empreendedores: os que, para alcanar a realizao de um projecto ou empreendimento, necessitam do investimento. Em alguns casos o empreendedor e o investidor tomam a mesma figura, isto , a entidade que toma a iniciativa de encetar o empreendimento dispe dos recursos necessrios para investir no mesmo. Um investimento orientado por entidades pessoas ou organizaes que fixam os seus prprios objectivos e que, por isso, avaliam subjectivamente o empreendimento em funo dos seus interesses, ou seja, podem calcular a rentabilidade do empreendimento de uma forma distinta, subavaliando ou sobreavaliando, de acordo com os interesses da entidade que representam. importante, na fase de planeamento de um investimento, definir o mbito de aplicao do investimento, a sua rentabilidade a curto, mdio e longo prazo em funo do investimento e do empreendimento e, principalmente, o objectivo final que se pretende alcanar. Torna-se importante mencionar que, em qualquer investimento: Existem factores que podem ser controlados pelas partes envolvidas no investimento e h, por outro lado, factores que esto completamente fora de controlo das entidades. necessrio determinar, partida, as consequncias provveis e possveis que possam advir da execuo do investimento e, deste modo, avaliar o seu factor de risco.

S com a verificao e anlise dos pontos supracitados se poder avaliar a rentabilidade e projectar resultados do investimento, para confirmar, ou no, a sua viabilidade, caso contrrio os parmetros de investimento tero que sofrer modificaes. O objectivo primrio e primordial de um investimento gerar um rendimento para o investidor/empreendedor que , normalmente, calculado em termos financeiros e deve ser sempre calculado com a maior exactido possvel. Neste mbito ainda necessrio definir limites de aceitabilidade, ou seja, a fixao de metas precisas e, ainda, reconhecer onde se encontram os limites positivos e negativos pois s assim ser possvel avaliar, em qualquer momento, o estado em que se encontra o investimento. Existe ainda a possibilidade de avaliar o rendimento gerado por um investimento sem que, para isso, se recorra a termos financeiros, ou seja, pode recorrer-se a outro tipo de objectivos: Tabela 1 Tipos de objectivos Financeiros Operacionais Rendimento Relaes de investimento Compromisso Ascendncia e dependncia Contingncias Potencial futuro Sociais De Desenvolvimento Aceitabilidade Oportunidades futuras Preocupaes Tecnologia e percia Reputao Reputao Factores ticos Valor Antes de prosseguir com um investimento essencial que seja desenvolvido um trabalho de base, com o objectivo de obter conhecimentos satisfatrios sobre o investimento em questo. Assim, importante analisar: O leque de rentabilidades possveis, positivas e negativas, e em termos financeiros e no financeiros. Determinao da poltica e orientao para o empreendimento. Aspectos comportamentais do empreendimento e riscos que o mesmo envolve. Definio de sucesso e fracasso, alvos e objectivos, em termos aceitveis, para cada parte do empreendimento. Processos de gesto do empreendimento e relaes da resultantes. Nveis gerais de aceitabilidade ou do envolvimento no empreendimento. Consequncias do sucesso, ou possvel, fracasso do empreendimento. Perodo de tempo em que o investimento necessrio e em que medida esse tempo poder ser reduzido e, ainda mais importante, alargado. Com este trabalho de base poder-se- compreender melhor o contexto geral da proposta de investimento e, principalmente, avaliar a sua exequibilidade enquanto fonte de rendimento, qualquer que este seja.

FORMULAO

ESTUDO PRELIMINAR VARIANTES


Nova Formulao

Reformulao 1

ANLISE/AVALIAO

DECISO

NO

SIM

IMPLEMENTAO
Reformulao 2

EXPLORAO

CONTROLO/FISCALIZAO

AVALIAO EX-POST

Figura 1: Ciclo do projecto de investimento

2. TIPOLOGIA DOS INVESTIMENTOS


Os investimentos podem ser divididos em diversos tipos, de acordo com diferentes critrios. Podem ser classificados quanto ao objectivo, dependncia, distribuio temporal das receitas e despesas e quanto origem do capital.

2.1 Classificao quanto ao objectivo


Investimentos de reposio Investimentos de modernizao Investimentos de inovao Investimentos de expanso Investimentos estratgicos Os investimentos de reposio e/ou modernizao so relativos substituio de um equipamento por outro anlogo ou mais evoludo. Por vezes no se encontram disponveis dados que permitam a avaliao isolada das variantes com ou sem o investimento.

Os investimentos de inovao e/ou expanso enfrentam o problema da importncia a dar ao estudo de mercado e ao investimento em marketing. No caso dos investimentos de inovao torna-se necessrio prever as vendas futuras sem a comparao de dados histricos. Os investimentos estratgicos referem-se a projectos de reduo de risco com diversificao de actividades, projectos de carcter social, com implicaes na melhoria das condies de trabalho ou em ganhos de produtividade.

2.2 Classificao quanto dependncia


Investimentos independentes Investimentos dependentes mutuamente exclusivos Investimentos dependentes complementares A dependncia entre projectos de investimento um aspecto a ter em conta nas tcnicas de avaliao. No caso de se efectuar a anlise de dois projectos mutuamente exclusivos, e onde apenas um se possa realizar, a escolha no se deve basear na TIR (Taxa Interna de Rentabilidade). Se o caso a analisar for de investimentos complementares, a deciso dever ser fundamentada em equivalentes projectos.

2.3 Classificao quanto distribuio temporal das receitas e das despesas


Investimentos convencionais: D1 Dm Rm+1 Rn Investimentos no convencionais: D1 R1 D2 D3 R3 Os investimentos convencionais baseiam-se numa sequncia de inicial de m perodos em que, devido aos custos de investimento, as despesas so superiores s receitas os perodos esto representados por D seguindo-se uma fase em que se sucede o contrrio representada por Rm+1 a Rn. O investimento no convencional baseia-se numa sequncia de fluxos negativos e positivos alternados. Torna-se importante distinguir estes dois tipos de investimento pois desaconselhvel a utilizao da TIR para investimentos no convencionais.

2.4 Classificao quanto origem do capital


Investimento nacional Investimento estrangeiro directo Investimento estrangeiro indirecto

Entende-se por investimento estrangeiro directo a constituio de novas empresas com origem no exterior, e investimento estrangeiro indirecto a aquisio de participaes de empresas nacionais existentes. Existe uma enorme multiplicidade de formas jurdicas de que se reveste a interpenetrao entre capital estrangeiro e nacional, como so: Joint-ventures, em que a maioria do capital nacional Contratos de licenciamento Contratos de gesto Contratos de partilha de produo, como so exemplo o petrleo ou as minas Contratos de servios Franchising, como os casos de lojas de alimentao e vesturio

3. OBJECTIVO DA AVALIAO DE PROJECTOS


3.1 Avaliao financeira/empresarial
Uma perspectiva financeira/empresarial tem por objectivo determinar se os recursos financeiros aplicados capitais prprios e emprstimos podero ser recuperados e remunerados adequadamente, durante o perodo de vida econmica do projecto. Esta avaliao contempla duas etapas: uma primeira, designada de econmica (prfinanciamento), e que visa determinar a rendibilidade dos investimentos independentemente de como sejam financiados, uma segunda, de financiamento, que engloba o esquema particular de endividamento a adoptar, naquilo que possa afectar a rendibilidade previamente calculada.

3.2 Avaliao econmica


Uma perspectiva econmica contempla questes de relacionadas com as prioridades da economia nacional ou da colectividade, assumindo particular relevncia nos pases em que os factores de produo capital e trabalho qualificado so escassos, sendo indispensvel avaliar se o impacto econmico produzido pelo projecto, maximizado face a outra alternativa de aplicao de recursos. Esta avaliao dever ser conduzida de forma a concluir se: O projecto est inserido num sector determinante para o desenvolvimento da economia; O projecto contribuir efectivamente para o desenvolvimento do sector; Os benefcios econmicos gerados sero ou no superiores aos recursos aplicados.

3.3 Avaliao social


Uma perspectiva social procura fazer uma anlise do Bem-Estar, interessando encontrar resposta para diferentes questes: Quais os grupos sociais que beneficiam mais com o projecto?

At que ponto a distribuio do rendimento decorrente da concretizao do projecto ou no compatvel com os objectivos previamente estabelecidos para a poltica social? Qual a contribuio do projecto para o nvel de Bem-Estar Social?

3.4 Mtodos de avaliao de um projecto de investimento


A anlise de viabilidade de um projecto, considera que a rendibilidade do mesmo avaliada de duas formas distintas, quer a anlise seja feita numa perspectiva empresarial ou numa perspectiva macroeconmica. Nesta avaliao os dados so tratados a preos de mercado corrigidos de todas as distores que alteram o seu valor real, preos sombras, tambm chamados preos de referncia. As distores, referidas anteriormente, podem ser as restries s importaes, as taxas de cmbio oficiais, o controlo de preos e os incentivos s exportaes. Torna-se importante definir os preos de referncia a utilizar no clculo da rentabilidade econmica dos projectos. No entanto, necessrio ter em conta os custos e benefcios indirectos do projecto, ou seja, quais os efeitos que a realizao do projecto ter nos outros sectores da economia nacional, medidos a preos de referncia. Este tipo de anlise pretende verificar a viabilidade tcnica e financeira do projecto, bem como qual o seu contributo para a economia nacional. Sabendo que para a realizao de um projecto de investimento necessrio afectar recursos raros, como o capital e trabalho especializado, convm verificar em que medida a afectao desses recursos contribui para o desenvolvimento da economia nacional. Na avaliao macroeconmica, pode-se distinguir duas situaes: Avaliao de projectos cujo output no se apresenta directamente quantificvel Avaliao de projectos cujo output se apresenta directamente quantificvel O investimento decompe-se em capital fixo corpreo, capital fixo incorpreo e acrscimo de fundo de maneio necessrio ao funcionamento do projecto. E os custos de explorao de um projecto decompem-se em fixos e variveis. Relativamente aos benefcios, enquanto que nos projectos analisados numa ptica empresarial correspondem aos meios libertos, na ptica macroeconmica preciso ter em conta a inutilidade para os promotores e para a comunidade resultantes da mobilizao de recursos que poderiam ter aplicaes alternativas.

3.5 Ferramenta de avaliao de investimentos


A anlise de investimentos pode ser feita com recurso a ferramentas, estruturadas em trs eixos de anlise, que permitem fazer uma avaliao qualitativa e quantitativa do investimento.

Tabela 2 Eixos de anlise e objectivos Objectivos Eixos Permite Determinar o grau de alinhamento do projecto com os objectivos estratgicos do Organismo; Maximizao do Identificar os benefcios a obter com o projecto alinhamento com os Alinhamento enquanto base de sustentao avaliao do retorno do objectivos do Estratgico investimento organismo e do Identificar as consequncias da no realizao do sector projecto Avaliar a viabilidade financeira dos projectos Maximizao da Avaliao apresentados, focando o investimento de Capital e o viabilidade Financeira seu impacto nos processos alvo do investimento financeira Identificar e avaliar os potenciais riscos, isto , os Avaliao Minimizao do aspectos que podem pr em causa o sucesso do De Risco risco projecto A estrutura desta ferramenta, com trs eixos de anlise, permite leituras parciais por eixo, e quando conjugados, uma leitura global e integrada.

Figura 2: Matriz de anlise global

3.6 Anlise de alinhamento estratgico


O posicionamento do projecto, em termos de alinhamento estratgico e benefcios a obter pode ser representado por uma matriz bidimensional, com algumas recomendaes por quadrante.

Figura 3: Matriz da anlise do alinhamento estratgico / benefcios

3.7 Anlise financeira


Esta avaliao permite efectuar uma anlise multicritrio que combina vrios indicadores, como o Retorno do Investimento (ROI), o Valor Actualizado Lquido (VAL), a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) e o Perodo de Retorno do Investimento Pay-back, posicionando o investimento em termos exclusivamente financeiros na Matriz de Avaliao Financeira.

Figura 4: Matriz da avaliao financeira

3.8 Anlise de risco


Esta avaliao permite identificar e avaliar os possveis riscos do projecto. elaborado um questionrio aos organismos, o que vai permitir avaliar o grau de risco em trs vertentes, que so: Organizacional

Tecnolgico Projecto A informao recolhida no questionrio permite classificar cada vertente em risco baixo, mdio ou alto, permitindo posicionar o investimento na Matriz de Avaliao de Risco.

Figura 5: Matriz de anlise de risco Com base nos elementos do estudo de viabilidade e das indicaes resultantes do processo de avaliao do projecto, a entidade decisora poder assumir diversas posies, caso a rendibilidade seja imprecisa ou, em opo, o projecto no esteja suficientemente estudado: Proceder anlise mais aprofundada do projecto. Proceder ao reavaliao de alguns aspectos em que podero surgir dvidas, nomeadamente no grau de incerteza. Abandonar o projecto visto que o mesmo no justifica a aplicao de recursos ou o seu lanamento no se manifesta oportuno. Aceitar uma das variantes do projecto.

5. BIBLIOGRAFIA [1] Oliveira Soares, J. et al, Avaliao de Projectos de Investimento na ptica Empresarial. 1. Edio, Lisboa, 1999, pp. 13-19, ISBN: 972-618-207-7. [2] Pettinger, R., A Deciso de Investimento, Lisboa, 2003, pp. 13-40, ISBN: 9728563-36-1. [3] Sousa, Antnio Rebelo de, Anlise Econmica e Financeira de Projectos, ISCSP, Lisboa, 2005, pp. 19-96, ISBN: 972-872-665-1. [4] http://www.inst-informatica.pt/MAIS/ [5] http://www.pmelink.pt/pmelink_public/EC/0,1655,1005_29057-3_41098-View_429,00.html

S-ar putea să vă placă și