Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVAG CENTRO UNIVERSITRIO DE VRZEA GRANDE

EDSON JOS SANTANA

RELATRIO: FILME JUSTIA

Docente: Prof. Dr. Aristides Janurio da Costa Neto

VRZEA GRANDE MT 2012

Relatrio Em aula ministrada pelo Professor Dr. Aristides Janurio da Costa Neto, dia 23 de fevereiro de 2012, assistimos ao vdeo Justia, concebido e dirigido por Maria Augusta Ramos. Produzido em 2004, tal vdeo pode ser tratado, basicamente, como um documentrio e apresenta os trmites corriqueiros de um tribunal de justia no Rio de Janeiro. Aparentemente pouco artstico e de elaborao precria, essencialmente, o texto multimdia nos traz baila das reflexes questes bastante pertinentes que se estendem desde o propsito primeiro que se nos mostra logo em sua intitulao at perquiries sobre o carter esttico das produes humanas. No que se refere ao tema justia, mesmo em se podendo abarcar diversas linhas profundas de discusso, alguns temas nos saltam aos olhos, a saber: a morosidade e o formalismo dos processos judicirios, o empolamento da linguagem jurdica e, entre outros, a carga excessiva da trabalho imputada aos funcionrios do judicirio. Logo em seu incio, o vdeo apresenta uma entrevista judiciria em que o juiz prioriza visivelmente cumprir os aspectos formais do processo, no manifestando, aparentemente, preocupao com a patente deficincia fsica do ru em questo. Embora, costumeiramente, um documentrio no tenha essa preocupao, a produo de Ramos, d-nos a possibilidade de, atravs da figurativizao de alguns casos, entender o funcionamento do todo deste aparelho de estado 1 chamado justia que, na prtica, no se relaciona com as demais reas da sociedade. Em seguida, a obra acaba por nos fazer perceber questes srias como as discusses sobre o volume de trabalho de procuradores e defensores. A reflexo que nos salta aos olhos proveniente da diferente perspectiva de um e de outro: se, de um lado, o procurador se orgulha de seu trabalho a cada vez que envia um infrator para julgamento, de outro, o defensor pblico (no caso defensora) nos faz perceber, atravs de seu dilogo em famlia, que a precariedade do sistema absurda, que acaba ocorrendo uma infrao contra o bem comum enviar tantas
1

Expresso que nos chega atravs de Louis Althusser em sua obra Aparelhos Ideolgicos de Estado, na qual o autor os diferencia da aparelhos repressores do Estado. Em suma, os aparelhos ideolgicos funcionam como uma fora espiritual, no plano das ideias, atuando sobre a parte no fsica das pessoas de uma sociedade, coagindo e constrangindo-as a agir de determinado modo, ao passo que os aparelhos repressores s funcionariam em casos em que aqueles falhassem.

pessoas ao tribunal, uma vez que quem realmente acaba sendo julgado so pessoas que cometem delitos relativamente pequenos e que no podem contratar bons advogados para construir uma boa tese de defesa. A defensora pblica em sua fala provoca-nos, ainda, a refletir sobre as acomodaes em que so instalados os detentos que se acumulam em funo tambm do grande nmero de processos a serem julgados a cada dia e da morosidade do processo judicial. Ilustrao pertinente a isso d-se no momento em que um dos julgados presentes no vdeo abdica de seu direito de recurso por medo de mofar [sic.] na casa de deteno pr-julgamento. A expresso usada pelo detento bastante significativa, j que o mofo e o bolor aparecem em funo de humidade e mau armazenamento de coisas. Aparentemente sem perceber, o sentenciado, expressase a comparar-se no com um humano, mas com uma coisa, em funo do tratamento que lhe vem sendo legado. So relevantes e passveis de discusso outras imagens provenientes do documentrio. Como exemplo disso, podemos indicar os smbolos religiosos afixados nas paredes dos tribunais, que ferem o princpio constitucional de um Estado laico, j que crucifixos e a palavra deus aparecem em mais de uma ocasio. E em se tratando de simbologia, podemos ainda elencar a linguagem verbal forense que visivelmente torna alienados da circunstncia do processo os rus e seus familiares, por vcio de sua linguagem pedante e empolada. Diversas so os temas abordveis para a produo de Maria Augusta Ramos e tudo se torna mais complexo exata medida em que nos detemos para produzir uma reflexo, por menor que se nos parea. Porm, o que efetivamente nos cabe a tarefa rdua de tomar conscincia dos atos e fatos apresentados e procurar, na medida do possvel, no nos deixar influenciar pela cadeia de eventos que envolvem a justia.

Referncias ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideolgicos de Estado. 10. ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1985.

RAMOS, Maria Augusta. Justia. Documentrio. Brasil-Holanda, 2004. Durao 100 min.

S-ar putea să vă placă și