Sunteți pe pagina 1din 33

B Baixar o anexo original

Direito Penal Sursi

Arts. 77 82, do CP. Arts. 156 a 163, da LEP. Arts. 696 a 709, do CPP.

A palavra sursi significa suspenso condicional da pena.

Sursi Sistema Belga-Francs, o juiz aplica uma pena e na mesma sentena estabelece o sursi que a suspenso parcial da pena.

O sursi suspende parcialmente a execuo da pena, embora o ru no ir ser preso ele ter que cumprir uma restritiva de direitos.

Antigamente o sursi suspendia tudo e o ru no tinha que fazer nada.

Depois de o ru comparecer a uma audincia chamada admonitria que o juiz marca, onde ele ter a explicao de como ser a suspenso de sua pena, bem como as condies que ele dever cumprir, ter ele o direito de escolher a suspenso ou ser preso, a partir daqui comea contar o perodo de prova.

Requisitos da suspenso da pena:

Art. 77, do CP - A pena poder ser suspensa por 2 a 4 anos.

Todas as penas privativas de liberdade admitem o sursi, desde que obedeam as condies legais:

A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a 2 anos.

I o condenado no seja reincidente em crime doloso.

II a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio.

III no seja indicada ou cabvel a substituio prevista no art. 44 deste Cdigo.

1 - A condenao anterior a pena de multa no impede concesso do benefcio.

Sursi Etrio/ Sade

2 - Pena privativa de liberdade no superior a 4 anos poder ser suspensa por 4 a 6 anos desde que o condenado seja maior que 70 anos na data da sentena ou razes de sade que justifiquem a suspenso.

Art. 77 Requisitos da suspenso da pena (sursis)

Art. 77 - A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a 2 (dois) anos, poder ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: I - o condenado no seja reincidente em crime doloso; II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio; III - No seja indicada ou cabvel a substituio prevista no art. 44 deste Cdigo.

1 - A condenao anterior a pena de multa no impede a concesso do benefcio. 2o A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a quatro anos, poder ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razes de sade justifiquem a suspenso. A suspenso condicional da pena surge como proposta do legislador ao autor de crimes menos lesivos, para que no seja ele submetido ao rigor e s agruras de um regime prisional, desde que cumpra determinadas restries, diversas daquela decorrente da privao da liberdade.

luz do artigo 157 da Lei de Execues Penais, resulta nula a sentena que no enfrenta a possibilidade da concesso ou no do sursis ao condenado.

O sursis s ser cabvel quando (critrios cumulativos):

a) A pena privativa de liberdade for cominada na sentena em quantidade igual ou inferior a 2 anos;

b) O condenado no for reincidente em crime doloso Uma condenao anterior por contraveno no impede a concesso do benefcio (j que a lei exige a reincidncia em crime), tampouco a condenao por crime em que j tenha transcorrido o perodo de prova de 5 anos;

c) A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social do condenado, assim como os motivos e as circunstncias do crime demonstrem a necessidade e a suficincia da medida.

d) A impossibilidade de substituio da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos.

O sursis etrio tem um limite mximo de condenao mais amplo, quatro anos, sendo passvel de concesso ao septuagenrio ou quele cujas condies de sade recomendem a suspenso.

Art. 78, do CP O condenado ficar sujeito observao e ao cumprimento das condies estabelecidas pelo juiz.

1 - No 1 ano dever prestar servios comunidade ou limitao de fim de semana.

Sursi Especial

2 - Se o condenado houver reparado o dano, salvo impossibilidade de faz-lo e se as condies do art. 59 lhe forem favorveis, poder substituir a exigncia do 1 por tais condies, aplicadas cumulativamente:

a) proibio de freqentar determinados lugares.

b) proibio de ausentar-se da comarca onde reside sem autorizao.

c) comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo mensalmente.

O dispositivo apresenta as condies legais para a suspenso, que so oponveis ao condenado no primeiro ano de prova.

O 1. contm a hiptese que se denomina sursis simples.

O 2. apresenta um sursis especial, mais brando, cabvel ao condenado que reparou o dano, quando possvel, e que apresenta as circunstncias do artigo 59 do Cdigo Penal como favorveis.

As hipteses das alienas a a c do 2. devem ser aplicadas cumulativamente

Art. 79, do CP

A sentena poder especificar outras condies que fica subordinada a suspenso, desde que adequadas ao fato e situao pessoal do condenado.

O artigo 79 do Cdigo Penal d ao Juzo margem de discricionariedade para estabelecer outras condies suspenso, diversas daquelas j definidas em lei, desde que se mostrem adequadas ao fato e situao pessoal do condenado.

A ausncia de descrio legal pelo legislador fez com que fossem designadas como condies judiciais.

Art. 80, do CP - A suspenso da pena no se estende s penas restritivas de direitos nem multa. A suspenso da pena incabvel nas hipteses em que convertida a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos, tambm no sendo possvel esta suspenso em face da pena de multa.

Revogao Obrigatria

Art. 81, do CP A suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio:

I condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso.

II frustra, embora solvente, a execuo de pena de multa ou no efetua, sem motivo justificado, a reparao do dano.

III descumpre, sem justificativa, a condio do 1 do art. 78.

Revogao Facultativa

1 - O juiz escolhe se quer revogar a suspenso se o condenado descumpre qualquer outra condio imposta ou condenado irrecorrivelmente por crime culposo ou contraveno a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos.

Prorrogao do perodo de prova

2 - Se o beneficirio est sendo processado por outro crime ou contraveno, considerase prorrogado o prazo da suspenso at o julgamento definitivo.

3 - Quando facultativa a revogao, o juiz pode, ao invs de decret-la, prorrogar o perodo de prova at o mximo, se este no foi o fixado.

Inciso I A condenao irrecorrvel por crime doloso causa revogao obrigatria da suspenso da pena.

Contudo, da condenao definitiva que resulta apenas em pena de multa, ainda que pela prtica de crime doloso, no se cogita a revogao da suspenso, porquanto a pena de multa no impede a concesso deste benefcio.

Ex: Sursis Revogao Condenao a pena de multa por crime doloso durante o perodo de prova Impossibilidade Embora a condenao por crime doloso durante o prazo do sursis seja, em tese, causa de sua revogao, tendo sido aplicada somente a pena de multa, no h porque se operar o cancelamento do benefcio, j que mesmo antes do perodo de prova a condenao reprimenda pecuniria no impede sua concesso (TACRIM-SP RA 1.017.373 Rel. Evaristo dos Santos).

Inciso II A frustrao da pena de multa no apenas sua falta de pagamento. J que tal hiptese deve resultar na execuo do crdito como dvida de valor, na forma do artigo 51 do Cdigo Penal.

Com efeito, a frustrao se configura quando o condenado, sendo solvente, cria obstculos injustificados ao cumprimento da pena, da de se cogitar a revogao obrigatria da suspenso.

Inciso III - O descumprimento da prestao de servios comunidade ou da limitao de final de semana (artigo 78, 1., do Cdigo Penal) tambm resultam suficientes para a revogao obrigatria do benefcio.

A revogao ser facultativa no descumprimento das demais condies ou se lhe sobrevm condenao irrecorrvel por crime culposo ou por contraveno (na hiptese de condenao por crime doloso a revogao ser obrigatria).

2. - O trmite de processo por crime ou contraveno prorroga o perodo de prova at a data do julgamento definitivo daquele.

3. - dispositivo que trata de um efeito da revogao facultativa, quando ela no for deferida o perodo de prova prorrogado at o mximo, se este no foi o tempo fixado.

Cumprimento das condies

Art. 82, do CP Expirado o prazo sem que tenha havido revogao, considera-se extinta a pena privativa de liberdade. O decurso do prazo sem revogao da suspenso premia o condenado com a extino da pena privativa de liberdade. O critrio, neste caso, objetivo e dispensa ato formal do Juzo. Basta restar implantado o perodo probatrio para que a pena reste automaticamente extinta, sem a necessidade de deciso judicial neste sentido.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- suspenso condicional da pena (sursis): o ru condenado a PPL e, por estarem presentes os requisitos legais, o juiz suspende essa pena, submetendo o sentenciado a um perodo de prova, no qual o mesmo deve observar certas condies; como existe condenao, caso o sujeito venha a cometer novo crime, ser considerado reincidente.

- suspenso condicional do processo (sursis processual): criada pelo art. 89 da Lei n 9.099/95; o agente acusado da prtica de infrao penal cuja pena mnima no exceda a um ano e desde que no esteja sendo processado, que no tenha condenao anterior por outro crime e que estejam presentes os demais requisitos que autorizam o sursis (art. 77), dever o MP fazer uma proposta de suspenso do processo, por prazo de 2 a 4 anos, no qual o ru deve submeter-se a algumas condies: reparao do dano, salvo

impossibilidade de faz-lo; proibio de freqentar determinados locais; proibio de ausentar-se da comarca onde reside sem autorizao do juiz e comparecimento mensal e obrigatrio a juzo, para informar e justificar suas atividades; assim, aps a elaborao da proposta pelo MP, o juiz deve intimar o ru para que se manifeste acerca dela (juntamente com seu defensor), e, se ambos a aceitarem, ser ela submetida homologao judicial; feita a homologao, entrar o ru em perodo de prova e, ao final, caso no tenha havido revogao, decretar o juiz extino da punibilidade do agente; dessa forma, decretada a extino da punibilidade, caso o sujeito venha a cometer novo crime, no ser considerado reincidente.

28/02/2012

Sursi

- Hediondos (8072/90)

Caso haja a possibilidade de aplicar o sursi, possvel ter o sursi mesmo se tratando de crime hediondo.

A Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90) no probe a suspenso condicional da pena de um condenado. O sursis pode ser aplicado desde que ele preencha os requisitos do artigo 77 do Cdigo Penal, que dispe sobre a suspenso da pena.

Com esse entendimento, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu Habeas Corpus, nesta tera-feira (14/9), a um professor de educao fsica acusado de trfico de drogas. O caso volta Justia de primeira instncia, que vai examinar se o professor rene as condies para ser beneficiado com o sursis.

A deciso, tomada por unanimidade, modifica o entendimento que dominou o Supremo at ento: de que no cabe suspenso da pena nos crimes considerados hediondos.

O relator da matria, ministro Marco Aurlio, entendeu que "a Lei 8.072/90 no contm

nenhuma norma explcita que exclua a possibilidade de aplicao do sursis, no se podendo extrair a concluso de sua incompatibilidade em face da mera aposio da etiqueta hediondo num determinado tipo penal".

Em seu voto, que conduziu o julgamento da questo, Marco Aurlio afirmou que a Leis dos Crimes Hediondos no vedou a suspenso da pena "de modo algum, no competindo ao juiz criar restries onde o legislador no previu".

O ministro ressaltou que no razovel que o ru condenado por crime hediondo tenha o direito de exigir, sempre, a concesso do sursis. Mas, ao mesmo tempo, no se pode negar esse benefcio sistematicamente.

- Drogas (11343/2006)

Mesmo que a pessoa se enquadre nos requisitos para o sursi, no possvel a aplicao do sursi.

Como sabido, a nova lei de drogas (Lei n 11.343/2006), diferentemente da lei anterior (Lei n 6.368/76), proibiu, expressa e terminantemente, quanto ao crime de trfico e equiparados, a substituio da pena de priso por pena restritiva de direito, alm de consider-los inafianveis e insusceptveis de sursis, graa, indulto etc

- LCP (Decreto - Lei 3688/41) Art. 41. Provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pnico ou tumulto: Pena - priso simples, de quinze dias a seis meses, ou multa, de duzentos mil ris a dois contos de ris.

possvel sursi, mas o perodo de prova contado de forma diferente.

- Ambientais (9605/98)

possvel sursi em relao aos crimes ambientais, mas para as penas privativas de liberdades at 3 anos.

No que se refere ao instituto criado pelo art. 89, da Lei 9.099/95, disps, em seu art. 28, que a aplicao se d quanto aos crimes de menor potencial ofensivo definidos nesta Lei. No dispe, em nenhum de seus artigos, sobre uma definio prpria de infraes de menor potencial ofensivo, o que induz concluso de que somente ser possvel, quando se tratar de crime cuja pena mxima no seja superior a 1 (um) ano, consoante a exata dico do art. 61, da Lei dos Juizados Especiais. H, evidentemente, conflito com as disposies da mencionada Lei n 9.099/95, onde de forma mais abrangente se admite a suspenso condicional do processo, vez que aplicvel a quem esteja sujeito pena mnima inferior ou igual a 1 (um) ano. Mas a redao do caput, do art. 28, empresta tratamento diverso, o que possvel em face de se tratarem ambos os diplomas de leis infra-constitucionais da mesma hierarquia. Sendo a regra estabelecida pela Lei 9.605/98 posterior, e alm disso especfica, prevalece sobre a norma geral insculpida na Lei dos Juizados Especiais. Em assim sendo, somente admitem o instituto, os crimes previstos no art. 29, caput, e 1, incisos I a III, art. 31, art. 32, caput e 1 (inseridos no captulo V, que trata dos crimes contra o meio ambiente, seo I - crimes contra a fauna), art. 44, art. 46, caput e p. nico, art. 48, art. 49 e p. nico, art. 50, , art. 51 e art. 52, observada a incidncia do contido no art. 53 (inseridos no captulo V, que trata dos crimes contra o meio ambiente, seo II - crimes contra a flora), art. 54, 1, art. 55, ca-3

put e p. nico, art. 56, 3, art. 60, tendo-se presente a anlise do contido no art. 58, incisos e p. nico (inseridos no captulo V, que trata dos crimes contra o meio ambiente, seo III - da poluio e outros crimes ambientais), art. 62, p. nico, art. 64, art. 65, caput e p. nico (inseridos no captulo V, que trata dos crimes contra o meio ambiente, seo IV - crimes contra o ordenamento urbano e patrimnio cultural), art. 67, p. nico e, art. 68, p. nico (inseridos no captulo V, que trata dos crimes contra o meio ambiente, seo V - crimes contra a administrao ambiental). Ademais, outra inovao importante se verifica como acrscimo s regras da suspenso condicional do processo, tendo elas relao com a declarao de extino da punibilidade, prevista no 5, do art. 89, da Lei 9.099/95. Exige, para que possa ser declarada, a existncia de laudo de constatao de reparao de dano ambiental, a no ser que se demonstre a impossibilidade de faz-lo (art. 28, inciso I). Existente a perspectiva de se exigir a reparao, demonstrado que no tenha ela sido completa, deve se dar a prorrogao do lapso de suspenso, at o mximo de 4 (quatro) anos, aos quais se acresce mais 1 (um) ano, sem que se verifique a suspenso do lapso prescricional (art. 28, inciso II). Durante a prorrogao no se exigir o cumprimento das demais condies aplicadas (art. 28, III), sendo obrigatria nova vistoria para a observncia da efetiva implementao da reparao do dano ambiental, permitida nova prorrogao, respeitado o perodo de tempo mencionado (art. 28, IV). Verificado o trmino da prorrogao, obrigatoriamente se dever ter como reparado o dano ambiental (art. 28, V) e, muito embora no haja expressa manifestao no texto legal, a constatao de que o mesmo no ocorreu, determinar a continuidade da ao penal

Livramento Condicional

Arts. 83 a 90, do CP. Arts. 131 a 146, da LEP. Arts. 710 a 733, do CPP.

O Livramento Condicional a ltima etapa da execuo da pena.

A pessoa cumpri uma parte da pena e depois condicionadamente fica durante certo tempo em observao.

Requisitos do Livramento Condicional

Art. 83, do CP -

O juiz poder conceder o livramento ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprido alguns requisitos.

I cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes.

II cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso.

III comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto.

IV tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao.

V cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica de tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. Por exemplo: cometer qualquer um destes crimes duas vezes (hediondo e tortura etc., exceto no caso de trfico de drogas, pois para impedir o livramento em relao a drogas ter que ser reincidente especfico em trfico de drogas). OBS.: ter direito ao livramento quando cometer qualquer um destes crimes com trfico.

Pargrafo nico para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinqir. O livramento condicional consiste numa liberdade antecipada do apenado, que concedida de modo precrio e exige o cumprimento de determinadas exigncias previamente estabelecidas.

Embora se possa concluir textualmente que o livramento condicional se trata de uma faculdade cabvel ao apenado, pois a lei fala que o juiz poder conced-lo, o entendimento corrente no sentido que ele no decorre de ato judicial discricionrio, sendo obrigatria tal benesse quando verificados os requisitos do artigo 83 do Cdigo Penal.

So divididos doutrinariamente em requisitos objetivos e subjetivos. Aqueles so referentes ao perodo de pena j cumprido, natureza do delito, quantidade de pena e exigncia de reparao do dano (incisos I, II, IV e V), os de carter subjetivo, de outro lado, so os relacionados pessoa do condenado, assim como ao seu comportamento carcerrio (inciso III e pargrafo nico do artigo 83 do Cdigo penal).

Soma de penas

Art. 84, do CP - As penas que correspondem a infraes diversas devem somar-se para efeito do livramento.

Por exemplo: podem ser vrios processos e quando pega cada um individualmente a soma no tem o mnimo para conseguir o livramento e somando todos os processos consegue os 2 anos para o livramento, ento o juiz poder fazer isto. Para a concesso do livramento as penas de crimes diversos devem ser somadas. O resultado da soma das penas resultar na base de clculo para o clculo da concesso do livramento condicional. Especificaes das condies

Art. 85, do CP

A sentena especificar as condies a que fica subordinado o livramento. As condies do livramento, a serem definidos em sentena, esto disciplinadas no artigo 131 e seguintes da Lei de Execuo Penal, sendo algumas obrigatrias (as legais) e outras facultativas (que podem ser fixadas a critrio do Juzo).

As condies obrigatrias, ou legais, consistem na obrigao de ocupao lcita em tempo hbil, se tiver apto para o trabalho; comunicao peridica de suas ocupaes ao Juzo; e no mudar de Comarca sem autorizao judicial (1. do artigo 132 da LEP).

As facultativas, ou judiciais, a serem fixadas pelo juzo, so diversas daquelas previstas como obrigatrias. Como exemplo, tem-se a comunicao ao Juzo da sua mudana de endereo, recolhimento noturno, a proibio de frequentar determinados lugares etc.

Revogao do Livramento

Art. 86, do CP - Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel:

I por crime cometido durante a vigncia do benefcio.

O liberado est em um livramento de 5 anos, no 3 ano de cumprimento comete um novo

crime, ento desconsiderado este tempo de livramento que foi cumprido e ele cumprir os 5 anos novamente (sem direito a livramento) mais os anos do novo crime (com direito de livramento).

II por crime anterior, observado o disposto no art. 84.

O liberado est em um livramento de 5 anos, no 3 ano de cumprimento sobrevm uma condenao de crime anterior de mais 5 anos, o liberado cumprir mais 5 anos do crime anterior e mais 2 anos do que falta do perodo de prova do crime atual (neste caso, as penas podero ser somadas e concedido um novo livramento).

O perodo de prova do liberado condicional o resto, o saldo da pena que falta para cumprir. O descumprimento das condies do livramento causa suficiente revogao do benefcio. O artigo 86 do Cdigo Penal destaca hipteses em que a revogao de tal benefcio obrigatria.

O crime cometido no curso do perodo de prova enseja a revogao do livramento e a continuidade o cumprimento da pena anterior ao benefcio revogado.

O apenado tambm ter revogado seu benefcio se condenado por crime cometido antes da concesso do livramento. Nesta hiptese, contudo, o perodo de pena cumprido durante o livramento ser aproveitado.

Em ambas as hipteses, contudo, s se revoga o benefcio se a pena cominada na condenao superveniente for privativa de liberdade, a cominao isolada por pena de multa no autoriza a revogao do livramento.

A transgresso de uma das condies do livramento condicional autoriza a suspenso do benefcio e o recolhimento do liberado. A revogao, conduto, depende do trnsito em julgado da sentena condenatria, j que resulta no cumprimento integral da pena privativa de liberdade. O perodo de prova do livramento, neste caso, vai prorrogado at o julgamento definitivo pelo fato novo.

05/03/2012 - continuao

Revogao Facultativa

Art. 87, do CP

O juiz poder optar revogar, caso o liberado descumprir qualquer obrigao estabelecida na sentena ou for condenado irrecorrivelmente por crime ou contraveno a pena que no seja privativa de liberdade.

Neste caso, no vai descontar o tempo que esteve em liberdade e no poder ser concedido um novo livramento ao liberado.

O artigo 87 do Cdigo Penal destaca situaes em que a revogao do benefcio poder ser revogada, a critrio do Juiz. Nas hipteses do artigo 86 a revogao obrigatria.

So elas o descumprimento das condies do livramento, que foram fixadas na sentena e a condenao por crime ou contraveno que no resulta em privao da liberdade.

Obs: O artigo 145 da Lei de Execues Penais prev a hiptese de suspenso do livramento condicional. Embora, de fato, se afigure semelhante revogao, por implicar no recolhimento do apenas, ela fica no aguardo da deciso sobre o novo fato praticado.

Efeitos da Revogao

Art. 88, do CP

Revogado o livramento no poder ser novamente concedido e no se desconta na pena o tempo em que esteve solto, salvo quando a revogao resulta de condenao por outro crime anterior quele benefcio.

A revogao do livramento condicional impe o retorno ao cumprimento da pena em que concedida. Alm disso, ela impede:

a) A concesso de um novo livramento a partir da pena em cumprimento; e

b) O aproveitamento, na pena j executada, do perodo em que esteve solto, salvo quando a condenao superveniente for por crime anterior, j que, neste caso, a revogao no se deu por descumprimento das condies do benefcio.

Extino Art. 89, do CP

O juiz no poder declarar extinta a pena, enquanto no passar em julgado a sentena em processo a que responde por crime cometido na vigncia do livramento.

A disciplina do dispositivo em questo impede a extino da pena do liberado quando processado por crime cometido no curso do livramento. Quando processado por contraveno posterior no h, ex vi legis, bice extino da pena.

De outro lado, decorrido o prazo do livramento de se considerar cumpridas suas condies, prorrogando-se, segundo a doutrina, o perodo de prova. Isso at o trnsito em julgado da sentena condenatria.

Art. 90, do CP

Se no houver revogao do benefcio at o seu trmino, considera-se extinta a pena privativa de liberdade. Aqui a norma disciplina o livramento condicional cumprido satisfatoriamente pelo liberado, sem qualquer incidente que tenha determinado a revogao do benefcio em seu curso.

Efeitos da Condenao

Pena Sano Med. Segurana

Imputveis

condenado

semi imputvel

condenado

Os efeitos das condenaes podem ser considerados principais ou secundrios.

Efeito principal: pena/ medida de segurana

Efeitos secundrios/ reflexos:

- Penal:

Artigos 63, 81, 86, 95, 110 caput, 117 VI, 155 2, 170, 17 1, 180 3, 138 3 I e III,do CP, 25 LCP, 76 2 I, 89 caput, 9099/95

- Extra penal:

* Civis: Obrigao indenizar dano causado (art. 91, I, do CP) Confisco (art. 91, II, do CP) Incapacidade do ptrio poder (art. 92, II, do CP) Revogao das Doaes (art. 557, do CC) Sucesso (art. 1814, do CC) Deserdao (art. 1962 e 1963, do CC)

* Administrativos:

Perda de cargo ou funo pblica (art. 92, I, do CP)

Inabilitao para dirigir veculo (art. 92, III, do CP)

* Polticos:

Perda de mandato eletivo (art. 92, I, do CP)

Suspenso de direitos polticos enquanto durar efeitos da condenao (art. 15, III, da CF)

* Trabalhistas: Resciso de contrato de trabalho por justa causa (art. 482, da CLT)

06/03/2012

Efeitos Genricos e Especficos

Art. 91, do CP

Os efeitos genricos so automticos, ou seja, mesmo que o juiz no coloque na sentena eles tero que ser cumpridos. Os efeitos da sentena penal condenatria extrapolam o status libertatis do condenado, alterando tambm as relaes jurdicas estabelecidas no mbito civil. O Captulo VI do Volume 1 do Cdigo Penal delimita o alcance civil da condenao criminal, mas no o esgota, pois a legislao ordinria tambm pode estabelecer outros efeitos.

O artigo 91 trata dos efeitos genricos da condenao, ditos assim porque todas as condenaes criminais os contm.

O primeiro efeito a obrigao de reparar o dano, condito no inciso I do artigo em questo, assim como no inciso II do artigo 475-N do Cdigo de Processo Civil. Tal dispositivo encerra salutar medida de economia processual, pois livra a vtima e/ou seus sucessores da obrigao de buscarem, na esfera civil, um novo reconhecimento do dever do condenado de indenizar o ilcito praticado.

Sem embargo ao reconhecimento dessa obrigao, para que ela se torne lquida contra o condenado, deve ser fixado ainda o valor do dano, em procedimento prprio de liquidao de sentena.

O inciso II do artigo 91 do Cdigo Penal trata do confisco dos instrumentos do crime, j que resulta na perda de bens do condenado em favor do Estado.

Os bens passveis de confisco so os instrumentos do crime, quando seu fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato criminoso.

So tambm passveis de apropriao pela Unio o produto do crime ou qualquer bem de valor, incluindo-se a eventual vantagem pecuniria, obtida pelo autor do fato criminoso.

Contudo, a perda dos bens no pode resultar em prejuzo contra o lesado ou o terceiro de boa-f.

Por fim, inexistindo restrio legal incidncia do confisco destes bens, compreende-se que esta medida prescinde manifestao do Juzo, operando-se automaticamente, por fora de lei.

Art. 92, do CP

Os efeitos especficos devero ser motivadamente determinados pelo juiz na sentena para serem cumpridos.

Esses efeitos extrapenais no se operam automaticamente. Por fora do pargrafo nico do artigo em questo, eles devem ser declarados pelo Juiz na sentena, de modo fundamentado. No mais, sua imposio deve observar a relao entre o dever funcional, familiar e/ou legal violado e o delito praticado, assim como o alcance da responsabilidade do autor, da sua culpabilidade, da extenso do dano etc...

- Inciso I, a A perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo pode ser imposta

quando condenado o ru a pena privativa de liberdade igual ou superior a um ano e o delito for praticado com abuso do poder ou violao do dever para com a administrao pblica.

- Inciso I, b Quando aplicada a pena privativa de liberdade superior a quatro anos, a perda do cargo, funo pblica ou mandato pode ser declarada independentemente de o fato conter abuso do poder ou violao do dever para com a administrao pblica.

- Inciso II A incapacidade para o exerccio do ptrio-poder (a partir do novo Cdigo Civil designa-se poder familiar), tutela ou curatela, deve resultar da incompatibilidade de tal munus, tendo em conta a natureza do fato praticado contra a vtima. Destacam-se, entre outros, os casos de estupro, favorecimento prostituio etc...

Pode ser imposta nos crimes dolosos, em que a pena cominada a de recluso, excluindose as hipteses de crimes culposos e as com sanes mais brandas (ex. deteno).

Obs: O legislador penal no arrolou, entre as hipteses de incapacidade do inciso II do artigo 92 do Cdigo Penal, a relao jurdica decorrente da guarda, ainda que, de fato, trate-se de instituto jurdico muito semelhante ao poder familiar e tutela.

Poder-se-ia argumentar, a partir de ento, que nos casos em que a vtima est sob a guarda do autor do fato, o Juzo no poderia declarar sua inaptido para o exerccio da guarda, justamente pela ausncia de previso legal nesse sentido, ainda que presentes os demais requisitos para o reconhecimento de tal efeito.

Contudo, deve se ponderar que o objetivo da norma, neste ponto, o de tutelar o interesse da vtima, e no do autor, mesmo que em razo da taxatividade da lei penal no se possa impor restries no contidas nela.

No mais, cedio que nosso ordenamento vem se orientando pelo princpio da proteo integral criana e ao adolescente (artigo 3. da Lei n. 8.069/90), razo pela qual, neste caso, de se compreender que o interesse do menor/vtima prevalece sobre o do autor do fato, impondo-se tambm, a partir de ento, que se reconhea a inaptido do guardio para manter a vtima sob os seus cuidados.

Assim, compreende-se que o Juiz tambm pode declarar, na sentena penal condenatria, a incapacidade do autor para o exerccio da guarda da vtima, no obstante ausente previso legal para esta hiptese especfica.

De outro lado, caso no seja reconhecido na sentena penal tal impedimento, nada obsta que, em ao prpria, junto ao Juizado da Infncia e da Juventude, seja formulado pedido equivalente, justamente em face do interesse preponderante da vtima.

- Inciso III A inabilitao para dirigir veculo utilizado em crime doloso medida muito semelhante restritiva de direitos prevista no artigo 47, inciso III, do Cdigo Penal, consistente na suspenso da habilitao para dirigir veculo automotor.

Contudo, difere-se desta por s ser aplicvel ao crime doloso em que o veculo utilizado como meio para seu cometimento, perdurando-se a inabilitao at a reabilitao do ru.

- Reparao ex delicto A reparao decorrente de um delito, ou seja, por causa de um delito.

Art. 91, do CP

I indenizao do dano causado pelo crime

Art.

186, do CC 927, do CC

935, do CC - Se houver uma condenao criminal haver reparao de danos, ou seja, esta ser usada no juzo cvel para reparao de danos. 63, do CPP Transitado em julgado a sentena condenatria, poder entrar com uma ao execuo no juzo cvel para reparao de dano. 64, do CPP entrar com uma ao ordinria (processo de conhecimento) de reparao de danos. 387, IV, do CPP - O juiz ao proferir sentena condenatria fixar o valor mnimo para reparao de danos causados pela infrao.

Sentena absolutria art. 386, do CPP

- Medida de Segurana Inimputvel (ao ordinria de indenizao de reparao de danos)

Se for Condenao Penal (faz coisa julgada):

- Poder propor uma Ao de Execuo de indenizao de reparao de danos (cvel)

Se for Absolutria Penal (no faz coisa julgada):

- Poder propor uma Ao Ordinria (de conhecimento) de indenizao de reparao de danos no juzo cvel.

Obs.: Uma absolutria penal faz coisa julgada quando:

- For excludente da ilicitude (art. 23, 24, 25, do CP), ou seja, uma pessoa que foi absolvida por estar agindo em conformidade com a lei. (no h possibilidade de ao ordinria (de conhecimento) de indenizao por reparao de danos na esfera civil)

- Inexistncia material do fato (no h possibilidade de ao ordinria (de conhecimento) de indenizao por reparao de danos na esfera civil)

Exceo:

Estado de Necessidade Exemplo: Tcio tem um cachorro que est atacando Mvio que corre e causa dano no carro de Tiburcio. Mesmo estando em estado de necessidade, Mvio ter que reparar o dano no carro de Tiburcio, porque Tiburcio no era o dono do cachorro e no causou esta situao, poder entrar com ao de regresso contra Tcio.

Legtima defesa com aberratio ictus (art. 73, do CP) Exemplo: Mvio tentando reparar a agresso de Tcio atinge um terceiro inocente que no tem nada a ver com a situao, neste caso, considera-se a legtima defesa de Mvio no respondendo pelo crime, mas Mvio ter que reparar o dano do terceiro inocente.

Avaliao Continuada 26/03/2012 segunda feira

12/03/2012 Lei 9099/95 Art. 74 - Homologao de Composio Civil

Ela no condenatria (as partes entram em um acordo), mas possibilita a execuo civil se houver descumprimento, porque uma sentena homologatria.

Lei 9099/95 Art. 76, 6 - Transao

Quando a pessoa, satisfeitos os requisitos legais, aceita receber uma pena, assim, o promotor poder oferecer uma pena sem processo, esta no condenatria e no gera antecedente, mas se a pessoa no reparar o dano, poder ser demandado, ou seja, entrar com uma ao ordinria (de conhecimento).

Efeitos Genricos e Especficos

Art. 91, do CP

II a perda em favor da unio, ressalvados o direito do lesado ou de terceiro de boa f.

Confisco

Alnea a) - Instrumentos

A pessoa condenada s perde os instrumentos do crime para o Estado, se caso estes instrumentos sejam ilcitos ou para fins ilcitos.

Alnea b) - Produto/ Proveito do Crime

tudo aquilo que se origina do crime diretamente ou por sucessivas especificaes. Exemplo: a pessoa rouba uma barra de ouro, depois faz uma jia e a vende, assim, a barra, a jia, o dinheiro adquirido so produtos do crime, e tudo aquilo que a pessoa comprou com o dinheiro do crime como imveis, veculos so proveito do crime.

Obs.: o que for lcito o sujeito condenado no perde.

O confisco um efeito de sentena condenatria que o juiz no precisa especificar na sentena, pois ocorre automaticamente.

Art. 243, da CF - (glebas para plantio de drogas) Lei 8257/91 - (expropriao das glebas) Lei 11343/2006 - art. 36, 4 (expropriao das glebas), art. 60 a 64, (aeronaves)

Lei 8429/92 - art. 18 (Improbidade administrativa) Lei 9613/98 - art. 4 e 7 (Lavagem de dinheiro) Lei 7716/89 Lei 8069/90 - art. 244 A, 2 (Estatuto da Criana e do Adolescente) Lei 9605/98 - art. 24, 25 e - (Crimes ambientais)

Efeitos Genricos e Especficos

Art. 92, II, do CP

So efeitos no automticos, o juiz ter que determinar na sentena, fundamentadamente, os efeitos da condenao aplicados aquele condenado.

(efeito civil)

II A incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos (in abstrato) a penas de recluso.

Esta incapacidade permanente em relao ao filho em que ele cometeu o crime e, tambm, a todos os outros seus filhos, mas no livra o sujeito da obrigao de dar assistncia, no entanto, caso o sujeito se reabilitar, ele poder recuperar o ptrio poder apenas sobre os filhos a que ele no cometeu o crime.

19/03/2012 - continuao

(efeito administrativo) e (efeito poltico):

I a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo:

a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a 1 ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica.

b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 anos, nos demais crimes (roubo, leso, homicdio, etc.).

Funcionrio pblico para efeito penal: Ser considerado funcionrio pblico qualquer um que exercer ainda que de maneira transitria, sem remunerao ou temporrio (Art. 327, do CP).

Estes efeitos penais so permanentes, o funcionrio pblico que perder o cargo no ir mais recuper-lo, se caso o sujeito for reabilitado, poder exercer um novo cargo que no seja o mesmo.

Art. 312 a 327, do CP (Crimes contra Administrao Pblica) Art. 289, 3, do CP (Moeda Falsa) Lei 9455/97 (Tortura) Obs.: caso o funcionrio seja condenado por tortura, a perda do cargo automtica. Lei 7716/89 - (Racismo) Obs.: caso o funcionrio seja condenado por racismo, a perda do cargo no automtica. Lei 8666/93 (Licitaes) Obs.: caso o funcionrio seja condenado por licitaes, em razo ou nas funes da administrao pblica, a perda do cargo automtica.

(efeito poltico)

Mandato eletivo.

Art. 55, VII, da CF. Art. 15, III, da CF Efeito penal automtico. Smula 9, do TSE. se o sujeito cumprir a pena, automaticamente, ele retoma seus direitos polticos, sem precisar tomar nenhuma providncia para poder votar ou ser votado novamente.

(efeito trabalhista)

Art. 482, d, da CLT o sujeito condenado a pena privativa de liberdade de forma definitiva, ter rescindido seu contrato de trabalho por justa causa, independente do tipo de crime cometido.

III a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso.

A inabilitao para dirigir veculo permanente at sua reabilitao.

20/03/2012

Matria da Prova 1. - Sursis at Reabilitao.

Prova 2 23/04/2012

Reabilitao Art. 93, 94 e 95, do CP. Art. 743 a 750, do CPP.

a declarao judicial de que esto cumpridas ou extintas as penas impostas ao sentenciado, que assegura o sigilo dos registros sobre o processo e faz com que fiquem suspensos condicionalmente alguns efeitos secundrios penais da condenao. a reintegrao do condenado no exerccio dos direitos atingidos pela sentena.

O sujeito pode ter sua reabilitao revogada, caso faa algo errado.

Art. 93, do CP - A Reabilitao alcana quaisquer penas aplicadas em sentena definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre seu processo e condenao.

Art. 202, da LEP.A reabilitao meio de suprimir os efeitos e assegurar o sigilo dos registros sobre o processo e a condenao, segundo art. 93 do Cdigo Penal (Superior Tribunal de Justia Recurso Especial n. 43.799-7 RJ, rel. Min. Pedro Acioli, j. em 18/10/1994).

Ela no extingue a punibilidade do apenado, apenas suspende alguns efeitos da condenao, assegurando o sigilo dos registros de aes em que processado o reabilitado, pretende-se assegurar uma ficha limpa ao condenado, como recompensa por sua conduta aps a condenao.

O alcance da reabilitao restringido, contudo, pelo pargrafo nico do artigo 93 do Cdigo Penal, j que a perda do cargo ou funo pblica e mandato eletivo, assim como a inaptido para o exerccio do poder familiar, da tutela e da curatela (e tambm da guarda) remanescem irreversveis, por expressa previso legal.

A inabilitao para dirigir veculo, por seu turno, suprimida pela reabilitao.

A competncia para apreciar pedido de reabilitao do Juiz da condenao, por fora do artigo 793, do Cdigo de Processo Penal. Sigilo A LEP no trata da reabilitao, mas garante automaticamente o sigilo.

Sigilo: nos registros daquele processo, do tipo de crime cometido.

Suspenso efeitos secundrios: suspenso dos efeitos penais e extra penais.

Efeito principal a imposio da pena.

Vedada Reintegrao situao anterior

Exemplo: se o sujeito perdeu o ptrio poder, cumpriu a pena e foi reabilitado, ele retomar este ptrio poder, menos em relao ao filho ao qual ele cometeu o crime, porm se esta reabilitao for revogada ele perder novamente o ptrio poder.

Exemplo: o sujeito perdeu o cargo pblico, ele no voltar ao mesmo cargo nunca mais, somente se for reabilitado podendo voltar a exercer outro cargo diferente do qual ele detinha anteriormente.

Exemplo: se o sujeito perder a habilitao para dirigir veculo e for reabilitado, ele estar autorizado a realizar um novo exame, prova veicular.

Art. 94, do CP. A reabilitao poder ser requerida, decorridos 2 anos do dia em que for extinta a pena ou terminar sua execuo, computando-se o perodo de prova da suspenso e o do livramento condicional, se no sobrevier revogao, desde que o condenado:

Se o sujeito passou o sursis e o livramento condicional sem revogao poder computar este tempo e se caso j tenha dado 2 anos poder requerer a reabilitao ou, por exemplo, o sursis ou o livramento der 1 ano, contar apenas mais 1 ano para requerer a reabilitao.

I Tenha tido domiclio no Pas no prazo acima referido.

II Tenha dado, durante esse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado.

III Tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer, at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida.

Pargrafo nico. Negada a reabilitao, poder ser requerida, a qualquer tempo, desde que o pedido seja instrudo com novos elementos comprobatrios dos requisitos necessrios.

De plano o artigo 94 do Cdigo Penal j destaca o requisito temporal para o deferimento da reabilitao, que o de dois anos, definindo, inclusive, o termo inicial da contagem do prazo, que se d a partir da extino da pena ou do trmino da sua execuo.

Neste caso considerado, inclusive, o tempo da suspenso condicional da pena e, tambm, o tempo do livramento condicional, caso estes no tenham sido revogados.

Obs: se o prazo de tais benefcios for superior a dois anos, no se cogita a reabilitao enquanto eles no forem esgotados.

O domiclio no pas, no curso dos dois anos, a prova do bom comportamento pblico e privado, antes do pedido, e o ressarcimento do dano, salvo quando comprovada a absoluta impossibilidade de faz-lo ou houver renncia da vtima, so os requisitos elencados nos incisos I a III do mencionado dispositivo legal, sem os quais no possvel cogitar a reabilitao.

A jurisprudncia entende, de outro lado, que o pedido de reabilitao ainda se submete disciplina dos artigos 743 e 744, inciso I, do Cdigo de Processo Penal, por compreender que estes no foram revogados com a reforma penal operada em 1984 (JUTACRIM 89/150).

No mais, pela dico do pargrafo nico do artigo em anlise, a deciso judicial que indefere a reabilitao judicial no obsta um novo pedido, desde que restem satisfeitas as condies necessrias a tanto.

Prescrio da pretenso executria.

Reincidncia

O sujeito que for condenado como reincidente por qualquer crime a pena privativa de liberdade ou restritiva de direito, exceto multa, ter a reabilitao revogada.

Revogao

Art. 95 - A reabilitao ser revogada, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por deciso definitiva, a pena que no seja de multa.

Duas condies, que so cumulativas, devem incidir na hiptese para que haja revogao da reabilitao. O reconhecimento da reincidncia e a cominao de pena, que no a de multa.

Cogita-se, ento, um limite temporal revogao da reabilitao a sentena em que se julga infrao penal anterior a 05 anos no tem o condo de afetar o benefcio, j que este o limite temporal da reincidncia.

A natureza da sano cominada de outro lado tambm pode ser incua revogao, j que, pela pena de multa tambm no pode cogitar a revogao do benefcio.

A revogao da reabilitao somente poder ser dada caso o sujeito seja condenado como reincidente a pena privativa de liberdade ou restritiva de direito, portanto, passados os 5 anos que conta o tempo da possibilidade de ser condenado como reincidente no poder mais ser revogada a reabilitao.

Neste caso tambm considera-se o tempo cumprido, sem revogao, pelo sursis ou livramento condicional para contar o tempo da reincidncia, ou seja, se o sujeito cumprir 3 anos de livramento condicional sem revogao e mais 2 anos livre, no poder mais ser revogada a reabilitao, pelo fato de no poder ser mais condenado por reincidncia.

Se caso o sursis ou o livramento condicional for de 5 anos, o sujeito voltar a ser primrio e poder requerer a reabilitao.

Ao Penal Art. 100, do CP.

Ao Penal o direito de pedir ao Estado juiz a aplicao do direito penal objetivo a um caso concreto.

Ao penal no o processo e sim o direito de se pedir ao Estado que analise o caso concreto e decida se o sujeito deve ser condenado ou absolvido. O direito de punir sempre do Estado.

Art. 5, XXXV (direito de ao), da CF.

Art. 5, LIII (juiz natural), LIV (devido processo legal), LV (ampla defesa e do contraditrio), da CF.

pdf 946 975

S-ar putea să vă placă și