Sunteți pe pagina 1din 21

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof.

Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL c) Abortamento de Feto Anenceflico

A dissertao da magistratura/SP (ltimo concurso) foi abortamento anenceflico. Alis, tem sido uma constante. Os concursos pblicos que tm dissertao, a tendncia explorar penal especial e legislao penal especial. Penal especial tem sido a tendncia porque no h mais o que perguntar. Para vocs entenderem bem este aborto, o que precisam conceituar em primeiro lugar? O que vem a ser anencfalo? Anencfalo embrio, feto ou recm-nascido que, por malformao congnita no possui uma parte do sistema nervoso central, faltando-lhe os hemisfrios cerebrais e tem uma parcela do tronco enceflico. Quando estou falando em abortamento do feto anenceflico estou falando do abortamento de um feto que apresenta essas caractersticas fsicas. Esse abortamento crime, no crime, permitido no permitido, e a? isso o que o examinador queria saber. Essa dissertao eu comearia pelo conceito e depois desenvolveria do jeito que vou fazer com vocs, sob o ponto de vista legal, sob o ponto de vista doutrinrio e jurisprudencial.

*Sob o ponto de vista legal:


O que diz a lei sobre o abortamento do feto anenceflico? Analisando nosso direito posto, este abortamento no permitido. Vocs no podem esquecer que as hipteses de abortamento permitido esto no art. 128, do Cdigo Penal. Dentre as hipteses, vocs no vo encontrar o abortamento do feto anenceflico. Observao, para no vir pergunta nesse sentido: Rogrio, mas e se a gestante corre risco de vida? A tudo bem, voc est praticando o abortamento porque ela corre risco de vida. Uma coisa no necessariamente implica na outra. Logo, no Brasil, crime. A exposio de motivos expressamente probe o abortamento do feto anenceflico. Se voc tem alguma dvida, voc vai l ver. Existe projeto de lei autorizando, no entanto, ainda est em fase de projeto de lei. Ento, um juiz legalista (que trabalha com o direito posto e mais nada), jamais vai autorizar o abortamento do feto anenceflico, ele vai dizer: esse abortamento no est permitido e crime. A exposio de motivos claramente probe apesar de haver projeto de lei e projeto de lei no tem eficcia jurdica e nem social.

*Sob o ponto de vista doutrinrio:


Voc vai encontrar doutrina dizendo que o abortamento do feto anenceflico hiptese de excluso da culpabilidade para a gestante. Inexigibilidade de conduta diversa. inexigvel de uma gestante de feto anenceflico conduta diversa. Quando percebe que vai dar luz um recm-nascido com vida extrauterina invivel inexigvel dela conduta diversa. Quem adota essa corrente? Cezar Roberto Bittencourt.

36

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL A doutrina, com base em estudos da medicina chega a dizer que feto anenceflico no tem vida intrauterina. Logo, no morre juridicamente. Por qu? Ela est ligando vida atividade enceflica. Por conta da anencefalia, a doutrina diz: no tem vida intrauterina, logo, voc no pode matar aquilo que j est morto. Um terceiro argumento da doutrina diz que a questo diz respeito sade e direito da mulher. Isso significa, em apertada sntese que, quem tem que decidir a gestante e no o legislador, e no a coletividade e o Estado. A questo diz respeito sade e direito da mulher. Ento, a doutrina quando fala do abortamento do feto anenceflico busca excluir a culpabilidade da gestante com a inexigibilidade de conduta diversa, diz que o feto anenceflico no tem vida intrauterina, logo, no morre juridicamente e a questo diz respeito sade e ao direito da mulher, no da coletividade e do Estado.

*Sob o ponto de vista jurisprudencial:


A jurisprudncia admite, desde que:

1. Somente
extrauterina.

para

as

anomalias

que

inviabilizem

vida

2. Deve estar a anomalia devidamente atestada em percia mdica 3. Prova do dano psicolgico da gestante. Na defensoria pblica j caiu isso. O candidato teve que falar quais os argumentos para possibilitar a interrupo de um feto anencfalo. Somente nesses trs casos. So trs requisitos cumulativos, que a jurisprudncia tem autorizado a interrupo da gravidez. O Supremo foi chamado a se manifestar e est analisando a arguio de descumprimento de preceito fundamental n. 54. E nesta ADPF o Supremo j fez algumas audincias pblicas para colacionar argumentos pro e contra. Ento, o STF tem no seu colo uma ADPF para autorizar ou no o abortamento do feto anenceflico. O Ministro Marco Aurlio tem uma deciso emblemtica nessa ADPF, em sede liminar. Ele, liminarmente autorizou, mandou suspender todo e qualquer processo crime que envolva esse tipo de abortamento, detonou. E tem uma expresso dele que chamou a ateno de todos, inclusive, das bancas de concurso. E vocs vo anotar e vo ver que o ministro mais ou menos lanou esses requisitos da jurisprudncia: Diante de uma deformao irreversvel do feto, h de se lanar mo dos avanos mdico-tecnolgicos postos disposio da humanidade, no para simples insero, no dia a dia, de sentimentos mrbidos, mas justamente, para faz-los cessar. Essa expresso do Ministro Marco Aurlio foi explorada por todos os jornais e tambm por bancas de concurso. Ele est dizendo que a medicina no vai trazer o sentimento mrbido matar. Ela vai evitar o sofrimento maior. Em nenhum momento, em sala de aula eu vou me posicionar a favor ou contra, mesmo porque envolve sentimentos religiosos. Mas, na audincia pblica, teve uma mulher que usou uma expresso que me fez refletir. No estou dizendo que eu concordo, nem que

37

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL discordo, no estou dizendo nada. Mas ela, por questes pessoais, quis seguir com a gravidez e deu luz ao feto anenceflico que viveu minutos. E ela falou. Eu, ao contrrio das outras mes, no preparei um bero. Eu j preparei o caixo. Eu escutei aquilo e comeo a perceber que algo muito mais particular, da gestante, da famlia, do que do prprio Estado. Cada um com a sua conscincia. A audincia pblica riqussima em doutrina, em conhecimentos tcnicos. Se vocs puderem acessar a TV Justia. Acho que ela disponibilizou as principais discusses dessa audincia pblica. Se vocs puderem, adquiram, acessem e assistam. Vocs tm vrios argumentos para se posicionar a favor ou contra o abortamento do feto anenceflico. Eu vou dar a matria como encerrada.

LESO CORPORAL Art. 129, do CP

Tem aluno que pensa o seguinte: Rogrio, voc vai explicar leso corporal, quando ns temos crimes bem mais importantes? Pessoal, o art. 129, alm de ser o artigo que mais pargrafos tem no Cdigo Penal, ele um artigo muito rico em detalhes. Vocs vo ver quantas questes importantes caem em concurso, principalmente MP/RJ (caiu uma questo boa recentemente). Eu comeo perguntando, s para vocs verem como a questo no simples: qual o bem jurdico tutelado no art. 129? Pensou em incolumidade fsica? O examinador fala assim para o candidato: no. E voc pensa que o cdigo dele no o mesmo que o seu. Bem jurdico tutelado O bem jurdico tutelado no art. 129 a incolumidade pessoal do indivduo. Isso significa que o bem jurdico muito mais amplo do que a incolumidade fsica. Protege o indivduo na sua:

Sade fsica ou corporal, tambm protege o indivduo na sua Sade fisiolgica (correto funcionamento do organismo), tambm protege o indivduo na sua Sade mental.

Guardem isso! o art. 129 no protege somente a integridade fsica. Tambm, a fisiolgica, correto funcionamento do organismo e a sade mental. Vocs vo ver que o desmaio leso corporal e no traz ofensa sua sade fsica, mas principalmente fisiolgica e mental.

38

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL Presta ateno! Isso que eu acabei de colocar est tambm na exposio de motivos, rica fonte de doutrina. Essa abrangncia gigante do bem jurdico est estampada na exposio de motivos do Cdigo Penal. 1. TOPOGRAFIA DO ART. 129 Guardem essa topografia!

Art. 129, caput:

Leso dolosa leve. Art. 129, 1: Leso dolosa grave Cuidado que aqui temos a primeira pegadinha em concurso porque o 1 no traz somente a leso dolosa grave. Vocs vo ver que ele tambm tem leso preterdolosa grave. O candidato tem o vcio de imaginar que o preterdolo s est no 3, na leso seguida de morte. No! O 1 tambm tem o preterdolo. Art. 129, 2: Leso dolosa gravssima a segunda pegadinha em concurso. Tambm no 2 tem preterdolo. Ela tambm pode ser preterdolosa. Vocs vo ver daqui a alguns minutos que algumas modalidades dos 1e 2, necessariamente so preterdolosas. Art. 129, 3: Leso seguida de morte (esta genuinamente preterdolosa, onde o crime preterdoloso melhor se explica).

Art. 129, 4 e 5: Art. 129, 6: Art. 129, 7: Art. 129, 8:

Leso dolosa privilegiada Leso culposa Majorantes Perdo judicial

Art. 129, 9, 10 e 11: Violncia domstica e familiar (aqui no s contra a mulher)

Assim est a topografia da leso corporal no nosso cdigo. Depois que eu fizer uma anlise geral da leso corporal, a eu enfrento cada um dos dispositivos. 2. ART. 129: GENERALIDADES

Sujeito ativo Quem o potencial sujeito ativo? Quem pode praticar leso corporal? Exige-se alguma qualidade ou condio especial do agente? Trata-se de crime comum, no se exigindo qualidade especial do agente. Qualquer pessoa pode praticar leso corporal em outra.

39

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL Isso vai cair? Eles vo perguntar para vocs que crime pratica o policial militar que agride uma pessoa. A jurisprudncia majoritria diz que o policial militar, sujeito ativo, pratica dois crimes: abuso de autoridade + leso corporal. Ento, se o sujeito ativo for policial militar, ele pratica dois crimes. Olha o detalhe: sujeito ativo, policial militar, pratica abuso + leso corporal. Pergunto: quem vai julg-lo? Justia militar ou justia comum? O abuso ser julgado na justia comum A leso corporal ser julgada na justia militar.

Smula 172, do STJ. Haver separao de processos? Sim. O abuso de autoridade vai para a justia comum e a leso corporal vai para a justia militar. Por qu? Porque a leso corporal crime militar imprprio. Est previsto no CPM. O abuso no est previsto no CPM. Vamos ver o que diz a smula: STJ Smula n 172 - DJ 31.10.1996 - Compete Justia Federal processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. O abuso no vai para a justia castrense. Fica na justia comum. Sujeito passivo Quem pode ser sujeito passivo da leso corporal? Olha a resposta do seu concorrente: qualquer pessoa. Vocs vo dizer o seguinte: em regra, qualquer pessoa pode ser vtima de leso corporal porque ns temos duas hipteses claras de vtimas especiais. Cuidado! Ns temos duas hipteses de sujeitos especiais. Primeira hiptese? Art. 129, 1, IV, onde a vtima, necessariamente gestante. E o art. 129, 2, V, onde a vtima, tambm, necessariamente gestante. O inciso IV fala da acelerao do parto, quando a leso provoca a acelerao do parto. E o inciso V fala da leso que resulta aborto. Nessas duas hipteses, a vtima personagem principal. Nessas duas hipteses, a vtima deve ser gestante. S vocs vo anotar isso. A maioria vai colocar que qualquer pessoa pode ser vtima de leso corporal. Concordo, mas em regra porque h duas hipteses de leso em que a vtima especial. Vocs j esto cansados de saber que o direito penal no pune a autoleso. Voc no tem como ser sujeito ativo e passivo ao mesmo tempo. Eu quero saber: que crime pratica uma pessoa que convence um inimputvel (seja um doente mental, seja um brio) a praticar leso corporal em si mesmo? Eu Rogrio, convenci um doente mental a ferir o brao. Que crime eu pratiquei? Respondo por algum crime? Qual a resposta? J caiu isso em concurso. Que crime pratiquei eu, que me vali da sua incapacidade para feri-lo? Eu respondo por leso corporal na condio de autor mediato. O meu instrumento? A incapacidade dele. Mais uma questo interessante: imaginem uma pessoa se dirigindo para dar um soco em outra. Essa vtima desvia do soco, porm, se desequilibra, cai e fratura o brao. Quem deu o soco vai responder pela fratura do brao ou vai responder por tentativa de leso? O examinador perguntou a resposta e mandou fundamentar. Ele vai responder pela fratura do brao. Por qu? Porque a queda da vtima uma concausa relativamente independente superveniente que no por si s produziu o resultado. Logo, quem comeou responde pelo resultado final.

40

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL O agressor responde pela fratura do brao da vtima pois a sua queda uma concausa relativamente independente superveniente que no por si s produziu o resultado. Embasamento legal: art. 13. 1, do CP, a contrario sensu. Eis o fundamento para ele responder pela fratura do brao. O que pune o art. 129, de modo geral? Pune ofender a incolumidade pessoal de outrem. Vo acostumando: no falem em incolumidade fsica porque no o nico bem jurdico. ofender a incolumidade pessoal de outrem. Agora, prestem ateno: trata-se de crime de execuo livre. Pode ser praticado por ao ou omisso. O crime pode ser causar a enfermidade ou agravar a enfermidade que j existe. Responde por leso corporal aquele que causa a enfermidade, bem como aquele que agravou uma enfermidade que j existe. Pratica leso quem cria ferimento ou quem agrava o ferimento que j existe. Tudo isso leso. Vocs acham dispensvel ou indispensvel a dor? A vtima tem que sentir dor? No. A dor dispensvel. circunstancia que ser analisada pelo juiz na fixao da pena. Cuidado! Esse crime no precisa produzir dor. Desmaio pode ser leso corporal. Cortar cabelos da vtima, sem autorizao dela, leso corporal? crime ou no crime? 1 Corrente: Pode configurar leso corporal se a conduta provocar uma alterao desfavorvel no aspecto exterior do indivduo. 2 Corrente: Pode configurar injria real. Pode configurar vias de fato.

3 Corrente (minoritria):

Vocs vo at encontrar jurisprudncia dizendo que o cabelo pode ser objeto de furto. Particularmente, eu fico com as duas primeiras correntes porque elas se complementam. Tudo depende do dolo do agente. Pode ser um ou outro, a depender do dolo do agente. Eu quero saber o seguinte: num abriga, a pluralidade de ferimentos na vtima, gera pluralidade de crimes? A vtima fica com hematomas no corpo, perna esfolada, maxilar quebrado, cada um gera um crime? Anotem: A pluralidade de ferimentos no mesmo contexto ftico no desnatura a unidade do crime, isto , o crime continua um s. Porm, ser considerada na fixao da pena. Eu quero saber o seguinte: a incolumidade pessoal um bem disponvel ou indisponvel? A vtima consente que voc ofenda o corpo dela, voc praticou algum crime? Para voc saber se o consentimento da vtima exclui ou no a ilicitude, voc tem que saber, primeiro, se o bem jurdico lesado disponvel ou indisponvel. A incolumidade pessoal do indivduo bem disponvel ou indisponvel? Voc pode me pedir para te dar um soco? Se eu dou, eu dou o soco, eu pratiquei algum crime? Se voc acha que indisponvel (e o que pensa a doutrina tradicional), imaginem s aquela jovem que vai at o local adequado e pede para colocar um

41

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL piercing no umbigo. O homem perfura e na hora que ele vai cobrar, ela diz: ah, no. Voc est preso em flagrante, leso corporal. Ah, mas a senhora concordou. F*se, incolumidade indisponvel, o senhor est preso. Vou chamar a polcia. isso? Por isso, a doutrina moderna vem dizendo o seguinte: a incolumidade pessoal um bem relativamente disponvel. Ser disponvel quando se tratar de leso leve e no contrariar a moral e os bons costumes. Cezar Roberto Bittencourt. E o legislador seguiu essa tendncia. Quem me d uma prova de que a lei seguiu essa tendncia? s lembrar da Lei 9.099/95 que diz que nessas hipteses, a ao penal fica condicionada representao da vtima. a maior prova de que a lei tambm acha que a incolumidade pessoal um bem disponvel quando leve e no contrariar a moral e os bons costumes. E o transexual que realiza a ablao do rgo, construindo outro de conformidade feminina? O mdico vai responder por leso corporal? Reparem que no se trata de leso leve. Logo, o consentimento da vtima, no interessa. O mdico vai estar escudado pelo exerccio regular de um direito. S locais autorizados a realizar essa cirurgia que podem realiz-la. O mdico, na ablao do rgo de um transexual pode alegar exerccio regular de um direito. Me chamaram, em 2004, para fazer um reta final pros alunos da segunda fase da magistratura (3 dias de penal) na Bahia. Eu dei aula 2, 3 e 4. Quando faltava meia hora para acabar a ltima aula, eu no tinha mais o que falar, eu j tinha falado tudo o que tinha preparado. A eu resolvi analisar a conduta de um mdico numa cirurgia de urgncia sob a tica da teoria geral do delito. Conduta mdica e cirurgia de emergncia ou reparadora Por que o mdico no responde pelo crime de leso? Eu sei que ele no responde. Mas eu quero saber a razo. Eu estava preparando os alunos da segunda fase da magistratura/BA em 2004. Esse mdico, quando corta a sua carne de maneira drstica no responde por leso por qu? Adivinha a pergunta da prova no domingo? Interveno mdica sob a luz da teoria geral do delito. Vocs acreditam nisso? Foi a nica vez na minha vida. Nunca mais se repetiu. Por que o mdico no responde por leso corporal? 1. hiptese de atipicidade Bento de Faria defende isso. no defende ajuste do comportamento dele ao tipo penal. 2. Ausncia de dolo Francisco de Assis Toledo. Ele diz que quando o mdico intervm, ele no tem o dolo de ofender, mas o dolo de curar, o que diferente. 3. No caso de leso leve, no podemos esquecer do consentimento do ofendido nos termos da lio de Bittencourt. 4. Exerccio regular de um direito.

5. Tipicidade Conglobante se voc adota a tipicidade conglobante, vocs


sabem que exerccio regular de direito hiptese de atipicidade. E, para excluir o comportamento criminoso do mdico, possvel aplicar ainda:

42

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL 6. Imputao objetiva. Era isso que o examinador queria na segunda fase. Ele queria que voc explicasse, principalmente essas correntes modernas: tipicidade conglobante e imputao objetiva. No h criao de risco proibido. Ento, o mdico no responde pelo crime, diante de qualquer um desses ngulos. Vocs tem seis maneiras de justificar o comportamento mdico nessas hipteses. Consumao O crime de leso corporal se consuma com a efetiva ofensa incolumidade pessoal. Trata-se de crime material. Tentativa Admite tentativa nas modalidades dolosas. Essa foi a viso geral que eu quis dar ao delito de leso corporal. Agora vamos analisar cada um dos itens. 3. ART. 129: caput LESAO DOLOSA LEVE Leso Corporal Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. Vamos a alguns detalhes: aqui eu tenho exclusivamente a leso leve. Nenhuma outra se encaixa aqui. E o que leso leve? Quando que uma leso leve? O conceito dado por excluso: ela leve quando no for grave, gravssima ou seguida de morte. O conceito de leve nos dado por excluso. Trata-se de infrao penal de menor potencial ofensivo deteno de 3 meses a 1 ano cuja ao penal depende de representao da vtima. Art. 88, da Lei 9.099. Vocs escreveram que o art. 129, caput traz uma leso dolosa leve. Quero saber, admite flagrante? Sim ou no? Pergunta de concurso. Infrao penal de menor potencial ofensivo admite flagrante? Claro que admite! O autor dos fatos escapa do auto de priso em flagrante se ele se compromete a comparecer no juizado. Isso significa que se ele no se compromete, instaura-se, inclusive, o auto de priso em flagrante. Cuidado com isso! O candidato desavisado tem a mania de pensar que infrao de menor potencial ofensivo no admite flagrante. Admite captura, admite conduo delegacia e admite auto de priso em flagrante se ele no se comprometer a comparecer no Juizado. Se ele se compromete a comparecer, ele s evita o auto de priso em flagrante. Eu j ouvi policial falar: doutor, bateu nela e eu no posso prender em flagrante. E eu falei: e eu no posso prender o senhor em flagrante porque no existe prevaricao culposa ou por ignorncia. Que absurdo! Claro que admite flagrante, conduo delegacia e, na delegacia, se ele se compromete a comparecer no Juizado, evita a terceira fase do flagrante, que a lavratura do auto. S isso. Idem para o desacato, etc. O policial fala: me xingou, no posso fazer nada. Como no?? Prende em flagrante. O art. 129, caput, traz a leso leve. Aplica-se o princpio da insignificncia? aplicvel o princpio da insignificncia? A jurisprudncia e a doutrina admitem o princpio da insignificncia mesmo na leso leve, excluindo a tipicidade: pequenas

43

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL arranhaduras, passageira dor de cabea, etc. Heleno Fragoso e Pierangeli, admitem o princpio da insignificncia excluindo a tipicidade. 4. ART. 129: 1 LESAO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE Leso Corporal de Natureza Grave 1 - Se resulta: I - incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 (trinta) dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente; IV - acelerao de parto: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos. O 1 traz quatro incisos indicadores de leso corporal de natureza grave. Eu vou analisar cada um deles separadamente. S para vocs perceberem, pela pena significa que estou diante de qualificadora. O 1 qualificadora. No causa de aumento. Deixa de ser de menor potencial ofensivo (1 a 5 anos), mas continua admitindo suspenso condicional do processo. 1 Qualificadora: Inciso I: ocupaes habituais, por Se resulta: I - incapacidade para as mais de 30 (trinta) dias;

Qualifica-se o crime de leso corporal de natureza grave se resulta na vtima incapacidade para ocupao habitual por mais de 30 dias. No tem como explicar o inciso I sem, primeiro, conceituar ocupao habitual: Ocupao habitual qualquer atividade corporal rotineira, no necessariamente ligada a trabalho ou ocupao lucrativa, devendo ser lcita, ainda que imoral. Se voc ficar incapacitado por mais de trinta dias para qualquer atividade desse tipo, voc sofreu leso corporal de natureza grave, recluso de 1 a 5 anos. Prostituta no pode exercer o comrcio carnal por mais de trinta dias por conta da leso que sofreu. grave? Sim. A prostituio lcita? Sim, ainda que imoral. Ento, ela pode ser vtima. Olha que caiu no MP/SP quando a 1 fase era escrita (era o que hoje a segunda): beb de 2 meses pode ser vtima de leso corporal de natureza grave pelo inciso I? Ele s mama e dorme. Se ele no conseguir mamar por mais de 30 dias, que a atividade rotineira dele, leso corporal de natureza grave. Rogrio, mas se ele no mamar por mais de 30 dias, ele morre. No, vai ser alimentado por outros modos, ignorante! Pergunta que vai cair no seu concurso: a mulher ficou com o olho roxo e falou: enquanto esse olho no voltar ao normal, eu no saio de casa. Ela ficou por mais de 30 dias, por vergonha, sem sair de casa, logo, sem exercer suas ocupaes habituais. Incide esta qualificadora ou no? Se ela, por vergonha, ficar em casa por mais de trinta dias? Cuidado! A leso tem que incapacit-la, no a vergonha da leso.

44

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL Ento, a simples vergonha no autoriza esta qualificadora. Ela tem que ficar incapacitada em face da leso. Tem jurisprudncia nesse sentido. o que tem que incapacitar a leso, no a vergonha da leso. A incapacitao por mais de 30 dias. Isso significa o qu? Significa que eu tenho o dia da leso. Nesse dia, voc faz uma percia. Para saber se voc ficou ou no incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 dias, quando chegar o 30 dia voc tem que fazer nova percia. No dia da leso, ns atestamos a materialidade com uma primeira percia que no tem poderes divinatrios. Ela no tem como adivinhar se voc vai ficar mais de 30 dias incapacitado. Ento, o que o mdico legista faz? Determina o retorno decorridos trinta dias e vai fazer nova percia para saber se est ou no apto a voltar para as ocupaes habituais. Ento, vou precisar de duas percias. A primeira e a segunda, chamada de complementar. Isso est onde? Art. 168, 2 do CPP: CPP, art. 168, 2 - Se o exame tiver por fim precisar a classificao do delito no Art. 129, 1, I, do Cdigo Penal, dever ser feito logo que decorra o prazo de 30 (trinta) dias, contado da data do crime. Respondam se o laudo complementar vlido ou invlido: vamos supor que no dia 10/10/08, a pessoa sofreu uma leso. O mdico j percebe que essa leso aparenta ser grave. Ento, ele vai determinar o retorno para o exame complementar. A partir de que dia esse exame complementar pode ser realizado? O prazo penal? Se o prazo penal, voc computa o dia do incio e exclui o dia do fim. Ento, o 30 dia, se o prazo penal, o dia 09/11, significando que o exame complementar s pode ser realizado no dia 10 e seguintes. Agora, se voc entende que o prazo processual penal, a voc exclui o dia do incio e inclui o dia do fim. O 30 dia ser o dia 10/11. Isso significa que o exame complementar s pode ser realizado a partir do dia 11. Quando eu posso realizar o exame complementar? Esses 30 dias configuram prazo penal ou processual penal? s voc pensar: o prazo est ligado ao direito de perseguir, ou ao direito de punir e tipificar o delito? Est ligado tipificao do delito? Ento um prazo penal. O exame complementar j pode ser realizado dia 10. Isso est escrito no art. 168, do CPP (contado da data do crime o prazo penal). (Intervalo)

2 Qualificadora: Inciso II: Se resulta: II perigo de vida; Tambm ser grave, com pena de 1 a 5 anos, se a leso resulta na vtima perigo de vida. Vamos entender o que significa esse perigo de vida para compreender quando que ocorre essa qualificadora. Perigo de vida probabilidade sria, concreta e imediata do xito letal, devidamente comprovado por percia. Isso perigo de vida! Isto gera a qualificadora. Extremamente importante o que vou falar agora. J d para perceber que o simples local da leso no presume essa qualificadora. Ela tem que ser comprovada por percia. No porque a pessoa sofreu uma leso no pescoo que voc vai concluir por perigo de vida. Tem que haver percia nesse sentido. No porque uma

45

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL pessoa sofreu leso perto do corao que voc vai presumir essa qualificadora. No. Tem que ter uma percia que vai avaliar, inclusive, a probabilidade sria dessa leso ocasionar o xito letal. Ento, cuidado! Tem que haver percia. A simples regio da leso no permite presunes. Vocs esto lembrados que bem no comecinho da aula eu falei que o 1 doloso, mas tambm pode ser preterdoloso? O inciso I pode ser doloso se voc agride, querendo incapacitar a pessoa por mais de trinta dias e pode ser preterdoloso: voc agride e, culposamente, deixou a pessoa incapacidade por mais de trinta dias para as suas ocupaes. O inciso II, necessariamente, preterdoloso. E agora vocs nunca mais vo pensar que o preterdolo s est no 3. Vou repetir porque importante: o preterdolo na leso corporal no est s no 3. Voc tem preterdolo no 1 e no 2. O 1, inciso I, por exemplo, pode ser preterdoloso. Voc, dolosamente, quer incapacitar a pessoa por mais de 30 dias para as suas ocupaes habituais ou, culposamente, voc provoca esse resultado. Agora, o inciso II, no. O inciso II, necessariamente, preterdoloso. O inciso II no pode ser doloso! Voc no pode assumir o risco de vida, pois, do contrrio, voc responder por tentativa de homicdio. Ento, no inciso II voc age com dolo na leso e culpa no perigo de vida. Se voc assume o risco de ceifar a vida da pessoa, voc vai responder por tentativa de homicdio. Ento, cuidado! O inciso II, necessariamente, preterdoloso. 3 Qualificadora: Inciso II: Se resulta: III debilidade permanente; O inciso III traz a qualificadora da debilidade permanente de membro, sentido ou funo. Eu preciso explicar o que membro, sentido e funo? No. Alis, bastava colocar s funo, que gnero, e j abrange membro e sentido. O que importa o seguinte: no inciso III, a sua leso provocou o qu na vtima? Uma debilidade permanente nesse membro, nesse sentido, ou nessa funo. Dolosa ou culposamente. Rogrio, o que significa debilidade e o que significa permanente? Debilidade significa enfraquecimento, diminuio da capacidade funcional. A pessoa fica diminuda na sua capacidade funcional, permanentemente, para o resto da vida? NO! Permanente no significa perptuo: Permanente significa recuperao incerta e por tempo indeterminado. Isto permanente. Ningum est falando em perpetuidade. Essa jurisprudncia sempre cai em concurso: vamos supor que uma pessoa ficou debilitada na sua capacidade motora, mas essa capacidade motora pode ser, atenuada ou mesmo suprida com o auxlio de prteses. Incide essa qualificadora? Isso jurisprudncia tranquila. Anotem: No importa que o enfraquecimento possa se atenuar ou se reduzir com o aparelho de prtese. Vejam que aparelhos de prtese no excluem essa qualificadora.

46

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL A perda de um dente gera essa qualificadora? O que vocs acham? Voc levou um soco e perdeu um dente. O que acha? Gera ou no gera a qualificadora? Ou depende? Voc levou um soco, pulou o dente do siso. Gera essa qualificadora? Para qu serve o dente do siso? E se voc perdesse o dente da frente? A resposta : depende do dente. S vai gerar esta qualificadora aquele dente que, perdido, compromete o rgo de mastigao. O que a percia vai fazer? Vai relacionar o dente perdido com o rgo de mastigao e vai falar: qual era a funo desse dente? Sem esse dente h uma reduo no rgo? Se houver, gera qualificadora. Se no houver interferncia alguma, no gera qualificadora. E a perda do dedo? Concurso cai bastante isso. voc perdeu o dedo do p. No fiquem pensando na parte esttica! Vamos pensar na sua capacidade motora, na funo que desempenha o dedo do p. E a? leso grave? A mesma coisa: vai depender de percia. A percia vai analisar a funo daquele dedo no rgo a que ele est ligado. 4 Qualificadora: Inciso IV: Se resulta: IV acelerao do parto; O inciso IV qualifica o crime de leso corporal se da conduta do agente advm na vtima acelerao de parto. Pode ser uma qualificadora dolosa ou preterdolosa. Ele pode querer acelerar o parto ou, culposamente, acelerar o parto na vtima. Vejam! Eu falei em acelerao de parto. No falei em aborto. O feto nasce com vida. Aqui se quer agredir a vtima, aceitando ou querendo a acelerao do parto. Eu agredi a vtima culposamente, acelerando o parto, jamais assumindo o risco do aborto. imprescindvel que o agente saiba ou pudesse saber que a vtima gestante. Por qu? Porque pode ser preterdoloso. Com isso, voc evita a responsabilidade penal objetiva. 5. ART. 129: 2 LESAO CORPORAL DE NATUREZA GRAVSSIMA 2 - Se resulta: I - incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III - perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto. Pena - recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos. O 2 tambm traz qualificadoras. Olha o que diz o final: recluso de 2 a 8 anos. Significa o qu? No admite mais suspenso condicional do processo. Mas admite s sursis. Ento, o 2 tambm qualificadora, a pena mnima de 1 foi para 2, a mxima de 5 foi para 8, no admite mais suspenso condicional do processo, mas agora admite o sursis. Agora prestem ateno: eu falei para vocs que o 2 trazia leso corporal de natureza gravssima. Onde est escrito isso? Vejam que o 1 o CP chamou de leso de natureza grave. E no 2 no disse nada sobre leso corporal de natureza

47

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL gravssima. criao doutrinria que a jurisprudncia aceitou. A expresso leso corporal de natureza gravssima criao doutrinria. O Cdigo Penal, quando fala em leso grave est se referindo ao 1 e ao 2. Ele no conhece a expresso gravssima. Caiu para delegado de polcia em SP essa questo. Agora, a doutrina que diferencia. Diz: leso grave o 1. Leso gravssima o 2. Vejam, ento, que h uma criao da doutrina que a jurisprudncia aceitou. Quando o CP fala em leso grave, abrange os dois pargrafos. A doutrina, no. Quando ela fala em leso grave, s quer o pargrafo 1. Quando ela quer o pargrafo 2, ela fala em leso gravssima. Vocs j viram isso comigo: tem uma lei que, finalmente, adotou a expresso da doutrina e hoje uma expresso legal: lei de tortura. Cuidado! Observao: A lei de tortura adotou essa expresso. 1 Qualificadora: Inciso I: Se resulta: I - incapacidade permanente para o trabalho. Comparando o inciso I do 1, com o inciso I do 2, d para ver que este aqui mais grave. L voc fica incapacitado para as atividades habituais por mais de 30 dias. Aqui voc fica incapacitado para o trabalho! E de forma permanente. O que se entende por permanente? Permanente duradouro no tempo e sem previsibilidade de cessao. Voc fica incapacitado permanentemente para o trabalho. No mais para meras ocupaes habituais. Pergunto: qual trabalho? Para qualquer trabalho ou s para o trabalho que voc exercia anteriormente leso? O que gera essa qualificadora? Voc ficar incapacitado para jogar futebol (se jogador de futebol) ou voc ficar incapacitado para exercer qualquer outra espcie de profisso? Prevalece que s incide essa qualificadora se voc ficar incapacitado para todo e qualquer tipo de trabalho, o que eu acho um puta de um absurdo. Prevalece que esta qualificadora s incide quando voc fica incapacitado para todo e qualquer tipo de trabalho!! Voc fica um intil. Agora eu pergunto: quem me d exemplo de uma leso que no seja o estado vegetativo que te deixe afastado para todo e qualquer trabalho. O Christopher Reeve, depois do acidente, no ficou incapacitado para o trabalho. Ele atuou, virou diretor. Eu estou aqui apenas e to-somente demonstrando que se essa qualificadora depende da pessoa fica incapacitada para todo e qualquer tipo de trabalho, est relegada total inaplicabilidade. Por isso, eu fico com a minoria, com Mirabete, que diz que basta voc ficar incapacitado para o trabalho que anteriormente exercia. Mas Mirabete minoria. Acho mais razovel. 2 Qualificadora: Inciso II: Se resulta: II enfermidade incurvel. O inciso II qualifica a leso corporal como sendo de natureza gravssima, se resulta na vtima enfermidade incurvel. Enfermidade incurvel alterao permanente da sade em geral por processo patolgico, ou seja, a transmisso intencional de uma doena para a qual no existe cura no estgio atual da medicina.

48

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL A jurisprudncia j entendeu como exemplo a vtima ficar manca. Vejam, o fato de ela ter ficado manca no uma debilidade de funo. Ela continua se movimentando, mas o fato de ficar manca, uma enfermidade que a medicina no cura. J temos jurisprudncia nesse sentido. Cuidado! No pode ser uma doena letal, como a AIDS. Se for uma doena letal, o STJ j decidiu: tentativa de homicdio. Transmisso intencional do vrus da AIDS tentativa de homicdio. E por qu? Porque voc est transmitindo uma doena de natureza letal. Voc sabe que tem projeto de lei no Congresso criando o crime de transmisso intencional do vrus da AIDS. 3 Qualificadora: Inciso III: Se resulta: III perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo. O 1 falava em perda ou inutilizao de membro sentido ou funo? No. Falava em debilidade. No 1, o seu membro, o seu sentido, a sua funo ficou enfraquecida. Aqui, no. Voc perdeu ou foi inutilizada. situao bem mais grave.

Perda: amputao ou mutilao. Inutilizao: membro, sentido ou funo inoperante.

Voc sabe a diferena entre amputao e mutilao? Caiu para delegado de polcia. Quem amputa? O mdico? Quem mutila? O agressor. Se na agresso, ele arrancou o seu brao, ele mutilou o seu brao. Se o mdico, na cirurgia, teve que tirar o seu brao para salvar a sua vida, ele amputou. Caiu isso em concurso! Na inutilizao, o seu membro continua no corpo, mas sem utilidade alguma. So situaes bem mais graves do que a do 1, que j era grave. TJ/RS (2009): em razo da leso corporal, a vtima perdeu um rim. Foi vtima de qual crime? Leso corporal gravssima ou no? Vocs no podem esquecer que, para ser gravssima, tratando de rgos duplos, os dois tm que ficar inutilizados ou perdidos. No basta perder ou inutilizar um. Tratando-se de rgos duplos tem que perder os dois. Essa pergunta tambm caiu em concurso falando de testculo. Para ser gravssima, voc tem que perder os dois testculos. Dois rins, perdeu um? Debilidade, pargrafo 1! Para ser pargrafo 2 tem que perder os dois. Perdeu um rim? Debilidade e no inutilizao. E se em razo da leso, voc ficou impotente para gerar vida. Impotncia instrumental ou no? leso gravssima? Impotncia generandi leso gravssima? Sim. E tem at um exemplo. O mdico, sem avisar a paciente, realizou a laqueadura. Sem avisar o paciente, realizou vasectomia. So exemplos de leso corporal de natureza gravssima. 4 Qualificadora: Inciso IV: Se resulta: IV deformidade permanente O inciso IV fala da deformidade permanente como hiptese de leso gravssima. O que sofrer deformidade permanente? Deformidade permanente dano esttico, aparente, considervel, irreparvel pela prpria fora da natureza e capaz de provocar impresso vexatria.

49

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL O que impresso vexatria? Desconforto para quem olha, humilhao para a vtima. Pergunta que caiu em concurso: o que vitriolagem? leso corporal gravssima em razo do emprego de cidos. Voc provoca na vtima uma deformidade permanente. A idade da vtima considerada pelo juiz no momento de analisar se h ou no deformidade permanente? A idade, o sexo e a condio social so circunstncias a serem consideradas para se concluir se houve ou no deformidade permanente? A idade, o sexo e a condio social so circunstncias consideradas para concluir pela deformidade ou no. Idade, sexo e condio social interferem na concluso sobre se h ou no deformidade. Olha como legal estudar por Nelson Hungria (voc l um pargrafo e demora 5 horas para entender o que ele fala)! Olha o que ele diz: ningum pode duvidar que devem ser diversamente apreciadas uma cicatriz no rosto de uma bela mulher e outra na carantonha de um quasmodo; uma funda marca torneado pescoo feminino e outra no perigalho de um septuagenrio; um sinuoso gilvaz no brao rolio de uma jovem e outro no brao cabeludo de um cavouqueiro. Em sntese, ele quis dizer o seguinte: a idade, o sexo, a condio social interferem na deformidade. Pronto. Cuidado! Ns temos pases, como Itlia e Argentina que s consideram a deformidade permanente se ela estiver no rosto da vtima. No Brasil, no. No importa a regio. Abrange todo o corpo, desde que passvel de exposio, ainda que essa exposio seja num momento mais ntimo. 5 Qualificadora: Inciso V: Se resulta: V aborto. Aqui tambm, uma qualificadora necessariamente preterdolosa. Dolo na leso, culpa no aborto. Se ele assumiu o risco do aborto, vai responder pelos dois crimes. Esta qualificadora , necessariamente, preterdolosa. E, a exemplo do inciso IV do 1, ele aqui tambm tem que saber ou ter condies de saber que a vtima gestante, para evitar a responsabilidade penal objetiva. Cuidado! Vocs j viram isso comigo, mas vamos ver novamente! possvel a coexistncia de qualificadoras do 1 com qualificadoras do 2? perfeitamente possvel. Voc ficar com debilidade permanente + deformidade permanente. Ento, perfeitamente o art. 129, 1 + o art. 129, 2. E a? Voc juiz faz o qu? Lembrando que no 1 a pena de 1 a 5 e no 2 a pena de 2 a 8? O que voc, juiz, faz? Voc vai usar o 2 como qualificadora e o 1 como circunstancia judicial desfavorvel. A circunstncia do 2 vai qualificar o crime e a do 1 vai servir na pena-base. 6. ART. 129: 3 LESAO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE Leso Corporal Seguida de Morte 3 - Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo:

50

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL Pena - recluso, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos. O art. 129, 3 tem um sinnimo que j vimos aqui: homicdio preterdoloso ou preterintencional. Aqui, em nenhum momento se quis ou se assumiu o risco de produzir a morte. Aqui, em nenhum momento ele quis (ou seja, exclui-se o dolo direto) ou assumiu o risco (esquece o dolo eventual), no que diz respeito morte. Homicdio preterdoloso ou preterintencional. a leso corporal seguida de morte. Por isso, no vai a jri. Pelo amor de Deus! No crime doloso contra a vida! Leso corporal seguida de morte no vai a jri! Rogrio, ento estamos diante de um crime preterdoloso? Genuinamente preterdoloso. Quais so os elementos do crime preterdoloso? Quais so os elementos do dolo (isso todo mundo sabe, so dois)? Conscincia e Vontade.

A culpa tem seis elementos. Quais so os elementos da culpa? Conduta Resultado Nexo Previsibilidade Objetiva Previsibilidade Subjetiva Tipicidade

E quais so os elementos do preterdolo? Vocs j viram isso comigo no Intensivo I!!! A doutrina no costuma tratar o preterdolo em elementos, o que um absurdo, porque a culpa tem elementos, o dolo tem elementos, por que o preterdolo no tem? Ento, vamos para os elementos: art. 129, 3, crime preterdoloso. Vamos para os elementos do crime preterdoloso:

1 Elemento do preterdolo:

Conduta dolosa, dirigida a ofensa incolumidade pessoal de outrem. 2 Elemento do preterdolo: Resultado culposo mais grave (morte) 3 Elemento do preterdolo: Nexo causal Agora, cuidado! O resultado mais grave tem que ser culposo. Se proveniente de caso fortuito ou fora maior, a pessoa responde somente pela leso. Se o resultado morte for proveniente de caso fortuito ou fora maior, o agressor responde somente pela leso. Agora eu quero saber qual crime eu tenho (vocs j viram esse mesmo exemplo no Intensivo I): eu dou um empurro numa pessoa, essa pessoa cai, torce o p na sarjeta, escorrega, bate a cabea e morre. Ou eu estou numa boate, dou um empurro numa pessoa que se desequilibra, cai, bate a cabea numa mesa e morre. Primeira coisa: o resultado morte era previsvel ou imprevisvel? Eu no estou falando em resultado previsto. Quando eu falo em previsvel : havia possibilidade de se prever que em uma boate onde tem mesas ele pudesse cair bater a cabea e morrer? Era potencialmente previsto? Era. Ento, era previsvel. Eu que empurrei, tendo previsibilidade (no previso) que ele poderia bater a cabea e morrer, que crime eu pratiquei? Leso corporal seguida de morte? No. No por qu? Porque empurro no

51

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL leso. Empurro vias de fato. Cuidado com essa pegadinha em concurso! Voc tem aqui: vias de fato seguida de morte. E tem algum crime vias de fato seguida de morte? No! Isso configura homicdio culposo. Vai configurar homicdio culposo. Vias de fato seguida de morte no tem um tipo especfico. Ento, a vias de fato fica absorvida pelo homicdio culposo. Eu s estou recordando (at fiz esquema na lousa vide esquema Intensivo I) e caiu exatamente esse exemplo no concurso. O agente empurrou a vtima, que tropeou, caiu, bateu a cabea e morreu. Primeira coisa: o resultado era previsvel? Sim! Que crime ele praticou? Vias de fato seguida de morte culposa? Isso homicdio culposo! Obviamente, tratando-se de crime preterdoloso no admite a tentativa. Em geral. 7. ART. 129: 4 CAUSA DE DIMINUIO DE PENA

O pargrafo 4 traz hiptese de diminuio de pena. Eu quero que vocs leiam com cuidado porque ele despenca em primeira fase de concurso. Ns, praticamente, no conhecemos os pargrafos 4 e 5. De rara aplicao prtica, mas cai. Diminuio de Pena 4 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Pergunto: vocs j viram alguma coisa parecida em algum lugar? J! Onde? homicdio privilegiado. Pode anotar: o 4 traz a leso privilegiada. Significa que tudo o que ns falamos no art. 121, 1, vale para c. Eu preciso ficar redundante aqui, repetindo tudo? No, n? Ento, vamos para o que interessa: O privilegio alcana qualquer uma das modalidades anteriores. O privilgio se aplica ao caput, o privilgio se aplica ao 1, o privilgio se aplica ao 2 e ao 2. Se aplica a qualquer uma das leses dos anteriores. Voc pode ter leso leve privilegiada, leso grave privilegiada, leso gravssima privilegiada e leso seguida de morte privilegiada. S para que no haja dvida, trata-se de direito subjetivo do ru, no faculdade do juiz. A discricionariedade do juiz diz respeito somente ao quantum da reduo. 8. ART. 129: 5 SUBSTITUIO DA PENA Substituio da Pena 5 - O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa: I - se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II - se as leses so recprocas.

52

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL Vocs j anotaram que o 4 se aplica a todas as figuras anteriores. O 5, no. O 5 s se aplica no caso de leso leve (s se aplica ao caput)! E mesmo assim, basta ser leve? No! Tem que ser: I. II. Leso leve privilegiada ou Leso leve recproca.

Ento, se for leso leve privilegiada cabe substituio por mera multa. Se for leso leve recproca, cabe tambm substituio de multa. 9. ART. 129: 6 LESO CORPORAL CULPOSA Leso Corporal Culposa 6 - Se a leso culposa: Pena - deteno, de 2 (dois) meses a 1 (um) ano. Voltamos a falar de uma infrao penal de menor potencial ofensivo cuja ao penal depende de representao da vtima. Se a leso dolosa, o fato de ser leve incide o caput com pena de 3 meses a 1 ano. O fato de ser grave incide no 1, com pena de 1 a 5 anos. o fato de ser gravssima, incide no 2, 2 8 anos. Agora, no caso da leso culposa, pouco importa se leve, se grave ou se gravssima, tratando-se de leso culposa, as trs hipteses vo desembocar no 6, com pena de 2 meses a 1 ano. Cuidado! A gravidade da leso interfere na tipificao, se dolosa. Se culposa, a gravidade da leso vai desembocar sempre no 6, com pena de 2 meses a 1 ano. o juiz que vai considerar a gravidade da leso na fixao da pena-base. Ento, cuidado com isso. Ento, o 6 traz a leso culposa leve, grave ou gravssima e o grau de gravidade vai repercutir na fixao da pena-base. Vocs esto lembrados daquele velejador brasileiro, Lars Grael? A pessoa acabou mutilando as pernas dele, no foi isso? Respondeu pelo art. 129, 6. Pronto. E o J Soares dizia que isso era um absurdo, que tinha mutilado e, por isso, tinha que ser na gravssima. Mas ele esqueceu que no foi na dolosa. S isso ele esqueceu! Vocs no podem esquecer que leso culposa no transito no mais no Cdigo Penal. Leso culposa na direo de veculo automotor o art. 303, do CTB: CTB, Art. 303. Praticar leso corporal culposa na direo de veculo automotor: Penas - deteno, de seis meses a dois anos e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Continua sendo de menor potencial ofensivo, mas tem um detalhe importante. O art. 129, 6, do CP, traz a leso culposa, com pena de 2 meses a 1 ano. O art. 303, do CTB tambm traz a leso culposa na direo de veculo automotor. Qual a pena? 6 meses a 2 anos. E agora? Ns j vimos isso no homicdio. No homicdio aconteceu uma coisa parecida, ou seja, 2 resultados idnticos com penas claramente desiguais. Isso inconstitucional? L no homicdio, como ns defendemos a constitucionalidade? Fizemos o seguinte: o crime tem o desvalor da conduta e tem o desvalor do resultado. Apesar do resultado ser o mesmo (leso culposa e leso

53

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL culposa), a conduta no trnsito mais perigosa, merecendo uma pena maior. Esto lembrados disso? Ento, aqueles que limitarem o ngulo do desvalor do resultado vo dizer que isso inconstitucional. Agora, aqueles que lembrarem que crime conduta e resultado e lembrarem do desvalor da conduta vo defender a constitucionalidade. Mas aqui tem um problema. Aqui fica difcil defender a constitucionalidade mesmo assim. Por qu? Porque se ele tivesse agindo dolosamente no transito, a pena dele seria de 3 meses a 1 ano. Se ele tivesse com o carro, agindo dolosamente e praticado uma leso leve, por exemplo, a pena da leso culposa o dobro. Por isso, fica difcil no reconhecer a desproporcionalidade. Olha: eu, com meu carro, dei marcha-r e, sem querer, acertei a sua coxa, ferindo-a. A minha pena de 6 meses a 2 anos. Mas se eu tivesse feito de propsito, a minha pena seria de 3 meses a 1 ano. Ento, aqui fica difcil defender a constitucionalidade. Quando voc lembra que a leso dolosa leve tem a metade da pena na leso culposa no trnsito fica difcil no reconhecer a desproporcionalidade. punir o mais com o menos e o menos com o mais. Perde o sentido. Ento, na leso corporal, fica difcil defender a constitucionalidade. 10. ART. 129: 7 CAUSAS DE AUMENTO DE PENA Aumento de Pena 7 - Aumenta-se a pena de um tero, se ocorrer qualquer das hipteses do Art. 121, 4. Tudo o que eu falei no art. 121, 4, vocs aplicam aqui. Na verdade, s para refrescar a memria, o art. 121, 4 aquele dispositivo que prev majorantes para o homicdio culposo e majorantes para o homicdio doloso. 11. ART. 129: 8 PERDO JUDICIAL 8 - Aplica-se leso culposa o disposto no 5 do Art. 121. O que significa isso? O art. 129, 8 est permitindo o perdo judicial para a leso culposa. O 8 est permitindo o perdo judicial para a leso culposa! Guardem o que eu vou falar! S para a leso culposa. No se aplica para a preterdolosa, muito menos para a dolosa. Ento, o perdo judicial s para a leso culposa, abrangendo o Cdigo de Trnsito Brasileiro. 12. ART. 129: 9, 10 e 11

Vamos ler os pargrafos 9, 10 e 11. Vocs agora no vo anotar nada. Vamos analisar como eles surgiram no Cdigo Penal Violncia Domstica 9 Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendose o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de

54

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL hospitalidade: (Acrescentado pela L-010.886-2004) (Alterado pela L-011.340-2006) Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. 10. Nos casos previstos nos 1 a 3 deste artigo, se as circunstncias so as indicadas no 9 deste artigo, aumenta-se a pena em 1/3 (um tero). (Acrescentado pela L-010.886-2004) 11. Na hiptese do 9 deste artigo, a pena ser aumentada de um tero se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. (Acrescentado pela L011.340-2006). Prestem ateno. Vamos analisar isso com calma. S tem sentido estudar esses pargrafos (e o 9 e o 11 foram acrescentados pela Lei Maria da Penha), se voc acha que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) constitucional. Se voc acha que inconstitucional, no temos que estudar isso. Nesta aula, eu sempre gosto de fazer o seguinte esquema que vocs no podem esquecer:

At 1990 a violncia no Brasil era tratada num mesmo caldo. Qualquer violncia era tratada no caldo comum do Cdigo Penal. A partir da dcada de 90 Comea a onda de especializao da violncia (guardem o que vou falar!), com base em estatsticas. Te dou exemplos de especializao da violncia. Por exemplo, em 1990, vem a Lei 8069 (ECA) que, nada mais nada menos, especializou a violncia contra o menor. Tambm em 1990, no podemos esquecer da Lei 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), especializando as violncias mais graves contra o ser humano. Olha s, a onda de especializao chegou tambm no consumidor. A Lei 8.078/90 CDC), nada mais fez, do que especializar a violncia contra o consumidor (sempre com base em estatsticas). Em 1995 Veio a Lei 9.099/95, especializando as violncias de menor potencial ofensivo. Em 1997 Veio a Lei 9.455/97, especializando a tortura. Veio a Lei 9.503/97, o CTB, que especializou a violncia no trnsito. Em 1998 Veio a Lei 9.605/98, especializando a violncia contra o meio ambiente.

Tudo isso especializao da violncia. E eu posso chegar no Estatuto do Idoso, especializando a violncia do idoso para, finalmente, observa o qu? Observar a Lei 11.340/06, Lei Maria da Penha, violncia domstica e familiar contra a mulher. Ento, o que esta lei fez nada mais foi fazer o que as outras j vinham fazendo desde 1990, que a especializao da violncia. O problema que a Lei Maria da Penha tocou numa questo delicada: sexo. Cuidado! Rogrio, voc falou que a Lei Maria da Penha nasceu para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher. Ser que ela no reconhece que o homem pode ser vtima dessa espcie de violncia? Reconhece, claro que

55

LFG PENAL ESPECIAL Aula 04 Prof. Rogrio Sanches Intensivo II 28/09/2009 ABORTO LESO CORPORAL reconhece! A lei Maria da Penha sabe que o homem pode ser vtima dessa espcie de violncia. Como, Rogrio? basta lermos outra vez os pargrafos 9, 10 e 11: 9 Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendose o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade: (Acrescentado pela L-010.886-2004) (Alterado pela L-011.340-2006) Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. Quando se usa irmo como se utilizou aqui porque quer abranger homem. E tambm o cnjuge ou companheiro (gnero), abrangendo homem ou mulher. O 9 tem como vtima homem ou mulher no ambiente domstico ou familiar. 10. Nos casos previstos nos 1 a 3 deste artigo, se as circunstncias so as indicadas no 9 deste artigo, aumenta-se a pena em 1/3 (um tero). (Acrescentado pela L-010.886-2004) 9? Epa! Homem ou mulher. 11. Na hiptese do 9 deste artigo, a pena ser aumentada de um tero se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. (Acrescentado pela L011.340-2006). Pessoa: homem ou mulher! Com isso, o que estou querendo esclarecer? Que a Lei Maria da Penha, apesar de s buscar agasalhar a mulher, reconhece que o homem pode ser vtima. Tanto que os pargrafos 9, 10 e 11 no limitam vtima mulher e sim, membros da famlia ou agregados. Eu vou analisar com calma esses pargrafos a partir da prxima aula, sabendo que eles no esto protegendo s a mulher, apesar de includos pela Lei Maria da Penha.

56

S-ar putea să vă placă și