Sunteți pe pagina 1din 5

Cincias Contbeis 15

UNIDADE 1
O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE

OBJETIVO DA UNIDADE: Refletir sobre o uso das novas


tecnologias nos mais diferentes aspectos do dia-a-dia. Propiciar espao para que o aluno se familiarize com a insero das novas tecnologias em diferentes contextos.

1.1 As Tecnologias e o Cotidiano


Quando a gente pensa em tecnologia, normalmente vm na cabea complicados equipamentos que nem sabemos como funcionam, e normalmente so associados a um mundo distante da nossa realidade, do nosso cotidiano, da nossa compreenso. Mas, vamos pensar um pouco nas nossas rotinas: ser que esses equipamentos esto to longe assim de ns? D uma olhada em volta de onde voc se encontra neste momento, o que est vendo? H alguma tecnologia perto de voc? Afinal, o que tecnologia?
Ao conjunto de conhecimentos e princpios cientficos que se aplicam ao planejamento, construo e utilizao de um equipamento em um determinado tipo de atividade ns chamamos de tecnologia. Para construrem qualquer equipamento seja uma caneta esferogrfica ou um computador -, os homens precisam pesquisar, planejar e criar tecnologias. (KENSKI, 2003: 18)

Bom, depois dessa definio de tecnologia, vamos repensar nas perguntas que colocamos anteriormente. Onde est a tecnologia?
A tecnologia est em todo lugar, j faz parte de nossas vidas. Nossas atividades cotidianas mais comuns como dormir, comer, trabalhar, ler, conversar, deslocarmo-nos para diferentes lugares, e divertirmo-nos- so possveis graas s tecnologias a que temos acesso. As tecnologias esto to prximas e presentes, que nem percebemos mais que no so coisas naturais. Tecnologias que resultaram, por exemplo, em talheres, pratos, panelas, foges, fornos, geladeiras, alimentos industrializados e muitos outros produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construdos para podermos realizar a simples e fundamental tarefa que garante nossa sobrevivncia: a alimentao. (KENSKI, 2003: 18)

Ser que os utenslios utilizados no nosso dia-a-dia so percebidos como tecnologias? Poderamos imaginar nossas vidas sem alguns desses utenslios?
Muitos dos equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano no so notados como tecnologias. Alguns invadem nosso corpo, como prteses, alimentos e medicamentos. culos, dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de medicamentos so produtos resultantes de sofisticadas tecnologias... Tudo o que utilizamos na nossa vida diria, pessoal e profissional utenslios, livros, giz e apagador, papel, canetas, lpis, sabonetes, talheres...- so formas diferenciadas de ferramentas tecnolgicas (KENSKI, 2003: 19)

16

Cincias Contbeis At aqui pensamos s no mbito domstico, mas ser que as nossas interrelaes tambm sofrem influncias das tecnologias?
O uso da informtica no ambiente domstico alterou o modo de lazer das crianas e adultos com a utilizao de jogos, simuladores e dos diversos ambientes na Internet e tornou-se recurso adicional para pesquisas e trabalhos escolares pela utilizao de aplicativos bsicos, como editores de texto e programas para desenho, enciclopdias eletrnicas, sites da rede mundial e jogos educativos (CARNEIRO, 2002: 24).

H alteraes nos diferentes mbitos de nossas vidas com a insero da tecnologia informtica?
A tecnologia informtica est alterando os aspectos mais profundos de nossa vida e condio humana: como tratamos a sade, como nossos filhos estudam (...) quais vozes sero ouvidas e at como as naes vo se formando (DERTOUZOS, 1997: 26).

Atividade Livre 1.1


Veja as seguintes imagens e reflita o que elas representam para voc, como voc as enxerga. Coloque suas impresses no Frum.

incomuns.home.sapo.pt/ bi.htm

Esta atividade no ser pontuada, mas importante sua participao.

Cincias Contbeis 17

1.2 Novas Tecnologias de Informao e Comunicao


Sem sombra de dvida, a tecnologia exerce um certo fascnio sobre a maioria de ns. Estamos sempre buscando algo que possa fazer alguma diferena em nossas vidas. Por isso, muitas vezes, enxergamos a tecnologia como aquela capaz de mudar e aperfeioar o que j vinha sendo feito anteriormente. Isto acontece em todos os mbitos: social, educacional, profissional, individual, etc. O computador, uma das tecnologias mais prestigiadas atualmente, pode ser usado de diferentes formas no dia-a-dia, como recurso didtico, como fortalecimento de um pensamento crtico socialmente compartilhvel, como uma capacidade operacional de melhorar o desempenho cotidiano dos afazeres bsicos, para facilitar as transaes econmicas, para facilitar a comunicao, para ter acesso a diferentes tipos de informaes. Independente de como o computador vai ser usado, devemos avaliar o real valor de seu emprego, a adequao e conseqncias de tal procedimento, saber para que ele nos servir e por que queremos incorpor-lo em nossa prtica. Como pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida, o desempenho profissional e pessoal, talvez deveramos enxergar o computador no como uma simples inovao mas como uma possibilidade de dinamizar as nossas mentalidades em relao ao seu uso em nossas prticas, priorizando as relaes interpessoais e valorizando um novo fazer e um novo pensar.
Reflexo
www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/010150030731.html Pense um pouco sobre a proposta ASSISTENTE PESSOAL DIGITAL. Qual o seu posicionamento sobre essa nova tecnologia? Como ela pode alterar nossas vidas? Lembre-se: no necessrio enviar suas reflexes para o professor.

1.3 Tecnologia em diferentes contextos


Diante das novas exigncias de um mercado competitivo, as empresas tambm tm que buscar atualizao com desempenho satisfatrio em relao qualidade, custo, flexibilidade. Sendo assim, exigem-se novas formas de gerenciamento, novas relaes entre empregador-empregado, melhores desempenhos e formas de integrao das novas tecnologias aproveitando suas possibilidades. Essa adequao faz-se necessria sob a perspectiva de uma realidade bastante competitiva. As maiores conquistas que podem ser obtidas com a informatizao das empresas so: facilitar a comunicao entre diferentes setores; acesso a diferentes tipos de informao; agilizar o processo de tomada de decises; integrar plos de diferentes espaos geogrficos, facilitar a divulgao de seus produtos.
Reflita Leia a seguinte histria e reflita at que ponto a tecnologia pode facilitar ou dificultar a comunicao: Duas pessoas conversando por telefone fixo: -Blanca, voc poderia me passar os nomes dos alunos do curso em EAD?... Claro, Cristina, pode ser por email... Meu e-mail, s um pouquinho... Ih, esqueci o meu e-mail particular, mas vamos fazer assim, eu vou abrir o meu computador, vejo o meu e-mail e ligo para o seu celular... Ah, est sem bateria?... Ento eu te mando por fax... Como, vc esqueceu o nmero do seu fax?... T certo, ento vamos fazer assim, voc liga para o meu celular e eu gravo o nmero do seu celular. Depois eu ligo para voc e mando uma mensagem com o meu e-mail e... O que mesmo que eu queria que voc me

18

Cincias Contbeis
mandasse por e-mail, celular ou fax? Eu no me lembro mais... Voc tambm no se lembra? Ento, espera um pouquinho que eu vou dar um pulinho a na sua sala que por acaso est ao lado da minha. Lembre-se: no necessrio enviar suas reflexes para o professor.

Como em outros ambientes, tambm no mbito profissional, necessrio introduzir as novas tecnologias considerando no apenas seu valor operacional, a curto prazo, mas suas implicaes no que se refere a questes estratgicas dentro da organizao. No basta ter uma viso imediatista de lucro, de produtividade, de ganho de tempo sem definir claramente as metas que se quer alcanar. Sabendo que neste sentido, a diferenciao em relao a usar ou no a tecnologia pode trazer vantagens e benefcios nos resultados das aes em qualquer ambiente. Na esfera privada ou na esfera pblica, a finalidade da incluso das Novas Tecnologias pode ser a economia de recursos (materiais, humanos, tempo, dinheiro), ou seja, a obteno de maior lucro com menor investimento e/ou melhorar o atendimento, os servios prestados ao pblico em geral, alm da melhoria na organizao, na agilizao da comunicao e da informao.
Reflita O que esta figura representa no contexto pblico? uma tecnologia adequada s necessidades da populao? Lembre-se: no necessrio enviar suas reflexes para o professor.

hora de trabalhar!

Atividade 1.2
Leia a seguir o texto de Jos Manuel Moran Novas Tecnologias e o reencantamento do mundo no seguinte endereo: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm>. Acessado em 28 set. 2007 e reflita sobre os seguintes pontos: Qual a sua relao com a tecnologia? Fascnio? Desprezo? Temor? Como voc enxerga a tecnologia na sua vida social, acadmica, p e s s o a l , profissional? Como voc avalia o impacto da tecnologia na sociedade e principalmente na educao? Ilustre com exemplos prticos suas respostas (responda com bastantes detalhes, clareza e exemplos, sempre tentando relacionarcom a sua experincia de vida). Mande suas reflexes por meio da Ferramenta Tarefas. Tente vincular as suas reflexes sua realidade (prtica).

Cincias Contbeis

19

Atividade Livre 1.3


Este quiz tem a finalidade de fazer o aluno pesquisar, buscar informaes na Web. O Quiz no ser pontuado. 1. O que o que NTCI ou NTIC? 2. O que www? Responda estas perguntas usando a ferramenta Questionrio hora de trabalhar!

Referncias Bibliogrficas:
CARNEIRO, R. Informtica na Educao. Representaes sociais do cotidiano. N 96. So Paulo: Cortez, 2002. DERTOUZOS, M. L. O que ser: como o novo mundo da informao transformar as nossas vidas. Trad. Celso Nogueira. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. So Paulo: Papirus, 2003.

S-ar putea să vă placă și