Sunteți pe pagina 1din 70

CURSO

CONTABILIDADE GERAL

REVISO

Carlos Gustavo Paiva Rodrigues

ltima Atualizao: 28/02/2012

Contedo PROGRAMADO

SUMRIO
Noes Preliminares Princpios contbeis Atos e Fatos contbeis Regime de Caixa e Regime de Competncia Medidas preliminares elaborao de balanos Lanamento e Mtodo das Partidas Dobradas Contas de Resultado e Contas Patrimoniais Elaborao do Balano

Noes preliminares

Conceito da Contabilidade
A contabilidade, na sua condio de cincia social, cujo objeto o patrimnio, busca, por meio da apreenso, da qualificao, da classificao, do registro, da eventual sumarizao, da demonstrao, da anlise e relato das mutaes sofridas pelo patrimnio da entidade particularizada, a gerao de informaes quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos fsicos, quanto monetrios.

Noes preliminares

Contabilidade como cincia social


PUBLICA GERENCIAL TRIBUTRIA AUDITORIA CONTBIL FINANCEIRA PERCIA CONTBIL DE CUSTOS CONTABILIDADE GERAL

Noes preliminares

Objeto da Contabilidade
O objeto da Contabilidade o patrimnio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigaes referentes azienda.
Por azienda, entende-se toda entidade organizada passvel de ter um patrimnio (bens, direitos e obrigaes), ou seja, so pessoas jurdicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas pblicas, pessoas fsicas e etc.

Noes preliminares

Campo de Atuao
O campo de aplicao da Contabilidade abrange todas as entidades econmico-administrativas, at mesmo as pessoas de direito pblico, como a Unio, os Estados, os Municpios, as Autarquias, etc. Entidade econmico-administrativa: Tambm conhecida como Azienda (Patrimnio + Gesto), so as entidades que possuem patrimnio lquido (pessoas fsicas ou jurdicas), com fins lucrativos ou no. So definidas como um patrimnio considerado juntamente com a pessoa que possui poderes de administrao e disponibilidade sobre este patrimnio.

Noes preliminares

As aziendas ou entidades econmicoadministrativas classificam-se em: Quanto aos fins:


Aziendas sociais: aquelas que no visam lucros. So exemplo de aziendas sociais as associaes beneficentes, esportivas, culturais, recreativas; Aziendas econmico-sociais: so aquelas que, alm das finalidades sociais, visam tambm ao lucro, com o objetivo de prestar servios, peclios, benefcios, s pessoas que contriburam para sua formao. Exemplos: institutos de penso, aposentadoria, peclio e previdncia; e Aziendas econmicas: so aquelas cuja finalidade obter lucros. Nesse tipo de azienda, esto todas as sociedades comerciais, industriais, agrcolas, de servios, entre outras.

Noes preliminares

As aziendas ou entidades econmicoadministrativas classificam-se em: Quanto aos proprietrios:


Aziendas pblicas: pertencem comunidade, mas podem estar sob a administrao do poder pblico ou privado. Exemplos: fundaes, sindicatos, fundaes com fins educacionais, intelectuais, esportivos, e o prprio Estado; e Aziendas particulares: so as propriedades particulares pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, como as sociedades civis ou comerciais ou o prprio patrimnio de uma famlia.

Noes preliminares

USURIOS DA INFORMAO CONTBIL


Entre os usurios das demonstraes contbeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por emprstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agncias e o pblico.
Usurios: Investidores; Empregados; Credores por Emprstimo; Fornecedores e outros credores comerciais; Clientes; Governo e suas agncias; e Pblico.

Noes preliminares

IMPORTANTE!!!
A Administrao da entidade tem a responsabilidade primria pela preparao e apresentao das suas demonstraes contbeis.

10

Noes preliminares

TIPOS DE USURIOS
Podemos dividir os usurios em dois tipos:
Usurios internos: Administradores; Acionistas ou scios controladores; e Empregados. Usurios externos: Acionistas ou scios no controladores; Bancos; Fornecedores; Clientes; e Governo.

11

Noes preliminares

RESUMINDO Objeto Patrimnio (conjunto de bens, direitos e obrigaes); Objetivo Fornecer informaes para suporte a tomadas de decises; Campo de Aplicao Aziendas (Patrimnio e o gestor do patrimnio); Usurios (Pessoas fsicas ou jurdicas) Internos (pessoas de DENTRO da organizao que necessitam de informaes para a tomada de deciso) Externos - (pessoas de FORA da organizao que necessitam de informaes para a tomada de deciso) Funes Econmica Apurao de resultado (Rdito), que pode ser lucro ou prejuzo Administrativas - (Controle do Patrimnio) Esttica Fotografia em um determinado momento Dinmica Controle das mutaes patrimoniais (Qualitativas / Quantitativas)

12

Princpios de Contabilidade

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE (Resoluo CFC n 750/93 alterado por Res. CFC n 1.282/10) Res. 750/93 Entidade Continuidade Oportunidade Prudncia Atualizao monetria Registro pelo valor original Entidade Continuidade Oportunidade Prudncia ---Registro pelo valor original Res. 1.282/10

Competncia
13

Competncia

Princpios de Contabilidade

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
(Resoluo CFC n 750/93 alterado por Res. CFC n 1.282/10) O principal objetivo da adoo dos princpios de contabilidade tornar as informaes contbeis divulgadas uniformes, confiveis e teis para os usurios internos e externos.

14

Princpios de Contabilidade

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
Res. 750/93 - Art. 1 1 A observncia dos Princpios de Contabilidade obrigatria no exerccio da profisso e constitui condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). 2 Na aplicao dos Princpios de Contabilidade h situaes concretas e a essncia das transaes deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10)

15

Princpios de Contabilidade

Princpio da ENTIDADE

Objeto da Contabilidade o Patrimnio; Autonomia Patrimonial (sentido unvoco s h uma interpretao); Patrimnio do Particular Patrimnio da Entidade; Patrimnio da Entidade, no o contrrio; e As somas e agregaes de patrimnios de diferentes Entidades no resultam em nova Entidade (consolidao).

16

Princpios de Contabilidade

Princpio da CONTINUIDADE
Em princpio, a entidade no tem prazo para termino; A suspenso das suas atividades podem provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, at mesmo integral de seu valor; e A situao-limite na aplicao do Princpio da CONTINUIDADE aquela em que h a completa cessao das atividades da Entidade.

17

Princpios de Contabilidade

Princpio da OPORTUNIDADE
Produzir informaes ntegras e tempestivas; A falta de integridade (registro completo, sem falta ou excesso) e tempestividade pode acarretar a perda de relevncia da informao; e necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao.

18

Princpios de Contabilidade

Princpio da PRUDNCIA

Quantificao patrimonial que afeta o PL, quando houver alternativas igualmente vlidas; Certo grau de precauo; A aplicao do Princpio da Prudncia ocorrer concomitantemente com a do Princpio da COMPETNCIA, quando resultar, sempre, variao patrimonial quantitativa negativa. Ativo Passivo

19

Princpios de Contabilidade

Princpio do REG. PELO VALOR ORIGINAL


O Princpio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL orienta que os componentes do patrimnio tenham seu registro inicial efetuado pelos valores ocorridos na data das transaes havidas com o mundo exterior Entidade, estabelecendo, dessa forma, a linha de base da avaliao patrimonial: a determinao do valor monetrio de um componente do patrimnio. As bases de mensurao: Custo histrico e Variao do custo histrico (Custo corrente, Valor realizvel, Valor presente, Valor justo e Atualizao monetria)

20

Princpios de Contabilidade

Princpio do REG. PELO VALOR ORIGINAL


Bases de mensurao:
Custo histrico Ativos registrados pelos valores pagos ou a serem pagos; Passivos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou os necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes.

21

Princpios de Contabilidade

Princpio do REG. PELO VALOR ORIGINAL


Bases de mensurao:
Variao do custo histrico: Custo corrente valor que seria necessrio para compra ou liquidao na data da demonstrao. Valor realizvel Valor de realizao, obtido com a venda do ativo ou liquidao do passivo. Valor presente Mantidos a VP descontando os fluxos de entrada (ativos) e sadas (passivo) de caixa. Valor justo valor em uma operao sem favorecimentos. Atualizao monetria o ajustamento dos valores originais para determinada data, por meio de indexadores.

22

Princpios de Contabilidade

Princpio da COMPETNCIA
Os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento; Pressupe a simultaneidade da confrontao de receitas e de despesas correlatas; e No est relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no perodo.

23

Atos e Fatos Contbeis

Atos e Fatos Contbeis


ATOS ADMINISTRATIVOS: Acontecimentos que no alteram o patrimnio de uma empresa. FATOS CONTBEIS: Acontecimentos que provocam alteraes qualitativas e /ou quantitativas no patrimnio da empresa.
Premutativos Diminutivo FATOS Modificativos
Balano

Aumentativo Diminutivo
Mistos Aumentativo

Passivo Ativo PL

24

Atos e Fatos Contbeis

FATOS CONTBEIS
PERMUTATIVO Alteraes Qualitativas
Permutaes entre os elementos do patrimnio

MODIFICATIVO Alteraes Quantitativas


Diminutivo Reduzem o valor do PL Aumentativo Aumentam o valor do PL

MISTOS Alteraes Qualitativas e Quantitativas


Diminutivo Reduzem o valor do PL Aumentativo Aumentam o valor do PL

Comprar vista
Comprar prazo Pagamento de Duplicatas

Pagamento de despesas
Apropriao de salrios

Recebimento de receitas
Prescrio de dvida

Recebimento de duplicata com desconto


Pagamento de duplicata com juros

Recebimento de duplicata com juros


Pagamento de duplicata com desconto

25

Regime de Competncia VS. Regime de Caixa

Regime De Competncia X Regime De Caixa


Sob o mtodo de competncia, os efeitos financeiros das transaes e eventos so reconhecidos nos perodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos so reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

26

Regime de Competncia VS. Regime de Caixa

IMPORTANTE
Alguns aspectos da legislao fiscal permitem a utilizao do regime de caixa, para fins tributrios. Porm, de modo algum o regime de competncia pode ser substitudo pelo regime de caixa numa entidade empresarial, pois se estaria violando um princpio contbil.

27

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

Demonstraes Contbeis
Objetivo: fornecer informaes que sejam teis na tomada de decises e avaliaes por parte dos usurios em geral, no tendo o propsito de atender finalidade ou necessidade especfica de determinados grupos de usurios. As demonstraes contbeis so parte integrante das informaes financeiras divulgadas por uma entidade.

28

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

Base Legal: Lei 6.404/76 (11.638/07 e 11.941/09)


Art. 176. Ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio:
I balano patrimonial; II demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; III demonstrao do resultado do exerccio; e IV demonstrao dos fluxos de caixa; e (Redao dada pela Lei n 11.638/07) V se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. (Includo pela Lei n 11.638/07)

29

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA


IMPORTANTE!!! As caractersticas qualitativas so os atributos que tornam as demonstraes contbeis teis para os usurios. Quanto as principais caractersticas qualitativas so :
- Fundamentais Confiabilidade (Representao Fidedigna); Relevncia. - De Melhoria Tempestividade; Compreensibilidade; Comparabilidade; e Verificabilidade.

30

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

CONFIABILIDADE
Para ser til, a informao deve ser confivel, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se prope a representar.
Confiabilidade (caractersticas): - Representao Adequada - Primazia da Essncia sobre a Forma - Neutralidade - Prudncia - Integridade

31

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

RELEVNCIA
(Afetada pela Materialidade) Para serem teis, as informaes devem ser relevantes s necessidades dos usurios na tomada de decises. As informaes so relevantes quando podem influenciar as decises econmicas dos usurios, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliaes anteriores.

32

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

TEMPESTIVIDADE
Tempestividade significa ter informao disponvel para tomadores de deciso a tempo de poder influenci-los em suas decises. Em geral, a informao mais antiga a que tem menos utilidade. Contudo, certa informao pode ter o seu atributo tempestividade prolongado aps o encerramento do perodo contbil, em decorrncia de alguns usurios, por exemplo, necessitarem identificar e avaliar tendncias.

COMPREENSIBILIDADE
Uma qualidade essencial das informaes apresentadas nas demonstraes contbeis que elas sejam prontamente entendidas pelos usurios.

33

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

COMPARABILIDADE
Os usurios devem poder comparar as demonstraes contbeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendncias na sua posio patrimonial e financeira e no seu desempenho. Os usurios devem tambm ser capazes de comparar as demonstraes contbeis de diferentes entidades a fim de avaliar, em termos relativos, a sua posio patrimonial e financeira, o desempenho e as mutaes na posio financeira.

34

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

VERIFICABILIDADE
A verificabilidade significa que diferentes observadores, cnscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora no cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econmica em particular ser uma representao fidedigna.
Pode no ser possvel verificar algumas explicaes e alguma informao contbil-financeira sobre o futuro (forward-looking information) at que o perodo futuro seja totalmente alcanado. Para ajudar os usurios a decidir se desejam usar dita informao, normalmente necessrio divulgar as premissas subjacentes, os mtodos de obteno da informao e outros fatores e circunstncias que suportam a informao.

35

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

Limitaes na Relevncia e na Confiabilidade das Informaes:

- Tempestividade - Equilbrio entre Custo e Benefcio - Equilbrio entre Caractersticas Qualitativas - Viso Verdadeira e Apropriada

36

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

ELEMENTOS DAS DEMONSTRAES CONTBEIS


Demonstraes contbeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transaes e outros eventos, agrupando-os em classes de acordo com as suas caractersticas econmicas.
Essas classes so chamadas de elementos das demonstraes contbeis, que se dividem em dois tipos: I - elementos diretamente relacionados mensurao da posio patrimonial e financeira no balano: - ativos; - passivos; e - patrimnio lquido. II - elementos diretamente relacionados com a mensurao do desempenho na demonstrao do resultado: - receitas; e - despesas.
37

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

POSIO PATRIMONIAL E FINANCEIRA


Os elementos diretamente relacionados com a mensurao da posio patrimonial e financeira so ativos, passivos e patrimnio lquido. Estes so definidos como segue:
Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade; Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos; Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

38

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

IMPORTANTE
Ao avaliar se um item se enquadra na definio de ativo, passivo ou patrimnio lquido, deve-se atentar para a sua essncia e realidade econmica e no apenas sua forma legal. Segundo o CPC, so pressupostos bsicos para o preparo das demonstraes contbeis:
- COMPETNCIA - CONTINUIDADE

39

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

DESEMPENHO
O resultado frequentemente usado como medida de desempenho ou como base para outras avaliaes, tais como o retorno do investimento ou resultado por ao. Os elementos diretamente relacionados com a mensurao do resultado so as receitas e as despesas.

40

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

DESEMPENHO
Receitas so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuio de passivos, que resultem em aumento do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de aporte dos proprietrios da entidade; e Despesas so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade.

41

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

RECONHECIMENTO DOS ELEMENTOS


Reconhecimento o processo que consiste em incorporar ao balano patrimonial ou demonstrao do resultado um item que se enquadre na definio de um elemento e que satisfaa os critrios de reconhecimento. Envolve a descrio do item, a atribuio do seu valor e a sua incluso no balano patrimonial ou na demonstrao do resultado.

42

Medidas preliminares Demonstraes Contbeis

RECONHECIMENTO DOS ELEMENTOS


Um item que se enquadre na definio de ativo ou passivo deve ser reconhecido nas demonstraes contbeis se: - for provvel que algum benefcio econmico futuro referente ao item venha a ser recebido ou entregue pela entidade; e - ele tiver um custo ou valor que possa ser medido em bases confiveis.

43

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - LIVROS
Principais Livros (Dirio e Razo)
DIRIO RAZO FACULTATIVO (Cd. Comercial) OBRIGATRIO (Cd. Comercial) OBRIGATRIO (Leg. Fiscal p/ empresas do Lucro Real)

44

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - LIVROS
Principais Livros (Dirio e Razo)
DIRIO RAZO SISTEMTICO (Fatos escriturados por espcie: tipo de conta). Dentro de cada conta existe uma ordem cronolgica de dbitos e crditos Secundariamente CRONOLGICO)

CRONOLGICO (Fatos escriturados em ordem cronolgica)

45

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - LIVROS
Elementos essenciais dos Lanamentos
DIRIO Local e Data Conta (s) debitada (s) Conta (s) creditada (s) Histrico Valor RAZO Ttulo Data da operao Saldo Valor do dbito Valor do crdito

46

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - MTODO
MTODO DAS PARTIDAS SIMPLES: Para o registro de uma fato contbil, apenas um elemento patrimonial utilizado (Escriturao do Livro Caixa, visando apenas ao controle de dinheiro). MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS: o registro de cada fato envolve, pelo menos, um elemento que ser creditado e outro que ser debitado, ou seja, para todo dbito h um crdito e vice-versa. Permite o controle de todos os elementos patrimoniais e de resultado envolvidos em cada fato.

47

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - MTODO
MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Consiste em: IDENTIFICAR AS CONTAS - Identificar; Ex.: Pagamento vista pela compra - Classificar; de mercadorias para estoque - Verificar; e - Aplicar. Caixa Estoques ou Mercadorias

48

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - MTODO
MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Consiste em: CLASSIFICAR AS CONTAS - Identificar; Se patrimonial - ATIVO, PASSIVO ou PL - Classificar; ou de resultado RECEITA ou DESPESA - Verificar; e - Aplicar. Caixa Estoques ou Mercadorias

49

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - MTODO
MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Consiste em: VERIFICAR A NATUREZA DAS CONTAS - Identificar; Se ATIVO ou DESPESA - DEVEDORA - Classificar; Se PASSIVO, PL ou RECEITA - CREDORA - Verificar; e - Aplicar. Caixa Estoques ou Mercadorias

50

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - MTODO
MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Consiste em: APLICAR O MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS - Identificar; Se houver movimento DBITO - Classificar; Haver valor correspondente CRDITO - Verificar; e - Aplicar. Caixa Estoques ou Mercadorias
D - Estoques ou Mercadorias
C - Caixa Quando houver mais de um dbito ou mais de um crdito no lanamento, ser utilizada a palavra Diversos.
51

Lanamentos e o Mtodo das Partidas Dobradas

ESCRITURAO - FORMULAS
FRMULAS DE LANAMENTO NO DIRIO
1 FRMULA 2 FRMULA 3 FRMULA 4 FRMULA
1 Conta 1 Conta debitada Mais de 1 conta Mais de uma Debitada & 1 & Mais de 1 conta debitada & 1 conta debitada & Conta Creditada creditada Conta creditada Mais de uma conta creditada.

11

12

21

22

52

Contas de resultado e contas patrimoniais

EXEMPLOS DE CONTAS PATRIMONIAIS


Conta
Adiantamento a Empregados Adiantamento a Fornecedores Adiantamento de Salrios Aluguis a Vencer Aplicaes Financeiras Despesas Antecipadas Dividendos a Receber Duplicatas a Receber Duplicatas Emitidas Duplicatas Protestadas Impostos a Recuperar Receitas a Receber Seguros a Vencer Seguros Antecipados Seguros Pagos Antecipadamente Ttulos a Receber
53

Caracterstica
Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante

Saldo
Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor Devedor

Contas de resultado e contas patrimoniais

EXEMPLOS DE CONTAS PATRIMONIAIS


Conta
Marcas Patentes Proviso para Devedores Duvidosos Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa Amortizao Acumulada Depreciao Acumulada

Caracterstica
Ativo No Circulante Intangvel Ativo No Circulante Intangvel Ativo Circulante - Retificadora

Saldo
Devedor Devedor Credor

Ativo Circulante - Retificadora


Ativo No Circulante Imobilizado Retificadora Ativo No Circulante Imobilizado Retificadora

Credor
Credor Credor

54

Contas de resultado e contas patrimoniais

EXEMPLOS DE CONTAS PATRIMONIAIS


Conta
Adiantamento de Clientes Dividendos a Pagar Dividendos Distribudos Dividendos Propostos Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas por Terceiros Impostos a Recolher Notas Promissrias Emitidas Notas Promissrias a Pagar Duplicatas Recebidas Proviso para Frias Frias a Pagar Proviso para Imposto de Renda (IR) Receitas a Vencer
55

Caracterstica
Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante Passivo Circulante

Saldo
Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor Credor

Contas de resultado e contas patrimoniais

EXEMPLOS DE CONTAS PATRIMONIAIS


Conta
Capital Subscrito Aes em Tesouraria Capital a Integralizar Capital a Realizar

Caracterstica
Patrimnio Lquido Patrimnio Lquido Retificadora Patrimnio Lquido Retificadora Patrimnio Lquido Retificadora

Saldo
Credor Devedor Devedor Devedor

56

Contas de resultado e contas patrimoniais

CONTAS DE RESULTADO
RECEITA
CPC 00 Aumento no PL Diminuio de Passivos RES. 750 ---------------Extino de Passivo sem desaparecimento de ativo de valor igual (=) ou maior (>) Gerao natural de Ativos

Aumento de Ativos

Entrada de Recursos

Recebimento efetivo doaes e subvenes

de

57

Contas de resultado e contas patrimoniais

CONTAS DE RESULTADO RECEITA


As contas de receita aumentam o patrimnio lquido e so, sempre, de natureza credora. So exemplos de contas de receitas:
- Receita de Vendas de Mercadorias - Receita de Servios - Juros Ativos - Descontos Fin. Obtidos - Rendimentos de Aplic. Financeiras - Aluguis Ativos - Variaes Monetrias Ativas - Variaes Cambiais Ativas - Receitas de Dividendos - Resultado Positivo de Eq. Patrimonial - Supervenincias Ativas (do Ativo) - Insubsistncias Ativas (do Passivo)

58

Contas de resultado e contas patrimoniais

CONTAS DE RESULTADO
DESPESA CPC 00 Diminuio no PL Sada de Recursos RES. 750 ---------------Deixar de existir o correspondente Ativo, por transferncia de propriedade Diminuio ou extino do valor econmico de um ativo (Depreciao) Surgimento de um Passivo sem correspondente Ativo

Reduo de Ativos

Incremento de Passivo

59

Contas de resultado e contas patrimoniais

CONTAS DE RESULTADO DESPESA


As contas de despesa diminuem o patrimnio lquido e so, sempre, de natureza devedora. So exemplos de contas de despesa:
- Comisses de Vendas - Fretes s/ Vendas - Propaganda e Publicidade - Juros Passivos - Taxas Bancrias - Desc. Fin. Conc. Indenizaes - Honorrios - Variaes Monetrias Passivas - Variaes Cambiais Passivas - Resultado Negativo de Equivalncia Patrimonial - Supervenincias Passivas (do Passivo) - Insubsistncias Passivas (do Ativo) - Compras de Mercadorias - Fretes e Seguros s/ Compras

60

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

ATIVO

TAMBM CONHECIDO COMO ATIVO TOTAL

61

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

TAMBM CONHECIDO COMO PASSIVO TOTAL

PASSIVO

62

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

TAMBM CONHECIDO COMO PASSIVO CIRCULANTE E NO CIRCULANTE

PASSIVO EXIGVEL

TAMBM CONHECIDO COMO PATRIMNIO LIQUIDO

PASSIVO NO EXIGVEL

63

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

PASSIVO ATIVO

PATRIMNIO LIQUIDO

64

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL
ATIVO Antes CIRCULANTE REALIZVEL A LP PERMANENTE Investimento Imobilizado Intangvel Diferido Depois CIRCULANTE NO CIRCULANTE Realizvel a LP Investimento Imobilizado Intangvel Antes CIRCULANTE EXIGVEL A LP
RECEITA DE EXERCCIO FUTURO

PASSIVO Depois CIRCULANTE NO CIRCULANTE PL

PL

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL
ATIVO CIRCULANTE NO CIRCULANTE Realizvel a LP Investimento Imobilizado Intangvel PASSIVO CIRCULANTE NO CIRCULANTE PL

Elaborao das Demonstraes Contbeis


BALANO PATRIMONIAL

Ativo Circulante O circulante vai at o fim do exerccio seguinte, ou seja, se apurado em Mai/11 vai at Dez/12 (8 meses em 2011 + 12 meses em 2012 = 20 meses no total). Ativo no Circulante Realizvel Longo Prazo - Os adiantamentos, emprstimos e vendas a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes do lucro da Cia. que NO constituem negcios usuais na explorao do objeto da Cia. (independente do prazo)

ATIVO NO CIRCULANTE Realizvel Longo Prazo OPERAES NO USUAIS DA EMPRESA (INDEPENDENTE DO PRAZO)
Adiantamentos Emprstimos Venda
67

Scio Coligada

Controlada
Diretor Participantes nos Lucros

Ativo Realizvel Longo Prazo

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

Investimento # BENS DE RENDA # Participaes permanentes em outras sociedades (ex.: participaes em coligadas e controladas). Direitos no classificveis no Circulante nem no Realizvel Longo Prazo s os que no se destinarem a manuteno da atividade da Cia.
Imobilizado # BENS DE USO # Bens corpreos destinados a manuteno da atividade da Cia. Intangvel # BENS DE USO # Bens incorpreos destinados a manuteno da atividade da Cia.

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

Passivo Circulante - O circulante vai at o fim do exerccio seguinte, ou seja, se apurado em Mai/10 vai at Dez/11 (8 meses em 2010 + 12 meses em 2011 = 20 meses no total). Passivo no Circulante - O no Circulante refere-se ao prazo superior ao fim do exerccio seguinte e as Receitas Diferidas (Receitas Antecipadas).
OBS.: Receitas Diferidas antigamente conhecidas como Receitas Antecipadas. Para ser classificada como esse tipo de Receita deve-se observar duas situaes: 1 Ser lquida e certa (o dinheiro recebido antecipadamente no pode ser devolvido) 2 No pode gerar obrigao futura (entrega do bem ou prestao de servio) Ex.: Alugueis antecipados
69

Elaborao das Demonstraes Contbeis

BALANO PATRIMONIAL

Patrimnio Lquido Composto por: Capital Social Valor total empregado pelos scios (-) Capital a Realizar/Integralizar Valor ainda no entregue ----------------------------------------(Capital Integralizado) S o valor j entregue Reserva de Lucro Destinao de LLE Reserva de Capital Ganhos que no transitam pelo resultado (DRE) +/- Ajuste de Avaliao Patrimonial Ajuste de ativos e passivos ao valor de mercado (-) Prejuzo Acumulado (-) Aes em Tesouraria Aes da Cia. adquiridas pela prpria Cia.

70

S-ar putea să vă placă și