Sunteți pe pagina 1din 12

A CONSTRUc;AO DAS CIENCIAS

'"

INTRODU<;Ao A FILOSOFIA E A ETICA DAS CIENCIAS


Tradw;ao de Luiz Paulo Rouanet

I!! Reimpressao

19'Q S

----~--::~S~I '_ ~t::::-;di:eEBiitih~I;();;tt;:e-1 Este IIvro pertence ao s ema


cas da UC8. Devera ser entregue nos pra ..-t05 ou quando solici\ado. \) alu:;o Z05 p, eVI~ . m caso oe sera resp(}nsavel pelo hV~o e danilicalfao ou perda devare repo-Io.

A_

840

INTRODUc;AO

A filosofia niio e uma disciplina que forne<;a, fora do ambito da ciencia, uma resposta a todos os problemas nao resolvidos da humanidade. E uma disciplina de pensamento cuja tradi<;ao remonta bastante longe em urn certo numero de culturas, por exemplo, no Ocidente, e, sob outras formas, na india. 0 objetivo deste livro e 0 de introduzir a ela. 0 objetivo nao e, portanto, dar ao leitor uma serie de respostas, mas de fornecer outros metodos de pensamento que nao os das ciencias, na esperan<;a de que isto contribua para tornar as pniticas sociais, por urn lado, mais " responsavelS " e, por outro, malS "humanas "( termo que eVl en ., . 'd temente deve-se precisar melhor!). Uma das finalidades desta obra e tambem a de fornecer aos cientistas e professores de ciencias, como pessoas individuais, uma abertura que os ajude a perceber diversas abordagens da realidade e a nao encemi-Ia dentro do metodo unidimensional das ciencias.

Assim como ocorre com outras disciplinas (como a matematica, a flsica, a qui mica, a biologia), a filosofia convida a entrar em uma tradi<;ao intelectual. Ela desenvolve urn metodo, conceitos tecnicos, ferramentas intelectuais que permitem compreender certas questoes. E por esse motivo que, do mesmo modo que seria insensato querer fazer matematica sem se submeter, por exemplo, a disciplina do calculo diferencial e integral, e impossivel fazer filosofia sem adquirir uma cerca tecnica eo vocabulario adequado. Pode parecer rabugice recordar isto, mas e algo necessario em uma cultura na qual muitos cientista,s parecem esquecer toda exigencia de rigor quando deixam 0 dominio de sua disciplina. Para refletir sobre os problemas da sociedade e sobre as questoes humanas e precise possuir "ferramentas" do mesmo modo que para fazer fisica; em ambos os casos nos inserimos em tradic;:oes intelectuais e utilizamos os resultados das gera<;oes que nos precederam.

poderia fazer para aprofundar 0 JlIaI. pensamento. Caracterizase pelo fato de que aqueles que a utilizam partilham as mesmas pressu posi~6es de base sobre 0 sujeito de que falam; 0 discurso cientifico entra nessa categoria. Por outro lado, se come<;oa colocar-me questoes sobre a amizade, a vida, a morte, a justic;:aetc" produzirei um outro tipo de discurso, bem diferente daquele do c6digo restrito. Observarei, por exemplo, que a noc;:ao de amizade nao e clara. Para torna-Ia mais precisa, contarei hist6rias, e efetuarei multiplas distinc;:oes. Precisarei ultrapassar a minha experiencia de vida cotidiana, a fim de atingir camadas "mais profundas" de minha personalidade e da nossa vida em comum. Bernstein chamou de "c6digo elaborado" 0 tipo de discurso que produzimos quando tentamos superar dessa maneira a linguagem cotidiana e pratica (chamada tambem por vezes de "linguagem da utensilidade"). 0 que caracteriza 0 discurso elaborado e que ele e utilizado para falar de sujeitos a respeito dos quais nao partilhamos

necessariamente as mesmas pressuposi~6es de base.

C6digos "restrito" e "elaborado"


A reflexao filosofica parte de uma experiencia muito simples: do fato de que, em uma primeira aproximac;:ao, servimo-nos de dois tipos de linguagem para falar do mundo; 0 fil6sofo Bernstein (em Douglas, 1970) os distinguiu e chamou de c6digos "restrito"e "elaborado" . Quando descrevo os objetos que estao sobre a minha escrivaninha, esta lampada de leitura, este ditafone, estas flores, estas folhas de papel, descrevo-os sem me preocupar com 0 alcance dessas descri<;oes. 0 que me importa e que uma pessoa a par das pniticas linguageiras de nossa cultura possa reconhecer a lampada de leitura, os livros, a caneta etc. Do mesm9 modo, se digo que fulano esposou beltrana, normalmente nao me lanc;:arei com base . nisso em uma reflexao elaborada sobre a significa<;ao do casamento e do amor. Utilizo entao 0 c6digo restrito: a linguagem do dia-a-dia, util na pratica e que nao leva adiante todas -as distinc;:oes que se

Em uma primeira aproxima<;ao, 0 c6digo restrito fala do "como" das coisas, do mundo e das pessoas, ao passe que 0 c6digo elaborado procura dizer algo do "porque" e do "sentido". De modo geral, as ciencias se ocupam com a linguagem restrita. No Ocidente, ainda falando de maneira geral, a filosofia - e por vezes tambem a religiao - ocupa-se com 0 c6digo elaborado (nao se deve contudo jamais levar demasiado longe asdistin<;oes nem as teorias, alias. Pode haver momentos em que 0 fisico ou 0 bi610go se colocam questoes "mais elaboradas" sobre a materia ou a vida. Pode-se dizer que eles comec;:am enmo a filosofar. Qualquer que seja a maneira pela qual se considera essa tendencia dos cientistas a filosofar, podemos dizer, em uma primeira abordagem, que a distinc;:ao entre 'd' ,"" os co 19os " restnto e e 1 b ora d 0 "fu' nClona b astante b) a em. Dentro desta perspectiva, 0 c6digo restrito corresponde ao interesse que tern os homens e as mulheres emcolocar ordem em seu mundo, em controla-Io e comunicar a outrem a maneira pela . qual 0 veem. Habermas (1973) falara de um interesse tecnico. E um c6digo pratico. Alem disso, utiliza-se 0 c6digo elaborado quando

se trata de interpretar os acontecimentos, 0 mundo, a vida humana, a sociedade. Assim, Habermas dini que esse interesse filosofico csta ligado ao interesse hermeneutico ou interpretat6rio dos seres hllmanos. Ainda mais, 0 c6digo elaborado - e a filosofia - e lltilizado quando se trata de "criticar" interpretayoes habitualmente recebidas (ou seja, de emitir uma opiniao mais refletida que cspecifique os seus "criterios"j a palavra "criticar" vem do grego e significa "efetuar um julgamento", nao tem nada a ver com "denegrir"). Essa superayao das ideias geralmente admitidas cor responde a um interesse emancipat6rio. Como somos par vezes prisioneiros de esquemas de interpretayoes da vida, do mundo e da sociedade, uma linguagem critica tern par finalidade libertar-nos dessa prisaoe renovar 0 nos so olhar. Desse modo, se considero a nOyao de "mulher", posso primeiramente utiliza-Ia no c6digo restrito: nesse caso, todos com preendem 0 que significa. Em urn outro plano, porem, ultrapassamos essa visao pragmlitica da nOyao "mulher" para utilizar uma representayao que de uma interpretayao mais "fundamental" delaj esta se liga evidentemente a cultura de uma civiliza<;ao,de urn meio social, de nossa hist6ria pessoal etc. (assim, as pessoas verao a mulher de modo diferente na Idade Media e na era industrial civilizayoes diferentes -j meios de sociedade diferentes - por exemplo, as classes burguesa ou operaria, ou ainda os homens e as mulheres - veicularao uma imagem que lhes sera pr6priaj e cada individuo teni uma representa<;ao da mulher influenciada pelas atitudes que tiveram os seus pais). Uma reflexao filosofica tentara fornecer uma representayao da mulher (interesse interpretat6rio ou hermen~utiO) que ultrapasse as no<;oesalienantes de feminilidade (interesse emancipat6rio). 0 fato de que a nOyao de mulher e algumas vezes ligada a visao de um ser relativamente indefeso e pouco Inteligente, se bem que sensivel, e outras vezes a representayao de urn parceiro igual ao homem, mostra bem que uma certa atividade "crltica" pode ser necessaria para superar visoes que aprisionam. Do mesmo modo, uma reflexao critica pode liberar visoes morais demasiado estreitas.

Como outro exemplo, consideremos como a nocao de "ciencia" e utilizada no c6digo restrito e no c6digo elaborado. 0 c6digo restrito e aquele utilizado na maior parte dos cursos de ciencias. Supoe-se saber do que se fala, e nao se exige reflexao ulterior. Porem, caso se procure fazer uma ideia do que seja "em definitivo" a ciencia, isto e, dar uma interpretayao que fa<;a"sentido" para n6s, a tarefa se torna mais complexa. T odas essas interpretayoes nao sac equivalentes. Nesse nivel interpretat6rio, a nOyao que se tern da ciencia sera ligada, grayas a uma linguagem elaborada, a outros conceitos, tais como a felicidade dos humanos, 0 progresso, a verdade ete. Essa linguagem elaborada - essa filosofia da ciencia permitira uma interpretayao daquilo que a linguagem restrita diz a respeito da ciencia. Alem disso, a palavra "ciencia" pode por vezes "aprisionar", par exemplo, quando alguns passam a impressao de que, uma vez que se falou de cientificidade, nao ha nada mais a fazer senao se submeter a ela, sem dizer ou pensar mais nada a respeito. Urn fil6sofo "critico" ou "emancipat6rio" da ciencia procurara portanto compreender como e por que as ideologias da cientificidade podem mascarar interesses de sociedade diversos.

o apartamento,

porao,

sotao

A distinyao desses dois c6digos pode ser ilustrada por uma anedota cujo her6i e 0 fil6sofo da ciencia Gaston Bachelard. Esse pensador frances, no fim de sua vida, estava sendo entrevistado por urn jornalista. Depois de alguns minutos, Bachelard 0 interrompeu: "0 senhor, manifestamente, vive em um apartamento e nao em uma casa." Eo jornalista, surpreso, perguntou-Ihe 0 que queria dizer com isso. 0 fil6sofo the respondeu que a diferenya entre uma casa e urn apartamento e que a primeira possui, alem da zona de habita<;ao, um s6tiio e urn POraOj e 0 que ha de particular, acrescentou, e que sempre subimos ao s6tiio, e descemos ao porao.

Bachelard queria assim indicar que muitos vivem sem jamais deixar 0 nivel do codigo restrito. Questoes como "0 que e 0 amor, ou a amizade?" parecem-Ihes ociosasj assim como a maioria das questoes relativas as ideias adquiridas. Pela imagem do somo ou do porao, Bachelard mostrava que, para ele, ser "humano" significava por vezes "subir ao somo", isto e, viver uma busca de significa<;oes da existencia por meio dos simbolos filosoficos, poeticos, artisticos, re1igiosos etc. E "descer ao porao" implicava ir, por vezes, olhar 0 que se passa nos sub solos e fundamentos psicologicos ou sociais de nossa existencia e discernir nos condicionamentos 0 que nos oprime ou libera. Um dos i!1-teressesdessa imagem me parece ligado ao fato de que se passa a maior parte da existencia na sala de estar e nao no somo ou nQ porao. Mas aqueles que "nao sobem jamais ao sotao" e "nao descem jamais ao porao" carecem talvez de uma certa dimensao (notemos que esse tema da "carencia" necessitaria de uma elaborac;ao para derivar os seus significados e fazer um exame critico!). Por outro lado, aqueles que vivessem 0 tempo todo no somo, ou no porao seriam talvez facilmente considerados como pouco equilibrados (como por exemplo aqueles que se preocupam sempre com todas as razoes de sua a<;ao). Permanecemos a maior parte do tempo no mundo pratico de nossos codigos restritos. Se nos afasmssemos dele 0 tempo todo tornar-nos-iamos literal mente loucos. Pois, se estou em vias de efetuar uma experiencia de laboratoriO, nao tenho vontade, nesse momento, de me colocar a quesmo da significa<;aoultima daquilo que fac;o. E 0 mesmo ocorre se quero dizer a alguem que gosto dessa pessoa. Nao obstante, pode haver um sentido, tanto para nos como para os que esmo a nos sa volta, no fato de podermos, em certos momentos, "interpretar" 0 que fazemos, ou "criticar" ideias comuns adquiridas. Parece-me normal, portanto, que uma reflexao filosofica nao assuma, na formac;ao pratica de um cientista, um lugar exagerado. Assim mesmo, julgo importante que aqueles que recebem uma forma<;ao em ciencia nao se tornem seres "unidimensionais",

incapazes de ver algo mais alem de sua pratica tecnica. Nao seria lamenmvel, tanto par~ a sociedade quanto para os individuos, que seres humanos tivessem uma forma<;aoextremamente aprimorada, quando se trata do codigo restrito, e formac;ao alguma quanto a utilizaC;aode nossas tradic;oes relativas ao codigo elaborado? Em outros termos, consideraria lamentavel, para ambas as partes, formar cientistas que tentariam ser rigorosos quando se-trata de ciencias, mas aceitariam facilmente uma total aproximac;ao em outros dominios. Em outros termos ainda, uma abordagem filosofica se opoe ao condicionamento dos-cientistas "tecnicos perfeitos", mas incapazes de refletir sobre as implica<;oes humanas de suas praticas (seria interessante, alias, e isto faz parte de uma reflexao filosofica, interrogarmo-nos sobre as razoes pelas quais muitos admitem sem dificuldade permanecer ignorantes quando se trata de questoes humanas - de ter quanto a esse assunto uma especie de "fe de carvoeiro", fe humana ou religiosa -, ao passe que recusam absolutamente possuir conhecimentos apenas aproximativos em um dominio tecnico). A abordagem filosofica que iremos empreender opoe-se tambem a existencia daquilo que C. P. Snow (1963) chamou de uma "dupla cultura", isto e, uma separac;ao entre as praticas profissionais cientificas e as reflexoes mais pessoais. E tipico, com efeito, encontrar em nossa sociedade pessoas que, em sua vida pessoal ou publica, sac puros executantes, ou puros tecnicos, incapazes ou se recusando a refletir nas implicac;oes sociais de suas praticaSj em 'd , as suas Vl as " pnva d" ou "f:aml'1'" lares , contu d0, advogam va 1 ores humanos. Quando os cientistas desejam ter uma certa abertura, esta se faz geralmente a margem de seu trabalho profissional: interessamse, por exemplo, pela musica, por obras sociais ou caridosas, pela arte ou outras formas de expressao simbolica ou religiosa. Tem mais facilidade em lidar com grandes ideias sobre 0 mundo, Deus, a busca do verdadeiro, do que com reflexoes concretas sobre as questoes relacionadas com sua vida profissional. Precisaremos voltar as razoes que levam a nossa sociedade a produzir uma classe

media de cientistas tecnicos, apoliticos, incapazes de enfrentar as significayoes humanas de suas vidas profissionais e confinando os seus questionamentos eticos a sua vida profissional ou privada.

No campo da ciencia, pode haver diversas maneiras de abordar certas questoes - diversas tradiyoes. Assim, existem diversos metodos para se efetuarem analises quimicas. A maiot parte desses metodos possui relayao entre si, mas sac distintos. Quando se forma urn quimico, poucas vezes ele e introduzido a todos os metodos de analise em quimica. Eventualmente, mais tarde, 0 estudante aprendera outros de acordo com seus desejos e necessidades. De qualquer modo, apos ter utilizado pelo menos urn metodo, compreende-se urn pouco melhor 0 que e a analise quimica. mesmo vale para a filosofia. Existem diversas tradiyoes filosoficas no Ocidente, e numerosas escolas. Urn estudante de filosofia deve ser confrontado com varias delas, ainda que seja impossivel confrontli-Io com todas. Para urn "cientista", ja e dificil muitas vezes compreender urn so enfoque filos6fico. Nem pensar em confronta-lo com as multiplas maneiras pelas quais se pode "fazer filosofia". Se alguns "quiserem mais", podem come<;ar a ler obras de filosofia.

A finalidade desta iniciayao a filosofia, portanto, nao e fornecer uma enciclopedia filosofica: e uma introduyao, permitindo ao leitor adquirir uma visiio mais critica pelo fato de que se podeni comparar a sua visao esponmnea (e as de seus professores) a exposta aqui (observemos que e ilusorio querer apresentar urn enfoque neutro, pretendendo, por exemplo, desenvolver "objetivamente" diversas filosofias da ciencia: a sintese de tal modo produzida sera sempre aquela do ponto de vista do expositor; e a impressao de objetividade seria final mente devida a uma manipulayao!). Nada impede, alias, que os leitores leiam outros livros para saber mais a respeito. Varias vezes, portanto, se indicara como outros enfoques sac possiveis. Na bibliografia assinalaremos uma ou outra obra que aborde a filosofia de acordo com urn ponto de vista relativamente diferente do adotado neste curso.

objetivo desta obra sera, principal mente, inicia-Io em uma abordagem filosofica, aquela que 0 autor prefere, mesmo estando consciente de que existem outras. Apos ter aprofundado uma, sera possivel compreender mais facilmente como situar outras abordagens. Ainda mais porque cada urn ja tern uma, a sua filosofia esponmnea (Althusser, 1974); por este termo entendemos a imagem nao-critica que possuimos das coisas. Para os cientistas, essa filosofia esponmnea e em geral condicionada peia visao transmitida por seus professores, mesmo que estes estivessem persuadidos a "so fazer ciencia, e de modo algum filosofia".

"Por que dar urn lugar a filosofia na forma<;ao dos cientistas?". Poderiamos perguntar tambem: "Por que urn curso de Informatica para urn quimico?", ou: "Por que urn curso de ciencias naturais para urn matematico?". A essas questoes nao existe uma resposta cientifica: a resposta e do ambito de uma politica universitliria. Impoem-se materias em urn programa porque "se" (ou seja, aqueles que tern 0 poder de impor programas) considera que essas materias sac necessarias seja para 0 bem do estudante, seja para 0 bem da sociedade; trata-se sempre do "bem" do modo como os organizadores das formayoes 0 representam, de acordo com seus projetos e interesses proprios. Em certos paises, 0 legislador pensou que urn universitario diplomado nao pode ser pura e simplesrriente identificado como urn puro tecnico. Considerou que os universitlirios, ja que a sodedade lhes dara urn certo poder, devem tambem ser capazes de examinar com certo rigorquestoes que nao sejam concernentes a sua tecnica especifica. Trata-se de uma escolha politica e etica, no

sentido de que aaueles que a fizeram julgaram que seria irresponsavel formar "cientistas" sem lhes dar uma certa formac;ao nesse dominio humano (isto nos remete ao fato de que a universidade nao forma "matematicos", "fisicos", "quimicos" etc., de maneira abstrata, mas seres humanos que cumprirao urn certo numero de func;6es sociais, as quais os levarao a assumir responsabilidades). Sem duvida, tambem, alem do interesse para a sociedade em ter cientistas capazes de refletir, alguns politicos da universidade consideraram 'que nao seria "Hico" submeter pessoas jovens ao condicionamento que e uma formac;ao cientifica sem lhes dar uma especie de antidoto pelo vies das ciencias humanas (dizer que consideramos que algo nao e "etico" equivale a dizer que nao gostariamos de urn mundo on de essa coisa acontecesse). A prop6sito dessas decis6es politicas, assinalemos urn fato empirico. Pesquisas mostraram (Holton, 1978) que, em nossa sociedade, ha mais estudantes que se pretendem "apoliticos", ou nao interessados pelas quest6es que fujam ao campo de suas tecnicas entre aqueles que se destinam as ciencias, do que entre aqueles que escolhem outras areas. Os que escolhem a ciencia prefeririam ser menos implicados nas quest6es relativas a sociedade. Pode-se perguntar por que? T alvez porque facilmente podemos imaginar os cientistas em uma especie de tone de marfim! De qualquer modo, a "politica" desta obra e constituir urn contra peso a essa tendencia, propondo uma abordagem filos6fica. Nasceu junto a uma decisao de politica universitaria inserindo no ~grama urn curso de filosofia e outros cursos de formac;ao humana. Esta pratica de "contrapeso" existe tambem, alias, no interior das pr6prias disciplinas cientificas. Desse modo, recusarse-a a formar um fisico te6rico sem lhe dar ao menos alguns exercicios de laborat6rio; e igualmente uma decisao de politica universitaria. As decis6es no campo da politica universitaria que elaboram os programas sac sempre um agregado de compromissos tentando responder ao que diferentes grupos, muitas vezes opostos por suas concepc;6es e/ou interesses, consideram "born" para aqueles que seguem a formac;ao e/ou para a sodedade ... e tambem

- ainda que isto seja muitas vezes dissimulado pr6prios interesses.

- para os seus

E real mente possivel alguem jamais colocar-se uma questao de ordem filos6fica? Pode-se dizer: "Quanto a mim, a filosofia nao me interessa?"
Para abordar essa questao (0 que nao significa responder a ela, pois, com relac;ao a muitas quest6es, podemos aborda-Ias, esclarece-Ias, mas nao faz senti do lhes dar uma resposta), distingamos ainda dois tipos de interesses. 0 primeiro liga-se a. globalidade da hist6ria humana: diz-t:@lipeitoaoseotjdo dessa hist6ria. 0 segundo tipo, que denominarei de ,setorializadop foncerne a uma variedade de coisas pelas quais podemos ser atraidos. Assim, podemos nos interessar pelo cultivo dos champignons, pela musica, por uma boa refei<;iio, dos costumes das tribos zulus etc. Sao assuntos pelos p quais 0 sujeito decide se vai se interessar ou nao. Podemos enta~ fazer uma representa<;ao da vida como uma multiplicidade de centros de interesse dentre os quais e necessadoescolher. Na medida em que consideramos os interesses pelo sentido da vida, a religiaoou a filosofia como interesses setorializados, colocamo-nos a seguinte questao: "Sera que'eu tenho vontade de me interessar pela filosofia, ou pel-a'religiao, ou pelo sentido da vida etc.?". Contudo, podemcs nos'perguntar tambem se e adequado dassificar U'ffi interesse glubal relativo ao sentido da existencia entre os interesses setorializados. Interessar-se pela justi<;ana sociedade nao significa exatamente a mesma coisa do que se interessar pelo cultivo do champignon. No primeiro caso, com efeito, 0 interesse e de fato ligado ao pr6prio mundo em que vivemos, ao passe que no segundo trata-se de uma questiio mais evidentemente setorializada. Alguns setorializam todos os interesses: e alias a tendenda de nossa sOdedade de consumo e de mercado. No limite, tudo deve entao ser considerado como mercadoria, que se apresentara even-

tualmente em publico. Se alguem se interessa pela religiao Ihe sera oferecido urn curso de religiao. Porem, se a mesma pessoa estiver interessada pelo cultivo de champignons, sera isto que Ihe oferecerao. Uma concepyao como essa, na verdade, decide 0 sentido da existencia, pois equivale a declarar que nao existe historia humana, e tampouco significayao urn pouco global: so haveria interesses setorializados. E uma resposta que nao confere sentido a existencia, tomada em sua globalidade: 0 sentido proviria unicamente de multiplos projetos cuja totalidade nao significaria nada. Para outros, existem questoes globais, mais importantes do que os interesses setorializados. Sem querer necessariamente impo-los aos outros, e para eles. uma escolha existencial reconhece-los. Considerar que so ha interesses setorializados e decidir permanecer para sempre no dominio da linguagem restrita. Pelo contr<irio, aceitar a quesmo global da existencia e abrir-se a uma pesquisa e a urn debate em uma linguagem elaborada, iniciando uma busca de sentido. E essa segunda escolha que esrn na base deste ensaio. Que os leitores que tiverem feito a escolha de nao ter na existencia senao interesses setorializados tomem consciencia de que Ihes e pedido agora que compreendam a maneira pela qual algumas pessoas abordam as questoes da existencia de modo diferente delas. Esta pesquisa filosofica tern significayao apenas para aqueles a quem a historia e as decisoes humanas colocam uma questao. Sem querer impor esta questao a todos (isto seria uma dominayao), a politica universitaria subjacente aos cursos de filosofia impoe isto a todos os estudantes que a considerem.

validos. Esse dominio corresponde ao que se chamou por vezes tambem como filosofia da ciencia (a parte da filosofia da ciencia que considera a maneira pela qual os saberes se organizam chamase epistemologia, em grego, "a ciencia do saber"). Quanto a etica, e a parte da filosofia que reflete sobre as escolhas que tern uma importancia na vida do homem, particularmente diante do fato empirico de que, em todas as sociedades, existem codigos morais, ou nOyoes semelhantes. . Abordar essas questoes de maneira tao ampla sera dificil. E por isso que nos as abordaremos aqui sob urn vies particular. Nos nos perguntaremos em que medida a ciencia pode contribuir para a felicidade dos seres humanos e ajuda-los a resolver intelectual e praticamente os seus problemas de vida. Esta obra vi sara portanto a rela~ao entre a cincia e a etica, e entre a ciencia e 0 sociopolitico. Ou, para "particularizar" ainda mais a questao, nos nos perguntaremos em que medida a ciencia pode nos ajudar a resolver certos problemas eticos e/ou sociopoliticos particulares, como a quesrao do aborto, da bioetica, da corrida armamentista etc. A busca de uma soluy5.o a essas questoes levar-nos-a em espeCial a precisar duas questoes importantes na tradiy5.o filosofica. A'" primeira diz respeito as escolhas eticas. T entaremos compreender melhor 0 que querem dizer aqueles que pretendem que uma a~ao seja moral mente boa. A segunda quest5.o concerne - e isto sera importante para apreender a articulay5.o entre a moral e a ciencia - ao que nos entendemos por "verdade cientifica". Em outros termos, sera preciso compreendeT melhoT 0 que se entende POT

objetividade cientifica, e al>TeendeT melhoT 0 alcance, dos conhecimentos cientificos.

va lOTe Os Umites

Procurar-sea aqui compreender (isto e, arriscar-se a uma linguagem elaborada sobre) a logica no seu sentido mais amplo. Dentro desta perspectiva, 0 termo "logica" recobre 0 estudo da maneira peIa qual os saberes humanos se estruturam; implica pesquisar em que condic;oes des podem ser considerados como

primeira vista, certos codigos .eticos podem estar ligados a questoes cientificas. Assim, pode-se considerar que a questao de saber se urn paciente deve ou nao ser operado possui uma

dimensao moral. E a maioria aceitaria de born grado que e legitimo introduzir, diante dessa questao, conhecimentos cientificos em medicina (a quesmo se colocaria de modo diferente se 0 paciente tem , estatisticamente, poucas chances de sobreviver, ou se, pelo contnirio, a opera~ao oferece muitas chances de prolongar a sua vida). Determinadas quest6es cientfficas, portanto, podem influen ciar os julgamentos eticos. 0 mesmo pode ocorrer em quest6es como 0 aborto. Desse modo, algumas pessoas se voltarao para os biologos e medicos considerando que estes san capazes de dizer se, sim ou nao, ha circunstincias em que 0 aborto seria aceitavel. Outros, pelo contrario, considerarao inapropriada essa consulta a especialistas cientificos ante quest6es eticas. Outros ainda estarao de acordo em dirigir.se a esses especialistas, mas considerarao que e preciso mais: proporiam, por exemplo, que aos medicos ou aos biologos se juntem tambem psicologos ou sociologos. Outros, enfim, afirmarao que existe realmente heterogeneidade entre a decisao etica e os resultados cientificos. Semelhantes quest6es podem surgir tambem no dominio da Ecologia. Alias, 0 proprio termo "ecologia" e ambiguo. Por urn lado, parece representar uma moral relativa ao meio ambiente. Por outro, e tambem uma disciplina cientifica que faz parte da Biologia. Na mesma perspectiva, podese perguntar tambem se os geo grafos (ou os economistas, ou ...) possuem resultados cientificos gra~as aos quais poderiam determinar 0 que e moral ou n3.o em materia de desenvolvimento. au ainda: "Tern os biologos ou os psicologos algo a dizer a proposito da moral sexual?" Ou: "Haveria cientistas que poderiam dizer se 0 homossexualismo e 'norma}'?" Eis uma serie de quest6es que esta obra gostaria de ajudar a abordar.

e normal que os seres humanos fa~am constantemente a guerra, qual 0 significado dessa palavra, "normal"? au ainda, se digo que o homossexualismo nao e normal, 0 que isto significa? Existe uma multiplicidade de sentidos ligados a esta palavra. Proporei pelo menos quatro que me parecem uteis de serem distinguidos. Para tornar isto mais claro, situarei esses sentidos em urn cenario - uma historia - que indicani a maneira pela qual 0 termo e compreendi do nela. Primeiro cendrio. Um objeto esta em vias de subir, enquanto "normalmente" ele deveria cair. Se me dou eonta de que se trata de um balao cheio de gas helio, digo: "Ah, e normal!" Aqui, a palavra "normal" significa que conseguimos introduzir um fenome no no ambito de nossa compreensao do mundo. Nesse sentido, poderia dizer que "um cachorro ter cinco patas e normal". Dizelo-significa simplesmente que eu me dou conta de que isso pode acontecer. Neste sentido, tudo e, em principio, normal. Com efeito, metodologicamente, queremos reintegrar tudo 0 que vemos em uma certa compreensao. E n3.o cessaremos de fazelo antes de ter compreendido os fenomenos que esmo diante de nos, isto e, antes de ter dito que eles eram normais. Se, em urn caso part;icular, urn fenomeno fosse "anormal" , de acordo com esta primef~a significa <;ao, simplesmente nos ainda nao teriamos compreendido; mas esperaremos mais cedo ou mais tarde compreende-Io. Nesse sentido, para os cientistas, todos os fenomenos sao "normais", pelo mero fato de que existem. Segundo cendrio. "Um cachorro ter cinco patas, isto nao e nor mal" . Querse indicar por isto, em geral, que, de acordo com certos criterios estatisticos, um cachorro de cinco patas n3.o esta dentro das ,"normas". Do mesmo modo, nesse sentido, podese dizer que o homossexualismo nao e normal, se entendemos por isto que somente uma minoria da popula~ao e homofila. Esse segundo' sentido da no<;ao de normalidade refere.se pura e simplesmente a estatfsticas.

No paragrafo precedente apareceu a palavra "normal". E uma palavra-chave, mas muito ambigua. Se, por exemplo, digo que nao

Entretanto, 0 esmbelecimento de esmtisticas depende sempre de pressupostos te6ricos. Por exemplo, para dizer que, do ponto de vlsm estatistko, ha urn numero X de cachorros com cinco pams, necessito de uma teoria pela qual determinarei que determinado animal e de fato urn cachorro. Pode ser que, em nome de uma teoria, decida-se que urn animal de cinco pams nao e urn cachorro. Neste casa, nao havera evidentemente cao de cinco patas. Quando se utiliza a esmtistica, tomam-se assim decis5es em rela<;ao aos criterios e categorias utilizados. Alem disso, serao necessarias ainda decis5es para determinar o que se entende por urn fenomeno "estatisticamente anormal"; de uma maneira ou de outra, havera uma teoria dizendo aquilo que se espera. A menos que se oculte a decisao tomada ao dizer . que tu d 0 que u Itrapassar uma certa porcentagem e anorma 1",e . precise considerar que e por uma escolha de criterios que se decide que algo e anormal. Assim, de acordo com certos criterios esmtistkos, poder-se-a dizer que a fecunda<;ao e urn fenomeno anormal, uma vez que ha uma infima minoria de espermatoz6ides que selVem a fecunda<;ao. Alem disso, certos fenomenos que s6 aparecern em urn por cento dos casos podem ser considerados normais. Esses exemplos mostram que a estatistica nao ensina, em materia de normalidade, nada mais do que aquilo que foi necessario colocar como pressupostos necessarios para construi-Ia (em urn ambito te6rico admitido, porem, ela pode ser muito util, por exemplo, quando se diz, em urn processo de produ<;ao, que e preciso rejeimr as pe<;as u anormms ") .
II

dade em que nos encontramos, comum.

isto e contrario

expecmtiva

Desse modo, pode-se dizer que todas as cren<;as eticas em uma dada sociedade permitem uma classifica<;ao dos fenomenos em normais e anormais. Se, por exemplo, nessa sociedade, nao se admite que urn marido bata em sua esposa (ou que uma mulher barn em seu marido), dir-se-a que "bater no seu conjuge e anormal" . Neste sentido, a palavra "normal" se refere a uma normalidade socialmente admitida (obselVemos que essa norma nao e necessariamente etica, mas pode ser simplesmente cultural: indica uma expecmtiva). Quarto cendrio. Diz-se por vezes que determinada coisa nao e normal quando ela e contniria ao que "deve" ser. Por exemplo, posso dizer: "A corrida armamentism nao e normal". Nesse sentido, nao recorro a uma mera crenera social, mas coloco urn juizo de valor. Segundo esm compreensao etica e normativa da palavra "normal", fala-se daquilo que eu (ou n6s) considero anormal. E possivel que eu considere esm coisa anormal referindo-me simplesmen~e a maneira pela qual coloco os valores, ou porque prtendo refenr-me a normas absolums, ou a normas eticas socialtnente admitidas. Com freqiiencia, essas quatro significa<;5es da palavra "normal" sac confundidas. E podem se jusmpor. Nao e raro tambem que alguem tome a primeira significa<;ao (e normal porque eu compreendi) pela ultima (e algo que admito). Assim, posso muito bem compreender que determinada pessoa barn em seu conjuge e dizer que "depois de tudo que ele ou ela 0 fez sofrer, acho sua rea<;ao normal", sem decidir se, no quarto sentido, para mim, e normal: isto e, moral mente aceit:ivel. Do mesmo modo, ha muims vezes uma confusao entre 0 senti do esmtistico de uma norma e 0 seu sentido moral. Posso dizer assim que 0 fenomeno da homossexualidade e anormal (ou normal) de acordo com os meus valores eticos. E, em urn outro sentido, alguns podem considerar que 0 homossexualismo e admiSSbrel etjcamente (mo.ralmente--normal) e

Terceiro cendrio. "0 homossexualismo nao e normal". Isto pode significar simples mente que, nesta sociedade, ha uma especie de consenso para dizer que nos encontramos diante de urn fenomeno que nno corresponde ao que esperamos. Neste sentido, chamamos de anormal ao que 'e contrdrio a expectativa social. E interessantedar-se conta de que esse sentido e provavelmente 0 que esta profunda mente fixado em nossas mentalidades. Quando dizemos que alguma coisa e-anormal, isto significa que, na socie-

J lKI ,SISTEMADE S'SUOk'"

ao mesmo tempo considerar, talvez segundo outros criterios estat1sticos, que eestatisticamente anormal. Do mesmo modo, ainda, pode-se considerar que determinada coisa e, em urn ambito teorico bem preciso, estatisticamente rara, mesmo levando em conta que, segundo a expectativa social, ela e normal. Em suma, a utilizayao da palavra "normal" e ambigua porque pode dissimular posiyoes bem diferentes. T omemos urn ultimo exemplo: "A prostituiyao e, em uma sociedade, normal?" De acordo com 0 primeiro cemirio, pode-se compreender 0 fenomeno e dizer que ele e normal. De acordo com 0 segundo, como em quase todas as sociedades ha uma forma ou outra de prostituiyao, pode-se dizer que e estatisticamente normal (mas so se emite essa opiniao, em geral, com base em criterios no minimo pouco daros). Em muitas sociedades, ela nao e considerada como normal de acordo com 0 terceito cenario. Enfim, ha urn certo debate etico para saber se, em unia dada sociedade, deve-se considerar como normallegalizar a prostituiyao. De acordo com as significayoes, a ciencia tern coisas diferentes a dizer em relayao ao que e normal. Conforme 0 primeiro sentido, a ciencia nao tern nada a dizer porque, por pressuposto, para a ciencia, tudo 0 que acontece deve ser explicado, ou seja, tudo e normal. No sentido estatistico, a ciencia pode ter bastante a dizer, mas sob condiyao de ter precisado bem - de uma maneira que nao sera jamais inteiramente cientifica - os criterios sobre os quais se baseara a estatistica. Quanto a normalidade como crenya social, a sociologia pode constat::i-la, mas percebe-se que, sobre pontos particulares, ela nao tern nada a ver com resultados cientificos. Finalmente, e esta sera uma quesmo abordada nesta obra: "Pode a ciencia diz.er algo a respeito do que 'deveria' ser?". Em outros termos, pode a ciencia servir de fundamento iL etica? Pode ela determinar 0 que e 0 bem ou 0 mal? (Concretamente, urn medico poderia dizer, por exemplo, que comportamentos sac bons ou maus em materia de etica sexual? Ou em materia de aborto? Pode urn geografo dizer algo sobre que e justo em materia de urbanimso? etc.).

Antes de poder abordar essas questOes, preclsamos fazer urn pouco de "filosofia da ci~ncia", isto e, interrogarmo-nos sobre 0 alcance do saber cientifico. Em outras palavras, e precise ter em mente questoes como: "0 que e a verdade cientlfica?", ou "0 que quer dizer fazer ciencia?", ou ainda "Em que sentido se pode dizer que a ciencia e objetiva?". Este sera 0 objeto dos capitulos que seguem.

Instrumentos: Interesse:

codigo "restrito" (pratico) e 0 codigo "elaborado"

ultrapassar uma visao unidimensional da vida; saber refletir de maneira rigorosa sobre os dominios nao-tecnicos. Limites: urn unico enfoque nao significa urn enfoque neutro e objetivo ]ustifica<;ao: uma escolha politica e etica da universidade; urn instrumento para abordar as responsabilidades sociais. A imagem do apartamento, do porao e do sarno.

2 Interesses setorializados e interesse pdo "sentido" global.


Escolha entre busca de urn sentido ou setorializados.
0

non-sensdos interesses

4 Exemplos de quest6es em que ciencia e etica

SaD

solicitadas:

decisao de uma opera<;aocirurgica, de urn aborto; desenvolvimento; prote<;aodo meio-ambiente; rea<;oesem rela<;aoao homossexualismo;

o papel dos especialistas cientificos nesses dominios.

a problema
sentido sentido sentido sentido

cIa normalidade:

cientihco e trivial; estatistico; fomecido pelo consenso social; dependente de urn jUizo de valor.

C6digo restrito/c6digo elaborado/ideias adquiridas/rigor/aproxirna<;ao/episternologia/interesses setorializados/interpretativos/ criticos/ emancipat6rios.

S-ar putea să vă placă și