Sunteți pe pagina 1din 7

Confucionismo O confucionismo (, ? Rxu) um sistema filosfico chins criado por Kung-Fu-Tzu (Confcio).

. Entre as preocupaes do confucionismo esto a moral, a poltica, a pedagogia e a religio. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sbios). Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histrica nica. Alm de tradio religiosa, o confucionismo considerado uma filosofia, tica social, ideologia poltica, tradio literria e um modo de vida. Confcio, forma latina de Kung Fu Ts, filsofo chins do sculo VI a.C, compila e organiza antigas tradies da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 sculos. Combatido como reacionrio durante a Revoluo Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso aps as recentes mudanas polticas no pas. Atualmente, 25% da populao chinesa declaram-se adeptos do confucionismo. A humanidade o ncleo no confucionismo. Uma maneira simples de apreciar o pensamento de Confcio consider-lo como sendo baseado em diferentes nveis de honestidade, e de uma forma simples de entender o pensamento de Confcio examinar o mundo usando a lgica da humanidade. budismo O budismo no s uma religio, mas tambm um sistema tico e filosfico, originrio da regio da ndia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), tambm conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do sculo VI a.C. Ele considerado pelos seguidores da religio como sendo um guia espiritual e no um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religies e no apenas o budismo. O incio do budismo est ligado ao hindusmo, religio na qual Buda considerado a encarnao ou avatar de Vishnu. Esta religio teve seu crescimento interrompido na ndia a partir do sculo VII, com o avano do islamismo e com a formao do grande imprio rabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela sia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando caractersticas prprias em cada regio. Os ensinamentos, a filosofia e os princpios Os ensinamentos do budismo tm como estrutura a idia de que o ser humano est condenado a reencarnar infinitamente aps a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida ser considerado na prxima

vida e assim sucessivamente. Esta idia conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o esprito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnaes.

CRISTIANISMO; Com cerca de 2,1 bilhes de adeptos atualmente, o Cristianismo a maior religio do mundo, sendo predominante na Europa, Amrica e Oceania. A religio se iniciou atravs dos ensinamentos de Jesus de Nazar, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo uma religio abramica, da mesma forma que o Islamismo e o Judasmo. Os seguidores de Jesus so chamados de cristos; tal denominao foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colnia militar grega. O livro sagrado dos cristos a Bblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a histria da criao do mundo, das leis, tradies judaicas, etc. J o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristos primitivos viviam, etc. Jesus Cristo nasceu em Belm, Judeia (Palestina), por volta do ano 6 a.C. Seus ensinamentos morais, como o amor a Deus e ao prximo, fizeram com que sua vida passasse a ser um exemplo a ser seguido. Aos 33 anos, Jesus morreu crucificado injustamente e ressuscitou aps o terceiro dia. Existem trs ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razo disso, existem, tambm, diferentes concepes e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existncia de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religio, considerado o redentor da humanidade; e da vida aps a morte. JUDAISMO O judasmo considerado a primeira religio monotesta a aparecer na histria. Tem como crena principal a existncia de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a f judaica praticada em vrias regies do mundo, porm no estado de Israel que se concentra um grande nmero de praticantes.

Conhecendo a histria do povo judeu A Bblia a referncia para entendermos a histria deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abrao recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politesmo e para viver em Cana (atual Palestina). Isaque, filho de Abrao, tem um filho chamado Jac. Este luta , num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jac do origem as doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porm so escravizados pelos faras por aproximadamente 400 anos. A libertao do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moiss, que recebe as tbuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, at receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Cana. Os livros sagrados dos judeus A Tor ou Pentateuco, de acordo com os judeus, considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Tor : Gnesis, o xodo, o Levtico, os Nmeros e o Deuteronmio. O Talmude o livro que rene muitas tradies orais e dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentrios. Entre os rituais, podemos citar a circunciso dos meninos ( aos 8 dias de vida ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciao na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ). XINTOISMO A tradio do xintosmo foi criada antes do budismo e ganhou fora no Japo no sculo VI. Conjunto de ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japo e da famlia imperial japonesa. Originalmente, o xintosmo no possua nome, doutrina, nem dogmas. Depois de sete geraes de divindades nascidas do prprio Cosmo, surgiu enfim o ltimo casal; Izanagi e Izanami, que desempenhava na xintosta, o papel da criao. Os dois se uniram como macho e fmea; e do corpo de Izanami nasceram as oito ilhas que compem o territrio do Japo. O termo xinto quer dizer caminhos dos deuses. O xintosmo a religio nacional do Japo, que se constitui de crenas e prticas religiosas de tipo animista. Ao contrrio da maior parte dos credos contemporneos, xint no possui um fundador especfico como livro sagrado, dogmas ou cdigo moral.

No Japo, a religio permaneceu oficial de 1868 a 1946. Com a derrota japonesa na segunda Guerra Mundial, o imperador Hiroto renunciou ao carter divino atribudo realeza pelo xintosmo e a nova Constituio do pas passou a defender a liberdade religiosa para todos os japoneses. O Kashikodokoro um santurio do palcio imperial de Tquio. No santurio ocorre homenagem aos antepassados. O Kashikodokoro constitui, no Japo moderno, o centro onde se preservam as remotas tradies do xintosmo. OMOONISMO Associao do Esprito Santo Para a Unificao da Cristandade Mundial", foi fundado na Coria, em 1954, e, em 1973, nos Estados Unidos. Em 1976, proclamava ter entre 500 mil a 2 milhes de adeptos, radicados principalmente na Coria e no Japo, com modestas ramificaes tambm na Europa. No seu livro O Divino Princpio, Moon conta que, desde a infncia, foi clarividente, isto , podia ver atravs do esprito das pessoas. Conta que quando tinha apenas doze anos, comeou a orar para que coisas extraordinrias comeassem a acontecer. Conta o prprio Moon que, num domingo de Pscoa, quando tinha apenas dezesseis anos, teve uma viso na qual Jesus lhe teria aparecido, dizendo: "Termina a misso que eu comecei". Moon procurou se preparar para o cumprimento dessa misso, atravs do estudo das seitas e dos cultos populares do Japo e da Coria. Foi assim que, em 1946, comeou a pregar a sua prpria verso do Cristianismo messinico. A medida que a seita crescia, Moon enfrentava problemas com as autoridades coreanas, o que culminou com a sua excomunho pela Igreja Presbiteriana, em 1948, qual pertencera at ento.

Ensinamentos

de

Moon

De acordo com O Divino Princpio, o livro "sagrado" que contm as revelaes do reverendo Moon, Deus queria que Ado e Eva se casassem e tivessem filhos perfeitos, estabelecendo assim o Reino de Deus na Terra. Mas Satans, encarnado na serpente, seduziu Eva, que, por sua vez, transmitiu sua impureza a Ado, causando, ento, a queda do homem. Por isso Deus mandou Jesus Cristo ao mundo, para redimir a humanidade do pecado. Mas Jesus morreu na cruz, antes de ter podido casar-se e tornar-se pai de uma nova raa de filhos perfeitos. Agora chegou o tempo para um novo Cristo, que finalmente cumprir os desejos de

Deus. JAINISMO O jainismo ou jinismo uma das religies mais antigas da ndia, juntamente com o hindusmo e o budismo, compartilhando com este ltimo a ausncia da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provvel que tinha surgido na sua forma actual no sculo V a.C., em resultado da aco religiosa do Mahavira. Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hindusmo ou uma heresia do budismo, devido partilha de elementos comuns com estas religies, o jainismo contudo um fenmeno original. Ao contrrio do budismo, o jainismo nunca teve um esprito missionrio, tendo permanecido na ndia, onde os jainas constituem hoje cerca de quatro milhes de crentes. Origens: Segundos os historiadores da religio, o jainismo estabeleceu-se na ndia em meados do primeiro milnio a.C.. O seu fundador foi o Mahavira, existindo duas propostas para o perodo em que viveu: 599 a.C. - 527 a.C (data tradicional apontada pelo jainismo) ou 540 a.C - 470 a.C. (segundo os acadmicos). Nasceu perto de Patna, naquilo que hoje o estado do Bihar. Foi um contemporneo do Buda, tendo pregado na mesma regio geogrfica, embora no conste que os dois mestres se tenham alguma vez encontrado. Pertencia casta dos guerreiros (xtrias), casou, viveu no luxo at que por volta dos trinta anos tornou-se um mendigo errante.

O HINDUSMO considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradies culturais, valores e crenas obtidas atravs de diferentes povos. Passando por constantes adaptaes at chegar ao que se conhece hoje, o Hindusmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua histria. Na primeira fase, chamada de Hindusmo Vdico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do cu, deus supremo) que gerou outros deuses. Na segunda fase, a partir de adaptaes de outras religies, surgiu o Hindusmo Bramnico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora). Na terceira fase percebem-se diferentes adaptaes influenciadas por religies a partir do cristianismo, islamismo e outras. O Hindusmo Hbrido surgiu ento como a agregao de diversas influncias. Para os hindus: - A trajetria que a alma ter traada de acordo com as aes praticadas aqui na Terra (lei do Carma);

- A libertao final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento; - Os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditao (darshan) e a oferenda aos deuses (puja); HARE KRISHNA uma abreviao do famoso maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esse antiqussimo mantra, encontrado nos Upanishads, uma invocao direta a Deus, em amor e devoo. Hare uma invocao ao aspecto feminino de Deus (Deus Me). Krishna um nome de Deus que significa o todo atraente. E Rama um outro nome de Deus que significa a fonte do prazer. Esse mantra, ento, um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer - ou seja, Deus reconhecido como tudo de bom, tudo que possa ser desejado, a pessoa mais amorosa e amvel. Hare Krishna tambm virou sinnimo de quem pratica auto-realizao entoando esse mantra. Os primeiros a fazerem isso no ocidente foram os membros da ISKCON - Sociedade Internacional para a Conscincia de Krishna, que foi fundada pelo grande santo do Sculo XX, Sua Divina Graa A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966, na cidade de Nova Iorque. Com o sucesso da ISKCON, porm, outras instituies com filosofias e prticas quase idnticas se estabeleceram ao redor do mundo. Hoje, ser um Hare Krishna pode simplesmente denotar algum que pratica a auto-realizao em yoga (ou conscincia de Krishna) nos moldes do que foi ensinado por Swami Prabhupada, que por sua vez estava transplantando para o ocidente os ensinamentos do Avatara Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu, cujo aparecimento ocorreu em 1486. No se deve confundir Hare Krishna com alguns aspectos externos exibidos por monges da tradio: cabea raspada e roupas aafroadas. Nem tampouco deve-se achar que ser Hare Krishna implica em largar tudo e sair cantando na rua! Hoje, 99% dos Hare Krishnas so pessoas de aparncia normal, com seus empregos, negcios, estudos, famlia, etc. A Revista poca fez uma boa matria sobre esse tema da percepo errnea dos Hare Krishna, para qual eu fui entrevistado. Cliquem aqui para ler a matria. O ISLAMISMO uma religio monotesta, ou seja, acredita na existncia de um nico Deus; fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maom. Nascido em Meca, no ano 570, Maom comeou sua pregao aos 40 anos, na regio onde atualmente corresponde ao territrio da Arbia Saudita. Conforme a tradio, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existncia de um Deus nico. A palavra isl significa submeter-se e exprime a obedincia lei e vontade de

Al (Allah, Deus em rabe). Seus seguidores so os muulmanos (Muslim, em rabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, a religio que mais se expande no mundo, est presente em mais de 80 pases.

O livro sagrado do Islamismo o alcoro (do rabe alqurrn, leitura), consiste na coletnea das revelaes divinas recebidas por Maom de 610 a 632. Seus principais ensinamentos so a onipotncia de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justia nas relaes entre os seres humanos. Dentre os vrios princpios do Islamismo, cinco so regras fundamentais para os mulumanos: - Crer em Al, o nico Deus, e em Maom, seu profeta; Realizar cinco oraes dirias comunitrias (slat); Ser generoso para com os pobres e dar esmolas; - Obedecer ao jejum religioso durante o ramad (ms anual de jejum); - Ir em peregrinao Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

Orao dos mulumanos Aps a morte de Maom, a religio islmica sofreu ramificaes, ocorrendo diviso em diversas vertentes com caractersticas distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores so a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Xiita significa partidrio de Ali Ali Abu Talib, califa (soberano muulmano) que se casou com Ftima, filha de Maom, e acabou assassinado. Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Isl e discpulo de Maom.

S-ar putea să vă placă și