Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade Federal Fronteira Sul Curso de Graduao em Enfermagem Cuidados de Enfermagem em Ateno Bsica de Sade Fernanda Geremia Greici

Fabrizzio Mayra Santhyago Miriam Ghidolin

Sntese relacionando as Polticas de Ateno Bsica (PNAB) e as Redes de Ateno bsica e a importncia desses As polticas Poltica Nacional de Ateno Bsica (Portaria N 648/GM, DE 28 DE MARO DE 2006) e a Nova Poltica Nacional de Ateno Bsica (Portaria N 2.488/GM, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011) foram lanadas com o intuito de definir padres e princpios com relao Ateno Bsica, citando como deve funcionar e para que serve esse setor, bem como os profissionais, estratgias, financiamento e demais envolvidos nesse processo. As portarias afirmam a importncia da Ateno Bsica e sua implementao atravs do nmero cada vez maior de programas, projetos e estratgias criadas nessa rea e, a partir disso, a possibilidade da consolidao do SUS como sistema unificado de sade, bem como dos seus princpios e diretrizes. Ao fazermos a leitura das duas PNABs pudemos perceber a importncia do lanamento da Portaria N 2.488/GM, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011, pois essa manteve muitas das publicaes da PNAB de 2006 e abordou as mais recentes modificaes no sistema de ateno sade, como por exemplo, o surgimento dos Ncleos de Apoio a Sade da Famlia (NASF), que vieram a auxiliar no desenvolvimento e no bom funcionamento da atual Estratgia Sade da Famlia (ESF), pois atravs do NASF podem ser encaixados na ateno bsica profissionais que no fazem prioritariamente parte do ESF. As PNABs publicadas em 2006 e 2011 citam a ESF como a melhor estratgia para a ateno bsica, sendo o ESF prioritrio para a reorganizao da mesma. As portarias apontam a relevncia indispensvel dos Agentes Comunitrios de Sade (ACS) para fazer a ponte entre usurio e sistema de sade e concretizar assim a

ESF fazendo com que seja possvel a reorganizao da Ateno Bsica e a transformao dessa na to preconizada porta de entrada dos servios de sade. Alm de citar os NASF, sua funo e importncia, pudemos perceber que a Nova PNAB pode consolidar mudanas que possibilitam a universalidade de acesso aos servios de sade e a integralidade de assistncia como, por exemplo, as equipes de Sade da Famlia Ribeirinhas, o Programa Sade na Escola, as Unidades Bsicas de Sade Fluvial, os Consultrios de Rua, entre outros. A nova PNAB tambm aborda o tema de flexibilizao de cargas horrias dos profissionais da sade, em especial o profissional mdico que dispem de ajustes diferenciados com relao ao restante dos profissionais. Pode-se dizer que um dos assuntos de suma importncia abordados pela nova PNAB so as Redes de Ateno a Sade (RASs), ou seja, a articulao entre os servios e sistemas de sade, bem como dos seus profissionais, dependendo o SUS da eficcia e eficincia dessa Rede. Esse assunto das RASs tambm citado por Mendes em Redes de ateno Sade. Nessa produo Mendes conceitua as RASs e afirma sua importncia como um Sistema sem murros (MENDES, 2011, p. 68), a partir do qual constituir-se- uma sada para a crise contempornea nos servios de ateno a sade (MENDES, 2011, p.69). Mendes (2011) aponta que servios integrados de sade proporcionam uma maior aproximao do usurio com o sistema de sade, bem como maior satisfao dos usurios com relao a esse sistema. AS RASs como um sistema em rede articulada, tem como prioridade o acesso ao servio e a qualidade dos servios, isso, possibilitado pela cooperao entre unidades dotadas de autonomia, ou seja, a comunicao entre os servios/servidores de sade, entretanto, no de forma autoritria, hierrquica, mas sim, de forma cooperativa, buscando o objetivo comum que a melhoria da qualidade de vida do cliente/paciente/usurio dos servios. Tapscott (2011) apud Mendes (2011) afirma que como vivemos at ento em uma sociedade que herdou as caractersticas da era industrial, onde tudo feito em maa, de um, para muitos, mas, essa viso deve mudar, o conhecimento deve ser transmitido de um para um ou de muitos para muitos, sem hierarquia, mas sim de uma forma horizontal. Ser a era de inteligncia em rede em um sistema de colaborao de massa (MENDES, 2011, p.79).

Para MENDES (2011) uma definio bem abrangente de RASs caracteriza-se pela presena dos seguintes atributos:
Foco nas necessidades de sade da populao; coordenao e integrao do cuidado atravs de um contnuo de ateno; sistemas de informao que ligam as pessoa usurias, os prestadores de servios e os gestores nesse contnuo de cuidados; informaes sobre custos, qualidade e satisfao das pessoas usurias; uso de incentivos financeiros e estruturas organizacionais para alinhar governana, gestores e profissionais de sade em busca dos objetivos; e contnua melhoria dos servios prestados.

Pudemos perceber que as RASs so bem mais que uma rede organizada de servios de sade mas sim a integrao, de forma descentralizada, sem hierarquia entre os servios mas sim com relao s esferas de governos, agindo de forma organizada e regionalizada, relacionando os servios e prestadores de servios de abrangncia municipal, regional, estadual e nacional, essas aes juntamente com a complementaridade do setor privado e a participao social por meio do controle social possibilitam a universalidade de acesso, a integralidade de assistncia e a equidade do sistema. Acreditamos que as PNAB bem como as citaes de Mendes em Redes de Ateno Sade constituem bases para que cada municpio e cada unidade de ateno bsica tracem seu caminho em busca da melhoria da qualidade de vida da populao e da consolidao do SUS como sistema de sade unificado e de qualidade, bem como descrito na legislao.

Referncias:

Brasil. Ministrio da Sade. Poltica nacional de Ateno Bsica: portaria n 648. MS, maro de 2006.

Brasil. Ministrio da Sade. Nova Politica Nacional de Ateno Bsica: portaria n 2.488. MS, outubro de 2011.

MENDES, Eugnio Vilaa. As Redes de ateno a Sade. Braslia: Organizaes Pan-Americanas, 2011.

S-ar putea să vă placă și