Sunteți pe pagina 1din 22

Aco Tempo Espao Personagens Narrador Narratrio Modos de Expresso e representao

CA

O texto narrativo
O texto narrativo conta acontecimentos ou experincias conhecidas ou imaginadas. Contar uma histria, ou seja, construir uma narrativa, implica uma aco, desenvolvida num determinado espao e num determinado tempo, praticada por personagens, que nos transmitida por um narrador. Normalmente, o texto narrativo constitudo por narrao (a aco evolui), descrio (das personagens e do espao), dilogo (as personagens falam entre si) e monlogo (uma personagem fala consigo mesma).
CA

I - Categorias da Narrativa

Aco
Aco Relevncia dos acontecimentos
acontecimentos principais e acontecimentos secundrios; Aco central e aco secundria;

Estrutura da aco

momentos determinantes no desenrolar da aco: situao inicial (introduo), desenvolvimento (acontecimentos) e desenlace (desfecho ou concluso);

Final da aco

aco fechada (solucionada at ao pormenor) ou aco aberta (no solucionada);

CA

Ordenao dos acontecimentos e da narrativa Organizao das sequncias

ordem real dos acontecimentos / ordem textual dos acontecimentos:


encadeamento (ordenao cronolgica dos acontecimentos), alternncia (entrelaamento das sequncias e/ou aces), encaixe (introduo de uma sequncia e/ou aco noutra).

narrativas e/ ou aces

CA

Espao e Tempo
Espao
espao fsico (lugar da realizao da aco), espao social (o meio social a que as personagens pertencem e onde se deslocam), espao psicolgico (o espao vivenciado pela personagem, de acordo com o seu estado de esprito, ou o lugar do pensamento e da emoo da personagem).

Tempo

tempo cronolgico (marcas da passagem do tempo), tempo histrico (enquadramento histrico dos acontecimentos),

tempo psicolgico (tempo vivenciado subjectivamente pelas personagens).

CA

Personagem
Personagens relevo ou papel concepo
central / principal / protagonista, secundria, figurante, mencionada ou aludida; modelada, plana, tipo, individual, colectiva; retrato das personagens:
fsico (traos fisionmicos, vesturio, gestos), psicolgico (traos psicolgicos, de carcter; sentimentos, comportamentos), social (grupo social; linguagem);

caracterizao
-

formas de obter informaes sobre as personagens:


directa (atravs de palavras da personagem acerca de si prpria, de palavras de outras personagens, de afirmaes do narrador), indirecta (dedues do leitor acerca da personagem, a partir de atitudes ou comportamentos da mesma).

modos de caracterizao

CA

Narrador e Modos de Representao


Narrador presena
marcas da sua presena ou ausncia - participante (como personagem ou como observador), no participante;

Ponto de vista

marcas da sua imparcialidade ou parcialidade - objectivo (no toma posio face aos acontecimentos), subjectivo (narra os acontecimentos, declarando ou sugerindo o seu ponto de vista).

Representao
narrao, descrio; dilogo, monlogo.

Expresso
CA

ac A aco
A aco o desenrolar de acontecimentos que se relacionam entre si e se encaminham ou no para um desenlace. A ordenao ou estrutura de uma narrativa caracteriza-se por uma situao inicial (introduo), um desenvolvimento (acontecimentos) e um desenlace (desfecho ou concluso), que no existe em certas narrativas modernas. Quando existe desenlace, isto , a resoluo de todas as dvidas, expectativas, conflitos ou anseios acumulados, diz-se que se trata de uma aco fechada. Quando no existe desenlace, ou seja, se a narrativa deixar ao leitor a possibilidade de imaginar a continuao da histria, dizse que se trata de uma aco aberta.
CA

Um momento da aco ou sequncia uma unidade narrativa, isto , um bloco semntico (de sentido) reconhecido intuitivamente pelo leitor.

Os momentos da aco ou sequncias podem seguir a ordem cronolgica dos acontecimentos - encadeamento - ou no. Por vezes, so integrados, no tempo em que a aco decorre, factos anteriores (analepse ou flashback) ou posteriores (prolepse).

CA

A personagem
A personagem um ser ficcional em torno do qual gira a aco do texto narrativo. As personagens definem-se em funo do seu relevo ou interveno na aco:
personagens principais ou protagonistas - as que assumem o papel mais importante; personagens secundrias - as que tm uma interveno menor; figurantes - as que no tm qualquer interferncia na aco.

A identificao de uma personagem corresponde atribuio de um nome.

CA

A caracterizao das personagens revela-se atravs de um conjunto de atributos, traos, caractersticas fsicas e psicolgicas retrato fsico e retrato psicolgico moral.

Quando as caractersticas fsicas e psicolgicas das personagens so apresentadas pelo narrador, pelas outras personagens ou pela prpria personagem, fala-se de caracterizao directa; quando as caractersticas psicolgicas ou morais podem ser deduzidas a partir das atitudes, do comportamento, das emoes, da maneira de falar das personagens, fala-se de caracterizao indirecta.

Relativamente construo da personagem, ela poder ser construda sem profundidade e com um reduzido nmero de atributos - personagem plana (repete, por vezes com efeitos cmicos, gestos, comportamentos, tiques verbais); ou poder possuir complexidade bastante para revelar uma personalidade vincada personagem modelada (revela o seu carcter gradualmente e de forma imprevisvel).
CA

espa O espao
O espao o lugar ou lugares onde decorre a aco. Distinguem-se trs tipos de espaos, que nem sempre se encontram em todas as narrativas: o espao fsico, o espao psicolgico e o espao social. A multiplicidade dos espaos ocorre apenas nas narrativas de maior extenso e complexidade, como a epopeia e o romance.

CA

O espao fsico o conjunto dos componentes fsicos que servem de cenrio ao desenrolar da aco e movimentao das personagens. Assim, o espao fsico integra os cenrios geogrficos (espao fsico exterior) e os cenrios interiores, como as dependncias de uma casa, a sua decorao, os objectos, etc. (espao fsico interior). O espao fsico pode constituir apenas o cenrio da aco ou ter tambm uma funo importante na revelao do carcter e do comportamento das personagens. Neste caso, convm considerar a variedade dos aspectos do espao:
se abrange ou no uma grande extenso, se identifica geograficamente determinada regio, se um espao natural ou construdo pelo homem, rural ou urbano, no pas ou no estrangeiro.
CA

O espao psicolgico a vivncia do espao fsico pelas personagens ou o lugar do pensamento e da emoo das personagens. Assim, por exemplo, locais evocados pela memria correspondem ao espao psicolgico. Por outro lado, em relao ao mesmo espao, a personagem pode experimentar diferentes sentimentos, conforme o seu estado de esprito ou condies exteriores, como as condies atmosfricas.

O espao social consiste nas relaes sociais, econmicas, polticas e culturais entre as personagens. Constitui-se atravs das personagens figurantes e das personagens-tipo, correspondendo descrio de um determinado ambiente que ilustra, por exemplo, vcios e deformaes de uma sociedade, servindo ento para expressar uma intencionalidade crtica.

A descrio o modo de representao das trs espcies de espao.


CA

O tempo
O tempo corresponde sucesso dos momentos, de acordo com a sua contagem (minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, sculos, etc.). Distinguem-se trs espcies de tempo: o tempo cronolgico, o tempo histrico e o tempo psicolgico. O tempo cronolgico refere-se s marcas da passagem do tempo, obedecendo s regras da sua contagem ou cronometria, e pode ser considerado o tempo fsico, real. Corresponde sucesso cronolgica de eventos susceptveis de serem datados.

CA

O tempo histrico engloba o enquadramento histrico dos acontecimentos, ou seja, revela-se nas indicaes cronolgicas que inserem a aco numa determinada poca histrica.

O tempo psicolgico refere-se ao tempo vivenciado subjectivamente, ou seja, ope-se muitas vezes ao tempo cronolgico, que tem a ver com os dados objectivos. O tempo psicolgico revela-se nas impresses que as personagens manifestam relativamente ao desenrolar temporal, bem como nos dados provenientes da memria ou da imaginao, e pode indicar tambm as mudanas operadas pela passagem do tempo e as experincias vividas.
CA

O narrador
O narrador um ser ficcional, no devendo ser confundido com o autor real que o cria. O narrador tem a funo de enunciar e organizar o discurso; ele que nos transmite o mundo inventado ou recriado numa narrativa. Distinguem-se diferentes tipos de narrador, tendo em conta a sua presena ou ausncia no universo da narrativa, a adopo de determinado ponto de vista e o grau de conhecimento que demonstra ter da histria que conta.

CA

Relativamente presena, o narrador classifica-se como participante ou no participante.

O narrador participante aquele que se integra no mundo narrado, estando presente na aco de dois modos possveis, participante como personagem (narra na primeira pessoa, podendo ser tambm o protagonista) ou participante como observador (narra na primeira pessoa, mas no interfere na aco, limita-se a acompanh-la).

O narrador no participante exprime-se na terceira pessoa e est ausente do universo narrativo.

CA

Em relao ao ponto de vista adoptado, o narrador classifica-se como objectivo ou subjectivo. Se o narrador revela imparcialidade, ou seja, se no assume posio face aos acontecimentos, objectivo. Se o narrador parcial, ou seja, se afirma ou sugere o seu ponto de vista, subjectivo.

O narrador caracteriza-se tambm em funo do conhecimento da histria: ele pode fingir que sabe apenas o que presencia, enquanto personagem ou observador, ou manifestar um total conhecimento da aco e das personagens, ou seja, revelar que sabe mais que as personagens.

CA

narrat O narratrio
O narratrio pode identificar-se com o leitor virtual (todo o leitor que venha a ler a obra). a ele que se dirige o narrador. Pode tambm ter o estatuto de uma personagem e intervir na aco.

CA

representa Modos de representao e de expresso


O texto narrativo pode apresentar vrias modalidades de discurso. O discurso do narrador, mais prximo da fico narrada, apresenta-se sob as formas de:
narrao - relato de acontecimentos e de conflitos, situados no tempo e encadeados de forma dinmica, originando a aco (verbos de movimento e formas verbais do pretrito-perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito); descrio - informaes sobre as personagens, os objectos, o tempo e os lugares, que interrompem a dinmica da aco e vo desenhando os cenrios (verbos copulativos ou de ligao e formas verbais do pretrito imperfeito).
CA

O discurso das personagens, mais distante do narrador, apresenta-se sob as formas de:
dilogo - interaco verbal ou conversa entre duas ou mais personagens (discurso directo com registos de lngua variados); monlogo - conversa da personagem consigo mesma, discurso mental no pronunciado ou pronunciado, mas sem ouvinte (discurso directo com frases simples e reduzidas, muitas vezes com suspenses).

Fonte:

Fim!
CA

S-ar putea să vă placă și