Sunteți pe pagina 1din 3

A ORAO PESSOAL Para muitos cristos a orao no passa de uma idia interessante, porque as poucas vezes em que tentam

rezar se aborrecem, sentem um peso terrvel, no sabem o que fazer, se distraem constantemente, e passados cinco minutos j esto fazendo outra coisa. A orao encontro ntimo com Deus, aventura maravilhosa. Porm, convm recordar que a orao sempre exige entrega pessoal. necessrio parar. Tirar o p do acelerador, renunciar s coisas que fazemos habitualmente, projetos, e parar, sossegar, ficar quietos um bom tempo. O primeiro passo aceitar que terei que me sentar ou ajoelhar por um tempo, e permanecer a, embora comece a sentir mal- estar em todo o corpo. Pois, como sempre experimentamos e sabemos que com o passar dos dias cria-se o hbito e pouco a pouco essa parada se transforma num repousar em Deus. Porm, sempre supe renncia e algum esforo, porque o nosso interior inquieto e nunca se pacifica totalmente nesta vida. Requer um tempo determinado que a pessoa deve dedicar somente a Deus, pois ele, que nos criou e nos salvou, o merece. A graa de Deus far com que nesse tempo, Deus possa encontrar-se com meu corao turvado pelos mais variados estados de nimo. Por isso muitas vezes quando vamos orar podemos nos aborrecer, pois o que est dentro de ns, vem tona e isso perturba. A orao pode causa um certo incmodo conosco mesmo e ai se faz necessrio a reconciliao. Outras vezes nos enfadamos com Deus, pois achamos que ele deveria fazer o que pedimos e no faz, e por isso depois devemos nos avaliar e fazer as pazes conosco e com Ele; podemos at nos tornar indiferentes para com Deus e pouco a pouco deixar-nos seduzir pelo seu amor e sua imensidade, bem como podemos entrar em conflito com os outros e perdo-los, descobrir algo novo de Deus ou redescobrir algo que tnhamos esquecido, e gozar; recordar dores do passado e reconcialiar-nos com esta histria sofrida, angustiar-nos pelo futuro e encontrar uma nova luz; alcanar a harmonia com Deus, com as pessoas, com o universo, conosco mesmo; e, s vezes, experimentar um tempo de quietude que pode parecer intil, mas que misteriosamente nos deixa transformados. Um cristo que no reza provavelmente perde pouco a pouco a f, porque confia demais em si mesmo, e pretende levar sozinho o peso de sua vida e de sua atividade, O apostolado se transforma numa maneira de se buscar a si mesmo, e por isso busca sua fama, tem necessidade de impor seus pontos de vista, anseia por elogios, que as pessoas se apeguem a ele, cr que tudo depende dele, e acaba ocupando o lugar de Deus. Quando chega a provao, no resiste; e se permanece na comunidade, se torna insatisfeito insuportvel que amarga o corao dos demais com seu pessimismo. O cristo que no reza mostra que contempla pouco o amor de Deus. Porque quando se descobre o amor de Deus, sente-se a necessidade de ficar com ele.

Quem no reza esquece que todo o seu ser depende de Deus e que tudo o que possui o deve a Deus. Pois quando se experimenta que o prprio tempo um presente gratuito de Deus, sente-se a necessidade imperiosa de dedicar orao todo o tempo possvel. Quando no rezo esqueo que tambm meu futuro, meus xitos e minha felicidade dependem de Deus, e coloco alicerces muito fracos para o futuro de minha vida. Quando no rezo, creio que sou importante, que tudo meu, que tudo para mim, e termino exigindo dos outros que girem ao redor de mim, que vivam para mim e dependam de mim. E visto ser impossvel conseguir esse objetivo, a amargura, a tristeza, a negatividade vo tomando conta sempre mais de mim. Se no rezo, aos poucos deixo de experimentar a ternura e a fora de Deus, e assim meus vazios interiores e minhas insatisfaes se tomam cada vez maiores, porque o homem nunca se satisfaz com as coisas deste mundo, nem com os outros seres humanos. Somente se realiza em Deus. Os grandes homens da histria no foram superficiais, mas chegaram s profundidades de sua vida. Conseguiram isso tambm porque buscaram o silncio, e ai se encontraram consigo mesmos e com a imensido de Deus. Entraram em outra dimenso porque souberam parar, procuraram a tranqilidade para alcanar a profundidade, e isto os tomou fecundos, ricos, livres. Porm a profundidade se alcana sobretudo quando se encontra a Deus. Por isso, unir-se a Deus a plenitude do homem. Unir-se a Deus alcanar o nvel mais alto, mais profundo, mais pleno, mais vital, mais intenso da existncia humana. Buscar a Deus na orao aprender a ser homem. Queremos destacar que falamos da orao pessoal, da orao solitria na qual eu me encontro a ss diante de Deus. A orao comunitria, as reunies de orao, no me dispensam da orao solitria, em segredo:

Ao contrrio, quando rezares, entre no teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai ocultarnente; e teu Pai, que v o escondido, te recompensar (Mt 6,6). Por isso, talvez, devemos chamar de orao solitria, para distingui-la da orao comunitria. Cham-la orao pessoal nos induz a pensar erroneamente que a orao comunitria no algo pessoal, como se no grupo perdssemos nossa personalidade e no nos dirigssemos pessoalmente a Deus. A orao solitria enriquece a orao comunitria, porque medida que intensifica minha relao pessoal com Deus torna a orao grupal cada vez mais minha, mais espontnea, mais

sincera. Sem orao solitria acontece freqentemente que a orao grupal se transforma numa conversa entre pessoas, buscando palavras que impressionem bem aos outros, e esquecemos que estamos nos dirigindo a Deus. Tambm acontece que a orao comunitria se toma montona, repetitiva, superficial, porque no h uma orao solitria que renove e enriquea os membros do grupo.Logo, devemos reconhecer que a orao pessoal beneficia-se e muito com a orao grupal, por dois motivos: porque o grupo me pode ajudar a libertar-me mais na orao de louvor e porque exige que me abra orao de outros, que naturalmente contribuiro para meu enriquecimento espiritual. Porm isto eu s consigo se estiver treinado em me relacionar com Deus, em elevar o corao para a unio com ele, e isto se aprende especialmente na orao solitria. Quando temos vida de orao pessoal passamos a gostar muito mais da missa, das oraes litrgicas, porque nos tornamos capazes de ficar um tempo a ss com Deus no silncio do corao. Irmos, para orar, se faz necessrio uma deciso de teu interior. A orao comea a ser algo teu quando aceitas de verdade que seja algo teu, que seja algo importante para a tua vida, que seja uma caracterstica de tua pessoa. Quanto mais brotar de tua liberdade, mais profunda ser tua orao, porque Deus quis precisar de teu sim para encontrar-se com tua intimidade. E no esquecer que a orao obra da graa de Deus; uma realidade sobrenatural, e por isso depende mais da ao do Esprito Santo do que de tua vontade. Por isso, o mais importante que pode fazer tua liberdade confiar na graa de Deus, invocar a graa de Deus para que possas encontrar-te com Deus, clamar ao Esprito Santo para que te leve a orar. (adaptao de texto do livro: 40 formas de orao pessoal . Victor Manuel Fernndez Ed. Paulus)

S-ar putea să vă placă și