Sunteți pe pagina 1din 20

As mquinas trmicas so mquinas capazes de converter calor em trabalho.

Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que de onde recebem calor e uma fonte fria que para onde o calor que foi rejeitado direcionado. A respeito das mquinas trmicas importante saber que elas no transformam todo o calor em trabalho, ou seja, o rendimento de uma mquina trmica sempre inferior a 100%.

Rendimento de uma mquina trmica Usando o princpio de conservao de energia, temos: Q1 = t + Q2 t = Q1 Q2 O rendimento de uma mquina trmica a razo entre a potncia til, trabalho produzido pela mquina trmica, e a potncia total calor fornecido a mquina trmica pela fonte quente:

Desenvolvimento do Motor Exploso


Os primeiros motores de combusto interna utilizavam gases em vez de gasolina como combustvel. O reverendo W. Cecil leu ante a sociedade Filisfica de Combridge, na Inglaterra, em 1820, a descrio de suas experincias com um motor acionado pela

exploso de um mistura de hidrognio e ar. Credita-se a ele a obteno do primeiro motor gs em funcionamento. William Barnett, Inventor ingls, patenteou em 1838 a inveno de um motor gs que comprimia uma mistura de combustvel, O motor de Barnett tinha um nico cilindro; as exploso ocorria primeiro na parte acima e depois embaixo do mbolo. Na Frana, Jean Joseph tienne Lenoir construir o primeiro motor gs realmente prtico em 1860. O gs de iluminao de rua foi utilizada coma combustvel. Este motor de um cilindro possua um sistema de ignio com acumulador eltrico. Em 1865, quatro centenas desses motores, em Paris, energizavam mquinas impressora, tornos e bombas de gua. Lenoir instalou um motor gs em um veculo motor rstico. Em 1862, Beau de Rochas, engenheiro francs, desenvolveu teoricamente um motor de quatro tempos. Mas no o construiu. Quatro anos depois Nikolaus August Otto e Eugen Langen, da Alemanha, construram um bem - sucedido motor gs de quatro tempos. Em 1876, Otto e Langrn obtiveram patentes nos EUA dos motores de dois tempos e de quatro tempos. O primeiro motor de quatro tempos a queimar gasolina e realmente utilizvel foi concebido e projetado em 1885 por Gottlieb Daimler, scio de Otto e Langen. No mesmo ano, Karl Benz, alemo, tambm desenvolveu um bem- sucedido exploso. Os atuais motores conservam-se basicamente semelhantes a esses.

Histria do Automvel
O mais antigo veculo a motor, o Cugnot a vapor, foi construdo em 1770. Carros a vapor mais prticos, como o Bordino, j existiam no incio do sculo XIX, mas eram pesados e desajeitados. Leis restritivas e o aparecimento dos trens, mais rpidos e capazes de transportar mais passageiros, ocasionaram o declnio dos "carros" a vapor. Foi s em 1860 que a primeira unidade motriz prtica para veculos foi desenvolvida, com a inveno do motor de combusto interna pelo belga Etienne Lenoir. Por volta de 1890, Karl Benz e Gottlieb Daimler, na Alemanha, e Albert de Dion e Armand Peugeot, na Frana, fabricavam automveis para venda ao pblico. Esses primeiros carros produzidos em nmero limitado, iniciaram a idade do automvel. H mais de meio sculo atrs, quando dominava a mquina a vapor e j era empregada a energia eltrica, surgiu o motor alimentado pela gasolina. E quando as qualidades explosivas da gasolina ficaram definitivamente estabelecidas, foi possvel o aparecimento do automvel. O aperfeioamento, ao mesmo tempo, do motor de combusto interna, isto , aquele que recebe o combustvel misturado c/ ar e que se faz explodir por fasca eltrica, movimentando o mbolo dentro de um cilindro, propiciou rpido desenvolvimento do automvel. Assim, em 1882, o engenheiro alemo DAIMLER comeou a construir os primeiros motores prticos de gasolina. Em 1885, montou um desses motores numa espcie de bicicleta de madeira e, no ano seguinte, uma carruagem de 4 rodas. Foi o primeiro automvel que realizou, com xito, viagens completas. Desde ento, surgiram novos modelos que passaram a ter rodas de borracha, faris e pra-choques.

Contam as crnicas da poca, que logo que os primeiros carros a motores de exploso comearam a circular nas estradas, muitos foram apedrejados por serem considerados "inimigos da segurana pblica, ruidosos e fedorentos" e muito perigoso com sua velocidade de 18 km por hora... Antes de 1900, pois, um passeio de automvel era uma aventura. Por isso, muitos governos chegaram a promulgar leis especiais que obrigavam os proprietrios dos carros e fazer os seus veculos serem precedidos por guardas com lanternas coloridas ou bandeiras vermelhas. Com a fabricao do primeiro carro Henry Ford, nos Estados Unidos, iniciou-se a fabricao em massa de automveis, barateando o seu preo no mercado, propiciando assim oportunidade a milhes de pessoas possurem o seu prprio auto. A notvel difuso do uso do automvel, que tal forma de produo permitiu, fez com que os fabricantes melhorassem a apresentao e forma dos carros, de ano para ano, at chegarmos aos maravilhosos modelos aerodinmicos de nossos dias. No nosso pas, desde 1954, j esto instaladas e em pleno funcionamento, numerosas fbricas de automveis, caminhes e caminhonetes, na regio compreendida pelas cidades de Osasco, So Bernardo do Campo e Santo Andr, nas proximidades da cidade So Paulo.

Mquinas Vapor
a denominao dada a qualquer motor que funcione pela transformao de energia trmica em energia mecnica atravs da expanso do vapor de gua. A presso adquirida pelo vapor utilizada para deslocar mbolos que permite o movimento das rodas de potentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformao em energia cintica, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores eltricos e gigantescos transatlnticos. Bombas, bate-estacas e muitas outras mquinas so comandadas por mquinas vapor. O desenvolvimento da mquina vapor no sculo XVIII contribuiu para a expanso da indstria moderna. At ento, os trabalhadores era executados na dependncia exclusiva da potncia dos msculos dos operrios e da energia animal. Do vento ou da gua. Uma nica mquina vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos. Fornecia a energia necessria para acionar todas as mquinas de uma fbrica. Uma locomotiva vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distncia em um nico dia. Os navios vapor ofereciam transporte rpido, econmica e seguro.

Como funciona uma mquina vapor


Uma mquina vapor no cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorfica liberada pela queima de combustvel em movimento de rotao e movimento alternado de vaivm, afim de realizar trabalho. Uma mquina vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvo , leo, madeira ou algum outro combustvel para produzir energia calorfica. Em uma usina atmica um reator funciona como uma fornalha e a desintegrao dos tomos gera o calor. Uma mquina vapor dispe de uma caldeira. O calor proveniente da queima de combustvel leva a gua a transformarse, e ocupa um espao muitas vezes maior que o ocupado pela gua.

Motor Vapor Essa energia de expanso pode ser aproveitada de duas formas: (1) deslocando um mbolo num movimento vaivm ou (2) acionando uma turbina.

Maquina a vapor de mbolo


As mquinas vapor desse tipo possuem mbolos que deslizam com um movimento vaivm no interior do cilindro. Vrios sistemas de vlvulas permitem a admisso do vapor no cilindro e a conseqente impulso da mbolo, primeiro em um sentido e depois em outro, antes de deixar escapar o vapor j usado. Estas mquinas so geralmente denominadas mquinas de movimento alternado, ou alternativo, por causa do movimento vaivm, ou alternado de seus mbolos. Os martelos vapor utilizados para cravar estacas e os empregados para forjar metais requerem este tipo de movimento. Uma locomotiva, entretanto, necessita de um movimento giratrio para acionar suas rodas. Esse movimento giratrio obtido ligando-se um virabrequim s extremidades do mbolo. Em alguns tipos de mquinas vapor de movimento alternado, denominado mquina compound, ou de sistema, o vapor flui atravs de quatro cilindros de dimetro e opera quatro mbolos.

HISTRIA
Hero, matemtico e fsico que viveu na Alexandria, Egito, descreveu a primeira mquina vapor conhecida em 120 a.C. A mquina consistia em uma esfera metlica, pequena e oca montada sobre um suporte de cano proveniente de uma caldeira de vapor. Dois canos em forma de L eram fixados na esfera. Quando o vapor escapa por esses canos em forma de L, a esfera adquiria movimento de rotao. Este motor, entretanto no realizava nenhum trabalho til. Centenas de anos depois, no sc. XVII, as primeiras mquinas vapor bem - sucedida foram desenvolvidas.

As primeiras mquinas a vapor

Operavam utilizando-se mais da propriedade de o vapor condensar-se de novo em lquido do que de sua propriedade de expanso. Quando o vapor se condensa, o lquido ocupa menos espao que o vapor. Se a condensao tem um lugar em um recipiente fechado, cria-se um vcuo parcial, que pode realizar trabalho til. Em 1698, Thomas Savery (1650-1715), mecnico ingls, patenteou a primeira mquina vapor realmente prtica, uma bomba para drenagem de gua de minas. A bomba de Savery possua vlvulas operadas manualmente, abertas para permitir a entrada de vapor em um recipiente fechado. Despejava-se gua fria no recipiente para resfri-lo e condensar o vapor. Uma vez condensado o vapor, abria-se uma vlvula de modo que vcuo no recipiente aspirasse a gua atravs de um cano. Em 1712, Thomas Newcomen (1663-1729), ferreiro ingls, inventou outra mquina vapor para esvaziamento da gua de infiltrao das minas. A mquina de Newcomen possua uma viga horizontal semelhana de uma gangorra, da qual pendiam dois mbolos, um em cada extremidade, Um mbolo permanecia no interior de um cilindro, Quando o vapor penetrava no cilindro, forava o mbolo para cima, e acarretava a decida de outra extremidade. Borrifa-se gua fria no cilindro, o vapor se condensava e o vcuo sugava o mbolo de novo para baixo. Isto elevava o outro extremo da viga, que se ligava ao mbolo de uma bomba na mina.

Motor Diesel
O motor diesel de inveno relativamente recente; tendo comeado a difundir-se na indstria h cerca de trinta anos. Sua grandiosa aceitao reside especialmente em apresentar o mais alto rendimento trmico obtido em mquinas trmicas e na possibilidade de usar vrios combustveis lquidos de baixo preo. Originariamente era pesado e lento; porm sua evoluo construtiva foi rpida, e hoje em dia se adapta vantajosamente aos mais variados misteres tanto na indstria, como na marinha, na aviao e no automobilismo. Funciona de 2 ou 4 tempos, como o motor de exploso. Diferencia-se especialmente deste pelo fato de, na 1fase aspirar ar puro em vez de mistura detonante; na fase seguinte -compresso- a forte compresso dessa massa de ar a 30 ou 35 atmosferas , eleva sua temperatura a 400 ou 600, suficientes para queimar o combustvel que sob grande presso e finamente pulverizado, injetado em seu seio; a combusto opera-se, assim, de forma gradual, e dura pelo perodo de injeo do leo combustvel. Relativamente ao motor de exploso, privado de carburador e aparelho de ignio; entretanto, necessita de uma bomba de leo e pulverizadores de construo muito acurada. Dentre os diversos combustveis empregados nesses motores, salientam-se o leo mineral (gs oil e diesel oil), o leo residual do petrleo (fuel oil), leo de alcatro e os leos vegetais (babau, amendoim, algodo, etc.).

HISTRIA
A designao motor a diesel homenagem a Rudolf Diesel, engenheiro alemo. Diesel construiu seu primeiro motor em 1893. O motor explodiu e quase o matou, mas ele provou que o combustvel poderia ser inflamado sem uma centelha. Diesel colocou em

funcionamento o primeiro motor bem - sucedido em 1897. Mais tarde, sir Dugald Clerk, cidado britnico, desenvolveu o diesel de dois tempos.

Combustveis
O combustvel um material cuja a queima utilizada para produzir calor, energia ou luz. A queima ou combusto uma reao qumica na qual os constituintes do combustvel se combinam com o oxignio do ar. Para iniciar a queima de um combustvel necessrio que ele atinja uma temperatura definida, chamada de temperatura de ignio. O poder calorfico de um combustvel dado pelo nmero de calorias desprendida na queima do mesmo. Os combustveis so classificados segundo o estado em que se apresenta (slido, lquido ou gasosos). Alm dos produtos naturais existem os artificiais. Combustveis Combustveis Artificiais Naturais Lenha, turfa, Coque, briquetes, carvo, vegetal, Slido carvo, xisto tortas vegetais Produtos da destilao de petrleo de Lquido Petrleo alcatro; lcool, gasolina sinttica Hidrognio, acetileno, propano, butano, gs de iluminao, gs de Gasoso Gs Natural gasognio, gs de alto - forno Estado Fsico

Combustvel Slido
Os principais combustveis slidos naturais so a madeira e os produtos de sua decomposio natural, turfa e carvo. Para que um slido possa Ter valor como combustvel necessrio que tenha um poder calorfico to elevado quanto possvel e queime com facilidade, com ou sem chama.

Combustvel Lquido
O combustvel lquido tem certas vantagens comparao com os slidos, tais com poder calorifico elevado, maior facilidade e economia de armazenagem e fcil controle de consumo. Quase todos os combustveis lquidos so obtidos a partir do petrleo. O combustvel lquido so: gasolina, querosene, leo diesel e lcool.

Combustvel Gasoso
Apresentam certas vantagens em relao aos combustveis slidos, tais como: permitir a eliminao de fumaa e cinzas, melhor controle de temperatura e comprimento das chama. Os combustveis slidos so: gs natural, gs de iluminao, gs de gua, gs de gasognio, acetileno, propano e butano.

Turbina a Gs

As turbinas a gs so motores trmicos que realizam a converso da energia de um combustvel em potncia de propulso, potncia de eixo ou potncia eltrica. Por serem mquinas de combusto interna realizam o processo de converso da energia do combustvel a altas temperaturas ( comeando com temperaturas da ordem de 1000 o C e terminando em temperaturas prximas de 500 o C ). A maior parcela da energia do combustvel que no aproveitada est nos gases de exausto ainda a altas temperaturas.

Fonte: www.adorofisica.com.br

s Leis da Termodinmica

Princpio da Mquina a vapor 1- Consideraes A termodinmica estuda as relaes entre as quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados em um processo fsico envolvendo um corpo ou um sistema de corpos. Por conduo, o calor se transfere de um corpo para outro em conseqncia de choques moleculares. Quanto maior a temperatura, maiores as velocidades moleculares e mais freqentes os choques, ocorrendo ento, transferncia de energia cintica para as molculas de menor velocidade e portanto, menor temperatura. O trabalho tambm se relaciona com transferncia de energia, no entanto, o trabalho corresponde a trocas energticas sem influncia de diferenas e nisso se distingue do calor. O trabalho no depende da temperatura e realizado por uma fora F.

Quando o sistema como um todo, produz um deslocamento ao agir com uma fora sobre o meio exterior, o trabalho realizado denominado trabalho externo. Quando o trabalho executado por uma parte do sistema sobre outra do mesmo sistema chamado de trabalho interno.

2- Trabalho em uma transformao O trabalho uma grandeza algbrica e assume nem sempre o sinal da variao de volume (V), uma vez que a presso p sempre positiva. Em uma expanso, a variao de volume positiva e portanto o trabalho realizado positivo. Como o trabalho representa uma transferncia de energia, o gs ao se expandir, est perdendo energia, embora a esteja tambm recebendo sob forma de calor da fonte trmica. O trabalho realizado em uma transformao termodinmica depende no s do estado inicial e final, como tambm dos estados intermedirios, isto , do caminho entre os estados inicial e final.

3- Energia interna, Lei de Joule dos gases ideais. A energia total de um sistema composta de duas parcelas: a energia externa e a energia interna. A energia interna dos sistemas relaciona-se com suas condies intrnsecas. Num gs correspondente s parcelas: energia trmica, energia potencial, energias cinticas atmica-moleculares. Em um sistema, no se mede diretamente a energia U, mas, importante conhecer a variao da energia interna U do sistema durante um processo termodinmico. H processos em que a energia interna varia e a temperatura permanece constante. A energia recebida (calor latente) aumenta a energia interna do sistema durante o processo. Nas transformaes gasosas, a variao de energia interna U sempre acompanhada de variao de temperatura (T).

4- Primeira Lei da Termodinmica H dois tipos de trocas energticas com meio exterior em um processo termodinmico sofrido por gs: o calor Q e o trabalho . A variao de energia U sofrida pelo sistema conseqncia do balano energticos entre essas duas quantidades. Se o gs receber do meio exterior uma quantidade de calor Q = 20 J e realizou um trabalho sobre o meio exterior =3, sua energia interna aumentou

U = 17 J. O gs recebeu 20 J de energia sob a forma de calor, perdeu 3 J de energia sob a forma de trabalho, tendo absorvido 17 J de energia que aumentaram a energia cintica de suas molculas, e, sua energia interna. Sendo Q a quantidade de calor trocada pelo sistema, o trabalho realizado e U a variao de energia cintica externa, escreve-se: U = Q - Essa expresso traduz a Primeira Lei da Termodinmica. Pois a variao da energia interna de um sistema dada pela diferena entre calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo termodinmico. Apesar de Ter sido tomado como exemplo um gs. Pode ocorrer com qualquer material em que ocorra a troca de energia.

5- Transformaes gasosas a) transformao isotrmica (temperatura constante) A variao de energia do gs nula, porque a temperatura no varia. T = 0 -> U = 0 Pela Primeira Lei da termodinmica, U = = 0 -> Q = Nesse tipo de transformao, o calor trocado pelo gs igual ao trabalho realizado no mesmo processo. b) Transformaes isobricas ( presso constante) Trabalho realizado = p U O calor trocado pelo gs, ao sofrer a variao de temperatura, numa transformao isobrica dado por: Q = mcpT Onde m = massa do gs Cp = calor especfico a presso constante T = variao de temperatura Fazendo-se m = nM, onde n o nmero de mols e m a molcula-grama, temos: Q = nMcpT O produto de M do gs pelo Mcp = cp denominado calor molar a presso constante, sendo expresso em cal/ mol K ou J/mol K. A quantidade de calor trocado se escreve: Q = ncpT Em uma expresso isobrica, a quantidade de calor recebida maior que o trabalho realizado. c) Transformao isobrica: Em uma transformao isobrica, a variao de energia interna do gs igual quantidade de calor trocada com o meio exterior. U = Q d) transformao adiabtica Um gs sofre uma transformao adiabtica quando no troca calor com o meio exterior:

Q=0 Em uma transformao adiabtica, a variao de energia interna igual em mdulo e de sinal contrrio ao trabalho realizado na transformao. Aplicando a primeira lei da termodinmica, temos: U = Q - e sendo Q = 0, tem-se: U = - 6- Transformaes cclicas. Converso de calor em trabalho Ciclo ou transformao cclica ocorre quando aps vrias transformaes o gs volta a Ter as mesmas caractersticas que possua inicialmente. Portanto, o estado final igual ao inicial. O trabalho total realizado nesse caso a soma do trabalho realizado em cada etapa do ciclo: =1+2 Isso tambm vlido para o calor trocado: Q = Qab + Qbc + Qcd + Qda Como o estado inicial igual ao final, a variao de energia nula. U = 0 Portanto, aplicando-se a Primeira Lei da termodinmica: U = Q - = 0 = 0 Quando o ciclo ocorre em sentido horrio, o gs recebe calor e fornece trabalho: Q -> . Quando o sentido e anti-horrio, o gs realiza a converso de trabalho em calor: -> Q.

7. Transformaes reversveis e irreversveis Transformaes reversveis so aquelas que se realizam em ambos os sentidos, podendo voltar ao estado inicial. Isso ocorre geralmente em transformaes mecnicas sem atrito. No caso de haver atrito, o corpo sofre perda de energia e, portanto no poderia voltar posio inicial. Nesse caso, essa uma transformao irreversvel, onde sua inversa s pode ocorrer com influncia do meio externo ou de corpos circundantes.

8. Segunda Lei da Termodinmica Nas transformaes naturais, as converses energticas so tais que a energia total permanece constante, de acordo com o princpio da conservao de energia, a primeira lei de termodinmica uma reafirmao desse princpio. De Acordo com a Segunda Lei da termodinmica, nas transformaes naturais, a energia se "degrada" de uma forma organizada para uma desordenada, isto , a energia trmica. E por essa lei, a energia trmica circula de regies mais quentes para as mais frias.

9. Converso de calor em trabalho. Mquina trmica Para que uma mquina trmica consiga converter calor em trabalho, deve operar em ciclo de duas fontes trmicas, uma quente e outra fria, onde, retira-se calor da fonte quente (Q1), converte-o em trabalho (), e o restante (Q2) rejeita para a fonte fria. O rendimento pode ser expresso: n = / Q1 Como = Q1 - Q2 n = Q1 -Q2 / Q1 n = 1- Q2 / Q1 Como exemplo, temos a locomotiva a vapor, onde a fonte quente a caldeira e a fonte fria a atmosfera. O calor retirado da caldeira parcialmente transformado no trabalho motor que aciona a mquina e a diferena rejeitada para a atmosfera. Os refrigeradores so mquinas trmicas que transferem calor de um sistema em menor temperatura para o meio exterior, que se encontra a uma temperatura mais alta. A eficincia desta mquina expressa pela relao entre a quantidade de calor retirada da fonte fria (Q2) e o trabalho externo envolvido numa transferncia (), o resultado adimensional. E = Q2 / 10. Ciclo de Carnot Carnot idealizou, em 1824, um ciclo que proporcionaria rendimento mximo a uma mquina trmica. Esse ciclo consta de quatro transformaes que se do alternadamente: duas adiabticas e duas isotrmicas, que so, assim como o ciclo, reversveis. Quando percorrido no sentido horrio, o trabalho positivo e medido pela rea do ciclo. Carnot demonstrou que, nesse ciclo, as quantidades de calor trocadas com as fontes quente e fria so proporcionais s respectivas temperaturas absolutas das fontes: Q1 / T1= Q2 / T2 O rendimento da mquina de Carnot pode ser expresso por: N = 1 - Q2/Q1 Q2/Q1= T2/T1 n =1 - T2/T1 Portanto, o rendimento do ciclo de Carnot funo exclusiva das temperaturas absolutas das fontes quente e fria e no depende da substncia trabalhante utilizada.

Essa frmula corresponde ao mximo rendimento de uma mquina trmica operando entre as temperaturas T1 (fonte quente) e T2 (fonte fria). H ciclos tericos reversveis que podem ter rendimento igual ao do ciclo de Carnot, porm nunca maior, j que este o mximo rendimento possvel para uma mquina trmica. Este rendimento nunca pode chegar a 100% (n =1 ), pois para ela deveria operar entre fonte quente e uma fonte fria 0K (zero absoluto), o que irrealizvel na prtica, alm de contrariar a Segunda Lei da termodinmica, pois converteria calor em trabalho, integralmente: N = /Q1 se n = 1 e = Q1

11. Escala Kelvin Termodinmica O rendimento da mquina de Carnot no depende da natureza do agente trmico. Sendo assim, podemos definir a escala absoluta de temperaturas de modo mais rigoroso, segundo proposta de Kelvin. Ento, a mquina de Carnot pode ser considerada um verdadeiro termmetro energtico, onde a grandeza termomtrica a quantidade de calor trocada entre as fontes quente e fria. Na escala Kelvin termodinmica, adota-se como ponto de referncia a do ponto triplo da gua, onde ela se encontra nos trs estados: glo, vapor e gua (liquido).Mas essa escala de realizao prtica impossvel, pois a mquina de Carnot ideal. O zero absoluto a fonte fria de uma mquina de Carnot que apresenta rendimento de 100%. E como uma mquina com 100% de rendimento converte integralmente calor em trabalho, e contraria a Segunda Lei da termodinmica, podemos concluir que o zero absoluto inatingvel.

Experimento: 1 (material utilizado)


Uma lata de leo Dois pedaos de cano com dimetro diferentes Um fogareiro Um suporte Uma hlice para mostrar o trabalho Uma rolha

Experimento 2 (material utilizado)


Um vidro Uma resistncia Um interruptor com fio Uma hlice Uma haste Uma tampa vedadora

III. Procedimento Experimental Experimento 1: Com a lata furada e com os dois canos nela soldado, colocamos gua em um dos furos, este que fica acima e com o cano de maior calibre, este , aps se colocar gua, fechado com uma rolha para que o vapor saia pelo outro buraco. Com a lata deitada e com um certo volume de gua, aquecemo-la at a gua ferver. Com a gua fervendo, a vapor sai por uma das extremidades, esta que possui o cano de calibre mais fino, faz com que a hlice se movimente. Este um esquema que mostra, simplificadamente, o funcionamento de uma mquina a vapor.

Experimento 2: Primeiro, vedamos o vidro com a tampa, deixando apenas um orifcio. Depois, montamos a haste com a hlice na direo do orifcio. Em seguida, colocamos a resistncia dentro do vidro ligada a fora. Colocamos gua dentro do vidro e ligamos a resistncia.

IV. Clculos, tabelas e resultados Experimento e 1 e 2 : A resistncia e o fogareiro fez com que a gua que estava no determinado recipiente (tanto o vidro como a lata) fervesse. Esta se transformou em vapor, que saiu pelo orifcio ou pelo cano mais fino, fazendo com que a hlice girasse.

V. Concluso Verificando o procedimento dos dois sistemas, podemos ver que, aquecendo a gua a hlice gira, isto por causa do vapor que sai. Sabemos que a nica forma de modificar a energia interna de um corpo modificando a quantidade de calor (Q) ou realizando trabalho () sobre o mesmo. No experimento 1, aumentamos a quantidade de calor do sistema atravs do fogareiro, o que modificou a energia trmica interna do mesmo. Isso pode ser percebido pela agitao das molculas de gua, e a consequente movimentao da hlice. Ou seja, o sistema realizou trabalho sobre a hlice. Assim, conclumos que a energia interna ser resultado da quantidade de calor menos o trabalho. Portanto, a Primeira Lei da termodinmica ser: U = Q - No experimento 2, o que ocorre o mesmo. A diferena que os eltrons que esto na corrente eltrica realizam trabalho sobre a resistncia e esta transfere

calor para a gua. Outra diferena est relacionada perda de energia pelos sistemas. No experimento 1 a perda de energia maior pois a fonte de calor esta fora do sistema, fazendo com que perca calor para o meio. No experimento 2, isto no ocorre, pois a fonte de calor encontra-se dentro do sistema, o que faz com que a perda de energia seja menor. Outra diferena notada o tipo de recipiente usado para armazenar a gua, um vidro (mau condutor de calor) e o outro lata (bom condutor de calor). Conclumos tambm que o sistema realiza uma transformao irreversvel, pois o calor que transformado em trabalho no pode realizar o processo inverso, porque h uma degradao, passando de molculas ordenadas para desordenadas, indo de acordo com a Segunda Lei da termodinmica. Esta Lei diz tambm que o calor vai sempre ser transferido das regies quentes para as mais frias e isso provado em ambos os experimentos, onde percebe-se a agitao das molculas, onde o calor transferido sempre da gua que est mais perto da fonte de calor (fogareiro ou resistncia) para as mais frias. Vemos ao final, que com estes simples experimentos, temos o conhecimento de boa parte das leis da termodinmica, englobando as principais.

locomotiva foi uma das mais importantes mquinas trmicas, pois alm de ser utilizada para o transporte de cargas, possibilitou viagens de longo percurso. Uma das primeiras "Marias-Fumaa", como ficaram conhecidas, foi construida na Inglaterra por Trevithick. Elas poderiam chegar a uma velocidade de 8km/h.

Com o passar do tempo as locomotivas foram sendo aperfeioadas e em 1924 os seus motores a vapor, de combusto externa, foram subtituidos por motor diesel de combusto interna e o nmero de vages aumentou, passaram ento, a serem chamadas de "trem".

Os automveis foram criados pelo alemo Karl Benz e hoje seus motores, assim como os de caminhes ou nibus so mquinas trmicas que produzem o movimento atravs da queima do combustvel no seu interior, por isso so chamadas de motor de combusto interna.

Os motores a lcool ou gasolina so constitudos por um pisto, ligado a uma biela que est ligada ao virabrequim e uma cmara de combusto que possui duas vlvulas, um cilindro e uma vela de ignio. Veja a figura ao lado. Os motores a diesel no possuem vela de ignio e sim uma bomba injetora de leo.

Atualmente, os automveis podem ter motores com quatro a oito cilindros e os carros de corrida podem ter at doze cilindros. A foto mostra um conjunto de pisto e cilindro.

Esses motores trabalham numa seqncia de quatro movimentos do pisto no cilindro, o que completa um ciclo. Esse ciclo de funcionamento foi aplicado por Nikolaus Otto e por isso tambm so chamados de "motor de 4 tempos" ou "motor Otto".

Vejamos cada etapa do seu funcionamento, ou seja, cada tempo, que recebe o nome correspondente ao principal processo que ocorre.

1o tempo: admisso O pisto desce enquanto aspira uma mistura gasosa de ar e combustvel que pode ser gasolina, gs ou lcool, que entra no cilindro atravs da vlvula de admisso (os motores a diesel admitem apenas ar). Durante esse tempo a vlvula de escape permanece fechada para que a mistura no saia. A presso mxima atingida menor que 1 atmosfera, mantendo-se constante (processo isobrico) e a temperatura fica entre 340 e 400K.

2o tempo: compresso A vlvula de admisso se fecha enquanto o pisto se move para cima, devido a inrcia do virabrequim, comprimindo a mistura gasosa. Nesse tempo, alm do aumento de presso que fica entre 8 e 15 atm, h um aumento de temperatura que fica entre 600 e 750K, porm um processo adiabtico, pois no h transferncia de calor nem para fora nem para dentro da mistura. 3o tempo: exploso e expanso

Quando ocorre a mxima compresso uma centelha eltrica na vela de ignio provoca uma exploso que causa um aumento de temperatura, de 2300 a 2700K, nos gases resultantes e um aumento de presso que fica entre 30 e 50 atm, no interior do cilindro, resultando na expanso da mistura gasosa. Tambm um processo adiabtico.

4o tempo: exausto No final da expanso a temperatura fica na faixa de 900 a 1100 K e a presso fica na faixa de 4 a 6 atm. Abre-se ento a vlvula de escape e praticamente sem variar o volume, o gs que se encontra no interior do cilindro escapa para a atmosfera, reduzindo-se a presso a 1 atm. A seguir, ainda com a vlvula aberta, o pisto sobe, retomando o volume mnimo, expulsando quase todo o gs restante para a atmosfera. Assim se completou o ciclo, pois o volume e a presso no interior do cilindro voltaram aos seus valores no incio do 1o tempo. Ento, a vlvula de admisso novamente se abre, reiniciando-se um novo ciclo.

CLIQUE na figura e veja em detalhes os componentes


e uma simulao do funcionamento do motor de 4 tempos.

H conservao de energia nesses motores?

Sim! No quarto tempo a mistura gasosa eliminada pelo escapamento com temperatura maior do que antes da exploso, logo parte do calor de combusto transformada em energia interna dos gases, alm da troca de calor que ocorre entre a carcaa do motor e o ambiente. Portanto, a parte restante do calor de combusto devida a energia de movimento do pisto, ou seja, realizao de trabalho. Ento, os motores de combusto interna tambm obedecem a Primeira Lei da termodinmica.

Onde ocorre a realizao de trabalho nos motores Otto?

No motor de combusto interna o trabalho (T) realizado apenas no 3o tempo, quando os gases empurram o pisto para baixo. Nos demais tempos o pisto se movimenta devido a inrcia do sistema ligado ao virabrequim.

E obedecem a Segunda Lei da termodinmica?

Com certeza. Uma parte da energia do combustvel utilizada na realizao de trabalho e a outra parte transferida ao meio ambiente, em cada ciclo, sendo necessrio, a cada reincio, uma nova dose de combustvel, ou seja, energia.

E qual o rendimento de um motor?

O clculo de rendimento para esses motores incluem as capacidades trmicas, presso, volume, taxa de compresso, entre outros parmetros. Para motores Otto, o rendimento real situa-se entre 22 a 30%, enquanto para os motores Diesel situa-se na faixa dos 30 a 38%. Sendo que as perdas trmicas ocorrem devida energia interna dos gases que escapam a altas temperaturas, durante a exploso e a troca de calor entre o motor e o meio ambiente pelo sistema de refrigerao, alm das perdas mecnicas devido ao atrito das peas.

No motor onde se localizam a fonte quente e a fonte fria?

A fonte quente constituda pelos gases resultantes da exploso e a fonte fria o prprio meio ambiente.

Os motores das motocicletas so iguais aos motores de automveis?

So muito semelhantes. Porm nas motos o motor de 2 tempos, pois ocorre apenas dois movimentos do pisto. Mas tambm ocorrem a admisso, a compresso, a expanso e a exausto. Esses motores, em geral, no possuem vlvulas e sim duas janelas laterais (de admisso e de escape) que so abertas e fechadas pelo prprio pisto. A cada movimento do pisto, h uma exploso e os gases resultantes so expelidos pela janela de escape.

S-ar putea să vă placă și