Sunteți pe pagina 1din 1

JESUS: SERVO, REI, SACERDOTE

BORTOLINE, Jos - Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades - Paulos, 2007


* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: B TEMPO LITRGICO: SEXTA-FEIRA SANTA COR: ROXO

I. INTRODUO GERAL
1.

A Palavra de Deus nos apresenta a sntese da vida e ao de Jesus: ele o Servo que carrega os pecados da humanidade (1 leitura, Is 52,13 53,12), o Rei Universal que d a vida (relato da Paixo, c. Jesus o verdadeiro e nico Rei. O tribunal montado contra JeEvangelho de Jesus Cristo segundo Joo: Jo 18,119,42) e o nico sus manifesta sua incapacidade de conden-lo. O Filho do Homem Sacerdote e Mediador entre Deus e a humanidade declara que sua realeza no se baseia no jogo de poder das realezas (2 leitura, Hb 4,14-16; 5,7-9). deste mundo, que fazem uso da fora e da violncia. A realeza de Jesus consiste em dar testemunho da verdade (= fidelidade de II. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS Deus ao seu projeto). Ele Rei porque cumpre at o fim a vontade do Pai que a de amar de tal modo o mundo a ponto de enviar seu 1 leitura (Is 52,13 53,12): O Servo Sofredor: A redeno pelo Filho nico (3,16). Na Paixo segundo Joo, Jesus o verdadeiro sofrimento Rei. Joo evita, por isso, falar dos maus-tratos que sofre. Ao falar dos soldados que caoam de Jesus, coroando-o de espinhos e ves2. Breve viso de conjunto (contexto): Este trecho bblico chamatindo-o com um manto vermelho (19,2-3), Joo ironiza e desmasdo "o quarto poema do Servo de Jav". um poema de um servo de cara os poderes deste mundo, ressaltando ainda mais que a realeza Deus que enfrenta conscientemente a dor e a rejeio at a morte e de Jesus diferente ("meu reino no deste mundo"). Em outras acaba sendo glorificado por causa disso. No texto entram em cena palavras, para Jesus, exercer o poder dar a vida. trs personagens: Jav, um grupo annimo de pessoas e o Servo (que objeto de ateno por parte dos outros dois personagens). Dessa forma, o texto pode ser dividido assim: a. Jav pronuncia um orculo a respeito do Servo (52,13-15); b. O grupo annimo fala do sofrimento do Servo, lamentando o fato de no ter entendido a tempo o significado dessa dor (53,1-10); c. Interveno de Jav em benefcio do Servo (vv. 11-12).
3.

(19,30b). A Hora de Jesus provoca o julgamento. o momento em que so postas s claras as opes que as pessoas fazem a favor ou contra Jesus.

difcil identificar o Servo. Provavelmente seja um retrato do povo que sofre. Mas o contedo do quarto canto muito claro. Contrariando a doutrina da retribuio (= o mal que algum sofre castigo de Deus por causa do mal cometido), esse Servo inocente sofre d. Jesus o Cordeiro de Deus. Jesus morre durante a preparao da (ao passo que os culpados no), condenado, morre e torna a viver Pscoa dos judeus. Joo faz coincidir a morte de Jesus com o moglorioso. Pura teoria? A no ser que o texto seja interpretado metafomento em que no Templo eram imolados os cordeiros para a Psricamente, parece que isso jamais se cumpriu no Antigo Testamento. coa judaica (19,31). Com essa coincidncia de eventos, ele ressalta Mas serve para ressaltar uma das grandes conquistas de Israel duranque o verdadeiro Cordeiro Pascal o que foi imolado na cruz, cujo te o exlio, ou seja, a crtica doutrina da retribuio, a nova luz prosangue redime a humanidade, conferindo-lhe vida nova (no como jetada sobre o sofrimento humano, a vitria dos oprimidos e a vida o sangue do cordeiro em Ex 12,7), e de cujo corpo a nova humaniaps a morte. Em tudo isso se manifesta misteriosamente "o brao do dade ir se nutrir. Ele o po descido do cu, que d a vida ao Senhor" (53,1) que, solidrio com o sofredor, intervm para glorificmundo (6,34). o verdadeiro Cordeiro (1,36; cf. Ap 5,6-14). lo. Lendo este texto, as primeiras comunidades crists perceberam que ele se realizou plenamente na Paixo de Jesus (cf., por exemplo, Fl 2,6-11). Hoje ele continua alimentando as esperanas dos sofredores do mundo inteiro. Cabe aos cristos de hoje "entender a tempo" o significado de tanta dor e opresso de milhes de seres humanos; cabe a todos ns sentir que, mais uma vez, Jav quer glorificar os es magados, dos quais, provavelmente, temos a tentao de desviar o rosto.
4.

Na cruz, Jesus atua plenamente a realeza, da qual se beneficiaro os povos (os soldados que repartem as vestes). Joo evita pr na boca de Jesus as palavras "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (Mt 17,46; Mc 15,34): ele d a entender que o Rei est plenamente consciente do que faz. Outro indcio de sua realeza a quantidade de perfumes usados no seu sepultamento: mais de 32 quilos, quantia empregada s para enterro de reis. Ungindo assim o corpo de Jesus, Nicodemos est, na realidade, preparando o esposo para a festa de casamento com a humanidade (cf. Sl 45,9).

2 leitura (Hb 4,14-16; 5,7-9): Jesus, Sumo Sacerdote digno de f em relao a Deus e misericordioso em relao s pessoas A assim chamada carta aos Hebreus um discurso sobre o sacerdcio de Cristo. O autor um cristo annimo que, a pelo ano 80, escreveu a cristos tentados de desnimo e em perigo de rejeitar a f em Jesus revelador e portador da salvao. Os motivos de desalento desses cristos eram: o ter que suportar sofrimentos por serem cristos, a vontade de retornar s formas j superadas do culto judaico e o afrouxamento diante da demora da salvao final.
6.

Evangelho: Paixo de Jesus Cristo segundo Joo (18,1 19,42): Jesus, nico verdadeiro Rei
5.

Alguns temas fundamentais

a. Jesus o doador da vida nova. O relato da Paixo segundo Joo inicia e termina num jardim (18,1; 19,41). uma aluso ao jardim do den. Onde o ser humano no soube se portar de forma humana autntica, rejeitando a vida para escolher a morte, Jesus ensina o modo de possuir a vida: dando-a gratuitamente em favor dos outros. Diante de Jesus, as pessoas tm duas opes: ou o reconhecem e se comprometem com ele, ou acabam aderindo ao sistema injusto (sistema de morte) que o rejeitou e condenou, perdendo assim a chance de ter a vida. b. A Paixo revela o contedo da Hora de Jesus. No ltimo sinal do evangelho de Joo (a morte de Jesus), o Filho do Homem conclui sua obra em favor da humanidade: "Est consumado" (19,30a). Sua obra de agora em diante ser completada pelo Esprito, que ele entrega: "Inclinando a cabea, entregou o esprito"

O nosso texto pertence a uma parte que pode ser intitulada: Jesus, Sumo Sacerdote digno de f e misericordioso (3,1-5,10). Ele digno de f porque preencheu todos os requisitos que Deus tencionava realizar. Sua credibilidade perante Deus foi plena (3,2-6). Por isso, a humanidade adere a ele com total confiana (3,7-4,14). Sendo plenamente confivel perante Deus, ele tambm Sumo Sacerdote misericordioso em relao s pessoas (4,15), por ter experimentado nossa condio humana, conhecendo nossas fraquezas. Por meio do sofrimento tornou-se obediente de uma obedincia tal que, se as pessoas a fizerem sua aderindo a ele, saborearo a salvao definitiva (5,9).
7.

Jesus abriu o caminho de acesso a Deus. No o fez como faziam os sumos sacerdotes da antiga aliana, que se apresentavam diante de Deus, no Santo dos Santos, com o sangue das vtimas, mas entrando no cu, tendo derramado o prprio sangue para o perdo e salvao da humanidade. Ele , portanto, o nico Caminho e Mediador entre Deus e a humanidade.
8.

S-ar putea să vă placă și