Sunteți pe pagina 1din 3

1

ADMINISTRAO PBLICA: PRINCPIOS BSICOS

1 PRINCPIOS BSICOS DA ADMINISTRAO PBLICA. PODERES/DEVERES DO ADMINISTRADOR PBLICO. (Meirelles) 1.1 Princpios bsicos da administrao pblica O artigo 37 da Constituio Federal de 05.10.1988, estabelece as normas ou regras a serem observadas obrigatria e permanentemente para que se faa uma boa Administrao Pblica. Os princpios a serem observados so os seguintes. a) Legalidade. Administrador Pblico em toda sua trajetria funcional, est sujeito aos ditames da lei e exigncias do bem comum. O afastamento desse caminho, expe o agente, a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. (responsvel com relao aos atos praticados; pressupe aplicao de pena; civil, relao entre os cidados relativa aos bens e suas relaes; criminal, formao de culpa e aplicao da pena). Ao Administrador Pblico no lcito a liberdade para agir com vontade pessoal. Deve executar suas aes, desempenhar sua funo, conforme determina a lei. Ao agente no permitido deixar de fazer o que a Lei determina, o que implica em omisso. Em Sntese, se o resultado do ato violou a lei, regulamento ou qualquer ato normativo, caracteriza a ilegalidade da ao. b) Moralidade. A validade de todo e qualquer ato administrativo, passa no somente pela distino do legal, justo, conveniente, oportuno, mas sobretudo deve ser honesto. Assim, o ato administrativo, dever considerar a norma jurdica e a tica da prpria instituio, pois nem tudo que legal, honesto. A moral administrativa impe-se ao agente pblico como norma de conduta interna. Deve considerar sempre a finalidade de sua ao que o bem comum. A moralidade integra o Direito. Decises de tribunais, estabelecem que o controle jurisdicional se restringe ao exame da legalidade do ato administrativo, o que no significa somente a conformao do ato com a lei, mas tambm com a moral administrativa e o interesse coletivo. c) - Impessoalidade/finalidade A Constituio Federal estabelece Impessoalidade, entretanto os autores referem Finalidade. A Finalidade estabelece ao Administrador Pblico, que s execute o ato para o seu fim legal, ou seja, exclusivamente conforme a norma do Direito, e assim pois, de forma impessoal . Implica em excluir a promoo pessoal de autoridade ou servidor de suas realizaes administrativas. A finalidade da Administrao Pblica o interesse pblico, e o no cumprimento, implica em desvio de finalidade, condenada como abuso de poder. d) Publicidade a divulgao do ato para conhecimento de todos. Caracteriza o incio da validade para todos os efeitos externos. Leis, atos e contratos administrativos que produzem conseqncias fora do rgo que os pratica, exigem publicidade.

requisito bsico de eficcia e moralidade. Ato irregular no se torna vlido com q publicao. Nem os regulares dispensam a publicao, se a lei o exige. So admitidas algumas excesses: para os atos relacionados com a segurana nacional; investigaes policiais; ou preservao de interesse superior da Administrao, declarado previamente como sigiloso. Assegura conhecimento e controle pelos interessados diretos e pelo povo em geral, atravs da aplicao de instrumentos constitucionais, como mandado de segurana, direito de petio, ao popular... A publicidade tambm no pode proporcionar promoo pessoal do agente pblico. e) Dever de eficincia Reforma da Constituio Federal, incluiu no art. 37, este dever, como Princpio da Administrao Pblica, a ser observado por toda entidade da Administrao Direta e Indireta. o dever de executar a boa administrao. O agente tem o dever de executar suas atividades com presteza, perfeio e rendimento funcional. Vai alm do conceito do princpio da legalidade. Exige resultados positivos e satisfatrio atendimento das necessidades pblicas. Entre outras coisas, submete o Executivo ao controle de resultado; fortalece o sistema de mrito; sujeita a Administrao Indireta superviso ministerial, quanto eficincia administrativa; recomenda a demisso ou dispensa do servidor comprovadamente ineficiente. O controle dever abranger os aspectos qualitativos e quantitativos do servio, avaliando seu rendimento efetivo, custo operacional, utilidade para a populao e para a Administrao. Envolve o aspecto administrativo, econmico e tcnico. 1.2 Poderes/deveres do administrador pblico (Meirelles, pg. 88...) 1.2.1 Poderes/deveres So os encargos daqueles que gerem bens e interesses da comunidade. So estabelecidos em lei, determinados pela moral administrativa, exigidos pelo interesse pblico. O gestor quando investido de competncia decisria, passa a ter autoridade, e como tal, tem poder pblico para ao exerccio de funo. Assim, possui poderes e deveres especficos do cargo ou funo, com responsabilidades prprias de suas atribuies. Em outras palavras, o poder conferido pelo Estado para o agente investido de funes pblicas, tem o significado de dever com a comunidade e os indivduos. O poder de agir, pois, uma obrigao de atuar, desde que se apresente o ensejo de exercer a ao em benefcio da comunidade. A autoridade no pode abrir mo do seu poder administrativo e deixar de praticar o seu dever funcional. So dois os principais deveres do administrador pblico. a) Dever de probidade Refere-se conduta do administrador de acordo com a tica, a moral. Postura honesta. Legitima seus atos. A Constituio Federal estabelece sanes polticas, administrativas e penais (suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade

dos bens, ressarcimento de danos ao errio pblico). Os servidores pblicos, aqueles que tm relao de emprego com o Estado, tm suas normas de conduta, estabelecidas no Regime Jurdico do Servidor Pblico, de que trata a Constituio Federal. Os atos de improbidade esto relacionados com enriquecimento ilcito, prejuzos ao errio pblico, atentados aos princpios da Administrao Pblica (legalidade, moralidade, impessoalidade/finalidade, publicidade, eficincia). Atos administrativos que causam danos aos bens e interesses pblicos, so passveis de anulao pela prpria Administrao, ou pelo Poder Judicirio, atravs de ao popular. A aplicao do dever de probidade extensiva s entidades estatais autrquicas, fundacionais, paraestatais e at particulares subvencionados pelo Oramento Pblico. b) Dever de prestar contas Todo aquele que administra interesses alheios, tem o dever de prestar contas ao proprietrio. O Administrador Pblico tem um encargo com a comunidade. Exerce a gesto dos bens e interesses da populao. Todo agente poltico ou administrativo tem o dever de prestar contas dos seus atos, sejam atos de governo, administrativos, ou de gesto financeira. A regra aplica-se a todo aquele que gere dinheiro ou administra bens e interesses pblicos, includos os particulares que recebem subveno. 1.3 Uso/abuso/excesso de poder desvio de finalidade omisso 1.3.1 Uso/abuso de poder O poder administrativo tem limites estabelecidos na Lei. O uso do poder s vlido quando de acordo com a Lei, a moral da instituio e com o interesse pblico. No faculta arbtrios (deciso de acordo somente com a vontade), violncias, perseguies, favoritismos governamentais. O abuso de poder ocorre por excesso de poder , por desvio de finalidade, por omisso. 1.3.2 Excesso de poder Ocorre quando a autoridade, mesmo competente para praticar o ato, vai alm do permitido, excedendo sua competncia legal, e dessa forma invalida o ato. 1.3.3 Desvio de finalidade ou de poder Ato praticado est dentro dos limites da competncia legal do Administrador, por exemplo: desapropriar por utilidade pblica, porm, se o Administrador na realidade executa o ato visando interesse pessoal, ou favorecimento de algum particular, ocorre em desvio de poder; quando concede permisso sem interesse pblico; quando classifica concorrente por favoritismo, e no de acordo com objetivos da legislao. Estes atos configuram desvio de finalidade ou de poder. 1.3.4 Omisso da administrao uma forma de abuso de poder. A Administrao, retardando ato ou fato que deva praticar. Possibilita ao prejudicado socorrer-se do judicirio e obter indenizao por prejuzo sofrido.

S-ar putea să vă placă și