Sunteți pe pagina 1din 2

A CONTRIBUIO DE MAX WEBER Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do sculo XIX, um pouco

mais tarde do que a Frana, que foi impulsionada pelo positivismo. O Idealismo, corrente sociolgica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razo de alguns aspectos: PARA O POSITIVISMO: A histria o processo universal de evoluo da humanidade, cujos estgios o cientista pode perceber pelo mtodo comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A histria particular de cada sociedade desaparece diluda nessa lei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstruir. Essa forma de pensar faz desaparecer as particularidades histricas, e os indivduos so dissolvidos em meio a foras sociais impositivas. PARA O IDEALISMO: Atravs das idias de Weber, a pesquisa histrica essencial para a compreenso das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforo interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenas sociais, que seriam de gnese e formao, e no de estgios de evoluo. Portanto, o carter particular e especfico de cada formao social e histrica, deve ser respeitado. O conhecimento histrico, entendido como a busca de evidncias, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social. Weber consegue combinar duas perspectivas: A histrica, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociolgica, que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histrico. Weber propunha para a pesquisa, o mtodo compreensivo, isto , um esforo interpretativo do passado e de sua repercusso nas caractersticas peculiares das sociedades contemporneas. Essa atitude de compreenso que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos, um sentido social e histrico. Seu objeto de investigao a ao social, a conduta humana dotada de sentido, isto , de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, enquanto indivduo, na teoria Weberiana, significado e especificidade. ele que d sentido sua ao social: estabelece a conexo entre o motivo da ao, a ao propriamente dita e seus efeitos.

Para a sociologia positivista, a ordem social submete os indivduos como foras exteriores a eles. Para Weber, ao contrrio, no existe oposio entre indivduo e sociedade: as normas sociais s se tornam concretas quando se manifestam em cada indivduo sob a forma de motivao. Weber rejeita a maioria das proposies positivistas: o evolucionismo, a exterioridade do cientista em relao ao objeto de estudo, ou seja, as sociedades, e a recusa em aceitar a importncia dos indivduos e dos diferentes momentos histricos na analise da sociedade. O cientista, como todo indivduo em ao, tambm age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradio, sendo impossvel descartar-se, como propunha Durkheim, com suas idias. Existe sempre certa parcialidade na anlise sociolgica, inerente pesquisa, como a toda forma de conhecimento. Os fatos sociais no so coisas, mas acontecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar. Portanto para a sociologia de Weber, os acontecimentos que integram o social tm origem nos indivduos. O cientista parte de uma preocupao com significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivduos que compem a sociedade. Sua meta compreender, buscar os nexos causais que dem o sentido da ao social.

S-ar putea să vă placă și