Sunteți pe pagina 1din 5

ZERO DRAFT

Comentrio

Quercus Associao Nacional de Conservao da Natureza Comentrios ao Draft Zero Rio+20

1800

1900

2012

2030

2050

2100

Quercus Associao Nacional de Conservao da Natureza Comentrios ao Draft Zero Rio+20


Uma apreciao global:
Vinte anos aps a primeira Cimeira da Terra Rio 92, Governos, instituies internacionais, ONG e sociedade civil de todo o mundo iro participar na Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel (CNUDS ou "Rio+20"). O foco central da conferncia a transio para uma economia verde global no contexto da erradicao da pobreza e de uma governana para o desenvolvimento sustentvel. Como referido pelo Secretrio-Geral da Rio+20 Mr. Sha Zukang os resultados desta conferncia devem reflectir-se em compromissos polticos, em parcerias e na ao direta no terreno.

Fevereiro 2012

Da cimeira do Rio+20, espera-se que constitua o incio de um acelerado e profundo processo de transio mundial em direo a uma economia verde uma economia que gera crescimento, gera emprego e erradica pobreza por investir e preservar o capital natural sobre o qual assenta nossa a sobrevivncia a longo prazo. (...) Espera-se que o conceito de economia verde possa ser melhor delineado, com implicaes prticas. Espera-se que possa ser eficaz, ao atentar para as particularidades das regies e de povos diferentes. Espera-se que possa atender s necessidades dos mais pobres e reduzir as vulnerabilidades dos mais desprotegidos dos efeitos das mudanas climticas . Para Zapata , o conceito de economia verde, (...) alm de vago, substancialmente otimista. Acredita-se que a adoo de tecnologias ecoeficientes em sectores-chave, com mecanismos de mercado, seriam suficientes para conduzir sustentabilidade. Existe, contudo, um grande debate sobre quais deveriam ser consideradas tecnologias verdes e que indicadores deveriam ser usados. (...) Alm disso, o debate no prega um processo de mudana profunda na produo e no consumo, baseado em inovaes radicais. Ainda que limitado e vago, o termo Desenvolvimento Sustentvel e seu significado explcito (atendimento s necessidades do presente sem prejudicar o atendimento s necessidades das futuras geraes) foram consagrados por todos os pases do mundo em 1992. H que se levar em conta que qualquer linguagem diplomtica consensual, ainda mais quando acordada globalmente, necessariamente vaga.

Depois do desaire de Copenhaga, e de 20 anos de tortuosas negociaes climticas o Rio+20 tornou-se o foco de convergncia de um ambicionado ponto de viragem para reinventar o mundo e renovar a esperana. O Rio+20 confronta-se com o duplo desafio de desconstruir a fatalidade da Tragdia Comum e viabilizar um projeto coletivo de recuperao da biocapacidade do planeta. Uma mudana desta importncia no vai acontecer facilmente. O maior obstculo com que nos defrontamos, no tem origem nas dificuldades de obter solues tecnolgicas, mas sim na impossibilidade politica de uma necessria mudana na organizao das estruturas das relaes internacionais, capaz de pr em prtica a recuperao da biocapacidade do planeta. O Zero Draft encontra-se entre o carcter vago e proclamatrio do termo Desenvolvimento Sustentvel e a necessidade urgente de operacionalizar essa economia verde, mas para a qual no nos parece constituir ainda uma soluo. Ao no referir a necessidade de interveno nas condies estruturais necessrias para alterar o paradigma, e perpetuar o caminho proclamatrio sobejamente realizado, este documento arrisca-se a tornar-se irrelevante, falhando a possibilidade de poder vir a constituir-se como um marco importante dessa ambicionada transio para uma economia verde. Apesar de j existir um conceito formal, os instrumentos operacionais para construir esta nova economia ainda esto por formular. Embora possa ser considerada uma aproximao ao mundo real, quando comparado com o anterior e conceito proclamatrio de desenvolvimento sustentvel, certo que ainda estamos numa fase de procurar os alicerces para esta nova construo humana. E mesmo num documento que necessariamente ter de ser programtico, no existe uma estruturao de objectivos claros que estejam associados a uma indicao de formas de os prosseguir. Se o problema do documento nos parece ser estrutural, sobre essas questes que centraremos a nossa anlise:

01

Construir uma economia verde no apenas reduzir a poluio, desenvolver tecnologias verdes, melhorar a ecoeficincia e tentar organizar a fruio coletiva atravs de uma funo de troca e alienao de direitos de poluio, com todos os efeitos perversos da decorrentes. Construir uma economia verde tambm manter e recuperar o capital natural, introduzindo nas contas das relaes internacionais e nos PIBs os contributos positivos de cada interveniente no sistema global e desta forma permitir que existam estmulos recuperao a biocapacidade do planeta para sustentar uma vida humana.

Num documento que devia servir para lanar as bases da organizao de uma economia verde, refere-se apenas de forma desenquadrada ao objectivo da Accountability, no ponto IV a). A criao de um sistema de contabilidade global de contributos negativos e positivos para a manuteno dos sistemas naturais, organizando a oferta e procura de servios ecolgicos e criando um sistema de compensao pelos benefcios prestados a toda a Humanidade, devia ser um objectivo central para os prximos 20 anos.

02

03

Refere-se a necessidade de manter e recuperar o Capital Natural (ponto 74), sem no entanto a Accountability, ter associado um sistema de PSA, (pagamento de servios ambientais) ou de compensao, como o estimulo positivo para incentivar esta manuteno e incremento na disponibilizao de servios ecolgicos.

A compensao pelos benefcios referida de forma parcial, relativamente aos povos da montanha, no constituindo um dos grandes objectivos do documento como instrumento essencial da mudana e de realizao das boas intenes proclamatrias de todo o documento.

04

05

Por outro lado, a concretizao deste incentivo disponibilizao de bens pblicos s possvel com um sistema fiscal que assegure uma redistribuio de rendimentos, baseada nas contribuies positivas e negativas de cada um, para com o interesse comum. Esta reforma fiscal ambiental j iniciada em pases como o Reino Unido, Holanda, Dinamarca.

06 07

No documento no existe nenhuma referncia relativa necessidade de uma reforma fiscal ambiental, baseada no principio da neutralidade fiscal, que consiste em mudar o peso que os impostos tm no fator trabalho, rendimento e investimento, para passarem a incidir sobre a poluio, a utilizao dos recursos naturais e os resduos.

Sem a clarificao de objectivos estruturais como seja o da necessidade de uma contabilidade de contributos, da criao de um sistema de compensao que permita inverter o paradigma de explorao de recursos ambientais, para um novo de disponibilizao de servios ecolgicos que beneficiam toda a humanidade (tambm denominados de bens pblicos), no nos parece ser possvel encontrar uma base estrutural para se poderem atingir a listagem dos we commit elencados em todo o documento.

08

No documento no existe igualmente nenhuma referncia ao papel da Educao Ambiental na construo de sociedades sustentveis e valorizando a ao das organizaes da sociedade civil no seu contributo para o desenvolvimento de projetos, aes e investigao no campo da Educao Ambiental.

A direco Nacional da Quercus

S-ar putea să vă placă și