Sunteți pe pagina 1din 13

Alguma Parte do Velho Testamento Vigora Hoje em Dia?

Algumas pessoas concordam em que muitas leis do Velho Testamento no esto mais em vigor, mas ainda colocam em vigor algumas dessas leis. Alguns, por exemplo, ainda aceitam a autoridade do Velho Testamento para o Sbado, ou para o dzimo, ou para a msica instrumental, etc. Consideremos esta abordagem.

Consideremos algumas regras possveis para determinar o que ainda est e o que no est mais em vigor.

Aprendemos que a Velha Aliana cessou de vigorar. Isto inclui todas as prticas do Velho Testamento, a no ser que possa ser mostrado pelas Escrituras que Deus teve a inteno de que certas leis continuassem. imprprio s afirmar, sem prova, que certas leis ainda esto em vigor e outras no esto.

Consideremos algumas regras que as pessoas, s vezes, sugerem para se fazerem tais distines:

"Lei de Deus" X "Lei de Moiss"; "Lei Moral" X Lei Cerimonial"

Alguns dizem que os Dez Mandamentos (incluindo-se o sbado) so a "Lei de Deus", a "Lei Moral" (ou "Lei Espiritual") e que estas ainda esto valendo. Mas os outros mandamentos do Velho Testamento so a "Lei de Moiss", a "Lei Cerimonial", e estas so as que foram retiradas. Contudo:

Que prova existe, nas Escrituras, de que estas distines entre as leis so vlidas? Como sabemos se o que foi removido inclui somente a lei de Moiss ou a lei cerimonial, porm no a lei de Deus, etc.? Como sabemos quais leis esto includas na Lei de Deus ou na Lei Moral e quais leis no esto? (Note que as expresses "lei moral" e "lei cerimonial" no esto mencionadas em parte alguma da Bblia).

O sbado, por exemplo, foi um dos Dez Mandamentos, ento alguns afirmam que ele parte da Lei Moral de Deus e continua hoje. Porm ele tambm repetido em outras partes do Velho Testamento, que no so os Dez Mandamentos (xodo 31:13, etc.), e est listado em

trechos contendo leis que foram removidas (tais como Levtico 19:3,30; 23:1-44); ento, porque isto no prova que o sbado foi removido, como parte da "Lei Cerimonial de Moiss"?

E mais ainda, aqueles que continuam a praticar o sbado, usualmente tam-bm praticam o dzimo do Velho Testamento, a msica instrumental e at leis dietticas. Estas ltimas no esto nos Dez Mandamentos, nem sua natureza mais "moral" que outras leis "cerimoniais", que foram abandonadas. Portanto, estas pessoas violam sua prpria distino.

Na realidade, a Bblia mostra que lei de Deus e lei de Moiss so s termos diferentes para a mesma lei, e que a lei de Deus inclua coisas que foram claramente removidas. Por exemplo:

Neemias captulo 8 refere-se a certo "livro da lei", e o chama o livro da lei de Moiss (v. 1) e o livro da lei de Deus (v. 8,18). Deus ordenou-a por Moiss (v. 14), ento ambos os termos se referem mesma lei.

Lucas 2:21-24,39 - A mesma lei chamada a lei de Moiss (v. 22) e a lei do Senhor (v. 23,24,39). E esta lei foi um ritual de purificao, incluindo o sacrifcio de animais, que foi claramente abandonado (veja Levtico 12:2-8). Da, lei do Senhor a mesma que lei de Moiss, e ela contm coisas que foram abandonadas.

Em 2 Crnicas 31:2-4, a lei de Deus inclua o sacrifcio de animais, luas novas e dias festivos.

No h distino entre a lei de Deus e a Lei de Moiss. Era a lei de Deus porque ele a originou, mas era a lei de Moiss porque foi revelada atravs dele (Neemias 10:29). Do mesmo modo, em nenhum lugar a Bblia distingue lei moral de lei cerimonial, dizendo que a lei moral continua. Toda essa distino uma regra feita pelo homem, que no tem a autorizao de Deus (Mateus 15:9; Glatas 1:8,9; 2 Joo 9-11).

Leis dadas antes do Sinai e leis dadas no Sinai.

Alguns dizem que Jesus aboliu as leis dadas no Sinai, mas que as leis dadas antes do Sinai continuam, incluindo-se a do sbado, que eles dizem ter sido dada na criao - Gnesis 2:2,3.

De novo, onde diz a Bblia que as leis dadas antes do Sinai ainda esto em vigor? De fato, h muitos mandamentos que sabemos no estarem mais em vigor, embora tenham sido dados antes do Sinai. Isto inclui o sacrifcio de animais (Gnesis 4:4; 8:20; etc.), a circunciso (Gnesis 17:9-14), a pscoa (xodo 12), e os animais imundos (Gnesis 7:2).

Mais ainda, no h prova real de que Deus imps o sbado aos homens desde a criao. No h passagem mencionando No, Abrao ou qualquer outro dos patriarcas guardando o sbado. Ezequiel 20:10-12 diz que Deus deu a Israel o sbado como um sinal entre ele e seu povo, quando ele os guiou para fora do Egito, e Deuteronmio 5:15 diz que foi uma comemorao daquele acontecimento (veja Neemias 9:13,14; xodo 31:13-17). Como poderia ser um sinal entre ele e uma nao, se todos, desde a criao, tivessem o mesmo sinal? E como poderia ser uma comemorao de um acontecimento, antes que aquele acontecimento se realizasse?

Gnesis 2:3 diz somente que o prprio Deus descansou no stimo dia, e diz o PORQU ele o abenoou e o santificou. Mas no diz QUANDO ele comeou a exigir DOS HOMENS que o guardassem, nem QUEM foi mandado guard-lo. Recorde-se de que isto foi escrito por Moiss, muitos anos depois que Israel deixou o Egito e lhes foi dado o sbado. Ele mencionou o sbado em ligao com a criao, de modo que os homens veriam o propsito disso, no necessariamente para dizer quando as pessoas comearam a guard-lo.

Leis eternas X outras leis

Alguns dizem que o sbado deve ser guardado hoje, porque xodo 31:16,17 diz que ele deveria ser guardado "para sempre", "perptuo".

De novo, porm, esta passagem diz que o sbado era um sinal entre Deus e Israel, ento por que exig-lo hoje de outro povo? E esta lei "perptua" exigia que as pessoas fossem mortas, como punio, por terem-na violado. Se esta lei estiver ainda em vigor hoje, ela tem que ser guardada do modo que ela manda guard-la. Deixar de fazer assim admitir que ela no est realmente em vigor nos dias de hoje.

Os termos do Velho Testamento "para sempre" e "perptuo" no significam, necessariamente, que essas leis no tm fim. H muitas outras prticas que Deus disse serem "para sempre", etc., mas que definitivamente tm cessado. So exemplos:

A Pscoa (xodo 12:14)

O incenso (xodo 30:8)

Os dias festivos (Levtico 23:14,21,31, 41)

O sacrifcio de animais (Levtico 16:29-34; 6:19-30; 2 Crnicas 2:4)

O sacerdcio levtico (xodo 40:15; 29:9,26-28; 28:40-43; Nmeros 25:13; Deuteronmio 18:5)

A adorao no Tabernculo (xodo 27:21; 30:8; Levtico 24:5-9)

A circunciso (Gnesis 17:9-14)

TODOS os mandamentos e preceitos de Deus (Salmos 111:7; 119:151,152,160).

Se estas prticas cessaram, ainda que fossem "para sempre", etc., porque no pode o sbado, do mesmo modo, ter cessado?

"Para sempre", nestas passagens, se refere ao que haveria de durar por um perodo de tempo indefinido: "durao de uma era". O contexto de xodo 31:13,16 define melhor isto, para significar "nas geraes de Israel". Esta expresso foi tambm utilizada para muitas das outras prticas e, anteriormente, j aprendemos que isso prova que essas prticas, incluindo-se o sbado, todas cessaram porque as geraes de Israel, como a nao escolhida por Deus, cessaram.

Todos estes esforos para justificar o ato de colocar em vigor as partes do Velho Testamento, vo falhar. Esta concluso ser confirmada no decorrer do nosso estudo.

Os versculos que j estudamos provam que toda a lei foi removida, incluindo-se os Dez Mandamentos.

Hebreus, captulos 7-10

Jesus removeu a aliana que Deus fez com Israel quando ele os conduziu para fora do Egito (8:9; 10:9,10). Esta aliana vista, aqui, como uma aliana, a primeira aliana (8:7,13; 9:1,15,18; 10:9). No foram duas alianas, uma retirada e outra permanecendo. Mas o que esta primeira aliana inclua?

Hebreus 9:18-20 - A primeira aliana era dedicada com sangue e inclua todos os mandamentos falados por Moiss. xodo 24:3-8 explica melhor e mostra que isto englobou todas as palavras que o Senhor disse (v. 3,4,7), incluindo-se os Dez Mandamentos, dados em xodo 20:3-17.

Hebreus 9:1-4 - Esta aliana, que foi removida, inclua as tbuas da lei, que ficavam dentro da arca da aliana. Esta uma referncia clara aos Dez Mandamentos, que foram escritos nas tbuas da aliana - xodo 34:27,28; Deuteronmio 4:13; 5:2,22; 9:9,11.

2 Corntios 3:6-11

A velha aliana iria "desvanecer" (desaparecer), em contraste com a nova aliana, que iria "permanecer". Que aliana era esta que iria desaparecer? Era aquela que foi escrita e gravada nas pedras (v. 7). Mas os versculos citados h pouco mostram que esta era os Dez Mandamentos.

E mais, esta a lei que, quando Moiss a entregou, sua face brilhava tanto que ele teve que usar um vu (v. 7,13). Mas xodo 34:27-35 mostra que isto aconteceu quando ele entregou os Dez Mandamentos. Assim, a velha aliana que se encerrou inclua os Dez Mandamentos.

Glatas, captulos 3-5

A lei trouxe os homens a Cristo, mas no estamos mais debaixo da lei (3:24,25; 5:4). Que lei esta?

3:17 - Ela a lei dada 430 anos depois da promessa a Abrao. xodo 12:41 mostra que isto se refere ao tempo quando Israel saiu do Egito. Da, esta a aliana - uma aliana - dada no Monte Sinai (Glatas 4:24), que temos visto que inclui os Dez Mandamentos.

3:10 - A lei significa "todas as coisas escritas no livro da lei". Mas acabamos de mostrar, em Hebreus 9:18-20 e xodo 24:3-8, que isto inclua os Dez Mandamentos.

5:3 - Se colocarmos em vigor uma parte da lei, seremos obrigados a guardar toda a lei. A lei um todo. No podemos tomar uma parte e deixar a outra. Temos que tomar toda ela ou nada. Se a tomarmos, decairemos da graa (5:2,3,4)

Romanos 7:1-7

Estamos desobrigados da lei, como uma mulher est liberada de um esposo que morre. adultrio espiritual praticar tanto a velha lei como a lei de Cristo, ao mesmo tempo. Mas, qual a lei de que ficamos livres? aquela que ordena "No cobiars" (v. 7). Mas este um dos Dez Mandamentos. Da, a lei que foi removida inclui os Dez Mandamentos.

Efsios 2:11-18

Jesus aboliu a lei que era uma parede de separao entre o judeu e o gentio. Que lei era essa? J vimos que ela era a lei dos Dez Mandamentos, que era uma parede entre o judeu e o gentio, desde que Deus a deu aos judeus, por causa da sua condio de favorecidos. Do mesmo modo, o sbado era um sinal da relao especial de Deus com Israel (xodo 31:13-17).

Se Jesus tivesse deixado os Dez Mandamentos ou o sbado em vigor, ele teria deixado uma barreira entre judeus e gentios. Para atingir seu propsito, ele tinha que remover o sbado e os Dez Mandamentos, tanto quanto toda a lei do Velho Testamento.

Colossenses 2:13-17

Cristo cancelou o escrito de ordenanas. A qual lei isto se refere?

2:16 - Uma vez que a lei foi removida, no precisamos guardar leis a respeito de alimentos, de dias santos ou do sbado. Desde que o sbado era um dos Dez Mandamentos, segue-se que todas as leis do Velho Testamento foram retiradas, incluindo-se os Dez Mandamentos e o sbado.

Alguns afirmam, aqui, que "sbado" se refere aos dias de festas anuais, no ao sbado do stimo dia, porque a palavra grega plural. Embora em todas as passagens seguintes, "sbado" claramente se refira ao stimo dia, ainda assim plural no original: xodo 31:13; Lucas 4:16; 23:54; Atos 13:14; 16:13; Mateus 24:20; etc. Em Mateus 12:1-14 e Lucas 13:10-17, as formas plural e singular so usadas igualmente, todas se referindo ao stimo dia. Nos Dez Mandamentos, em xodo 20:8 e Deuteronmio 5:12, o plural usado na traduo grega, como em Colossenses 2:16.

O Novo Testamento se refere ao sbado 59 vezes. Em nenhuma destas ocasies se pode mostrar que ela exclui o sbado do stimo dia.

De fato, Colossenses 2:16 menciona o sbado separadamente das luas novas e dos dias de festa, propositadamente, para especificar o stimo dia alm dos dias de festa. Isto , exatamente, o mesmo que feito em versculos do Velho Testamento, tais como 1 Crnicas 23:31; 2 Crnicas 2:4; 8:1; 31:3; Neemias 10:33; Ezequiel 45:17.

Colossenses 2:14-16 especificamente, identifica o sbado como uma prtica que foi cancelada. No devemos permitir que pessoas de hoje exijam de ns guardar leis dietticas, os dias santos, ou o sbado do stimo dia.

No h prova de que nenhuma parte da lei, como tal, esteja em vigor agora. A lei foi um todo e no poderia ser removida parcialmente. Para remov-la, Jesus teve que remov-la toda. No podemos buscar autoridade na Velha Lei para nenhuma prtica de nossos dias.

Pergunta: Algumas pessoas dizem que a Lei dos Dez Mandamentos foi abolida para os Cristos, com base em Hebreus 7:11-12. A Lei de Deus foi mesmo abolida no Novo Testamento? CD

Resposta:

Que Lei essa que Paulo afirma ter sido mudada? O prprio texto apresenta a resposta: o sacerdcio levtico era regido pelas diversas leis pode conferir no livro de Levticos. Levticos 1:2 Fala aos filhos de Israel que quando oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e ovelhas.

Por que ns cristos hoje no oferecemos cordeiros em sacrifcio? Com a morte de Jesus esta lei foi mudada. Veja o que Joo diz: No dia seguinte, viu Joo a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Joo 1:29

Porque no pode ser a Lei dos 10 Mandamentos, ou mesmo apenas um dos Dez Mandamentos? Paulo diz em : Efsios 2:15 Na sua carne desfez a inimizade, isto , a lei dos mandamentos que consistia em ordenanas...

Assim como ns temos o nosso Cdigo Civil, Leis Trabalhistas, Leis de trnsito, o povo de Israel tambm tinha suas diversas leis. E para regulamentar os sacrifcios existiam tambm as leis dos mandamentos que eles chamavam de ordenanas. No era a Lei dos 10 Mandamentos.

Jamais poderemos colocar qualquer um dos 10 Mandamentos na mesma esfera de importncia da Lei dos Mandamentos de Ordenanas.

Os 10 Mandamentos no podem jamais serem mudados. Veja o que Jesus mesmo diz em Mateus 5:17 e 18 No penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; no vim revogar, vim cumprir. Porque em verdade vos digo: que at que o cu e a terra passem, nem um ou um til jamais passar da lei at que tudo se cumpra.

Voc j percebeu que Jesus jamais falou contra a Lei?

Joo 14:15 Se me amardes guardareis os Meus Mandamentos Joo 14:15 E Jesus ainda continua dizendo no Joo 14:21 Aquele que tem os Meus Mandamentos e os guarda esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Joo 15:10 Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os Mandamentos de meu Pai e permaneo no seu amor. Voc viu que Jesus chama a lei de meus Mandamentos? E de Mandamentos de meu Pai, sabe porqu?

xodo 31:18 E tendo Deus acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moiss as duas tbuas do testemunho, tbuas de pedra, escritas pelo prprio dedo de Deus xodo 31:18 Porque foi o prprio Deus que escreveu com as suas prprias mos. Portanto os 10 Mandamentos no so Lei de Moiss, mas sim Lei de Deus e tambm de Jesus.

A Lei de Deus. xodo 20: 1-17

Primeiro No ters outros deuses diante de mim Segundo No fars para ti imagem de escultura Terceiro No pronunciars o nome do Senhor teu Deus em vo Quarto Lembra-te do dia de Sbado para o Santificar Quinto Honra Teu Pai e Tua Me Sexto No Matars Stimo No Adulterars Oitavo No Furtars Nono No Dirs Falso Testemunho Contra o Teu prximo Dcimo No Cobiars

Na Lei de Deus, oito Mandamentos comeam com no, mas ela no proibio, mas sim proteo. Observe: Quando Ele diz No Matars- Ele est protegendo a sua vida. Quando diz No Adulterars - est protegendo o seu lar. No Furtars - est protegendo o seu patrimnio, os seus bens,. E assim cada mandamento serve para proteger voc de todas as maneiras possveis.

Davi e Paulo concordam que a lei de Deus perfeita e eterna veja Salmos 119:44 Assim observarei de contnuo a sua lei , para sempre e eternamente. Romanos 7:12 lemos: E assim a lei do Senhor santa, e o mandamento santo, justo e bom. Salmos 19: 7 e 8 A Lei do Senhor perfeita e refrigera a alma, o testemunho do Senhor fiel, e d sabedoria aos smplices. Os preceitos do Senhor so retos e alegram o corao; o mandamento do Senhor puro e ilumina os olhos .

A Lei de Deus no necessita de reforma, ou de atualizao, ela perfeita, ela til para nos mostrar qual vontade de Deus. E nenhum dos Dez Mandamentos foi mudado, ou cancelado. Caso contrrio a Lei no seria perfeita.

A Lei de Deus a expresso do carter de Deus. Deus Santo a sua Lei Santa Deus Justo a sua Lei Justa Deus Bom a sua Lei Boa Deus Eterno a sua Lei Eterna

A Lei de Deus envolve todos os nossos relacionamentos, comeando com o relacionamento com o prprio Deus, passando ento para o relacionamento com familiares, com nossos amigos, e se estendendo aos estranhos ou desconhecidos, estabelecendo quais so os seus direitos e quais so os seus deveres para com os outros.

Havia Lei antes de Moiss, antes do monte Sinai? Por exemplo: No tempo de Ado j existia Lei dos 10 Mandamentos?

Voc sabe qual mandamento Ado e Eva transgrediram, no dia em que comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal? Todos os mandamentos, do primeiro ao dcimo.

O primeiro mandamento diz para no termos outros deuses diante de Deus. Ao comerem do fruto, Deus no foi para eles o nico Deus, pois tudo aquilo que rouba a nossa ateno

desviando-nos de Deus ou ocupa o lugar de Deus, passa a ser um dolo, roubando o lugar de Deus, ento Ado e Eva transgrediram o primeiro mandamento.

O Segundo mandamento diz para no fazer imagens e muito menos adorar, prestar culto ou reverncia, bem eles obedeceram a Satans, ento serviram a Satans, transgrediram o segundo mandamento tambm.

O terceiro diz para ter respeito pelo nome de Deus, e eles colocaram a Deus numa situao que dava a entender que Deus no estava dizendo a verdade, omitindo ou escondendo alguma informao, ento transgrediram tambm o terceiro mandamento.

O Quarto mandamento fala de um tempo sagrado para adorar a Deus um tempo especfico para a nosso encontro com Deus, e eles Ado e Eva gastaram tempo para falar com Satans.

O quinto pede obedincia aos nossos pais, quem era o Pai de Ado e Eva? Sim era Deus e eles o desonraram.

O sexto diz para no matar, e ao comerem do fruto causaram a morte no apenas deles, mas de toda a raa humana.

O stimo fala do adultrio, mas os dois traram a Deus.

O oitavo fala para no furtar, eles pegaram algo que no lhes pertencia.

O nono fala para no dizer falso testemunho, e Deus foi chamado indiretamente de mentiroso.

O dcimo fala para no cobiar, e eles que j eram semelhantes a Deus, quiseram ser tambm Deus.

Por isso fica fcil entender Tiago 2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropear em um s ponto tornou-se culpado de todos.

Os mandamentos esto ligados um ao outro e ao tropearmos num mandamento acabamos esbarrando em outro.

- Guardar a lei conta pontos para Salvao?

A prpria Bblia responde em Romanos 3:20 visto que ningum ser justificado diante dele por obras da lei, em razo de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:20

- Ento no precisamos guardar a lei? Jesus diz na mesma Bblia ao jovem rico: Mateus 19:17 Se queres entrar na vida guarda os mandamentos.

Parece uma contradio, mas realmente guardar a lei no salva ningum. Mas ns no guardamos a lei PARA SERMOS SALVOS. Simplesmente a guardamos porque amamos a Jesus. Guardar os mandamentos apenas uma consequencia do amor que temos a Deus.

Ilustrao: Um casal apaixonado e fazia planos para o casamento. Naquela noite estavam se despedindo enquanto o pai vigiava. De repente se aproximou um pipoqueiro, o cheiro da pipoca invadiu todo o quarteiro! Era tentador! Como um bom cavalheiro, Osvaldo queria comprar pipocas para sua amada, mas o dinheiro que tinha no bolso s daria para pegar o nibus. Sua casa ficava bem longe e pra piorar a situao tinha muita subida, ele sabia o que representaria comprar um, apenas um saquinho de pipoca. Pode parecer algo muito simples, mas um sentimento sincero falou mais forte, e este sentimento era o amor, foi o amor que o levou a voltar a p para casa naquele dia.

No basta dizer que se ama, necessrio demonstrar esse amor. A obedincia Lei de Deus a nica maneira demonstrarmos que amamos a Deus, a Lei tal qual um espelho que olhamos para ver como estamos nos preparando para encontrarmos com o nosso Deus. Porque, se algum ouvinte da palavra e no praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num

espelho, o seu rosto natural; Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, no sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse ser bem-aventurado no que realizar. Tiago 1:23 e 25

Equipe Biblia Online

EQUIPE DE CONSELHEIROS BBLIA ONLINE

S-ar putea să vă placă și