Sunteți pe pagina 1din 8

ndice

ndice.......................................................................................................................... 1 Introduo................................................................................................................ 2 Aquecimento global................................................................................................. 3 Causas do aquecimento global.................................................................................3 Efeitos do aquecimento global.................................................................................3 Como minimizar os efeitos negativos.......................................................................4 Efeito de estufa........................................................................................................4 Gases de estufa....................................................................................................... 4 Consequncias negativas.........................................................................................5 Consequncias positivas..........................................................................................5 Abate de rvores......................................................................................................5 Objectivo do abate de rvores.................................................................................5 Consequncias negativas para o ambiente..............................................................5 Como minimizar essas consequncias......................................................................6 Concluso................................................................................................................ 7 Bibliografia............................................................................................................... 8

Introduo

Aquecimento global
Aquecimento global o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da terra. Este fenmeno ocorre desde meados do sculo XX e devera continuar no sculo XXI. Segundo o quarto relatrio de avaliao do painel intergovernamental sobre mudanas climticas (2007) a temperatura na superfcie terrestre aumentou 0.740.18oC durante o sculo XX.

Causas do aquecimento global


O aquecimento global pode ser causado por vrios factores:
Emisso de gases poluentes para a atmosfera derivados da queima de combustveis

fosse como a gasolina; Desmatamento, queimada de florestas e matas tambm contribuem para este processo.

Efeitos do aquecimento global


Caso o Homem no diminua a emisso de gases de efeito de estufa nos prximos anos podemos enfrentar as seguintes consequncias:
Desertificao: o aumento da temperatura global pode transformar florestas em

desertos ou savanas;
Derretimento das geleiras dos plos do planeta: este efeito j notado e tem

causado o aumento do nvel das aguas dos oceanos e prejudicando a vida de espcies de animais que vivem nessas regies. Este efeito pode provocar o alagamento das diversas cidades costeiras do mundo;
Migrao em massa das pessoas: o alagamento de cidades e o aumento da

temperatura em algumas regies do mundo, podem provocar a migrao de milhes de pessoas causando srios problemas sociais nas regies que receberam esses imigrantes;
Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar srios

problemas na agricultura, diminuindo a produo de alimentos no mundo, podendo

ter milhes de pessoas morrendo de fome, principalmente nas zonas mais pobres do mundo;
Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos

transmissores de doenas, principalmente em regies tropicais equatoriais. Doenas como a dengue e a malria podem fazer milhes de vtimas nestas reas;
Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a

quantidade e fora de furaces e tornados em vrias regies do planeta.

Como minimizar os efeitos negativos


Uso de energia elica ou fonte de energia renovvel;
Instalao de sistemas de controlo de emisso de gases poluentes nas indstrias;

Uso de combustveis alternativos nos automveis; Evitar as queimadas descontroladas e no fazer o desflorestamento.

Efeito de estufa
o processo que ocorre quando uma parte da radiao infravermelha emitida pela superfcie terrestre absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

Gases de estufa
So substncias gasosas que absorvem parte da radiao infravermelha emitida principalmente pela superfcie terrestre, e dificultam seu escape para o espao, isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espao, mantendo a terra aquecida. Os principais gases de estufa so:
Dixido de Carbono (CO2); Oxido Nitroso (N2O); Metano (CH4);

Clorofluorcarbonetos (CFCs); Hidrofluorcarbonetos (HFCs);


Hexafluoreto de Enxofre (SF6);

Perfluorcarbonetos (PFCs).

Consequncias negativas
Derretimento das geleiras glaciares;
Perda na produo agrcola; Alteraes nas correntes martimas; Extino de animais; Algumas regies poderiam acarretar longos perodos de seca.

Consequncias positivas
Manuteno do calor necessrio a vida terrestre; Distribuio mais abundante e favorvel das chuvas; Atenuao nas temperaturas em invernos rigorosos.

Abate de rvores
O problema associado ao abate de rvores o abate desregrado e desenfreado e a ambio pelas reas ardidas e matria-prima. Se aps o abate de rvores o terreno for abandonado, a reposio pode demorar dcadas ou mesmo milnios, se no forem tomadas medidas drsticas cerca de 1/6 das florestas mundiais desaparecer at 2030.

Objectivo do abate de rvores


O objectivo de abate de rvores de obter a madeira para diversos fins como: Fabrico de papel; Produo de carvo vegetal; Construo de casas; Fabrico de objectos artesanais.

Consequncias negativas para o ambiente


Desertificao;

Extino de animais; Eroso.

Como minimizar essas consequncias


Aumento da fiscalizao florestal;
Evitar queimadas descontroladas (abrindo um caminho de trs metros de largura chamada

quebra fogo a volta da rea a queimar); Plantio de rvores; No fazer o desflorestamento.

Concluso

Bibliografia

S-ar putea să vă placă și