Sunteți pe pagina 1din 16

197

O pensamento ontolgico de Marx e os desafios da luta de classes no sculo XXI1


Considerado o carter complexo e multidimensional do sistema marxista, no h motivo para surpresa pelo fato de que, apesar dos grandes esforos dos tericos marxistas, ainda permanecem por descobrir muitos de seus tesouros e aspectos essenciais. (Leo Kofler)
Frederico Costa2

Introduo O presente texto parte do pressuposto de que o atual quadro histrico, de crise do capital e de crescente resistncia das foras do trabalho, exige uma refundao do marxismo, ou seja, o redimensionamento do marxismo verdadeiro, como diria Lukcs (1885-1971). Isso no deve ser confundido com qualquer tentativa de estabelecer o que ironicamente o historiador marxista e general do exrcito brasileiro Nelson Werneck Sodr (1911-1999) definiu como marxmetro, isto , um padro para aferir da ortodoxia, a fidelidade maior ou menor s formulaes dos clssicos (1987, p. 43). apenas a necessidade de um retorno ao ato inaugural de uma nova forma de fazer filosofia e cincia posta por Marx. Pois, a radicalidade de Marx est em compreender o movimento do real para transform-lo revolucionariamente, de acordo com as possibilidades engendradas pelo ser social criado pela atividade humana. Assim, s partindo desse pressuposto, ser possvel entender os limites, contradies e contribuies dos prprios herdeiros de Marx, que vieram a conformar o que denominamos de tradio marxista, alm de evidenciar as possibilidades concretas do marxismo como instrumento de emancipao humana. Entendemos que esse movimento essencial para enfrentarmos os desafios postos pela luta de classes ideolgica por meio de trs crticas urgentes. A crtica ao marxismo vulgar que com seu dogmatismo, determinismo mecnico, economicismo e esquematismo abstrato confunde no poucos interessados pela transformao social
1

Este texto est fundado, com algumas modificaes, em trabalho apresentado na IV Conferencia Internacional "La obra de Carlos Marx y los desafos del siglo XXI", em Havana, Cuba, 2007 e, no artigo A natureza ontolgica do pensamento de Marx e os desafios da atualidade publicado na Revista Eletrnica Arma da Crtica n 1. 2 Doutor em Educao, Professor da Faculdade de Educao de Itapipoca da Universidade Estadual do Cear FACEDI/UECE, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operrio IMO e membro do conselho editorial da Revista Outubro.

198 como sendo o marxismo verdadeiro. A crtica ao movimento de pensamento psmoderno que rejeita as totalidades, os valores universais, a razo, o prprio conhecimento objetivo, as grandes narrativas histricas, os fundamentos materiais do ser social e a possibilidade de emancipao humana. E, finalmente, a crtica ao ncleo do pensamento social burgus, inclusive em suas verses crticas e de esquerda, por se restringir ao horizonte da sociabilidade regida pelo capital, pois mesmo que adjetivada de cidad, tica e justa, no deixa de, em ltima instncia, sustentada pela extrao de mais valia e na produo e reproduo constante de desigualdades sociais. Nessa perspectiva objetivamos neste ensaio destacar o fundamento ontolgico do pensamento de Marx. Noutras palavras, expressar que a natureza materialista e revolucionria do marxismo est em no em ser uma gnosiologia, uma antropologia ou uma teoria dos modos de produo, mas em apresentar-se como uma ontologia do ser social, embora tais aspectos no deixem de estar contidos nele. Ento, no primeiro momento, buscaremos indicar o carter polmico da natureza ontolgica da obra marxiana dentro da prpria tradio marxista, procurando rastrear as razes histricas que ofuscaram ou debilitaram o ncleo ontolgico das contribuies de Marx. Depois, procuraremos indicar a importncia do resgate da ontologia marxiana por Lukcs, delimitando aproximadamente os contornos gerais da ontologia marxiana e sua diferenciao das ontologias anteriores. 1. O marxismo uma ontologia? Contradies e limites da tradio marxista A definio precisa dos lineamentos histrico-filosficos que garantem a inteligibilidade interna da tradio inaugurada por Marx, principalmente em sua dimenso ontolgica, uma problemtica posta pela prpria conformao da luta de classes na atualidade que se situa nos marcos das seguintes coordenadas: crise e ofensiva do capital, processo de restaurao capitalista nos pases do socialismo real, resistncia e reorganizao das foras do trabalho, pensamento ps-moderno e estruturao de uma estratgia revolucionria socialista. Na verdade, qualquer reflexo posta dentro do horizonte da tradio marxista frente desintegrao do marxismo vulgar e agressividade do pensamento burgus manipulatrio ou ps-moderno, deve responder questo: Marx fundou ou no uma ontologia do ser social? Tal questo no ponto pacfico. Em primeiro lugar pelo carter especulativo frequentemente ligado tradio da reflexo ontolgica. Primeiro, por exemplo,

199 pensemos no carter idealista das ontologias de Aristteles (384-322 AEC), Toms de Aquino (1225-1274) e Hegel (1770-1831). Segundo, pela tendncia gnosiolgica, prpria do neopositivismo e do irracionalismo ps-moderno, que hiperdimensiona o sujeito mesmo quando busca neg-lo. Terceiro, pelo scio-centrismo, que dissolve a natureza nas relaes sociais, ou seja, no tendo esta, portanto, mais uma existncia autnoma. Por ltimo, pela perspectiva de colocar a prxis como o ncleo da problemtica do marxismo dissociada de sua fundamentao concreta no metabolismo entre o homem e a natureza. Assim, a ttulo de exemplo, a assertiva contrria a uma ontologia marxiana pode ser encontrada nas leituras mais dspares entre si dentro da prpria tradio marxista. Para Althusser (1918-1990), destacado terico marxista vinculado ao Partido Comunista Francs - com inmeras reflexes polmicas, como, por exemplo, a relao entre ideologia e cincia, o conceito de corte epistemolgico, a contraposio entre o jovem Marx e o Marx maduro, entre outras -, qualquer impostao ontolgica vista como um obstculo epistemolgico oriundo da ideologia do humanismo terico:
Quais problemas reais podemos descobrir por trs das noes do humanismo terico, revogados em sua impostura e em sua pretenso terica? Cito os problemas essenciais, em correlao com os obstculos epistemolgicos principais que lhes correspondem. 1. Problema da definio da espcie humana ou da diferena especfica que distingue as formas de existncia da espcie humana das formas de existncia das espcies animais (obstculos: as noes de essncia genrica do homem, de conscincia etc.); 2. Problema da estrutura das formaes sociais (obstculos: as noes de Homem, da essncia genrica do Homem, de corao ou de intersubjetividade, de conscincia, de Sujeito etc.); 3. Problema da dialtica da histria como processo sem sujeitos (obstculos: as noes de Homem, de Gnero, de sujeito, de alienao, de dialtica-teleolgica); 4. Problema das formas da individualidade (obstculos: as noes de Homem, de Gnero, de indivduo, de sujeito, de concreto etc.); Problema da natureza do ideolgico (obstculos: as noes de Homem, de conscincia, de subjetividade etc.). (2002, p.52).

Alis, Althusser, reproduzindo a diviso do marxismo em duas disciplinas bsicas, materialismo dialtico e materialismo histrico, entende a primeira como a filosofia marxista, a qual seria uma teoria do conhecimento de novo tipo:
Essa nova teoria no pode mais ser o que era na teoria clssica do conhecimento, ou seja, uma teoria das condies formais intemporais do conhecimento, do cgito (Descartes, Husserl), das formas a priorido esprito humano (Kant), nem uma teoria do saber absoluto (Hegel). A nova teoria s pode ser uma teoria da histria da produo dos conhecimentos, isto , uma teoria das condies reais (materiais e sociais de um lado, e condies internas prtica cientfica, de outro) do processo desta produo. Alm disso a nova teoria modifica completamente o problema tradicional da teoria do conhecimento: ao invs de colocar a questo das garantias do conhecimento, coloca a questo do mecanismo de produo de conhecimentos enquanto conhecimentos. (1986, p. 43-44).

200 Para Caio Prado Jnior (1907-1990), que tantas contribuies trouxe para a historiografia brasileira e para divulgao do marxismo, o ncleo estruturante do pensamento de Marx tambm a teoria do conhecimento3:
[...] o que se observar com toda clareza na obra de Marx, consiste no fato que, historicamente, afinal na considerao do Conhecimento do Homem (aquilo que seriam as nossas cincias humanas de hoje, e naturalmente o tema marxista por excelncia) a, bem como no mtodo de elaborao desse Conhecimento, que se revelaria com preciso o conjunto e generalidade do problema filosfico, isto , a determinao em sua totalidade, e a caracterizao do Conhecimento do Conhecimento que vem a ser o contedo e objeto central e geral da Filosofia, e onde ela encontra, em toda sua plenitude, o terreno que lhe prprio e especfico no complexo geral do Conhecimento. (1981, p. 82).

Interessante, que mesmo quando, numa atitude de coragem intelectual para poca, Caio Prado Jnior critica o modismo althusseriano, o faz sob a perspectiva da teoria do conhecimento como ncleo estruturador da filosofia:
O menos que se pode dizer de Althusser sua originalidade, direi mesmo extravagncia, de to aberrante do ordinrio e corrente sua interpretao do marxismo, e to inslita a maneira como v esta questo central da Filosofia que a teoria do conhecimento. (1971, p. 73).

para

Benoit,

crtico

de

Althusser

da

dualidade

materialismo

histrico/materialismo dialtico, a tentativa de encontrar uma ontologia na obra de Marx resultado de um transpassamento ilegtimo da lgica hegeliana perspectiva marxiana, pois qualquer postura ontolgica estaria associada velha metafsica: [...] a idia de uma ontologia dialtica no-metafsica algo incongruente do ponto de vista conceitual e, evidentemente, tambm, nesse sentido parece-me insustentvel uma ontologia dialtica marxista. (2003, p. 19). Apesar de paradoxais, tais posturas anti-ontolgicas so fruto, no nosso entender, do processo de divulgao e desenvolvimento posterior do pensamento marxiano, que veio a se constituir na denominada tradio marxista, a qual mesmo produzindo significativos avanos histricos para que o trabalho fosse liberto dos grilhes do capital, importou tambm condicionada pelas mais diversas determinaes culturais, sociais e econmicas , numa srie de desfiguraes tericas provocadas pela intromisso de elementos alheios essncia da obra marxiana. Caso tpico foi o do denominado marxismo da Segunda Internacional. bom destacar que Internacional
3

Mesmo quando, numa atitude de coragem intelectual para poca, critica o modismo althusseriano, o faz sob a perspectiva da teoria do conhecimento como ncleo estruturador da filosofia: O menos que se pode dizer de Althusser sua originalidade, direi mesmo extravagncia, de to aberrante do ordinrio e corrente sua interpretao do marxismo, e to inslita a maneira como v esta questo central da Filosofia que a teoria do conhecimento (1971, p. 73).

201 Operrio Socialista ou Segunda Internacional, foi um avano na organizao poltica do movimento operrio. Diferentemente da I Internacional (1864-1876), constituiu-se como uma federao de partidos social-democratas. Sua estruturao foi resultado do fortalecimento e crescimento gradual dos movimentos socialistas e sindicais aps a derrota da Comuna de Paris em 1871, da perda do monoplio industrial da Inglaterra com o conseqente desemprego e crise econmica que levaram a um novo sindicalismo, do processo de lutas do movimento operrio alemo, da constituio de partidos operrios, e, do deslocamento de um setor da intelectualidade para o movimento socialista. O marxismo foi considerado doutrina oficial da Segunda Internacional desde 1896. Portanto, a crtica ao marxismo da Segunda Internacional, no significa que no tenham ocorrido conquistas tericas, organizativas e polticas para a herana marxista e para o proletariado no contexto da luta de classes poca. Pensemos, por exemplo, nas conquistas trabalhistas, na expanso dos partidos operrios e nas contribuies tericas de figuras exponenciais como Karl Kautsky (1854-1938), Gueorgui Plekhanov (1856-1918), Antonio Labriola (1843-1904), Kranz Mehring (1846-1919), entre outros, nas reas da histria, arte, economia, questo agrria, cultura e poltica. Porm, por uma srie de determinaes histricas, o ncleo ontolgicoemancipatrio marxinao se viu tolhido pelas posturas hegemnicas, deterministasnaturalistas e reducionistas, tpicas do perodo. Esse obscurecimento explicvel levando em considerao alguns elementos condicionantes daquele contexto histrico. Marx no constituiu um sistema filosfico no sentido tradicional, e tambm, por motivos alheios sua vontade e de Engels, no levou a termo, de forma articulada explicitamente, seus pressupostos filosficos. Alm disso, h a agravante de que trabalhos essenciais para a compreenso do desenvolvimento de sua obra permaneceram inditos durante dcadas basta chamar a ateno para o fato de que os Manuscritos Econmico-Filosficos (1844) e A Ideologia Alem (1847) apareceram completos, pela primeira vez, na lngua original, em 1932, enquanto a Crtica da Filosofia Hegeliana do Direito (1843) foi publicada em 1927 e os Grundrisse der Kritik der Politischen Okonomie (1858-1859) tm sua primeira publicao efetiva apenas em 1953. Alm disso, de acordo com Hobsbawn:
[...] os partidos social-democratas de massa no haviam realizado, antes de 1914, nenhuma tentativa sria de fazer seus membros lerem os textos de Marx e Engels, com a possvel exceo de Do Socialismo Utpico ao Socialismo Cientfico e, em menor medida, do Manifesto. (1987, p. 432).

202 Outro elemento condicionante foi o horizonte ideolgico-cultural da sociedade burguesa no perodo de estruturao poltica do movimento operrio. As ltimas dcadas do sculo XIX, em especial na Europa e Estados Unidos, caracterizaram-se por uma expanso do capitalismo no mundo, o que, por um lado possibilitou a ampliao e a organizao da classe operria e, por outro, significou um perodo de intensas disputas militares e conquistas coloniais, de ideologias de superioridades proclamadas, de desenvolvimento exponencial da produo e do comrcio internacional, portanto, de inovaes tecnolgicas e de avano cientfico. Nesse contexto, a cincia passou a servir cada vez mais a objetivos prticos, a oferecer resultados imediatos, a apresentar processos viveis de utilizao de matrias-primas ou de multiplicao de mercadorias, abrindo assim novas possibilidades para a acumulao capitalista. Esse amplo desenvolvimento das foras produtivas no deixou de repercutir na cultura, na cincia e na filosofia e, portanto, no movimento socialista. Novas correntes de pensamento buscaram dar forma racional s transformaes ininterruptas que aconteciam. O evolucionismo, oriundo das revolucionrias descobertas de Charles Darwin (1809-1882), ganhou forma filosfica com Herbert Spencer (1820-1903), enquanto o positivismo, em sua forma laica, elevou-se a mtodo predominante de pensar nos meios cientficos. No mesmo ritmo, avanaram as pesquisas que tentaram explicar o funcionamento da histria, da sociedade, da mente e da atividade dos indivduos. Tudo isso tendia, por meio de generalizaes apressadas e desligadas da legalidade prpria das esferas que se pretendia estudar, a reduzir fenmenos sociais e psicolgicos dinmica prpria da natureza: foi o imprio do determinismo, do monismo, do fsico-quimismo e do naturalismo na literatura. Portanto, nesse ambiente cultural e na ausncia de sistematizao dos fundamentos filosficos da obra marx-engelsiana, os marxistas da primeira gerao posterior a Marx e Engels encontraram-se:
[...] muito freqentemente deslocados e indefesos em relao aos adversrios, sem um sistema doutrinrio para opor s suas crticas, e acabaram aprofundando a aridez daquele ecletismo incoerente, segundo o qual seria preciso completar, de fora, as doutrinas econmicas de Marx, por exemplo, com Mach no plano fsico, com Kant no plano tico e com as teorias positivistas da arte no plano esttico. (Oldrini, 1999, p. 69).

A ausncia de princpios tericos slidos oriundos do prprio cerne da obra marxiana induziu o marxismo da Segunda Internacional de maneira predominante, a sofrer profundas deformaes. O prprio Engels, de certa maneira, reconheceu a

203 fragilidade terica do movimento socialista da Segunda Internacional, ao identificar a influncia de Dhring () nas fileiras da social-democracia alem, e ser forado a deixar de parte outros trabalhos para travar uma batalha ideolgica de defesa, explicitao e divulgao dos fundamentos do marxismo no clssico Anti-Dhring. De acordo com Engels:
[...] parte da imprensa socialista se ps a dar boas-vindas ao novo apstolo, com um entusiasmo que no unicamente condescendncia, mas deixava transparecer alguma inclinao para acolher, sem reservas, o senhor Dhring, e, o que mais, a doutrina do senhor Dhring [...] Havia mesmo pessoas que j se julgavam no dever de difundir a doutrina entre os trabalhadores. (1979, p. 5).

Enquanto na esfera poltica consolidou-se o reformismo, isto , o distanciamento cada fez maior entre o programa mnimo de reformas parciais no horizonte do capitalismo e o programa mximo de superao da prpria ordem burguesa. O que no deixou de ser percebido por marxistas revolucionrios como Rosa Luxemburg (1871-1919), que em polmica com a social-democracia alem, identificava as razes do reformismo:
Actualmente o que est em causa todo o ltimo captulo da evoluo do moderno movimento operrio durante estes ltimos 25 anos [...] A queda da Comuna de Paris tinha selado a primeira fase do movimento operrio europeu e o fim da Primeira Internacional. A partir de ento comeou uma nova fase. As revolues espontneas, as evolues, os combates nas barricadas, depois dos quais o proletariado recaa de cada vez no seu estado passivo, foram ento substitudos pela luta quotidiana sistemtica, pela utilizao do parlamentarismo burgus, organizao das massas, unio entre a luta econmica e a luta poltica, unio do ideal socialista defesa dos interesses quotidianos imediatos. (1974, p. 10-11)

Tal movimento ideolgico no poderia deixar de se expressar na esfera filosfica:


No plano filosfico, o marxismo tropea em limites de carter economicista, pois a maioria tende a fazer dele uma doutrina de uma s linha (unilineare), na qual a economia determina rigidamente todos os outros planos da realidade. A frase juvenil de Marx o ser social dos homens que determina a conscincia, e no a conscincia que determina o seu ser entendida ao p da letra, no sentido da existncia de uma relao causal entre estrutura e superestrutura, economia e ideologia, com a conseqente reduo do marxismo a um rgido determinismo (Oldrini, 1999, p. 69).

Esse determinismo de cunho quase naturalista da Segunda Internacional estava associado a uma postura de negligenciar os aspectos filosficos presentes na obra marxiana. Em Kautsky, principal terico da Segunda Internacional, isso evidente:
Para Marx, pelo contrrio, a luta de classes no era mais do que uma forma da lei geral da evoluo da Natureza, que de modo nenhum tem um carter

204
pacfico. A evoluo , para ele [...] dialtica, quer dizer, o produto de uma luta de elementos opostos que surgem necessariamente. Todo o conflito destes elementos irreconciliveis deve finalmente conduzir ao esmagamento de um dos dois protagonistas e, por conseqncia, a uma catstrofe. Esta pode preparar-se muito lentamente, a fora dum antagonista pode crescer imperceptivelmente, mas, por fim, o derrubamento de um dos antagonistas ser inevitvel, aps a luta e o crescimento em fora do outro. Todos os dias, a cada passo, encontramos pequenas catstrofes na Natureza, como na sociedade. Cada morte uma catstrofe. Todo o ser e todas as coisas devem sucumbir perante a preponderncia de um antagonista. No apenas verdade para as plantas e para os animais; tambm o para sociedades inteiras e para imprios, como para corpos celestes. (2002, p. 22).

De acordo com Markus, a:


[...] idia de filosofia marxista uma idia recente. Para os tericos da Segunda Internacional, ela parecia estranha ou mesmo paradoxal. O marxismo no era para eles uma filosofia, mas uma cincia positiva, carente de qualquer julgamento de valor ou de qualquer tomada de posio ideolgica, uma cincia que descrevia e explicava o processo necessrio que uma formao social determinada segue desde seu nascimento at o seu desaparecimento, trate-se do capitalismo ou de qualquer outra forma social. Segundo alguns tericos da social-democracia alem (Mehring, por exemplo), o marxismo colocou um fim definitivo filosofia, considerada como fantamasgoria especulativa. Para outros, a teoria social do marxismo devia ser completada por uma tica ou uma filosofia ou uma filosofia especulativa (por exemplo, Bernstein, Max Adler e Kautsky). (1974, p. 115).

importante destacar que a confirmao de uma filosofia imanente ao marxismo, [...] implicava na universalidade terica do marxismo e se opunha, nesse ponto, tanto ao oportunismo da Segunda Internacional quanto s ideologias burguesas (idem, p. 115). Por isso, a reflexo sobre uma filosofia marxista vinculou-se ruptura com o reformismo da Segunda Internacional, Revoluo Russa e reorganizao poltica do proletariado em termos revolucionrios, isto , de ruptura com os limites da sociabilidade burguesa. Tal tendncia, porm, tornou-se marginal lembremos, por exemplo, das vozes dissonantes de Antonio Gramsci (1891-1937), Karl Korsch (1886-1961) e o primeiro Lukcs marxista - juntamente com os aportes leninianos, frente ao engessamento do marxismo como filosofia de Estado pelo extrato social privilegiado que expropriou do poder poltico o proletariado na Unio Sovitica. Essa era uma camada social contrarevolucionria e no uma nova classe social, porque:
A burocracia no uma nova classe dominante. No representa qualquer papel indispensvel no processo de produo. uma camada privilegiada que usurpou o exerccio das funes de gesto no Estado e na economia sovitica, e que, sobre a base desse monoplio do poder, se arroga substanciais vantagens

205
no domnio do consumo (remuneraes elevadas, vantagens em espcie, armazns especiais, etc.). No proprietria dos meios de produo. No detm nenhuma garantia de conservar essas vantagens nem de as transmitir aos seus filhos; tudo est ligado ao exerccio de funes especficas. (Mandel, 1978, p. 174).

Essa burocracia, que teve sua expresso terico-poltica no stalinismo4, produziu uma escolstica laica mal denominada de marxismo-leninismo, bifurcada em materialismo dialtico e materialismo histrico. De acordo com os cnones do marxismo-leninismo stalinista, no materialismo dialtico, Marx teria concebido uma cincia geral do ser que englobaria a natureza, a sociedade e o pensamento, independentemente de suas determinaes especficas. Noutros termos, Marx seria um fundador de uma nova filosofia geral que forneceria a explicao coerente do ser em todas as suas modalidades, natural ou social. Tal filosofia marxista aplicada ao ser social constituiria o materialismo histrico, o qual teria como objeto as leis de evoluo mais gerais da sociedade. Stlin (1878-1953), num texto clssico Materialismo dialtico e materialismo histrico - afirma, referindo-se ao que considera as disciplinas basilares do marxismo:
O materialismo dialtico a teoria geral do Partido marxista-leninista. O materialismo dialtico assim chamado, porque a sua maneira de conceber os fenmenos da natureza, o seu mtodo de investigao e de conhecimento dialtico e a sua interpretao, a sua concepo dos fenmenos da natureza, a sua teoria materialista. O materialismo histrico estende os princpios do materialismo dialtico ao estudo da vida social; aplica estes princpios aos fenmenos da vida social, ao estudo da histria da sociedade. (1985, p. 13)

Sem adentrarmos nos limites dessa clivagem, interessante destacar que ela no encontra lastro na obra marxiana. Primeiro, porque h a suposio de que a obra de Marx conteria uma filosofia da natureza, na medida em que esta se institui como uma teoria geral. Segundo, porque problemtico mesmo baseando-se em alguns elementos da Ideologia Alem ou no manuscrito inacabado de Engels Dialtica da Natureza, sugerir tal posio de forma peremptria. Terceiro, porque essa interpretao, no limite, tende a projetar na obra de Marx todo um conjunto de elaboraes do que foi e a tradio marxista que, muitas vezes, ignorava ou subestimava a relao especfica entre Marx e Hegel, tendendo a fazer uma leitura rigorosamente cientificista e positivista de Marx. Portanto, podemos compreender porque no poucas vezes construtos ps-

Na URSS, o estalinismo a expresso da degenerescncia burocrtica do primeiro Estado operrio, no qual uma camada social privilegiada usurpou o exerccio do poder econmico e poltico. (idem, p. 179).

206 marxianos, condicionados por leituras reducionistas e interessadas, expressando de forma contraditria os retrocessos da prpria atividade revolucionria do proletariado como o processo de burocratizao da social-democracia alem e a contra-revoluo ocorrida da URSS a partir de meados da dcada de 20 do sculo passado sejam vistos por crticos do marxismo, como fazendo parte da prpria natureza da perspectiva inaugurada por Marx. O cerne da obra marxiana , muitas vezes, visto e divulgado como um determinismo economicista em que a conscincia comparece como um epifenmeno das relaes materiais. Mesmo quando Engels, em 1890, em carta a Joseph Bloch (18711936), j criticava a leitura economicista e reducionista do marxismo:
Segundo a concepo materialista da histria, o momento em ltima instncia determinante [in letzterInstanz bestimmende], na histria, a produo e reproduo da vida real. Nem Marx nem eu alguma vez afirmamos mais. Se agora algum torce isso [afirmando] que o momento econmico o nico determinante, transforma aquela proposio numa frase que no diz nada, abstrata, absurda. A situao [Lage] econmica a base [Basis], mas os diversos momentos da superestrutura [berbau] formas polticas da luta de classes e seus resultados: constituies estabelecidas pela classe vitoriosa uma vez ganha a batalha, etc., formas jurdicas, e mesmo os reflexos [Reflexe] de todas as lutas reais nos crebros dos participantes, teorias polticas, jurdicas, filosficas, vises [Anschauungen] religiosas e o seu ulterior desenvolvimento em sistemas de dogmas exercem tambm a sua influncia [Einwirkung] sobre o curso das lutas histricas e determinam em muitos casos prepoderantemente [vorwiegend] a forma delas. (1985, p. 547).

2. Existe uma ontologia marxista, imanentemente materialista e revolucionria com as pesquisas lukacsianas que vem tona a problemtica ontolgica como aspecto essencial da obra marxiana. Quando Lukcs termina sua Esttica na dcada de 1960 e, antes de iniciar sua projetada tica, empreende, num esforo que consumiu aproximadamente seus ltimos oito anos de vida, a produo de sua Ontologia do ser social como uma ampla introduo citada tica. E, aqui de fundamental importncia frisarmos o carter provisrio do estudo e das concluses sobre a Ontologia de Lukcs, obra rica, complexa e inovadora como foi a Fenomenologia do Esprito de Hegel, ou as principais obras de Marx, como entre outras, os Manuscritos Econmico-Filosficos, a Ideologia Alem e O Capital. Talvez nem o prprio Lukcs tivesse conscincia da inovao e das descobertas contidas em sua reflexo. Ainda mais que, quando Lukcs a est redigindo encontra-se mal de sade, devido ao cncer no pulmo, no chegando a ter a Ontologia uma redao final. Isso faz necessariamente com que os estudos da Ontologia at hoje sejam muitos parciais e at certo ponto transitrios. Tambm, no h

207 at o presente momento nenhum estudo global sobre a Ontologia, isto , nenhum trabalho que trate da Ontologia em sua totalidade ou pelo menos contemple sua parte sistemtica composta por quatro captulos, quais sejam: trabalho, reproduo, ideologia e estranhamento. Segundo Lukcs, Marx instaura os fundamentos de uma ontologia de novo tipo. Marx pensa as relaes do homem com sua histria no de uma maneira especulativa, mas da perspectiva do ser social historicamente determinado, o que conduz a uma orientao radicalmente nova tanto das relaes do indivduo com sua histria, como com a histria do gnero dimenses imanentes que constituem o processo histrico global. Portanto, Marx, ao afirmar a mutabilidade do existente, critica radicalmente a suposta perenidade da sociedade burguesa. Com a superao do capitalismo h a possibilidade de iniciarmos a produo da histria sairmos da pr-histria e no o fim desta. Com isso, muda toda a reflexo e o tratamento de todas as categorias ontolgicas. Tudo se integra na processualidade histrica, nada podendo ser anistrico. Categorias como, por exemplo, essncia, fenmeno, singular, particular, universal, mediao e continuidade, so redimensionadas tendo como pressuposto que no so pensadas aprioristicamente em relao ao processo histrico que lhe d efetividade, isto , elas no tm sentido a no ser em suas existncias concretas e nas suas possibilidades. Isso caracteriza a obra de Marx como uma verdadeira revoluo terica que instaura uma ontologia de novo tipo, e no uma simples vertente ontolgica especulativa. Assim, o ncleo estruturante da perspectiva inaugurada por Marx se constitui como uma ontologia importante [...] no esquecer que as categorias exprimem, portanto formas de existncia, condies de existncia determinadas [...] (Marx, 1983, p. 224). Por isso, Lukcs afirma que:
[...] qualquer leitor sereno de Marx no pode deixar de notar que todos os seus enunciados concretos, se interpretados corretamente (isto , fora dos preconceitos da moda), so entendidos em ltima instncia como enunciados diretos sobre um certo tipo de ser, ou seja, so afirmaes ontolgicas. (1979, p. 11).

Noutras palavras, o pensamento de Marx opera em primeiro plano com o que o real, para aferir as questes epistemolgicas e metodolgicas impostas pelo ser para o seu conhecimento. Tal impostao fundante do ser sobre a esfera gnosiolgica se expressa no Ad Feuerbach de maneira contundente, permitindo concluses sobre a

208 hierarquia entre ontologia e teoria do conhecimento dentro do pensamento marxiano, como identifica Chasin (1937-1998):
[...] a Tese I estabelece a natureza da existncia social, decifrada em termos de atividade sensvel, e apenas na II toma lugar o problema do conhecimento, sendo este resolvido, o que tem peso demonstrativo, a partir do complexo de entificao firmado na primeira. Ou seja, a determinao do que antecede a admisso e o tratamento de temas gnosio-epistmicos. Ao contrrio de qualquer abordagem sob critrio gnosiolgico, em que um pr-discurso nesse diapaso pretende fundamentar o discurso propriamente dito a respeito do objeto, no pensamento marxiano o tratamento ontolgico dos objetos, sujeito incluso, no s imediato e independente, como autoriza e fundamenta o exame da problemtica do conhecimento. O exame desta que depende de critrio ontolgico, e s por meio deste que pode ser concebida em seu lugar prprio e na malha das relaes devidas que propiciam sua adequada investigao. Lugar derivado e subseqente na ordem dos discursos, uma vez que o conhecimento, sendo, entre outras, uma relao especfica entre sujeito e objeto, pressupe para efeito de sua abordagem a determinao preliminar das figuras obrigatrias nele envolvidas, o que promove sua insero na rede das correlaes em geral entre sujeito e objeto, facultando ser determinado em sua especificidade e em suas condies reais de possibilidade. (1995, p. 400-401).

A pontuao ontolgica formulada por Marx revela-se em suas primeiras inflexes anti-especulativas presentes desde a dcada de quarenta do sculo XIX. A partir de 1843, Marx iniciou um processo de instaurao de novos referenciais tericos que se contrapuseram especulao, ao logicismo e abstratividade, sustentados por uma razo auto-suficiente, o que prprio do idealismo, em especial o de Hegel. Em Marx h, desde que comeou a andar com os seus prprios ps, a postura terica de identificar a importncia da objetividade. Objetividade tanto no seu sentido geral da causalidade espontnea natural, quanto da realidade humana que se auto-constitui pelo trabalho. Entendemos, pois, que o reconhecimento por parte de Marx, da posio hierrquica fundante do mundo sobre a subjetividade que institui o perfil ontolgico imanente que ir caracterizar a revoluo terica marxiana, pois a surge toda a radicalidade da crtica de natureza ontolgica que:
[...] organiza a subjetividade terica e assim faculta operar respaldado em critrios objetivos de verdade, uma vez que, sob tal influxo da objetividade o ser chamado a paramentar o conhecer, ou, dito a partir do sujeito: sob a consistente modalidade do rigor ontolgico, a conscincia ativa procura exercer os atos cognitivos na deliberada subsuno, criticamente modulada, aos complexos efetivos, s coisas reais e ideais da mundaneidade (Chasin, 1995, p. 362-363).

esse instrumental terico de novo tipo que permite romper, a partir de 1843, com o crculo de ferro do idealismo hegeliano, da especulao neo-hegeliana e da circularidade do poltico para buscar uma nova inteligibilidade para o social. Marx critica Hegel, por este deduzir a racionalidade dos fatos e processos no do seu

209 encadeamento concreto, mas de um sujeito que estes expressariam a ideia, isto , o pensamento pensado. Portanto, em relao dimenso ontolgica podemos afirmar que:
Essa viga mestra da arquitetura terica marxiana, que far Marx criticar a ideologia liberal ao diferenciar emancipao poltica de emancipao humana em A questo judaica; indicar os limites especulativos dos jovens hegelianos em A sagrada famlia; orientar-se para a crtica da economia poltica e descobrir a centralidade do trabalho nos Manuscritos econmico-filosficos; delimitar os contornos de uma ontologia do ser social na Ideologia alem, e, conduzir a sua obra de maturidade, O Capital, onde reproduz com a mxima fidelidade e preciso a legalidade imanente que rege as origens, o surgimento, o desenvolvimento, a decadncia e o potencial desaparecimento do capitalismo, e as possibilidades contidas neste ser social historicamente determinado que podem conduzir efetiva emancipao humana, ou seja, ao comunismo. (Costa, 20.., p.)

Concluso

No sculo XXI, a apropriao do marxismo em toda sua riqueza ontolgica essencial para as foras do trabalho em seu confronto com o capital e a decadente sociedade burguesa. Pois, os espritos dos mortos continuam a oprimir a conscincia dos vivos, principalmente da nova gerao de lutadores. Velhos fantasmas so reeditados, do reformismo mais cnico ao esquerdismo mais desvairado. As prprias conquistas do movimento operrio e da tradio marxista, ora so esquecidas e renegadas, ora so enaltecidas acriticamente. Porm, a refundao do marxismo sobre bases ontolgicas no significa a despejar a gua suja da banheira juntamente com a criana, desprezando os aportes tericos e polticos do conjunto da tradio marxista, do marxismo da Segunda Internacional Escola de Frankfurt, por exemplo. As diversas tendncias da tradio marxista, mesmo de forma contraditria, desconhecendo a natureza ontolgica do pensamento marxiano e at combatendo-o, no deixaram de dar respostas s exigncias postas pela luta de classes e pelos novos fenmenos da sociedade burguesa a partir de uma compreenso, muitas vezes equivocada de Marx, mas nem por isso de menos importncia para o projeto de emancipao humana ou para a estratgia socialista. Na verdade, no existe um marxismo ontologicamente correto, puramente codificado, e uma srie de desvios revisionistas que merecem ser banidos do horizonte marxista. O que existe a necessidade de retomar o fundamento ontolgico do marxismo em sua perspectiva de emancipao humana de estratgia revolucionria para a superao do capitalismo e construo da sociedade comunista -, e um

210 conjunto de aportes terico-polticos de uma tradio marxista que deve ser posto sob o crivo da crtica ontolgica do processo de autoconstruo humana orientada para o reino da liberdade:
... a emancipao humana s estar plenamente realizada quando o homem individual real tiver recuperado para si o cidado abstrato e se tornado ente genrico na qualidade de homem individual na sua vida emprica, no seu trabalho individual, nas suas relaes individuais, quando o homem tiver reconhecido e organizado suas forces propes [foras prprias] como foras sociais e, em conseqncia, no mais separar de si mesmo a fora social na forma da fora poltica (Marx, 2010, p. 54).

211 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALTHUSSER, Louis. A Querela do Humanismo II (indito). Crtica Marxista, So Paulo, n. 14, p. 48-72, abr. 2002. ______; BARDIOU, Pierre. Materialismo histrico e materialismo dialtico. 2. ed. So Paulo: Global, 1986. BENOIT, Hector. Da Lgica com um Grande L Lgica de O Capital. In: Andria Galvo et al. Marxismo e Cincias Humanas. So Paulo: Xam, 2003. CHASIN, J. Marx: estatuto ontolgico e resoluo metodolgica. In: TEIXEIRA, Francisco Jos Soares. Pensando com Marx: uma leitura crtico-comentada de O Capital. So Paulo, Ensaio, 1995. ENGELS, Friedrich. Anti-Dhring. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.HOBSBAWM, Eric J. A Fortuna das Edies de Marx e Engels. In: ______ et al. Histria do marxismo I: o marxismo no tempo de Marx. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. KAUTSKY, Karl As trs partes fontes do marxismo. 5. ed. So Paulo: Centauro, 2002. KOFLER, Leo. Histria e dialtica: estudos sobre a metodologia da dialtica marxista. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. LUKCS, Gygy. Ontologia do ser social: os princpios ontolgicos fundamentais de Marx. So Paulo: Editora Cincias Humanas, 1979. ______. Per una ontologia dellessere sociale. Roma: Ed. Riuniti, 1981, v. 1 e 2. LUXEMBURG, Rosa. A Crise da social-democracia. Lisboa: Presena, 1974. MANDEL, Ernest. Introduo ao marxismo. 2. ed. Lisboa: Antdoto, 1978. MARKUS, Gyorgy. Teoria do conhecimento no jovem Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. MARX, Karl. Sobre a questo judaica. So Paulo: Boitempo, 2010. __________ . Contribuies crtica da economia poltica. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1983. OLDRINI, Guido. Gramsci e Lukcs, adversrios do marxismo da Segunda Internacional.Crtica Marxista, So Paulo, n. 8, p. 67-80, jun. 1999. PRADO JNIOR, Caio. Estruturalismo de Levi-Strauss: o marxismo de Louis Althusser. So Paulo: Brasiliense, 1971. ______. O que filosofia. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1981.

212 SODR, Nelson Werneck. Histria e materialismo histrico no Brasil. 2 ed. So Paulo: Global, 1987. STALIN, Joseph. Materialismo dialtico e materialismo histrico. 4. ed. So Paulo: Global, 1985.

S-ar putea să vă placă și