Sunteți pe pagina 1din 13

05

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada MATEMTICA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

EDITAL No 1 PETROBRAS / PSP RH - 2/2011

LNGUA PORTUGUESA
Texto I
Indstria tem a maior queda desde abril A maior concorrncia com os produtos importados e a desacelerao do consumo no mercado interno fizeram a produo industrial recuar 2% em setembro ante agosto. Foi a maior queda desde abril, quando cara 2,3%. Em relao ao mesmo ms de 2010, a produo industrial ficou 1,6% menor. O resultado veio abaixo das projees de mercado, que esperavam baixas entre 0,6% e 1,5%. De acordo com o IBGE e economistas, a queda se intensificou em setembro. No ms, 16 dos 27 setores produziram menos. O destaque ficou no setor automotivo. Estoques em alta e vendas em baixa derrubaram a produo de carros e caminhes em 11% em relao a agosto. Segundo o gerente da pesquisa, a queda do setor automotivo foi o principal responsvel pelo recuo de 5,5% entre os bens de capital (mquinas e equipamentos) e de 2,9% entre os de consumo. A queda nas exportaes de produtos em geral, fruto das incertezas nos pases desenvolvidos, tambm contribuiu para esse quadro. Economistas tambm citaram a concorrncia com os importados, que ganharam espao com a queda do dlar. Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos comeam a revisar a projeo do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Apesar de outubro j apresentar uma melhora, ainda h um esforo de reduo de estoques por parte da indstria, pois se criou uma expectativa maior do que efetivamente aconteceu.
ROSA, Bruno. Indstria tem a maior queda desde abril. O Globo, Rio de Janeiro, 02 nov. 2011, seo Economia, p. 24. Adaptado.

2
O Texto I faz uma anlise do comportamento da produo industrial. A respeito desse comportamento, considere as afirmativas abaixo. I - A queda da produo industrial em setembro de 2011 foi menor do que as previses dos economistas. II - A produo industrial tem sofrido altas e quedas durante o ano de 2011, sendo que, at outubro, a maior queda foi a do ms de abril em relao a maro, chegando ao ndice de 2,3%. III - O setor automotivo foi o maior responsvel pela queda da produo industrial, porque sofreu reduo de 5,5% de vendas. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

10

15

3
No Texto I, aparecem substantivos grafados com que so derivados de verbos, como produo, reduo, desacelerao, projeo. Os verbos a seguir formam substantivos com a mesma grafia: (A) (B) (C) (D) (E) admitir, agredir, intuir discutir, emitir, aferir inquirir, imprimir, perseguir obstruir, intervir, conduzir reduzir, omitir, extinguir

20

25

30

4
A seguinte frase do Texto I apresenta concordncia nominal de acordo com as regras da norma-padro da lngua portuguesa, j que o adjetivo anteposto concorda com o primeiro dos dois substantivos que o seguem. Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos comeam a revisar a projeo do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. ( . 24-26) No caso de um adjetivo vir posposto a dois substantivos, as seguintes expresses apresentam concordncia de acordo com a norma-padro, EXCETO (A) (B) (C) (D) (E) empresas e consultorias renomadas consultorias e bancos renomadas consultorias e bancos renomados bancos e consultorias renomadas economistas e bancos renomados

1
De acordo com o Texto I, a projeo do Produto Interno Bruto de 2011 sofrer reviso porque (A) a desacelerao da economia reduziu a produo em 1,6% entre janeiro e setembro de 2011. (B) a produo industrial sofreu uma reduo de 2% em setembro em relao ao ms anterior. (C) a queda nas exportaes de produtos em geral foi de 2,9% abaixo das projees de mercado. (D) o consumo de produtos importados provocou queda de 2,3% no mercado interno em abril. (E) as indstrias brasileiras obtiveram resultados superiores aos obtidos em abril de 2010.

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

Texto II
Fbrica de sabores A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. Gosto de cogumelos, coco ou morango, nesse caso, resultado de combinaes de cidos, cetonas, aldedos. Alm das substncias qumicas, extratos naturais tambm entram na equao para dar sabor e aroma aos alimentos produzidos nas fbricas. H 3 formas de tudo isso ir parar em um produto. Quando voc l aroma natural, quer dizer que ele foi obtido por meio de processos fsicos que usam matria-prima, retiram sua essncia e aplicam no alimento. Se est escrito idntico ao natural, foi criado sinteticamente em laboratrio para replicar essas molculas encontradas na natureza. Por ltimo, artificial no rtulo significa que os aromistas criaram molculas que no existem na natureza, a partir das substncias de laboratrio. As sintticas so as mais usadas por serem mais baratas. Para se ter uma ideia, necessrio espremer uma tonelada de limes para obter cerca de 3 quilos do leo essencial usado no aroma natural. O processo encarece o produto e, por isso, menos comum nessa indstria. Ser artificial, porm, no significa que o aroma faz mal sade. Antes de enviar as molculas s fbricas de alimentos, elas passam por testes de toxicologia em instituies independentes.
PONTES, Felipe; AFFARO, Victor. Revista Galileu. So Paulo: Globo, out. 2011, p. 74-77. Adaptado.

7
Na frase do Texto II foi criado sinteticamente em laboratrio para replicar essas molculas encontradas na natureza. ( . 13-15), a palavra destacada pode ser substituda, sem alterar o significado do trecho, por (A) reestruturar (B) reproduzir (C) reservar (D) restaurar (E) retirar

8
Considere o comportamento do verbo em destaque, empregado no Texto II, quanto sua regncia, em para dar sabor e aroma aos alimentos. ( . 7-8) O trecho do Texto II cujo verbo apresenta a mesma regncia : (A) Quando voc l aroma natural ( . 9-10) (B) artificial no rtulo significa que os aromistas ( . 15-16) (C) que no existem na natureza, ( . 16-17) (D) O processo encarece o produto ( . 22) (E) enviar as molculas s fbricas de alimentos ( . 24-25)

10

15

20

9
Algumas formas verbais na 3a pessoa do plural terminam com m conforme o exemplo destacado no trecho do Texto II A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. ( . 1-3) Um verbo que tambm apresenta essa grafia na 3a pessoa do plural (A) crer (B) ler (C) manter (D) prever (E) ver

25

5
De acordo com o Texto II, produzir um aroma idntico ao natural consiste na (A) criao de substncia qumica que imita molculas presentes na natureza. (B) extrao da substncia principal de plantas para obter um produto natural. (C) manipulao de molculas a partir de substncias no encontradas na natureza. (D) obteno da essncia de certos vegetais por meio de procedimentos naturais. (E) seleo rigorosa de aromas que no sejam prejudiciais sade das pessoas.

10
A forma verbal em destaque no trecho do Texto II poderia estar tanto no singular quanto no plural, conforme a concordncia exigida na norma-padro. A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. ( . 1-3) Um outro exemplo dessa dupla possibilidade : (A) A metade dos jovens compareceram ao campeonato no fim de semana. (B) Mais de 80 pases participaram da olimpada de informtica. (C) Muitos de ns gostamos de comidas tpicas de pases orientais. (D) Naquela tarde, menos de cem mil pessoas foram ao estdio de futebol. (E) Os menores preos daquele antivrus esto disponveis na internet.

6
A respeito da formao do plural dos substantivos compostos, quando os termos componentes se ligam por hfen, podem ser flexionados os dois termos ou apenas um deles. O substantivo composto que NO apresenta flexo de nmero como matria-prima, contido no Texto II, (A) gua-benta (B) batalha-naval (C) bate-bola (D) batata-doce (E) obra-prima

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

MATEMTICA
Se P, M e N so conjuntos e x tal que x P M N , ento (A) x P e x M e x N (B) x P ou x M ou x N (C) x P ou x M N (D) x P M e x N (E) x P M ou x N

14

11

12

A figura mostra um quadrado cujos lados medem 2 metros, e uma regio sombreada, na qual a medida do ngulo , em radianos, tal que .

A rea da regio sombreada, dada em m2, igual a


2 tg(a ) 4 tg(a ) 4 tg(a ) 4 tg(a ) 2 tg(a )

(A)

(B)

A figura mostra os grficos das funes f,g: IRIR, definidas por f(x) = a + b.sen(c.x) e g(x) = p + q.sen(r.x), para a, b, p, q IR e c,r IR+ dados. A anlise dos grficos apresentados fornece que (A) b.q < 0 (B) a.p > 0 (C) p < a (D) b > q (E) c > r

(C) 2 +

(D) 4 -

(E) 4 -

13
Se x igual a (A)

15
e x IR+ so tais que xy = 8 , ento Para montar a senha de segurana de sua conta bancria, que deve ser formada por seis dgitos, Joo escolheu 1, 2, 5, 5, 7 e 8. Os dgitos escolhidos no sero dispostos na ordem apresentada, pois, para Joo, importante que a senha seja um nmero maior do que 500.000. Com os dgitos escolhidos por Joo, quantas senhas maiores do que 500.000 podem ser formadas? (A) (B) (C) (D) (E) 720 600 360 240 120

(B) (C) log38 (D) 2 (E) 16

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

16
Um dado no viciado, com a forma de um cubo e com as faces numeradas de 1 at 6, foi lanado por 3 vezes. Sabendo-se que a soma dos resultados obtidos foi igual a 5, qual a probabilidade de o resultado do segundo lanamento do dado ter sido igual a 2? (A)
1 18 1 6 1 5 1 3

18
a11 a12 = a21 a22 a31 a32 a13 a23 a33

A matriz A 3x3

tal que

a11 a12 a 21 a22 a31 a32

a13 1 0 0 7 -1 0 1 2 3 a23 -2 4 2 = 0 4 -1 2 -4 -1 a33 3 5 4 0 -2 2 3 -2 2

(B)

O determinante da matriz A3x3 igual a (C) (A) 6 (B) 0 (C) 6 (D) 10 (E) 42

(D)

1 (E) 2

19
O preo de um produto sofreu exatamente trs alteraes ao longo do primeiro trimestre de 2011. A primeira alterao foi devida a um aumento de 10%, dado em janeiro, sobre o preo inicial do produto. Em fevereiro, um novo aumento, agora de 20%, foi dado sobre o preo que o produto possua no final de janeiro. A ltima alterao sofrida pelo preo do produto foi, novamente, devida a um aumento, de 10%, dado em maro sobre o preo do final de fevereiro.
60 cm

17

A variao do preo do produto acumulada no primeiro trimestre de 2011, relativamente ao seu preo inicial, foi de (A) (B) (C) (D) (E) 58,4% 45,2% 40% 35,2% 13,2%

A figura mostra um cone e um cilindro que possuem alturas iguais a 60 cm e bases circulares com o mesmo raio. O cone est completamente cheio de gua e o cilindro est vazio, apoiado sobre uma mesa horizontal. Despejando-se toda a gua contida no cone dentro do cilindro, o nvel de gua no cilindro ficar a uma altura, contado a partir de sua base inferior, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 45 cm 30 cm 20 cm 15 cm 10 cm

20
Ao serem divididos por 5, dois nmeros inteiros, x e y, deixam restos iguais a 3 e 4, respectivamente. Qual o resto da diviso de x . y por 5? (A) (B) (C) (D) (E) 4 3 2 1 0

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
Com relao propagao de ondas ssmicas no interior da Terra, verifica-se que as ondas (A) P e S se propagam por todas as camadas do interior a Terra. (B) P e S no se propagam apenas no ncleo. (C) P e S no se propagam apenas no ncleo externo. (D) P no se propagam apenas no ncleo externo. (E) S no se propagam apenas no ncleo externo.

24
Com relao velocidade de propagao das ondas ssmicas na astenosfera, tem-se que as ondas (A) P e S sofrem um aumento nas velocidades de propagao. (B) P e S sofrem uma diminuio nas velocidades de propagao. (C) P e S no sofrem alteraes nas suas velocidades de propagao. (D) P, apenas, sofrem um aumento na velocidade de propagao. (E) S, apenas, sofrem uma diminuio na velocidade de propagao.

25

22

FOSSEN, H. Structural Geology. Cambridge University Press, 2011. p. 332.

TARBUCK, E.J.; LUTGENS, F.K. & TASA, D. Earth An Introduction to Physical Geology. Prentice Hall, 2010. p.288.

A foto acima mostra um corte vertical em camadas sedimentares deformadas. As estruturas tectnicas que aparecem correspondem a (A) (B) (C) (D) (E) falhas reversas falhas transpressivas falhas de empurro falhas normais juntas

A foto acima mostra um corte vertical em camadas sedimentares deformadas. A estrutura tectnica que aparece no topo da montanha corresponde a uma dobra (A) antiformal (B) monoclinal (C) recumbente (D) sinformal (E) suave

26 23
Considerando a Teoria da Tectnica de Placas, verifica-se que as placas litosfricas so (A) criadas nos limites divergentes (B) criadas nos limites convergentes (C) criadas nos limites transformantes (D) destrudas nos limites transformantes (E) destrudas nos limites divergentes Arenitos com gros variando entre 0,250 mm e 1,000 mm, bem selecionados, subangulosos a subarredondados, com menos de 5% de matriz argilosa, so texturalmente classificados como (A) arenitos finos, imaturos (B) arenitos finos a mdios, supermaturos (C) arenitos mdios, supermaturos (D) arenitos mdios a grossos, maturos (E) arenitos grossos a muito grossos, submaturos

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

27
Estruturas carbonticas finamente laminadas, com formas tabulares ou colunares, derivadas da atividade de cianobactrias, so denominadas (A) carbonatitos (B) estromatlitos (C) onclitos (D) olitos (E) pislitos

32
No que se refere aos xidos e sulfetos, considere as afirmativas abaixo. I - Os xidos e os sulfetos so as classes que possuem os minerais mais fortemente magnticos. II - Os principais minrios de ferro esto na classe dos xidos. III - Os principais minrios de cromo esto na classe dos sulfetos. IV - Muitos dos sulfetos parecem metais, sendo todos opacos. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I e II (B) II e III (C) III e IV (D) I, II e IV (E) I, III e IV

28
Uma rocha carbontica lamosa, com menos de 10% de gros carbonticos, classificada como (A) (B) (C) (D) (E) boundstone grainstone mudstone packstone wackestone

33
Depsitos fluviais, com elevados teores em ouro e diamantes, so denominados (A) filonianos (B) laterticos (C) evaporticos (D) gossans (E) placeres

29
A reao do intemperismo qumico que promove a ruptura da estrutura cristalina dos minerais pela ao da gua, deixando como resduo um mineral secundrio, denominada (A) dissoluo (B) hidratao (C) hidrlise (D) oxidao (E) acidlise

34
O minrio de chumbo que apresenta os mais elevados teores de chumbo denomina-se (A) cerussita (B) piromorfita (C) galena (D) wulfenita (E) anglesita

30
Quando rochas submetidas ao intemperismo adquirem formas arredondadas com lminas concntricas, diz-se que elas apresentam feio do tipo (A) juntas de alvio (B) esfoliao esferoidal (C) expanso trmica (D) manto de intemperismo (E) alterao hidrotermal

35
Quando o magma aloja-se concordantemente nas rochas encaixantes, constituindo corpos tabulares horizontais a sub-horizontais, forma-se um(a) (A) stock (B) dique (C) laclito (D) soleira (E) apfise

31
O conjunto de processos geolgicos que compreende a transformao de um tipo de rocha (gnea, sedimentar ou metamrfica) em outro, atravs do tempo, denominado ciclo (A) sedimentar (B) geoqumico (C) de eroso (D) de Wilson (E) das rochas

36
A rocha gnea que tem quartzo, feldspato e micas como minerais essenciais, apresentando granulao extremamente grossa e algumas vezes portando mineralizaes de Li, Ta, Nb e gemas, denominada (A) pegmatito (B) diabsio (C) granito (D) gnaisse (E) sienito

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

37
Um dos principais fatores na determinao do tamanho dos cristais de uma rocha gnea o tempo de resfriamento do magma. Dessa forma, a textura associada ao resfriamento mais rpido a (A) fanertica (B) vtrea (C) grfica (D) afantica (E) afantica-porfirtica

BLOCO 2
41
Em uma prospeco geoqumica estratgica de sedimentos de corrente, a amostra deve ser coletada (A) a jusante de audes e barreiros (B) em curvas e meandros (C) no eixo do rio (D) nas confluncias com rios maiores (E) nas margens do rio

42 38
Dentre os minerais abaixo, qual o que indica baixo grau metamrfico? (A) Clorita (B) Sillimanita (C) Granada (D) Estaurolita (E) Cianita O cintilmetro um equipamento utilizado na prospeco de minerais (A) magnticos (B) pireltricos (C) iridescentes (D) fluorescentes (E) radioativos

39

43
Nos levantamentos topogrficos, o equipamento utilizado para materializar a vertical nos pontos visados o(a) (A) piquete (B) teodolito (C) nvel (D) baliza (E) trena

44

Disponvel em: <http://www.tulane.edu/~sanelson/eens212/ metatexture.htm>. Acesso em 30 nov. 2011. Adaptado.

A figura acima mostra uma estrutura comum em rochas metamrficas, vista em amostra de mo e ao microscpio, denominada (A) bandamento gnissico (B) textura milontica (C) clivagem ardosiana (D) xistosidade (E) fissilidade

VEIGA, Luis A. K. et al. Fundamentos de Topograa. Disponvel em: <http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/Fund.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2011.

40
Arenito submetido a metamorfismo resulta em (A) quartzito (B) anfibolito (C) fonolito (D) mrmore (E) filito

Considerando o sentido de caminhamento horrio para o levantamento da poligonal, demonstrado na figura acima, e a terminologia tcnica empregada em levantamentos topogrficos, as estaes EST 01 e EST 03 denominam-se, respectivamente, (A) anterior e posterior (B) esquerda e direita (C) r e vante (D) montante e jusante (E) costa e frente

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

45
Nos levantamentos ssmicos de reflexo, comparando-se os mtodos 2D e 3D, verifica-se que (A) no mar, utilizam-se dois navios para os levantamentos 2D, e trs para os levantamentos 3D. (B) nos levantamentos 2D utilizam-se duas linhas de receptores, e nos levantamentos 3D so utilizadas trs linhas. (C) nos levantamentos 2D utilizam-se duas fontes, e nos levantamentos 3D so utilizadas trs fontes. (D) os levantamentos 3D constituem uma repetio, ao longo do tempo, em um mesmo local, de levantamentos 2D. (E) os levantamentos 3D amostram um volume em subsuperfcie, enquanto que os levantamentos 2D amostram reas em subsuperfcie, em planos verticais.

49
Uma rocha reservatrio (I) e vem ser, respectivamente: (A) I - porosa/permevel ; (B) I - porosa/permevel ; (C) I - porosa/permevel ; (D) I - porosa/impermevel ; (E) I - porosa/impermevel ; uma camada selante (II) deII - permevel II - impermevel II - porosa II - permevel II - impermevel

50

46
Considerando-se os levantamentos ssmicos de refrao, verifica-se que (A) so inadequados para clculo das velocidades de propagao das ondas ssmicas nas camadas em subsuperfcie. (B) so inadequados para casos em que as camadas em subsuperfcie so inclinadas ou irregulares. (C) so inadequados para identificao de aquferos em rochas sedimentares. (D) desprezam, para o clculo das velocidades de propagao, as primeiras chegadas de ondas. (E) devem ser longos os perfis nos levantamentos de refrao o suficiente para se ter certeza de que as primeiras ondas a chegar no so as ondas refletidas.
HYNE, N. J. Nontechnical Guide to Petroleum Geology, Exploration, Drilling and Production. Tulsa: PennWell Corporation. 2001. p. 187.

A figura acima exemplifica uma armadilha (trapa) do tipo (A) domo de sal (B) estratigrfica (C) estrutural (D) falha (E) mista

BLOCO 3
51

47
So, por excelncia, rochas geradoras de hidrocarbonetos: (A) coquinas (B) diabsios (C) folhelhos negros (D) halitas (E) siltitos vermelhos

RAGAN, D.M. Structural Geology - an Introduction to Geometrical Techniques. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p.75.

48
Constituem, respectivamente, uma conjugao potencial rocha geradora; rocha reservatrio; rocha selante: (A) arenito; calcrio; calcrio (B) calcrio; folhelho; arenito (C) calcrio; folhelho; calcrio (D) folhelho; arenito; folhelho (E) folhelho; calcrio; arenito

A figura acima ilustra as curvas de nvel de um talvegue com a exposio de uma determinada camada geolgica (em pontilhado). Qual o ngulo de mergulho da camada? (A) Vertical (B) Horizontal (C) 30 para norte (D) 30 para sul (E) 60 para norte

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

52

RAGAN, D.M. Structural Geology - an Introduction to Geometrical Techniques. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p.524.

Com base no mapa geolgico acima, qual a sequncia cronolgica, do mais antigo para o mais novo, dos eventos geolgicos representados? (A) Dobramento e metamorfismo do xisto, deposio do arenito, falhamento, dobramento do arenito, intruso do piroxenito, deposio do conglomerado. (B) Dobramento e metamorfismo do xisto, deposio do arenito, falhamento, intruso do piroxenito, dobramento do arenito, deposio do conglomerado. (C) Dobramento e metamorfismo do xisto, deposio do arenito, dobramento do arenito, falhamento, intruso do piroxenito, deposio do conglomerado. (D) Deposio do arenito, dobramento do arenito, falhamento, dobramento e metamorfismo do xisto, intruso do piroxenito, deposio do conglomerado. (E) Deposio do arenito, dobramento do arenito, falhamento, dobramento e metamorfismo do xisto, deposio do conglomerado, intruso do piroxenito.

53

TWISS, R.J. & MOORES, E.M. Structural Geology. New York: W.H. Freeman & Co, 2007. p.125.

No perfil ilustrado na figura acima, as estruturas numeradas de I a III correspondem a (A) duplexes gerados por esforos compressivos. (B) estruturas em flor negativas, geradas por esforos compressivos. (C) falhas lstricas normais, geradas por esforos distensivos. (D) falhas normais planares no rotacionais, geradas por esforos distensivos. (E) falhas normais em domin, geradas por esforos distensivos.

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

10

54

DAVIS, G.H.; REYNOLDS, S.J. Structural Geology of Rocks and Regions. John Wilwy & Sons, Inc, 1996. p. 639. Adaptado.

Qual dos perfis geolgicos abaixo corresponde ao mapa geolgico representado na figura acima?

(A)

(D)

(B)

(E)

(C)

55

PLUIJM, B.A.V. & MARSHAK, S. Earth Structure. New York: W.W Norton & Co, 2004. p.388.

Com base na figura acima, as estruturas assinaladas representam I (A) (B) estrutura em flor positiva falha de empurro II sinclinal de rollover anticlinal de rollover sinclinal de rollover sinclinal de rollover anticlinal de rollover III anticlinal de rollover sinclinal de rollover anticlinal de rollover anticlinal de rollover sinclinal de rollover

(C) falha de empurro (D) falha lstrica (E) falha lstrica

11

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

56

TWISS, R.J.; MOORES, E.M. Structural Geology. New York: W.H. Freeman & Co, 2007. p.125.

A figura acima representa, em perfil, um conjunto de estruturas caracterstico de um regime de esforos (A) compressivo (B) direcional (C) distensivo (D) transpressivo (E) transtrativo

57
Dentre os mtodos geofsicos abaixo referidos, qual o mais utilizado na prospeco de guas subterrneas? (A) Radiometria (B) Magnetometria (C) Gravimetria (D) Resistividade (E) Termodinmica

58

ANDERSON, P. S. Fundamentos para fotointerpretao. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cartograa. 1982. V.1, pp. 42, 44 e 45.

Na interpretao fotogeolgica, o padro de drenagem um elemento importante, pois est associado aos tipos de solo, rocha e estrutura geolgica na rea que est sendo estudada. As figuras P, Q, R e S correspondem, respectivamente, aos padres P (A) (B) (C) (D) (E) anelar radial radial trelia trelia Q retangular trelia retangular anelar retangular R radial anelar anelar radial radial S trelia dendrtico trelia retangular dendrtico

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

12

59
Considera-se como a principal causa do efeito estufa o(a) (A) aumento na incidncia dos raios csmicos. (B) diminuio na incidncia dos raios csmicos. (C) diminuio da inclinao do eixo terrestre. (D) absoro, por determinados gases presentes na atmosfera, de parte da radiao solar refletida pela superfcie terrestre. (E) reflexo total, por determinados gases presentes na atmosfera, da radiao solar incidente na Terra.

60
Os produtos derivados do petrleo, como a gasolina e o leo diesel, representam uma importante fonte de contaminao do meio ambiente nos centros urbanos. Nos postos de servios de combustveis, esse tipo de contaminao decorre, principalmente, de (A) acmulo do descarte nas caladas e sarjetas (B) extravasamentos junto s bombas e bocais de enchimento (C) vazamentos das tubulaes de filtragem de diesel (D) vazamentos durante descarregamento de combustvel (E) vazamentos nos tanques de armazenamentos

13

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

S-ar putea să vă placă și