Sunteți pe pagina 1din 5

DIREITO INTERNACIONAL 07/02/2012 Manual de Direito Internacional Pblico Hildebrando Alccioli, Paulo Borga Cassella Direito Internacional Pblico

Pblico Marcelo Dias Varella Alberto do Amaral Junior Tratados (Legislao Internacional) Ricardo Seitenfus

14/02/2012 No mbito dos Internacional Pblico. direitos humanos, tratados, Estados Soberanos = Direito

Direito internacional privado: Direito Civil Especial, peculiaridade - direito indireto, no tem como razo de ser solucionar e sim indicar qual lei material vai solucionar o conflito. Direito internacional publico - Extradio, expulso, deportao (Envolve estrangeiro), o direito a ser aplicado o Pblico Quando envolve naes, estados soberanos.

28/02/2012 PRINCPIOS DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO So as ligas mestres do Direito, suas estruturas. 1. Princpios Comuns ao DIP - Aquele princpio que no exclusivo do DIP, mas tambm se aplica a ele. Princpio da Boa F Tem que estar presente em todos os mbitos, quando dois ou mais estados esto negociando pressupe-se que esto de boa f. Quando os Estados Soberanos assinam tratados que sabem que no vo cumprir ferem o princpio da boa f. Muitas vezes este principio no obedecido.

2. Princpios Prprios (Especficos) de DIP - Dizem respeito essncia do DIP. Art. 2 da carta da ONU Princpios de DIP Princpio da Igualdade entre os Estados Soberanos na pratica esse princpio no tem efetividade, a prpria estrutura da ONU cria o conselho de segurana. ONU = Conselho de segurana (15 membros) h 5 membros permanentes (FRANA, RUSSIA, REINO UNIDO, EUA e CHINA) e os outros 10 so transitrios. Os 5 pases permanentes detm o poder do veto. Princpio da Soluo Pacfica de Controvrsias - Art. 33 da carta da ONU Meios Diplomticos

Negociao Direta - situao de litgio, direta entre os dois ou mais Estados, onde h negociao pra se chegar a um acordo, faz se necessrio para que no chegue a estado de guerra (extremo). No h necessidade de do chefe de estado cuidar desses assuntos, pode ser um secretario, embaixador ou ministro. Quando o chefe de Estado cuida diretamente um determinado assunto, trata-se de uma NEGOCIO DE ALTO NIVEL. Mediao Estado diverso dos conflitantes que media determinada soluo, tem como caracterstica no vinculativa, ou seja, aquilo que o mediador prope no precisa ser acatado. Ajuda de um outro lder de Estado que no tenha interesse na situao, ajuda simplesmente na composio das partes envolvidas. *Nenhum meio diplomtico vinculativo, so vias pra se tentar um acordo. Meios Polticos (Art. 33 da Carta da ONU, item II) atravs das organizaes internacionais h o chamamento do embaixador e/ou chefe de Estado para que atravs de sua autoridade maior seja resolvido o desentendimento. Vale ressaltar que, no precisa ser necessariamente um pas contra o outro, pode ocorrer em casos de guerra civil, ex. Lbia, Sria, etc. No caso do chefe de Estado no comprimir o acordado, haver sanes politicas, como embargos na exportao, no facilitao na integrao em pas diverso, etc. UNASUL organizao criada para resolver controvrsias da Amrica do Sul, visa a estabilidade dos pases da Amrica do Sul, tal organizao, na realidade mais voltada mais sob presso de quem est errado, ou seja, no existe nenhum meio jurdico envolvido, mas sim o aspecto politico, ex. caso da Bolvia, onde Evo Morales no repassava verbas para certas provncias, gerando quase uma guerra civil a UNASUL se manifestou e no caso de no haver o repasse das verbas haveria embargos econmicos. OEA s as Amricas (sul, central e norte). ONU mundo inteiro. Pode ocorrer de determinada organizao no resolver e ser necessrio o envolvimento de outra, podendo atuar concomitantemente e tambm posteriormente. Meios Jurisdicionais Arbitragem (Tribunal Permanente de Arbitragem) uma faculdade, se tiver uma clusula no contrato, torna-se obrigatria. Arbitragem s cabe no mbito do comrcio, que se subdivide em: OMC TRIBUNAL PERMANENTE DE ARBITRAGEM, h mais de 200 especialistas, o BR tem apenas um (Celso Lafer). O tribunal visa dirimir conflitos na rea de energia (petrleo, gs, etc.). CONTRATOS INTERNACIONAIS DO COMRCIO CMARAS DE ARBITRAGEM, as mais conhecidas so de: Nova York, Frankfurt, Paris e Londres. Quando as empresas que exportam milhes de dlares para centenas de Pases, os contratos podem ser tanto bilaterais quanto multilaterais.

06/03/12

CONTINUAO No caso de no haver outros meios para o litigio, h ainda o Jurdico Contencioso Internacional, uma modalidade que deve ser evitada, pela sua senilidade, o processo onde se resolve a lide, no blico e sim pacfico, interestados ou interorganizaes ou Inter indivduos (tribunal penal internacional). Tem tribunais com competncia especfica (ex: Direito Martimo Trib. de Direito Martimo) e os tribunais de competncia residual. Principio da Soluo Pacfica de Conflitos Art. 4, CF Princpios que devem reger as relaes internacionais do Brasil. Princpios do Direito Internacional Pblico.

Principio da Independncia Nacional / Princpio da Soberania a soberania tem duas vertentes, sendo a face externa que diz respeito ao relacionamento entre ao Estado soberano e os demais estados e a face interna que diz respeito supremacia que o Estado tem pra impor seu direito em relao aos habitantes do Estado Soberano. a. externa diz respeito a independncia nacional, no caso de relaes um com o outro, serve para quando o pas quer atuar no mbito internacional. b. interna soberania que h com os cidados, ou seja, supremacia para impor direitos no territrio nacional. Principio da Prevalncia dos Direitos Humanos sempre, independente de qualquer coisa. Principio da Auto Determinao dos Povos h um seguimento de identidade de se autogerir, ser auto independente sendo considerado um estado independente, surgiu na dcada de 60, na frica, esse o aspecto jurdico, s que h questes polticas importantes, ou seja, outros estados independentes devem reconhecer o estado como independente. Principio da No Interveno em Assuntos Internos dos Estados o principio revela-se pelo motivo de que outros Estados no podem interferir em outro no que tange sua administrao, gerenciamento, direo, etc. h alguns assuntos que no podem ser interferidos, cabendo o Estado que arca com os problemas internos, soluciona-los.

13/03/12 Principio da Defesa da Paz principio de assegurar a paz, paz como propsito e razo de ser de sua existncia. Principio da Soluo Pacfica dos Conflitos

Principio do Repudio ao Terrorismo e ao Racismo cumprimento obrigatrio por todos os Estados, a pratica do terrorismo e racismo so praticas condenveis.

Principio da Cooperao entre os Povos para o Progresso e Integrao visa minimizar as diferenas entre os povos, no que diz respeito aos princpios bsicos para existncia do ser humano. Minimiza aspectos de sofrimento. Principio da Concesso de Asilo Poltico *So os principais princpios do direito internacional pblico.

TRATADOS Costume internacional Toda rea do direito tem seus costumes, nada mais do que uma pratica reiterada pelos sujeitos de direito internacional (Estados Soberanos, Organizaes Nacionais) de certos comportamentos que em razo do seu uso constante adquire um sentido de obrigatoriedade. um processo gradativo que passa a ganhar volume a partir de sua prtica reiterada. Tratados internacionais So os documentos assinados por dois ou mais Estados Soberanos ou ainda entre Organizaes Internacionais, por isso obrigatoriamente internacional. Aps segunda guerra mundial houve o fenmeno da positivao do direito internacional, assegurado atravs da fonte tratado. Os tratados que NO TRATAM DE DIRETOS HUMANOS so considerados LEIS ORDINRIAS; Os que tratam DE DIREITOS HUMANOS tem carter de SUPRALEGAL (EM QUORUM DE MAIORIA SIMPLES 3/5) TERO CARATER DE EMENDA CONSTITUCIONAL.

CONVENES INTERNACIONAIS E TRATADOS Qualquer documento internacional tem carats de TRATADO. 1. ETAPA EXTERNA 1. negociao; 2. celebrao ou assinatura; 5. depsito de instrumento de ratificao. 2. ETAPA INTERNA 3. aprovao ou rejeio total; 4. ratificao; Antes de 2010, havia mais duas fases: 6. promulgao (decreto presidencial); 7. publicao no DOU. *qualquer TRATADO internacional

FASES DO TRATADO FASE INTERNA 1. Cuida-se das negociaes preliminares a competncia geral, via de regra, sempre do chefe de Estado, entretanto outros membros do poder passam a vigorar em certos casos (ministro do exterior e demais nas reas tcnicas), a negociao do tratado pode ser tanto bilateral (na maioria das vezes se rene o ministro de Estrado ou seu representante com o representante diplomtico estrangeiro, assessorados por tcnicos da rea), j o multilateral (se desenvolve com grandes conferencias e congressos). 2. Assinatura do tratado a autoridade competente para o feito o presidente da republica (indelegvel), submetendo para o congresso nacional para referendo. A assinatura um fato precrio, que apenas demonstra a vontade da nao, ademais, nesta fase, pode o presidente fazer reservas (assina o tratado somente com exceo ou insero de clusulas). FASE EXTERNA 3. Aprovao ou rejeio necessrio que haja bilateralidade para o aceite, vontade do executivo e legislativo. FASE INTERNA 4. Ratificao chancela do presidente da republica, o presidente s poder chancelar o que j foi aprovado pelo congresso, H A NECESSIDADE DE RATIFICAO. FASE EXTERNA 5. Depsito do instrumento de ratificao para que as naes envolvidas ou no, tome conhecimento, podendo ser bilateral (quando dois pases se obrigam, aps haver a ratificao); multilateral ( feito um registro dentro da organizao internacional, para que todos os pases do mundo tomem conhecimento, o registro fica na SEDE DA ORGANIZAO). *Pode ocorrer de 10 ou mais Estados assinarem determinado tratado, tendo clausula mnima de depsitos de ratificaes, aps ser ultrapassado o numero mnimo estipula, passa a vigorar o tratado para todos os aderentes. *QUANDO O ASSUNTO FOR JUS COGENS isso tudo irrelevante, no h a necessidade de aceitao, TODOS aderem, sem exceo.

S-ar putea să vă placă și