Sunteți pe pagina 1din 39

1

FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS AGES BACHARELADO EM ENFERMAGEM

LGIA NALINE GONALVES SANTOS

ESTGIO SUPERVISIONADO I
RELATRIO DE ESTGIO E PLANEJAMENTO ESTRATGICO SITUACIONAL NO ASILO SO FRANCISCO DE ASSIS, SIMO DIAS-SE

Paripiranga Novembro de 2011

LGIA NALINE GONALVES SANTOS

ESTGIO SUPERVISIONADO I
RELATRIO DE ESTGIO E PLANEJAMENTO ESTRATGICO SITUACIONAL NO ASILO SO FRANCISCO DE ASSIS, SIMO DIAS-SE

Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES, como um dos pr-requisitos para obteno da nota parcial do Componente Curricular Estgio Supervisionado I, no 8 perodo, sob orientao da Professora Preceptora Kelly Albuquerque.

Paripiranga Novembro de 2011

SUMARIO.

1. INTRODUO.............................................................................................................04 2.OBJETIVOS...................................................................................................................04 05 2.1OBETIVO GERAL...............................................................................................05 2.2OBJETIVOS ESPECIFICOS...............................................................................05 3. SITUAO PROBLEMA...........................................................................................05 4. SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM............................06 5. PLANO DE INTERVENO.....................................................................................06 6. RESULTADOS ALCANADOS................................................................................07 7. CONCLUSO...............................................................................................................07 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................................07 9. ANEXOS........................................................................................................................10

1. INTRODUO H mais de 200 anos, Thomas Malthus publicava seu mais famoso livro, Ensaios Sobre a Populao, onde expunha todo o seu medo em relao exploso demogrfica e suas terrveis conseqncias para toda a sociedade. No entanto, desde a consolidao dessa transio, a preocupao no tem sido mais a exploso demogrfica e, sim, o baixo crescimento populacional e o aumento da longevidade da populao (JNIOR et al.; 2006). A assistncia sade do idoso uma prioridade, devido ao aumento progressivo da expectativa de vida observado nas ltimas dcadas. A populao mundial com idade igual ou superior a 60 anos compreende cerca de 11% da populao geral, com expectativa de aumento nas prximas dcadas. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, a populao de idosos passou de 6,1% em 1980 para 7,3% em 1991, devendo chegar por volta de 10% em 2010. Estimativas do IBGE indicam que em 2003 a populao de idosos em Porto Alegre respondia 11,8% do total. Dessa forma, com o crescimento da populao idosa, dependente ou no de cuidados especiais, foi necessrio a construo de instituies asilares, afim de prevenir e promover direitos fundamentais dos idosos como seres humanos. Pude acompanhar em estgio durante uma semana o Asilo So Francisco de Assis em Simo Dias-SE, o qual se mantm com a aposentadoria dos idosos. O quadro de funcionrios desse asilo composto pelas diretoras, 2 plantonistas, 2 cuidadores e 2 cozinheiras. Sua estrutura fsica composta por 9 dormitrios, divididos em masculinos e femininos; 1 banheiro masculino e 1 feminino; 1 consultrio; 1 cozinha; rea de servio, refeitrio; rea de lazer; e sala de televiso/ estar. Havia 20 idosos institucionalizados, apresentando grande carncia afetiva, ausncia de familiares, sedentarismo, como tambm a perda de autonia causada por incapacidades fsicas e mentais, senso que, o idoso institucionalizado e a entidade que o abriga, geralmente, no conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldades da senescncia e/ou senilidade. Como se pode ver, o prolongamento da vida no uma atitude isolada. Assim, esse constitui um grupo privado de seus projetos, pois se encontra afastado da famlia, da casa, dos amigos, das relaes nas quais sua histria de vida foi construda, acarretando em excluso social (PEREIRA et al.;2004).

Pude observar que os idosos que estavam l inseridos, eram obrigados a conviver com pessoas que no tinham nenhum vnculo afetivo, e nem recebiam visitas de familiares e amigos, dessa forma, tornam-se obrigados a se afastar de sua vida normal, e passam a seguir regras do asilo, como horrio da alimentao, horrio de descanso, falta de uma dieta adequada, de um ambiente propcio para deambulao, atividades recreativas, lazer, que favorea o bem-estar e a boa qualidade de vida. . Desenvolvi a SAE em diversos moradores do asilo, mas para finalidade de estudo neste relatrio, posteriormente irei detalhar a sistematizao de apenas um idoso. Assim como tambm em anexo, seguir o Planejamento Estratgico Situacional, que referente a situao problema que eu e meu grupo pudemos observar em nossa estdia no asilo. 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral Avaliar a importncia de uma alimentao balanceada na sade do idoso institucionalizado. 2.2 Objetivos especficos Aplicar a SAE nos idosos residentes do asilo Desenvolver aes que melhorem a sade nutritiva dos idosos Auxiliar os idosos a se alimentar Avaliar as situaes de risco para a sade dos idosos Conhecer e avaliar a alimentao e quadro de conzinheiros do asilo 3. SITUAO PROBLEMA Na instituio visitada por nosso grupo de estgio, observou-se a ausncia do nutricionista, o que acarreta a falta de planejamento alimentar, resultando em uma nutrio deficiente. Os aspectos relativos alimentao oferecida pelos asilos so essenciais, considerando o impacto dos hbitos alimentares do idoso no seu estado de sade (NAJAS et al.; 1994). Ao analisarmos os resultados de exames laboratoriais, podemos constatar uma baixa de hemoglobina, o que consequentemente, baixa o sistema imunolgico do idoso, o que os torna suscetveis a desencadear diversas patologias, as quais podem, em parte, serem atribudas a esse dficit alimentar.

4. SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Durante essa jornada no Asilo So Francisco de Assis, a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem SAE foi desenvolvida pelo grupo tanto sobre o Planejamento Estratgico Situacional relacionado a um problema da estrutura fsica dessa instituio escolhido pelo grupo, quanto nos moradores do asilo, na qual pudemos levantar anamneses, exames fsicos, orientaes, planos de interveno, cuidados, avaliao funcional e nutricional, escala de depresso geritrica e demais aes. Onde segue em anexo a SAE desenvolvida com um idoso residente do asilo. Segundo Daniel 2005 a SAE Requer do enfermeiro interesse em conhecer o paciente como indivduo, utilizando para isto seus conhecimentos e habilidades, alm de orientao e treinamento da equipe de enfermagem para a implementao das aes sistematizadas. uma atividade destinada somente para enfermeiros, por meio de um mtodo de pesquisa cientfica, afim, de subsidiar a prescrio e implementao de aes de assistncia de enfermagem, focando a preveno, recuperao e reabilitao em sade do individuo, famlia e comunidade. A implementao da SAE, deve ser registrada de maneira formal no pronturio do paciente devendo ser formada por (COREN, 1999; COREN, 2000): Histrico de Enfermagem; Exame Fsico; Prescrio da Assistncia de Enfermagem; Evoluo da Assistncia de Enfermagem; Anotaes de Enfermagem. -Consulta de Enfermagem 5. PLANO DE INTERVENO O plano de interveno ser composto por todas as prescries traadas de acordo com os diagnsticos de enfermagem assim como a orientao e capacitao dos cuidadores quanto a forma correta de dispensar esses cuidados aos idosos.

O plano de interveno ser composto por meio do desenvolvimento de aes educativas, voltadas promoo da sade dos idosos institucionalizados, por meio da realizao de palestras, o que permite identificar os idosos com maior risco de adoecimento e ou agravamento de suas condies de sade e orient-las, individualmente, quanto s suas necessidades assistenciais, como tambm orientar os cuidadores sobre a importncia de uma boa alimentao. Como objeto de estudo, escolhemos apenas um idoso, mas alm das prescries especificas para ele, no plano de interveno tambm ser debatido e exposto intervenes para preveno e promoo da sade de todos os residentes do asilo, assim como tambm medidas preventivas para os cuidadores. 6. RESULTADOS ALCANADOS

Espera-se que o asilo, supere as carncias com relao a alimentao e nutrio, onde aja uma boa qualificao dos funcionrios, cozinheiros principalmente, afim de preparem um cardpio balanceado, como tambm a contratao de um nutricionista afim de desenvolve-los.

7. CONCLUSO O estgio no asilo em Simo Dias, foi bastante proveitoso, pois passei a compreender que essas instituies devem possuir profissionais qualificados, e uma equipe multidisciplinar, garantindo aos idosos uma melhor qualidade de vida. Foi tentando alcanar esse objetivo que pude realizar diversas aes de enfermagem e observar a necessidade de um enfermeiro na unidade, j que alguns dos moradores de l necessitam de um acompanhamento mais intenso, assim como os cuidados prestados aos internos, muita das vezes so feitos de forma errada, como curativos, alimentao, o que traz diversas complicaes aos mesmos. Dessa forma, auxiliei no bem-estar dos idosos com uma viso holstica, sendo outro ponto analisado e a necessidade de mudana na estrutura fsica do local, que esto colocando a sade dos idosos em risco, como por exemplo, a falta de arejamento nos dormitrios, teto, paredes midas e pisos escorregadios por todo o asilo.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Envelhecimento e sade da pessoa idosa. Braslia: Ministrio da Sade, n. 19, 192 p. 2006.

BRASIL, B. G. Do outro lado do muro: percepes de idosas institucionalizadas sobre a alimentao / The other side of the wall: perceptions of elderly women regarding their diet. So Paulo; s.n; 2001. 190 p. tab, ilus. Apresentada a Universidade de So Paulo. Faculdade de Sade Pblica. Departamento de Nutrio para obteno do grau de Mestre.

BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 810, de 22 de setembro de 1989. Normas para funcionamento de casas de repouso, clnicas e hospitais geritricos e de outras instituies destinadas ao atendimento de idosos. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia; 27 de setembro de 1989. Seo I, p.17297-8.

Apndice 01: PES - Plano Estratgico Situacional

1 INTRODUO

10

O processo de envelhecimento traz consigo diversas mudanas no corpo do homem, diferente do amadurecimento onde acontece o desenvolvimento dos sistemas orgnicos, na velhice o organismo inicia o processo de deteriorao, que pode ser retardado com uma boa alimentao, realizao de exerccios fsicos, reduo do estresse e outras aes de promoo sade. Todos os sistemas do corpo so afetados pela senescncia, o que justifica a maior incidncia de problemas de sade nos idosos, entre esses problemas citamos os respiratrios, que esto relacionados s mudanas na imunidade e sistema respiratrio do idoso.

Idoso toda aquela pessoa que tenha 65 anos ou mais Organizao Mundial de Sade.

O sistema imunolgico funciona como uma cascata, onde cada evento depende de outro, quando por algum motivo acontece a quebra dessa cascata, altera a resposta imune do organismo, essa quebra pode ter diversas causas, como: cncer, doenas autoimunes e o processo fisiolgico de envelhecimento. Alm desse problema, o sistema imune do idoso j esta deteriorado, estando suas clulas de defesa menor nmero e efetividade o que leva a uma diminuio da resposta do organismo contra a possveis infeces, por isso muito importante que seja realizada a preveno da exposio do idoso a agente infecciosos, como vrus e bactrias. A respirao do idoso afetada de diversas maneiras, entre elas est o declnio da defesa, que a morte gradual dos clios do pulmo, sendo estes o sistema de limpeza do rgo citado anteriormente, logo com a reduo da efetividade dessa defesa, o idoso fica mais suscetvel a infeces e doenas respiratrias, como, pneumonia e asma. Alm da diminuio da defesa, com o envelhecimento o sistema respiratrio ainda afetado pela reduo da rea superficial alveolar, perda da retrao elstica, diminuio da saturao e reduo da tolerncia ao exerccio. Durante a semana que fizemos estagio no asilo em Simo Dias, pudemos observar entre outros problemas, que os quartos dos idosos no tem ventilao, forro no teto e luminosidade, fatores de risco para doenas respiratrias e para sade de modo geral. Por esse motivo decidimos adicionar essa realidade ao quadro de Priorizao de problemas da unidade de sade e aps serem atribudos os referentes valores a cada problema, este ficou na primeira posio, tornando-se o objeto para construo do plano de interveno. Segue em anexo a sistematizao de assistncia de enfermagem, voltada ao problema discutido nesse PES.

11

2. OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral - Avaliar a importncia de uma alimentao balanceada na sade do idoso

2.2 Objetivos Especficos

-Avaliar periodicamente sinais e sintomas de desnutrio -Construir janelas e/ou reas de ventilao nos quartos -Instalar forro no teto dos quartos

3. JUSTIFICATIVA

Durante o estagio supervisionado em ateno bsica, no asilo So Francisco de Assis em Simo Dias-SE, foi possvel observar alguns problemas relacionados estrutura fsica nos dormitrios dos idosos, problemas esses, que se constituem em fatores de risco para sade dos mesmos. Dentre eles se encontram a falta de arejamento nos quartos e telhado sem forro, o que torna propicio para o surgimento de problemas respiratrios e alrgicos, causados pelo acumulo de poeira, umidade, caros e outros microrganismos. Por esse motivo, o grupo percebeu a relevncia em adicionar o referido problema ao quadro de Priorizao de problemas da unidade de sade em que tornou-se o objeto para construo do plano de interveno, aps a anlise dos valores e relevncia de sua aplicabilidade.

4. METODOLOGIA

Quanto a parte metodolgica aplicada no presente Plano Estratgico Situacional desenvolvido no Asilo So Francisco de Assis, situado em Simo Dias, ocorreu inicialmente por uma

12

detalhada observao acerca dos aspectos assistncias, cuidados, condutas dos idosos, parte administrativa e estrutura fsica do referido local, na qual o grupo 3, em seguida pde priorizar os problemas de acordo com a relevncia, magnitude, urgncia e factibilidade para implementao do PES. No entanto, o problema evidenciado no Asilo e escolhido para implementao do PES pelo grupo foi a falta de arejamento nos quartos e telhado sem forro, que como j foi ressaltado, torna-se propicio para o surgimento de problemas respiratrios e alrgicos nos idosos institucionalizados, sendo assim, a metodologia conta ainda com uma pesquisa bibliogrfica a cerca da RDC 256 que corresponde a estrutura fsica de leitos de hospitais, asilos, internados e demais instituies que prestam assistncia ao pblico. Em seguida, iniciamos o levantamento de objetivos referente a implementao desse Plano Estratgico Situacional, bem como a construo das aes necessrias, durante todo o professo, a equipe contou com o apoio e orientao da professora preceptora, Kelly Albuquerque, que soube nos guiar da melhor forma possvel

5. CAMPO EMPRICO DA AO DE IMPACTO

O Asilo So Francisco de Assis, situado Conj. Centenrio, Rua D, n 89, na cidade de Simo Dias, estado de Sergipe, existente h mais de 10, corresponde a uma instituio filantrpica cuja finalidade amparar idosos com algum tipo de dependncia, na maioria das vezes sem familiares ou pessoas prximas. Nessa instituio, h 20 idosos institucionalizados, sendo a maioria do sexo masculino, onde todos recebem cuidados, alimentao e moradia. O quadro de funcionrios desse asilo composto pela Diretora, Maria Luzia C. Carvalho; Coordenadora, Selma Menezes S. Silva; Cozinheira, Josefa Ribeiro; Cuidadores, Maria do Carmo, Derneval Silva, Gabriel Batista Pereira, Joo Batista S. Santos e Joel Assuno; e pelas Auxiliares de servios gerais, Ana Paula A. Arajo e Andria Nascimento, sendo ao todo 10 funcionrios trabalhando de forma intercalada em dias e horrios estabelecidos.

6. PLANILHAS PARA PLANEJAMENTO E PROGRAMAO LOCAL 6.1 - Planilha A: Priorizao de problemas de sade da unidade

13

TOTAL DE PONTOS

Quartos escuros, sem ventilao e telhado sem forro.

12

Pisos escorregadios.

Banheiros desestruturados.

Colches velhos.

Parede com infiltrao.

(*)

Pontuao mn. em cada quesito (1) e mx. (4). Total mx. (12)

6.2 - Planilha B: rvore de Problemas

CLASSIFICAO

FACTIBILIDADE

RELEVNCIA

PROBLEMAS

URGNCIA

14

CONSEQUNCIAS: -aumento do risco para reaes alrgicas -aglomerao de vrus e bactrias devido a falta de iluminao e ventilao -formao de mofo

PROBLEMA: Quartos escuros, sem ventilao e com teto sem forro.

CAUSAS: -falta de janelas -telhado sem forro, o que leva ao acumulo de poeira, penas e at fezes de animais.

6.3 - Planilha C: rvore de Objetivos

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver estratgias para prevenir o aparecimento de problemas respiratrios

15

OBJETIVOS ESPECFICOS: -Avaliar periodicamente sinais e sintomas de afeces respiratrias e alrgicas -Construir janelas e/ou reas de ventilao nos quartos -Instalar forro no teto dos quartos

6.4 - Planilha D: Anlise de Viabilidade Problema: Quartos escuros, sem ventilao e com teto sem forro Objetivo Geral: Desenvolver estratgias para prevenir o aparecimento de problemas respiratrios Objetivo Especfico Aes necessrias Facilidades Dificuldades Estratgias: Como fazer para superar as dificuldades apenas Falta enfermeiro de Contratar um enfermeiro na que trabalhe todos os dias no referido asilo

para atingir cada objetivo especfico Avaliar Realizar o dos exame Necessita idosos instrumentos

periodicamente afeces respiratrias alrgicas

fsico

sinais e sintomas de semanalmente e dirias

e simples, sendo eles: unidade termmetro, relgio de pulso; balana; e tensimetro

avaliar suas queixas estetoscpio,

Construir e/ou quartos reas ventilao

janelas Realizar reforma nos Pouco de quartos nos necessrio instalao janelas

tempo Falta de local Realizar a reforma em 1 para para alocar os quarto por os vez e das idosos, durante distribuindo idosos

o andamento da pelos quartos que no reforma; falta de esto em reforma; buscar recurso financeiro auxilio financeiro com a prefeitura e comercio local

16

Instalar forro no teto dos quartos

Realizar reforma nos Possibilidade quartos instalar forro

de Falta de local Realizar a reforma em 1 de para alocar os quarto por os vez e idosos

PVC, que mais idosos, durante distribuindo de gesso e

barato em relao ao o andamento da pelos quartos que no sua reforma; falta de esto em reforma; buscar mais recurso financeiro auxilio financeiro com a prefeitura e comercio local instalao

rpida e limpa.

6.5 - Planilha E: Programao Operativa Problema: Quartos escuros, sem ventilao e com teto sem forro. Objetivo Geral: Desenvolver estratgias para prevenir o aparecimento de problemas respiratrios No conformidade encontrada Falta de janelas Construir janelas Promover nos quartos ou aberturas arejamento para arejamento quarto e iluminao dos reduo quartos transmitidos pelo ar o Diretoria do asilo para de do 90 dias Estratgia interveno de Ao Responsvel Prazo

microrganismos

Alimentao inadequada

Oferecer alimentao balanceada nutritiva idosos, acordo cada um. necessidade e aos de com a de

Encorajar calrica

e e

Cuidadores

5 dias

manter a ingesta proteica na dieta

Acumulo

de Vasculhar o teto

Limpar

Funcionrios destinados a

5 dias

poeira e outras dos

quartos periodicamente

17

sujidades no teto enquanto dos quartos idosos estejam mesmo

os os

tetos

dos limpeza dos

no quartos

no idosos, at que seja instalado o forro

Baixa imunidade idade

na Convocar dos vacinadores Dias, vacinao idosos

os Realizar da vacinao

a Diretoria dos vacinadores para

e 15 dias

idosos, devido a C.S.F. de Simo idosos dos anos;

para ttano a cada 10 anualmente para gripe; e para pneumonia caso ainda no seja vacinado

No idosos, relao

avaliao Avaliar dos periodicamente em sinais e sintomas a de infeco

peridica

Observar manifestaes clinica infeco de

Equipe enfermagem

de 2 dias

infeces

7. CONSIDERAES FINAIS

Devido aos riscos que a falta de arejamento e os outros problemas j citados trazem para sade do homem, em especial dos idosos que esto com seus sistemas imunolgico e respiratrio comprometidos, se faz necessrio uma mudana na estrutura fsica dos quartos a fim de prevenir possveis complicaes respiratrias e amenizar as j existentes, para que se tenha uma melhora na sade e vida dos moradores do asilo em questo. Essas mudanas devem ser feitas com rapidez e para contribuir com os custos, a diretoria da instituio pode buscar auxilio da prefeitura ou at do comercio local, em especial as lojas de construo.

18

8. SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM REFERENTE AO PLANO ESTRATGICO SITUACIONAL

Diagnsticos de enfermagem Manuteno do lar prejudicada, caracterizada pelo ambiente sujo, relacionado a sistema de apoio inadequado. Risco de contaminao relacionado a idade superior a 65 anos Risco de infeco relacionado a exposio ambiental aumentada a patgenos Proteo ineficaz caracterizado pela deficincia na imunidade relacionado a extremo de idade

Plano de interveno Limpar periodicamente os tetos dos quartos dos idosos, at que seja instalado o forro. Realizar a vacinao dos idosos para ttano a cada 10 anos; anualmente para gripe; e para pneumonia caso ainda no seja vacinado. Observar manifestaes clinica de infeco Monitorar o uso excessivo de terapia antimicrobiana Promover o arejamento do quarto para reduo de microrganismos transmitidos pelo ar Encorajar e manter a ingesta calrica e proteica na dieta Limitar as visitas quando apropriado No realizao de procedimentos diagnsticos ou teraputicos desnecessrios Instruir os cuidadores sobre a lavagem meticulosa das mos e tcnicas asspticas ao entrar em contado com os idosos.

19

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Envelhecimento e sade da pessoa idosa. Braslia: Ministrio da Sade, n. 19, 192 p. 2006.

EWERS, Irina; et al. Imunologia e envelhecimento. Einstein. 2008; 6 (Supl 1):S13-S20

MENDES, Mrcia; et al. A situao social do idoso no Brasil: uma breve considerao. Acta Paul Enferm. 2005; 18(4): 422-6

NORTH

AMERICAN

NURSING

DIAGNOSIS

ASSOCIATION.

Diagnsticos

de

enfermagem da NANDA: definies e classificao 2007-2008. Porto Alegre: Artmed, 2007.

TIMBY, Barbara kuhn. Enfermagem mdico- cirrgica, (traduo Marcos Ikeda). 8 edio. Barueri, SP: Manole, 2005.

20

*Evolues feita por mim durante o perodo de estgio: 06-09-2011 JBF, s 9:00h calmo, orientado em tempo e espao. Encontrado em cadeira de rodas sequelado de AVE, verbalizando com clareza. Queixando-se de tosse produtiva e dor no joelho. Ao exame fsico: couro cabeludo com presena de caspa, esclertica e mucosas oculares hipocoradas, cavidade auricular com presena de sujidades, cavidade bucal com presena de prtese dentria superior e inferior, lngua saburosa. ausculta pulmonar, ronco principalmente em pulmo direito, BRNF 2T s s. Ausculta abdominal RHA (+), indolor a palpao superficial e profunda, turgor da pele diminudo, hemiplegia do lado direito, MSE sem alteraes, MIE com tremor, MMII edemaciados (+). Constipado, eliminaes vesicais nos padres da normalidade (SIC), em uso de fralda. Aos SSVV: PA= 160x80mmHg, P= 60bat min, R= 22ipm, T= 36,5.

LMM

LMM, s 10:00h, calma, desorientada em tempo e espao. Encontrada no leito, respondendo as solicitaes verbais com poucas palavras de forma confusa. Sem queixas no momento. Ao exame fsico: couro cabeludo ntegro, esclertica e mucosas oculares hipocoradas, cavidade auricular com presena de sujidades, arcria dentria ausente, lngua saburosa, gnglios sem alteraes. ausculta pulomonar som claro, BRNF 2T s s. Ausculta abdominal RHA (+) com algia a palpao profunda na regio plvica, MMSS e MMII, eutrficos, simtricos, coordenao motora preservados com fora, turgor e elasticidades mantidos. Eliminaes intestinais e vesicais presentes nos padres da normalidade. Aos SSVV: PA=120x80mmHg, P=60bat min, R=18 ipm min, T=36,5 C.

21

AVALIAES FUNCIONAIS ESCALA DAS ATIVIDADES DA VIDA DIRIA AVD (Lawton & Brody, 1969)

PACIENTE: ________________________

IDADE: ____ anos

DATA DE AVALIAO: __/__/__

- Cuidados Pessoais

2- Cuidados Domsticos

A Alimentao 0 = normal A Preparao de comidas, cozinhar 1 = independente 0 = planeja e prepara comidas sem dificuldades 2 = necessita de ajuda para cortar ou servir, derruba com freqncia 3 = deve ser alimentado na maioria das refeies 2= pega a comida somente se esta j estiver preparada B Vestir-se 3= nada faz para preparar a comida 0 = normal B Arrumao da mesa 1 = independente, mas lento e desajeitado 0 = normal 2 = seqncia errada, esquece itens 1 = independente, mas lento ou desajeitado 3 = necessita de ajuda para vestir-se 2 = esquece-se de itens ou os coloca em local errado C Banho 3 = no realiza mais esta atividade 0= normal C Trabalhos domsticos 1= banha-se s, mas necessita ser lembrado 0 = mantm a casa como de costume 2= banha-se s, com assistncia 1 = faz apenas metade do seu trabalho 3= deve ser banhado por outros 2 = ocasionalmente varre a casa ou faz pequenos servios D Eliminaes fisiolgicas 3 = no mais cuida da casa 0 = vai ao banheiro independentemente D Reparos domsticos 1 = vai ao banheiro quando lembrado: alguns problemas 0 = realiza todos os reparos habituais 2 = precisa de assistncia para a atividade 1 = realiza ao menos metade dos reparos habituais 1= cozinha, mas menos que o habitual ou com menos variedade

22

3 = no tem controle sobre fezes e urina E Medicao 0 = lembra sem ajuda 1 = lembra-se quando a medicao deixada em local especial

2 = ocasionalmente faz reparos menores 3 no faz mais nenhum reparo E - Lavar roupas 0= lava-as como de costume (rotina) 1= lava com menor freqncia

2= necessita de lembretes escritos ou falados 2= lava apenas se lembrado; esquece o sabo 3= deve receber a medicao de outros 3 = no lava mais as roupas F Interesse na aparncia pessoal 0= o mesmo de sempre 1= interessa-se quando vai sair, mas no em casa 2= permite ser arrumado ou o faz quando solicitado 3= resiste para ser limpo e trocado por terceiros

3 Trabalho e recreao A Trabalho 0 = trabalha normalmente 1 = problemas leves com responsabilidades de rotina 2 = trabalha em atividade mais fcil ou meio perodo; medo de perder o emprego

4 Compras e dinheiro A - Compra de comidas 0 = normal 1 = esquece de itens ou compra itens desnecessrios 2 = necessita ser acompanhado enquanto faz as compras 3 = no mais faz as compras

3 = no trabalha mais B uso de dinheiro B Recreao 0 = normal 0 = a mesma habitual 1 = tem dificuldade em pagar valores exatos, contar o 1 = atividade recreacional menos freqente 2 = perdeu certas habilidade necessrias para atividades recreativas, deve ser persuadido a participar das atividades 3 = no mais manipula o dinheiro 3 = no possui mais atividades recreacionais C Administrao das finanas C Organizaes 0 = pagamento de contas e servios bancrios normais 0 = comparece a encontros; mantm as responsabilidades como sempre cheques 1 = comparece menos freqentemente 2 = esquece de pagar as contas, problemas para administrar 2 = comparece ocasionalmente, no tem maiores responsabilidades o saldo bancrio; necessita ajuda de terceiros 1 = paga contas atrasadas, dificuldade para preencher dinheiro 2 = perde ou coloca o dinheiro em local errado

23

3 = no comparece mais aos encontros

3= no administra mais as finanas

D Viagens 0= o mesmo que o habitual 1= viaja se algum mais dirigir 2= viaja em cadeira de rodas 3= limitado casa ou ao hospital

5 Locomoo A Transporte pblico 0 = utiliza transporte pblico normalmente 1 = utiliza transporte pblico menos freqentemente 2 = perde-se utilizando transporte pblico 3 = no usa mais transporte pblico B Conduo de veculos 0 = dirige normalmente 1 = dirige mais cautelosamente 2 = dirige menos cuidadosamente; perdeu-se enquanto dirigia 3 = no mais dirige C Mobilidade pela vizinhana 0 = normal 1 = sai de casa menos freqentemente 2 = perde-se nas proximidades de casa 3 = no sai mais desacompanhado (a)

6 Comunicao A Uso do telefone 0 = normal 1 = liga apenas para alguns nmeros familiares 2 = apenas atende ao telefone 3 = no usa mais o telefone B Conversas 0 = normal 1 = menos falante; dificuldade de lembrar-se de normas ou palavras 2 = comete erros ocasionais de fala 3 fala quase ininteligvel C Compreenso 0 = compreende tudo o que lhe dito 1 = solicita que repitam 2 = tem dificuldade em compreender conversaes ou palavras especficas, ocasionalmente 3 = no compreende que as pessoas falam na maior parte

D Locomoo fora de locais familiares 0 = normal 1 = ocasionalmente fica desorientado em locais estranhos 2 = fica muito desorientado, mas locomove-se se

do tempo D Leitura 0 = normal 1 = l com menor freqncia 2 = tem dificuldade em compreender ou lembrar-se do que

acompanhado

24

= no mais capaz de sair

leu 3 = no l mais E Escrita 0 = normal 1 = escreve com menor freqncia, erros ocasionais 2 = apenas assina o nome 3 = nunca escreve

7 Relaes Sociais (cnjuge) A Relaes familiares 0 = normais 1 = pequenos problemas matrimoniais 2 = srios problemas matrimoniais 3 divorciado, separado, sem mais relacionamentos B Relaes familiares (crianas) 0 = normais 1 = facilmente irritvel, punies intempestivas 2 = negligencia as necessidades fsicas e emocionais dos filhos 3 = incapacitado para cuidar das crianas C Amigos 0 = encontra os amigos com a mesma freqncia 1 = encontra os amigos com menos freqncia 2 = aceita visitas, mas no procura companhia 3 = recusa-se vida social; insulta os visitantes

PONTUAO TOTAL:

/ 90

25

AVALIAES FUNCIONAIS
ESCALA DAS ATIVIDADES DA VIDA DIRIA AVD (Lawton & Brody, 1969)

PACIENTE: __________

________________________________________________________

IDADE:

DATA DE AVALIAO: _______________

26

2 - Cuidados Pessoais

A Alimentao 0 = normal 1 = independente 2 = necessita de ajuda para cortar ou servir, derruba com freqncia 3 = deve ser alimentado na maioria das refeies

B Vestir-se 0 = normal 1 = independente, mas lento e desajeitado 2 = seqncia errada, esquece itens 3 = necessita de ajuda para vestir-se

C Banho 0 = normal 1 = banha-se s, mas necessita ser lembrado 2 = banha-se s, com assistncia 3 = deve ser banhado por outros

D Eliminaes fisiolgicas 0 = vai ao banheiro independentemente 1 = vai ao banheiro quando lembrado: alguns problemas

27

2 = precisa de assistncia para a atividade 3 = no tem controle sobre fezes e urina

E Medicao 0 = lembra sem ajuda 1 = lembra-se quando a medicao deixada em local especial 2 = necessita de lembretes escritos ou falados 3 = deve receber a medicao de outros

F Interesse na aparncia pessoal 0 = o mesmo de sempre 1 = interessa-se quando vai sair, mas no em casa 2 = permite ser arrumado ou o faz quando solicitado 3 = resiste para ser limpo e trocado por terceiros

3 - Cuidados Domsticos

A Preparao de comidas, cozinhar 0 = planeja e prepara comidas sem dificuldades 1 = cozinha, mas menos que o habitual ou com menos variedade 2 = pega a comida somente se esta j estiver preparada 3 = nada faz para preparar a comida

28

B Arrumao da mesa 0 = normal 1 = independente, mas lento ou desajeitado 2 = esquece-se de itens ou os coloca em local errado 3 = no realiza mais esta atividade

C Trabalhos domsticos 0 = mantm a casa como de costume 1 = faz apenas metade do seu trabalho 2 = ocasionalmente varre a casa ou faz pequenos servios 3 = no mais cuida da casa

D Reparos domsticos 0 = realiza todos os reparos habituais 1 = realiza ao menos metade dos reparos habituais 2 = ocasionalmente faz reparos menores 3 no faz mais nenhum reparo

E - Lavar roupas 0 = lava-as como de costume (rotina) 1 = lava com menor freqncia 2 = lava apenas se lembrado; esquece o sabo 3 = no lava mais as roupas

29

4 Trabalho e recreao

A Trabalho 0 = trabalha normalmente 1 = problemas leves com responsabilidades de rotina 2 = trabalha em atividade mais fcil ou meio perodo; medo de perder o emprego 3 = no trabalha mais

B Recreao 0 = a mesma habitual 1 = atividade recreacional menos freqente 2 = perdeu certas habilidade necessrias para atividades recreativas, deve ser persuadido a participar das atividades 3 = no possui mais atividades recreacionais

C Organizaes 0 = comparece a encontros; mantm as responsabilidades como sempre 1 = comparece menos freqentemente 2 = comparece ocasionalmente, no tem maiores responsabilidades 3 = no comparece mais aos encontros

D Viagens 0 = o mesmo que o habitual

30

1 = viaja se algum mais dirigir 2 = viaja em cadeira de rodas 3 = limitado casa ou ao hospital

5 Compras e dinheiro

A - Compra de comidas 0 = normal 1 = esquece de itens ou compra itens desnecessrios 2 = necessita ser acompanhado enquanto faz as compras 3 = no mais faz as compras

B uso de dinheiro 0 = normal 1 = tem dificuldade em pagar valores exatos, contar o dinheiro 2 = perde ou coloca o dinheiro em local errado 3 = no mais manipula o dinheiro

C Administrao das finanas 0 = pagamento de contas e servios bancrios normais 1 = paga contas atrasadas, dificuldade para preencher cheques 2 = esquece de pagar as contas, problemas para administrar o saldo bancrio; necessita ajuda de terceiros

31

3 = no administra mais as finanas

6 Locomoo A Transporte pblico 0 = utiliza transporte pblico normalmente 1 = utiliza transporte pblico menos freqentemente 2 = perde-se utilizando transporte pblico 3 = no usa mais transporte pblico

B Conduo de veculos 0 = dirige normalmente 1 = dirige mais cautelosamente 2 = dirige menos cuidadosamente; perdeu-se enquanto dirigia 3 = no mais dirige

C Mobilidade pela vizinhana 0 = normal 1 = sai de casa menos freqentemente 2 = perde-se nas proximidades de casa 3 = no sai mais desacompanhado (a)

D Locomoo fora de locais familiares 0 = normal 1 = ocasionalmente fica desorientado em locais estranhos 2 = fica muito desorientado, mas locomove-se se acompanhado 3 = no mais capaz de sair

7 Comunicao

32

A Uso do telefone 0 = normal 1 = liga apenas para alguns nmeros familiares 2 = apenas atende ao telefone 3 = no usa mais o telefone

B Conversas 0 = normal 1 = menos falante; dificuldade de lembrar-se de normas ou palavras 2 = comete erros ocasionais de fala 3 fala quase ininteligvel

C Compreenso 0 = compreende tudo o que lhe dito 1 = solicita que repitam 2 = tem dificuldade em compreender conversaes ou palavras especficas, ocasionalmente 3 = no compreende que as pessoas falam na maior parte do tempo

D Leitura 0 = normal 1 = l com menor freqncia 2 = tem dificuldade em compreender ou lembrar-se do que leu 3 = no l mais

E Escrita 0 = normal 1 = escreve com menor freqncia, erros ocasionais

33

2 = apenas assina o nome 3 = nunca escreve

8 Relaes Sociais (cnjuge) A Relaes familiares 0 = normais 1 = pequenos problemas matrimoniais 2 = srios problemas matrimoniais 3 divorciado, separado, sem mais relacionamentos

B Relaes familiares (crianas) 0 = normais 1 = facilmente irritvel, punies intempestivas 2 = negligencia as necessidades fsicas e emocionais dos filhos 3 = incapacitado para cuidar das crianas

C Amigos 0 = encontra os amigos com a mesma freqncia 1 = encontra os amigos com menos freqncia 2 = aceita visitas, mas no procura companhia 3 = recusa-se vida social; insulta os visitantes

PONTUAO TOTAL:

/ 90

34

NDICE DE KATZ
(modificado)

FUNO

INDEPENDNCIA Faz sozinho, totalmente, habitualmente e corretamente atividade considerada (0) Independente para entrar e sair do banheiro.

DEPENDNCIA PARCIAL COMPLETA Faz parcialmente ou no corretamente O idoso no faz a atividade ou com pouca dificuldade a atividade considerada Ajuda no humana Ajuda humana (3) (1) (2) Necessidade de ajuda atravs do uso de rtese ou algum apoio material para o banho. Necessidade de ajuda humana para lavar algumas partes do corpo (costas ou pernas) ou superviso Necessidade de ajuda humana para pegar a roupa. Recebe assistncia no banho para mais de uma parte do corpo (ou no se banha) Dependncia total para vestir-se.

BANHAR-SE Usa adequadamente chuveiro, sabo e/ou esponja

VESTIR-SE Apanha a roupa do armrio ou gaveta, veste-se e consegue despir-se. Exclui-se calados.

Independente para pegar a roupa e se vestir

Necessidade de apoio de algum objeto para se vestir.

USO DO BANHEIRO Locomove-se at o banheiro, despe-se e limpa-se e arruma a roupa. TRANSFERIR-SE Locomove-se da cama para a cadeira e vice-versa

Mico CONTROLE ESFINCTERIANO

Necessidade de ajuda atravs do uso de rtese ou marreco, comadre e urinol para a higiene Independente para entrar Necessidade de ajuda atravs do ou sair do leito, sentar e uso de rtese ou levantar da cadeira. de algum apoio material para realizar a transferncia Independncia para Necessidade de controlar a mico ajuda atravs do uso regular de urinol, comadre ou marreco para controle da mico e defecao.

Independente para ir ao banheiro e se limpar.

Necessidade de ajuda humana para ir ao banheiro ou se limpar.

No vai ao banheiro para o processo de eliminao

Necessidade de No sai da ajuda humana cama. Restrito parcial para ao leito entrar e sair do leito, sentar e levantar da cadeira. Necessidade de Dependncia ajuda humana total atravs do para controle da uso constante mico ) ou usa de cateteres ou fralda noturna fraldas somente (superviso)

35

(Considerar o escore mais alto) Evacuao

Independncia para controlar os movimentos intestinais

Necessidade de ajuda atravs do uso regular de urinol, comadre ou marreco para controle da defecao. Necessidade de ajuda atravs do uso de adaptadores para a alimentao

Necessidade de Dependncia ajuda humana total atravs do para controle da uso constante defecao de fraldas (superviso) ou usa fralda noturna somente. Alimenta-se sozinho exceto pela assistncia para cortar a carne e passar manteiga no po. Dependncia total para a alimentao.

ALIMENTAR-SE Consegue apanhar a comida do prato ou equivalente e levar boca

Independente para pegar o alimento e lev-lo at a boca.

ROTEIRO PARA OBSERVAO DAS AVDs E AIVDs Desenvolvido por Telma Toledo Rocha baseado na Terminologia Uniforme da AOTA

Capacidade Funcional 0- No realiza 1- Realiza com auxlio 2- Realiza sem auxlio Atividades de Vida Diria Observaes:

Banho: (____/12) Abrir a torneira..............................( ) Obteno e uso dos materiais........( ) Ensaboar o corpo...........................( )

36

Lavar o cabelo...............................( ) Secar o corpo ...............................( ) Secar o cabelo...............................( )

Vestir parte superior do corpo: (____/10) Seleo de roupas e acessrios.....( ) Obteno da roupa........................( ) Colocar a roupa.............................( ) Ajustar a roupa (botes, zper)......( ) Tirar a roupa..................................( )

Vestir parte inferior do corpo: (____/10) Seleo de roupas e acessrios.....( ) Obteno da roupa........................( ) Colocar a roupa.............................( ) Ajustar a roupa (botes, zper)......( ) Tirar a roupa..................................( )

Cuidados Pessoais/ Arrumar-se: (____/16) Pentear-se......................................( ) Limpar os ouvidos.........................( ) Cuidado com as unhas do p.........( ) Cuidado com as unhas da mo......( ) Higiene Oral..................................( ) Uso de desodorantes e cremes......( ) Maquiagem/ Fazer barba...............( ) Uso de medicaes.......................( )

Alimentar: (____/10) Obteno da comida....................................................( )

37

Manipulao de utenslios (garfo, copo, colher).........( ) Cortar o alimento.........................................................( ) Levar o alimento boca..............................................( ) Mastigar e Engolir.......................................................( )

Uso do banheiro: (____/8) Tirar a roupa..............................( ) Transferncia.............................( ) Higiene......................................( ) Colocar a roupa.........................( )

Mobilidade Funcional: (____/14) Transferncia na cama..............................................( ) Transferncia na cadeira...........................................( ) Locomoo.................................................................( ) Transferncia no banheiro.........................................( ) Transferncia no carro/ nibus..................................( ) Subir escadas.............................................................( ) Descer escadas..........................................................( )

Atividades Instrumentais de Vida Diria Observaes

Uso de equipamentos de comunicao: (____/6) Escrita................................................( ) Telefone.............................................( ) Computador.......................................( )

Compras: (____/8)

38

Preparar listas de compras.................................( ) Selecionar os itens..............................................( ) Pagar as compras...............................................( ) Carregar as compras.........................................( )

Manejamento Financeiro: (____/4) Gerenciamento das finanas............................( ) Transaes bancrias......................................( )

Preparao de uma refeio: (____/8) Planejamento................................................( ) Preparao...................................................( ) Uso do fogo................................................( ) Limpeza........................................................( )

Trabalho domstico: (____/ 10) Varrer o cho/ passar pano....................................( ) Arrumar a cama.....................................................( ) Lavar roupa...........................................................( ) Passar roupa.........................................................( ) Organizar a casa..................................................( )

39

S-ar putea să vă placă și