Sunteți pe pagina 1din 11

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)

RESOLUO N 20, DE 1993

Institui o Cdigo de tica e Decoro Parlamentar.

O Senado Federal resolve:

CAPTULO I Dos Deveres Fundamentais do Senador


Art. 1 No exerccio do mandato, o Senador atender prescries constitucionais e regimentais e s contidas neste Cdigo, sujeitando-se aos procedimentos disciplinares nele previstos. Art. 2 So deveres fundamentais do Senador: I - promover a defesa dos interesses populares e nacionais; II - zelar pelo aprimoramento da ordem constitucional e legal do Pas, particularmente das instituies democrticas e representativas, e pelas prerrogativas do Poder Legislativo; III - exercer o mandato com dignidade e respeito coisa pblica e vontade popular; IV - apresentar-se ao Senado durante as sesses legislativas ordinrias e extraordinria e participar das sesses do plenrio e das reunies de Comisso de que seja membro, alm das sesses conjuntas do Congresso Nacional.

CAPTULO II Das Vedaes Constitucionais


Art. 3 expressamente vedado ao Senador: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissvel ad nutum, nas entidades constantes da alnea anterior; II - desde a posse: a) ser proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; b) ocupar cargo ou funo de que seja demissvel ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, a; c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, a; d) ser titular de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo (Constituio Federal, art. 54).

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
1 Consideram-se includas nas proibies previstas nas alneas a e b do inciso I e a e c do inciso II, para os fins do presente Cdigo de tica e Decoro Parlamentar, pessoas jurdicas de direito privado controladas pelo Poder Pblico. 2 A proibio constante da alnea a do inciso I compreende o Senador, como pessoa fsica, seu cnjuge ou companheira e pessoas jurdicas direta ou indiretamente por eles controladas. 3 Consideram-se pessoas jurdicas s quais se aplica a vedao referida na alnea a do inciso II, para os fins do presente Cdigo, os Fundos de Investimentos Regionais e Setoriais.

CAPTULO III Dos Atos Contrrios tica e ao Decoro Parlamentar


Art. 4 , ainda, vedado ao Senador: I - celebrar contrato com instituio financeira controlada pelo Poder Pblico, includos nesta vedao, alm do Senador como pessoa fsica, seu cnjuge ou companheira e pessoas jurdicas direta ou indiretamente por ele controladas; II - dirigir ou gerir empresas, rgos e meios de comunicao, considerados como tal pessoas jurdicas que indiquem em seu objeto social a execuo de servios de radiodifuso sonora ou de sons e imagens; III - praticar abuso do poder econmico no processo eleitoral. 1 permitido ao Senador, bem como a seu cnjuge ou companheira, movimentar contas e manter cheques especiais ou garantidos, de valores correntes e contrato de clusulas uniformes, nas instituies financeiras referidas no inciso I. 2 Excluem-se da proibio constante do inciso II a direo ou gesto de jornais, editoras de livros e similares. Art. 5 Consideram-se incompatveis com a tica e o decoro parlamentar; I - o abuso das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional (Constituio Federal, art. 55, 1); II - a percepo de vantagens indevidas (Constituio Federal, art. 55, 1), tais como doaes, benefcios ou cortesias de empresas, grupos econmicos ou autoridades pblicas, ressalvados brindes sem valor econmico; III - a prtica de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos decorrentes. Pargrafo nico. Incluem-se entre as irregularidades graves, para fins deste artigo: I - a atribuio de dotao oramentria, sob a forma de subvenes sociais, auxlios ou qualquer outra rubrica, a entidades ou instituies das quais participe o Senador, seu cnjuge, companheira ou parente, de um ou de outro, at o terceiro grau, bem como pessoa jurdico direta ou indiretamente por eles controlada, ou ainda, que aplique os recursos recebidos em atividades que no correspondam rigorosamente as suas finalidades estatutrias; II - a criao ou autorizao de encargos em termos que, pelo seu valor ou pelas caractersticas da empresa ou entidade beneficiada ou contratada, possam resultar em aplicao indevida de recursos pblicos.

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
CAPTULO IV Das Declaraes Pblicas Obrigatrias
Art. 6 O Senador apresentar ao Conselho de tica e Decoro Parlamentar as seguintes declaraes obrigatrias peridicas, para fins de ampla divulgao e publicidade: I - ao assumir o mandato, para efeito de posse, e noventa dias antes das eleies, no ltimo ano da legislatura: Declarao de Bens e Fontes de Renda e Passivos, incluindo todos os passivos de sua prpria responsabilidade, de seu cnjuge ou companheira ou de pessoas jurdicas por eles direta ou indiretamente controladas, de valor igual ou superior a sua remunerao mensal como Senador; II - at o trigsimo dia seguinte ao encerramento do prazo para entrega da Declarao do Imposto de Renda das pessoas fsicas: cpia da Declarao de Imposto de Renda do Senador e do seu Cnjuge ou companheira; III - ao assumir o mandato e ao ser indicado membro de Comisso Permanente ou Temporria da Casa: Declarao de Atividades Econmicas ou Profissionais, atuais ou anteriores, ainda que delas se encontre transitoriamente afastado, com a respectiva remunerao ou rendimento, inclusive quaisquer pagamentos que continuem a ser efetuados por antigo empregador; IV - durante o exerccio do mandato, em Comisso ou em Plenrio, ao iniciar-se a apreciao de matria que envolva diretamente seus interesses patrimoniais: Declarao de Interesse, em que, a seu exclusivo critrio, declare-se impedido de participar ou explicite as razes pelas quais, a seu juzo, entenda como legtima sua participao na discusso e votao. 1 Caber ao Conselho de tica e Decoro Parlamentar diligenciar para a publicao e divulgao das declaraes referidas neste artigo, pelo menos nos seguintes veculos: I - no rgo de publicao oficial - onde ser feita sua publicao integral; II - em um jornal dirio de grande circulao no Estado a que pertena o Parlamentar - em forma de aviso resumido da publicao feita no rgo oficial; III - no Programa "Voz do Brasil/Senado Federal" - na forma do inciso anterior. 2 Sem prejuzo do disposto no pargrafo anterior poder qualquer cidado solicitar diretamente, mediante requerimento Mesa do Senado, quaisquer informaes que se contenham nas declaraes apresentadas pelos Senadores:

CAPTULO V Das Medidas Disciplinares


Art. 7 As medidas disciplinares so: a) advertncia; b) censura; c) perda temporria do exerccio do mandato; d) perda do mandato. Art. 8 A advertncia medida disciplinar de competncia dos Presidentes do Senado, do Conselho de tica e Decoro Parlamentar ou de Comisso.

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
Art. 9 A censura ser verbal ou escrita. 1 A censura verbal ser aplicada pelos Presidentes do Senado, do Conselho de tica e Decoro Parlamentar ou de Comisso, no mbito desta, quando no couber penalidade mais grave, ao Senador que: I - deixar de observar, salvo motivo justificado, os deveres inerentes ao mandato ou os preceitos do Regimento Interno; II - praticar atos que infrinjam as regras da boa conduta nas dependncias da Casa; III - perturbar a ordem das sesses ou das reunies. 2 A censura escrita ser imposta pelo Conselho de tica e Decoro Parlamentar e homologada pela Mesa, se outra cominao mais grave no couber, ao Senador que: I - usar, em discurso ou proposio, de expresses atentatrias ao decoro parlamentar; II - praticar ofensas fsicas ou morais a qualquer pessoa, no edifcio do Senado, ou desacatar, por atos ou palavras, outro parlamentar, a Mesa ou Comisso, ou os respectivos Presidentes. Art. 10. Considera-se incurso na sano de perda temporria do exerccio do mandato, quando no for aplicvel penalidade mais grave, o Senador que: I - reincidir nas hipteses do artigo antecedente; II - praticar transgresso grave ou reiterada aos preceitos do Regimento Interno ou deste Cdigo, especialmente quanto observncia do disposto no art. 6; III - revelar contedo de debates ou deliberaes que o Senado ou Comisso haja resolvido devam ficar secretos; IV - revelar informaes e documentos oficiais de carter reservado, de que tenha tido conhecimento na forma regimental; V - faltar, sem motivo justificado, a dez sesses ordinrias consecutivas ou a quarenta e cinco intercaladas, dentro da sesso legislativa ordinria ou extraordinria. Art. 11. Sero punidas com a perda do mandato: I - a infrao de qualquer das proibies constitucionais referidas no art. 3 (Constituio Federal, art. 55); II - a prtica de qualquer dos atos contrrios tica e ao decoro parlamentar capitulados nos arts. 4 e 5 (Constituio Federal, art. 55); III - a infrao do disposto nos incisos III, IV, V e VI do art. 55 da Constituio.

CAPTULO VI Do Processo Disciplinar


Art. 12 A sano de que trata o art. 10 ser decidida pelo Plenrio, em escrutnio secreto e por maioria simples, mediante provocao da Mesa, do Conselho de tica e Decoro Parlamentar ou de Partido Poltico representado no Congresso Nacional, na forma prevista nos arts. 14 e 15, excetuada a hiptese do pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico. Quando se tratar de infrao ao inciso V do art. 10, a sano ser aplicada, de ofcio, pela Mesa, resguardado, em qualquer caso, o princpio da ampla defesa.

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
Art. 13. A perda do mandato ser decidida pelo Plenrio, em escrutnio secreto e por maioria absoluta de votos, mediante iniciativa da Mesa, do Conselho de tica e Decoro Parlamentar ou de Partido Poltico representado no Congresso Nacional, na forma prevista nos arts. 14 e 15 (Constituio Federal, art. 55, 2). Pargrafo nico. Quando se tratar de infrao aos incisos III, IV e V do art. 55 da Constituio, a sano ser aplicada de ofcio, pela Mesa, resguardado, em qualquer caso, o princpio da ampla defesa.

Art. 14. A representao contra Senador por fato sujeito pena de perda do mandato ou pena de perda temporria do exerccio do mandato, aplicveis pelo Plenrio do Senado, na qual, se for o caso, sob pena de precluso, dever constar o rol de testemunhas, em nmero mximo de 5 (cinco), os documentos que a instruem e a especificao das demais provas que se pretende produzir, ser oferecida diretamente ao Conselho de tica e Decoro Parlamentar pela Mesa ou por partido poltico com representao no Congresso Nacional. 1 Apresentada a representao, o Presidente do Conselho de tica e Decoro Parlamentar proceder ao exame preliminar de sua admisso no prazo de 5 (cinco) dias teis, determinando o seu arquivamento nos seguintes casos: I - se faltar legitimidade ao seu autor; II - se a representao no identificar o Senador e os fatos que lhe so imputados; III - se, ressalvados os casos previstos no inciso I do art. 3 desta Resoluo, os fatos relatados forem referentes a perodo anterior ao mandato ou se forem manifestamente improcedentes. 2 Da deciso que determine o arquivamento da representao caber recurso ao Plenrio do Conselho de tica e Decoro Parlamentar, no prazo de 2 (dois) dias teis contado de sua publicao, subscrito por, no mnimo, 5 (cinco) de seus membros. (NR)

Art. 15. Admitida a representao, o Presidente do Conselho de tica e Decoro Parlamentar determinar as seguintes providncias: I - registro e autuao da representao; II - notificao do Senador, acompanhada da cpia da respectiva representao e dos documentos que a instruram, para apresentar defesa prvia, no prazo de 10 (dez) dias teis contado da intimao, pessoal ou por intermdio de seu gabinete no Senado Federal, observando-se o seguinte: a) a defesa prvia dever, se for o caso, estar acompanhada de documentos e rol de testemunhas, at o mximo de 5 (cinco), sob pena de precluso; b) transcorrido o prazo sem apresentao de defesa, o Presidente do Conselho nomear defensor dativo para oferec-la, reabrindo-lhe igual prazo, ressalvado o direito do representado de, a todo tempo, nomear outro de sua confiana ou a si mesmo defender-se, sem abertura de novo prazo para defesa; III - designao de relator, mediante sorteio, a ser realizado em at 3 (trs) dias teis, entre os membros do Conselho, sempre que possvel, no filiados ao partido poltico representante ou ao partido poltico do representado. 1 A escolha do defensor dativo compete ao Presidente do Conselho, vedada a designao de membro do prprio colegiado, nos termos do inciso III do caput deste artigo. 2 No caso de impedimento ou desistncia do relator, o Presidente do Conselho designar substituto na reunio ordinria subseqente, observado o disposto no inciso III do caput deste artigo. (NR) Art. 15-A. Oferecida a defesa prvia, o relator apresentar relatrio preliminar, no prazo de at 5 (cinco) dias teis, e o Conselho, em igual prazo, realizar anlise inicial do mrito da representao, no qual examinar se h indcios de prtica de ato que possa sujeitar o Senador perda do mandato ou de ato punvel na forma dos arts. 8 e 9 desta Resoluo.

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
1 Se houver indcios de prtica de ato que possa sujeitar o Senador perda do mandato, em deciso adotada pelo Conselho de tica e Decoro Parlamentar, que se dar em processo de votao nominal e aberta, a representao ser recebida e ser instaurado o processo disciplinar. 2 Instaurado o processo, o Conselho se manifestar sobre a necessidade de afastamento do representado do cargo que eventualmente exera, de dirigente em Comisso ou na Mesa, desde que exista: I - indcio da alegao de prtica de ato incompatvel com o decoro parlamentar; II - fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao imagem do Senado Federal. 3 O afastamento de que trata o 2 ser coincidente com a previso de concluso do relatrio proposta pelo relator, admitindo-se uma prorrogao, por igual perodo. 4 Para fins do disposto no 4 do art. 55 da Constituio Federal e no art. 20 desta Resoluo, considera-se instaurado o processo a partir da publicao da deciso de que trata o 1 deste artigo, que se dar impreterivelmente no Dirio do Senado Federal que circular no dia subseqente. 5 Na hiptese da inexistncia de indcios de prtica de ato que possa sujeitar o Senador perda do mandato, a representao ser convertida em denncia se houver indcio da prtica de fato sujeito s medidas previstas nos arts. 8 e 9 desta Resoluo, instaurando-se processo disciplinar para a aplicao daquelas medidas, nos termos ali estabelecidos. 6 Se o Conselho decidir pela improcedncia da representao, ela ser arquivada. Art. 16. Ao representado e ao denunciado assegurado amplo direito de defesa e o contraditrio, devendo ser intimados pelos respectivos gabinetes no Senado Federal ou por intermdio de procurador, para acompanhar todos os atos e termos do processo disciplinar. (NR)

Art. 17 Perante o Conselho de tica e Decoro Parlamentar, podero ser diretamente oferecidas, por qualquer parlamentar, cidado ou pessoa jurdica, denncias relativas ao descumprimento, por Senador, de preceitos contidos no Regimento Interno e neste Cdigo. 1 No sero recebidas denncias annimas.

2 Apresentada a denncia, o Presidente do Conselho de tica e Decoro Parlamentar proceder ao exame preliminar de sua admisso no prazo de 5 (cinco) dias teis, determinando o seu arquivamento nos seguintes casos: I - se faltar legitimidade ao seu autor; II - se a denncia no identificar o Senador e os fatos que lhe so imputados; III - se, ressalvados os casos previstos no inciso I do art. 3 desta Resoluo, os fatos relatados forem referentes a perodo anterior ao mandato ou se forem manifestamente improcedentes. 3 Da deciso que determine o arquivamento da denncia caber recurso ao Plenrio do Conselho de tica e Decoro Parlamentar, subscrito por, no mnimo, 5 (cinco) de seus membros, no prazo de 2 (dois) dias teis contados de sua publicao, que se dar impreterivelmente no Dirio do Senado Federal do dia subseqente. 4 Admitida a denncia, ser designado, por sorteio, relator, que realizar sumariamente a verificao de procedncia das informaes, ouvido o denunciado, no prazo de 5 (cinco) dias teis, contado de sua intimao. 5 Transcorrido o prazo mencionado no 4 deste artigo, o Presidente incluir a matria na pauta da reunio subseqente, na qual o Conselho deliberar pela procedncia da denncia ou pelo seu arquivamento. 6 Considerada procedente a denncia por fato sujeito s medidas previstas nos arts. 8 e 9 desta Resoluo, ser instaurado processo disciplinar e o Conselho promover sua aplicao, nos termos ali estabelecidos. 7 Caso entenda que a acusao fundada em indcios bastantes que, se comprovados, justificariam a perda do mandato, o Conselho encaminhar os autos Mesa, para a apresentao de representao. 8 Qualquer partido poltico com representao no Congresso Nacional poder subscrever a denncia de que trata o 7 que, nesse caso, ser encaminhada Mesa como representao.

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
9 Recebida de volta pelo Conselho a representao de que tratam os 7 e 8, ser aberto processo disciplinar e expedida notificao especfica para o representado, para os fins do 4 do art. 55 da Constituio e do art. 20 desta Resoluo. 10. Poder o Conselho, independentemente de denncia ou representao, promover a apurao, nos termos deste artigo, de ato ou omisso atribuda a Senador. (NR)

CAPTULO VI-A DA INSTRUO PROBATRIA Art. 17-A. Iniciado o processo disciplinar, o Conselho proceder s diligncias e instruo probatria que entender necessrias, assim como as requeridas pelo representante ou denunciante, pelo representado ou denunciado e pelo relator e pelos demais membros do Conselho, mediante a intimao prvia do representado ou denunciado, que poder ser feita por intermdio de seu gabinete no Senado Federal, para, querendo, acompanhar os atos. Pargrafo nico. Nos casos punveis com suspenso de prerrogativas regimentais, a instruo probatria ser processada em, no mximo, 30 (trinta) dias teis. Art. 17-B. O Conselho poder convocar o representado ou denunciado para prestar depoimento pessoal. Pargrafo nico. Se forem inquiridas testemunhas, o depoimento pessoal do representado ou denunciado, quando colhido, poder preced-las, desde que respeitado o seu direto de ser ouvido tambm posteriormente a elas. Art. 17-C. Em caso de produo de prova testemunhal, o Presidente dever conduzir os trabalhos e estabelecer a forma de sua execuo. Pargrafo nico. Havendo convocao de reunio para oitiva de testemunha, observar-se-o as seguintes normas, nessa ordem: I - sero inquiridas as testemunhas arroladas pelo representante ou denunciante, as convocadas por iniciativa do Conselho e, por ltimo, as arroladas pelo representado ou denunciado; II - preferencialmente, a inquirio das testemunhas ocorrer numa nica sesso, devendo ficar separadas as de acusao das de defesa e serem recolhidas a lugar de onde no possam ouvir debates nem as respostas umas das outras; III - a testemunha prestar compromisso e falar somente sobre o que lhe for perguntado, sendo-lhe defesa qualquer explanao ou considerao inicial guisa de introduo; IV - ao relator ser facultado inquirir a testemunha no incio do depoimento e a qualquer momento que entender necessrio; V - aps a inquirio inicial do relator, ser dada a palavra ao representado ou denunciado ou ao seu procurador para que formule as perguntas que entender necessrias; VI - feitas as perguntas, ser concedido a cada membro do Conselho o prazo de at 10 (dez) minutos improrrogveis para formular perguntas; VII - a chamada para que os Senadores inquiram a testemunha ser feita de acordo com a lista de inscrio, passando-se a palavra primeiramente aos membros do Conselho e a seguir aos demais Senadores; VIII - aps os titulares e suplentes inquirirem a testemunha, ser concedido aos Senadores que no integram o Conselho o mesmo prazo dos seus membros, para suas argies; IX - a testemunha no ser interrompida, exceto pelo Presidente ou pelo relator; X - se a testemunha se fizer acompanhar de advogado, este no poder intervir ou influir, de qualquer modo, nas perguntas e nas respostas, sendo-lhe permitido consignar protesto ao Presidente do Conselho, em caso de abuso ou violao de direito. Art. 17-D. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. Pargrafo nico. Sendo estritamente necessrio, os Senadores ouviro testemunhas impedidas ou suspeitas, mas os seus depoimentos sero prestados independentemente de compromisso e os Senadores lhes atribuiro o valor de informantes.

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
Art. 17-E. A Mesa, o representante ou denunciante e o representado ou denunciado podero requerer a juntada de documentos novos em qualquer fase do processo, at o encerramento da instruo, desde que pertinentes matria suscitada na representao ou denncia. Art. 17-F. Se necessria a realizao de percia, o Conselho, em deciso fundamentada, designar perito, que poder ser de rgo externo ao Senado Federal. 1 Feita a designao, o relator poder formular quesitos e fixar de imediato o prazo para a entrega do laudo, comunicando o fato ao perito para incio dos trabalhos. 2 Incumbe ao representante ou denunciante e ao representado ou denunciado apresentar quesitos e designar assistente tcnico, dentro do prazo de 3 (trs) dias teis contado da intimao da designao do perito. Art. 17-G. O representado ou denunciado ter cincia da data e local designados pelo relator ou indicados pelo perito para ter incio a produo da prova. Art. 17-H. O perito apresentar o laudo na Secretaria do Conselho, no prazo fixado pelo relator. Pargrafo nico. lcito ao Conselho convocar o perito para prestar esclarecimentos orais. Art. 17-I. Produzidas as provas, o relator declarar encerrada a instruo, intimar o representado ou denunciado para apresentar suas alegaes finais no prazo de 3 (trs) dias teis e, aps isso, entregar relatrio que ser apreciado pelo Conselho no prazo de 10 (dez) dias teis. 1 Recebido o relatrio, a Secretaria do Conselho o desdobrar em duas partes, disponibilizando para divulgao apenas a primeira parte, descritiva, ficando a segunda parte, que consiste na anlise e no voto do relator, sob sigilo at sua leitura em reunio pblica. 2 O parecer poder concluir pela procedncia da representao ou pelo seu arquivamento, oferecendo-se, na primeira hiptese, o Projeto de Resoluo apropriado para a declarao da perda do mandato.

CAPTULO VI-B DAS NULIDADES Art. 17-J. Quando esta Resoluo, o Regimento Interno do Senado Federal ou norma subsidiria prescreverem determinada forma, sob pena de nulidade, sua decretao no poder ser requerida pela parte que lhe deu causa. Pargrafo nico. Quando houver forma prescrita, sem cominao de nulidade, o Conselho considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, atingir a sua finalidade. Art. 17-L. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqentes, que dele dependam. Art. 17-M. O Conselho, ao pronunciar a nulidade, declarar quais atos so atingidos, ordenando as providncias necessrias, a fim de que sejam repetidos ou retificados. 1 O ato no se repetir nem se lhe suprir a falta quando no prejudicar o representado ou denunciado. 2 Quando puder decidir do mrito a favor do representado ou denunciado, o Conselho no pronunciar a nulidade nem mandar repetir o ato declarado nulo, ou suprir-lhe a falta. Art. 17-N. O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulao dos atos que no possam ser aproveitados, devendo ser praticados os que forem necessrios, a fim de se observarem as disposies legais.

CAPTULO VI-C DA APRECIAO DO PARECER Art. 17-O. Na reunio de apreciao do parecer do relator, o Conselho observar os seguintes procedimentos, nessa ordem: I - anunciada a matria pelo Presidente, dar-se- a palavra ao relator, que proceder leitura do relatrio;

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
II - ser concedido o prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogvel por mais 10 (dez), ao representado ou denunciado e/ou seu procurador para defesa oral, sendo-lhe facultada a entrega prvia de memoriais escritos aos membros do Conselho; III - ser a palavra devolvida ao relator para leitura do seu voto; IV - a discusso do parecer ter incio, podendo cada membro do Conselho usar a palavra, durante 10 (dez) minutos improrrogveis, aps o que ser concedido igual prazo aos Senadores que no integram o Conselho; V - o Conselho passar deliberao, que se dar em processo de votao nominal; VI - o resultado final da votao ser publicado no Dirio do Senado Federal. 1 facultado ao representado ou denunciado pedir a palavra pela ordem para esclarecer sucintamente a matria em discusso. 2 Em caso de pena de perda do mandato, o parecer do Conselho de tica e Decoro Parlamentar ser encaminhado Comisso de Constituio, Justia e Cidadania para exame dos aspectos constitucional, legal e jurdico, o que dever ser feito no prazo de 5 (cinco) sesses ordinrias. 3 Concluda a tramitao no Conselho de tica e Decoro Parlamentar e na Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, ser o processo encaminhado Mesa e, uma vez lido no Expediente, ser publicado no Dirio do Senado Federal e distribudo em avulsos para incluso em Ordem do Dia.

Art. 18. Quando um Senador for acusado por outro, no curso de uma discusso ou noutra circunstncia, de ato que ofenda sua honorabilidade, pode pedir ao Presidente do Senado, do Conselho de tica e Decoro Parlamentar ou de Comisso, que apure a veracidade da argio e o cabimento de sano ao ofensor, no caso de improcedncia da acusao.

Art. 19. Para a apurao de fatos e das responsabilidades previstas nesta Resoluo, o Conselho poder solicitar auxlio de outras autoridades pblicas, inclusive quanto remessa de documentos necessrios instruo probatria, ressalvada a competncia privativa da Mesa.

Art. 20. O processo disciplinar regulamentado neste cdigo no ser interrompido pela renncia do Senador ao seu mandato, nem sero pela mesma elididas as sanes eventualmente aplicveis os seus efeitos.

Art. 21. Quando, em razo das matrias reguladas neste Cdigo, forem injustamente atingidas a honra ou a imagem da Casa, de seus rgos ou de qualquer dos seus membros, poder o Conselho de tica e Decoro Parlamentar solicitar interveno Mesa.

CAPTULO VII Do Conselho de tica e Decoro Parlamentar


Art. 22. Compete ao Conselho de tica e Decoro Parlamentar zelar pela observncia dos preceitos deste Cdigo e do Regimento Interno, atuando no sentido da preservao da dignidade do mandato parlamentar no Senado Federal. 1 Ressalvados os casos previstos no inciso I do art. 3 desta Resoluo, a representao ou denncia somente poder abordar atos ou omisses ocorridas no curso do mandato do representado ou denunciado. 2 Os Senadores esto sujeitos ao julgamento do Conselho de tica e Decoro Parlamentar a partir de sua posse. (NR)

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)

Art. 23. O Conselho de tica e Decoro Parlamentar ser constitudo por quinze membros titulares e igual nmero de suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado, quanto possvel, o princpio da proporcionalidade partidria e o rodzio entre Partidos Polticos ou Blocos Parlamentares no representados, devendo suas decises ser

tomadas ostensivamente.
1 Os Lderes Partidrios submetero Mesa os nomes dos Senadores que pretenderem indicar para integrar o Conselho, na medida das vagas que couberem ao respectivo Partido. 2 As indicaes referidas no pargrafo anterior sero acompanhadas pelas declaraes atualizadas, de cada Senador indicado, onde constaro as informaes referentes aos seus bens, fontes de renda, atividades econmicas e profissionais, nos termos dos incisos I, II e III do art. 6. 3 Acompanharo, ainda, cada indicao, uma declarao assinada pelo Presidente da Mesa, certificando a inexistncia de quaisquer registros, nos arquivos e anais do Senado, referentes prtica de quaisquer atos ou irregularidades capitulados nos arts. 8 e 11, independentemente da legislatura ou sesso legislativa em que tenham ocorrido. 4 Caber Mesa providenciar, durante os meses de fevereiro e maro da primeira e da terceira sesses legislativas de cada legislatura, a eleio dos membros do Conselho. Art. 23-A. Se for oferecida representao ou denncia contra Senador ou se houver qualquer matria pendente de deliberao, o Presidente do Conselho convocar seus membros com antecedncia de pelo menos 2 (dois) dias teis, para se reunirem na sede do Senado Federal, em dia e hora prefixados, para escolha do relator, nos termos do art. 15, III, e 17, 4. 1 Em nenhum caso o horrio das reunies do Conselho coincidir com o da Ordem do Dia das sesses deliberativas ordinrias ou extraordinrias do Senado Federal ou do Congresso Nacional, sob pena de nulidade do que for deliberado no Conselho. 2 As reunies sero pblicas, salvo quando, por fora de lei, se faa necessrio resguardar o sigilo de bens constitucionalmente tutelados, especialmente a intimidade da pessoa humana e a proteo do menor, e os votos sero ostensivos. 3 Por deliberao de seus membros, o Conselho poder: I - reunir-se, eventualmente, em qualquer outro local fora da sede do Senado Federal para audincia de instruo da representao ou denncia; II - por comisso constituda por 3 (trs) membros ou por servidores do Senado Federal, inspecionar lugar ou coisa a fim de esclarecer fato ligado ao objeto da representao ou denncia, lavrando termo circunstanciado. 4 As diligncias a serem realizadas fora do Senado Federal, que exijam a atuao de outros entes da Federao ou de outros Poderes da Repblica, sero feitas por intermdio da Mesa. Art. 24. Ressalvadas as normas previstas nesta Resoluo, o Conselho de tica e Decoro Parlamentar observar, quanto organizao interna e ordem de seus trabalhos, as disposies regimentais relativas ao funcionamento das Comisses, inclusive no que diz respeito eleio de seu Presidente e designao de relatores. 1 Os membros do Conselho devero, sob pena de imediato desligamento e substituio, observar a discrio e o sigilo inerentes natureza de sua funo. 2 Ser automaticamente desligado do Conselho o membro que no comparecer, sem justificativa, a trs reunies, consecutivas ou no, bem assim o que faltar, ainda que justificadamente, a mais de seis reunies, durante a sesso legislativa.

10

SENADO FEDERAL 2012 Professor Jesus Valentini MATERIAL DE APOIO - RESOLUO N 20, DE 1993 (Definitiva)
Art. 25. O Corregedor do Senado participar das deliberaes do Conselho de tica e Decoro Parlamentar, com direito a voz e voto, competindo-lhe promover as diligncias de sua alada, necessrias aos esclarecimentos dos fatos investigados.

CAPTULO VIII Das Disposies Finais e Transitrias


Art. 26. O Oramento Anual do Senado consignar dotao especfica, com os recursos necessrios publicao das Declaraes Obrigatrias previstas no art. 6. Art. 26-A. Se necessrio, o Presidente, por deliberao do Conselho, prorrogar, por prazo determinado, a investigao e o julgamento da representao ou da denncia. Art. 26-B. Aplicar-se-o, subsidiariamente, ao processo disciplinar parlamentar, a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999 (Lei de Processo Administrativo), o Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Cdigo de Processo Penal),e a Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Cdigo de Processo Civil), no que for cabvel.

Art. 27. Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 28. Revogam-se as disposies em contrrio.

Senado Federal, 17 de maro de 1993.

11

S-ar putea să vă placă și