Sunteți pe pagina 1din 12

Fsica Experimental III Estudo do Campo Eltrico (Superfcies Equipotenciais)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

LICENCIATURA EM FSICA

Prof.: Heron Freitas Aluno: Samuel Andrade do Nascimento

Cuit Dezembro/2009

Objetivos
Traas linhas equipotenciais a partir das diferenas de potencial medidas. Traas linhas de fora do campo eltrico quando so conhecidas as linhas equipotenciais.

Objetivos secundrios
Fazer distino entre linhas de fora e linhas equipotenciais. Dizer, a partir das linhas de fora, os pontos de maior e menor intensidade de um campo eltrico. Dizer se o campo eltrico uniforme ou no, a partir de suas linhas de fora. Determinar a direo de um campo eltrico a partir de suas linhas equipotenciais.

Material
Cuba eletroltica Fonte Eletrodos (chatos longos, esfricos) Caneta e papel Multmetro

Superfcies e Linhas Equipotenciais


O potencial eltrico pode ser representado por linhas equipotenciais e no caso de trs dimenses por superfcies equipotenciais.

Fig. 1- Linhas equipotenciais e campos eltricos As superfcies equipotenciais (S) so aquelas onde o potencial eltrico o mesmo em qualquer ponto de S. Isto significa que a diferena de potencial entre dois pontos, pertencentes a esta superfcie, igual a zero e portanto, o trabalho para deslocar uma partcula carregada, sobre S, nulo. Uma conseqncia da definio de superfcie equipotencial que o campo E deve ser perpendicular S em qualquer ponto. Isto significa que a componente do campo E, tangencial superfcie S, nula. O potencial, devido a uma carga puntiforme, depende da distncia radial carga. Assim, todos os pontos, em uma superfcie esfrica de

raio R, tm o mesmo valor para o potencial. Isto significa que, espacialmente, as superfcies equipotenciais so esferas concntricas. Em um plano, estas equipotenciais so crculos concntricos como desenhado na Fig.2(a). As linhas contnuas, nas figuras Fig.2(c-b), representam as equipotenciais para um dipolo eltrico e duas cargas positivas, respectivamente. Nos trs casos, Fig.2(a-c), o campo E representado pelas linhas pontilhadas.

Fig. 2(a-c) -Equipotenciais para distribuio de cargas discreta A figura 3 mostra duas superfcies equipotenciais (S) geradas por um fio infinito carregado positivamente. A medida que afastamo-nos do fio, o potencial decresce. Anteriormente, mostramos que o campo eltrico gerado por um fio, perpendicular a superfcie lateral do fio, em qualquer ponto. Assim as equipotenciais so superfcies cilndricas.

Usando ainda a Fig.3 podemos calcular a diferena de potencial em diferentes situaes. Por exemplo, a diferena de potencial entre os pontos 1 e 2 igual a zero pois os pontos 1 e 2 esto sobre uma superfcie cujo potencial no varia. A diferena de potencial entre os pontos 3 e 4, tambm ser nula pelo mesmo motivo anterior. J no caso 5 e 6 , V igual 40 volts, isto V65 = V6 - V5 = 100V - 60V = 40V.

Fig.3 -Equipotenciais para distribuio de cargas linear

Propriedades das Superfcies Equipotenciais


Definimos anteriormente o conceito de superfcie equipotencial o lugar geomtrico dos pontos que apresentam um mesmo potencial eltrico. Estas superfcies tm duas propriedades importantes:

A primeira delas estabelece que a fora eltrica durante o deslocamento de uma carga eltrica puntiforme sobre uma superfcie equipotencial nula.

Para demonstrar isto, basta deslocar uma carga puntiforme q em uma trajetria qualquer AB, contida numa superfcie equipotencial. Veja trajetria 1 2 na Fig. 1.

A segunda estabelece que as superfcies equipotenciais so ortogonais s linhas de fora ou linhas de campo eltrico e, conseqentemente, ortogonais ao vetor campo eltrico . no fosse

Isto pode ser explicado usando o fato de que se

perpendicular superfcie equipotencial, ele admitiria uma componente tangencial superfcie. Em conseqncia, ao se deslocar um carga puntiforme numa trajetria qualquer sobre a superfcie equipotencial, haveria um trabalho eltrico realizado diferente de zero, o que contraria a propriedade anterior.

Procedimento Experimental
Pega-se uma tigela, coloca-se gua estilada e embaixo da cuba se coloca um papel quadriculado. Posiciona-se os dois eletrodos (geralmente de sinais opostos) em dois pontos distintos dentro da cuba. Com um voltmetro se mede os pontos onde o potencial apresenta o mesmo valor, como embaixo da cuba existe um papel quadriculado e o experimentando tambm ter um em suas mos s anotar os pontos neste papel, a unio destes pontos nos daro as famlias de curvas equipotenciais, . Na Fig.4 pode-se ver a obteno da configurao das linhas de campo eltrico pela relao entre as de potencial e de campo.

Figura 4

Ao longo do experimento, existe ainda a possibilidade de trocar a forma dos eletrodos e tambm colocar objetos metlicos entre eles, para a partir da, traarmos novamente as linhas equipotenciais. Se obtm novas e diferentes informaes, como por exemplo verificar o equilbrio eletrosttico dos condutores.

Esquema do experimento (imagem meramente ilustrativa) As nossas medies foram feitas com eletrodos de diferentes modelos em trs experimentos distintos: 1 Parte: foram utilizados dois eletrodos circulares, da foram medidas as superfcies equipotenciais em 3,0 V, 5,0 V, 6,5 V e 8,0 V. conforme modelo.

2 Parte: passou a ser utilizado um eletrodo circular e um plano e longo, foram medidas as superfcies equipotenciais em 2,5 V, 5,0 V e 8,0 V. conforme o modelo a seguir:

3 Parte: foram usados dois eletrodos planos e longos, e foi medido qs superfcies equipotenciais em 3,0 V, 5,0 V e 8,0 V. conforme o seguinte modelo:

Concluso

Com esta experiencia ns pudemos comprovar a exixtencia de superficies equipotencias, Esta simulao proporcionar ao educando nas disciplinas de teoria eletromagntica uma maior interao com o experimento fundamentais virtual, complementando como assim os como experimentos funciona o tradicionais. O estudante ir no s compreender alguns conceitos de fsica, tambm ver procedimento numrico

Anexo Dados dos Experimentos e Grficos obtidos durante o desenvolvimento das atividades.

Referncias Bibliogrficas

Sears; Zemansky;Young e R.Fredman; Fsica III; Ed. Pearson,Addison Wesley


Halliday, D., Resnick, R., Walker, J. Fundamentos de Fsica 3 - So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 4a Edio, 1996.

S-ar putea să vă placă și