Sunteți pe pagina 1din 11

Constituio da Empresa

Forma jurdica

Sociedade em Nome Coletivo

Interesse e objetivos dos empreendedores Conquistar o inexplorado mercado de creche para animais de estimao. Comearemos atuando nos principais e mais movimentados bairros perifricos de So Paulo com a finalidade de tornar o servio popular entre a grande massa, com isso tambm esperamos ganhar a confiana de muitos clientes. Futuramente a meta expandir a rede para as principais capitais do territrio nacional. Uma das estratgias para atrair os clientes acoplar diversos servios a Creche, como Pet Shop e Veterinrio.

Funo no meio social

Cada uma de nossas unidades possuem cinco vagas para gatos e cinco para cachorros que esto reservadas para serem usadas por animais abandonados que ns cuidaremos e tomaremos conta at eles serem adotados.

Anlise de Mercado

Demanda atual e futura para cada produto e/ou servio

Considerando que ces e gatos so os animais muito populares e que na grande maioria das casas no alguem que disponha de tempo exclusivo para cuidar desses animais, a demanda gigantesca. Segundo estudo (http://www.pasteur.saude.sp.gov.br/diadaraiva/pdf/Estimativa_da_Populacao_C anina_e_Felina_MARIA_DE_LOURDES_AGUIAR_BONADIA_REICHMANN.pdf) a proporo entre cachorros e seres humanos no estado de SP 1:8, e de gatos 1:16, o que nos resulta em mais de cinco milhes de cachorros e mais de dois mihes e meios de gatos em todo estado, sendo que a grande maioria reside na capital.

Caractersticas da demanda (elstica ou inelstica)

Demanda inelstica

Previso por eventuais mudanas por decorrncia tecnolgica ou de preferncia

Prevemos no haver mudanas drsticas por decorrncia tecnolgica uma vez que o fator mais importante para uma creche de animais so os cuidados pessoais com cada bichinho de estimao.

Para evitarmos mudanas por preferncia motivaremos nossos funcionrios a tratar bem cada bichinho, passaremos treinamentos a eles, e tambm fiscalizaremos para ver se algum comportamento errado est acontecendo.

Estudo da concorrncia Nacional e Internacional

Veterinrio, Petshop e Creche para animais de estimao no so negcios novos no mercado nacional e internacional. Entretanto, a Creche que o nosso principal servio, um ramo muito inexplorado (sem popularidade) um servio basicamente voltado apenas para as classes A e B.

Previso de Vendas

Potencial de mercado e vendas (total por produto/servio)

Potencial altssimo de vendas, principalmente nos bairros das classe C, D e E, onde o servio ainda no existe. Outro fator que amplia o potencial de vendas a atual tendncia de algumas familias em adotar um animal de estimao ao invs de ter um filho.

Pesquisa de mercado para produtos/servios com novas caractersticas Pesquisaremos futuramente sobre novas tecnologias nessa rea.

Determinao das vias de distribuio e de canais

Venderemos nossos servios diretamente aos clientes nas instalaes das nossas filiais. Tambm faremos um site onde o cliente pode entrar em contato conosco reservando uma vaga para seu animal de estimao.

Previso de vendas para cada produto/servio

Vendo os numerosdas Creche j existentes (todas esto com vagas esgotadas), nossa previso que nossas creches estejam rapidamente trabalhando com a capacidade mxima.

Edifcios, Instalaes e suas localizaes

Escolha do local da empresa

Nossas instalaes sero feitas nos seguintes locais: Santo Amaro (Zona Sul), Jaan (Norte), Itaquera (Leste) e Lapa (Oeste).

Determinao do tipo de construo

Imvel comercial ou residencial com grande quintal, rea verde e no mximo dois andares. Metragem em torno de 1000 m.

Compra X Aluguel X Lising X Arrendamento

Aluguel de um ano, podendo ser renovado de acordo com o andamento dos negcios.

Planejamento do Produto e do Processo


Especificaes do produto/servio e sua padronizao 1. Este servio deverum enfoque maior na creche de animais, do que no pet shop, tornando este o diferencial que ser responsvel pelo sucesso da empresa. 2. O pet shop ser responsvel pela venda de produtos para animais e servio de banho e tosa. 3. No haver venda de animais no pet shop. 4. Utilizaremos veiculo prprio para retirada dos animais em suas residncias. 5. No sero aceitos animais que estejam doentes e/ou que mostrem sinais de maus-tratos pelos donos na creche de animais. 6. Teremos mais de uma forma de pagamento. Definir portflio de produtos/servios (simplificao x diversificao)

1. Venda de produtos para animais tais como rao, casinhas, produtos de higiene para animais (sabonetes, xampus, etc), brinquedos, roupinhas, produtos veterinrios, etc. Neste item, comearemos com um catlogo com dois ou trs itens de cada tipo, expandindo conforme a necessidade do negcio. 2. Utilizaremos profissionais capacitados para o servio de banho e tosa, alm de produtos de qualidade. 3. A creche de animais ser composta por local amplo, profissionais para cuidar destes animais e dois veterinrios, para o caso de algum deles adoecer sobre nossos cuidados. 4. A creche dever inicialmente ser capaz de receber at 20 animais. Escolha do processo de produo (contratos, licenas, roylaties, etc.)

Para a obteno de produtos necessrios para o funcionamento de nossas instalaes, faremos parcerias com empresas fornecedoras atravs de contratos.

Planejamento da Produo
Fluxograma e tempos de produo

1. Uma vez que se trata de um servio, nosso fluxograma no consiste de tempos de produo, mas apenas do funcionamento interno da loja e da creche. 2. A loja (pet shop) funcionar das de segunda a sbado das7h s 19h e dedomingo das 9h as 14h. 3. Para tosa receberemos clientes somente at as18h e 30 min. 4. O recebimento de suprimentos dos fornecedores acontecer simultaneamente ao funcionamento da loja.

5. Para a creche de animais a contratao do servio dever ser feita na loja, onde o cliente assinar um termo de consentimento, para a prestao do servio, alm do pagamento antecipado do mesmo. Produzir para estoque ou por encomenda

Considerando o fato de ser uma loja trabalharemos com estoques de produtos e com a prestao dos servios por encomenda. Cronogramas para ordens de produo

No temos como preencher este item pois trata-se de servio e no industria. Programao da produo sob encomenda e para estoque

Idem ao item anterior.

Organizao Administrativa
Organograma

Gerente

Mdico Veterinrio

Recepcionista

Banhista

Tosador

Cuidador

Descrio de funes, linha e assessoria O gerente ter a responsabilidade de coordenar todo o trabalho dos demais funcionrios, devendo garantir o bom funcionamento do negcio. O perfil que buscamos neste profissional o de liderana. O mdico veterinrio o profissional responsvel por se certificar da qualidade da prestao do servio. Desejamos, no apenas um profissional que se prontifique a tratar animais doentes, mas que tambm sejam capazes de prover conhecimento com relao a fatores que possam prejudicar a sade dos animais. Cada recepcionista ser responsvel pelo atendimento aos clientes devendo ter boa comunicao, ser agradvel no tratamento a pessoas e animais, ter

conhecimento contbil suficiente para operar o caixa da empresa e as agendas dos veterinrios. Os banhistas, tosadores e cuidadores devero ser organizados, comprometidos e terem tatoao cuidar dos animais, no sendo admitido qualquer tipo de maltrato aos mesmos. Polticas O cuidado e o respeito devem ser o carro-chefe de nossa empresa, no sendo aceito qualquer ato ou ao que v contra esta regra, em qualquer grau hierrquico. Cada gerente ter autonomia para gerenciar sua loja, sendo cobrado do mesmo resultados e/ ou justificativas para seu desempenho. Atrasos e faltas injustificadas no devem se tornar um hbito, devendo cada gerente tomar medidas permitidas pela CLT para inibir tais aes. Procedimentos Alm de relatrios contbeis e administrativos, cada gerente tambm deve relatar possveis problemas com funcionrios e/ou clientes, expondo possveis solues para o problema. Dever ser incentivado, dentro da empresa, a participao dos funcionrios no que se refere a ideias inovadoras e de melhoria em cada filial.

Anlise da Mo de Obra
Quantidade necessria de mo de obra

Para o incio das atividades de nossas cinco novas Pet Shops com Creche, h a previso de contratao de dezenove funcionrios para cada pet shop, totalizando 95 novos funcionrios.

Qualificao exigida da mo de obra

A qualificao requisitada para a mo de obra ser: - Gerente: Ensino Superior Completo - Veterinrios: Ensino Superior Completo na rea de Medicina Veterinria - Recepcionistas: Ensino Mdio Completo - Banhistas: Ensino Mdio Completo - Tosadores: Ensino Mdio Completo - Cuidadores: Ensino Mdio Completo

Elaborao dos programas de treinamento

Neste momento, a empresa no far nenhuma elaborao de programas de treinamento, pois estaremos contratando para o incio dos negcios profissionais que j tenham experincia com Pet Shops. Esta possibilidade fica em aberto para o futuro, quando a empresa estiver estabelecida no mercado e com previso de abertura de novas filiais.

Constituio do quadro de pessoal e escalas de trabalho

Em cada loja haver: - Um gerente - Dois veterinrios - Quatro recepcionistas - Trs banhistas - Trs tosadores - Seis cuidadores para a creche Que faro a seguinte escala de trabalho: Escala de Trabalho Domingo Segunda Tera Quarta Quinta Sexta X X X X X X X X X X

Funcionrio Gerente Veterinrio 1 (das 7 s 16 hs) Veterinrio 2 (das 10 s 19 hs)

Sbado

Recepcionista 1 (das 7 s 16:48 hs) Recepcionista 2 (das 9 s 18:48) Recepcionista 3 (das 8 as 17:48) Recepcionista 4 (das 9 s 18:48 hs) Banhista 1 (das 7 s 16:48 hs) Banhista 2 (das 8 s 17:48 hs) Banhista 3 (das 9 s 18:48 hs) Tosador 1 (das 8 s 17:48 hs) Tosador 2 (das 9 s 18:48 hs) Tosador 3 (das 7 s 16:48 hs) Cuidador 1 (das 00:00 s 8 hs) Cuidador 2 (das 8 s 16 hs) Cuidador 3 (das 16 s 0 hs) Cuidador 4 (das 0 s 8 hs) Cuidador 5 (das 8 s 16 hs) Cuidador 6 (das 16 s 0 hs)

Avaliao de cargos e salrios

Nosso Pet Shop j possui uma poltica de cargos e salrios que ser utilizada para a contratao dos novos profissionais. Ela se encontra nos quadros abaixo: Cargo: Gerente Principais Atribuies: Gerenciar o pet shop em todas as atribuies, assegurar a organizao do ambiente de trabalho, garantir o bom atendimento e satisfao dos clientes. Experincia requisitada: 1 ano de experincia de Pet Shop e experincia em * fechamento de caixa * controle de estoque * atendimento ao cliente * rotinas administrativas * agendamentos de banho e tosa Salrio Base: R$ 2.000

Cargo: Mdico Veterinrio Principais Atribuies: Trabalhar com animais de pequeno porte, prestar atendimento as necessidades dos animais, elaborar laudos, realizar encaminhamento, entre outras atividades. Experincia requerida: 1 ano de experincia em Pet Shops. Salrio Base: R$ 1.700 Outros Benefcios: Vale-Transporte Vale- Refeio

Cargo: Recepcionista Principais Atribuies: Responsvel pelas vendas, operao de caixa, agendamento de banhos e consultas veterinrias. Experincia requerida: 6 meses de experincia em Pet Shops Salrio Base: R$ 900 Outros Benefcios: Assistncia Mdica Vale-Transporte Vale-Refeio

Cargo: Banhista Principais Atribuies: Dar banho em cachorros e gatos, escovar, secar os animais e manter o local de trabalho limpo e o uniforme em perfeito estado. Requisitos pessoais: Gostar de animais, ter aptido para a atividade, saber trabalhar em equipe e ter capricho em sua atividade. Experincia requerida: 6 meses de experincia em Pet Shops Salrio Base: R$ 750 Outros Benefcios: Assistncia Mdica Vale-Transporte Vale-Refeio

Cargo: Tosador

Principais Atribuies: Tosa de animais, tosa na mquina, tesoura e higiene no local de trabalho. Experincia requerida: 6 meses de experincia em Pet Shops Salrio Base: R$ 1000 Outros Benefcios: Assistncia Mdica Vale-Transporte Vale-Refeio

Cargo: Cuidador de Ces Principais Atribuies: Ser responsvel pelo horrio da alimentao e limpeza do espao reservado para o animal, acompanhar o veterinrio na aplicao das vacinas, cuidar de animais de pequeno, mdio e grande porte. Experincia requerida: Desejvel experincia com servios gerais e saber lidar com todos os ces. Salrio Base: R$ 800 Outros Benefcios: Assistncia Mdica Vale-Transporte Vale-Refeio

Compras
Fontes de suprimentos

Aps anlise de mercado encontramos alguns fornecedores interessantes para nosso projeto de Pet Shop com Creche, conforme relao abaixo: Fornecedor Bichinho Chic Dogs Life Pet Society Alisul Essential Pet Care Terra dos Pssaros Kakatoo Pet Import Produtos Acessrios e roupas para ces Acessrios para cama, banho, capas e vestidos para ces. Linha de cosmticos para ces e gatos Produtos para nutrio animal Produtos para nutrio animal Raes para aves. Produtos para aves: comedouros, gaiolas e outros acessrios Brinquedos para ces e gatos

Determinao da frequncia de compra

PRAZO MDIO DE COMPRAS vista A prazo 1 A prazo 2 A prazo 3 A prazo 4 PRAZO MDIO TOTAL

(%)

DIAS

0 20 42 22 16

0 15 28 35 42

MDIA PONDERADA EM DIAS 0 3 11,76 7,7 6,72 29,18

Definio de quantidade econmica x necessidade real

Recursos da empresa fora do caixa Recursos de terceiros no caixa 1. Contas a receber 2. Estoques - necessidade mdia Subtotal 1 (item 1 +2) 3. Fornecedores prazo mdio de compras Subtotal 2 Necessidade liquida de Capital de Giro em dias (sub total 1- subtotal2)

Dias

11,2 7 18,2 29,18 29,18 -10,98

A empresa no possui necessidade lquida de capital de giro, pois o prazo mdio de compras de 29,18 dias supera o prazo mdio de vendas de 18,2 dias.

Estoques
Determinao do nvel de estoque (valor e quantidade)

A determinao do nvel de estoque da Pet Shop com Creche se deu aps anlise de Pet Shops concorrentes nas regies onde estaremos atuando. Baseados nisso e na nossa expectativa de vendas, fizemos a seguinte determinao do nvel de estoque: Produto Rao para ces adultos Rao para ces filhotes Rao para gatos Rao para peixes Quantidade em estoque / ms 1500 kg 600 kg 350 kg 17 kg Valor R$ 36.000 R$ 14.000 R$ 7.500 R$ 250

Rao para aves Acessrios Produtos de Higiene e Limpeza Total:

25 kg 350 unidades 180 unidades

R$ 300 R$ 6.000 R$ 4.500

R$ 68.550

ndice Mdio do Giro de Estoque

Produto Rao para ces adultos Rao para ces filhotes Rao para gatos Rao para peixes Rao para aves Acessrios Produtos de Higiene e Limpeza

Quantidade / ms 1200 kg 430 kg 250 kg 10 kg 15 kg 250 unidades 100 unidades

Determinao de estoque de segurana (absorver flutuao de demandas)

Por se tratar de uma rea na qual no h flutuaes de demanda devido a sazonalidades, possvel traar um estoque de segurana com varincia relativamente baixa ao longo de todo o ano. Por conta disso ficou definido que nosso estoque de segurana ser de 10% a mais em relao ao ndice Mdio do Giro de Estoque.

Determinao de investimento de capital em estoques

Baseado na Determinao do Nvel de Estoque e o ndice Mdio do Giro de Estoque determinamos que os investimentos de capital em Estoques ser o investimento de R$ 80 mil/ ms, pois consideramos os gastos previstos de R$ 68.550 e mais uma margem extra para gastos com outros produtos que possam surgir ou para a necessidade de compra de uma quantidade maior dos produtos j estipulados devido a uma demanda mensal maior do que a prevista inicialmente.

S-ar putea să vă placă și